Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Diminuindo os gols de cruzamento

Henrique M.

Posts Recomendados

• Vice-Presidente
Postado

Tá sofrendo com os cruzamentos mortais da intermediária? Aquele cruzamento espírita que sai de uma ponta e chega limpinha na segunda trave para alguém finalizar sozinho? Então esse vídeo é para você!

Postado

Exatamente sobre o que eu tinha falado no outro tópico hahaha! Parece que uma boa parte da solução é essa mesmo. Bota teu lateral o mais ofensivo possível e com a maior quantidade de pressão pra diminuir as chances do ponta adversário trabalhar com facilidade. Sem contar que ofensivamente ele tem muito mais espaço pra jogar também.

A única coisa que eu não faço é desarme agressivo e marcação apertada. Na PL eu acho extremamente arriscado. Experimentei fazer isso no jogo classificatório da UCL com o Liverpool contra o Koln (tinha ganho o primeiro jogo por 3x1 em casa) e o jogo terminou 6x5 pra eles, quase não classifiquei hahaha!

Tem vezes que infelizmente, acaba não funcionando também. Joguei agora contra o Stoke, tive 3 bolas na trave, 6 oportunidades de gol e eles duas. Ai o jogador deles foi expulso e com 84 minutos saiu o MALDITO cruzamento deles. Resultado? 2x2 ;(

Bacana.

• Vice-Presidente
Postado
30 minutos atrás, Silveira. disse:

Exatamente sobre o que eu tinha falado no outro tópico hahaha! Parece que uma boa parte da solução é essa mesmo. Bota teu lateral o mais ofensivo possível e com a maior quantidade de pressão pra diminuir as chances do ponta adversário trabalhar com facilidade. Sem contar que ofensivamente ele tem muito mais espaço pra jogar também.

A única coisa que eu não faço é desarme agressivo e marcação apertada. Na PL eu acho extremamente arriscado. Experimentei fazer isso no jogo classificatório da UCL com o Liverpool contra o Koln (tinha ganho o primeiro jogo por 3x1 em casa) e o jogo terminou 6x5 pra eles, quase não classifiquei hahaha!

Tem vezes que infelizmente, acaba não funcionando também. Joguei agora contra o Stoke, tive 3 bolas na trave, 6 oportunidades de gol e eles duas. Ai o jogador deles foi expulso e com 84 minutos saiu o MALDITO cruzamento deles. Resultado? 2x2 ;(

Bacana.

Sim, mas quando eu vi, já tava aplicando isso e vendo se era válido. hahaha

Eu fui no fórum da SI investigar se era bug e também saber como dar um jeito de amenizar, a maioria das táticas que tinham boa solidez defensiva apresentavam esse tipo de configuração, aí resolvi aplicar e ver no que dava. Melhorou bastante, mas como disse, é diminuir, não eliminar.

Pelo menos os cruzamentos da intermediária no segundo pau pararam.

Postado

No fórum deles, estão considerando como bug?

• Vice-Presidente
Postado
23 minutos atrás, _Matheus_ disse:

No fórum deles, estão considerando como bug?

Não confirmaram que é bug, mas que estão investigando devido ao número de reclamações.

Postado

Ajuda sempre é bem vinda, ainda mais de quem tem conhecimento profundo sobre o jogo. Ótima iniciativa!

• Vice-Presidente
Postado
9 minutos atrás, Thiago disse:

Ajuda sempre é bem vinda, ainda mais de quem tem conhecimento profundo sobre o jogo. Ótima iniciativa!

Mesmo assim sempre temos coisas novas para aprender, estava sofrendo muito com essa situação, se eu não tivesse parado, entrado no fórum da SI e procurado experiências semelhantes a que eu estava sofrendo, não teria chegado nessa conclusão.

Postado

Hum, isso explica porque eu perdia para táticas que utilizavam pontas. Contudo, marcação individual não seria, também, uma solução paliativa ? 

• Vice-Presidente
Postado
15 horas atrás, Anjo_Ed disse:

Hum, isso explica porque eu perdia para táticas que utilizavam pontas. Contudo, marcação individual não seria, também, uma solução paliativa ? 

Eu gosto muito de usar marcação individual com meus jogadores de meio marcando os jogadores de meio adversário, mas não testei a marcação individual. A questão é quem marcaria, porque se você colocar o lateral para marcar o ponta adversário, o lateral ainda vai ter uma avenida enorme para trabalhar, se você colocar o ponta no lateral, o seu lateral vai continuar fechando para o meio. 

Postado

Interessante a ideia. Eu já tinha notado que jogar com laterais no defender é suicídio nesse FM, porque o jogador nunca vai dar combate no adversário, que então faz a festa. Mas nunca tive coragem de jogar de forma consistente com laterais ofensivos (até porque a lateral é um dos pontos fracos do meu time desde o começo do meu save), sempre usei só na função lateral/apoiar. Talvez devesse fazer o teste.

Postado

Realmente, notei que a ala onde a equipe tomava mais gols era pelo lado do Lateral Limitado. Já o Lateral (Atacar), tomava poucas assistências e fazia bastantes. Ficava meio em dúvida se arriscava colocar o Lateral Limitado para uma função mais ofensiva, com medo do mesmo tomar bolas nas costas.

Postado
Em 12/02/2016 at 12:55, Anjo_Ed disse:

O problema da marcação individual é que quando o adversário utiliza a inversão de posições entre jogadores, teus laterias podem deixar a posição original e criar os corredores para os laterais adversários.

Postado
2 horas atrás, PHKayser disse:

O problema da marcação individual é que quando o adversário utiliza a inversão de posições entre jogadores, teus laterias podem deixar a posição original e criar os corredores para os laterais adversários.

Sim, estou ciente. Por isso, eu coloco meus pontas para marcar os Alas deles!

• Vice-Presidente
Postado

Eu fiz um teste num jogo que me valia a chance de colar no líder, adiantei meus laterais para ala - Apoiar e botei meus laterais marcando os pontas dele e os meus pontas marcando os laterais dele. Ganhei por 1 x 0 num gol de bola parada, mas os caras não criaram absolutamente nada. Eles jogavam naquela 4-1-2-3 Vol Com Pontas. 

Postado

Se meu time só tem laterais defensivos, como faz? Colocar eles pra atacarem mesmo sem ter qualidade?

• Vice-Presidente
Postado
16 horas atrás, Thiago disse:

Se meu time só tem laterais defensivos, como faz? Colocar eles pra atacarem mesmo sem ter qualidade?

Olha, você pode aumentar a largura do time, e botar ele para marcar individualmente os pontas, mas isso não vai impedir que eles fechem para o meio da área. Mas pode ser um paliativo.

Postado
Em 16/02/2016 at 16:55, Henrique M. disse:

Eu fiz um teste num jogo que me valia a chance de colar no líder, adiantei meus laterais para ala - Apoiar e botei meus laterais marcando os pontas dele e os meus pontas marcando os laterais dele. Ganhei por 1 x 0 num gol de bola parada, mas os caras não criaram absolutamente nada. Eles jogavam naquela 4-1-2-3 Vol Com Pontas. 

Testei isso agora a pouco, não surtiu muito efeito. Vou acabar testando um 3-5-2 e usando alguns laterais defensivos na zaga. 

• Vice-Presidente
Postado
2 horas atrás, Thiago disse:

Testei isso agora a pouco, não surtiu muito efeito. Vou acabar testando um 3-5-2 e usando alguns laterais defensivos na zaga. 

Mas foi uma ocasião especial, era um jogo que eu queria vencer e a força do adversário era justamente o jogo pelos flancos.

Postado

É uma boa dica esse do vídeo, mas preciso verificar a funcionalidade mesmo, me parece ser inconsistente. Porém eu não gosto de colocar os laterais com marcação individual como alguns tem falado, muitas vezes com esse tipo de instrução a cobertura que os laterais devem fazer nos zagueiros, normalmente mais lentos acaba não acontecendo de maneira correta e acabei tomando bastante gols de lançamentos nas costas dos zagueiros, o famoso "facão" entre o zagueiro e o lateral. Num 4-4-2 tradicional, eu costumo colocar os laterais com a função apoiar, num 4-1-2-3 eu coloco automática e tento ajustar a marcação com os dois homens de MCs, para que os laterais adiantem um pouco a marcação, sem levar bolas nas costas. É mais uma opção pessoal essas mudanças e varia muito também dos seus laterais, zagueiros e volantes, não existe uma formula milagrosa para não tomar esses gols de cruzamento. Veja o gol do Guerrero ontem, no FlaxFlu, todo o sistema defensivo falhou, mesmo com o ponta e o lateral fazendo a marcação, o lateral teve liberdade e o zagueiro centra falhou, permitindo o gol do Guerrero.

• Vice-Presidente
Postado
5 horas atrás, DouglasBerndt disse:

É uma boa dica esse do vídeo, mas preciso verificar a funcionalidade mesmo, me parece ser inconsistente. Porém eu não gosto de colocar os laterais com marcação individual como alguns tem falado, muitas vezes com esse tipo de instrução a cobertura que os laterais devem fazer nos zagueiros, normalmente mais lentos acaba não acontecendo de maneira correta e acabei tomando bastante gols de lançamentos nas costas dos zagueiros, o famoso "facão" entre o zagueiro e o lateral. Num 4-4-2 tradicional, eu costumo colocar os laterais com a função apoiar, num 4-1-2-3 eu coloco automática e tento ajustar a marcação com os dois homens de MCs, para que os laterais adiantem um pouco a marcação, sem levar bolas nas costas. É mais uma opção pessoal essas mudanças e varia muito também dos seus laterais, zagueiros e volantes, não existe uma formula milagrosa para não tomar esses gols de cruzamento. Veja o gol do Guerrero ontem, no FlaxFlu, todo o sistema defensivo falhou, mesmo com o ponta e o lateral fazendo a marcação, o lateral teve liberdade e o zagueiro centra falhou, permitindo o gol do Guerrero.

A questão é que a ME tá roubada nesse quesito. É um mar de reclamações em tudo quanto é canto sobre o assunto. Essa foi a maneira que eu encontrei para abaixar a frequência desse tipo de jogada. Quanto a questão da marcação individual, usei só naquele jogo. Foi uma ocasião especial, não algo que uso todo dia.

Postado

Perfeito @Henrique M., entendido. Você chegou a testar as funções dos zagueiros, um com bloquear e o outro com cobrir, ou alguma variação diferente dos dois defender?

• Vice-Presidente
Postado
1 hora atrás, DouglasBerndt disse:

Perfeito @Henrique M., entendido. Você chegou a testar as funções dos zagueiros, um com bloquear e o outro com cobrir, ou alguma variação diferente dos dois defender?

Trabalhei muito com o cobrir, mas não resultou em muita diferença. Em nenhuma das ocasiões os zagueiros sabiam marcar um atacante que estava no meio deles.

Postado

Ótimo trabalho @Henrique M.!
É sempre bom agregar novos conhecimentos aos atuais. Não vou negar que, apesar de muitos anos jogando FM, senti uma dificuldade enorme no que se diz respeito aos gols de cruzamento. Até tinha conseguido anular uma boa parcela, mas não todos. O lado bom é que, depois de algumas horas analisando e buscando uma solução, criei uma tática onde uso e abuso deste fundamento.

Postado

esse foi o motivo que dei uma pausa no jogo por enquanto. 

Sabemos que gols de cruzamentos acontecem com frequência, mas praticamente todo o jogo se desenvolve por ali.

Eu tava usando uma tática com 2 pontas e 2 alas, bem aberto, no entanto o time adversário, que tinha apenas um ala, ia até a linha de fundo, cruzava e era gol dos loco kkkk.

• 2 semanas atrás...
Postado

Interessante. Gostei das dicas. Vou liberar meus laterais ofensivos na posição de ala pra ver se melhora aqui.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...