Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Governo russo proíbe a contratação de jogadores turcos por clubes locais na próxima janela

PsychoShow

Posts Recomendados

Postado

Vladimir-Putin.jpg

O futebol está mais uma vez diretamente envolvido no clima político intenso que permeia a Europa nas últimas semanas. Após os ataques a Paris do último dia 13 incluírem entre seus alvos o Stade de France e depois da revelação de um plano de atentado à HDI-Arena, em Hanôver, que cancelou o amistoso entre Alemanha e Holanda no dia 17, foi a vez de as tensões entre a Rússia e a Turquia ressoarem no futebol. Neste domingo, Vitaly Mutko, ministro dos Esportes russo, anunciou a proibição da contratação de jogadores turcos por clubes russos na próxima janela de transferência.

Em entrevista à agência de notícias R-Sport, Mutko anunciou a decisão, contando que todos os clubes da Rússia já sabem da proibição, que valerá para a janela de janeiro de 2016: “Se alguém quiser (contratar um jogador turco) durante a próxima janela de transferências na pausa de inverno, não haverá tal possibilidade. Não precisamos nos precipitar muito, mas os clubes já receberam a mensagem”.

Jogadores turcos que já estejam atuando na Rússia, como Gokdeniz Karadeniz, que chegou ao futebol russo em 2008 para defender o Rubin Kazan, não correm o risco de serem mandados embora. “Todos que têm um contrato vigente continuarão trabalhando”, explicou o ministro, que ainda disse que a continuidade também se estende às empresas turcas trabalhando nas obras de construção dos estádios da Copa do Mundo de 2018: “Elas não estarão aqui no futuro, mas no momento têm contratos, e estes serão cumpridos”.

A imposição aos clubes de futebol é apenas parte de uma das sanções econômicas à Turquia anunciadas por Vladimir Putin, que diz que as empresas russas estão proibidas de empregar turcos. Além disso, o decreto firmado pelo presidente suspende os voos fretados entre os dois países e restabelece, a partir de 1º de janeiro, a exigência de vistos entre os dois países.

A ação de Putin é uma represália a um ataque de caças turcos a um avião militar russo, na última terça-feira, sobre a fronteira síria. O avião teria violado o espaço aéreo da Turquia e, segundo o Exército turco, foi avisado dez vezes em um intervalo de cinco minutos antes de ser abatido. Moscou, por outro lado, afirma poder provar que seu avião não deixou o espaço aéreo sírio. Neste sábado, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, expressou lamentação e pediu desculpas à Rússia pelo incidente, mas a situação está longe de ter um desfecho. Enquanto isso, é de se esperar que as restrições russas sejam mantidas, inclusive no futebol.

http://trivela.uol.com.br/governo-proibe-clubes-russos-de-contratar-jogadores-turcos-na-proxima-janela/

Rússia e sua política, no mínimo, esdrúxula. Em Agosto já tinha proibido treinadores estrangeiros de comandarem as equipes nacionais e agora isso? Piada. 

Postado
Em 30/11/2015 12:25:20, apsychoshow disse:

Rússia e sua política, no mínimo, esdrúxula. Em Agosto já tinha proibido treinadores estrangeiros de comandarem as equipes nacionais e agora isso? Piada. 

Discordo de você. Se vão aplicar isso à todas as empresas como represália contra a Turquia, por que não aos clubes de futebol, que são praticamente uma empresa?!

Postado
8 horas atrás, Darknite disse:

Discordo de você. Se vão aplicar isso à todas as empresas como represália contra a Turquia, por que não aos clubes de futebol, que são praticamente uma empresa?!

Acha mesmo que os jogadores turcos merecem isso? A FIFA - ok, odeio ter que usar a FIFA como argumento nessas horas por seus ~dois pesos e duas medidas way of life~ - nunca aprovou misturar política com o futebol. É medida do Putin? Beleza, a FIFA deveria punir à rigor, proibindo os times russos de participar de competições europeias e etc. Sabemos que isso não vai acontecer, tá mais que óbvio, mas era o que deveria ser feito. 

A Rússia pode aplicar suas ~politiquelas~ e a FIFA poderia agir de acordo com suas regras. Mas sabemos que com o Kuwait foi fácil excluí-lo da jogada, mas a Rússia? São outros quinhentos.

Postado
8 horas atrás, apsychoshow disse:

Acha mesmo que os jogadores turcos merecem isso? A FIFA - ok, odeio ter que usar a FIFA como argumento nessas horas por seus ~dois pesos e duas medidas way of life~ - nunca aprovou misturar política com o futebol. É medida do Putin? Beleza, a FIFA deveria punir à rigor, proibindo os times russos de participar de competições europeias e etc. Sabemos que isso não vai acontecer, tá mais que óbvio, mas era o que deveria ser feito. 

A Rússia pode aplicar suas ~politiquelas~ e a FIFA poderia agir de acordo com suas regras. Mas sabemos que com o Kuwait foi fácil excluí-lo da jogada, mas a Rússia? São outros quinhentos.

Não, cara. Eu não acho justo com os jogadores, muito menos acho que eles mereçam.

Também não tenho opinião formada sobre ser certo ou não punir a Turquia. Só disse que, já que proibiram para todas as empresas, faz sentido proibir para os clubes também.

E também acho que a FIFA nada tem a fazer sobre o assunto. É como se fosse uma lei trabalhista específica do país. Por exemplo, se um jogador brasileiro tem um visto negado para jogar na Inglaterra, a FIFA deveria intervir? Acho que não.

Postado
5 horas atrás, Darknite disse:

Não, cara. Eu não acho justo com os jogadores, muito menos acho que eles mereçam.

Também não tenho opinião formada sobre ser certo ou não punir a Turquia. Só disse que, já que proibiram para todas as empresas, faz sentido proibir para os clubes também.

E também acho que a FIFA nada tem a fazer sobre o assunto. É como se fosse uma lei trabalhista específica do país. Por exemplo, se um jogador brasileiro tem um visto negado para jogar na Inglaterra, a FIFA deveria intervir? Acho que não.

Então só me tira uma dúvida, cara: acha que essa medida da Rússia incita a xenofobia contra os turcos?

Postado
1 hora atrás, apsychoshow disse:

Então só me tira uma dúvida, cara: acha que essa medida da Rússia incita a xenofobia contra os turcos?

Na minha opinião, sim. Mas isso é uma consequência das atitudes do próprio governo turco.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...