Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Guia para o Lower League Management (LLM)


Johann Duwe

Posts Recomendados

Postado

BjD4AGu.jpg

 

Guia para Lower League Management (LLM)


O guia definitivo para dirigir equipes em ligas menores. Qual time escolher? Como administrar as finanças? Quais jogadores devo procurar? Isto (e muito mais) é o que você poderá aprender neste guia para a LlaMas (Lower League Managers).


 

Escolhendo uma equipe

Finanças, Reputação, Expectativa.

Lower League Management (LLM) é exatamente o que o nome sugere, ser um manager nas menores ligas. Isso geralmente implica em você ir a último divisão possível e criar uma carreira de sucesso a partir daí. Seja como clube que você escolheu ou conseguindo melhores oportunidades em ligas maiores. Isso tudo implica em quem você quer ser. Ao escolher o clube é importante que você saiba onde está se metendo. A maioria dos LlaMas (Lower League Managers) começa na Conference Norte ou Sul. A maioria das equipes são semi-profissionais, o que significa que terá algum orçamento salarial. Entretanto você estará também cercado por um punhado de clubes amadores, tal qual caso decida jogar na última divisão do Futebol Sueco.

Quando você define as ligas e datas para começar a jogar, é preciso levar uma série de fatores em conta antes de escolher o clube. O primeiro deles já foi mencionado, qual o tipo de clube que quer dirigir? Prefere uma equipe Semi-Pro ou um time Amador? Ainda há assuntos como reputação, finanças, infra-estrutura e as expectativas para considerar.

Você quer estar lutando contra o rebaixamento logo na sua primeira temporada, ou quer lutar pela subida de divisão? Dar uma olhada nas expectativas dos clubes é uma boa indicação de onde você irá lutar suas batalhas.

Quer salvar um clube que já está próximo da falência e irá precisar vender jogadores para conseguir se manter ou um clube que pode oferecer bons salários e assim atraindo jogadores com maior qualidade? Isso sem falar que um clube com status de rico não irá precisar vender os jogadores para manter as finanças saudáveis, entretanto pode ser mais prazeroso pois este clube irá atrair mais patrocínio e público, assim você irá ainda ganhar mais dinheiro.

Você pode observar também a infra-estrutura que o clube tem, você prefere uma boa academia para jovens ou melhores instalações para a Equipe Principal para não ter que lidar com lesões frequentemente. É importante saber a importâncias que ambos têm, pois más instalações significam que os jogadores não irão evoluir em seus atributos, significa também que poderá haver um alto índice de lesões e você não irá maximizar o desempenho dos jogadores. Academia para Jovens pelo outro lado é sobre como os seus jovens jogadores são no momento e como eles serão no futuro. Caso você tenha um excelente recrutamento, é possível que esse jogador venha a ser uma estrela num futuro não tão distante, mas caso tenha uma Academia não tão boa, ele não atingirá o potencial que tem.

A última coisa é a reputação. Quanto maior a reputação de um time, maior é a vontade dos jogadores de se juntarem ao time, o mesmo vale para membros do staff.

LLM Pura

Esse é um desafio completamente diferente dentro do espírito LLM e aqui é realmente para começar da forma mais baixa possível. E o que poderia ser mais baixo do que um clube da última divisão? Começar sem clube. LLM Pura é tentar simular como seria para você entrar no competitivo mundo futebolístico tendo como experiência apenas a pelada de casados x solteiros, ou o jogo com o pessoal do bairro que você vive. Jogar assim implica também em não usar nenhum “lista de jogadores livre” ou similares e nunca, repito nunca, usar a pesquisa dentro do jogo. Todo e qualquer jogador deverá ser procurado por seus olheiros. Todo e qualquer membro do staff não deve ser contratado através da pesquisa, mas sim com anúncios feitos pelo seu Presidente. Sobre táticas baixadas, não vou nem comentar nada.

Obviamente, isto é LLM estremo e você tem que se sentir livre para começar desempregado e jogar desta forma. Note que começando desempregado você irá depender de outros clubes demitirem seus treinadores para que você possa se candidatar ao mesmo, dependendo da liga escolhida, algumas equipes já começam sem treinador.

 

Finanças

Como aumentar o lucro, vendendo os melhores jogadores pelas ofertas certas, amistosos, bom desempenho em copas.

Na função de LlaMas é importante ter a saúde financeira do clube embaixo dos olhos o tempo todo, está é uma das tarefas mais importantes em clubes pequenos. Você não apenas precisará fazer qualquer coisa para aumentar as receitas, muito mais importante é cortar gastos e ficar de olho em cada dinheiro gasto.

Conheça seu orçamento salarial

Se você quer ter sucesso nas menores ligas você precisa conhecer o seu orçamento salarial o tempo todo e ter certeza de que nunca ficará acima do limite. Deixar o orçamento salarial fora do controle é a forma mais eficaz e mais rápida para o desemprego. Compreendo que será difícil resistir a dar aquele um pouco a mais para um atacante que será de grande ajuda, mas não o faça. A diferença de nível dos jogadores nestas divisões não são grandes, e caso algum jogador que esteja negociando com seu clube peça um salário um pouco maior do que o ideal, sugiro cancelar as negociações e procurar outro jogador que aceite vir por um salário menor.

Algo que deve ser considerado também, caso seu clube esteja passando por maus bocados, tendo prejuízo todo mês, então é hora de começar a cortar salários, tentando negociar menores valores para quem já está. A uma linha bastante tênue aqui, pois não estará no emprego aquele que tem um time fraco e também não estará aquele que leva o clube próximo a falência. Este é um dos motivos que faz o LLM tão desafiador.

Todo jogador pode ser vendido

Nenhum jogador deveria ser maior do que o clube, isso é clichê, mas algo que será critico para o sucesso na LLM. Os jogadores tem uma tendência para crescer em seu coração a semente do mal chamada ambição, especialmente em seus melhores jogadores. Com frequência será questionado por jogadores que querem sair para um clube de maior nível, você pode até tentar agradar eles e manter no clube, mas irá ganhar mais vendendo eles. No fim das contas, estes jogadores estarão tão focados em deixar o clube que não irão renovar o contrato. Alguns clubes podem amenizar o prejuízo ao vender os melhores jogadores quando eles estiverem mais bem avaliados.

Ao oferecer um contrato a um Jogador Chave, há uma coisa que precisa se perguntar: Eu consigo um outro jogador que seja tão bom quanto e mais barato? Isso significa que precisa ser bastante minucioso no mercado e num mundo ideal, ter 5 jogadores numa lista preferencial por posição. Essa é uma forma rápida de decidir se irá vender ou manter o jogador.

Atraindo pessoas ao Estádio

A única maneira com 100% de certeza de crescer as receitas é atraindo mais pessoas ao estádio. Quanto mais pessoas dividirem o dinheiro delas com o clube, mais o clube ganha. Infelizmente não é tão fácil quanto parece. Para ter mais público, você precisa ir muito bem na liga, nas copas, ter algumas estrelas no elenco, jogar um bom futebol e assim por diante, tudo o que você faria você pagar para ver uma partida de futebol.

Uma forma de fazer com que mais pessoas vejam seu clube, é fazer com que eles venham para ver outro time. Amistosos em casa contra equipes de maior reputação podem as vezes providenciar uma receita razoável. Caso você tenha um clube parental que irá vir para jogar um amistoso todo ano, você tem a certeza de ter uma renda decente.

Mesmo se for um valor baixo, ainda assim conta, pois cada centavo ganho vale a pena. Mas não jogue apenas contra grandes equipes, pois a probabilidade de levar goleada é grande e com isso irá cair a moral da equipe.


Construindo um elenco

Avaliando Jogadores

Maiores salários, jovens talentos, ninguém é insubstituível.

Quando você assume o comando de um clube, é uma boa ideia dar logo uma olhada no seu elenco e planejar até onde quer ir com o clube e os jogadores. Há jogadores sobrando ou de baixíssima qualidade, que são considerados supérfluos? Tem algum jogador que valha a pena vender para gerar uma receita extra? Quais jogadores irá manter para a temporada? Estas e mais perguntas devem passar pela sua cabeça antes mesmo de passar o primeiro dia, e muito importante, precisam ser respondidas antes de abrir a janela de transferências.

Ao chegar ao novo time, será perguntado se quer um relatório da equipe. É a primeira etapa para conseguir analisar os jogadores, claro, há muito mais coisas para serem vista além deste relatório, mas é preciso começar de algum lugar.

Mantenha o menor número possível de jogadores no elenco

Outro sinal de que está dirigindo um time das ligas menores é o tamanho de seu elenco. Você com certeza não terá o dinheiro necessário para montar um elenco com vários reservas para cada posição. A princípio será estranho não ter um reserva pronto para jogar a qualquer momento da temporada que seja necessário. Entretanto logo irá aprender que um dos charmes da LLM é exatamente conseguir passar a temporada com no máximo 20 jogadores, pois assim irá aprender mais facilmente os pontos fortes e fracos de seus jogadores.

O truque para sobreviver com um elenco tão pequeno é sempre olhar para os jogadores mais versáteis que podem jogar em mais do que apenas uma posição em campo. Sendo um LlaMa é mais interessante escolher um jogador com 1,5* de CA para ser reserva que jogue na lateral direita e como zagueiro, do que um jogador com 2,5* e CA mas que só pode jogar como lateral direito.

Por estar nas divisões menores, as chances de sofrer uma lesão devido a falta de qualidade na infra-estrutura e aos preparadores com baixa qualidade, então é importante ter um elenco que possa ser mais flexível para o desenrolar da temporada.

Conseguindo novos jogadores

Comprando jogadores

Jogadores livres, barganhas, velho é bom, atributos chaves.

Devido a escassez de fundos para transferência, este não será um aspecto muito relevante, ao menos até obter um poderia financeiro maior. Em muitos casos até a venda de um jogador não fará diferença, pois a receita do mesmo irá ajudar nas despesas diárias do clube e não vai estar disponível para tentar comprar novos jogadores.

Então a opção que sobra é virar do avesso o que sobra, também conhecido como Jogadores Livres. E não será surpresa se encontrar em sua maioria, apenas jogadores que nem reservas seriam em seu clube, pois o mesmo é composto por rejeitados de todos os clubes, entretanto há esperança de encontrar aquela joia a ser lapidada, ou pode realmente haver um jogador que será importante para você.


Então o que procurar?

Ao construir um elenco para jogar a LLM você não pode permitir ficar cego pelo brilho das jovens estrelas em potencial. Nós todos queremos encontrar o próximo diamante bruto, mas como treinador LLM temos de viver o presente. Todo e qualquer jogador que você decida contratar precisa adicionar algo ao elenco logo no primeiro dia. Você não pode se dar ao luxo de usar uma posição importante do elenco (e com salário alto) em um jogador que não será titular absoluto durante a temporada.

Isso não deve fazer com que você pare de procurar por jogadores jovens que podem se desenvolver e melhorar no futuro, mas a compra destes jovens por altos valores é feita apenas por equipes com mais poderio financeiro e em maiores ligas.

Enquanto estiver dirigindo um time nas divisões menores vai ser comum ser abordado por jogadores que estão no fim de suas carreiras. Eles irão procurar um emprego que lhe garanta mais algum tempo com uma remuneração fixa e a primeira vista, eles parecem ser bons investimentos, pois geralmente vem de divisões maiores e tem experiência de sobra e atributos maiores do que seus jogadores, mas tomem cuidado pois antes de contratar estes jogadores, você deveria se fazer algumas perguntas.

Antes de confirmar a contratação é preciso fazer seu dever de casa.

Quão longo é o contrato que ele deseja?

Os jogadores mais velhos na maioria dos casos irão tentar um contrato de 2-3 anos, o que na maioria das vezes não é do seu interesse. Os atributos destes jogadores podem impressionar no momento da contratação, mas eles começarão a despencar em poucos meses. Quando isto acontecer, você não irá querer estar preso a um contrato de 3 anos para um jogador que não possui mais condições de entrar em campo.

Quais as suas exigências salariais

Os jogadores mais experientes sabem que tem pouco tempo para conseguir um dinheiro extra em um contrato e vão querer maximizar seus ganhos de qualquer maneira.

Tome cuidado em especial as cláusulas que garantem aumento percentual ano após ano e com a clausula que estende o contrato após um número de partidas pré-definido.

Cheque o histórico de lesões

Em primeiro lugar, porque este jogador estava disponível? Estando numa divisão baixa, é um pouco óbvio que seu clube não é a primeira opção do jogador, mais provável que seja uma das últimas. Então porque as demais equipes não se interessaram por um veterano com bons atributos? Uma das razões pode ser um histórico de lesões importantes.

Tenha certeza de observar o histórico de lesões para ver quanto tempo ele ficou parado nas últimas temporadas e mesmo que ele não tenha, olhe se o seu olheiro informou se ele é propenso a lesão. Em uma LLM não há como pagar um salário a alguém que vive machucado.

Ele ainda pode se mexer?

O tempo é o maior inimigo e para um jogador de futebol é a resistência que vai acabando aos poucos. Todos sabemos que um jogador que mal pode se movimentar no meio de campo, mas ainda controla o jogo com seus passes açucarados. Ou o atacante que não vence o zagueiro na corrida, mas ainda sabe onde e quando deve estar para marcar gols.

Antes de assinar um contrato com jogadores mais velhos, tenha certeza de que ele ainda possua as qualidades técnicas que farão dele um jogador importante no seu elenco.


Quais atributos procurar?

Determinação
Um jogador com enorme talento não precisa ser muito determinado, pois seu talento muitas vezes resolve a partida. Para os jogadores de LLM é outra história, pois a maioria dos jogadores tem muito pouco talento e precisam depender de outras qualidades para avançar na carreira.

Velocidade e Resistência
Velocidade é tudo nas menores ligas. Juntamente com uma alta resistência, qualquer jogador com estes atributos mais altos pode dominar até a League One (Inglaterra) ao menos, pois como a maioria dos jogadores tem estes atributos menores, eles acabam se cansando e é ai que este jogador se destaca.

Empréstimos

Baixo percentual de salários, clube parental.

Outra forma para conseguir reforços sem pagar pela transferência é o mercado de jogadores que podem ser emprestados, melhorando o seu elenco sem quase que sem custos.

Se você observar os diversos saves em forma de LLM pela internet, irá ver que muitos Llamas se envolvem constantemente no mercado de empréstimos e é uma estratégia comum usada pra trazer vários jogadores com quase nenhum custo.

Tente começar a procura de reforços com os empréstimos, um clube parental é de grande ajuda pois geralmente podemos pedir jogadores que serão titulares e não pagar nada de salário a eles. Com clubes não parentais, existem grandes chances de termos de pagar um percentual do salário do jogador, muitas vezes temos até de pagar uma taxa mensal pelo empréstimo.

Quantos jogadores você quer ter emprestado em seu save, isso é uma decisão unicamente sua, na Liga Inglesa há um limite de jogadores emprestado, então escolha sabiamente.

Juniores

Compras lucrativas, limpeza geral de juniores.

Ao jogar uma LLM é muito improvável que você encontre algum jovem de qualidade em sua base e já o use no elenco principal. A menos que tenha decidido começar com um gigante adormecido, onde o mesmo já figurou nas grandes ligas e poderia atrair jogadores de qualidade, bem como ter uma academia de juniores de qualidade. Se esse não é o seu caso o melhor a fazer é se livrar de jovens com pouco potencial que recebem algum salário, pois qualquer ajuda para aumentar a margem salarial ajuda.

Se você tiver em seu elenco algum jogador formado na base com potencial para ser uma estrela, então faça com que ele jogue no elenco principal com frequência ou venda ele para conseguir alguma receita razoável.

Preparadores e Treinamento

Sua importância, barganhas, aumento na rede procura, trabalho dobrado.

Um dos lugares onde você geralmente pode fazer a diferença é no treinamento de seus jogadores. Você pode pedir ao jogador para focar em uma nova posição ou um novo papel. Enquanto estiver jogando nas ligas menores os clubes serão amadores ou semi-profissionais, o que significa menos tempo de treino. Geralmente equipe semi profissionais treinam 05 dias da semana (contra 07 de times profissionais). Mas nestes 05 dias você deve ter alguma partida e irá querer que seus jogadores descansem antes e depois da partida para manter uma condição física aceitável. Então, descanso pré jogo, o jogo e descanso só jogo, sobram ainda 02 dias para treinamentos, sendo que um deles será usado para se preparar para a partida, então você terá apenas 01 dia por semana para melhorar os atributos de seus jogadores. Agora imagine como é treinar um equipe pequena e com condições de treinos abaixo do aceitável, você talvez tenha 10 bolas, alguns cones e alguns coletes de treino. Junte a isso o fato de os integrantes de seu staff não serem os mais talentosos e você não será capaz de desenvolver ao máximo seus jogadores do elenco principal e juniores.

Isso significa que o treino não tem efeito sobre os jogadores? Longe disso. É uma ferramenta muito útil para manter seus jogadores em forma, manter um padrão tático e até ensaiar jogadas ensaiadas nas bolas paradas. Você consegue evoluir um jogador, mas não tanto quanto seria numa estrutura de Premier League. Uma das coisas essencial no treinamento em uma LLM é descansar. Parece um absurdo, entretanto devido ao curto tempo de treino e ao elenco reduzido, você precisa de jogadores descansados para jogar a Liga e as Copas. Mesmo com a rotação do elenco, a possibilidade de entrar em campo com jogadores cansados é grande, por isso tenha certeza que dará descanso aos jogadores mais importantes antes de partidas que podem gerar uma receita, como por exemplo jogos pela Copa em casa. Isso pode significar dar uma freada nos treinamentos e evolução dos jogadores, mas lembre-se, quanto mais avançar nas Copas, mais receita irá ganhar.

Depois de tudo isso que foi dito, treinar em equipes de alto nível ou de baixo, no fim das contas o processo é o mesmo, há vários artigos por aí informando as melhores formas de manter seu elenco preparado física e taticamente para a temporada. Entretanto sempre em mente as limitações que irá encontrar ao jogar uma LLM.

Sistema de Olheiros

Importância de outras ligas, conhecimentos dos olheiros.

Antes de procurar por reforços você deve procurar por olheiros. Confira seu quadro de olheiros. A base de um save em formato LLM é jogar de forma mais realista possível. Isso significa que não é permitido usar a procura dentro do FM*, nem FM Scout, nada de Listas Preferenciais baixadas da Internet. Se você quer saber tudo sobre os jogadores que querem jogador no seu time, pergunte ao seu olheiro. Uma vez ele tendo analisado, é possível enviar novamente para acompanhar tal jogador por até 3 meses, tendo assim um relatório muito mais completo e detalhado.

*Não sei quanto a outros FM's, mas no 2016, é possível que na procura de jogadores apareça apenas quem já foi observado por olheiros, deixando assim mais prático para visualizar a lista de jogadores.

Estas restrições fazem que uma boa qualidade dos olheiros seja óbvio. Se você não confia eu seus olheiros, estará contratando jogadores as cegas.

Logo ao começar a procurar por olheiros, vai descobrir que assim como com jogadores, os melhores não querem ir para o seu clube pequeno. E os olheiros já empregados, serão em geral uma montanha de lixo.

Os melhores olheiros já terão assinado por outro clube quando você tive alguma chance.

Nem se importe com olheiros que sejam bons em avaliar o potencial futuro neste momento, afinal de contas, você precisa de jogadores que façam a diferença agora, para te levar a níveis maiores e aí sim começar a procurar jogadores para o futuro.

Quando finalmente encontrar algum olheiro é hora de colocar ele para trabalhar.

Para adicionar um pouco mais de dificuldade, você terá grandes restrições para mandar seu olheiro devido aos custos que isso terá. Um olheiro da última divisão inglesa talvez consiga viajar todo o Reino Unido, mas jamais será permitido a ele viajar até o Continente Africano.

Pré Temporada

Testando jogadores, táticas, lucrando.

A pré temporadas é a parte mais importante pois permite a você testar diferentes jogadores e diferentes táticas, ainda ajuda a construir uma boa moral com o time e direção e até conseguir algum dinheiro que será sempre bem vindo.

É fácil gerar uma boa receita jogando contra times de divisões superiores, mas isso pode também ser extremamente perigoso para a moral da equipe se você não for cuidadoso. Receber uma grande equipe é bom, mas levar uma goleada monstra não é interessante, imagine 6 jogos assim e você já pode ser demitido antes mesmo da temporada começar. É importante haver um balanço entre estas partidas e partidas contra equipes de bairro ou da mesma divisão, pois nelas há maiores chances de vencer e assim aumentar a moral dos jogadores.

Se conseguir, tente jogar cerca de 10 partidas na pré temporada, sempre alternando essas duas situações, entre equipes muito fortes e fracas/mesmo nível. Com mais amistosos significa também que seus jogadores devem ficar mais familiarizados com a tática quando a temporada começar para valer.

Manter uma rotação no elenco é também importante na pré temporada, pois você não quer sobrecarregar eles e forçar uma lesão antes dos jogos competitivos. Isso também lhe dá a chance de testar jogadores em diferentes posições e pedir a eles para treinarem nessa posição, aumento assim o leque de opções, já que em algum momento o titular não estará lá e devido ao elenco enxuto, haverá alguém apto para desempenhar a posição.

Tática

Fluido ou Rígido, Contra Ataque ou Controle, Expressivo ou Disciplinado.

Encontrar a tática para a sua equipe irá fazer com que tenha sucesso ou fracasso na temporada. Em uma equipe maior, facilmente podes colocar a tática que você mais gosta e ir em frente, pois haverá jogadores para tal. Em clubes pequenos é diferente, você precisa encontrar uma tática que caiba nas habilidades e particularidades de seus jogadores. Isso significa manter ao menos 02 táticas ou 03 por não ter jogadores suficientes em uma determinada posição, devido novamente a limitação no tamanho do seu elenco.

Uma vez decidido a tática você precisa pensar nas instruções a equipe, instruções individuais. Agora, se lembre que seus jogadores não são classe mundial, são em sua maioria lentos, não criativos e sem cérebro. Pode ser que colocando ali umas 12 instruções a equipe, pode ser que funcione e você tenha sucesso. Mas acredite, é exceção, quanto menor a liga, quanto mais fracos os jogadores são, mais simples tem de ser a tática. É raro em ligas menores, mas caso tenha algum jogador que tenha um Movimento Preferido interessante (chuta com força, corta pra dentro, etc), procure uma forma de explorar isso, pode ser uma grande ajuda durante a temporada.

Então, por exemplo, se você sabe que seus zagueiros são mais lentos, então não faz sentido jogar com uma linha defensiva alta, pois irá ficar muito exposto e levar muitos gols.

Da mesma forma não faz sentido jogar de forma fluída e com liberdade se seus jogadores não são criativos o suficiente para fazer isso funcionar. É mais simples e funcional jogar de forma rígida e disciplinada.

Uma vez encontrada uma tática que funcione, mude pequenas coisas para melhorar. Quando estive subindo divisões você pode ter zagueiros melhores e mais rápidos para jogar com uma linha defensiva alta, ou pode mudar toda a tática e começar do zero, pois tem condições de adquirir jogadores para tal.

Lealdade / Segurança no Emprego

Rejeitando ofertas, superando os objetivos.

Se você for desses managers que querem jogar em melhores divisões a qualquer custo, há algumas coisas que você precisa saber. Se falar constantemente que está interessado em time X ou Y, acabará demitido. E se quer atrair a atenção de clubes maiores, não ser demitido é essencial. Há outros manager que ficarão no mesmo clube até o fim da carreira. A pergunta então é como que você consegue desenvolver essa segurança de emprego?

Há um grande indicador sobre o que a Direção pensa de você enquanto treinador. A cada mês você recebe uma notícia onde eles lhe falam sobre a análise deles e o que pode melhorar e com o que estão satisfeitos. Irão lhe dizer como se sentem sobre a situação financeira da equipe, sobre o desempenho nas partidas, se gostaram ou não de alguma contratação/venda, e assim por diante. É importante ouvir o que eles lhe dizem.

Você também será avaliado sobre a lealdade ao clube, não apenas pela Direção, mas também pela torcida. Como mencionado anteriormente, se você constantemente tentar uma vaga em clube de divisão maior, ambos ficarão rapidamente contra você. Caso seja noticiado pela mídia que tal clube tem interesse em seus serviços, o melhor a fazer é negar tal fato, exceto se você não tiver interesse na vaga, então o melhor é dizer isso. Se você afirmar que tem interesse na vaga, então poderá ser demitido. Espere para se interessar quando já estiver demitido, muitos clubes não tem a tendência de paga a multa rescisória de seu contrato. Sim, seu salário serve para isso, fixar uma cláusula rescisória para outros clubes, mesmo que você não saiba do valor, ele existe.

Outra boa forma de manter uma boa relação com a torcida e direção é obviamente ultrapassar os objetivos propostos. Fazendo isso todos irão gostar mais de você.

Apenas saiba que quase ninguém gosta de pessoas insistentes. Se perguntar uma vez a direção sobre melhoria na infra estrutura ou maior orçamento salarial e manter essas perguntas algumas vezes em pouco tempo, a direção pode acabar se cansando e lhe demitindo a qualquer momento.

Lembre-se que manter uma boa relação a aumentar a confiança da Direção e Torcida, acaba fazendo com que esses pedidos sejam mais fáceis de serem aceitos de imediato, tendo é claro condições financeiras para isso. Manter uma boa relação com a diretoria é essencial no desenvolvimento do clube e do treinador também.

 

____________________________________________________________________

Fui traduzindo esse artigo, que julgo ser um dos mais completos na questão LLM e resolvi disponibilizar aqui pra galera.

Autor: a_esbech

Link original: http://www.fmscout.com/a-lower-league-management-guide.html

 

 

 

 

Postado

Parabéns, Johann, pela tradução.

Achei estranho o autor (a_esbech) sugerir que marcar amistosos com equipes de maior reputação é algo válido em um LLM. Deveria ser justamente o contrário. O correto na minha opinião, deveria ser marcar amistosos apenas com equipes de mesma reputação ou até de reputação menor, nunca com reputação maior que a sua, justamente para não conseguir recursos facilmente.

Você não acha estranha essa sugestão, @Johann Duwe?

Postado

Obrigado @Johann Duwe por disponibilizar todo esse conteúdo no fórum. Já estava procurando algo parecido ainda ontem, mais só encontrava em Inglês e confesso que não nada bom em línguas estrangeira hehe Mais uma vez quero agradecer por disponibilizar o conteúdo que será muito útil para meu save.

Postado
29 minutos atrás, ggpofm disse:

Parabéns, Johann, pela tradução.

Achei estranho o autor (a_esbech) sugerir que marcar amistosos com equipes de maior reputação é algo válido em um LLM. Deveria ser justamente o contrário. O correto na minha opinião, deveria ser marcar amistosos apenas com equipes de mesma reputação ou até de reputação menor, nunca com reputação maior que a sua, justamente para não conseguir recursos facilmente.

Você não acha estranha essa sugestão, @Johann Duwe?

Com isso vc gera mais dinheiro com bilheteria e ainda tem como ganhar cota de tv, caso o jogo seja com uma equipe muito maior que a sua.

Postado
22 minutos atrás, Tchelin disse:

Com isso vc gera mais dinheiro com bilheteria e ainda tem como ganhar cota de tv, caso o jogo seja com uma equipe muito maior que a sua.

Exato, e isso não se relaciona em nada com o espírito LLM, apesar de eu achar muito ortodoxo a forma como os LLaMas jogam.

O guia é legal porque sugere como administrar um time com poucos recursos, mas ele não é uma guia sobre o que é o LLM, mas pode passar uma impressão errada do que é um LLM quando o autor diz logo no primeiro parágrafo que jogar com uma equipe pequena da última divisão de um país é LLM. Lowe League Managemente é muito mais do que isso.

Nesse caso, sugiro a leitura desse texto sobre Lower League Management ou se preferirem acessa o site LowerLeagueManager.com e ler os Guidelines do LLM.

 

 

Postado

@ggpofm acredito que o autor não tentou explicar como se joga uma LLM, pois o LLM puro é uma forma totalmente diferente de se encarar o FM e na minha opinião, pode ser feito com qualquer equipe que não esteja na divisão principal no FM.

Nesse texto penso que ele passou sua forma de pensar em como é administrar um pequeno clube e aproveitar o que o FM tem a oferecer em prol de seu clube, tal qual os amistosos que rendem financeiramente e a parceria com um clube maior.

O texto que você colocou ainda não reli, mas sei que ele puxa mais para esse lado puro da LLM.

Postado
37 minutos atrás, Johann Duwe disse:

@ggpofm acredito que o autor não tentou explicar como se joga uma LLM, pois o LLM puro é uma forma totalmente diferente de se encarar o FM e na minha opinião, pode ser feito com qualquer equipe que não esteja na divisão principal no FM.

Nesse texto penso que ele passou sua forma de pensar em como é administrar um pequeno clube e aproveitar o que o FM tem a oferecer em prol de seu clube, tal qual os amistosos que rendem financeiramente e a parceria com um clube maior.

O texto que você colocou ainda não reli, mas sei que ele puxa mais para esse lado puro da LLM.

Achei bem legal o texto no que diz respeito sobre a administração de clubes pequenos. O que ele escreveu é bastante útil. No entanto, como texto que fala sobre LLM, já que ele usou o termo constantemente, o texto mais atrapalha do que ajuda quem quer entender o que é o LLM na minha opinião. O texto ficaria melhor sem o termo LLM. ;)

Mesmo assim, parabéns por ter compartilhado o texto.

Postado

Se o título fosse "Administrando clubes pequenos" ficaria perfeito com o texto por ele escrito, mas muitos não sabiam destas dificuldades encontradas e é sem dúvida, muito útil para qualquer jogador de FM.

Postado

Ótimo texto, @Johann Duwe. Acabei de ler agora, é ótimo para quem está treinando equipes pequenas. Acredito que, como falou, o autor levou mais para o lado de administrar uma equipe pequena do que seguir o espírito LLM.

Postado

Ótimas dicas, parabéns!! Me identifiquei muito com o texto principalmente pois comprei o jogo com o intuito de começar de baixo. Nem sabia que existia esse LLM mas comecei assim na divisão regional BR. Até mesmo por não conhecer bem o game e essas dicas e saves que rola na net. Agora entendo que quando ganhei tudo que disputei com o time pequeno que comecei(tigres do Brasil), fui pedir para melhorarem o CT, forcei a barra e me demitiram, achei que por ter ganho tudo no Tigres ia ser chamado por um time médio mas fiquei quase uma temporada sem emprego e agora que consegui no humilde chesterfield united, que por sinal o nível eh bem pior que o regional no Br... Kkkk 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...