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Construindo uma Liga Competitiva


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Construindo uma Liga Competitiva
Por Cleon (traduzido e adaptado por ggpofm)

 

Um dos desafios quando jogo FM é tentar me manter interessado em um save por tempo suficiente. Não importa se eu começo em divisões baixas até alcançar o topo ou se começo com um time grande, cedo ou tarde o jogo se torna muito fácil e vencer as ligas se torna realmente tranquilo e nada pode me deter. Então, eu pensei em maneiras de contornar isso, impedindo-me que ficasse entediado. Um desses métodos (eu sei que outros também fazem) é construir uma liga competitiva.

Pode parecer pouco comum para você, mas eu realmente me interesso em fortalecer outras equipes da minha liga desenvolvendo jogadores para negociar com eles. Fazendo isso, eu elevo o nível da liga, tornando-a mais competitiva domesticamente para mim e não menos frequentemente, ajuda outras equipes da minha liga a se tornarem mais competitivos continentalmente, o que ajuda no crescimento da reputação da liga.

Aqui estão algumas coisas que faço:

  • Compro jogadores baratos;
  • Desenvolvo os jogadores;
  • Vendo jogadores.

É uma estratégia bastante simples, que será mais detalhada a seguir, mas é basicamente o que faço. Vamos dar uma olhada em cada um desses itens com mais atenção.
 

Comprando jogadores

Por gostar realmente de desenvolver jogadores no Football Manager, depois de um tempo sem gastar o dinheiro, ela acaba acumulando-se. Quando isso acontece, eu começo a procurar jovens jogadores baratos e nos quais eu acredito que poderão se tornar jogadores decentes em poucos anos. Se eu encontro alguns candidatos eu procuro comprá-los o mais barato possível. Eu estabeleço um limite de não gastar mais do que R$11,75 milhões em um único jogador. Uma das razões para isso é que comprando um jogador para desenvolvê-lo e vendê-lo a algum clube da minha liga, eu conseguirei recuperar a maior parte ou até o total dos milhões que investi inicialmente quando as negociações ocorrerem.

Quando eu compro um jogador eu tenho que levar em conta o seu seu salário. Ele precisa ser o mais baixo possível por conta do meu planejamento em vendê-lo mais adiante. Quanto mais baixo o salário, mais clubes podem se esforçar para pagar o salário dele quando eu for vendê-lo. No momento eu jogo na Série A do Brasil e procuro não pagar mais do que R$84 mil mensais em salários. Eu penso que esse é o máximo que posso pagar. Se um jogador quer mais do que esse limite, eu desisto da negociação e procuro outro jogador porque esse jogador não vale a pena a longo prazo.

Coisas como cláusulas adicionais no contratos e cláusula de venda eu também procuro evitá-las. Novamente a razão para isso é que em certo ponto eu precisarei recuperar o dinheiro que investi, por isso é preciso evitar gastos extras em negociações de contrato. Cláusulas de venda também são do mesmo tipo, pois qualquer lucro que eu conseguir será limitado, por isso a importância de evitar coisas desse tipo.

Desenvolvendo jogadores

Eu já escrevi uma série de artigos sobre o desenvolvimento de jogadores, então você sabe como é minha abordagem de treinamento. O processo é exatamente o mesmo para jogadores que eu comprei e que planejo vendê-los. Na realidade, cada jogador que está no clube (incluindo os que foram recrutados) são tratados da mesma maneira e eu procuro desenvolvê-los da melhor maneira que eu posso, não importa se ele pareçam ruins. Quando um jogador está em meu clube, ele representa o clube, mesmo que eu não tenha planos para ele na equipe principal. Mesmo assim, eu gasto tempo ensinando a ele movimentos preferidos e escolho tutores para o desenvolvimento de seus atributos.

A razão para adotar esse comprometimento é o que eu esperaria que aconteceria na vida real, então isso adiciona uma dimensão de realismo ao jogo para mim. Isto também ajuda outros clubes que podem estar interessados neles se eu gastar alguns minutos nos programas de treinamento e no processo de desenvolvimento. Se eu penso que certos atributos estão fracos, então eu foco neles como eu faria com a equipe principal. Ou se eu penso que um calendário de uma função é melhor para ele, então eu o coloco nesse calendário de treinamento.

Vendendo jogadores

Vender jogadores não é tão fácil como possa parecer quando eu estou adotando essa abordagem. Algumas coisas eu preciso levar em consideração antes de decidir qual negócio é o melhor e cada clube é tratado diferentemente. Os aspectos que devo considerar são:

  • Reputação do clube;
  • Colocação final nas últimas três temporadas;
  • Finanças.

Esses são alguns fatores que eu levo em consideração quando uma oferta é feita.
 

Reputação do clube

Isto é um longo caminho para eu decidir se eu vendo um jogador para um time ou não. Na liga em que jogo atualmente, tem alguns poucos times com a mesma reputação que a do meu clube ou levemente superior. Inicialmente eu não levo em consideração ofertas dessas equipes porque eu quero fortalecer as equipes mais fracas da liga diminuindo o fosso que separa as equipes menores das mais fortes.  Se eu vender os jogadores para os clubes com reputação alta, eu irei aumentar o fosso, deixando de fazer o que eu havia proposto inicialmente. Então, eu evito vender jogadores para os grandes clubes sempre que possível.
 

Classificação final da liga

Pode parecer estranho para alguns, mas eu uso isso para ter uma média da posição dos clubes, em vez de basear-me em uma única temporada porque todo time pode ter uma boa ou má temporada. Se eu tenho duas ofertas por um jogador, uma de um clube de uma posição superior na tabela e outra de um clube mais perto das últimas posições, eu aceitarei a oferta do clube em piores condições e rejeitarei a oferta do clube melhor colocado. Novamente, a ideia é reforçar as equipes mais fracas da liga.
 

Finanças

Esse critério é um pouco mais complexo porque ele afeta o tipo de negócio que eu estou disposto a aceitar de um clube. Se um clube tem dinheiro, então serei mais propenso a exigir uma certa quantia de dinheiro inicialmente na negociação. Se uma equipe é limitada financeiramente e não pode investir muito dinheiro, eu serei menos propenso a querer uma quantia inicial na negociação.

O que eu faço para os times que têm pouco dinheiro é vender jogadores a eles sem nenhum investimento inicial e adicionar uma cláusula de 50% do valor da próxima transferência. Dessa forma ele trocará de clube e se no futuro ele for vendido, eu recuperarei alguma parte do investimento inicial que fiz e nas maiorias das vezes eu recupero todo o meu investimento.

Se o clube que está comprando um jogador não está com problemas financeiros, mas não tem muitos recursos eu procuro fazer um negócio levemente diferente com esses clubes. Eu aceito algum tipo de dinheiro inicial e adiciono uma cláusula de 30% do valor da próxima negociação.

As cláusulas que eu adiciono são as seguintes:

  • Se eu vendo para um clube grande por alguma razão, então o investimento inicial deles será bem alto e ainda adicionarei uma cláusula de revenda de 15%.
  • Se eu vendo para um clube de meio de tabela, então o investimento inicial deles será pequeno e ainda adicionarei uma cláusula de revenda de 35%.
  • Se eu vendo para um clube das oito últimas posições da tabela, então não exijo nenhum investimento, mas adicionarei uma cláusula de revenda de 50%.

As cláusulas que eu incluo são de porcentagem da próxima transferência e não do lucro da próxima transferência ou você correrá o risco de perder mais dinheiro.

Eu adoto essa abordagem faz muito tempo e vou continuar adotando-a no futuro. Isso torna o jogo mais desafiante em futuras temporadas se os adversários são mais fortes, isso torna a liga mais competitiva.

Alguém faz algo semelhante ou adota algo para tornar seus jogos mais interessantes? Ou você é daqueles que prefere enfraquecer os rivais para manter com mais facilidade o domínio em sua liga?

 

Fonte: SI Sports Centre

Download do texto em .pdf

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Artigo extremamente interessante e relevante. Seria muito interessante realizar um experimento em ligas menos competitivas se utilizando dessas dicas. O objetivo de fortalecer uma liga como um todo é certamente algo bastante desafiador .

Postado
9 horas atrás, LuizH disse:

Artigo extremamente interessante e relevante. Seria muito interessante realizar um experimento em ligas menos competitivas se utilizando dessas dicas. O objetivo de fortalecer uma liga como um todo é certamente algo bastante desafiador .

Essa questão da hegemonia das ligas nacionais depois de algumas temporadas de save me incomoda muito, pois é algo irreal e a SI não mexe nisso. Quando li esse texto achei que seria legal apresentá-lo aqui no fórum. Agora falta alguém colocá-lo em prática. Deve ser bem legal ver sua liga sendo fortalecida e se tornando mais forte a cada temporada. Geralmente, procuramos enfraquecer os concorrentes ao invés de fortalecê-los, não é mesmo?

Postado

2 perguntas, e ser o jogador quiser sair antes do seu desenvolvimento estive completo, a pessoa faz o que, segura ou vende por um valor abaixo do que ela quer?

A segunda, usar Databases influencia na sistemática de transferências das ligas? 

Postado
3 horas atrás, bruno introvertido disse:

2 perguntas, e ser o jogador quiser sair antes do seu desenvolvimento estive completo, a pessoa faz o que, segura ou vende por um valor abaixo do que ela quer?

A segunda, usar Databases influencia na sistemática de transferências das ligas? 

O autor não tratou deste assunto no texto. Mas se você tiver em mente que a ideia é fortalecer a liga e recuperar o dinheiro que você investiu depois, você pode adotar parâmetros intermediários ao que ele disse para tentar recuperar o dinheiro depois.

O que você chama de database? A base de dados com modificações de atributos e reputação de jogadores? Ou você chama de database uma liga com campeonatos diferentes, como por exemplo, um liga de um país com uma divisão a mais? Se fizeram alterações em reputação de clubes, de campeonatos, de jogadores e outras modificações, eles modificarão a dinâmica do jogo com relação à base de dados original. 

Postado
6 minutos atrás, ggpofm disse:

O que você chama de database? A base de dados com modificações de atributos e reputação de jogadores? Ou você chama de database uma liga com campeonatos diferentes, como por exemplo, um liga de um país com uma divisão a mais? Se fizeram alterações em reputação de clubes, de campeonatos, de jogadores e outras modificações, eles modificarão a dinâmica do jogo com relação à base de dados original. 

Database não e tudo que envolver Ligas Alternativas e atualizações de jogadores?

Quando eu falei Database eu deveria ter colocado que era relacionado com atualizações de transferências de jogadores e afins, e que eu estou usando um Database com atualizações de transferências, e eu percebi que o mercado transferência ficou mais agitado ser comparado ao Database original e isso poderia interferir em tenta fazer uma Liga Competitiva.

Postado
22 minutos atrás, bruno introvertido disse:

Database não e tudo que envolver Ligas Alternativas e atualizações de jogadores?

Quando eu falei Database eu deveria ter colocado que era relacionado com atualizações de transferências de jogadores e afins, e que eu estou usando um Database com atualizações de transferências, e eu percebi que o mercado transferência ficou mais agitado ser comparado ao Database original e isso poderia interferir em tenta fazer uma Liga Competitiva.

Só por mudar um jogador de um clube para outro não deveria afetar nada.

  • Vice-Presidente
Postado

É uma proposta interessante, já tive diversas oportunidades de fazer algo semelhante, mas nunca fiz, porque apenas o primeiro lugar dava vaga na Champions League. hahaha

Postado
11 horas atrás, ggpofm disse:

Essa questão da hegemonia das ligas nacionais depois de algumas temporadas de save me incomoda muito, pois é algo irreal e a SI não mexe nisso. Quando li esse texto achei que seria legal apresentá-lo aqui no fórum. Agora falta alguém colocá-lo em prática. Deve ser bem legal ver sua liga sendo fortalecida e se tornando mais forte a cada temporada. Geralmente, procuramos enfraquecer os concorrentes ao invés de fortalecê-los, não é mesmo?

Compartilho desta sua frustração. Sempre gostei de saves em ligas alternativas de países de menor expressão e é fato que depois de alguns anos é possível criar uma hegemonia que desestimula a disputa dos torneios nacionais. Sempre pensei que seria muito interessante se, junto com o seu time, os demais clubes do país fossem galgando seu espaço dentro do país e também fora dele e este artigo acaba caindo como uma luva dentro desta ideia.

Apesar de extremamente interessante, acho pouco provável que alguém tenha coragem de encarar e relatar um save com esta filosofia, principalmente pelo fato de que a ideia central do desafio não é apenas ganhar títulos.

No entanto, deixo aqui uma sugestão de um possível  "desafio coletivo" dentro desta filosofia - algo que há tempos sinto falta aqui no fórum e que no fórum da SI, por exemplo, é muito comum. 

 

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Pra quem quiser um sistema mais simples...Eu uso um sistema meio "cheating" porém efetivo.

Pego os times pequenos que chegam próximos(semi-final ou final vencido) e dou uma incrementada no balanço deles (sem absurdos) ou tiro as dívidas caso muito altas. Com isso eles vão repatriando ou comprando jogadores pra reforçar o elenco e melhoram as condições das estruturas do clube. Seria tipo o evento do "padrinho" que as vezes acontece que tal clube foi adquirido e o dono promete investir muito dinheiro e etc..(mas sem os valores absurdos, valores realistas pro campeonato brasileiro.)

Comecei esse sistema desde o FM 2014 e atualmente estou em um save que comecei isso desde o começo (inicio ano de 2014 e atual final do segundo semestre de 2017) e já vejo por exemplo Bahia, Ceará e Guarani com elencos fortes pra disputar o G-4 do brasileiro com o Ceará e Bahia (se não me engano) ambos chegando até a semi-final da libertadores.

Postado

Bom artigo. Acho que todos vivem esse problema de rapidamente terem que mudar de save ou de clube para achar alguma emoção. Um exemplo disso é o save "O Mochileiro" do @Luiz A. Borell Gonçalves, que mostra bem isso.

Postado

@LuizH  Estou pensando em fazer algo assim, só não sei se é possível o que pretendo. kkk

Postado

Senti falta de realizar algo assim em meu último save na Grécia, onde uma proposta dessa poderia mudar drasticamente os rumos da história. Um belo material para quem quer se aventurar em ligas menos tradicionais ou de baixa competição.

Parabéns pelo trabalho Gilson!

Postado
Em 19/02/2016 at 19:48, Yan Perisse disse:

Bom artigo. Acho que todos vivem esse problema de rapidamente terem que mudar de save ou de clube para achar alguma emoção. Um exemplo disso é o save "O Mochileiro" do @Luiz A. Borell Gonçalves, que mostra bem isso.

Esse é um problema chato mesmo e para mim um defeito do FM. O ruim de não jogar em ligas competitivas é essa situação que você citou, realmente perde a emoção.

 

Em 19/02/2016 at 20:07, baltazar disse:

@LuizH  Estou pensando em fazer algo assim, só não sei se é possível o que pretendo. kkk

Boa, baltazar.

17 horas atrás, vinny_dp disse:

Senti falta de realizar algo assim em meu último save na Grécia, onde uma proposta dessa poderia mudar drasticamente os rumos da história. Um belo material para quem quer se aventurar em ligas menos tradicionais ou de baixa competição.

Parabéns pelo trabalho Gilson!

Quando eu li esse texto, eu achei muito interessante. Pode ser uma forma de resolver essa lacuna que o FM tem.

  • 2 semanas atrás...
Postado

Vim ler o texto depois do @baltazar o citar e achei bastante interessante. Já sei exatamente o que fazer num save futuro...

Postado
40 minutos atrás, Butilheiro disse:

Vim ler o texto depois do @baltazar o citar e achei bastante interessante. Já sei exatamente o que fazer num save futuro...

Espero que outras pessoas também passem a pensar na evolução da liga nos próximos saves.

  • 1 ano atrás...
Postado

@Bigode., @Yan Perisse, que são os que eu lembro agora que são moderadores de FM: esse texto aqui é referido em algum índice de guias? Eu queria citar ele agora para um membro e passei um sufoco para achar. Se não estiver, acho que seria interessante colocar em algum lugar (talvez no índice de guias de jogadores e staff?).

Se já estiver citado em algum lugar e eu que não achei, desculpa a burrice.

EDIT: Vi agora que tem um índice na parte geral. Com tanto tópico fixo ali, eu passei o olho por cima e não vi. Então esqueçam, já tá lá sim. Embora isso me fez pensar se todos aqueles tópicos fixos precisam mesmo estar fixos. Mas enfim, isso é com vocês, o ponto principal eu que vi errado mesmo.

Postado
13 minutos atrás, Danut disse:

@Bigode., @Yan Perisse, que são os que eu lembro agora que são moderadores de FM: esse texto aqui é referido em algum índice de guias? Eu queria citar ele agora para um membro e passei um sufoco para achar. Se não estiver, acho que seria interessante colocar em algum lugar (talvez no índice de guias de jogadores e staff?).

Se já estiver citado em algum lugar e eu que não achei, desculpa a burrice.

Tá citado no índice geral da área do FM 2017 e na do FM 2016.

Postado
Agora, Yan Perisse disse:

Tá citado no índice geral da área do FM 2017 e na do FM 2016.

Acabei de ver isso e editar a mensagem :P

  • 2 meses depois...
Postado

Excelente artigo, estou tentando reproduzir em San Marino, mas confesso que não esta uma coisa facil ;-; (Vai demorar umas 30 temporadas)

  • 8 meses depois...
Postado
Em 17/02/2016 at 14:19, Leandro Todo disse:

Pra quem quiser um sistema mais simples...Eu uso um sistema meio "cheating" porém efetivo.

Pego os times pequenos que chegam próximos(semi-final ou final vencido) e dou uma incrementada no balanço deles (sem absurdos) ou tiro as dívidas caso muito altas. Com isso eles vão repatriando ou comprando jogadores pra reforçar o elenco e melhoram as condições das estruturas do clube. Seria tipo o evento do "padrinho" que as vezes acontece que tal clube foi adquirido e o dono promete investir muito dinheiro e etc..(mas sem os valores absurdos, valores realistas pro campeonato brasileiro.)

Comecei esse sistema desde o FM 2014 e atualmente estou em um save que comecei isso desde o começo (inicio ano de 2014 e atual final do segundo semestre de 2017) e já vejo por exemplo Bahia, Ceará e Guarani com elencos fortes pra disputar o G-4 do brasileiro com o Ceará e Bahia (se não me engano) ambos chegando até a semi-final da libertadores.

faço um sistema parecido com esse em alguns saves meus no FM16, os resultados costumam ser bem interessantes

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@ggpofm, excelente texto, já tô aplicando isso nos meus saves mas isso só funciona mais a longo prazo mesmo, e aproveitando a deixa, excelente trabalho, essa proposta é muito boa, mas pra ser efetiva, tem de ser aplicado a longo prazo para se dar um bom retorno tanto esportivo, como financeiro e competitivo, tem muitos macetes aí pelo visto que podem ser interpretados de acordo com a situação ou a idéia de quem joga, é uma idéia complexa que se bem aplicada é provável que dê certo

Postado
4 horas atrás, DiegoCosta7 disse:

@ggpofm, excelente texto, já tô aplicando isso nos meus saves mas isso só funciona mais a longo prazo mesmo, e aproveitando a deixa, excelente trabalho, essa proposta é muito boa, mas pra ser efetiva, tem de ser aplicado a longo prazo para se dar um bom retorno tanto esportivo, como financeiro e competitivo, tem muitos macetes aí pelo visto que podem ser interpretados de acordo com a situação ou a idéia de quem joga, é uma idéia complexa que se bem aplicada é provável que dê certo

Pois é, o Henrique está levando a proposta adiante no save "Uma só Nação".

Postado
51 minutos atrás, ggpofm disse:

Pois é, o Henrique está levando a proposta adiante no save "Uma só Nação".

pois é, eu lancei um save lá no PM na Suiça(depois confira) e uma das minhas idéias é tornar a Liga Suiça como um todo, competitiva, desde as competições inativas até as jogáveis, e deixar a Suiça com um nível bem alto de futebol em ligas internas, ela demanda um pouco de paciência, mas se bem executada, costuma dar muito certo.

 

Em 17/02/2016 at 14:19, Leandro Todo disse:

Pra quem quiser um sistema mais simples...Eu uso um sistema meio "cheating" porém efetivo.

Pego os times pequenos que chegam próximos(semi-final ou final vencido) e dou uma incrementada no balanço deles (sem absurdos) ou tiro as dívidas caso muito altas. Com isso eles vão repatriando ou comprando jogadores pra reforçar o elenco e melhoram as condições das estruturas do clube. Seria tipo o evento do "padrinho" que as vezes acontece que tal clube foi adquirido e o dono promete investir muito dinheiro e etc..(mas sem os valores absurdos, valores realistas pro campeonato brasileiro.)

Comecei esse sistema desde o FM 2014 e atualmente estou em um save que comecei isso desde o começo (inicio ano de 2014 e atual final do segundo semestre de 2017) e já vejo por exemplo Bahia, Ceará e Guarani com elencos fortes pra disputar o G-4 do brasileiro com o Ceará e Bahia (se não me engano) ambos chegando até a semi-final da libertadores.

Costumo usar isso também, @ggpofm, e costuma dar certo, mas somando os dois modos de ação, prevejo resultados em menos tempo que o esperado mas sobre esse método que eu citei, qual a sua opnião ? o que acha de quem "turbina" os outros times dessa forma, apesar de ser algo válido, tenho uma opnião que se não souber usar editores, FMRTE e afins acaba avacalhando o save, enfim. Mas o que postou aqui é uma idéia interessante, mas é aplicável mais a saves de longo prazo, e se for jogar um save curto, dá pra aplicar esses princípios do texto também ?

Postado
8 minutos atrás, DiegoCosta7 disse:

Costumo usar isso também, @ggpofm, e costuma dar certo, mas somando os dois modos de ação, prevejo resultados em menos tempo que o esperado mas sobre esse método que eu citei, qual a sua opnião ? o que acha de quem "turbina" os outros times dessa forma, apesar de ser algo válido, tenho uma opnião que se não souber usar editores, FMRTE e afins acaba avacalhando o save, enfim. Mas o que postou aqui é uma idéia interessante, mas é aplicável mais a saves de longo prazo, e se for jogar um save curto, dá pra aplicar esses princípios do texto também ?

Não gosto da ideia citada de usar editores para turbinar os clubes em nenhum grau. Minha opinião é que com uso de editores não há desafio.

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