Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Eu uso um 4-3-3 exatamente com as mesmas tarefas da última imagem (dois alas e dois pontas atacando e mais um meia também). Funciona que é uma beleza, inclusive fui a melhor defesa (e ataque) da PL. É brutal jogar assim, além do que, com os alas em atacar eles pegam os pontas adversários mais em cima e com um bom coletivo (muito fluído + pressionar) é muito fácil roubar a bola.

Postado

@DiogoHernandes

O parágrafo acabou ficando solto mesmo. Eu fazia referência ao seu comentário sobre os laterais e pontas em atacar. 

O que eu quis dizer é que usar laterais e pontas em atacar não deixa a tática vulnerável porque todas as formações taticas têm suas vulnerabilidades específicas. Na minha opinião, o que se tem que procurar é uma forma de diminuir essas vulnerabilidades e ao mesmo tempo aproveitar das vulnerabilidades da formação do adversário.  E aí entra, por exemplo, escolher as tarefas no momento certo da partida.

Se você escolher usar laterais e pontas em atacar no momento em que o adversário está recuado ou muito recuado e você precisa de superioridade numérica e jogadores que se desloquem no campo atacando o espaço vazio, você terá mais chances de sair vitorioso nessa situação do que sair derrotado.

Agora se você usar essas mesmas tarefas quando o seu adversário está com outra mentalidade, aí você pode realmente ficar vulnerável e acabar aumentando as chances de ser derrotado, em vez de sair vitorioso.

Resumindo, como eu disse, não é receita de bolo. É uma forma de começar a organizar a equipe em campo e que envolve muitas variáveis, entre elas as escolhas que fazemos e o momento que decidimos fazê-las.

Postado

Uma dúvida que me surgiu esses tempos, pensando sobre essa questão do 3-2-3. Tu já jogou com proposta de jogo realmente defensiva, do tipo "segurar muito atrás e quando ser a gente vê se rola algo lá na frente"? Se sim, aplica o 3-2-3 nessa situação também?

Postado
7 horas atrás, Danut disse:

Uma dúvida que me surgiu esses tempos, pensando sobre essa questão do 3-2-3. Tu já jogou com proposta de jogo realmente defensiva, do tipo "segurar muito atrás e quando ser a gente vê se rola algo lá na frente"? Se sim, aplica o 3-2-3 nessa situação também?

Poucas vezes já joguei com uma mentalidade extremamente defensiva, mas aí faço o mesmo que está exposto aqui, uso cinco jogadores com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar. É bem verdade que muitas vezes são cinco em defender, três em apoiar e apenas dois em atacar. Contudo, exceto se for em momentos finais de uma partida, na qual o que mais vale é segurar o resultado do que tentar marcar um gol, eu penso que é importante ter jogadores com tarefa atacar na equipe em todo o momento, pois precisarei de jogadores que ataquem o espaço à frente deles frequentemente, já que exisitirão passes em profundide ou lançamentos longos para eles e desejo marcar gols sempre que possível. Não sei se respondi satisfatoriamente. ;)

Postado
3 horas atrás, ggpofm disse:

Poucas vezes já joguei com uma mentalidade extremamente defensiva, mas aí faço o mesmo que está exposto aqui, uso cinco jogadores com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar. É bem verdade que muitas vezes são cinco em defender, três em apoiar e apenas dois em atacar. Contudo, exceto se for em momentos finais de uma partida, na qual o que mais vale é segurar o resultado do que tentar marcar um gol, eu penso que é importante ter jogadores com tarefa atacar na equipe em todo o momento, pois precisarei de jogadores que ataquem o espaço à frente deles frequentemente, já que exisitirão passes em profundide ou lançamentos longos para eles e desejo marcar gols sempre que possível. Não sei se respondi satisfatoriamente. ;)

Respondeu sim. A questão é que já li por aí (e agora não vou lembrar onde) que o ideal seria jogar com até uma função atacar em táticas defender, até duas em contra ataque, e daí em diante sempre uma mais (até cinco em ataque). Fiquei pensando o quanto o princípio 3-2-3 não faz sentido e se aplica por ser o que, segundo essa teoria, se usa a partir de mentalidade normal até mentalidade atacar, que é o mais comum de se ver jogadores humanos utilizar.

• Vice-Presidente
Postado

Eu venho achando a função atacar nesse FM 2017 bem desnecessária fora das posições de MAC e ATA.

• Diretor Geral
Postado
Em 2017-6-9 at 22:09, ggpofm disse:

(...) sugiro a leitura do artigo em inglês “Pairs and Combination: The Complete Guide” de Llama3 que pode ser encontrado no fórum da Sports Interactive.

E quando teremos ele traduzido por aqui, hein hein hein?

=)

• Vice-Presidente
Postado
1 hora atrás, Leho. disse:

E quando teremos ele traduzido por aqui, hein hein hein?

=)

O texto é em pdf e tem 40 páginas, não é um simples post num fórum ou página da internet.

• Diretor Geral
Postado
13 horas atrás, Henrique M. disse:

O texto é em pdf e tem 40 páginas, não é um simples post num fórum ou página da internet.

Ah sim, entendi. O material é extenso... se puder, envie pra mim por MP. Valeu!

• 1 mês depois...
Postado

Eu tenho uma dúvida, ela parece meio idiota, mas mesmo assim vou perguntar, a mentalidade contra-atacar é defensiva? pq eu não sei se a mentalidade contra atacar é defensiva ou equilibrada. Eu preciso saber pra usar o principio 3-2-3.

Postado
Em 10/08/2017 at 15:53, jeanpauloo disse:

Eu tenho uma dúvida, ela parece meio idiota, mas mesmo assim vou perguntar, a mentalidade contra-atacar é defensiva? pq eu não sei se a mentalidade contra atacar é defensiva ou equilibrada. Eu preciso saber pra usar o principio 3-2-3.

Desculpe, só hoje vi sua pergunta. Jean, porque você não experimenta jogar com a mentalidade contra-ataque com distribuição de tarefas mais defensiva, outra vez com tarefas mais equilibrada e outra mais ofensiva para ver o que mais lhe agrada? O importante é manter um certo equilíbrio na distribuição de tarefas. 

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...