Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que é LLM (Lower League Management)?


GG.

Posts Recomendados

Postado

l8e4bRE.png

 

O que é LLM (Lower League Management)?
por ggpofm


O Lower League Management (LLM) é um dos vários estilos de se jogar o Football Manager (FM). Equivocadamente, muitos pensam que jogar o LLM se limita à escolha de um clube da última divisão de um país. O LLM é muito mais que isso. A proposta principal do LLM é ser o mais realista possível dentro do que é possível com o FM.

No LLM não há regras, mas há diretrizes que devem norteá-lo durante um save. Se você quiser se tornar um LLaMa, ou seja, um jogador do estilo LLM, você precisará renunciar a certos comportamentos e abraçar o espírito LLM.

Para abraçar a causa LLM, lembre-se que você terá que abandonar vários comportamentos que para os LLaMas são incompatíveis com o espírito LLM. Usar listas de jogadores para contratar e frequentar tópicos com dicas sobre quais jogadores contratar são alguns desses hábitos a serem abandonados. O mesmo tipo de comportamento também deve ser adotado no que se refere ao membros de uma comissão técnica. Usar táticas feitas por outras pessoas também devem ser abandonadas e frequentar tópicos com explicações, debates e dicas táticas também. Usar algum esquema de treinamento feito por outra pessoa também está fora de cogitação. O uso de editores para descobrir informações ocultas e para alterar dados do jogo é completamente abominado pelos LLaMas. Nunca explore as falhas conhecidas do jogo. E por último: nunca feche o FM sem salvar o que está sendo jogado.

A maior parte das informações abaixo foram compiladas em 2006 a partir de um texto que existia no fórum da Sports Interactive Games (SI Games ou SI) e atualizadas com o passar dos anos e o lançamento das novas edições do FM. Como não há um fórum ou site que seja o responsável oficial pelo estilo LLM, as diretrizes podem ser diferentes e até contraditórias dependendo da fonte de informação pesquisada.

Como foi dito, jogar o Lower League Management (LLM) é mais do que apenas jogar com um clube de divisões inferiores. O princípio básico do LLM é tentar ser o mais realista possível dentro das possibilidades do FM e isso acaba tornando o gerenciamento de um clube mais difícil do que jogar sem as diretrizes do LLM. Lembre-se: o objetivo do LLM não é tornar o jogo mais difícil, mas torná-lo mais realista.

Diretrizes

1. Updates oficiais

Essa é a diretriz mais básica no LLM: o Football Manager é um jogo da SI Games. Faça a instalação dele, aplique o último patch oficial da SI, escolha um clube da última divisão de um país e jogue. Isso significa dizer que não é permitido o uso de updates que não tenham sido criados pela equipe da SI. A razão para isso é que jogar LLM é jogar FM da forma mais realista possível e isso significa confiar nas informações fornecidas pela SI como sendo a melhores que você poderá ter.

O uso de updates não-oficiais, mesmo quando parecem confiáveis, significa que foram produzidos por pessoas que podem ter sido tentadas a dar vantagens/desvantagens para seu clubes e/ou jogadores favoritos ou odiados. Isso não é benéfico ao jogo.

O uso de editores oficiais ou não que revelam dados ocultos dos jogadores ou que permitem a mudança de qualquer dado do jogo é expressamente repudiado pelo estilo LLM.

2. Ligas editadas

Desde a criação do editor oficial de ligas no FM12, muitas ligas alternativas surgiram. Algumas dessas ligas procuram reproduzir com o maior realismo possível a estrutura de uma liga, seja no que diz respeito ao formato e regras das competições, seja em outros aspectos, como por exemplo, as finanças. Outras ligas não são tão fiéis ao princípio do realismo.

Durante vários anos, o uso de qualquer tipo de liga feita no editor oficial foi repudiado pela comunidade LLM. Com toda certeza, muitos ainda continuam sem aceitar o uso de ligas que não sejam aquelas que estão originalmente no FM, mas recentemente, depois de um debate, a área de LLM do Fórum da SI Games resolveu aceitar o uso dessa ligas feitas com editor oficial, mas com ressalvas, pois essas ligas editadas precisam seguir o princípio do realismo. Sendo assim, o uso de ligas editadas em um LLM deve ser feito com moderação.

3. Nível de experiência do treinador

O FM está sempre em mudança e a mais recente, surgida com o FM15 é a que define as qualificações do treinador e a experiência anterior do treinador como jogador. Escolha a menor possível em ambas opções.

4. Contratação de jogadores

Contratar jogadores conhecidos é totalmente contrário ao espírito LLM, ou seja, não contrate jogadores sugeridos por outras pessoas ou que você treinou em outro save. Também não use a tela de pesquisa do jogador para procurar jogadores. Você pode alegar que os treinadores podem usar a internet para encontrar jogadores sem precisar sair de casa, mas mesmo com a internet não há nada que forneça o volume de informações que a pesquisa do FM pode fornecer.

Se você quer ser realista, use apenas seus olheiros para procurar jogadores. Envie-os para observar um país ou uma competição e use essa lista de jogadores encontrados para selecionar os jogadores que mais lhe interessam.

Você também pode encontrar jogadores através das notícias que recebe e aí basta observá-los por meio de seu olheiros. Se você enfrentou uma equipe adversária, você também poderá pedir aos seus olheiros observarem determinados jogadores.

Recomendações de seus próprios jogadores, dos membros da comissão técnica e de agentes de atletas também podem ser observados por seus olheiros. Se um jogador está sem contrato e você não pode observá-lo, é possível oferecer um teste para analisá-lo de perto.

A exceção são os empréstimos. Com eles você poderá usar o menu de pesquisa usando os filtros para jogadores disponíveis para empréstimo. Alguns jogadores de LLM pensam que o mais correto é contratar por empréstimo apenas jogadores analisados por seus olheiros.

5. Contratando de membros para a comissão técnica

Jogadores de LLM só assinam contratos com membros da comissão técnica que falam a mesma língua do país do clube que você dirige. A única exceção são os olheiros. Como eles não precisam conversar com os jogadores que estão observando, eles podem confiar unicamente em sua capacidade de observar as habilidades e deficiências para identificar algum jogador de valor.

Para contratar membros para sua comissão técnica você deverá colocar um anúncio no “Centro de Emprego” e esperar pelo interesse desse tipo de profissional. Você também poderá contratá-los usando os conselhos de outros membros de sua comissão técnica e até de jogadores de seu elenco.

6. Tela de transferências

Os jogadores de LLM mais rígidos nunca tentariam assinar um contrato com um jogador pelo simples fato de ele aparecer livre na lista de transferências porque tal lista não existe na vida real. Logicamente é possível encontrar esse tipo de informação sobre os jogadores na imprensa, na internet, etc. No entanto, um treinador não tem na vida real uma tela com uma lista de transferências como o FM tem.

Os jogadores de LLM menos rígidos usam o menu de transferências identificando os jogadores livres e enviando seus olheiros para observarem os jogadores, assinando com eles ou não, depois que seus olheiros obtiverem informações sobre os jogadores observados.

7. Tática

A melhor forma de começar é com uma tática que venha com o jogo e alterar a formação, segundo suas necessidades, dando instruções para equipe e/ou individuais baseadas nas vantagens ou desvantagens de seu elenco. Não use táticas de outras pessoas e nem as táticas desenvolvidas por você. A idéia do LLM é encontrar seus erros por meio das dificuldades que você enfrentar. Usar as idéias de outros não é o espírito LLM.

8. Parcerias entre clubes

As parecerias entre clubes acrescentaram um problema adicional para quem joga LLM por conta dos benefícios que ela pode gerar para o clube que você dirige. Muitos LLaMa pensam que parcerias com um clube-pai deveriam ser totalmente evitadas, cancelando-as imediatamente, principalmente no Reino Unido e Alemanha, onde esse tipo de relação entre clubes não é permitida. No entanto, não há um consenso entre quem joga o LLM e nesse caso a sugestão é manter as parcerias no limite do aceitável, principalmente no que diz respeito aos empréstimos de jogadores do clube-pai. A dica é sempre manter as coisas em limites realistas.

Agora, você já está pronto para jogar um save no estilo LLM ou se tornar um LLaMa, caso queira se envolver unicamente com o estilo LLM. Caso se interesse de fato pelo LLM, acesse o Lower League Manager.com.

 

Download do texto em pdf

Esse texto foi publicado anteriormente na Central de Informações do "Profissão: Manager"

Postado

Apesar de já ter lido algumas coisas sobre o assunto, nunca joguei dessa maneira. Com os textos, confesso que bateu uma vontade de tentar o desafio.

Valeu por compartilhar.

Postado

Legal ver este conteúdo sendo postado fora do PM.

Postado
14 horas atrás, vinny_dp disse:

Apesar de já ter lido algumas coisas sobre o assunto, nunca joguei dessa maneira. Com os textos, confesso que bateu uma vontade de tentar o desafio.

Valeu por compartilhar.

Eu, particularmente, acho tudo muito rígido. Mas não há dúvida que torna tudo mais desafiante.

10 horas atrás, bruno introvertido disse:

Legal ver este conteúdo sendo postado fora do PM.

Valeu, Bruno.

Postado

Já joguei um save seguindo o espírito LLM, muito interessante. Ótimo texto, @ggpofm!

Postado

Excelente tópico Gilson, depois do desafio de jovens, venho pensando em tentar um save de LLM puro pra ver como me saio. Gostaria até de discutir algumas dessas citações.

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

Contratar jogadores conhecidos é totalmente contrário ao espírito LLM, ou seja, não contrate jogadores sugeridos por outras pessoas ou que você treinou em outro save. Também não use a tela de pesquisa do jogador para procurar jogadores. Você pode alegar que os treinadores podem usar a internet para encontrar jogadores sem precisar sair de casa, mas mesmo com a internet não há nada que forneça o volume de informações que a pesquisa do FM pode fornecer.

Se você quer ser realista, use apenas seus olheiros para procurar jogadores. Envie-os para observar um país ou uma competição e use essa lista de jogadores encontrados para selecionar os jogadores que mais lhe interessam.

Está ai algo que ainda n tentei, usar somente olheiros pra contratar, ainda é algo que não uso muito, pq sempre temos no início de jogo aqueles jogadores que sabemos que rende devido a dicas de outros jogadores/listas ou saves anteriores. Além disso, uso muita a pesquisa filtrando jogadores por atributos, o que é irreal, e até por isso fica a pergunta, usar o filtro de atributos nos relatórios de olheiros não seria contra o LLM? No caso vc teria que se basear somente nas "estrelas de capacidade/potencial" para contratar ou não?

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

A exceção são os empréstimos. Com eles você poderá usar o menu de pesquisa usando os filtros para jogadores disponíveis para empréstimo. Alguns jogadores de LLM pensam que o mais correto é contratar por empréstimo apenas jogadores analisados por seus olheiros.

Dependendo da resposta da minha pergunta, então usar o filtro para separar jogadores listados para empréstimo nos relatórios dos olheiros é legal no LLM? Eu acho irreal, afinal, não temos filtros na vida real, o correto seria ver os jogadores que vc tem interesse, e caso ele esteja listado para empréstimo vc tentaria pegar emprestado, caso contrario, vc veria se tem condição de pagar pelo passe, se não botaria na lista preferencial para acompanhar o jogador pra caso aparecer uma oportunidade de contratação definitiva/por empréstimo vc não perder a chance. Os clubes costumam fazer bastante isso, criar uma lista de jogadores observados e que interessam ao clube mas que não são viáveis naquele momento, mas poderiam ser no futuro.

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

Usar táticas feitas por outras pessoas também devem ser abandonadas e frequentar tópicos com explicações, debates e dicas táticas também.

Quando estou em um save e passo por dificuldades, é o que mais faço, e como dizem na vida real, tento me "reciclar" e aprender algumas coisas novas e as vezes reaprender as que acabo esquecendo, o que é normal devido a correria do nosso dia a dia, e as vezes por não jogar somente o FM. Então jogar sem poder consultar nenhum material caso surgissem dúvidas ou algum problema, seria desafiante, apesar de achar que isso ficou meio subentendido, pois ler um manual tático em que explica as diversas instruções, mentalidades, formações, e de como funcionam no jogo, etc é normal, pois ninguém conseguiria ir bem com zero de conhecimento de como cada coisa é executada pela IA dentro da ME, pois as vezes vc está fazendo algo achando que na ME seria executada de um jeito, quando na verdade é totalmente diferente, apesar de que dentro do jogo as dicas já são bem intuitivas, mas msm assim, não deixa de ter certa complexidade. Agora debater com alguém sobre sua tática em um fórum, o porque ela não funciona, pegar conselhos e ou pedir ajuda, bem como também ir em um tópico em que explicaria por exemplo, como fazer uma tática de posse/contra-ataque, ou falar de como aproveitar certos bugs, usar instruções de bolas paradas que são mais efetivos feitos por terceiros, etc, isso que pra mim quebraria as regras do LLM, enfim, só uma opinião.

Mas no final não deixa de ser interessante esse método empírico, aprender com as experiências é muito prazeroso, ainda mais pra quem é um bom observador. Agora quem é mais "distraído" como eu e nas vezes se perde nos lances por pura falta de atenção, ou por estar com a cabeça em outro lugar ( pensando nas tarefas q tem q fazer/etc ), as coisas ficam bem mais difíceis. hehe

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

A melhor forma de começar é com uma tática que venha com o jogo e alterar a formação, segundo suas necessidades, dando instruções para equipe e/ou individuais baseadas nas vantagens ou desvantagens de seu elenco. Não use táticas de outras pessoas e nem as táticas desenvolvidas por você. A idéia do LLM é encontrar seus erros por meio das dificuldades que você enfrentar. Usar as idéias de outros não é o espírito LLM.

Sempre busco algo pra me inspirar na hora de começar um save, como por exemplo, encaixar uma tática que tenho lido mais recentemente, que é o Gegenpressing do Klopp, enfim, isso acaba influenciando bastante no jogo, e não deixa de ser uma verdade que acabamos não colocando nossas "ideias" em prática, e mesmo que elas sejam loucas, como por exemplo, tentar jogar "sem zagueiros", não saberemos nunca se vai funcionar se não tentarmos, e é assim a realidade de um técnico. Fora também a questão de no início do trabalho, ter que adaptar a tática ao elenco, e não o contrário, já que só a longo prazo que vc poderia começar a por suas ideias em prática com as contratações. Por isso é algo bem interessante pra ser feito.

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

Jogadores de LLM só assinam contratos com membros da comissão técnica que falam a mesma língua do país do clube que você dirige

Fiz isso no último save q postei na área, e não é fácil ter um staff bom com todos falando a língua do país do clube, só que como fiz na Inglaterra, temos muitos que dominam o Inglês ou falam ao menos o básico, o q tornou a tarefa mais tranquila, agora se for um país com um idioma pouco falado, é bem complicado, hehe.

Não sei bem como funciona a parte de anúncios de emprego no FM, mas vc saberia me dizer se os que se interessam ao cargo são os que falam a língua do clube do país, ou é geral, com qualquer um podendo se candidatar. Nunca parei pra observar isso, até pq como disse, uso muito a pesquisa.

Outra coisa, se o membro a ser contratado fala o básico do Idioma, está dentro da regra, certo? Hehe, até porque, uma das novidades do FM é vc mandar para um curso de línguas, e até por isso acho que essa regra talvez poderia até acabar sendo deixada um pouco de lado, tendo talvez algumas exceções a serem impostas, como por exemplo, ter um contrato com um certo tempo limite ( 1/2 anos ), em que dentro desse tempo, ele tivesse que dominar o idioma, e caso não conseguisse, não teria o contrato renovado por esse motivo. Enfim, é algo que eu acredito estar compatível com a realidade, ainda mais que muitos clubes tem diversos recursos para ajudar na adaptação de qualquer um que seja contrado.

 

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

Os jogadores de LLM mais rígidos nunca tentariam assinar um contrato com um jogador pelo simples fato de ele aparecer livre na lista de transferências porque tal lista não existe na vida real. Logicamente é possível encontrar esse tipo de informação sobre os jogadores na imprensa, na internet, etc. No entanto, um treinador não tem na vida real uma tela com uma lista de transferências como o FM tem.

Os jogadores de LLM menos rígidos usam o menu de transferências identificando os jogadores livres e enviando seus olheiros para observarem os jogadores, assinando com eles ou não, depois que seus olheiros obtiverem informações sobre os jogadores observados.

Isso é algo bem legal. E para complementar, vc teria as lista preferenciais com os jogadores observados no decorrer do save, sabendo assim quando poderiam assinar um pré-contrato ou ficassem livres. 

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

As parecerias entre clubes acrescentaram um problema adicional para quem joga LLM por conta dos benefícios que ela pode gerar para o clube que você dirige. Muitos LLaMa pensam que parcerias com um clube-pai deveriam ser totalmente evitadas, cancelando-as imediatamente, principalmente no Reino Unido e Alemanha, onde esse tipo de relação entre clubes não é permitida. No entanto, não há um consenso entre quem joga o LLM e nesse caso a sugestão é manter as parcerias no limite do aceitável, principalmente no que diz respeito aos empréstimos de jogadores do clube-pai. A dica é sempre manter as coisas em limites realistas.

Sou também favorável a essa opção, até porque clubes pegam jogadores emprestados, bem como também emprestam vários jogadores pra outros clubes, o que se fosse levado ao pé da letra, também faria com que ter clubes satélites seja contra a regra, pois eu poderia mandar vários jogadores para um clube, mas não poderia pegar emprestado de outro, isso não seria realista. Com exceção de países com regras, o certo é ter bom senso, assim como não pegar muitos jogadores emprestados de um só clube, não mandar vários jogadores encostados somente para um clube satélite. A questão aqui que vejo, é que por exemplo, ter um elenco somente com emprestados, facilitaria as coisas pra vc e poderia deixar o clube em um boa situação financeira caso pague somente uma parte ou nenhuma dos salários dos emprestados, e assim deixaria o jogo mais fácil, mas dizer que isso é irreal pra todos os países não seria verdade, porque cada um tem suas regras, no Brasil por exemplo, não é difícil ver clubes com boa parte, se não todo o elenco formado por jogadores emprestados.

 

Enfim, jogar nos moldes do LLM, apesar de alguma regras serem como vc mesmo disse no comentário anterior, bem rígidas, não deixa de ser um desafio muito interessante de ser tentado. Tentei fazer algo parecido em um save aqui na área, inclusive acabei até desistindo logo no começo por problemas na época, nos quais nem me lembro bem, e até por isso estou pensando em tentar novamente postar um save neste estilo que faria seguindo regras do LLM, ou ao menos boa parte delas. 

Postado
10 horas atrás, baltazar disse:

Excelente tópico Gilson, depois do desafio de jovens, venho pensando em tentar um save de LLM puro pra ver como me saio. Gostaria até de discutir algumas dessas citações.

Valeu pelo elogio. Só resolvi postar o texto que está no "Profissão: Manager" por achar que o autor do outro texto que o @Johann Duwe traduziu e postou se equivoca ao falar de LLM e por isso resolvi fazer o contraponto com as diretrizes do LLM.

Antes de qualquer coisa, eu também ouvi falar de Lower League Management (LLM) pela 1ª vez quando comecei a jogar FM (eu não joguei o CM) e comecei a participar do fórum no final de 2004. E pelos debates fiquei sabendo que jogar com um time pequeno da última divisão de um país não é LLM, pois LLM é uma forma diferente de se jogar e que envolve uma série de "regras". Sem essas regras não há LLM.

Na minha opinião, o LLM é muito ortodoxo e se antes de 2004 ele fazia algum sentido ao proclamar que as funcionalidades do FM deixavam a vida do manager irreal e que o LLM transformava o FM em algo mais realista, com o passar dos anos, as funcionalidades do jogo e a realidade se aproximaram de tal forma que muitas vezes é o jogo que alimenta a realidade, como por exemplo, quando os clubes passaram a comprar a base de dados do FM para descobrirem jogadores ou quando redes de TV usam os atributos dos jogadores do FM para comparar dois jogadores, como isso aconteceu na Inglaterra. Ou ainda, a Prozone e a SI se unindo para trocar informações.  O que é real? O que é jogo?

Não sei o motivo, mas o fato é que o estilo LLM está desaparecendo, talvez por ter se tornado anacrônico e me surpreende ver esse termo aparecer no fórum novamente, depois de tanto tempo. Quando eu revi esse texto no final de 2014, a discussão no fórum da SI era, entre outras, se deveria continuar existindo uma área específica para LLMs e a decisão foi pelo fim.

Nunca fui fã do estilo LLM, ainda mais da forma como eles exigiam de quem postasse tópicos de um save, sem imagens, sem nomes de jogadores, sem explicações táticas. Apenas texto. Mesmo assim, com o passar dos anos fui utilizando algumas de suas diretrizes em meus saves, mas nunca chamando-os de LLM.

Vamos aos seus comentários, eu negritei algumas partes que você escreveu.

10 horas atrás, baltazar disse:

Está ai algo que ainda n tentei, usar somente olheiros pra contratar, ainda é algo que não uso muito, pq sempre temos no início de jogo aqueles jogadores que sabemos que rende devido a dicas de outros jogadores/listas ou saves anteriores. Além disso, uso muita a pesquisa filtrando jogadores por atributos, o que é irreal, e até por isso fica a pergunta, usar o filtro de atributos nos relatórios de olheiros não seria contra o LLM? No caso vc teria que se basear somente nas "estrelas de capacidade/potencial" para contratar ou não?

Já faz tempo que uso apenas olheiros para contratar. Além disso, uso a máscara de atributos para dificultar ainda mais. Isso reduz enormemente a quantidade de jogadores disponíveis e consequentemente a qualidade deles. A ideia dos LLaMas é que se você começa um save na 6ª divisão inglesa não teria como conhecer jogadores disponíveis no Brasil ou na Turquia para contratá-los. Usando a pesquisa do FM, isso é possível, Nesse caso, o impedimento seria a reputação do clube e o salário. Eles não consideram que usar o filtro de atributos nos jogadores observados pelos seus olheiros seja contra o espírito LLM. É como se seus olheiros tivessem feito as observações e a partir daí selecionassem características desejáveis para sua equipe. Você também pode contratar um jogador que você conheça, desde que envie um olheiro para observá-lo antes.

Quando nos FMs antigos não havia área de observação, era possível enviar um olheiro para qualquer lugar do mundo, uma das regras do LLM era enviar olheiros apenas para áreas correspondentes à reputação do clube. Quando o FM implantou a área de observação, a necessidade dessa regra acabou, pois o jogo passou a fazer isso automaticamente.

 

10 horas atrás, baltazar disse:

A exceção são os empréstimos. Com eles você poderá usar o menu de pesquisa usando os filtros para jogadores disponíveis para empréstimo. Alguns jogadores de LLM pensam que o mais correto é contratar por empréstimo apenas jogadores analisados por seus olheiros.

Como eu disse no texto, não há um site unificador das regras do LLM. E isso ocasiona falta de consenso sobre algumas diretrizes como é o caso do empréstimo. Se eu fosse jogar um LLM, só procuraria jogadores nos jogadores observados pelos meus olheiros. Mas novamente eu pergunto, não sabemos diariamente quais são os jogadores que não serão utilizados em um clube por decisão da diretoria e/ou de um treinador, não dá para imaginar que eles poderão ser emprestados a outros clubes?

 

10 horas atrás, baltazar disse:

Quando estou em um save e passo por dificuldades, é o que mais faço, e como dizem na vida real, tento me "reciclar" e aprender algumas coisas novas e as vezes reaprender as que acabo esquecendo, o que é normal devido a correria do nosso dia a dia, e as vezes por não jogar somente o FM. Então jogar sem poder consultar nenhum material caso surgissem dúvidas ou algum problema, seria desafiante, apesar de achar que isso ficou meio subentendido, pois ler um manual tático em que explica as diversas instruções, mentalidades, formações, e de como funcionam no jogo, etc é normal, pois ninguém conseguiria ir bem com zero de conhecimento de como cada coisa é executada pela IA dentro da ME, pois as vezes vc está fazendo algo achando que na ME seria executada de um jeito, quando na verdade é totalmente diferente, apesar de que dentro do jogo as dicas já são bem intuitivas, mas msm assim, não deixa de ter certa complexidade. Agora debater com alguém sobre sua tática em um fórum, o porque ela não funciona, pegar conselhos e ou pedir ajuda, bem como também ir em um tópico em que explicaria por exemplo, como fazer uma tática de posse/contra-ataque, ou falar de como aproveitar certos bugs, usar instruções de bolas paradas que são mais efetivos feitos por terceiros, etc, isso que pra mim quebraria as regras do LLM, enfim, só uma opinião.

Mas no final não deixa de ser interessante esse método empírico, aprender com as experiências é muito prazeroso, ainda mais pra quem é um bom observador. Agora quem é mais "distraído" como eu e nas vezes se perde nos lances por pura falta de atenção, ou por estar com a cabeça em outro lugar ( pensando nas tarefas q tem q fazer/etc ), as coisas ficam bem mais difíceis. hehe

Como eu disse, eu não sou fã do LLM, acho tudo muito ortodoxo e se um dia, eles estiveram próximos da realidade, eu acho que hoje, eles se distanciaram bastante dela, talvez isso seja outro fator que colaborou para o "esgotamento" desse estilo de jogar.

Concordo com tudo o que você disse. Acho que um treinador de verdade que ao ter problemas em sua equipe não procura ler, ver vídeos na internet e debater sobre esses problemas com outras pessoas, em vez de se aproximar da realidade, estaria se distanciando dela. Mas a ideia do LLM não era se aproximar da realidade?

Claro, que ao não buscar uma resposta para um problema em um fórum ou blog, você terá muito mais dificuldades para se livrar dele, do que entrar em um fórum e ler um artigo ou colocar uma dúvida como muitos fazem aqui. Acho que se a ideia é dificultar é melhor não buscar respostas paras os problemas/dúvidas que surgirem.

10 horas atrás, baltazar disse:

Sempre busco algo pra me inspirar na hora de começar um save, como por exemplo, encaixar uma tática que tenho lido mais recentemente, que é o Gegenpressing do Klopp, enfim, isso acaba influenciando bastante no jogo, e não deixa de ser uma verdade que acabamos não colocando nossas "ideias" em prática, e mesmo que elas sejam loucas, como por exemplo, tentar jogar "sem zagueiros", não saberemos nunca se vai funcionar se não tentarmos, e é assim a realidade de um técnico. Fora também a questão de no início do trabalho, ter que adaptar a tática ao elenco, e não o contrário, já que só a longo prazo que vc poderia começar a por suas ideias em prática com as contratações. Por isso é algo bem interessante pra ser feito.

O que escrevi acabou não ficando claro. O que eles não querem é que as pessoas que joguem LLM usem ideias sobre o FM de outras pessoas em seus respectivos saves. Eles querem que você desenvolva suas próprias ideias dentro do jogo, mas nunca li nada a respeito sobre não poder usar conceitos do futebol no FM.

 

10 horas atrás, baltazar disse:

Fiz isso no último save q postei na área, e não é fácil ter um staff bom com todos falando a língua do país do clube, só que como fiz na Inglaterra, temos muitos que dominam o Inglês ou falam ao menos o básico, o q tornou a tarefa mais tranquila, agora se for um país com um idioma pouco falado, é bem complicado, hehe.

Não sei bem como funciona a parte de anúncios de emprego no FM, mas vc saberia me dizer se os que se interessam ao cargo são os que falam a língua do clube do país, ou é geral, com qualquer um podendo se candidatar. Nunca parei pra observar isso, até pq como disse, uso muito a pesquisa.

Outra coisa, se o membro a ser contratado fala o básico do Idioma, está dentro da regra, certo? Hehe, até porque, uma das novidades do FM é vc mandar para um curso de línguas, e até por isso acho que essa regra talvez poderia até acabar sendo deixada um pouco de lado, tendo talvez algumas exceções a serem impostas, como por exemplo, ter um contrato com um certo tempo limite ( 1/2 anos ), em que dentro desse tempo, ele tivesse que dominar o idioma, e caso não conseguisse, não teria o contrato renovado por esse motivo. Enfim, é algo que eu acredito estar compatível com a realidade, ainda mais que muitos clubes tem diversos recursos para ajudar na adaptação de qualquer um que seja contrado.

Isso que você fez é um limitador das facilidades do FM no que diz respeito à contratação de staff. Também acho que faz sentido contratar apenas com algum conhecimento do idioma do clube. 

Não prestei atenção nisso. Acho que o anúncio para emprego se relaciona mais com a reputação do clube/ reputação do staff do que com essa questão da língua.

Está vendo, com os "cursos de línguas" o FM transforma "a realidade do LLM" em algo superado. Acho que o LLM está mais para "Como fazer um save ficar difícil" do que "Como se aproximar da realidade em um save de FM".

 

10 horas atrás, baltazar disse:

Isso é algo bem legal. E para complementar, vc teria as lista preferenciais com os jogadores observados no decorrer do save, sabendo assim quando poderiam assinar um pré-contrato ou ficassem livres. 

Isso é outra coisa que vejo a realidade se aproximando do FM e vice-versa. Com o BID da CBF, por exemplo, dá para saber quando um contrato está para acabar e assim contratar o jogador sem pagar nada ao clube atual dele. O São Paulo, fez isso muito bem por um tempo. Quem disse que na realidade não existe essa lista? E quem disse que não dá para saber que um jogador está sem clube em uma divisão inferior. Acho que isso seria mais comum do que muitos imaginam.

Mas eu sou daqueles que se você que jogar LLM, abrace-o com vontade e nesse caso, jogadores livres só os observados pelos seus olheiros anteriormente.

10 horas atrás, baltazar disse:

Sou também favorável a essa opção, até porque clubes pegam jogadores emprestados, bem como também emprestam vários jogadores pra outros clubes, o que se fosse levado ao pé da letra, também faria com que ter clubes satélites seja contra a regra, pois eu poderia mandar vários jogadores para um clube, mas não poderia pegar emprestado de outro, isso não seria realista. Com exceção de países com regras, o certo é ter bom senso, assim como não pegar muitos jogadores emprestados de um só clube, não mandar vários jogadores encostados somente para um clube satélite. A questão aqui que vejo, é que por exemplo, ter um elenco somente com emprestados, facilitaria as coisas pra vc e poderia deixar o clube em um boa situação financeira caso pague somente uma parte ou nenhuma dos salários dos emprestados, e assim deixaria o jogo mais fácil, mas dizer que isso é irreal pra todos os países não seria verdade, porque cada um tem suas regras, no Brasil por exemplo, não é difícil ver clubes com boa parte, se não todo o elenco formado por jogadores emprestados.

 

Enfim, jogar nos moldes do LLM, apesar de alguma regras serem como vc mesmo disse no comentário anterior, bem rígidas, não deixa de ser um desafio muito interessante de ser tentado. Tentei fazer algo parecido em um save aqui na área, inclusive acabei até desistindo logo no começo por problemas na época, nos quais nem me lembro bem, e até por isso estou pensando em tentar novamente postar um save neste estilo que faria seguindo regras do LLM, ou ao menos boa parte delas. 

Quem mora na Alemanha e Inglaterra diz que as parcerias nesses países não existem como o FM as faz, sendo assim, estão fora da realidade. Nesse caso, minha opção se jogasse LLM nesses dois países seria acabar com as parcerias imediatamente. Mas em outros países eu seria mais flexível, mas sem abusar, como você bem disse.

Sim, elenco com emprestados facilitaria muito a vida de um clube minúsculo. Dando uma vantagem competitiva que outros talvez não tenham e mesmo se tivesse, prefiro não tê-la no caso de uma LLM.

Esse caso vai mais ou menos na direção dos amistosos. Incentivar a marcação de amistosos com clubes maiores é uma forma legal, mas injusta, ao meu ver de conseguir dinheiro. Sempre deixei meus amistosos serem marcados automaticamente pelo auxiliar técnico.

 

Eu acho que o LLM tem pouco a ver com a realidade. Se no passado era assim que o LLM era visto, o FM se encarregou de aproximar da realidade e de influenciá-la como o passar do anos e a realidade ficou mais próxima do que o FM já erá em 2004 quando foi lançado com esse nome. Temos dados estatísticos que antes o futebol não tinha, veja o Prozone e a Opta, temos sites com dados de jogadores (Transfermarket), temos vídeos de táticas, treinamentos e uma série de coisas que existem no mundo virtual e também no real. 

Mesmo assim, acho que as diretrizes do LLM são ótimas para quem quer fazer um save difícil ao adotá-las integralmente, ou para quem deseja dificultar um save, adotando as "regras" parcialmente.

Mesmo com todos questionamentos levantados sobre a realidade do estilo LLM e suas dificuldades, não dá para ver pessoas fazendo saves chamando-os LLM apenas porque estão jogando com clubes pequenos. Isso é um sacrilégio :D

Postado

Muito obrigado Gilson pelas respostas. Realmente, algumas regras do LLM ficaram ultrapassadas, e como vc disse, antigamente o pessoal chamava de LLM qqr save quando na verdade eles usavam so parte das regras, eu por exemplo, não sabia de todas essas regras, hehe, foi bom ter isso em mente e quando contar um novo save na área,já sei que não poderei falar que é um "LLM de verdade", já que não estarei usando todas as regras, mas não é por isso q o save deixará de se aproximar da realidade, como vc bem disse nas suas explicações.

1 hora atrás, ggpofm disse:

Está vendo, com os "cursos de línguas" o FM transforma "a realidade do LLM" em algo superado. Acho que o LLM está mais para "Como fazer um save ficar difícil" do que "Como se aproximar da realidade em um save de FM".

Justamente o que pensei ao ver algumas regras, o que até deixa interessante, pois uma dose de desafio nos saves é sempre bem vinda.

1 hora atrás, ggpofm disse:

Mesmo assim, acho que as diretrizes do LLM são ótimas para quem quer fazer um save difícil ao adotá-las integralmente, ou para quem deseja dificultar um save, adotando as "regras" parcialmente.

É justamente o que irei fazer. Inclusive, a regra de você ter que se virar por conta própria com a tática sem consultar me deixou um pouco receoso no começo, pois gosto sempre de fazer consultas em manuais, guias relacionadas a cada instrução, pois apesar das "dicas" que o próprio FM dá, elas não são suficientes para um entendimento claro do que aquilo fará na prática em várias ocasiões durante o jogo. Mas parei pra pensar, seria legal aplicar isso, afinal, quem também joga outros jogos, sabe que cada game tem suas peculiaridades, e para conseguirmos dominar bem ele, precisamos de tempo, no caso, jogar e aprender com os erros enquanto joga, pegando os controles certos, as malícias, etc. No FM é a msm coisa, pois se vc observar melhor o jogo, ou as estatísticas/relatórios caso jogue em um modo menos amplo, vc conseguirá passar pelas dificuldades táticas com o tempo, e talvez essa seja a principal causa de muita gente desistir de ficar tentando por conta própria arrumar a tática, e ai recorre a guias/manuais ou pega conselhos/dicas em fóruns, pois não tem paciência como em outros jogos, e sabemos que o FM é um jogo que requer extrema paciência, porque nem tudo que aplicamos funciona na hora, demanda tempo para as coisas se ajustarem, e se a pessoa tem pressa por resultados, acaba desanimando jogar, e ai acontece o que vemos, muitos desistindo de saves muito bons pelos desafios q aparecem, enquanto q se os enfrentassem por conta própria e desse tempo, acabaria ultrapassando, e mesmo que chegassem a ser demitidos, qual o problema, não deixaria de ser uma aprendizagem para o futuro, sabendo que o que fizeram deu errado em outro save, tentando assim uma nova abordagem até chegar a uma que desse certo, ao menos naquele time em questão. Enfim, estou pensando em pegar algo assim, gosto de desafio. Hehe

Novamente muito obrigado Gilson, espero o mais cedo possível voltar a postar um save na PM, não gostei de ter parado aquele desafio de jovens, mesmo depois de ganhar a UCL, tinha coisa q eu gostaria de fazer ainda, mas por questões pessoais acabei parando, na verdade, foi uma questão que estava fora do meu controle naquela época e me pegou desprevenido, só q isso dificilmente se repetirá agora, e até por isso não me aborreci tanto, mas que me deixou com uma dose de quero mais, a isso sim, e até por isso, talvez não nesse, mas no próximo FM acabarei repetindo o desafio novamente pra fazer algo ainda melhor. Nos vemos logo... :D

 

Postado
8 horas atrás, baltazar disse:

Novamente muito obrigado Gilson, espero o mais cedo possível voltar a postar um save na PM, não gostei de ter parado aquele desafio de jovens, mesmo depois de ganhar a UCL, tinha coisa q eu gostaria de fazer ainda, mas por questões pessoais acabei parando, na verdade, foi uma questão que estava fora do meu controle naquela época e me pegou desprevenido, só q isso dificilmente se repetirá agora, e até por isso não me aborreci tanto, mas que me deixou com uma dose de quero mais, a isso sim, e até por isso, talvez não nesse, mas no próximo FM acabarei repetindo o desafio novamente pra fazer algo ainda melhor. Nos vemos logo... :D

Não precisa agradecer, é sempre legal quando podemos trocar experiências.

Ainda bem que agora sei que você voltará. Ficaremos felizes. Você faz falta por lá.

Postado
19 horas atrás, ggpofm disse:

Não precisa agradecer, é sempre legal quando podemos trocar experiências.

Ainda bem que agora sei que você voltará. Ficaremos felizes. Você faz falta por lá.

 

Hehe, verdade.

Vlw, a área está muito boa, tem bons saves por lá, tenho acompanhando e estou gostando de vários. Vamos ver se volto o mais rápido possível, gostaria de começar um logo depois da última db oficial, mas acho difícil, talvez em março ou no mais tardar meados de abril, pois tenho que planejar bem como contarei o save, como será, etc.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...