Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

4-1-2-2-1 Interessante

Felipe Donati

Posts Recomendados

Postado

Fala, galera. Beleza? 

Comprei o FM2016 essa semana e resolvi começar em um time do Brasileirão Série A pra testar as táticas e aprender a nova mecânica do jogo. Surpreendentemente acho que consegui bolar algo interessante. Claro que ainda precisa de muitos ajustes, mas o início é promissor. 

Estou com o Cruzeiro e vencemos o estadual com goleada de 4x0 em casa contra o Galo. Na Copa do Brasil eliminamos o Grêmios nas oitavas com vitória fora de casa e no Brasileiro estamos liderando e estaríamos melhores se muitos jogadores não tivessem se machucado. 

Pois bem, vamos às tática!

Formação em casa

cruzeiro_1_zpshd7sggui.jpg

Instruções

cruzeiro_2_zpsk3911ppl.jpg

O forte dessa tática é o apoio dos laterais. Peço para os pontas irem ainda mais pra frente para que abram espaço pra chegada dos laterais que estão sempre abertos. A ideia é manter a posse de bole e trocar passes mais curtos até chegar na última metade do campo. Um diferencial muito bacana e que dá muito certo é a chegada do meia área-a-área como elemento surpresa. Com as instruções de aproveitar espaços vazios, chegar ainda mais à frente e chutar com mais frequência, ele faz muito gols aparecendo na meia-lua adversária, ainda mais se ele finaliza bem de longe. Outra ideia produtiva é mandar os laterais atacarem, costuma dar bem certo. Os pontas, o atacante e o construtor de jogo avançado pressionam muito a saída de bola do adversário e às vezes conseguem bons desarmes.

Mas, por incrível que pareça, eu tenho tido mais dificuldades de jogar em casa do que fora. Mesmo os jogos que ganhamos, muitas vezes ganhamos por conta de uma única bola e o time não tem bem o domínio que eu espero... tenho feito algumas alterações no ritmo de jogo e no estilo de passe, mas ainda não estou convencido. Alguém pode me ajudar a criar uma tática mais consistente pra jogar em casa? Gostaria de trabalhar mais a bola e recuperá-la com mais facilidade também. Às vezes o time tem dificuldade pra criar jogadas, principalmente contra equipes pequenas. A coisa ainda não flui com tanta naturalidade...

Formação fora

cruzeiro_3_zpsneqxshl2.jpg

Instruções

cruzeiro_4_zpsnggr8iva.jpg

Essa tática tem dado bem certo, principalmente contra equipes grandes. Consiste num time bem composto defensivamente que fica socado lá atrás esperando roubar a bola pra sair com velocidade. É bem verdade que perdemos muito contra-ataques por conta da pressa que o time sai e também quase não temos posse de bola, mas cedo ou (principalmente) tarde, o time acaba acertando uma jogada e marca. Essa tática acho que está bem resolvida e tem dado bons resultados, mas se alguém tiver dicas para melhorá-las, serão bem-vindas!

Vamos aos resultados até então:

cruzeiro_5_zpssumzquqa.jpg

Classificação:

cruzeiro_6_zps9ihespgh.jpg

Bem, é isso galera. Conto com a ajuda de vocês pra tentar aprimorar essas duas táticas, qualquer coisa que pensarem será de grande ajuda. Se quiserem posso disponibilizá-las para download para testarem em casa.

Obrigado e um abraço! (:

Postado

Gostei da tatica,utilizo uma parecida com o SP com algumas mudanças nas instruções e esta dando muito certo

Postado

Coincidência ou não, são as minhas duas táticas. Na primeira, que chamo de 4-3-3 com Pontas, utilizo basicamente as mesmas instruções de posse de bola, paciência para chegar no gol.

A diferença fica no 4-1-4-1, onde o contra-ataque não sai com passes longos, e sim com passes curtos, porém com rapidez. Uso um F9 que irá abrir espaços para um dos MCs que virão de trás. Os Meias-Laterais não avançam, deixando o espaço à frente para os Laterais que virão de trás, também os cobrindo. Utilizo uma defesa compacta, com pouco espaço entre ela e o ataque (Subindo-a).

Na primeira tática, poderia colocar "Passes mais Curtos" e "Levar a Bola até a Área". Mudaria o MRB para Apoiar e os Zagueiros para Defensor com Bola, para ter uma saída de bola com os três jogadores, e colocar para o Goleiro distribuir o tiro de meta curto diminuindo o ritmo.

Postado

Disponibiliza pra download por favor ?

Sou muito iniciante quero com essa tática aprimorar meu conhecimento no jogo.

Abs !

Postado
14 horas atrás, Yan Perisse disse:

Coincidência ou não, são as minhas duas táticas. Na primeira, que chamo de 4-3-3 com Pontas, utilizo basicamente as mesmas instruções de posse de bola, paciência para chegar no gol.

A diferença fica no 4-1-4-1, onde o contra-ataque não sai com passes longos, e sim com passes curtos, porém com rapidez. Uso um F9 que irá abrir espaços para um dos MCs que virão de trás. Os Meias-Laterais não avançam, deixando o espaço à frente para os Laterais que virão de trás, também os cobrindo. Utilizo uma defesa compacta, com pouco espaço entre ela e o ataque (Subindo-a).

Na primeira tática, poderia colocar "Passes mais Curtos" e "Levar a Bola até a Área". Mudaria o MRB para Apoiar e os Zagueiros para Defensor com Bola, para ter uma saída de bola com os três jogadores, e colocar para o Goleiro distribuir o tiro de meta curto diminuindo o ritmo.

Obrigado pela dica, Yan. Isso deve aumentar a posse de bola e também acredito que vai diminuir o problema com a criação. Às vezes os jogadores de trás dão muito chutão e a saída de bola fica comprometida. Vou testar essas mudanças e já falo os resultados.

Ao fim da temporada eu tive muitos problemas com lesões, muito mesmo e o Santos liderou quase o returno inteiro. Assumimos a liderança no último jogo e vencemos com dois pontos de vantagem hahahaha... Chegamos até a final da Copa do Brasil, mas perdemos pro Corinthians. Acho que foi uma temporada muito boa e com alguns ajustes a tática pode ficar bem melhor.

2 horas atrás, JorgeSantos disse:

Disponibiliza pra download por favor ?

Sou muito iniciante quero com essa tática aprimorar meu conhecimento no jogo.

Abs !

Jorge, essa não é uma tática completamente pronta que vai te dar resultados instantâneos como muitas que encontramos por aí. Você vai ter que ajustá-la ao seu time e ir sentindo como os jogadores se comportam. Acho que o que você precisa pra que ela funcione legal é de um médio area-a-area com boa finalização, bom chute de longe, boa marcação e ótima resistência. Jogadores como Henrique (cruzeiro), Elias (Corinthians), Bruno Henrique (Corithians) ou Luiz Antônio (Flamengo). Outro ponto importante são os laterais e os pontas, que devem ser rápidos, bons de drible e bons no cruzamento.

Depois me conte, por favor, seus resultados. Segue o link:

http://www.4shared.com/file/pnPbf83Nce/4-3-3_Donati.html

Abraço!

Postado

Obrigado já estou fazendo o download

Postado

Deu certo !

Consegui ganhar o Campeonato Carioca invicto e o Camp.Br.

Perdi apenas 7 partidas em todo o Brasileirão na Copa do Brasil fui vice infelizmente.

Depois se der posto o Print !

Estou tentando baixar o ligthshot pra tirar print

Deu certo !

Perdi apenas 7 partidas em todo o Brasileirão na Copa do Brasil fui vice infelizmente.

Postado

Tira como disponibilizar a formação fora de casa também ?

Postado
19 horas atrás, JorgeSantos disse:

Deu certo !

Deu certo !

Que bom, cara! Fico contente que tenha dado certo. Assumi o Palmeiras em 2018 e tava com um elenco péssimo, estou remontando o time e eles estão reagindo muito bem a tática.

Segue o link da tática para jogar fora de casa:

http://www.4shared.com/file/stJOBbq9ba/4-1-4-1_Donati.html

Manda um feedback aí depois! Abraços!

• 2 semanas atrás...
Postado

Comecei um save c o Wigan, usando as duas táticas, era líder do campeonato, mas depois de um tempo o time começou a cair de produção, reuni a equipe, motivei os caras, mas não adiantou, agora sou vice líder, 6 pontos atras.

• 2 semanas atrás...
Postado
Em 14/01/2016 at 17:20, leo2008 disse:

Comecei um save c o Wigan, usando as duas táticas, era líder do campeonato, mas depois de um tempo o time começou a cair de produção, reuni a equipe, motivei os caras, mas não adiantou, agora sou vice líder, 6 pontos atras.

Leo, tem que ir adaptando as táticas ao decorrer do campeonato, pois os times acostumam com seu modo de jogo, ainda mais se você é líder. Mas fico contente que tenha dado certo.

Como eu disse no primeiro post, ainda estava aperfeiçoando o esquema, agora ele já está melhor e mais equilibrado. Logo posto uma nova versão.

Obrigado por testar!

• 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...