Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Um clube, um troféu e outras histórias - de 2014/15 a 2023/24

Posts Recomendados

Postado

KOlgHTRCU8pXIMsuWt3Oi_7GnbEIlov5ZsK-DjIFatyNwcstXduayErEhlYeeDYpvTkA3USlLhrlmpcWuPCSdb3DQtNuwqiv5uB2clK-mMEQN9_O-OB3qwZivoeUr2Ck-wU6D-eWJUAcnHXWDQ2h3WClrSWyFPanqe1D-3R8BVgqiiTYD2k9iYZyAewgLD5lw7HzhVKh_J907oRXIhTNWX_MHrFhSu-0dflQAvnCT2Vwu5_5qrCe0mvZyANMqnYoBU3JMUBL6psjWWeFCppHScZg4TKamydDqvdPG4dAKCD4QkV0fqdPvwro_YhAiVYKQhXcfIUzgyN0DSzMja7P14jazl9zfcIfPWqYBgvtI6YLS-6t9EvlhlPR59oDWWIXxeSnwkYk8w-V5RG7Dr06Tj_AKkFmpgaTEpWrFk9hmzuxJa5H0nAeA4_Cg8d5fmMdeyH1z9M04w6KQ-YoaRogNUrJz90q6pxJWk5CJlJ1ViNymIvp252AGpoB0VXq3l-VXZ2tb_jhYMvbB0LbNHfsH9c0zKRPnZ4P4tOGnhfQKvNucn3XPg-IuE7stvvzEOfm5uWMNhj0O4SPSewKegLwpI2LZs2lYvWfbs7eP6i8yK332HGtqfw3VJISn8dXQ0FkQwcIaF4s6YYurgg2dnG3MfxL25q2j0LA=w800-h220-no

_EbLjPeu5vS0H8mCa-Ywr2d5b66cvj4eMF2NmA9BgEB_tWpFJ9a-rzXFIkZ_C3ae8JmAJEkZJ4rAD9_394wS2e28oqQI_3PWrAOboOQEtmApk-5ewH3HGno7VyVNh2adW1s7qEsWexDuvxxIaEvH4KhhWf7Sg2OtGOaBHqDTYcbA6ESMNl__D-OPj_L4bvDR8oHG3aZJt06EdMfDXnUVyaWrtzYLDGDGX3EtUME_KR3yEVswCImZzdKPDPLAxBUZ4PuOFPRSQONOay9CffSFdBXb0d_O7RSq9jwhdwiXRhIYX0iXnu1QOl__yNp9bPCzX8jLumU6YMAbdYLw4Z-wYY7xUZIGtgL-qAwu9tJJBRIPHs_nVPiRtVbOwPLTtKjhXngpnAACM82jrlZr447MeEsfUaaNxsLX25Q4fFfuqLyd4pdvmc_6nC3ZFGmRjuxtWjz5FIa8ZEjTPeZeQ6QUCSRhoLqgfjazoHC76aK41bPcknR3ixrvIm_ZttkKSKLbC5RurQBvdopWgE8ZP1TCQagpQqhr6fyub9_NcyXlr0HKycVUEmgOa96Ya1s5E9tss-H79cDxBOif79VRg3ZPjIT2SDbe9-rgEED6KH5uY5F8lshFFT-mdelqd3YEzWGT--Ic9351Y8sXQ58GcklC3-GF_nm6CHg7=w800-h62-no

Quem acompanha o save desde o início ou se deu ao trabalho de lê-lo integralmente deve ter tido a mesma sensação que eu tive ao final da temporada passada, a de que uma etapa do save se encerrava. A compra do estádio Ramón de Carranza pode ser vista como o símbolo dessa etapa que termina, mas eu prefiro outro marco: a reputação continental que o clube alcançou. No começo da temporada 2014/15, o Cádiz tinha reputação nacional (2,5 estrelas) e nas temporadas seguintes o clube cresceu e com ele a reputação e começaremos a temporada 2019/20 com reputação continental (4,0 estrelas).

Eu considero esse momento importante porque a tendência do Cádiz a partir de agora é internacionalização, seja ela, do elenco, da comissão técnica ou do clube como um todo. Por isso, resolvi pontuar alguns aspectos importantes que venho desenvolvendo desde que comecei a jogar o save e que muitas vezes passam despercebidos por eu não dar muito destaque a eles.

1. Uso inicial do W-M

Um dos aspectos mais importantes do save na minha opinião é o uso do W-M como formação tática inicial do Cádiz. Não queria seguir como as formações táticas mais tradicionais e queria arriscar algo diferente. A escolha recaiu no W-M e desde o início é o único desenho tático que utilizo. Já alterei funções e tarefas, mas o desenho imortalizado pelo treinador Herbert Chapman segue e será com ele que eu desafiarei as grandes potências europeias.

Como já disse em outros momentos, fiz poucos posts táticos até agora, mas pretendo fazer mais para que os que estão interessados na formação vejam que ela funciona bem, apesar dos problemas que tenho enfrentado nas temporadas que joguei até agora.

2. Elenco enxuto

Outro aspecto que desenvolvo no save diz respeito ao tamanho do elenco. Tudo começou com a exigência da 2ª División B que determina apenas 22 jogadores no elenco e a leitura do livro “Gardiola Confidencial”, de Martí Perarnau. Aproveitando a ideia de que 20 jogadores é o tamanho ideal de um elenco na opinião de Pep Gardiola, resolvi seguir o mesmo caminho e tenho mantido o elenco do Cádiz bastante enxuto, usando apenas 23 jogadores, enquanto a Liga BBVA permite 25 inscritos.

Ainda não me arrisquei a reduzi-lo aos 20 jogadores que Gardiola acha suficiente, mas tenho trabalhado para em algum momento do save alcançar esse número ou chegar mais próximo dele, mas para fazer isso precisarei me valer da polivalência dos jogadores.

3. Elenco polivalente

Para ter um elenco enxuto precisarei de jogadores que joguem em mais de uma posição. Laterais que joguem nos dois lados, assim como pontas, zagueiros que possam jogar de volantes e vice-versa, meio-campistas que possam jogar nas quatro posições do W-M e outras combinações povoam minha mente o tempo todo. Por isso, tenho procurado jogadores que possam ocupar posições variadas e que façam várias funções.

E mesmo não anunciando isso em nenhum post, tenho buscado essa polivalência dos jogadores. No elenco da temporada passada, apenas os goleiros (Álex Lázaro e Ricky González) e o atacante (Fernando Moya) jogavam em apenas uma posição das utilizadas no W-M.

Além de ter esses jogadores que podem jogar em várias posições, começo a trocá-los de posição durante as partidas. Por enquanto, apenas os pontas trocam de posição durante as partidas, mas desejo que isso se expanda para outras posições e setores da equipe.

4. Investimento prioritário em infraestrutura

Como eu queria que o save seguisse um caminho diferente do que geralmente faço, optei por deixar de lado a fórmula das contratações para fazer o clube crescer e adotar o caminho do investimento prioritário na infraestrutura. A escolha do Cádiz foi pensada nesse sentido. Entre as opções de times que eu desejava jogar, o de melhor infraestrutura era o Cádiz e por isso ele foi o escolhido.

O que eu não contava era que ao evitar as contratações de jogadores e manter o nível salarial da equipe eu conseguiria respaldo para investimentos seguidos na infraestrutura, estando próximo de alcançar o nível máximo nos quatro itens que o FM 15 nos permitem evoluir um clube, ou seja, condições de treino, condições de treino das equipes juniores, orçamento de treino das equipes juniores e orçamento de recrutamento de equipes juniores.

Complementando a ideia de investir na infraestrutura prioritariamente, concluí no final da temporada passada a compra do histórico estádio Ramón de Carranza, que agora pertence ao clube e ainda poderá receber alguns melhoramentos, como por exemplo aquecimento do sub-solo e até expansões de sua capacidade.

5. Desenvolvimento de jogadores na categorias de base

Este save não é um save voltado para o desenvolvimento de jogadores da base, mas possui essa vertente também. Por isso mesmo, eu tenho investido recursos na infraestrutura das categorias de base. De uma forma ou de outra, nessas cinco temporadas de save, consegui incorporar jogadores jovens e/ou formados pelo clube no elenco e nas últimas três temporadas tive cinco jogadores formados no clube. Contudo, eu sinto que tenho deixado a desejar nesse aspecto do save.

Tive que ler alguns textos sobre o desenvolvimento de jovens no FM para poder melhorar nessa questão na qual tenho poucos conhecimentos. Agradeço ao @baltazar pelas indicações de textos que tenho certeza serão muito úteis e renderão frutos nas próximas temporadas de save.

6. Passe e posse

O último aspecto que venho desenvolvendo no save foi anunciado em outro post e se relaciona com o estilo de jogo e de jogadores que pretendo que o Cádiz tenha. Tenho procurado as características que listei para um modelo de jogo de passe e posse de bola, mas nem sempre consigo o jogador que desejo, pois isso envolve muitas variáveis além dos atributos, tais com valor, salário, idade, reputação do clube, polivalência, desempenho na carreira, etc. Tudo isso limita e dificulta encontrar os jogadores certos para a equipe e muitas vezes é preciso deixar de lado algumas das características procuradas para conseguir contratar um jogador.

Até o momento, o Cádiz não tem sido uma das equipes com mais posse de bola da Liga BBVA. Nas duas últimas temporadas (2017/18 e 2018/19), o Cádiz ficou na região dos 50% de posse e em uma posição intermediária entre as demais equipes da competição. Quando subimos à Liga BBVA, em 2016/17, o desempenho foi pior, 48,16% de média em posse de bola, um dos piores da liga.

Posso dizer que até o momento tenho falhado em melhorar esse aspecto do save, mas o que me dá esperança é que em outras divisões, na Liga Adelante (2015/16) e na 2ª División B (2014/15), tivemos uma posse média acima de 54% e uma das duas melhores médias nas duas temporadas.raC-b6nZ9MDtLe6c0IqMftabjSqaSrJvMkoZbpXUoy6b_PG9Sk8lkdPUGwZVxVXeFd8fLCg0vNTLWTgsLvhk2vi-pj81wx2k5AGocYZJG62SpIpG_yRdfK-WoYEirENdR4G82BZ_RkIgpupLgUxt0loMoa-4JSUsG0yCGroPUXDXcsKsyRUxqC1rPXy0qKA4e4xUP-fJb1mUCEgayi8ASGO6joTOdBzPDV1l0lOfSa58pvpLpQhM_rroVFhN9QfGyv188sAvAAWnJCOgLhayYTgQhABo0IaA_ZOLYho91xegbfdw2CRBh_d5LxDxcE1qEUvUeuCNM76fa-osfQdVdTbNDD1fOxydBEX_oW78JHWUyUTdzQ3wsPY4z0EWT3ILUaU0SuKaiG9HZQJZnvpYaVtgh9O7W3r5z87_WxSLLeDrNGCnSOUOKXRqHT5zg8KmJfcHbYD4JF5PlgUwHi7EW1Vm4jOtiqG6aTsQnMoDYJt5-t9Rxx7sXafxlBOXqrZV9soi6J3g4A14mhYf0Cl6PGGL-n4QjV5_C4qx6y4UEfB2c1wT1-vqQ41hK-TzipXyWa9EAJvA54xQaeUteEqnEl4f4a2YLQ55N1Z8H2YDsO5x_HcM5Eu68dZWdCMIlyVVLWFmvdYhZtDB1dl1O4HTS8G1trnhgohg=s19-no

• GG. mudou o título para Um clube, um troféu e outras histórias: Uma nova etapa | Atualizado em 25/03
Postado

Eu diria que esses 2 estão ligados indiretamente ou diretamente ser quiser, Desenvolvimento de jogadores na categorias de base e Elenco polivalente, como a categoria de base do Cádiz geralmente aparecem bons jogadores, eles poderiam ser treinados para jogar em outra posição, tirando a posição de origem evidentemente (na parte em qual seria a outra posição eu deixo com você), logo quando sai a fornada os contratados já seriam posto em treinamento na outra posição desejada, e isso poderia refletir no elenco principal já com jogadores formados no clube com essa qualidade vindo da base, sem a necessidade de busca fora do clube.

Postado
6 horas atrás, bruno introvertido disse:

Eu diria que esses 2 estão ligados indiretamente ou diretamente ser quiser, Desenvolvimento de jogadores na categorias de base e Elenco polivalente, como a categoria de base do Cádiz geralmente aparecem bons jogadores, eles poderiam ser treinados para jogar em outra posição, tirando a posição de origem evidentemente (na parte em qual seria a outra posição eu deixo com você), logo quando sai a fornada os contratados já seriam posto em treinamento na outra posição desejada, e isso poderia refletir no elenco principal já com jogadores formados no clube com essa qualidade vindo da base, sem a necessidade de busca fora do clube.

Sim, claro que estão relacionadas, você tem razão. Só não sei se o melhor momento para eles adquirirem a polivalência é o momento que você sugere. Você tem alguma ideia? Além disso é precisor levar em conta que alguns jogadores talvez sejam desaconselhados para outras posições por conta do baixo atributo versatilidade. Mas um dos caminhos é esse mesmo. Valeu pela sugestão. ?

Postado
2 horas atrás, ggpofm disse:

Sim, claro que estão relacionadas, você tem razão. Só não sei se o melhor momento para eles adquirirem a polivalência é o momento que você sugere. Você tem alguma ideia? Além disso é precisor levar em conta que alguns jogadores talvez sejam desaconselhados para outras posições por conta do baixo atributo versatilidade. Mas um dos caminhos é esse mesmo. Valeu pela sugestão. ?

Esse atributo versatilidade é oculto né? por que eu não vi ele ate agora, é que para min como o jogador vai aprender uma nova posição, seria melhor começa o mas cedo possível (quando ele ainda esta "cru") para ter mas tempo de treinamento nessa nova posição é chegar no profissional já "maduro". Uma coisa que eu tirei da Engenharia de Base: Como Lapidar Diamantes? sobre Tutor.

O Tutor

O ponto-chave para qualquer jogador que você deseje desenvolver é quem você escolhe para ser o tutor dele. O seu staff lhe indica algumas opções, mas o mais importante é você checar pessoalmente se as personalidades dos jogadores batem. Não adianta botar um jogador leal para acompanhar um jovem ambicioso, seus valores não batem e você não vai ver evolução nenhuma no seu garoto e ainda pode criar rixas no ambiente.

Aqui vão os principais pontos que devem ser olhados para um tutor ser útil:

• Escolha jogadores com personalidades compatíveis.
  • Procure jogadores com alto nível de Frieza, Determinação, Índice de Trabalho e Trabalho em Equipe. Concentração é um bom valor para se levar em conta também.
  • Nunca coloque um jogador para ser tutorado por alguém que tem atributos mentais piores que os dele. Você pode ter um jovem com determinação 15 e Concentração 18. Se colocar um jogador com determinação e concentração menor, esses atributos do seu jovem irão diminuir também.
  • Preze por fazer esse desenvolvimento do jogador antes que ele chegue ao profissional. Geralmente o jogador chega na sua equipe com 15 ou 16 anos, até ele completar 17 ou 18 anos, faça ele ser tutorado pelo máximo de tutores compatíveis possíveis. Isso irá acelerar o desenvolvimento do jogador quando ele começar a receber oportunidades na equipe principal ou em outras equipes.
  • "Como um dos jogadores mais velhos da equipe, eu gostaria que você fosse tutor de fulano, pois sinto que pode ajudá-lo a melhorar seu jogo". - Aqui será compartilhado o talento, aquilo que seu jogador sabe dentro de campo. Ele irá compartilhar seus movimentos preferidos, irá compartilhar seu estilo de jogo, ou seja, sua função dentro de campo e ajudará o jogador a desenvolver os atributos para essa função. Isso significa, que você pode ter um substituto perfeito para aquele seu defensor que joga com bola, simplesmente trabalhando essa função. Ou então aquela precioso Raumdeuter que anda fazendo estragos nos adversários poderá ressurgir através de um jovem seu.
  • "Como um dos jogadores mais velhos da equipe, eu penso que seria vantajoso se você tomasse conta de fulano e lhe passasse toda sua experiência". - Aqui será compartilhado a personalidade, a mentalidade, o comportamento dentro e fora de campo. Isso aqui é importantíssimo para moldar o desenvolvimento do seu jogador. Os atributos destacados acima são suficientes para que o desenvolvimento seja feito da melhor maneira possível.

Importantíssimo: A tela para escolher o tipo de tutoria que você deseja é bem simples. E depois que você entender o que cada uma das frases determina, você poderá moldar o jogador da maneira que lhe trará maiores benefícios.

Os dois que eu destaque em vermelho (isso não significa que os outros são menos importantes) são os que podem ajudar o jogador a ser adaptar melhor numa nova posição com o Tutor certo, ser a nova posição for lateral esquerdo o melhor tutor naturalmente é o lateral esquerdo, mas como falado nesse trecho sobre tutor tome cuidado com o escolhido para isso, dependendo dos atributos do mesmo ele pode fazer o jogado piorar em vez de melhorar ;)

Postado
39 minutos atrás, bruno introvertido disse:

Esse atributo versatilidade é oculto né? por que eu não vi ele ate agora, é que para min como o jogador vai aprender uma nova posição, seria melhor começa o mas cedo possível (quando ele ainda esta "cru") para ter mas tempo de treinamento nessa nova posição é chegar no profissional já "maduro". Uma coisa que eu tirei da Engenharia de Base: Como Lapidar Diamantes? sobre Tutor.

Os dois que eu destaque em vermelho (isso não significa que os outros são menos importantes) são os que podem ajudar o jogador a ser adaptar melhor numa nova posição com o Tutor certo, ser a nova posição for lateral esquerdo o melhor tutor naturalmente é o lateral esquerdo, mas como falado nesse trecho sobre tutor tome cuidado com o escolhido para isso, dependendo dos atributos do mesmo ele pode fazer o jogado piorar em vez de melhorar ;)

Sim, é atributo oculto. Sem ele, você pode até treinar um jogador em outra posição, mas isso não significará que ele jogará bem nela e para um elenco polivalente e com poucos jogadores precisarei que além de jogar em outras posições, eles joguem bem nelas. Por isso a coisa é mais complicada do que parece.

Eu perguntei se você tinha certeza se o momento de aprender outras posições é quando são mais jovens por imaginar que você tivesse tido uma experiência em um save nesse sentido, ou se tivesse lido algo a respeito que indicasse qual seria o melhor momento para treiná-los em outra posição ou tivesse visto um desses estudos que as pessoas simulam situações para comprar ou desmentir algo. Vou ter que recorrer aos universitários para resolver essa questão.

As partes vermelhas que você indicou já eram de meu conhecimento, pois é o básico da tutoria e já faço. A primeira opção que é a mais intensa na moldagem de um jogador é interessante, mas não sei se é uma boa opção moldar um jovem de forma tão intensa a partir de um jogador pior, mas que por conta do nível de sua equipe é o titular, por exemplo. Entende? Quero um jogador com potencial moldado por um que no seu auge foi pior do que poderá ser o meu jovem? Mesmo assim, mais uma vez agradeço sua ajuda e comentários.

Postado

Tá muito legal seu save Gilson, parabéns pelo feitos até aqui, está sensacional o crescimento do Cádiz. Interessante esse ultimo post, so acho que ter 20 jogadores como Guardiola disse ser ideal é complicado, eu gosto de ter 2 pra cada posição e dependendo mais uns 3 polivalente na defesa, meio e ataque para evitar problemas no decorrer da temporada.

Questão da polivalência Gilson, eu tenho usado bastante, treinar jogadores para outras posições é ótimo para manter o elenco com boa profundidade, e esse atributo versatilidade ele aumenta com o passar dos anos, apesar de não saber em números concretos, já que é atributo oculto e não dá pra ver, mas tenho certeza que quanto mais posições os jogador consegue suprir, mais ele tem versatilidade, e provavelmente a medida de que ele vai jogando entre essas posições, ele vai se "adaptando" ganhando versatilidade, até pq sabemos que no FM tudo que é atributo pode muito bem evoluir e ou cair, então acho que o que o bruno disse é verdade, começar a treinar outras posições desde a base é a melhor alternativa pois vc terá um bom tempo para fazer com que seu jogador consiga ser efetivo em duas-três posições diferentes. Algo que por baixo demora uns 5-6 temporadas creio eu, ou seja, ele conseguiria ainda ter uma idade razoável, coisa de 22 anos no máximo quando já tiver familiarizado com todas elas, isso se pegar alguém com até 16-17.

Relação a tutoria, nunca usei a primeira opção, porque não gosto de jogadores "imprevisíveis" devido aos movimentos preferidos que podem ser adquiridos, um jogador limpo é melhor, eu ao menos prefiro. Então meio que essa função não tem lá muita utilidade pra mim, já a segunda uso com frequência, e agora sabendo que determinação não tem tanta importância no desenvolvimento, opto sempre pegar tutores com boa ambição/profissionalismo para tutorar os jovens, mesmo esses tutores tendo alcançado um potencial menor no seu auge quando comparado aos que seus jovens poderão conseguir pois o que vai importar é ele passar essa "experiência", no caso aumentar o profissionalismo e ambição do jovem. Sei que a primeira opção também pode ajudar a melhor atributos na melhor função do tutor, mas nunca consegui notar tanta diferença na prática, por isso acho que vale mais a pena quando vc quer que o jovem tenha algum movimento preferido que não dá pra treinar, caso contrário vai na segunda opção e treina os atributos de forma individual msm.

Postado
5 horas atrás, baltazar disse:

Tá muito legal seu save Gilson, parabéns pelo feitos até aqui, está sensacional o crescimento do Cádiz. Interessante esse ultimo post, so acho que ter 20 jogadores como Guardiola disse ser ideal é complicado, eu gosto de ter 2 pra cada posição e dependendo mais uns 3 polivalente na defesa, meio e ataque para evitar problemas no decorrer da temporada.

Questão da polivalência Gilson, eu tenho usado bastante, treinar jogadores para outras posições é ótimo para manter o elenco com boa profundidade, e esse atributo versatilidade ele aumenta com o passar dos anos, apesar de não saber em números concretos, já que é atributo oculto e não dá pra ver, mas tenho certeza que quanto mais posições os jogador consegue suprir, mais ele tem versatilidade, e provavelmente a medida de que ele vai jogando entre essas posições, ele vai se "adaptando" ganhando versatilidade, até pq sabemos que no FM tudo que é atributo pode muito bem evoluir e ou cair, então acho que o que o bruno disse é verdade, começar a treinar outras posições desde a base é a melhor alternativa pois vc terá um bom tempo para fazer com que seu jogador consiga ser efetivo em duas-três posições diferentes. Algo que por baixo demora uns 5-6 temporadas creio eu, ou seja, ele conseguiria ainda ter uma idade razoável, coisa de 22 anos no máximo quando já tiver familiarizado com todas elas, isso se pegar alguém com até 16-17.

Relação a tutoria, nunca usei a primeira opção, porque não gosto de jogadores "imprevisíveis" devido aos movimentos preferidos que podem ser adquiridos, um jogador limpo é melhor, eu ao menos prefiro. Então meio que essa função não tem lá muita utilidade pra mim, já a segunda uso com frequência, e agora sabendo que determinação não tem tanta importância no desenvolvimento, opto sempre pegar tutores com boa ambição/profissionalismo para tutorar os jovens, mesmo esses tutores tendo alcançado um potencial menor no seu auge quando comparado aos que seus jovens poderão conseguir pois o que vai importar é ele passar essa "experiência", no caso aumentar o profissionalismo e ambição do jovem. Sei que a primeira opção também pode ajudar a melhor atributos na melhor função do tutor, mas nunca consegui notar tanta diferença na prática, por isso acho que vale mais a pena quando vc quer que o jovem tenha algum movimento preferido que não dá pra treinar, caso contrário vai na segunda opção e treina os atributos de forma individual msm.

Acho que o Guardiola usa esses 20 e caso precise em algum momento recorra aos jovens da base. No meu caso, vamos dizer que eu buscarei isso como um norte e mesmo que não chegue a usar os 20, já está sendo uma experiência interessante para mim usar poucos jogadores no elenco e se eu tentar aproximar desse número será ainda mais legal.

Bom ler sua experiência sobre a polivalência com jovens, pois é uma vertente do jogo praticamente inexplorada por mim. Agora faço um pergunta, você acha que o aprendizado de uma nova posição não atrapalha a evolução dos atributos do jogador, já que ele tira tempo do treino do jogador para concentrar no aprendizado de uma posição?

Esse é o meu receio com a 1ª forma de tutoria. Ela é muito intensa e os movimentos preferidos quando errados acabam com um jogador de potencial.

Obrigado por compartilhar sua experiência neste assunto.

Postado
2 horas atrás, ggpofm disse:

Acho que o Guardiola usa esses 20 e caso precise em algum momento recorra aos jovens da base. No meu caso, vamos dizer que eu buscarei isso como um norte e mesmo que não chegue a usar os 20, já está sendo uma experiência interessante para mim usar poucos jogadores no elenco e se eu tentar aproximar desse número será ainda mais legal.

Bom ler sua experiência sobre a polivalência com jovens, pois é uma vertente do jogo praticamente inexplorada por mim. Agora faço um pergunta, você acha que o aprendizado de uma nova posição não atrapalha a evolução dos atributos do jogador, já que ele tira tempo do treino do jogador para concentrar no aprendizado de uma posição?

Esse é o meu receio com a 1ª forma de tutoria. Ela é muito intensa e os movimentos preferidos quando errados acabam com um jogador de potencial.

Obrigado por compartilhar sua experiência neste assunto.

A sim, nesse caso vale a pena msm, até por conta de economia, se vc tiver uma base boa, é bom ter um elenco mais curto pra quando precisar recorrer a alguém e dar tempo para desenvolverem.

Então Gilson, sobre essa do tempo, realmente, pode diminuir um pouco o ritmo do desenvolvimento, mas pra mim que sempre to usando jovens, acho que não cai tanto, porque ele treinando outra posição diminui o desenvolvimento via treinamento, mas não o via tempo de jogo, o qual eles já costumam ter com seus 18-19 anos, enfim, acho que vale a pena ver ai, experimentar é uma boa pra saber se o resultado compensa ou não.

Vc já deve saber, que os atributos tem pesos diferentes pra jogadores de posições diferentes, um atacante com alta finalização perde muito CA por conta desse atributo, mas se fosse o posicionamento, não perderia muito, msm coisa de zagueiro, perderia muito pelo posicionamento mas pouca pela finalização, no fim cada posição possui um conjunto de atributos e pesos, e já deu pra ver que jogadores polivalentes tendem a ter mais espaço pra evoluir, pois no fim a somatória de pesos total pra cada posição faz com que o CA necessário para todos os atributos seja menor se por exemplo ele fosse natural apenas em uma posição, so que isso vai depender bastante de quais posições são. E outra, nem precisar ser natural, já fiz um teste via editor, criei um jogador com 20 na posição de atacante, 14 de zagueiro e 14 de goleiro, no fim ele precisou de muito menos CA do que se fosse apenas 20 em atacante e 1 no resto, pois a somatória de peso cria uma media ponderada de acordo com cada posição. Claro q isso foi apenas um teste e na pratica as coisas funcionam diferente, mas da pra ter noção que treinar outras posições as vezes podem trazer benefícios maiores do que apenas a polivalência, pois permite um jogador chegar mais longe, falando em termos de CA e PA. Enfim, eu gosto muito de levar isso em conta, é mais um fator que me deixa tão obcecado por esse jogo.

Então, por isso so fico na 2ª opção. ^^

De nada, vc já me ajuda muito compartilhando seu conhecimento tático adquirido no jogo e até mesmo na vida real, o que é bem legal e me deixa sempre com muita vontade de aprender ainda mais sobre esse magnifico jogo.

Postado

wNQG822G7lwlAaj_2aBTlnjquCsv3yPUySk5jLdG7Q6cpz6vJUOXzswrQowvzIY8GmiIVlyMn-Tw33qMVr_C-6H0SvHG-IbdJfXMuf9vFRYDBvk4Bb_PXZMOUpRD6VkFjQB5TcTY9aNT2v0rNXjAPmS2qhLwanUNiHvtTiD40Mmb2bDlu12p5iOxRNTvh47WRFuyGxLApYuUTWeC0s8Ex9d7QpspapuoxRSZ6FSbFGXUF4ALZpsd2qehxhMfBRKKJiuWTsp9Rs8dGc0CeWHi490xnla21HmzRKPB8KmogLAyzn7ItLaCiCgK-8xsjAjSugot66rsqhzn2TIyknDS9-svLkwYtO8v2PJZWro1AbPBiWPoBh7Drw4WIoD-vlw6FMlKoRDGQj9B3JJPOVodtYv8IfKMO7RyEoghbxIDw967PoYBlnURlD_zKzUrp0xXgATf30F9ut2TP1RRkZTqRNQFPws3CSPDYInwRqoyWvtitulaA5FDinHHA-UIOKOXegiFZ5b5cRtIbTsNOfQYaIC-Hu79OQ0DkPY3Rn5EunAMD26-Syy9tgM8A4FwC7UdGPpRHgLPCcxi8x00BMl9U2qYMt-TdLl37MP2M-ixQd7J_RqRiXXMXMxp_3eMBuPStltkpBa_bUJNalA-x0mHsYe2pBWb7U_8=w800-h220-no

t9gbwNJmjDOLXTU8lMAxYhZgMb5TDpUnfu17d2Un8ltWcuX4NCZS19nunhsGkDd4GQSBwBEA7rHjUmxXCeb_V7iKLXWsFhYgYWWrX_hm6j8o84h-nYJ2Y4kEx_9q6f5BPdhZrjEVlbmnWOJ6JLlurdVfbXgbloZNUGWwIFo8jYxEFkFMcgpZbuDxgRe1S2tYDxRVzRdHwYyJiLcg8tFUgkFkMYfXcaQszZfXrSjKQvbl9uqU9mK86hNaE-cNjEYX4Vu4ovf2y2_K1-ZRNpTAZx_YLt7KsNWMfkWdlYpmY-avmhYqW8h80mjiSRQaN2RzFhWTYbvG7Y5DOuyZ9jtcU3KnXkvx6jJEvlrR0wdUSv_QQa66mukNlcbFlKkbCk-98mACLDVDtvB_t0jFvdhoz4R4rGD7nQg-G1h4dWtkeksLav-JdMPMcAoLspCySsYxhKc41tN8X4cayBwKt4HZJ44ex7ss0D66RFwod_cs43f9XuadaBkU8eJ9oZbiJFbrHJ4h3neDeRMvW2IcJreIodQt8bJRNG5fH4tHfJOHf9lFjYTsboe11pQBsheqWcULLlO5v6UBlgA5gV2qrTJ6UrUvjNiL4CqA0hdDrUD5palCzsU9tkUljznNhnXda0hrc5uos9Vvf4wClQuKK627sDZPbXiC1VgD=w800-h62-no

Diversos craques do futebol mundial pisaram o gramado do Ramón de Carranza em seus mais de 60 anos de história. Na 20ª edição do Troféu Ramón de Carranza disputada menos de dois meses depois da Copa do Mundo de 1974, dois grandes craques estiveram com suas respectivas equipes para disputar a competição realizada em 31 de agosto e 1º de setembro: Pelé e Cruyff.

Naquela oportunidade, além do Santos e Barcelona participariam o Español (atual Espanyol), campeão da edição anterior do torneio, e o Plameiras, que voltava a disputar o Ramón de Carranza depois do título em 1969.

O cartaz de divulgação do torneio deixava claro que Pelé e Cruyff eram os grandes destaques do torneio e a expectativa inicial era de um possível encontro entre Santos e Barcelona na decisão, mas faltou combinarem com os “russos”.

z4RoD45Oa_tGXcCQ50cPy1waz1qYqaX_Wm3GtvX6W2ca437P_xPFuZt4KETTD1DfujDmRNKiARbwcLipgYExeE5aMBfWXWq7iLawXxK977QJut7FtMRTC9ztBlkwd5bpZGhrsvknwommsmYbjCM8C-FC52FClc9CWEWLeVvh7C52q9fr9McLUiyQhGfm1VTcOXf-Q4QXOogisSceqjs11dJguMd3FCIvXkqg3Y8iVxD44oxG3FUQudksrlVnLdPOUTG52-fFL4yDGYF1pWaCDlykVrd2uUfaWer8lAyUa2ol5y7OBZ8V8wjw7gl9ywnRhvGhm67KIyy4l-7qjy_DOtjJ7Kfdr2v4a4RzBQ55JDntcLEsLGzibjQ8Nz9fRyQD_wQRzPqAelt3F3sr-CrJmjrBsWY1cvaM-y66ZafQepf5Vti8hz2qQEoPydeZ_CeyQJRwjkvx4SxiFfYSyMEeCiaHPy3goE1PgJJ6VeB4kvpE88KwR0YheLvYSuvsw1D0fwBcnO8WxsuPigdxq1U2SBaOvTF1OnmDWeBOi7z2NB2IvqNIsg5PK0-aDGE5yIRL4Gj2KNR1yvjoWrXUY7jq2tjDMCEDWcsR3P715BZuY4a5bxf42Ni_ciCPrz0ihZZbdZB21ePD9FbfV0FhfsvYNQJUpuaafr4N=w214-h315-no
Cartaz de divulgação do torneio

Na partida entre o Barcelona e Palmeiras, a equipe catalã que contava também como o holandês Neeskens não jogou algo que justificasse o título de campeão espanhol conquistado na temporada 1973/74. Já a 2ª Academia do Palmeiras com Leão, Luís Pereira, Dudu, Ademir da Guia, Leivinha, César “Maluco” e outros conseguiu se impor depois de um 1º tempo sem grandes atrativos e marcou dois gols na etapa final, um de pênalti com Leivinha, aos 57, e outro aos 75, com Ronaldo, depois de uma jogada de Edu Bala e Leivinha.

Com a vitória do Palmeiras, a expectativa passou a ser por uma decisão brasileira. O Español enfrentou o Santos, 3º lugar no Campeonato Brasileiro de 1974. A equipe que não tinha mais os grandes nomes dos anos 1960 dava seus últimos passos antes da aposentadoria de Pelé em outubro daquele mesmo ano. Nos primeiros minutos da partida o Santos mostrou um bom futebol, mas o Español veio preparado para correr mais e bloquear as jogadas ofensivas do Santos e conseguiu se impor. Com um gol aos 40 e outro aos 57, o clube catalão venceu a equipe santista pelo mesmo placar da partida anterior e impediu a decisão brasileira.

Para os que esperavam o encontro de Cruyff e Pelé na decisão, ele aconteceu somenta na disputa pelo 3º lugar. Perto do fim de sua carreira, Pelé fez pouco em campo, assim como toda a equipe do Santos. O Barcelona se aproveitou disso, jogou melhor que no dia anterior e goleou o Santos por 4 a 1, com gols Marcial e Asensi e dois gols de Neeskens. Aos 88, Pelé sofreu um pênalti e com sua habitual categoria marcou seu único gol no Troféu Ramón de Carranza.

e5fUNmQiAoZeIr1VngZryzbOak4VCqfsnIgr08acQEBBf0cjkfegeQNeWz5me-5ekwa2poLsDMa4CBjEGrAUD50eP6URadCm05HWxjFuEXpTQwJLXmrgmcwng-6596o8ZmZ51qPKRXX9zLkQkZM7COJLOYsGci2u9FWoLpKmKms6XEeeV3_BauIgzgKwvWYLHTH9BFrDbqr3Y61NJtK5qOqQAbbmbgJci0vFsqyz6TCnpVqivvjpnmGR5ludWC6zR4ANSfu6wxzSu8totegL7pvyYSYgeyw3uxhXtEjt3TTid9Ag_acWn5AOJMsgZkuX1928LpziaQL1QmIYRT76icD7mDKYiHvXZ61DJH8bm-kcsaerosAGkDffO9XerpSvTJFOW-JihZ99niTphKi-FhiStod6eVOotRbjqOjMJFesiClWDeX7pfCRPZ_tVEDnTJnnpvimmI31jPAdoblk5cInR7X0yBt9ewRVmEsWRy666vHCbz5Jlb4LGheqWFFjh85D1Zb-ZH6UYnL20uOaHadSkq8fTFEpvriKqPaq1Yk88RJIZnvyFIRtZQ4JuKstenxyHXZ81GDxNTc3EewQJf_riSxkWXxVzWF0MQfYLuTzgfMCFysM6364stvRRlpOEskMdH7bs5xg31e9t5w1tGX6kNfjE8Ud=w594-h443-no
Pelé e Cruyff se encontram no Ramón de Carranza

Na decisão, O Español procurou usar as mesmas armas que usara contra o Santos para conquistar o bicampeonato do torneio, mas a Academia conseguiu controlar o ritmo da partida com posse de bola e domínio do meio-de-campo. E como disse o texto sobre a partida no “El Mundo Deportivo”: “(...) os brasileiros pareciam ter uma obsessão: ter a bola em seu poder” e foi assim que o Palmeiras controlou a partida e abriu o placar aos 21, em um gol de Leivinha após o rebote do goleiro em um falta. No entanto, quatro minutos depois, o Español empatou em um pênalti. A partida seguiu com o domínio palmeirense, mas foi nos minutos finais que a equipe paulista garantiu seu 2º título do torneio. Em um escanteio, aos 80, Luís Pereira disputou a bola e de cabeça marcou o gol da vitória do Palmeiras.

Se o Troféu Ramón de Carranza não foi o que o cartaz promocional prometia, pelo menos nos deu a única foto de Cruyff e Pelé em uma partida de futebol.raC-b6nZ9MDtLe6c0IqMftabjSqaSrJvMkoZbpXUoy6b_PG9Sk8lkdPUGwZVxVXeFd8fLCg0vNTLWTgsLvhk2vi-pj81wx2k5AGocYZJG62SpIpG_yRdfK-WoYEirENdR4G82BZ_RkIgpupLgUxt0loMoa-4JSUsG0yCGroPUXDXcsKsyRUxqC1rPXy0qKA4e4xUP-fJb1mUCEgayi8ASGO6joTOdBzPDV1l0lOfSa58pvpLpQhM_rroVFhN9QfGyv188sAvAAWnJCOgLhayYTgQhABo0IaA_ZOLYho91xegbfdw2CRBh_d5LxDxcE1qEUvUeuCNM76fa-osfQdVdTbNDD1fOxydBEX_oW78JHWUyUTdzQ3wsPY4z0EWT3ILUaU0SuKaiG9HZQJZnvpYaVtgh9O7W3r5z87_WxSLLeDrNGCnSOUOKXRqHT5zg8KmJfcHbYD4JF5PlgUwHi7EW1Vm4jOtiqG6aTsQnMoDYJt5-t9Rxx7sXafxlBOXqrZV9soi6J3g4A14mhYf0Cl6PGGL-n4QjV5_C4qx6y4UEfB2c1wT1-vqQ41hK-TzipXyWa9EAJvA54xQaeUteEqnEl4f4a2YLQ55N1Z8H2YDsO5x_HcM5Eu68dZWdCMIlyVVLWFmvdYhZtDB1dl1O4HTS8G1trnhgohg=s19-no

• GG. mudou o título para Um clube, um troféu e outras histórias: Pelé, Cruyff e a Academia | Atualizado em 26/03
Postado

O crescimento do Cádiz realmente salta aos olhos. O clube tem se desenvolvido num ritmo muito legal e sempre com os pés no chão, seguindo a política adotada de investimento em infraestrutura. Organizar e seguir esse tipo de coisa é uma marca sua. Penso que é algo natural seu e, por isso, você acabe se exigindo mais em algumas diretrizes. 

Embora não seja um "save voltado para o desenvolvimento de jogadores da base", se estamos falando de infraestrutura, as categorias de base estão obrigatoriamente incluídas nisso, pelo menos no sentido de melhoras as condições de treino para jovens. Acredito que realmente vale você aproveitar essa deixa e tentar desenvolver as ideias que tem pesquisado nesse sentido. 

Quanto ao elenco, também não arriscaria seguir rigorosamente essa ideia do Guardiola em manter apenas 20 jogadores na equipe principal. Não no FM, onde a gente encara "certos períodos nebulosos" com lesões e/ou suspensões seguidas numa forma que dificilmente ocorre na vida real. Mas se é pra resumir o plantel, não há dúvida que a melhor saída é buscar jogadores versáteis. Também isso (a versatilidade) fosse um aspecto interessante a tentar implementar no desenvolvimento da base, embora eu seja leigo nesse assunto e não saiba até onde é possível realizar esse tipo trabalho dentro do FM.

Postado
2 horas atrás, mfeitosa disse:

O crescimento do Cádiz realmente salta aos olhos. O clube tem se desenvolvido num ritmo muito legal e sempre com os pés no chão, seguindo a política adotada de investimento em infraestrutura. Organizar e seguir esse tipo de coisa é uma marca sua. Penso que é algo natural seu e, por isso, você acabe se exigindo mais em algumas diretrizes. 

Embora não seja um "save voltado para o desenvolvimento de jogadores da base", se estamos falando de infraestrutura, as categorias de base estão obrigatoriamente incluídas nisso, pelo menos no sentido de melhoras as condições de treino para jovens. Acredito que realmente vale você aproveitar essa deixa e tentar desenvolver as ideias que tem pesquisado nesse sentido. 

Quanto ao elenco, também não arriscaria seguir rigorosamente essa ideia do Guardiola em manter apenas 20 jogadores na equipe principal. Não no FM, onde a gente encara "certos períodos nebulosos" com lesões e/ou suspensões seguidas numa forma que dificilmente ocorre na vida real. Mas se é pra resumir o plantel, não há dúvida que a melhor saída é buscar jogadores versáteis. Também isso (a versatilidade) fosse um aspecto interessante a tentar implementar no desenvolvimento da base, embora eu seja leigo nesse assunto e não saiba até onde é possível realizar esse tipo trabalho dentro do FM.

Na realidade, nunca fiz algo assim, priorizando a infraestrutura. Sempre fiz como outros fazem, ou seja, em meios às contratações de jogadores, em uma temporada ou outra, quando sobra dinheiro, investimentos na infra. Dessa vez quis fazer algo diferente, colocando os recursos prioritariamente na infraestrutura, por isso escolhi o Cádiz que já tinha algo bem encaminhado.

Quando ressalto que não é um save "voltado para o desenvolvimento de jogadores da base" é porque percebi que alguns acharam que eu faria um save do tipo Youth Academy Challenge. Minha intenção é ter jovens formados da base no elenco, mas também é contratar grandes nomes do futebol. E por isso o investimento na infra para as camadas jovens. Meu desejo é aproveitar os jovens, mas sem ser a todo custo como nesse tipo de desafio.

Essa ideia de reduzir o elenco o máximo possível é justamente para passar por essas dificuldades que você citou. Você estava longe do fórum, mas estou um pouco cansado do caminho que geralmente adotamos nos saves e que no máximo em sete ou oito temporadas leva um time recém-promovido à Premier League ou à Liga BBVA ao título da UCL. Geralmente se não cometermos nenhuma bobeira tática ou financeira e utilizando o esquema de comprar e vender e depois comprar jogadores, o nível de nossa equipe sobe e o título vem mais ou menos nesse número de temporadas que citei. Usar o elenco pequeno ou tentar se aproximar desse número é para isso.

Enfim, todo esse caminho mais diferente vem do meu desejo de variar um pouco do que tenho feito no FM há tantos anos.

Valeu. 

Postado

4GCOpOmqLXMIMyeZNXzwyNkK0RDaOLubJF8cE6SkyCXTknLbZzqqGOZQfWEsnsr3sNl1IvA4knoIZZRKUXSCC7tUpi2vz5anYS-oOq-1X7UEIR-EvSUSRZCuxLP7Ue_50LT9neTIWt3Dixo03nSLEZHy9VrbL7iJs6YGp77GoOhS189L99OncaJGhtGoKQ1plJJ_3aOnmC9Y7lgaEgO26XWAprjz8AISDu_SIHo_cEzFvgZMNDYpVl8vyo5R3xzhJexK77gjQyY_vQsWROhZVk2rE10unjEN71nAcPyImqJdAUORjWLgYzIRuXWgGdhpgIjlr3vn2HPXGKQceatBJk7Lxw2j0VSRcRyAAKfalYQoBt33wSGo_RPyTXvR5Hfn-w4RKOIm56dstjzLyEaP_RdgEouja0BZ0W4BJLjlENMkPnh65I9WSExM-MGlBa6FjNjajaBH8Je9o4wfHEHGDbBQeCcn36LuTwmrCLYyNowlYDm0nq8ay-3US1Ue3sSK2ytmxGE62tzvUP5UdoIjl2vHTnVAizUtVVW1cYm2A9DNelvCMfedSivmkqO3q_FJvv8xMm3Eus1KJb4fXQHywXDfXXs93eUX3a-49o0B4Z2W4VsFGWbVbSSyQw8ir_YE2PSToxkPtLIqkjKxQxYzaUqG4dT--qK8=w800-h220-no

weywy6W5UC-jUbUlH_8VV7vKz7OeQTrVkR6UrPmigC_MllnZuso-DXBHpkBx5gmYMtQVtcpe9t9_kZfh-xV60ixlqpunhG1yI6ED_Mdvm6ZXSDov_MfNF53-EepNqMHj6hmbo_eodDK7dVMmqHuWXxxrN0FgCXDW6A6VnNu6MeKeUeStR3T24qX3UDpeuW31x9DEuXewrRHMmSpxVjRwwXXB85HGkCglGqvZcBbObTSQ4aGzsMAWcCsUh7Lm7BbBZDkv15OJZqA3CSe0loPBN7s7M19PDJ0SO26yJJFaF8PZEmvs2SZmUraGWnrsEW5RhAxpPm5QzGYRL5oY_7RSZWHFZxK95zkVZl4xZDKyY6nE2CjgNvGSy3Hd65idjG94c12ebw7uR58A89jubpp8xmSNz7GR0IMD4K1isKEtbEry04XX9FNsPFgxYlM7Utva8VXZg0qRhkOnTg8TppB7XYYpYyh4p4XOoFOU1HkJ9Lu_IVRQGOvj4tcWiU9g58hMyqnDDyt7mlPtzOUcXrTmJWWvM7mAQOxPPuGt54VOfzZYjXnmI8TYFxQC6cGLY7gUIK3Ge98tDzK9k5E84aLGVRiAKtuA6KredMCnJyDyu2FejQauZxFkie-QDq3vQDDbf9ChkzgoR9oONqpmfEpi5EZgADQ8M3wc=w800-h62-no

u0Bkx1LYkkAE12s5tzOffHytFuG1Un8T9bQpMbc2rl02rsjsK-jjnofx4go3uPuXMipA1U5wjAf5lOIi0UQX4auFHkZFtXHAmE7VkjO-1sYHa-r6JNr9yNevmZ8D_b0KhqwwP1iUhOhfydpmIolJ-lG_hPrFaW5BA4m-jmbww74We-wHCTmYHGWX7HoyyzGv8O9mGM08Gwk8zpKGSnZh77d1wiYFrk1wmb3C4mW7aRt4h-bH7tBQUEbiGdlDkTVnlKIo7O847OfapmGRREWex4oB3jICF4PEfYAGvymfI4u6kmCBs53aHVH40-uU8toC45LQ_PjNje47A1n4A86Up1SJPMMbStYdAB90YKS6Hb4g3uXIfm1ZSYkaA0tl4AQwkCJAwzQoUoSHTMaAFpV-7KJlx3ZpIIUmV5yXTfoz5x433VnMtrf69QNN2ClNSvqVoKwipLwTczCjN1Ax_gruZYHj1dKTkI4iLDf7tW5g5b9RTUT7gopLgejYLaPT_pGjYYTdwyhfKMWYBG2bObwZlyigXSpGFWlT_jNBy9gZbJwF-R6j8_vmnEMPRB1N2ezThHg90dlGM20gsFYv1zFddGpQTzTamAwSTvyiSQMYUQ6XXYEr4a6OoG4scIEswWMH6cus7yjbat3RFvdmZ3lgOss8lpJSfSwi=w800-h42-no

Como havia dito em outro momento, eu faria mais textos com explicações táticas sobre o W-M que venho utilizando no save. Peço desculpas aos que esperavam uma atualização com partidas, mas a partir da próxima atualização começarei definitivamente a temporada 2019/20.

Antes mesmo de começar a jogar nessa formação tática, eu já imaginava que meu único zagueiro em campo teria uma função importantíssima no W-M implementado no Football Manager, assim como teve na vida real. E eu não estava engando. Seja com interceptações ou desarmes, o zagueiro tem se destacado entre os demais jogadores do elenco e nas cinco temporadas em que joguei até o momento, sempre a maior média da minha equipe é a de um zagueiro, o que só reforça a importância dele.

nK69qO0xTjHRlIKDOZNMRzmhMbpFt1JYTr3X47KGhEa7RpNoM7kPr5zFNMi6GDaWDQf6vro1I3D7jkn0Br2cCUj--vFaPmUpvSWIv0amrIg1cI38V5aASjM71Njr86Ta4rB9NioRTqq74K88oDhSYaKAIEgvp0JF4ozJqSZP75rM98dMMuwYyZpUAmfTPpqPcR0WmyqLPoUERDbtQeO0hEbv2jHToLduMSbkQXO5u7fxSwXkYckWjoDJrii7xE8keYAqB9FIG8fLuA7WMbMSQqYHfw-W-q5m9eLQJGxrq-1tDNGcRUEuTP8hXX2kzaVxlCoyh0Ak2qALnWLzJkqJWL73rG0L8oP43oJ3jvBGkE3tibKOPoKn_ZgkJP-rmCriw--ftMJS-ZwCyJLl1H83dl1Uj91BjTIoBDzKgL5WGN1zILG2Y1Y0-5KaH9bjhhkACxQx3WMdT997Kq7oBw8wiXYoC1CnpnCmpvxnEJbk52Ti0B02nK7VIxE4bRHMx62DkqXoxi6-Xg5ZDlOZaAsNKwYP-9JlU-Vm95S1-HNDEyuzDnLnfYv8Atu19Bg3ik5fmnGwWs56ovSTE6tBGwSATdGirzNGx16taeet0Pe3y8d_480RzfEPROj-BdalZH_pq_7miySDHyr5rWvihRtDiNXRTzZjX91s=w409-h162-no

Por essa importância, o zagueiro tem que ser mais que apenas um rebatedor de bolas, pois ele será submetido a situações de risco o tempo todo, muitas vezes como o último recurso da equipe antes do goleiro. Por isso é fundamental que ele tenha todos e não apenas alguns atributos para um zagueiro e que também seja técnico e rápido. Um dos meus desejos neste save é ter um volante jogando como zagueiro, assim como Marcelo Bielsa gosta de ter em suas equipes.

Fiz uma pesquisa sobre o desempenho de meus zagueiros durante o save, já que geralmente ele se revezam em campo. Se nas interceptações eles se colocam entre os 20 melhores dos campeonatos, na questão dos desarmes decisivos eles são na maioria das vezes os melhores do campeonato e geralmente com número de desarmes decisivos muito acima dos demais concorrentes.

Acredito que isso ocorra porque o zagueiro no W-M joga sozinho sem outro companheiro para dividir as ações com ele. Nas três primeiras temporadas de save (2014/15, 2015/16 e 2016/17) pelo menos um zagueiro do Cádiz foi o jogador com mais desarmes decisivos, mas nas duas últimas (2017/18 e 2018/19), os dois primeiros lugares foram dos meus zagueiros, já que tenho dois no elenco e geralmente eles se revezam com alguma frequência.

Diferentemente do outro post tático que fiz, no qual das quatro situações apresentadas três eram de interceptações de meu zagueiro, dessa vez o foco será nos desarmes, ou seja, quando o zagueiro rouba a bola do adversário, diferentemente da interceptação, que ocorre antes do adversário tocar no bola.

1ª situação: Cádiz e Mallorca

A 1ª situação ocorreu em uma partida contra o Mallorca que jogava no 4-5-1 com cinco jogadores em linha no meio-campo. Tentamos sair jogando com um passe à frente direcionado ao nosso atacante. Porém, ele estava muito isolado e foi interceptado pela defesa adversária, que passou a bola para um meio-campista como é possível ver abaixo.

2e5N506Ff8SYR9ZVgz56tXQZfG5xmAJajmPv69f3er_g-55V3RsN8F9Zi52qa1dxvy3PV6AURE0Rk-fD0MXxOUuQk8jHvwhgNhDs1BpMrA6zNgmeiu66-Jww4YVaUEvtKSmCVOD5GAZZPQ20eFgTiBTPt9dpSXYFlTp8tvkBoqH0vhMwYjKPvNh3U_GwbeZEYwHML05PMfPh2YQuQhYSdYeO0yPXY7MeZd1vndAsUfpqXpplETU6fJsJritVq7n-68UhrH88hm7D5jFZ7cqg4iZDxz8VyWnpvH9v6ZHcjQqOyLZJOcOjQLNRZOuS7k2PiTuQvsD88bMCnNG3Gjk4UyIvXrBCP5wKwJ-FLwbvw4Xgcvkhfut46b7h0wqGfn_oBPmlImLcWmv97iTMyaitAlO3vB58ggFOISQulcNorEBfTjnHGmHB8W1gVBQX6nkANUN_BRCB_I4l3DOGpGxx77NYOj-oNjBhp_i3d0dIeAh6N2b4MfPI54o15RWlJim1MQuPOI8wgPqIDoIip2m6YnaCWmfPxiPs2UkcuyZzhv_X1McJYsuK5aGg518qfplkq51y0RgLnbXk7W9HQh-FblXifE8Id2-q4XY_N7C7H8BxcP7un7_As26Bjlq81jB0dCLSlX9X7GyGHatF-rfDyt8LhvQC1Dxj=w1680-h758-no

Na imagem (clique para ampliá-la) é possível ver os defensores do Cádiz circundados em vermelho e o único atacante do adversário circundado de azul. Mesmo com a equipe do Mallorca muito recuada, o meio-campista com a bola resolve fazer um lançamento em profundidade pelo ar.

Na continuação da jogada, o zagueiro da minha equipe deixa sua posição e segue em perseguição à bola e ao atacante adversário e perto da linha lateral da grande área conseguirá alcançá-lo e desarmá-lo.

Um detalhe que acho muito interessante e que talvez tenha passado despercebido é como os jogadores promovem a cobertura do zagueiro. O meu lateral direito não tenta perseguir o atacante do Mallorca, ele prefere deixar que o zagueiro faça isso e segue em direção à área para fazer a cobertura. Do outro lado, o lateral esquerdo fecha e ocupa um posição perto de uma das traves. Enquanto isso, um dos meus volantes também recua e se posiciona na posição deixada pelo meu zagueiro. Além deles, outros cinco jogadores recuaram, independentemente do avanço de outros jogadores do Mallorca.

wWbdCqGDGpepkTLIG5Q1dGapb7yq7aXJoT6rVIGjoobN1CYh_kZT2qvFV_ZvyO4oEgpcjjN8fKHqEqLd9RbHLw2wsKrB9FLYdN34g79jQYVhu08EbN9XR_7VLGrhgd8pj3W_XIZrUWuiWerRHAZhSxNuPsly7oAsQ9cpZPFCGLLZCW7X2PHuwI-e1J-lXQnEXArhk4hu7y2KW4AZAHwToKSyu4vYKLakNdumYe3kWpuGL2s9xQx6sMEKdApOmOCbjZsLVW8pa_0hfqwXlq8XnMcdypvpb3iG_yi6e3ldjeV7wR5yJ8AvFW3wNcOQNkM4R6pqMWfvrRDsmiZiNlCR7cSLiG5z97o2v9a_o1RP73DnmxhZDfeNsT9BCzHPRqJ_UluSfU8D8HO7UKuWQBAWVddB0PmGVb9L87Si4x2K4b9i53u1q65uN3f-RFdHEcQhVTdDcgQD7SwSFiULBzzo3rpHs5kt_tMBD6JPbPAnY-lqb2HCAJJ7a747L11JMj37lysSoQGC_3mDfF0M4OM3sXV-uQYLwvm16_4hIchBzLUQOiELmbKWQqfpPLAdofwAPNn08Hd7vP_ozEcQvKWqjJHUgY3szx8MJcNveREAaKwjkcH-oVN-xrRcb5kkGO2TfqWnKM4SAK8mBrHtR4JczdtEfDzYQqjv=w1680-h758-no

2ª situação: Cádiz e La Coruña

Nesta situação enfrentávamos o La Coruña que estava em 3-6-1 com três zagueiros, dois alas, um meio-campo em losango (um volante, dois meias centrais e um meia-atacante) e um centroavante.

Estávamos todos no ataque em busca do gol, com exceção de meu zagueiro, enquanto a equipe adversária estava toda recuada, com exceção de seu centroavante. Antes de um passe que poderia colocar um dos meus atacante na cara do gol, meu jogador foi desarmado e a bola acabou sendo entregue ao meia-atacante do La Coruña que decidiu fazer um passe pelo chão para o centroavante como é possível ver na imagem abaixo.

ezvnNW_wBRnlm7wHb5SEYl9ryfomYAinJm0Osif3NbYcvFIm5F2ASxLSFRpmmWVqZ3ygD4qzOPkTmAmqKv8WQ7nUW0mz99_fSL9JPGrFF_yaJofbzLmRL1p5L7xq7ypTBGDhyZ2Atbxsp0SadXDeyC4rocswNntkxpop2IobmDJFMnipw39DXTpcaN_TLsF6uXj735jA_qu3iQMzkIg9-LG6op4bl_gKzpx97ivdWGc0z16DuSPv4-rEzpYqnrYycK-k31OZSZrKVso0-N3B2upBkLj4Dg26LsFtkOmVtdYxy8xLUHdNG6ASvkJ8UGOrorU9kjrSEw5LKDGF2uGcfgWiUCdpCDNtzvFI6bgMnM3blhEQL3eH8YSDnWnNjm-qDtkrZ1WCbRMntp-rMAc3BnN7g99DnTLJnirvc6_he9L-wfdBPxNMfU8U5u-1B4kQBRKQ2NMmZ2ywfbtqVr_K7F3eNC_IB8Cr-uLMUS5Z0-QVY-H5YvKDHonKD0-vgpqMd3qic1QjNiX85fqbQ_9UF5r5XpuwBym24lZt5dtrp5BDV4Y7UvNKMb9N2RL4YxF4THtqc4JEG5dtBGbpmtMlKUOURNgguTSU9tLvndrjkrpsY05hB0AHJ9reKzuFMWzu4wR6lnjueMzfUu0l8WWxDATHBeI2yZHm=w1680-h758-no

Na imagem (clique para ampliá-la) é possível ver a equipe adversária iniciando a transição ofensiva, enquanto meus jogadores recuam na transição defensiva. O zagueiro do Cádiz também podia recuar para uma posição mais próxima à nossa área, ou apenas retardar o avanço adversário cercando o atacante, mas ele optou por enfrentá-lo e partiu em direção ao atacante do La Coruña e por fim fez o desarme, interrompendo o ataque adversário.

Como vocês devem imaginar existem centenas de situações diferentes dessas que mostrei, mas como eu tenho dito, mesmo com um zagueiro e dois laterais o W-M se comporta de forma lógica dentro da dinâmica do FM. Claro que ele possui deficiências, mas não há formação tática sem elas e cabe ao treinador e aos jogadores tentar minimizá-las, enquanto potencializa as qualidades dessa mesma formação tática.YLUM6ekPdJl7FN10-GbwyZHjCFm2hXn_dGNidPILyX_llkFHn0uN_5a0gCttMnjT8PhlJL1MToufou4__QgtQ8IAPT6uZEeuD953EFsOkjDQZCkY5uORvFWjlE-G5GEjCqIvNFP25Y6v7V-1lSWRgv-IyR3cyp2X0F2bsDZNsFyN8u3_RhYZv0UUCCuX4oTVvu18yvD_PgPA0Eprlpk-_EutHLf2ZssySHARO70wrZ_gzaLrzcAAFmzPejywGDp6PijruNvL6utjbwFhQAoRzMzYhI-W2BXihQk725CpCNOyGcINei9dE_CmXQA3XW79Yvg9ZZzejjX4veBx1YfUL3gsbFaXo3BjPy_xktI5FzHIa6XMh8-QtDzQW1ug0Isbn4gFhUKcpv4ZjU8E4AcWz1fiV-NgJgbULPrxOkkhAm2zzfZd32eauwMVSkDUSLcmmeOGQ8RufipTg2GVWCGsX3iASOiuBfZVYtutoPEMihKxPBEUVYxQVbHAfm8sZjzLxXr0vfEEuTo76_Fr68bLC_1y-T8E6YDOOQ6gjlYI_Jh3k5UXRwgAH_CwDzIL9q1iqRCzOJ1cFn2_QL40I8_0b6YoGz1bOxUKeh5DhBeh2Bg_vmEWh79Py2jXVxdXe5NH1lmStS7Kl-Di2IAyKc-hLNVwsqQ90ai7=s19-no

• GG. mudou o título para Um clube, um troféu e outras histórias: Um pouco mais de tática | Atualizado em 27/03
Postado

Gostei bastante do post ali em cima dando uma visão geral sobre o save. Muito bem escrito e explicado. Aliás, seria muito pedir, para você ou para o @baltazar, o material que ele te passou sobre desenvolvimento de jovens?

Sobre o post histórico, o Español ali é o atual Espanyol ou não tem nenhuma relação?

Em relação a esse último post, tático, é incrível a diferença dos desarmes decisivos dos seus zagueiros pros outros, ainda mais quando lembramos que eles provavelmente jogam menos por causa desse revezamento que você faz. Achei bem interessante também a movimentação de todos os jogadores, inclusive dos dois laterais e do volante ali no primeiro vídeo. Acho que nesse segundo vídeo vale destacar que enquanto o zagueiro parte pro bote, um outro jogador (acredito que um dos volantes) volta rente a ele e ao atacante provavelmente já pra fazer a cobertura caso ele falhe no desarme. Bem interessante ver esse comportamento da IA do jogo, que vai contra aquele pensamento que temos às vezes de que nem sempre ele opta pela lógica e tal...

Postado
8 minutos atrás, Bigode. disse:

Gostei bastante do post ali em cima dando uma visão geral sobre o save. Muito bem escrito e explicado. Aliás, seria muito pedir, para você ou para o @baltazar, o material que ele te passou sobre desenvolvimento de jovens?

Sobre o post histórico, o Español ali é o atual Espanyol ou não tem nenhuma relação?

Em relação a esse último post, tático, é incrível a diferença dos desarmes decisivos dos seus zagueiros pros outros, ainda mais quando lembramos que eles provavelmente jogam menos por causa desse revezamento que você faz. Achei bem interessante também a movimentação de todos os jogadores, inclusive dos dois laterais e do volante ali no primeiro vídeo. Acho que nesse segundo vídeo vale destacar que enquanto o zagueiro parte pro bote, um outro jogador (acredito que um dos volantes) volta rente a ele e ao atacante provavelmente já pra fazer a cobertura caso ele falhe no desarme. Bem interessante ver esse comportamento da IA do jogo, que vai contra aquele pensamento que temos às vezes de que nem sempre ele opta pela lógica e tal...

Pois é, achei que precisava pontuar algumas coisas que foram apresentadas de forma isolada em várias partes do save até para não ficar parecendo que o save é só do W-M ou das categorias de base, por exemplo. 

Eu lhe passo a parte da mensagem dele com os links, se ele não se incomodar.

Sim, são os mesmos clubes. Durante a Ditadura de Franco vários clubes tiveram que mudar de nome para se adequar ao nacionalismo vigente. O Barcelona teve que abandonar o nome em inglês que usava e o Espanyol teve que abandonar o catalão e passou a ser chamado de Español.

Quando eu comecei a fazer o save fui cobrado por um usuário que esperava uma save com posts mais táticos e eu disse a ele que precisa de tempo para ter grandes séries de informações e assim poder ver com mais clareza o que aconteceria com a equipe. Essa questão dos desarmes decisivos é algo que segue nesse sentido. Com cinco temporadas dá para ver que não é algo por acaso é uma característica.

Bem observado o detalhe que você observou no 2º vídeo. Parece ser isso mesmo.

Valeu pelo comentário.

Postado

Incrível a abordagem tática  do W-M contextualizada e explanada de forma tão eficaz.
Interessante é ver o comportamento do zagueiro e laterais diante das diferentes situações e esquemas dos adversários, creio que não é simples fazer uma análise como esta. Está de parabéns.

Incrível que apesar de possuir uma folha salarial baixa, o time ainda consiga apresentar bons resultados em campo e ainda se encontrar no top-10 dos clubes mais valiosos da Espanha. A evolução de valor do clube é notória de €11,5mi em 2014/15 para €51mi em 2018/19.

Parabéns pelos recordes de partidas.

O desenvolvimento do clube é notório, estádio prestes a ser comprado, excelência no Centro de Treinamentos, no recrutamento de jovens valores, o trabalho que vem fazendo está sendo incrível.

Na Europa League o time mostrou seu valor, a qualificação em 1º lugar num grupo onde também está o Olympiakos e o avanço de fase diante do Methalist é prova disso. A derrota para o Swansea é algo aceitável diante do poder econômico e boa fase da equipe galesa.

Já na La Liga consegui consolidar o time e mais uma vez alcançou a vaga para disputar a Europa League, interessante é que a equipe é a terceira que mais fez gols na temporada, só perdendo para Real Madrid e Barcelona.

Bom ver que o Sandro mostrou seu valor valendo o investimento no talento dele, se conseguir comprá-lo para a próxima temporada será algo ainda melhor para o Cádiz. Se o mesmo tivesse jogado o mesmo número de partidas do Alcácer acredito que teria o ultrapassado no troféu Zarra.

A consolidação e o reconhecimento do trabalho veio com a premiação de segundo melhor técnico da BBVA.
Parabéns pela temporada.

Postado
13 horas atrás, skp disse:

Incrível a abordagem tática  do W-M contextualizada e explanada de forma tão eficaz.
Interessante é ver o comportamento do zagueiro e laterais diante das diferentes situações e esquemas dos adversários, creio que não é simples fazer uma análise como esta. Está de parabéns.

Incrível que apesar de possuir uma folha salarial baixa, o time ainda consiga apresentar bons resultados em campo e ainda se encontrar no top-10 dos clubes mais valiosos da Espanha. A evolução de valor do clube é notória de €11,5mi em 2014/15 para €51mi em 2018/19.

Parabéns pelos recordes de partidas.

O desenvolvimento do clube é notório, estádio prestes a ser comprado, excelência no Centro de Treinamentos, no recrutamento de jovens valores, o trabalho que vem fazendo está sendo incrível.

Na Europa League o time mostrou seu valor, a qualificação em 1º lugar num grupo onde também está o Olympiakos e o avanço de fase diante do Methalist é prova disso. A derrota para o Swansea é algo aceitável diante do poder econômico e boa fase da equipe galesa.

Já na La Liga consegui consolidar o time e mais uma vez alcançou a vaga para disputar a Europa League, interessante é que a equipe é a terceira que mais fez gols na temporada, só perdendo para Real Madrid e Barcelona.

Bom ver que o Sandro mostrou seu valor valendo o investimento no talento dele, se conseguir comprá-lo para a próxima temporada será algo ainda melhor para o Cádiz. Se o mesmo tivesse jogado o mesmo número de partidas do Alcácer acredito que teria o ultrapassado no troféu Zarra.

A consolidação e o reconhecimento do trabalho veio com a premiação de segundo melhor técnico da BBVA.
Parabéns pela temporada.

Obrigado pelo elogio sobre a abordagem tática. Mas não acho que seja tão complicado como você pensa. Dá um certo trabalho olhar os lances, mas isso é feito com a análise das partidas, o que poupa trabalho. 

Acho que a evolução financeira tem muito a ver com o investimento em infraestrutura. Isso deve contar bastante para o FM.

Sei que 190 partidas é pouco, mas para um clube pequeno como o Cádiz é muito.

Resolvi inverter a lógica dos meus saves e isso tem sido bem legal para mim. Em breve poderei investir em jogadores e promover os das categorias de base.

Os ingleses com o último patch do FM15 ficaram bastante ricos. O Cádiz ainda é um competidor secundário, mas isso mudará no futuro.

Tivemos um ataque de gente grande, pequena que a defesa não colaborou tanto, mas é legal ver como o ataque do W-M poderá funcionar. Se eu tiver jogadores melhores, imagino o estrago que o Cádiz poderá fazer.

O Sandro valeu mesmo o investimento nele. Tinha certeza que um atacante melhor faria sucesso a equipe. Mas não conseguirei adquiri-lo, mesmo com o contrato descoberto ele está pedindo muito, algo que não posso pagar. Ficar atrás de Barça e Real dá orgulho. Se eu não fizesse um rodízio tão intenso, tenho certeza que teria mais jogadores premiados.

Valeu pelos comentários.

Postado

Bem interessante essa abordagem em relação ao zagueiro. Mesmo com certa sobrecarga, acaba rendendo muito bem dentro do W-M. Fiquei impressionado com o número de desarmes dos seus zagueiros nas últimas temporadas, algo que tem ficado ainda mais evidente nas duas últimas épocas. 

Tenho apanhado com lances semelhantes ao mostrado do jogo contra o Mallorca, com o meia lançando o atacante numa das pontas, já numa altura em que ele poderia cruzar (embora no exemplo não houvesse ninguém na área) ou alçar a bola na entrada da área (já vinham chegando dois jogadores juntos). No seu caso, o zagueiro desarmou muito bem, na medida. Já não tenho tido a mesma sorte, se é que posso chamar assim. Você ainda tem utilizado o zagueiro (no caso, o Chico) com a função de "Defender" ou fez alguma alteração na sua tarefa durante o save?

Senti vontade de testar o W-M com SSM, já que todos meus zagueiros jogam como laterais e vice-versa. Assim, eu ainda teria a cobertura de dois volantes na frente da zaga (Terceiro Zagueiro e Primeiro Volante). São peças que tenho no elenco, embora a qualidade técnica não seja das melhores (bem longe disso). Vou amadurecer essa ideia.

Postado
27 minutos atrás, mfeitosa disse:

Bem interessante essa abordagem em relação ao zagueiro. Mesmo com certa sobrecarga, acaba rendendo muito bem dentro do W-M. Fiquei impressionado com o número de desarmes dos seus zagueiros nas últimas temporadas, algo que tem ficado ainda mais evidente nas duas últimas épocas. 

Tenho apanhado com lances semelhantes ao mostrado do jogo contra o Mallorca, com o meia lançando o atacante numa das pontas, já numa altura em que ele poderia cruzar (embora no exemplo não houvesse ninguém na área) ou alçar a bola na entrada da área (já vinham chegando dois jogadores juntos). No seu caso, o zagueiro desarmou muito bem, na medida. Já não tenho tido a mesma sorte, se é que posso chamar assim. Você ainda tem utilizado o zagueiro (no caso, o Chico) com a função de "Defender" ou fez alguma alteração na sua tarefa durante o save?

Senti vontade de testar o W-M com SSM, já que todos meus zagueiros jogam como laterais e vice-versa. Assim, eu ainda teria a cobertura de dois volantes na frente da zaga (Terceiro Zagueiro e Primeiro Volante). São peças que tenho no elenco, embora a qualidade técnica não seja das melhores (bem longe disso). Vou amadurecer essa ideia.

Acho que não tem como não sobrecarregar o zagueiro no W-M, terei mais certeza adiante quando tiver um time top. Os números de desarmes são altos mesmo, sinal que o zagueiro trabalha o tempo todo.

Como estou usando o FM15 fica difícil opinar sobre essa situação que você relata no FM16. Eu só uso zagueiro na função defender se tiver volantes na equipe, que é o caso do W-M. Bloqueador e cobertura, só se eu não jogar com volante.

Se o motor do jogo não tiver mudado muito acho que dá para usar o W-M no FM16. Seria curioso ver isso.

Postado

ZPb6503xWq6BfSHd1YY8MZiwC1OBGUMIi1-mtEQDNK2UwWxa3cJy9vuCiu0p17NMMHjtrekfwUa85VblwoHNswQF51BpJd1Hw0yYjPvqgazJoLLmCOxWW0ick7rwYswjWDvkHQF4eMYXFrqZtjfY1L8aiLVcZM0U12FZEbAJYcGlZZTdb4n0M2gFfSFaROeAnmHzTzvabY6_YAnyaFR5LdXT8I93GNPWwWUjXeKKdVGr2GZxYFRr1xgn7gUW315s3kDx8e89L0ZUmpgC2XuGCqyCbrJqYSsLSNLqGNv45eqxwuPpFpKx_fJ3xH6AF61DMPdgmvVjesdoG0SGsPBEBwW4qNyGnYJtawHJdcoX5dlfGhi4CmEYCZyUlovXRTrQPLqE2UssKAauJ1OkqunryCylZH7DFxH3LlvlQcA0nAnME53FpBOOq9fkmjy0gsrz3yuIQnPVMb5NF-a1tJfYbd2WuB3sBY8-rYrHbbE2AIzqDAlLPLZacdEDBcaZJt2swfyQ5MkS2R8wQy7i6kFfyzpMt-LhU4-VRYhFksguGv2HYohycqAi6wrnclUzY0H6METt9jhheMJFBA-J80seh6v4h4mS1fgT0cfNUynKnpiNpMsGIplkl14BvpSrtK-dDUk2lcurSj0qCxexj0ilRMxIwBKP5-PO=w800-h220-no

af3P4KiUdQcarKUuGWrQgG7u4TI2Ih4ptEa4Zl6agO-sEIGRKxeBKHafRCAEk9dJGzaalgiMVA_kxYqE-4Fsmpl6CRv2BFFV_u2-sZFDZUTs8PqUclbDx-W4An41yqZ1sVselQBS28jr_Wb17wAijJ7hnet12UZUZvx1Cz1-c4c5HHXZXuasFiY3v4bzMo7pB3gCf_1N6i62cplJOKM33XXcbtceWn1pCJYIX0T9zxgBNbF7QmKMnBiaVRXGcHQos3FKpTKgrx9WbX5l77il_ByQvKczAmGk7k6Zqr8Gm-cVwdF6iKJb6vezwZdG-filzC7XLFyv0iZSqZWZWsoG-mEXT5807DcCu4xfSjHRhKqy2a_M2bTkRTsG1Bm3zC8RdQVkvSV6tdG8JDm-bUK0Il5rwCXB2fTGFI5od9uEm_Gpk9blGBvjsw9_zxu-x9FOC7Clu13016tacFp23XTLEBGxBXBi5VrAdN4i5XsPgE3KyDrVw3iqT09v5zu60bIDd0f9i-FCobGQl1sPLOW3eJBoJd_fDUxlmwtvpBbKjdJRqsSCSecewd6I7_ANh_hizzyVXB_n7LeEudm2gp-QjdzTeAVxeXn68oYIX88bYjNieGVT2uQztU9C-5nf_dMeVJx3mOhd69FCQwdPjQ0-wrVLIqGHOWd3=w800-h62-no

Como eu disse anteriormente, a temporada 2019/20 assinala uma nova etapa no save, registrada pela passagem da reputação do Cádiz de nacional para continental. É simbólico também que o clube disputará pela 1ª vez a temporada no estádio Ramón de Carranza como sendo seu de verdade.

Além disso, quero registrar a aposentadoria de um jogador marcante nessas primeiras cinco temporadas de save: Juanma Espinosa.

Espinosa jogou as últimas cinco temporadas de sua carreira no Cádiz. Aos 34 anos deixa as quatro linhas para seguir carreira como Diretor de Futebol no save e na próxima temporada, provavelmente retornará ao Cádiz nessa função.

Juanma Espinosa começou sua carreira no Jaén e passou por outros oito clubes antes de voltar ao Jaén, onde jogou por mais três temporadas até trocá-lo pelo Cádiz.

Participou ativamente dos títulos da 2ª División B e da Liga Adelante e da temporada de reestreia do Cádiz na Liga BBVA.

Espinosa encerra a carreira com alguns registros importantes no Cádiz:

• 1º com mais partidas: 174 partidas
  • 4º maior artilheiro: 26 gols
  • 1º com mais assistências: 37 assistências
  • 9º melhor em campo: 6 vezes

Espinosa também foi escolhido em duas oportunidades (2015/16 e 2016/17) o Jogador do Ano pelos torcedores cadistas e foi quem mais vendeu camisas em 2016/17.

4ZZsE5SBMuavGqrpV4BFzRpH6sioD31RytU5HoEwGQVwMMkmqZ_-q8iY_KhdkKXEajpT62rmO4Wmgj4zTFN3LfIhxcFTnEVKyeX4DljEeAQ_3_4eL355y2oqy6n42WeZ6OU3vyRo7GPwp8tUtfbn0vOpqvyWxQJ-u9nYCdz7y1tG-DY-Y6b1ihwBjnMFGiIXIFlTHnuhrWMTvT2U7gDDpU2A_2-zNegiG0omSCiJ6OXDYYXN90XCZDBFHg8gpa9Rc1lD45897DPLc65zcI1RlSTgqrc_reeRE0oDfyTHxYnwHzlSFB_3hRuoXKrxISxgyzcA8Dhxd9iPwBzLhoEDlCq33jZ8yoUKxvIyR4c1FqXC4wcazU_qe-0cB4hiXTl8_TuQudkh1x21d9BFnpPm_vzaDKYpzEXc7ROdh1Q0ZTeR-Z5uvNfyKsmHdBCaDS1CcW8b7kiF0eaaiHJeDeUJTU1kEHq7O40B-9Xo5pg4vuN0JQCAnL3OPm-AF3lgvmoYQYXJkbHtkWRUCw0IGi3du6L0zMdKutEqRS1KH9hmZH74RjcKCcEIjLUwsPEd-DUl8KJ36cyitsYmzIk5kZEguS6w8zsQ3CDvn4PYsUUCOgPE6pAz2QHrPkULVliK6UwzFhRLaCYkk5xuf3R-YShzZJOf2_w1FnYL=w800-h42-no

Atualmente, José Sánchez tem reputação nacional e iniciei o curso para tirar a Licença Continental A. No entanto, os atributos do perfil não crescem adequadamente.

Independentemente disso, recebi dois convites para entrevistas no Valencia, que demitiu Juande Ramos depois de quatro anos e 193 dias e no Atlético de Madrid, que demitiu David Moyes, depois de três anos e 77 dias. Ambos foram recusados.

YWqjZyQaVq0nEK0qdTO3AEc9TngEA4QGlx_wdWqjVFIUItmM8_USVdYvJ59Aq_nxUVaVAacD9sBqHl1vMYFzNPWP7Rhtd4jab547rPwfyYBYVGSK2nNmSwLo2p6yvvEqjSPIMY2RvFUMXlSQPtMhB1d8ZxT5H5upKSNL6-k4_XfKvnkdNn1j2SOxLX0LM4GzSVstpc2Ic3WrFdLOYp_x4eEmbaHKoyXIHehiWT5WB_F5NFhTk25n8MopZuINUGqohTMDsLMHfFJWPUOJ4m-CVM3OTSVg4MD_wnOsC083R1PpyHQQC7Cq-c7hinTy3V9kJUGcCM7N12HB9aQfASsmr6gJxS15_aW-dl3yfhHuVoDkig4K7rud5Ziz7glfbpgEw5doQhv_ennLvJOGRqCljQm95-2EcOQnA1pw6jSyzh0uTJB9LX-aPKMkWCmwbxastNLhehmuoYBqYnBJbVbaiMjH0TinS_Fl18R5q78goi20tQeq5C79nv47XO-7DDXWmDxff32CpR1lgV6SdJmSJrDy3QSkKZJl4bRsF_W3Qc5m37AvtXYYCRwIBwEEStPRqm8Z_8cr1wKGE5L7KP8KNDiAZgUvA4ebOVxpqcjZTLLHnWsB1mm7pxqmd95FGXifJXirFJOWIsC3_3jYbK3AcJc3XVo3FTr4=w800-h42-no

As finanças do Cádiz fecharam no azul na temporada 2018/19 em 5,8 milhões e para esta temporada, a venda de carnês aumentou menos de 200 pessoas em relação à temporada passada que foi de 20.093 carnês vendidos.

ilBmCur4dS71rjAy6gUkPkZs92fIlmak7G21xkAmHRGwFyYwRP4Khu1N0Ebuypimz4aBQwTsIrx8c2-asb3-xhNM_8cKDmqVhEjrUwQyD7jrgAX7_pQytulJM4pn70qgwF68Ea-VoOtvw7T-OMCrB3WsJh2f1zS7id8kf48v1bRwRK-DkWnNKEiAnyPowB61h1SnzcOkkc4uXk5V6eIzRX9rpCmyVMhz6U3xyWSARbRh0t3ud4jzI3eNQmS2xKrZzp8vjE6JuoF51Bp6Bn8_PFEdpX-Of0uWM2I8XmxmHSH0lMFw1rI9TrS1kwj_gWZQOVfyIbAV6HeUqAAriMlJ_Bkd6t0wTqnuEQsMkJB6tPiC-zesQIHtM8F4teL3boNQPl248kBIMNvPv9IgfLLwJIWRgcLovTLABYXYJ0rgIbUMAkMJKh9YnzIOqLPs7vDkFqweSwlJxjgBj2mCPwF2v6TiXloO7Efe_tbnv0327g0IGb351KgtMRXXcu8BQ_xvnneWegDcIes5efA1-Mj9_Z6uuhE0DgKZPLojnF5SlclYCwz4ll-MC23n3xiYtaHkyvScHDkwxZ6ScOr1S4A__0g1TSvjiM28DPwt-AE_YNoWpAA2luWZ6hbfKt4BTVitpVPeWT3QMoFmWMtPU-wnarPbaYsDlxMq=w800-h474-no

Além disso, o começo da temporada para o Cádiz é muito bom. O clube foi avaliado em 77 milhões, 50% superior aos 51 milhões da temporada passada, o que coloca o clube como o 7º mais valioso da Espanha. Detalhes especial para o Villa Santa Brígida em 12º lugar, que foi comprado por um magnata australiano.

GpNz84mlZzY84LkBzUAf8anM9phvEZ9L-KIpRC4Xep4H5IJKzkGE5oZztiPq1fZagF5OLp5iQbFUY5-xLcylXMsl64Khqz_4B9TCldg-d-EWowO0xdevnfHpCKcKirnhrWEfL5YJCm5Hr8Myd3aXESIfpSsUeVh1CDo2iPvxPEnmgofW4fC8bnr0Y6rB3spAY02nHx-jMYf7n_RC4b3zy5XOFi4TC0qfFOO3pWKeL_PJCTcT3ZuA8dZ5LHRPA8nj1Tu-XF5C7QXCPZ99HCVhO6_L2VctlwT2VmG-bQfdDndd11_x0-o3R2WYdoxokCEXoqO7nr_UR6i7CdDP-u-YuJsIHBbtczHIgLqyXIlhoykCWn4gU4kAgUR7IAK0bkpd865P_8lG0sZhGaJ_lu7FyKqf0m5uQDxAOgJd9uoTD_j1ts-55QjNOlgesmxDl-74QlM7lSToH-668U519REpygJfE27YsjU-4IYunNolcnp3oHLUP4lXUV2WcZ5vd2qnXWbduks-QmzDa3Ppkn906uhLzqqq6s4GqMzVV5FZxZC--QY5iPyjv_wUIggja2jR14pmY2CuaVwzY2gK0IZarjzdu006K5HdgqeJrDyeuQAyow0lzkFy9i6kkuJR6H5z_Mozr7K9lyA75iSc7SOHfG77B7DNb40T=w800-h454-no

Quanto aos salários, eles subiram 5,35 milhões em relação à temporada passada. Agora a folha salarial do Cádiz está em 17,63 milhões (1,46 milhões por mês), 15ª mais alta da Liga BBVA.

4YA1rZawYOcnSMgRDGlyqLPxGVa0Hz-EVh1Uq8cdGbMju2yLTTanF2q_oqTK7y6J9CbFM1p1zQdSXf5ARzMP8AcoURi8HDk-4RpJt-rSuNajsEgdGN7qCvy1AgAwgxKFmuRFzEOd_bBex7uRHcqST-mYC_bEY40GEKOYZuYK0z54ROaR18v6m7GvHCKAWRGQBDVC9Ql14TlYd_aSryDmAvqt7LsHPo5NiTq1bDvDgV257C-bApd6XP3rXXNQNRLLeZzyQARFsbGuabjLmsg099lpMu6Ekc53X2JhI8KTnINmCGY4_st0hR7LlaL-Dnndv8GUEErTjcexqig2bTrvEzlxh9GCVb_iqRsoZzM2CSqdK0kNDwVE-e3u7Ep76xj-2nAmipO5xeXY_nm0OvcwX5N86IUo2epVSJABdUkVJrjhks7e9DqRwoTZnxuLisd6FA4tLEw5bWzzS7ix1i99mxkKqlYwcYVdbq5TwA5-izOwnkdmFeXUj8FE5duxC6syFDD8ZUYsdG7BS8xV-QBv55_bmEKNV5l81x0qOkMWi0vl-hfhm6bELK4fhBun1qjf8PNsCZjnLzHLc413-VtWuQL7a569o5_OlNj3soXTCH3zV6NpDaEykZCaIsiSOeD1JjMHcxUGUaZcFoJdriDG2x7XWNCbHkLs=w800-h42-no

Desde o momento que comecei o save adotei a política de formar o elenco recorrendo a jogadores contratados em definitivo, jogadores da base e jogadores contratados por empréstimo. Contudo, por conta do fortalecimento do Cádiz, apenas Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Valencia e Villarreal aceitam emprestar jogadores ao Cádiz e em pouco tempo nenhum deles.

7Sty4sP5MALOY7t9L5fFkeE8sxNcqYvJutcyKN0SlNh8EDL4n2fxsvmmhm2uCR892kVBmMVY2ZC-YfxzOAqDsHjaCeYnppiXIdLlJEgr4djBADCpXg5LrQSViNQGy029jqOLup6vKX1AXA8Yurm_M_wWRc23xNPs-hn0_ZwicYvdgKloooeIi6l3GPLKUFZGe6wIinGhQ9PMmoZglVZmJkUrgtmyUh6j0vTb6zWRetqQNC-eP7CV2Uq_AmPLf6gHqC9g-MJ2T0Kmbd7iS53NCgDZrXSiYGyvO5vBReZSEXCFCXmvgwWVqGE1FtVvB3N5YCZVwPYxje72xRh0uXd00kYn3mAT6lgdAB18hZ3ypPONfQiCK8pAUnBSYsRrVVMoZcIEe-FLVCM60B2LgEzDF3xthtDyjIgGCOEQsoMWpNbUQSSXxUra0OhBDIhVhVga7jjTQB3mPwpz5kCpMQ0Ocfv-8DUdlpaFCsWHLAo3i9ZMpawLE5BiUjyQ0FoDXIIGOOQHxz6yRXvk0SdtEw-ltIOwohYRIM6Gw1nTP8-aLWukpyzSZ46c7Yt_52O4b40NIRUTYiRg38_NuFUSqxzp5MXbfgHhlgkNlJJwJDkiyRxB4nEx2p1pk5MR--cONCARDlmeVMoebhKuGvoQTh10yhaux6I2tXu-=w800-h449-no

Para a atual temporada, teremos apenas um jogador por empréstimo no elenco principal. Ele será o argentino Rodrigo de Paul, que teve atuação destacada na temporada passada e seguirá no Cádiz por empréstimo por mais duas temporadas. Uma contratação que nos custará por volta de 287 mil euros por mês, mas que achei válido pagar neste momento por conta da qualidade que ele trouxe ao clube.

Além do argentino, outros sete jogadores foram contratados em definitivo pelo clube e para a equipe principal. Alguns deles (Diawandou Diagné e Marcos Llorente) já jogaram no Cádiz em outras temporadas por empréstimo, enquanto outros são estreantes no clube, Walter Pavez, Clifford Aboagye, Srdjan Mijailovic, Cheikhou Kouyaté e o mexicano Javier Hernández, o Chicharito.

Além desses jogadores, outros nove chegaram por empréstimo. A contratação deles ocorreu por conta do Cádiz B, que até a temporada passada estava inativo, mas que na temporada atual jogará a 2ª División B (Grupo 4).

Fui pego desprevenido e por isso, o elenco ativado pelo FM tinha apenas jogadores amadores e de baixa qualidade. Com receio do rebaixamento, optei por mover os jogadores em excesso do Sub-19 para o Cádiz B e também contratar por empréstimo o que faltava para completar o elenco de 22 de jogadores que a liga exige.

Minha intenção para as próximas temporadas é não me valer de jogadores emprestados, mas ainda tenho uma dúvida por conta da ausência de controle na contratação da comissão técnica para o Cádiz B e também no controle de treinos que não existe para essa equipe. Automaticamente surge a pergunta: será que os jogadores no Cádiz B evoluem seus atributos?

tP3Uqgr58Sa_nZ-DrEvC8sEnVoPf2Jn7X4ZLEKQxbMRop0PLvUqe1dFdIgz-mSKH45u4e_WB405vX0E19M46NXd8j6ZQY0A1afaNnzwSajB1z7GrzA-ltj-Wy2VfLxevxnx165EtHpNPuJcUA2alnaByS6EeG715vFF8EYcvT02MDkRk1WAUHQzxLkm5sCnsZ22OJgZOqQ7O7Z6j73avcicV620IsKGzV3N2fEgkrnxDW-uCuZtb_7zDSb46V-bUY3SbeKNdqLfgdYawbCn21wxEj5IGpmxcOYdOigDRbEYDbub3hUzC91kzg402fZiPcMEM--ysFRR5vk0iyeprwRIxZL5A24nzcfbSr5LyavdVwpGhZfootaGifPxRjTm30UgJZv74PM8XC2E0IEGQTtOG2-LqaxZvfGt0qjCX7DcTdl9AGqpxn4_wAwYEIqQXQCPp8dMFixNeGSKWGdvvfcN1LQvRgxfaKp20YSfwqVGILQA-t_V-lSq8q3Znb2HI6pXGckpu53M0eltw9h56oxcrSzMY-COixygm_JCrYP9EMhqiOEWyg3scUUFlxelJy9xFEtzEjJyI3jsCuayD-rtGEyy8RE8_fu9g7t-oxcz6O62EtXnHCtmEbRVCORRAnOh_WPrzmLNUXzKwgoM2Z_gemGtkIxZA=w800-h42-no

O elenco terá 23 jogadores e nove deles são estrangeiros, maior número até agora. Contudo, dos nove, quatro jogam na Espanha e apenas mudaram de clube. Chico foi escolhido novamente o Jogador do Ano do clube e também quem mais vendeu camisas. O Melhor XI já tem cinco jogadores com mais de 100 partidas disputadas.

IfYtaQ2tcYO6OYAJDF0JKQ0ehPyqMzDxnO1DbGf3RuFYjMR8YK1Q6LQc8DAIx8HA4laUqcX7hSL4iqtm0oDJR9CMMeFQaql4lGid6CckVQXZ0W-0efDxEH13Ee_K2wjE5yJRnDe0AKaI0r2Pi8v0pDBLMyQWNXHaQ8PhpyoFX5WqIsvLfP7qs7mkKNoL5XiFyx7CnYq7d-sUOrDY6fXGPMGiZv6mOJxAqy2ucqdriuiqkaydBSlSpO6wxqrLYx2u-AviujabqNIPkCwIX89_MwaHLV1LBEl1n14BkDWVxvtwtygfmyosMA-pq8qrZc-tDL7mC0usAcd4PcBpFy13doCC0Ad17rmqVsPQg1yP7wsJd8QLLaeMNaV3RX-rdTY8Oi47gYpzBwjOf1bN-0ui4QfEjLcVgMAlLbgxXFHsV3_JEbI52pQYhzFcVLBJYcPmENzVdVI5t7zdnM67mu_5IdSZ4J3BkY5TLJgsNRILP4a9RXsoWluMhODZHFsUqSAW7KE34LdJuhv8lWXv3hnfZj0TcPR21LBldXK_Uq2ZT0XwYnC-kS9yM0f1Byc74uaRJlxLSVs8jK102qdZ3QHhO6whyeh4VTeDuZuIb0huVOsIq0J0jwjlm0k4HN5vqTBenytzHv_iTRqcDKC_-YgBBkcTau29uVyR=w800-h510-no

Dos 23 jogadores, seis são formados na base do clube. A novidade fica por conta do goleiro Adan Mateo de 18 anos, que subiu para substituir Ricky Alonso que foi para o Cádiz B, mas acabou negociado com o Bétis.

8T7RkWHavjf_Jex2BpFGxSoEI9F2eDSLk9AzWIuj-7yqn9Gjq8kUKnNSoSNpSLCi_TO4XEfLPWBnV7iEsinq4OgFWUoWepeUezNGJGiPMHlycDq598tK4NRb5xIn6ST3-nu0JvHWZZ3EOiubOuf6n_OFI3DC90HRGGjxGOsbbFUIQr1S1CIs3PqLnZ3LDuDiIBC7YNspHplhS6S3cRVkUyQmtyM6Eaa3qwqagi6X1859LjApZlZOqMmimpFH6g0q8DvcyQTCzEBaRltcyljBQzpJFAGrhobjY4LERNFtmYafEve7lQ89gnOk_5cJ7bxPVL1Shf4pP3zTODypnquP-6vK7CVQFmy6F-aXlaib0IL7IHP2oILbNpKftMO2s2aHnySq6IJg1GiZmJutdbtGFONdyXPPpB8soYUMKoKEYzJb3xyQ-DOCDcF1jKRldGzHmYjgJ6NxKATnRXGyMXUubPrRY0M1_Rucfnvy1mJKJzWmy-2eeuefK5b_Y3wZbGH6ltSXYb_jXJ1Jj5A1TbmeTu_k3ZYYIAOb6xARZHVbgC8-H37iYRFqnY9VOIrfH6T7_iRZB0AE6ZarkZsgqgl-Eijtig98L1__P1B8zuQMaD0Jwo9mJK3qvZlfMCas7XgllfWZjQUMXcKMVf-mjXIsNwrbRvYiJxIM=w800-h496-no

Fernando Moya (15-C1) foi convocado pela seleção sub-21 da Espanha para o Campeonato Europeu Sub-21. A Espanha foi e venceu a competição batendo a Croácia na decisão por 3 a 1. Moya foi o destaque da competição levando a Chuteira de Ouro e também a Bola de Ouro.

Fora o argentino Rodrigo de Paul, o grande nome é de Chicarito. Com 31 anos, deixou o Zenit e assinou sem custos com o Cádiz por duas temporadas. Será o maior salário do elenco.

LeCCSsEL3wBhMVbwG-1rpv5Pp04gq1wCu7JtPwuaF6SNI14nWcvIM325pVECG7SROxMTPlLIcrl7RBFFMmdUiJ3MlsULJOSiMLcut7Vwjb_dIaEv-cJ-rvuv92iGFvVZXqlIu9QA-29rMoGAgJXi24qe-U0uKjzKLSPxAJ-7OWXidd5CkVx7ihlst3oPNkW0je3JxV7gYJTTb1T96mXACOlUrYSPiPawrUoo-vui8hRfDOjgX5YhjRBEFrNM5ObArDjeAqUufYwTrAcecLDnJmTu9rkzyvHYA790I3-RKnHBCTKiymng6mQCO7BLU1J2u-pUv4qpDbdTKLpRqewEqhhL7nJM4CL56iY0AEJ1kcIx837mRx0cqChx0_cqTMopI3MhVJt4shy04wNrAhA2YaUj9UbEKitQYlI8H9xALFWCucQ-HZrpJNuROFnFmWMTmrNAbzM-m0oDTqqRPkzyRggH5gMg6XJViAZVhP8f4ApDIAyzO4E6zWOr6bq11fIVaYitxcoPZj4FAy3ylmN_51u0bj1uGzvTSbaQhy37gfUfRvqZwxgK7Oa0S5XRPg7Xi_rBGYvRZhfbbGVaIrhoHEDPbvQNZ5OmDrcwKTgbyt4E-UNpQJKTxi1Fk6CAUAIR8oLS1EoGPcWNOhUC-g9qNK5OAhnH-yYb=w800-h484-no

Também assinei com um volante sérvio, Srdjan Mijailtovic. A contratação mais cara do save até o momento, 2,6 milhões pagos ao Besiktas.

7vIhlQ_0wP_SFB9qTOMu6jwElTtMvwJAqGppNc7kybfZ1CmcaB187L1NZHhrhtn3iWGZnI2FlkMidi5I9oIEFQJKPH8iUiQxAo9PDVIzRINHnEs_--u5lNpKzt6jNPQF8ldTHbdwPpWw5us45GIcvHcbDlLcn3iQe9x4BWCF4ipfFG8QZyinL6vzBKcsuFdKOHs4EBA1KNwU_-Nl4UNtzkcZEQs0ZVYQf0tm7l0zvCsZeD0V3NSxpyoSg5cgUaHpjcvNZcb5u1xPmyqD7z1rvUlYcCBVjxDFD17LJ8nYlupZxla3WAiLrCOzMqm0hiRf2e26mtkuwgHuoTsgRvuLcX2C4_ZZ8To7vhTk6QW9DqTtNqNgUuaX4Va6SfLAxL3_oNlQwZffORmrxskkjwGc5wbhD4qoCX0Q2cGfapgHJ4PHfpIDlL0ckHUnD17K_tBnTd4W_90aoC2n3iVInP3f8nfQ67MvYqJ6b8mVI1kgBG3JVUW1QHKGk5IyIFlNJzwBCGsM1l_tv-Zndlr57SZgGDzfiqhERWfUbBczkCcbZM_NTc8lNYn-3-OEKGfqIlCu2hH7EhNEkpnfePgOIepTNQkQL6FxtW2aK4ErM1RlCgFqgqrQ3I0aUnnPWQBk3zCuglE3ibIdONOMrePUyADgCBKahk4Sz6aZ=w800-h532-no

oIPT1lvkssAU30sPmeJ0qNlQmfGPTV5HT1zfIgUQbz-OiZPRKAJwZqR4O3ohJ5hKw4QoftW0gza-9CgONp48aGnP45cvj5OrsB-nJ08yQHSlXfohGdLh-dOuOD8anMd4dYeA3BtDzONoCph9Gp2EAuPlPY1Nm5-WHe6rH4bwZ09izZe4Tkf3V5Tr6h292_LxEvgfLgG3alLNtE1je-AGmGArYbDV7Yo6uIIvbAOA6Xos0Y-zEs8N2ZkKZ57_8tZ9p8Sb1YcD1BIjQ8s9lYLEERDAPiqleppg8TK59wPof483cJ4B_km_re-hN0PNCtVNzPBs3hPeDsmcbACEyKx8PJe4WsOFNXFh_9xWB6K0TqRK5sQbnQjeirffQfW_BSd-deXGS7npnqJ1_0YeiAI2uEGbLEJRG2cuVwOcBPNdHrrTzdFaMfSenI2nqoTWaznmnz4GhKkqcnVruuoUszfqh5uT6zTSTkU2lwRKylrWBcsWkuIhZSuUHIPazDwfH5I9eietmxE8AHXJmkkSf9G8jvSwHlLvN844lOqZpDFj9sFhmquD-03OcpJaqxBWufzxDAGzIXW3EK0KD_HOHd_zxsFBEqVGn6Q2uFRtTTw0IG7LYr_V4al4TUpNsdYiNXkJ8nD2XBUOudft9Xfzr1n75SzrqmUEfc28=w800-h42-no

A Comissão Técnica continua sendo aperfeiçoada na medida do possível, agora com um novo componente, a internacionalização dos profissionais. A Comissão Técnica tem 35 pessoas, dos quais cinco estrangeiras.

O treino dos profissionais melhorou um pouco e agora só temos uma vertente (defensivo) com 3,5 estrelas e o treino do sub-19 também vai bem.YLUM6ekPdJl7FN10-GbwyZHjCFm2hXn_dGNidPILyX_llkFHn0uN_5a0gCttMnjT8PhlJL1MToufou4__QgtQ8IAPT6uZEeuD953EFsOkjDQZCkY5uORvFWjlE-G5GEjCqIvNFP25Y6v7V-1lSWRgv-IyR3cyp2X0F2bsDZNsFyN8u3_RhYZv0UUCCuX4oTVvu18yvD_PgPA0Eprlpk-_EutHLf2ZssySHARO70wrZ_gzaLrzcAAFmzPejywGDp6PijruNvL6utjbwFhQAoRzMzYhI-W2BXihQk725CpCNOyGcINei9dE_CmXQA3XW79Yvg9ZZzejjX4veBx1YfUL3gsbFaXo3BjPy_xktI5FzHIa6XMh8-QtDzQW1ug0Isbn4gFhUKcpv4ZjU8E4AcWz1fiV-NgJgbULPrxOkkhAm2zzfZd32eauwMVSkDUSLcmmeOGQ8RufipTg2GVWCGsX3iASOiuBfZVYtutoPEMihKxPBEUVYxQVbHAfm8sZjzLxXr0vfEEuTo76_Fr68bLC_1y-T8E6YDOOQ6gjlYI_Jh3k5UXRwgAH_CwDzIL9q1iqRCzOJ1cFn2_QL40I8_0b6YoGz1bOxUKeh5DhBeh2Bg_vmEWh79Py2jXVxdXe5NH1lmStS7Kl-Di2IAyKc-hLNVwsqQ90ai7=s19-no

• GG. mudou o título para Um clube, um troféu e outras histórias: A despedida de Juanma Espinosa | Atualizado em 29/03
Postado

Espinosa ser aposentou no maior clube que jogou, os atributos do treinador só evoluem ser ele passar o treino é fazer as outras partes "sócias" da sua função.

gostei da contratação do Pavez, um jovem bem técnico para sua idade, o fim do contato de empréstimo do De Paul termina junto com o contrato "principal" dele? assim daria para contrata-lo de graça.

Gostei desse goleiro que veio da base, parecer que tem futuro.

Postado
6 horas atrás, bruno introvertido disse:

Espinosa ser aposentou no maior clube que jogou, os atributos do treinador só evoluem ser ele passar o treino é fazer as outras partes "sócias" da sua função.

gostei da contratação do Pavez, um jovem bem técnico para sua idade, o fim do contato de empréstimo do De Paul termina junto com o contrato "principal" dele? assim daria para contrata-lo de graça.

Gostei desse goleiro que veio da base, parecer que tem futuro.

Você tem razão. O Espinosa é um jogador típico de divisões inferiores. Sorte dele ter encontrado o Cádiz.

Os atributos na minha opinião precisavam crescer mais, porém é mais provável que eu esteja apressado com o fato do FM15 ter introduzido essa questão dos cursos e da escolha dos atributos ao definir o perfil do treinador, mas li relatos no fórum da SI  sobre o FM15 de atributos que não crescem e de outros que crescem muito rápido, Como você bem sabe, só uma parte dos atributos do treinador se relaciona a treinos, mas outra não, está mais relacionada às relações com a direção, relacionamento com o elenco e etc. Mesmo assim, isso não me preocupa tanto é mais para dar um feedback a vocês, pois continuo atuando como manager do clube e não apenas como treinador, deixando a desejar mais na questão do desenvolvimento de jovens.

Você se equivocou com o De Paul. Aquela data na imagem do elenco (06/2021) se relaciona ao contrato de empréstimo. O contrato dele com o Valencia vai até 2023.

O goleiro tem alguns atributos bons, mas faltam outros muito importantes para um goleiro (jogo de mãos, comando de área, jogo aéreo, um para um) mas a excentricidade alta é sempre preocupante para um goleiro. Tem gente que gosta, outros não.

Postado

Gilson, pode passar a msg pra ele e qqr outra pessoa sem problemas, até porque compartilhar informação para incentivar mais pessoas a treinar jovens e usar qm sabe mais a base é muito interessante.

Sobre o save, rapaz, boa evolução do valor da equipe, mas apanhar os grandes vai ser muito complicado, a menos que ocorra o mesmo dessa equipe da terceira e algum bilionário compre seu time. ^^

E boas contratações, e o Chicharito vai fazer a festa em, teremos um novo artilheiro.

Sobre a equipe B, como ela está em uma divisão jogável, a evolução dos jovens será a mesma que se tivesse em outra equipe da terceira emprestada, mas a diferença é que eles treinarão no clube, que tem ótimas estruturas, logo vai ser ainda melhor para evolução dos jovens que já não podem mais jogar os torneios da base mas que ainda não estão maduros o suficiente pra entrar ao menos como reserva no time principal. Por isso faça o possivel para que a sua equipe B não seja rebaixada.

Vamos ver como se sai nesse início, espero que o Cádiz nos surpreenda.

Boa sorte.

Postado

Rapaz, esse negócio aí dos atributos do treinador realmente é um bug. Não tenho dúvidas. Fiquei curioso e fui olhar o meu save no FM 2016 e logo notei que, com apenas um semestre jogado no Panamá e com o Wanchope com uma reputação bastante inferior à que José Sánchez tem hoje, vários atributos já começaram tiveram um up. Vários! Ele iniciou com Licença Nacional C e não fez mais nenhum curso. Acho que isso foi uma coisa que corrigiram do FM 15 para o FM 16. Enfim, pelo menos não tem influenciado o andamento do seu save, tanto que recebeu convites para assumir outras equipes.

Janela de transferências bem movimentada, embora praticamente a metade das contratações tenham sido para o Cádiz B, por empréstimo.

Gostei das contratações em definitivo. Jovens valores com bom potencial e outros já experientes. Chicharito dará um charme a mais ao Cádiz nesta temporada.Também penso que o investimento feito no Mijailtovic valerá a pena. Deverá ser bem útil ao time.

Postado
15 minutos atrás, baltazar disse:

Gilson, pode passar a msg pra ele e qqr outra pessoa sem problemas, até porque compartilhar informação para incentivar mais pessoas a treinar jovens e usar qm sabe mais a base é muito interessante.

Sobre o save, rapaz, boa evolução do valor da equipe, mas apanhar os grandes vai ser muito complicado, a menos que ocorra o mesmo dessa equipe da terceira e algum bilionário compre seu time. ^^

E boas contratações, e o Chicharito vai fazer a festa em, teremos um novo artilheiro.

Sobre a equipe B, como ela está em uma divisão jogável, a evolução dos jovens será a mesma que se tivesse em outra equipe da terceira emprestada, mas a diferença é que eles treinarão no clube, que tem ótimas estruturas, logo vai ser ainda melhor para evolução dos jovens que já não podem mais jogar os torneios da base mas que ainda não estão maduros o suficiente pra entrar ao menos como reserva no time principal. Por isso faça o possivel para que a sua equipe B não seja rebaixada.

Vamos ver como se sai nesse início, espero que o Cádiz nos surpreenda.

Boa sorte.

Valeu, bal.

Vai ser complicado mesmo pegar os grandes e por isso mesmo nem vou ficar pensando muito nisso. Vou fazer o que acho correto para o Cádiz e chegaremos aonde tiver que chegar.

Espero que o Chicarito faça muitos gols mesmo. Até eu achar um atacante para a equipe, pois o Francisco Moya é um pouco frágil fisicamente.

Ótimas informações sobre a equipe B. Adotei a prática dos empréstimos, mas quero um time menos dependente disso. Mas vou fazer de tudo para não deixá-lo cair.

Valeu.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...