Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

7wXbBLj.jpg

 

Tinha uma coisa que eu nunca havia me preocupado quando estava jogando Football Manager: o tamanho do campo.

 

 

Era uma das opções que eu simplesmente clicava para me livrar de descobrir qual o efeito aquilo traria, se eu deixasse como estava meus jogadores virtuais se sentiram em casa, com seus gramados virtuais tendo o mesmo tamanho como sempre teve em suas memórias virtuais.

Mas então eu comecei a pensar (um raro, se não, milagroso acontecimento para mim). Por que eles colocariam isso como uma opção se não houvesse benefício nessa escolha? Então pensei mais um pouco e depois de alguns dias colocar as ideias em ordem, eu decidi olhar a fundo e o que as possibilidades de tamanho de campo poderiam trazer para o meu time.

Usando uma variedade de fontes, como Internet, meus saves, senso comum e pensamento fora da caixa eu fui capaz de esboçar algumas conclusões para que seu time tirasse proveito máximo do fator casa.

Entretanto, essas são apenas minhas opiniões e eu estive errado em pelo menos quatro ocasiões na minha vida, então sinta-se a vontade para chegar as suas próprias conclusões.

 

Opções de tamanho do gramado
 

Preste atenção: A Premier League possui um padrão para as dimensões de gramado, onde todos os clubes devem usar as mesmas dimensões de 105 x 68m (ou próximo disso)

 

Quando abordado pelo responsável do gramado, por e-mail no início da temporada, você pode escolher de um leque de opções, ou simplesmente deixar como padrão. Suas opções são atualmente limitadas a: "a menor possível", " a maior possível", "tamanho médio" e "tamanho padrão", o que é uma vergonha se você deseja jogar em um campo comprido, mas estreito. Porém, mesmo com essas opções limitadas você pode começar a desenvolver uma tática que se adapte ao gramado da sua casa e frustre o time visitante.

Tamanho importa

Então qual é o ponto realmente...é apenas um caso de mais ou menos grama para cortar, economizar em tintas para as linhas ou simplesmente estética?

Bem não, realmente não é.

Dependendo da sua escolha de time inicial você pode usar seu gramado para ganhar vantagem quando jogar em casa. Por uma questão de simplicidade, eu falarei dos campos como pequeno, médio e grande, o que pode ser definido pelas opções citadas anteriormente. Dimensões atuais serão sempre uma entidade separada, uma vez que o time que você inicia definirá o que será padrão, neste caso, você pode compará-lo com as opções padrão e usar as seguintes informações para que aquele que mais se assemelha.

 

Uso tático

Campo Pequeno

Gramados muito pequenos são bastante úteis para times que gostam de ter a posse da bola, com um estilo de passe curto. Isso exigirá de seus jogadores bons níveis de técnica, primeiro toque, drible e passe. Também funciona bem para clubes de divisões inferiores ou jovens equipes que sofrem com o cansaço facilmente porque haverá menos espaço para movimentação.

Usando as instruções para encorajar seus jogadores a jogar a partir da defesa, passar entre a área adversária, controlar a bola e caso contrário, frustrar o rival apertando a marcação, esses elementos são a chave para isso funcionar. A temporização fica a seu critério e pela habilidade de seus jogadores, um bom time será capaz de jogar nesse estilo com rapidez e com pouco risco de perder a bola em áreas importantes do campo. Times menos habilidosos são orientados a jogar num ritmo mais devagar a fim de controlar melhor a bola.
 

As formações que mais se encaixam em um campo pequeno são aquelas rígidas e compactas que irão controlar as áreas chave. O 3-5-2 funciona bem por preencher o meio de campo com seus jogadores e ainda ser capaz de apoiar sua defesa pelas laterais, com seus jogadores abertos que gastarão menos de sua preciosa energia correndo para cima e para baixo num campo pequeno.

Eu usei o 3-3-1-3, conseguindo um efeito devastador com essa dimensão de campo no passado. Com seus 3 defensores guardando a linha de trás, a frente deles um volante e com dois alas abertos no meio do campo, um bom meia central para distribuição e à frente seus pontas e um atacante central. Enquanto isso pode deixá-lo exposto pelo meio, você pode brincar com as instruções e papeis para manter os espaços cobertos.
 

Resumindo, um campo pequeno de jogo é ideal para time que gostam de controlar a bola, segurar times que usam táticas de bolas longas contra eles e times que possuem problemas físicos. Também é útil para equipes com um forte elenco de jogadores mas não muito nas pontas, sendo que o jogo aberto será restrito num campo pequeno.
 

Campo médio

Campos médios podem ser adaptados a praticamente qualquer estilo de jogo. Se você não sabe qual é seu objetivo final, é aconselhado manter seu tamanho atual ou migrar para o padrão. Tem espaço suficiente para explorar as pontas, não muito a ponto de ficar exposto caso queira controlar o meio do campo e comprimento suficiente para um pouco de bolas longas mas não muito a ponto de ficar muito exposto ao contra-ataque.
 

Isso acaba sendo um curinga nas configurações de campo e eu aconselho a usá-lo sempre que você não quiser desenvolver uma tática que se adapte ao tamanho do gramado do estádio do clube.

 

Campo largo
 

Campos largos são cansativos, mesmo para jogadores bem preparados fisicamente. Mas se isso for o que sua equipe tem de melhor, você pode tirar vantagem do fato que o resto das equipes não poderão fazer o mesmo. Você verá os gols nos últimos minutos aumentarem bastante em um campo largo com jogadores em forma. Quando os adversários estão esgotados, seus atacantes podem tirá-los para dançar e conseguir várias chances claras de gol. Esteja ciente que sua defesa precisa de velocidade e vigor físico para garantir que eles possam compensar as táticas de bolas longas que um campo largo frequentemente provoca.

Seus jogadores geralmente precisarão de vigor, ritmo, passe, decisões, posicionamento e antecipação para tirar partido de um grande espaço. Determinação também não fará mal.
 

Táticas que se encaixam bem em um campo largo são o 5-4-1, mais conhecido como "estacionando o ônibus e chutando para longe", ou minha preferida que é o 4-5-1 (ou 4-4-1-1), com essas você consegue uma defesa sólida contra o adversário e, preenchendo o meio, você também tem grandes chances de controlar a bola e assim o jogo. Seu atacante solitário precisa ser excelente já que as chances serão poucas e espaçadas e é sempre bom ter um jogador que saiba o que fazer sem a bola e um meio campo de grandes passadores te permitirá explorar as linhas de impedimento do adversário, deixando-o na cara do gol mais vezes.

Esteja ciente de que, com um grande campo você corre o risco muito real de ter as laterais expostas ou mesmo ter o seu meio-campo e defesa simplesmente ignorada por um passe bem colocado. Para o primeiro, a chave para assegurar que todas as áreas do campo são cobertos por, pelo menos, dois jogadores, um lateral/ala e um meia lateral, por exemplo, bem como proteger o meio com um volante. Para este último vale a pena explorar a opção de um goleiro líbero, um goleiro que pode atuar com sucesso como um líbero, pode ser um salva-vidas nesses momentos-chave.

 

Outras opções relacionadas ao gramado

Condição do gramado

A mais óbvia das quais é a condição do campo. Uma superfície mal conservada é uma armadilha mortal, mais lesões ocorrerão quando o campo está em más condições e mais passes serão desperdiçados. Um ajuste simples é solicitar a troca do gramado, no entanto, isso nem sempre é uma opção para as equipes menores com nenhum orçamento para tais coisas, nesses casos manter a bola no ar e proteger os seus jogadores, com uma boa quantidade de rotação do plantel. Ela não vai acabar com as lesões, mas vai manter o seu elenco à disposição, com ritmo de jogo, quando o pior acontecer e seus principais jogadores se machucarem num buraco na área adversária.

 

Aquecimento do subsolo

Algo para os grandes, já que clubes menores, sem dúvida, tem coisas muito mais importantes para gastar seu suado dinheiro. Dependendo da sua liga de escolha este será mais ou menos uma necessidade, mas para a maioria das nações europeias, pode fazer diferença entre meses com uma tabela mais tranquila e outros mais agitados, sem intervalos.

Campos cheios de neve ou encharcados podem ser evitados com um pouco de calor evitando que esses jogos de inverno sejam adiados para um momento mais inconveniente, ele também tem o benefício adicional de secar um campo molhado, que mantém a sua condição até quando se joga em condições de chuva ou chuva recente. Para grandes volumes de jogos isso pode realmente evitar a necessidade de trocar o gramado com frequência, o que vai de alguma forma compensar o custo de instalação/funcionamento do sistema em primeiro lugar.

A maioria das equipes não vão ter um problema com isso, mas às vezes equipes menores podem ter suas equipes de reserva / jovens jogando no mesmo campo como a equipe principal. O treinamento é quase exclusivamente fora do local, mas também pode valer a pena verificar. O resultado de suas outras equipes usando seu campo é que ele vai ficar desgastado muito rapidamente.

 

Terrenos alternativos

Atualmente não há nada no jogo que pode ser feito sobre isso, o que significa que se você tem todos os três jogando no estádio, eles vão continuar a fazê-lo, mesmo se você atingiu uma grande evolução e acabem construindo um novo estádio. A única coisa que você pode fazer é manter o olho em sua condição de campo e pedir a troca do gramado tantas vezes quanto necessário.

Usando o editor você pode definir um estádio alternativo para as suas reservas e por isso, se você está planejando uma LLM e estamos confiantes de que você está indo para alcançar a divisão principal, então pode valer a pena investir alguns minutos para personalizar seu banco de dados para dar a sua equipe um estádio alternativo para as suas reservas e para os jovens, mesmo que seja apenas um campo de ação local ou o parque.

Tópico Oficial: http://www.fmscout.com/a-pitch-perfect-fm-guide-to-pitch-dimensions.html?e=page#c19943 

Ziechael - FM Scout

Postado

Muito bom, desde que voltei a jogar FM me perguntava sobre isso. Até que um dia resolvi dar umas pesquisadas, bom o que eu li na época era que o maior era bom para "jogar mais aberto" e o pequeno para "jogar mais fechado", vejo que não é somente isso, gostei muito do post. Foi muito útil! :D

Postado

Muito bom vinny! Bela tradução, o que é uma mão na roda para muitos. O clube que treino usa um estádio do rival, então como não posso mudar nada nele, simplesmente tentarei me adequar ao máximo à ele.

  • 2 semanas atrás...
Postado

Tem alguma mudança da forma de jogar de gramados normais para gramados sintéticos?

Postado

Tem alguma mudança da forma de jogar de gramados normais para gramados sintéticos?

Yan, essa questão no FM eu não me lembro de ter visto. Mas faço um paralelo com a vida real, onde jogar num gramado assim gera problemas como: bola quicando mais, problemas de lesão (as vezes coisas banais, como você se ralar bastante no contato com o piso) e até uma sensibilidade maior ao calor.

Mas enfim, aqui são só algumas coisas que percebi quando joguei nesse terreno. Andei pesquisando e achei um artigo interessante sobre o assunto (na vida real): 
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/06/grama-sintetica-atrapalha-os-jogadores-de-futebol.html

Postado

 Só lembrando que time pequeno gosta de jogar sempre fechado, por isso que quando seu time recebe um time pequeno seu time passa dificuldade se seu campo for pequeno.

 Em um salve com a Juventus coloquei campo pequeno, ganhei fácil dos times grande, ganhei do barça, bayer, Milan, porque minha juve jogava curto, porem em casa contra times pequenos era tenso campo pequeno com defesa de 5 lá atrás conseguia vencer com chutes de fora da área ou colocando um jogador alto de boa impulsão e cabeceio de alvo.

  • _Matheus_ destacou este tópico

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...