Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

vFIrAwD.jpg

Bom, antes gostaria de fazer algumas considerações: mesmo este guia sendo feito para o FM 2015 resolvi traduzi-lo assim mesmo, para funcionar como uma base para vocês terem uma noção de como agir em situações de bola parada. Se houver novidades sobre bola parada para o FM 2016 eu atualizarei este artigo, se alguém tem algum tipo de jogada de bola parada, para FM 2016 que funcionou em pelo menos 60% dos casos* e quiser dividi-la no fórum mande MP para mim, que eu colocarei neste artigo e darei créditos ao autor.

(*) Quando falo em 60% dos casos eu considero que pra cada 10 jogadas construídas, pelo menos 6 delas tem que funcionar.

Jogadas de Bola Parada No Football Manager

Escrito por Justice

“Procedimentos eficientes de bola parada, em situações de atacar/defender, como escanteios, cobrança de faltas e laterais. Este guia inclui recomendações pessoais e não cobre todas as formas possíveis para agir em situações de bola parada.”

WlJCQw6.jpg

Introdução

Bola parada sempre foi uma parte chave do futebol. Muitas vezes, elas podem decidir quem ganha e perde uma partida. Jogadas de bola parada bem trabalhadas podem decidir um título, mas o desleixo na preparação da bola parada pode fazer vocês sofrerem uma derrota.

Atualmente, a preparação de jogadas de bola parada é tão importante quanto as jogadas de bola rolando. Se você conseguir que as situações de bola parada sejam um ponto forte da sua equipe isso pode te levar para o sucesso.

9aRn7LO.jpg
Este é o esquema tático usado ao longo do guia

Para cada jogada de bola parada, usaremos a tática padrão 4-2-3-1 como na imagem acima. Essa tática será usada por sua popularidade entre os jogadores de FM durante os últimos anos, então é conveniente usá-la como exemplo. Claro que você pode usar qualquer outra tática de sua escolha, mas para fins deste artigo, vamos usá-la como exemplo.

Escanteios Ofensivos: Curto

Mostrar conteúdo oculto

Escanteios Ofensivos: Cruzamentos Fechados

Mostrar conteúdo oculto

Escanteios Ofensivos: Cruzamentos Abertos

Mostrar conteúdo oculto

Se defendendo em Escanteios

Mostrar conteúdo oculto

Cobranças de Falta Ofensivas: Curto

Mostrar conteúdo oculto

Cobranças de Falta Ofensivas: Cruzamento na Área

Mostrar conteúdo oculto

Se Defendendo em Cobranças de Falta

Mostrar conteúdo oculto

Arremessos Laterais: Curto

Mostrar conteúdo oculto

Arremessos Laterais: Longo

Mostrar conteúdo oculto

Bem, não cobriremos lances de cobrança de falta direta para o gol porque se bem executadas não a nada a ser feito, ao não ser a buscar a bola no fundo do gol. Ou o cobrador errar, ou o chute pegar na barreira.Agora vamos olhar os principais atributos que os seus jogadores vão precisar nesses lances.

"Atributos Chave" para cada situação

Cobrança de Falta: Tiro Livre, Passe, Cruzamento, Chute de longa Distância, Técnica, Decisão e Visão de jogo.

Cobrança de Escanteio: Escanteio, Passe, Cruzamento, Técnica, Decisão e Visão de jogo.

Opção de Chute: Passe, Cruzamento, Chute de longa Distância, Técnica, Decisão e Visão de jogo.

Defendendo em Jogadas de Bola Parada: Drible, Marcação, Agressividade, Antecipação, Bravura, Compostura, Concentração, Posicionamento, Impulsão, Força e Altura.

Atacando em Jogadas de Bola Parada: Drible, Agressividade, Antecipação, Bravura, Compostura, Concentração, Sem Bola, Impulsão, Força e Altura.

=*=*=

Tópico Oficial: FMScout

Escrito Por: Justice

Tradução Feita Por: @bruno introvertido

Revisões Feita Por: @bruno introvertido e @Yan Perisse

Imagens: Banner feito por @_Matheus_, Imagens In Game, capturadas e editadas por @bruno introvertido

Versão em PDF

d3J7RSA.png

Postado

Belo guia, @bruno introvertido. Será uma mão na roda para muitos que estavam reclamando de gols tomados em bolas paradas.

Postado
  Em 08/01/2016 em 17:55, Yan Perisse disse:

Belo guia, @bruno introvertido. Será uma mão na roda para muitos que estavam reclamando de gols tomados em bolas paradas.

Expand  

Pelo menos não vai ser aquele cruza na área e é de quem pegar ;)

Postado

Boa parceiro  vou usar esse esquema de bola parada, não tenho muita paciência pra fica mexendo em polas paradas só o suficiente para não levar gols rs.... 

Postado
  Em 08/01/2016 em 18:45, Rudsonnunes disse:

Boa parceiro  vou usar esse esquema de bola parada, não tenho muita paciência pra fica mexendo em polas paradas só o suficiente para não levar gols rs.... 

Expand  

Bom, nem eu tinha paciência também, mas depois que eu traduzir esse guia minha paciência aumentou ;-)

• Vice-Presidente
Postado

Com as imagens do Football Manager 2016 ficaria perfeito. A nova versão veio com um editor de bolas paradas mais complexos, mas excelente trabalho bruno.

Postado
  Em 11/01/2016 em 03:39, Henrique M. disse:

Com as imagens do Football Manager 2016 ficaria perfeito. A nova versão veio com um editor de bolas paradas mais complexos, mas excelente trabalho bruno.

Expand  

Eu pensei em usar com imagens do FM 2016, mas como foi feito no FM 2015, resolvi deixa assim mesmo.

Postado

Funciona certinho ganhei o jogo com bola parada da primeira jogada

Postado
  Em 11/01/2016 em 17:12, everpon disse:

Funciona certinho ganhei o jogo com bola parada da primeira jogada

Expand  

Fico feliz que isso te ajudou :)

Postado

Valeu pelas dicas, nesse FM nem tomo muito gols de bola parada comparado como absurdo que era o FM15, o problema msm é fazer gols.

Postado

Muito bom, eu sempre montei mais ou menos assim.. mas te falar que estava numa preguiça danada de fazer no save que comecei

Primeras 4 rodadas, 3 derrotas, tomei gol de escanteio em todas elas.. 

1x0, 1x0 e 2x1.. ou seja, é fundamental ter uma organização nas bolas paradas.

Postado

Primeiro jogo e marquei um gol !! Muito bom

Postado
  Em 11/01/2016 em 22:47, RTORRES27 disse:

Valeu pelas dicas, nesse FM nem tomo muito gols de bola parada comparado como absurdo que era o FM15, o problema msm é fazer gols.

Expand  

Comigo e quase a mesma coisa, você não toma, mas também não faz.

Em 12/01/2016 em 14:01, Lusquerinhas do Amaral disse:

Muito bom, eu sempre montei mais ou menos assim.. mas te falar que estava numa preguiça danada de fazer no save que comecei

Primeras 4 rodadas, 3 derrotas, tomei gol de escanteio em todas elas.. 

1x0, 1x0 e 2x1.. ou seja, é fundamental ter uma organização nas bolas paradas.

Expand  

Tomar gol de escanteio, faz eu fica muito puto, não sei o porque, mas eu fico com uma raiva.

Em 12/01/2016 em 14:19, Lusquerinhas do Amaral disse:

Primeiro jogo e marquei um gol !! Muito bom

Expand  

Que legal que este guia mostra ser bem eficiente, (nem eu esperava tanta eficiência assim)

Postado (editado)

Hum...Eu estou enfrentando uma certa "burrice" de meus jogadores. Quando eu configuro o escanteio para toque curto, os infelizes de meus jogadores fazem cagada!

Por exemplo, coloquei o Douglas do Grêmio para cobrar o canto e o Luan para tentar o toque o curto. O Douglas passa para ele e o Luan devolve, mas errado!! Perdendo a oportunidade do cruzamento ou uma infiltração. Não foi uma, nem duas, foram várias. Eu achei que era falta de treinamento, mas estou treinando-os para melhorar o uso da bola parada...

Editado por Anjo_Ed
Postado
  Em 19/01/2016 em 11:19, Anjo_Ed disse:

Hum...Eu estou enfrentando uma certa "burrice" de meus jogadores. Quando eu configuro o escanteio para toque curto, os infelizes de meus jogadores fazem cagada!

Por exemplo, coloquei o Douglas do Grêmio para cobrar o canto e o Luan para tentar o toque o curto. O Douglas passa para ele e o Luan devolve, mas errado!! Perdendo a oportunidade do cruzamento ou uma infiltração. Não foi uma, nem duas, foram várias. Eu achei que era falta de treinamento, mas estou com treinando-os para melhorar o uso da bola parada...

Expand  

Bom ser o treinamento não funcionar, troque as posições dos jogadores, Luan cobra o escanteio e o Douglas receber, provavelmente o Douglas e mas "inteligente", para fazer a jogada certa.

• _Matheus_ destacou este tópico
  • 3 semanas atrás...
Postado

fiz um gol de bola parada com escanteio curto e cobrança de falta central na semi final contra o barça na uefa valeu muito hehe

Postado
  Em 10/02/2016 em 13:26, Wiillpsytrance disse:

fiz um gol de bola parada com escanteio curto e cobrança de falta central na semi final contra o barça na uefa valeu muito hehe

Expand  

Eliminar o Barcelona com bola parada, não tem preço.

Postado
  Em 19/01/2016 em 13:22, bruno introvertido disse:

Bom ser o treinamento não funcionar, troque as posições dos jogadores, Luan cobra o escanteio e o Douglas receber, provavelmente o Douglas e mas "inteligente", para fazer a jogada certa.

Expand  

É, não teve jeito, é treino. Eu comecei a treinar durante a semana bola parada e funcionou melhor. Contudo, Eu acabei achando uma outra forma mais mortal. No meu time, eu tenho o Ramiro. Esse cara tem um Chute mortal. Desta forma, eu orientei o cobrador a cruzar para fora da área e pedi para o Ramiro sempre chutar (movimento preferencial). 12 gols na temporada desde então...

Outro detalhe, meus zagueiros são bem sem noção. Toda vez que eu cruzo no segundo poste, eles cabeceiam, mas torto! Isso é falta de treino ? Ou somente zagueiros que precisam ter finalização como um bom atributo ?

Postado
  Em 10/02/2016 em 16:20, Anjo_Ed disse:

Outro detalhe, meus zagueiros são bem sem noção. Toda vez que eu cruzo no segundo poste, eles cabeceiam, mas torto! Isso é falta de treino ? Ou somente zagueiros que precisam ter finalização como um bom atributo ?

Expand  

Aqui também acontece com meu Lateral de 1,92. Ele sempre cabeceia para fora, e tem 12 de cabeceio. Quando estiver em casa, vou ver quais ou motivos para isso e digo aqui.

Postado
  Em 10/02/2016 em 16:20, Anjo_Ed disse:

É, não teve jeito, é treino. Eu comecei a treinar durante a semana bola parada e funcionou melhor. Contudo, Eu acabei achando uma outra forma mais mortal. No meu time, eu tenho o Ramiro. Esse cara tem um Chute mortal. Desta forma, eu orientei o cobrador a cruzar para fora da área e pedi para o Ramiro sempre chutar (movimento preferencial). 12 gols na temporada desde então...

Expand  

Em 08/01/2016 em 14:27, bruno introvertido disse:

Atacando em Jogadas de Bola Parada: Drible, Agressividade, Antecipação, Bravura, Compostura, Concentração, Sem Bola, Impulsão, Força e Altura.

Expand  

Quais são os números dos atributos dessa Zaga? ele são bons nos atributos pedidos acima?

Postado

Estes:

FM2016_RafaelT.png

FM2016_ERAZO.png

Nathan_zagueiro_fm2016.png

Eu tenho mais um, que é Carlos Valdez, mas eu não tenho a imagem salva.

Enfim, por quê o Drible ? Eu vi que tu mencionaste alguns atributos, mas não acreditava que drible, mas sim a finalização.

Postado
  Em 10/02/2016 em 18:27, Anjo_Ed disse:

Estes:

FM2016_RafaelT.png

FM2016_ERAZO.png

Nathan_zagueiro_fm2016.png

Eu tenho mais um, que é Carlos Valdez, mas eu não tenho a imagem salva.

Enfim, por quê o Drible ? Eu vi que tu mencionaste alguns atributos, mas não acreditava que drible, mas sim a finalização.

Expand  

Drible não leve em consideração, ele serve mais para o meio campo e ataque,O atributo Finalização influencia na hora do chute, não do cabeceio, tenta fazer o Rafael se o cara do cabeceio, os atributos dele são mais equilibrado do que os outros dois.

• Leho. mudou o título para Guia: Jogadas de Bola Parada

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...