Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

O (famigerado) calendário do futebol brasileiro


nosredna

Posts Recomendados

Caros amigos do FManager, esse nosso fórum que tanto nos faz refletir sobre a vida, o universo e tudo o mais, queria por em discussão um tema que ando lendo bastante a respeito ultimamente: o (famigerado) calendário do futebol brasileiro. O assunto é alvo de discussão há muitos anos. Várias fórmulas já foram propostas e muitas vezes a CBF até "tentou" fazer algo à respeito, mudando, por exemplo, o formato de disputa do Campeonato Brasileiro.

Mas ainda há muito a se fazer. o Bom Senso FC, por exemplo, vive se queixando que há muitos jogos para as equipes maiores, o que causa um imenso desgaste para os jogadores profissionais com muitas datas, enquanto que os times menores jogam pouco, às vezes somente os estaduais, e isso traz, entre outras coisas, prejuízos financeiros. De 2013 pra cá venho acompanhando muitos sites e blogs que fazem suas propostas para corrigir de vez o problema, mas a CBF em si pouco faz e, muitas vezes, nem as próprias federações estão interessadas.

O site do Bom Senso FC diz o seguinte:

A maioria dos clubes do país joga em média apenas 17 partidas por ano. Cerca de 16 mil atletas ficam desempregados ao final dos estaduais por falta de um calendário mais democrático e inclusivo. Em contrapartida, os times da elite podem jogar até 85 jogos em uma mesma temporada.
 
Este desequilíbrio traz inúmeros malefícios ao futebol brasileiro, como por exemplo a dificuldade dos clubes de menor expressão se estruturarem, se desenvolverem e se tornarem economicamente auto suficientes. Na outra ponta, o calendário faz com que os grandes clubes do país sofram com o alto índice de lesões de seus atletas e com a ausência de seus principais jogadores durante as datas FIFA.
 
Esta confusão tem atrapalhado o aprimoramento técnico, tático e físico do futebol praticado no Brasil e, por este motivo, é necessário desenvolver um novo calendário para garantir um futebol de melhor qualidade para os grandes e de maior sustentabilidade para os pequenos.

Muitos podem dizer que o problema só será resolvido quando a CBF deixar de controlar o futebol dos clubes e só tiver como sua responsabilidade a Seleção. Outro vão dizer que a culpa é da Rede Globo, detentora dos direitos televisivos, e que é dela o interesse de tantas datas para os grandes clubes e que os Estaduais continuem existindo. Há muitos culpados, pouco movimento para se corrigir a situação e muito, muitos torcedores, jornalistas e jogadores frustrados.

Recentemente reli dois artigos, ambos de 2013, sugerindo soluções para o problema: o da revista PLACAR e o do blogueiro Luis Filipe Chateaubriand (que chegou a ser republicado pelo Mauro Cezar Pereira no seu blog no site da ESPN). Os dois em muitas diferenças entre si, mas são duas propostas interessantes. Uma fala de adequação ao calendário europeu, outro fala de mais datas para os estaduais. Mas ainda acho que os dois tem falhas bem grandes por considerar apenas a solução do problema localmente, sem intervir, por exemplo, no calendário da Conmebol (e sua Libertadores e Sul-Americana mal organizadas). Além de ter algumas dificuldades com as datas FIFA que, ao meu ver, são vilãs incompreendidas pela CBF e que teriam soluções bem mais simples.

Enfim, gostaria de saber a opinião de vocês, como torcedores, mas também como managers desse nosso simulador maravilhoso, que já passaram pela dificuldade de perder um jogador pelo excesso de jogos na temporada; que já deixaram de lado uma competição para se dedicar à outra; que já desistiram de jogar no Brasil e partiram para times europeus por causa da precariedade da coisa por aqui; e que amam o futebol, acima de tudo, e ainda acreditam que há jeito para esse nosso calendário esdrúxulo.

E aí? O que dá pra fazer?

Editado por Butilheiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Bruno Caetano. destacou este tópico

Um ponto interessante desse artigo da PLACAR são os argumentos pró-calendário europeu, reclamando das chuvas, e o contraponto do Rummenigge, querendo descartar o modelo atual reclamando do frio.

Eu vejo mais sentido nas reclamações dele do que das apontadas pela revista: O frio na maior parte dos países europeus é intenso o suficiente pra prejudicar a prática esportiva, tanto é que os países escandinavos não começam seus campeonatos nacionais no meio do ano. Agora a reclamação da chuva é exagerada por não afetar a prática esportiva na mesma proporção, e não é algo que deve ser levado a ferro e fogo porque chuva dessa intensidade pode acontecer todo ano, espalhada.

Mas o argumento clássico são as janelas de transferência e o medo dos times de perder jogadores. A questão é que há muitas épocas os europeus já começavam do meio do ano, nós do fim, e não perdíamos jogadores. Se hoje tá fácil pra eles pegarem jogador nosso é porque o futebol como um todo se enfraqueceu.

Se o ajuste de datas eurocêntrico não vai mudar nossa realidade por si só, vale ressaltar que ele também é ilógico. Pelo amor de Deus, toda e qualquer atividade começa do começo do ano, porque o futebol tem que ser diferente de todo mundo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o ajuste de datas eurocêntrico não vai mudar nossa realidade por si só, vale ressaltar que ele também é ilógico. Pelo amor de Deus, toda e qualquer atividade começa do começo do ano, porque o futebol tem que ser diferente de todo mundo?

Na verdade, as competições profissionais americanas também seguem esse modelo. A NFL acabou de começar e a NHL também. Eles fogem, por exemplo, do verão mais severo por lá e por isso a mudança de datas (em alguns países europeus o verão é realmente rigoroso).

No mais, concordo em absoluto com você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, as competições profissionais americanas também seguem esse modelo. A NFL acabou de começar e a NHL também. Eles fogem, por exemplo, do verão mais severo por lá e por isso a mudança de datas (em alguns países europeus o verão é realmente rigoroso).

No mais, concordo em absoluto com você.

Quando eu falei toda e qualquer atividade do começo do ano, falei de fora do mundo do esporte. Fica um negócio meio "autista" em relação ao resto do mundo.

E o caso dos esportes americanos eu acho muito estranho ainda porque é uma potência alheia a qualquer influência europeia. Muito estranho mesmo.

Outra coisa que eu esqueci de falar é que eles estão usando a Argentina como desculpa pra alterar o calendário, quando na verdade os argentinos tem mais dificuldade de segurar jogadores por conta da economia local, tanto que perdem até pros clubes daqui, e a gestão da AFA é criticada por ser igual a CBF em todos os defeitos. Mudar calendário não resolveu nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo ver esperança para o nosso calendário. Esse é o desânimo de pensar, falar, discutir o assunto. Estamos tratando da CBF...

Sim, que há um desânimo, realmente há. Infelizmente. Mas por que não tentar? Afinal, algumas mudanças acontecem pela insistência! ;)

Quando eu falei toda e qualquer atividade do começo do ano, falei de fora do mundo do esporte. Fica um negócio meio "autista" em relação ao resto do mundo.
E o caso dos esportes americanos eu acho muito estranho ainda porque é uma potência alheia a qualquer influência europeia. Muito estranho mesmo.

Outra coisa que eu esqueci de falar é que eles estão usando a Argentina como desculpa pra alterar o calendário, quando na verdade os argentinos tem mais dificuldade de segurar jogadores por conta da economia local, tanto que perdem até pros clubes daqui, e a gestão da AFA é criticada por ser igual a CBF em todos os defeitos. Mudar calendário não resolveu nada.

Mas nunca houve mesmo influência europeia no esporte americano. Eles sempre tiveram esse calendário diferenciado (inclusive nas faculdades funciona assim, dividido em semestres letivos similares aos esportivos). Chego a pensar que na verdade pode ter havido o inverso e o calendário americano é que influenciou o europeu nesse sentido. Talvez...

E sim, o calendário argentino também não serve de base. Primeiro que a divisão em dois turnos distintos quase que como competições diferentes não ajuda em nada o futebol lá. Segundo que a divisão entre o segundo semestre de um ano e o primeiro do ano seguinte, na prática, não faz diferença alguma, justamente por serem praticamente duas competições distintas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a "quase" certa introdução da tal America's Champions League, a coisa tende a ficar ainda pior. Porque duvido muito que a Libertadores e a Sul-Americana saiam do calendário da Conmebol para dar lugar à essa competição de convidados. Até porque, se estivesse disposta a ceder, a entidade não teria aumentado os valores de premiação da Libertadores do ano que vem.

Ou seja, time brasileiro que entrar nessa onda da "Liga das Américas", vai ter mais uma competição pra enfiar no calendário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagine a situação do clube que poderá jogar: Estadual, Libertadores, Copa do Brasil, America's Champions League e Brasileirão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na moral, o que tem que se fazer é reformular a Libertadores e deixar ela nos moldes da Liga dos Campeões, mas SEM TROCAR O NOME.

 

Outro torneio continental com o mesmo nome dos outros, é algo completamente sem sal e sem mística. Essa America Champions League foi feita pra rico, e é um baita de um peso morto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na moral, o que tem que se fazer é reformular a Libertadores e deixar ela nos moldes da Liga dos Campeões, mas SEM TROCAR O NOME.

Concordo com seu comentário inteiro mas explica essa parte. Como deixaria nos moldes?

Acho que tem um jeito de reduzir datas fácil na Libertadores: tira os times mexicanos, tira a vaga automática do campeão e monta um ranking para poder tirar uma vaga de cada país que está entre os dois últimos. Já elimina a fase preliminar do torneio. Mas não daria certo, a Fox Sports tem muito interesse nos mexicanos na Libertadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim não deveria tirar o México, já que faz parte da América Latina, uma América que o Libertador (Daí vem o nome do Torneio) Simón Bolívar desejava.

Acho que deveria excluir o Campeão da Sul-Americana, diminuir a vaga da Bolívia para 2 (Deixar apenas o Campeão e o Vice-Campeão do Clausura) e diminuir as vagas do Equador para 2 (Deixar apenas Campeão e o Vice-Campeão). Resumindo, iria tirar 2 vagas e assim, tirar um dos jogos da Fase Eliminatória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim não deveria tirar o México, já que faz parte da América Latina, uma América que o Libertador (Daí vem o nome do Torneio) Simón Bolívar desejava.

 

Perae, só um adendo só, Libertadores não é só o Bolívar, tem também o José de San Martín que liberou a Argentina, Chile e Peru, e mais uns 7 caras, incluindo Dom Pedro I. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perae, só um adendo só, Libertadores não é só o Bolívar, tem também o José de San Martín que liberou a Argentina, Chile e Peru, e mais uns 7 caras, incluindo Dom Pedro I. 

Sim, se não me engano eram 13 ou 14. Mas nessa lista, tinha sim mexicanos, e creio que não só um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com seu comentário inteiro mas explica essa parte. Como deixaria nos moldes?

Acho que tem um jeito de reduzir datas fácil na Libertadores: tira os times mexicanos, tira a vaga automática do campeão e monta um ranking para poder tirar uma vaga de cada país que está entre os dois últimos. Já elimina a fase preliminar do torneio. Mas não daria certo, a Fox Sports tem muito interesse nos mexicanos na Libertadores.


Não me lembro de cabeça, mas acho que as três américas tem o mesmo número de países que a Europa. Daí não ficaria muito difícil repetir o modelo de eliminatórias pros campeões dos piores paises e piores classificados dos melhores + fase-de-grupos + mata-mata

 

Para mim não deveria tirar o México, já que faz parte da América Latina, uma América que o Libertador (Daí vem o nome do Torneio) Simón Bolívar desejava.

Acho que deveria excluir o Campeão da Sul-Americana, diminuir a vaga da Bolívia para 2 (Deixar apenas o Campeão e o Vice-Campeão do Clausura) e diminuir as vagas do Equador para 2 (Deixar apenas Campeão e o Vice-Campeão). Resumindo, iria tirar 2 vagas e assim, tirar um dos jogos da Fase Eliminatória.

 

Perae, só um adendo só, Libertadores não é só o Bolívar, tem também o José de San Martín que liberou a Argentina, Chile e Peru, e mais uns 7 caras, incluindo Dom Pedro I. 

 

Sim, se não me engano eram 13 ou 14. Mas nessa lista, tinha sim mexicanos, e creio que não só um.

E se juntar as três américas? George Washington conta também, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me lembro de cabeça, mas acho que as três américas tem o mesmo número de países que a Europa. Daí não ficaria muito difícil repetir o modelo de eliminatórias pros campeões dos piores paises e piores classificados dos melhores + fase-de-grupos + mata-mata

Somando o número de filiados das duas temos 51, sendo que alguns desses filiados nem são associados a FIFA, o que impede qualquer hipótese de participação de algum time desses países no Mundial.

Dos 41 países associados a CONCACAF, 22 deles (mais da metade) nem indicaram algum participante sequer para o torneio preliminar entre times caribenhos (CFU Club Championship). Entre esses países, nós temos até mesmo um que já esteve em Copa do Mundo - Cuba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somando o número de filiados das duas temos 51, sendo que alguns desses filiados nem são associados a FIFA, o que impede qualquer hipótese de participação de algum time desses países no Mundial.

Dos 41 países associados a CONCACAF, 22 deles (mais da metade) nem indicaram algum participante sequer para o torneio preliminar entre times caribenhos (CFU Club Championship). Entre esses países, nós temos até mesmo um que já esteve em Copa do Mundo - Cuba.

Pô, então deve ficar mais tranquilo pra juntar time suficiente pra uma frase de grupos 32=8x4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Gente,  fazendo um adendo lá do começo da discussão, o calendário europeu desse jeito é assim porque as férias deles costumam ser para aproveitar o verão, que nem aqui. Não tem nada de influência estadunidense, só existe uma coincidência de ambos estarem no mesmo hemisfério, se os Istâitis fosse na parte debaixo do Equador, seria que nem a gente.

E o México não tem nada haver com os "Libertadores" da América. 

Editado por Henrique M.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente,  fazendo um adendo lá do começo da discussão, o calendário europeu desse jeito é assim porque as férias deles costumam ser para aproveitar o verão, que nem aqui. Não tem nada de influência estadunidense, só existe uma coincidência de ambos estarem no mesmo hemisfério, se os Istâitis fosse na parte debaixo do Equador, seria que nem a gente.

Não teve nada de influência estadunidense na história não, isso foi uma fala minha mal interpretada: eu achava é estranho eles seguirem o mesmo calendário nas suas competições por ser uma cultura forte e não influenciável.

Mas tá certo, agora tá explicado. Apesar de um campeonato dividido em dois anos ser beeeeeeeeem estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se juntar as três américas? George Washington conta também, né?

Na minha opinião, se for para fazer desta maneira, irão ter que acabar com a Libertadores ou então trocar o nome, aí perderia a tradição. Se criasse um torneio à mais ficaria muito sobrecarregado o calendário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, se for para fazer desta maneira, irão ter que acabar com a Libertadores ou então trocar o nome, aí perderia a tradição. Se criasse um torneio à mais ficaria muito sobrecarregado o calendário.

Eu não falei de um torneio avulso e sim de uma Libertadores mesmo, com as três Américas.

E mudar o nome pra que? Pra virar mais uma "Liga dos Campeões"? Não se abre mão de diferencial nenhum, por mínimo que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal do norte não vai querer abrir mão de sua "Champions League" no nome, né.

Só se for por medo de apanhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não falei de um torneio avulso e sim de uma Libertadores mesmo, com as três Américas.
E mudar o nome pra que? Pra virar mais uma "Liga dos Campeões"? Não se abre mão de diferencial nenhum, por mínimo que seja.

Aí não teria sentido colocar Libertadores com times do Canadá e EUA. Se mudasse o nome ainda teria sentido. Mas as viagens ainda serão desgastantes, imagine um time do sul chileno ir até o Canadá para jogar? Na Europa, os países são juntos, então, uma viagem de um clube russo até um clube português não será desgastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí não teria sentido colocar Libertadores com times do Canadá e EUA. Se mudasse o nome ainda teria sentido. Mas as viagens ainda serão desgastantes, imagine um time do sul chileno ir até o Canadá para jogar? Na Europa, os países são juntos, então, uma viagem de um clube russo até um clube português não será desgastante.

Cara, a gente tem que separar o que é de fato desgaste com o que é mimimi de menino mimado que ganha uma baba e ainda reclama (como é boa parte dos nossos jogadores de série A). O desgaste que há é muito por causa do calendário apertado onde a Libertadores "precisa" terminar no meio do ano. Se distribuir bem de fevereiro até outubro/novembro, acabam as desculpas.

E na Europa você enfrenta times de Israel com alguma frequência, e o Cazaquistão classificou uma equipe pra Champions pela primeira vez. Isso fora o Rubin Kazan que é da Rússia, mas lá depois dos montes urais. Pelos playoffs da Champions, teve um confronto entre o Celtic e o Shakhter Karagandy, e tu olha no mapa pra ter uma noção da distância entre Escócia e Cazaquistão! Alguém ouviu falar de reclamação?

E qual a perda de sentido do nome? Tu esqueceu de Hernán Cortez e GEORGE WASHINGTON?

Editado por Ichthus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...