PMLF Postado 23 de Novembro 2005 Denunciar Postado 23 de Novembro 2005 (editado) Eu estou postando aqui uma lista de siglas e seus significados, pois nós da pesquisa oficial tendemos a usar os termos oficiais (que são em inglês) e não os termos usados pela tradução portuguesa. Termos Gerais CA = Current Ability = Nivel atual do jogador PA = Potential Ability = Potencial máximo que o jogador pode alcançar HR = Home Reputation = Reputação do jogador no país de origem dele CR = Current Reputation = Reputação do jogador no país onde ele joga WR = World Reputation = Reputação do jogador a nivel mundial PAs -10 = 170-200 -9 = 150-180 -8 = 130-160 -7 = 110-140 -6 = 90-120 -5 = 70-100 -4 = 50-80 -3 = 30-60 -2 = 10-40 -1 = 0-20 Posições dos jogadores Obs: Tradução feita pelo membro do forum Neto Marques GK = Guarda Redes SW/ D C = Líbero/Defesa centro SW/D LC = Líbero/Defesa esquerdo/centro SW/D RC = Líbero/Defesa direita/centro SW/D RLC = Líbero/Defesa direita/esquerda/centro SW/D/DM C = Líbero/Defesa/Médio defensivo centro SW/D/DM RC = Líbero/Defesa/Médio defensivo direita/centro SW/D/DM RLC = Líbero/Defesa/Médio defensivo direita/esquerda/centro SW/D/M C = Líbero/Defesa/Médio centro SW/D/M RLC = Líbero/Defesa/Médio direita/esquerda/centro D R = Defesa direito D RC = Defesa direito/centro D L = Defesa esquerdo D LC = Defesa esquerdo/centro D RL = Defesa direita/esquerda D RLC = Defesa direita/esquerda/centro D C = Defesa Centro D/DM C = Defesa/Médio defensivo centro D/DM L = Defesa/Médio defensivo esquerda D/DM LC = Defesa/Médio defensivo esquerda/centro D/DM R = Defesa/Médio defensivo direita D/DM RC = Defesa/Médio defensivo/centro D/DM RL = Defesa/Médio defensivo direita/centro D/DM RLC = Defesa/Médio defensivo direita/esquerda/centro D/DM/F R = Defesa/Médio defensivo/Avançado direita D/F LC = Defesa/Avançado esquerda/centro D/F RC = Defesa/Avançado direita/centro D/M C = Defesa/Médio centro D/M L = Defesa/Médio esquerda D/M LC = Defesa/Médio esquerda/centro D/M R = Defesa/Médio direita D/M RC = Defesa/Médio direita/centro D/M RL = Defesa/Médio direita/esquerda D/M RLC = Defesa/Médio direita/esquerda/centro DM C = Médio defensivo Centro DM RLC = Médio defensivo direita/esquerda/centro DM RL = Médio defensivo direita/esquerda DM RC = Médio defensivo direita/centro DM R = Médio defensivo direita DM LC = Médio defensivo esquerda/centro DM L = Médio defensivo esquerda D/AM L = Defesa/Médio ofensivo esquerda D/AM LC = Defesa/Médio ofensivo esquerda/centro D/AM R = Defesa/Médio ofensivo direita D/AM RC = Defesa/Médio ofensivo direito/centro D/AM RL = Defesa/Médio ofensivo direita/esquerda D/AM RLC = Defesa/Médio ofensivo direita/esquerda/centro D/AM/F LC = Defesa/Médio ofensivo/Avançado esquerda/centro D/AM/F R = Defesa/Médio ofensivo/Avançado direita D/AM/F RC = Defesa/ Médio ofensivo/Avançado direita/centro D/AM/F L = Defesa/ Médio ofensivo/Avançado esquerda D/AM/F RLC = Defesa/ Médio ofensivo/Avançado direita/esquerda/centro M RLC = Médio direita/esquerdo/centro M RL = Médio direita/esquerdo M RC = Médio direita/centro M R = Médio direita M L = Médio esquerda M LC = Médio esquerda/centro M C = Médio centro M/F RC = Médio/Avançado direita/centro AM/F RLC = Medio ofensivo/Avançado direita/esquerda/centro AM/F RL = Medio ofensivo/Avançado direita/esquerda AM/F RC = Medio ofensivo/Avançado direita/centro AM/F R = Medio Ofensivo/Avançado direito AM/F LC = Medio ofensivo/Avançado esquerda/centro AM/F L = Medio ofensivo/Avançado esquerda AM/F C = Médio ofensivo/Avançado centro AM RLC = Medio ofensivo direita/esquerda/centro AM RL = Medio ofensivo direita/esquerda AM RC = Medio ofensivo direita/centro AM R = Medio ofensivo direita AM LC = Medio ofensivo esquerda/centro AM L = Medio ofensivo esquerda AM C = Medio ofensivo centro S C = Ponta de lança centro F RLC = Avançado direita/esquerda/centro F RC = Avançado direita/centro F LC = Avançado esquerda/centro F C = Avançado centro PPMs PPM = Player preferred Moves = São as tendências que os jogadores tem de fazer certos tipos de jogadas. PPMs NÃO são movimentos especiais, apesar do nome sugerir isso. 01) Runs with ball down left = Corre com a bola pela esquerda 02) Runs with ball down right = Corre com a bola pela direita 03) Runs with ball through centre = Corre com a bola pelo meio 04) Gets into opposition area = Entra na grande área advesária 05) Moves into channels = Atacante que gosta de ir ás laterais do campo para receber a bola 06) Gets forward whenever possible = Vai a frente quando possível 07) Plays short simple passes = Toca passes simples e curtos 08) Tries killer balls often = Tenta bolas enfiadas 09) Shoots long = Chuta de longe 10) Shoots with power = Chuta com força 11) Places shots = Chuta colocado 12) Curls ball = Chuta com efeito 13) Likes to round keeper = Passa a volta do goleiro 14) Likes to try to beat offside trap = Tenta burlar a linha de impedimento 15) Uses outside of foot = Usa o lado externo do pé 16) Marks opponent tightly = Marcação dura 17) Winds up opponents = Provoca os adversários 18) Argues with officials = Discute com os árbitros 19) Plays with back to goal = Joga de costas para o gol 20) Comes deep to get ball = Volta para buscar jogo 21) Plays one-twos = Faz tabelas 22) Likes to lob keeper = Gosta de encobrir o goleiro 23) Dictates tempo = Comanda o ritmo do jogo 24) Attempts overhead kicks = Tenta bicicletas 25) Looks for pass rather than attempting to score = Procura passar ao invés de tentar chutar 26) Plays no through balls = Não joga bolas enfiadas 27) Stops play = Jogador que para e olha ao redor antes de fazer algo com a bola (é positivo, ele pensa na jogada a ser feita) 28) Knocks ball past opponent = gosta de tocar a bola atrás do oponente e tenta dar a volta nele e retomar a bola (acho que pode ser drible-da-vaca, também conhecido como meia-lua ou caneta) 29) Moves ball to right foot before dribble attempt = Põe a bola no pé direito antes de tentar o drible 30) Moves ball to left foot before dribble attempt = Põe a bola no pé esquerdo antes de tentar o drible 31) Dwells on ball = demora demais com a bola antes de decidir o que fazer (aspecto negativo, oposto a Stops Play que é mais positivo) 32) Arrives late in opposition area = Chega tarde à área adversária 33) Tries to play out of trouble = Prefere a usar a habilidade quando em situações de perigo em vez de dar um chutão na bola 34) Stays back at all times = Fica sempre atrás 35) Avoids using weaker foot = Evita usar o pé mais fraco 36) Tries step over/dragback/trick/showboat = Tenta chapéus/pedaladas/truques/etc. 37) Tries long range freekicks = Tenta cobrar faltas de longa distância 38) Dives into tackles = vai para o chão quando faz o desarme 39) Stands up/does not dive into tackles = não vai para o chão quando faz o desarme 40) Cuts inside = Corta o jogo para dentro 41) Hugs line = M L ou M R que prefere ficar na lateral do campo quase nunca entrando na área. 42) Gets crowd going = Incentiva a torcida 43) Tries first time shots = Tenta chutar de primeira 44) Tries long range passes = Tenta passes longos 45) Likes ball played into feet = Gosta de receber a bola no pé (não na cabeça, peito, etc...) 46) Hits free kicks with power = Bate faltas com força 47) Likes to beat man repeatedly = Dribla repetidamente o mesmo homem 48) Likes to switch ball (to other flank) = Gosta de inverter as jogadas Editado 13 de Maio 2008 por PMLF Citar
Kojiro Ruega Postado 1 de Novembro 2006 Denunciar Postado 1 de Novembro 2006 paulo me tira um duvida eu to procurando um meia direita so q eu so encontro meias q tem aquela bolinha verde claro !!! no caso acho q e efetivo s naum me recordo s eu botar ele nessa posição tem chance d ele render 100% ? tipo q a posição natural dele e meia atacante ? no caso ele renderia = como s fosse um meia atacante ? entendeu a pergunta ou quer q eu faça outra !!! Citar
PMLF Postado 1 de Novembro 2006 Autor Denunciar Postado 1 de Novembro 2006 Kojiro Ruega disse: paulo me tira um duvida eu to procurando um meia direita so q eu so encontro meias q tem aquela bolinha verde claro !!! no caso acho q e efetivo s naum me recordo s eu botar ele nessa posição tem chance d ele render 100% ? tipo q a posição natural dele e meia atacante ? no caso ele renderia = como s fosse um meia atacante ? entendeu a pergunta ou quer q eu faça outra !!! Ele não vai jogar tão bem como um com posição "natural" mas acho que você não vai ter tanto problema com ele. O problema é quando ele é só competente ou menos que isso. Citar
Kojiro Ruega Postado 2 de Novembro 2006 Denunciar Postado 2 de Novembro 2006 o paulo o juliano do flu testei ele na posição natural dele q e MAC e na q ele na ME q ele efetivo ele rende melhor na me do q MAC !!! isso pode acontecer ? Citar
Gui Anselmo Postado 2 de Novembro 2006 Denunciar Postado 2 de Novembro 2006 Isso pode ser pelo estilo de tática do seu time, ele pode ter se adaptado melhor. Mas normalmente ele deverá render mais de AMC. Citar
Kojiro Ruega Postado 4 de Novembro 2006 Denunciar Postado 4 de Novembro 2006 como q eu vejo o pa do jogador ? Citar
PMLF Postado 4 de Novembro 2006 Autor Denunciar Postado 4 de Novembro 2006 Com o editor do jogo ou então com um savegame editor. Ou com o FMScout. Citar
Ulisses Odisseu Postado 22 de Janeiro 2007 Denunciar Postado 22 de Janeiro 2007 Isto é uma perola. Valeu Paulo :specool: Citar
recruta Postado 27 de Fevereiro 2007 Denunciar Postado 27 de Fevereiro 2007 Alguém poderia me dizer o que significa o tal de "Free Hole" , que consta nos atributos "escondidos". Eu não tenho certeza mas acho que ele influencia muito o desempenho do jogador dentro de campo. Muitos jogadores que tiram notas altas e tem atributos relativamente baixos tem esse "free hole" maior de 10...na média os outros jogadores nem possuem esse atributo, ou seja estão em 0. Grato. Citar
PMLF Postado 27 de Fevereiro 2007 Autor Denunciar Postado 27 de Fevereiro 2007 Free role (não free hole) - significa o quanto ele prefere jogar em todos os lados do campo (os lados e o centro). Citar
recruta Postado 28 de Fevereiro 2007 Denunciar Postado 28 de Fevereiro 2007 Vlw cara, tava com essa dúvida...ainda escrevi errado hehehee free role; entao free role seria uma facilidade de deslocamento, ocupando vários espaços, se for isso, esse atributo não entra em choque com o posicionamento? Outra coisa que eu notei, quem tem esse atributo tem um alto valor comercial, é um grande diferencial na hora de vender jogadores. Citar
PMLF Postado 28 de Fevereiro 2007 Autor Denunciar Postado 28 de Fevereiro 2007 É como se fosse uma variável a mais no posicionamento. Um meia ofensivo central que não seja bom em free role vai ser menos eficiente na hora de deslocar para os lados e para fora da posição para procurar pela bola do que um com free role bom. Free role dá mais independencia ao jogador dentro do campo. Citar
Caduzão Postado 4 de Março 2007 Denunciar Postado 4 de Março 2007 Ow, PMLF uma pequena duvida como eu adiciono uma parceria de merchan pelo editor(so por curiosidade) Citar
PMLF Postado 4 de Março 2007 Autor Denunciar Postado 4 de Março 2007 Não dá para adicionar. Nem na db oficial eu posso adicionar isso... Citar
Sobralzex Postado 8 de Julho 2007 Denunciar Postado 8 de Julho 2007 Eu queria aproveitar a seção, já que fala das pesquisas e tals, e o tópico pra perguntar que critério vcs usam na hora de escolher os atributos pros jogadores? porque eu as vezes quero mudar alguns atributos ou criar personagens novos, por exemplo fazer um time do pessoal que eu conheço, mas eu fico em duvida na hora de colocar os atributos lá, será que vcs num tem uma dica pra me ajudar nisso ai? =P obrigado pela ajuda :D Citar
PMLF Postado 8 de Julho 2007 Autor Denunciar Postado 8 de Julho 2007 Temta usar o bon senso. Ex: não colocar 20s só porque o jogador é bom em um atributo Citar
Optimus Postado 13 de Maio 2008 Denunciar Postado 13 de Maio 2008 Só achei confuso os seguintes PPM: 27) Stops Play - Player who pauses and looks around before doing anything with ball Acho que o correto é: Jogador que pára e olha ao redor antes de fazer algo com a bola (é pósitivo, ele pensa na jogada a ser feita) Descrição de Dwells On Ball: "Pauses too long with ball before deciding what to do (negative trait as oppose to "Stops Play" which is more positive)" - demora demais com a bola antes de decidir o que fazer (aspecto negativo, oposto a Stops Play que é mais positivo) 28) Knocks Ball Past Opponent - Likes to knock the ball past an opponent and attempt to run around him and pick up the ball again Acho que o correto é: gosta de tocar a bola atrás do oponente e tenta dar a volta nele e retomar a bola (acho que pode ser drible-da-vaca, também conhecido como meia-lua ou caneta). Citar
PMLF Postado 13 de Maio 2008 Autor Denunciar Postado 13 de Maio 2008 O texto está simplificado demais lá, mas você está certo. Eu coloquei lá a tradução que você sugeriu. Citar
Chaves Postado 19 de Setembro 2008 Denunciar Postado 19 de Setembro 2008 PMFL, Eu pilhei uma galera na faculdade com o FM2008 e para motivar ainda mais eu estou criando um time da galera. Eu peguei uma dica em outro tópico para definir os atributos como péssimo(1-4), ruim(5-8), razoável(9-12), bom(13-16) e ótimo(17-20). Os atributos ficarão entre os valores em parênteses, de acordo com o que cada um definir de si (a coisa toda tá correndo meio na mesa do buteco depois da aula). Eu ainda vou deduzir uma %, para ficar mais próximo da nossa realidade (alguém entre a gente que tem ótimo drible não quer dizer que seja um Ronaldo Gaucho). Bem, as coisas estão indo bem. Minha duvida, é como definir CA? Eu já reparei que isso influência nos atributos, não adianta moderar os atributos e errar no CA. E também não quero colocar um CA muito alto. Existe algum critério? Alguma dica com relação a isso que eu possa colocar tranqüilo no editor e quando abrir no jogo não altere os atributos? A equipe foi criada na Série C do Brasileirão, não sei se isso influência em alguma coisa. Desde já obrigado Abraço. Citar
Vinicius Vaz / Gaúcho Postado 19 de Setembro 2008 Denunciar Postado 19 de Setembro 2008 Para a série C, CAs na casa dos 100 ficariam bem, os melhores um pouco acima disso, os piores de vocês um pouco abaixo. Eu nunca usei o editor não oficial, então não sei como ele é... Mas atributos físicos tem alto valor no CA, psicológicos tem valor um pouco menor e tal. Não sei se esse aqui é o melhor tópico pra por isso também, mas derrepente o Paulo move esses posts pra outro lugar conforme ele achar mais adequado. Citar
Chaves Postado 19 de Setembro 2008 Denunciar Postado 19 de Setembro 2008 Vinicius Vaz / Gaúcho disse: (...) Mas atributos físicos tem alto valor no CA, psicológicos tem valor um pouco menor e tal. (...) Eu ja tinha reparado nisso, mas não sei como funciona. O que eu queria saber era exatamente essa relação. A principio eu achei que uma CA "X", dava um numero "Y" que poderia ser distribuído entre os atributos, mas logo percebi que não tinha nada a ver e que cada grupo de atributos era independente. Foi nessa hora que eu me perdi. Também percebi que existem alguns atributos que não estão vinculados a nada, como cobrança de faltas, por exemplo. Tem como você ensinarem essa relação CA - atributos? Não sei se isso é um segredo ou qualquer coisa do tipo, pelo menos falar um pouco mais de como esse editor de vocês se baseia na hora de dar a CA do jogador. Abraço Citar
PMLF Postado 19 de Setembro 2008 Autor Denunciar Postado 19 de Setembro 2008 Eu nem sei de memória qual é a relação exata entre os atributos e os CAs, até porque eles mudam de uma versão para outra, mas em geral os atributos físicos, conforme o Vinícius falou, são os que tem peso mais alto. Além disso, não sei se eu posso divulga-los aqui. Tem alguns atributos sem peso algum ou com peso muito baixo (como consistency, flair e free kicks). Além disso, os pesos dos atributos são baseados nas posição do jogador, finalização por exemplo tem peso alto para atacantes e baixo para zagueiros. O pé fraco dos jogadores tem peso também. Quanto aos CAs, na faixa de uns 100 já é bom para Série C. Citar
Chaves Postado 19 de Setembro 2008 Denunciar Postado 19 de Setembro 2008 PMLF disse: Eu nem sei de memória qual é a relação exata entre os atributos e os CAs, até porque eles mudam de uma versão para outra, mas em geral os atributos físicos, conforme o Vinícius falou, são os que tem peso mais alto. Além disso, não sei se eu posso divulga-los aqui. Tem alguns atributos sem peso algum ou com peso muito baixo (como consistency, flair e free kicks). Além disso, os pesos dos atributos são baseados nas posição do jogador, finalização por exemplo tem peso alto para atacantes e baixo para zagueiros. O pé fraco dos jogadores tem peso também. Quanto aos CAs, na faixa de uns 100 já é bom para Série C. Eu fiz uns teste malucos aqui e acho que descobri um padrão, de qualquer forma as informações que tenho já estão de bom tamanho para tocar o projeto. Uma pena não poderem falar abertamente no assunto, mas mesmo assim obrigado, me ajudaram bastante. Abraço. Citar
Lusquerinhas do Amaral Postado 20 de Agosto 2009 Denunciar Postado 20 de Agosto 2009 Estou fazendo algo parecido com oque você fez ! vamos ver como vai ficar ! rsrsrs Citar
Douglas. Postado 20 de Agosto 2009 Denunciar Postado 20 de Agosto 2009 O Genie usa pesos nos atributos, talvez eles tenham acesso a essa informação ou mesmo a SI tenha disponibilizado junto com aqueles arquivos pra quem quiser desenvolver um editor e nós não percebemos. Citar
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