Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

We're not Brazil, we're Northern Ireland


PsychoShow

Posts Recomendados

Postado

_85987091_michael_o'neill_epa.jpg

Noite histórica em Belfast. Pela primeira vez, a Irlanda do Norte está classificada para a Eurocopa. Ao vencer a Grécia por 3 a 1, nesta quarta-feira, os norte-irlandeses se garantiram na principal competição europeia de seleções. Nem precisaram do tropeço húngaro, que também os colocava no torneio.
 

Trata-se de um país com 1,8 milhão de habitantes e uma liga de futebol fraca. A base da seleção está hoje em dia na Inglaterra, mas em clubes menores. Como Kyle Lafferty, atacante do Norwich, segundo maior artilheiro da história norte-irlandesa, com 16 gols em 45 jogos e que foi desfalque na classificação contra os gregos.

Há outros jogadores mais conhecidos, como o veterano goleiro Roy Carrol (ex-Manchester United, hoje no Notts County) e o zagueiro Jonny Evans (também ex-United, atualmente no West Brom). No entanto, curiosamente eles também não estiveram em campo.

Os companheiros, empurrados pela torcida, deram conta do recado. Uma atmosfera incrível tomou conta do Windsor Park, em Belfast. A alegria do veterano Steven Davis ao fazer 1 a 0 e 3 a 0 e a genuína emoção do Josh Magennis que fez o segundo, o primeiro dele com a camisa da seleção, foram de arrepiar. Momentos assim ainda fazem o futebol valer a pena.

No passado, já são três Copas do Mundo no currículo - 1958 (quartas de final), 1982 (quartas) e 1986 (oitavas) - e ao menos dois personagens lendários: o monstro George Best e o goleiro Pat Jennings.

Não é uma seleção técnica. Não possui jogadores habilidosos, que passam o pé sobre a bola, pedalam e querem driblar sempre que possível. Essa é a característica do futebol sul-americano, bem mais vitorioso. Na Irlanda do Norte o conceito de futebol é outro. Valorizam o padrão tático, se defendem muito bem e utilizam bolas longas para atacar, sempre com uma referência na área (passes contra os gregos, por exemplo: 221 x 484 ).

    Não existe uma única forma de se jogar futebol. Essa é a forma deles, e assim se classificaram para a Euro. Como bem cantam:

We're not Brazil we're Northern Ireland
We're not Brazil we're Northern Ireland
We're not Brazil we're Northern Ireland
And it's all the same to me


 

http://espn.uol.com.br/post/549043_were-not-brazil-were-northern-ireland 

A Irlanda do Norte também merece destaque, meus amigos. Quem pôde ver o jogo sentiu a atmosfera linda que estava no ar. Os fãs cantando "Sweet Caroline" é de arrepiar (tem um vídeo deles cantando na ESPN, mas como não dá pra postar aqui, ouça o vídeo de junho aqui). Convenhamos, ontem foi um dia histórico para os norte-irlandeses, que nunca foram para uma Eurocopa sequer.

Postado

Parabéns pra eles, muito legal que conseguiram se classificar. Ainda bem que a Romênia tem grandes chances ainda, no mesmo grupo.

Tenho certa simpatia pela Irlanda do Norte porque joguei com a seleção no FM11 e também reativei e joguei com o falecido Celtic Belfast.

Postado

Sensacional. Tudo bem que o aumento de seleções na Euro é bem polêmico mas dar a chances de equipes com Gales, Irlanda do Norte e Islândia (tudo bem que ela poderia ter passado no formato antigo) de ter um lugar ao sol é muito bacana!

Postado

Bonito pra caralho.

Não tem país do futebol. O Futebol tá espalhado por ai

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...