Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Detonado por dívidas e penhoras, Vasco diz à Justiça que corre o risco de fechar as portas

João Gabriel;

Posts Recomendados

Postado

"Vaz que fala Uai" UEHAUEHAUEHUAHUEHAUEA

• Respostas 68
  • Criado
  • Última resposta
Postado

A do Atlético Mineiro basta olhar o patrimônio do clube e você vê que essa dívida é completamente reversível. Kalil investiu muito pra ganhar títulos, e isso deu resultado, agora a tendência é que a torcida cresça, consuma mais e o clube ganhe uma renda boa com isso. Sem falar que tem um CT excelente pra revelar jogador, se vender um Bernard a cada 3 anos consegue reverter a dívida rapidamente. 

Agora, a do Botafogo é completamente diferente. Clube sem nenhum potencial de receita, torcida pequena, atravessando um momento horrível no futebol, concorre com 3 clubes maiores que ele no seu estado... Situação muito difícil.

Postado

E daí que o Atlético tem patrimônio? "Ah o que são dever 300 milhões se eu posso dever 400 milhões?" "O que são dever 500 milhões se eu tenho um shopping?" "Pra que pagar impostos se vão fazer uma MP pra 'salvar' os clubes brasileiros"? O problema é justamente esse. Em qualquer ramo normal você se endividar em 150 milhões em um prazo de 3/4 anos é no mínimo uma irresponsabilidade, mas no futebol ficam tentando arrumar argumentos pra justificar essa putaria que é o futebol brasileiro. Isso vale pra todos os clubes.

O pior que antigamente você tinha o São Paulo, Inter e afins como exemplo de gestão, ou seja, que pelo menos fugiam dessa putaria. Essa semana sai uma matéria que o São Paulo pode terminar o ano com déficit de 130 milhões e que o Inter teve que pedir 50 milhões em empréstimos (provavelmente a taxas ridiculamente altas tendo em vista a crise no Brasil) pra pagar salários etc.

Postado

E daí que o Atlético tem patrimônio? "Ah o que são dever 300 milhões se eu posso dever 400 milhões?" "O que são dever 500 milhões se eu tenho um shopping?" "Pra que pagar impostos se vão fazer uma MP pra 'salvar' os clubes brasileiros"? O problema é justamente esse. Em qualquer ramo normal você se endividar em 150 milhões em um prazo de 3/4 anos é no mínimo uma irresponsabilidade, mas no futebol ficam tentando arrumar argumentos pra justificar essa putaria que é o futebol brasileiro. Isso vale pra todos os clubes.

Qualquer startup investe tem um prejuízo grande em 10 anos pra depois ter um lucro ABSURDO. É o que o Atlético Mineiro fez. Daqui há 20 anos esse 150 milhões vão tá pagos e vão tá no lucro. 

Postado

Qualquer startup investe tem um prejuízo grande em 10 anos pra depois ter um lucro ABSURDO. É o que o Atlético Mineiro fez. Daqui há 20 anos esse 150 milhões vão tá pagos e vão tá no lucro. 

Amigo, com base em que você fala isso, poderia se aprofundar? Qual investimento que o Galo fez nos últimos 4 anos que justifiquem um déficit de 140 milhões? Qual investimento os clubes brasileiros fizeram nos últimos anos pra justificar os déficits que eles tão tendo? Títulos em um esporte cheio de variáveis em que não há a mínima certeza que você vai ser campeão, especialmente quando você olha como os títulos do Atlético foram conquistados?

Postado

Temos agora o Vinícius vUAIz.

Postado

Se esse tal "investimento" fosse um estádio, blz, mas como não é...

Postado

Amigo, com base em que você fala isso, poderia se aprofundar? Qual investimento que o Galo fez nos últimos 4 anos que justifiquem um déficit de 140 milhões? Qual investimento os clubes brasileiros fizeram nos últimos anos pra justificar os déficits que eles tão tendo? Títulos em um esporte cheio de variáveis em que não há a mínima certeza que você vai ser campeão, especialmente quando você olha como os títulos do Atlético foram conquistados?

Internacional, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians... Todos esses times tão pagando a conta dos investimentos feitos pra conseguir ganhar títulos recentemente. A questão é que eles tem capacidade pra isso. A mesma coisa com o Atlético Mineiro. Todo empreendimento tem um risco, mas os que conseguem superar esse risco vão pra outro patamar. O que era o Atlético Mineiro antes dos últimos 3 anos? Hoje a marca deles é uma das mais fortes entre os times, deve vender muito mais produtos, a torcida cresceu e mais torcida é mais dinheiro.

Nos últimos dois anos eles conseguiram vender o Bernard e provavelmente vão vender Carlos e Jemerson por uma quantia muito boa, isso significa que o trabalho da base tá dando muito resultado. Isso faz uma diferença enorme pra um time se sustentar, o Internacional consegue fazer times fortíssimos porque de todo ano vende um jogador por uma quantia absurda, pode ver que hoje é um time que consegue se manter financeiramente e montar times fortes. O Atlético daqui há uns 10 anos tende a chegar nesse patamar. 

Se esse tal "investimento" fosse um estádio, blz, mas como não é...

Estádio? Pra que o Atlético Mineiro, e isso se aplica ao Cruzeiro também, precisam de um estádio? A renda que eles conseguem ter no Mineirão é muito boa. Muito melhor focar em CT pra revelar jogador. O Vasco, por exemplo, tem um estádio inútil, que lotado rende bem menos que jogar no Maracanã e não tem o CT. Tá aí a dificuldade que o time tem pra revelar jogador.

Postado

Estádio? Pra que o Atlético Mineiro, e isso se aplica ao Cruzeiro também, precisam de um estádio? A renda que eles conseguem ter no Mineirão é muito boa. Muito melhor focar em CT pra revelar jogador. O Vasco, por exemplo, tem um estádio inútil, que lotado rende bem menos que jogar no Maracanã e não tem o CT. Tá aí a dificuldade que o time tem pra revelar jogador.

Não é. Dos 2 milhões de renda contra o São Paulo o Atlético só levou 800 mil.

Horto lotado com ingresso médio de 60 reais chega quase nesse valor depois de descontar tudo.

Um estádio próprio, desde que não sendo ridiculamente caro como a arena HP do Corinthians, é muito mais vantajoso a longo prazo pra qualquer clube do mundo.

Postado

Se estádio fosse ruim, pq diabos o próprio Atlético pretende construir um??? Pq o Flamengo pretende construir um?

Isso se aplica ao que o outro cara disse aí, que o Galo tem algo diferente dos demais clubes brasileiros, o tal shopping Diamond... Ao mesmo tempo, o Atlético não tem o que a maioria dos demais clubes da Serie A tem, um estádio próprio. E se construir um 5 anos atrás era difícil, imagine na situação atual. A propósito, muitos clubes daqui mesmo já começaram a investir ou emprestar marca a negócios que nada tem a ver com futebol.

Postado

A gente fala uma coisa e o cara leva pro lado pessoal, e depois ataca o time do outro de graça, pqp. E ainda fala bobagem.

Olha o Palmeiras e a nova Arena deles. Quis levar o assunto pra esse lado.

CT tem ligação com a base sim, mas em relação ao Vasco é um pouco mentiroso. Pega os últimos 10 anos e monta um time pra cada clube do Brasil só com jogadores revelados nesses respectivos times.

Alan Kardec, Alex Teixeira, Rômulo, Allan, Souza. Não são craques, mas tiveram/têm seus momentos de brilho.

E nesses últimos 10 anos poucos times daqui conseguiram.

Quanto a São Januário é bem mais complexo que isso. Estádio parou no tempo por diversos motivos, entre eles ser patrimônio do município. Reforma é um assunto muito delicado. 

Postado

Bom, se for pra falar de revelar jogadores...

O Lucas, lateral direito do Palmeiras, é da base do Santos. O Carlos, centroavante do CAM é da base do Santos. O Robinho do Palmeiras é da base do Santos. O Mateus Ferraz, zagueiro do Sport, é da base do Santos. O Allan Patrick do Flamengo é da base do Santos. Maykon Leite do Sport é da base do Santos. Nikão do CAP é da base do Santos. Wesley do São Paulo é da base do Santos.

Isso só os que estão nos times brasileiros e que eu meu lembrei agora...

E nem coloquei na conta os jogadores que estão no nosso próprio time, como Gustavo Henrique, Zeca, Alisson, Geuvânio, Gabriel...

Postado

Bom, se for pra falar de revelar jogadores...

O Lucas, lateral direito do Palmeiras, é da base do Santos. O Carlos, centroavante do CAM é da base do Santos. O Robinho do Palmeiras é da base do Santos. O Mateus Ferraz, zagueiro do Sport, é da base do Santos. O Allan Patrick do Flamengo é da base do Santos. Maykon Leite do Sport é da base do Santos. Nikão do CAP é da base do Santos. Wesley do São Paulo é da base do Santos.

Isso só os que estão nos times brasileiros e que eu meu lembrei agora...

E nem coloquei na conta os jogadores que estão no nosso próprio time, como Gustavo Henrique, Zeca, Alisson, Geuvânio, Gabriel...

Ter passado pela base é diferente de "ser revelado", né.
Postado

Não é. Dos 2 milhões de renda contra o São Paulo o Atlético só levou 800 mil.

Horto lotado com ingresso médio de 60 reais chega quase nesse valor depois de descontar tudo.

Um estádio próprio, desde que não sendo ridiculamente caro como a arena HP do Corinthians, é muito mais vantajoso a longo prazo pra qualquer clube do mundo.

800 mil não é ruim. É vantajoso? Sim, mas poucos clubes têm condições de construir um. O Mineirão é um estádio excelente pros dois mineiros.

Se estádio fosse ruim, pq diabos o próprio Atlético pretende construir um??? Pq o Flamengo pretende construir um?

Isso se aplica ao que o outro cara disse aí, que o Galo tem algo diferente dos demais clubes brasileiros, o tal shopping Diamond... Ao mesmo tempo, o Atlético não tem o que a maioria dos demais clubes da Serie A tem, um estádio próprio. E se construir um 5 anos atrás era difícil, imagine na situação atual. A propósito, muitos clubes daqui mesmo já começaram a investir ou emprestar marca a negócios que nada tem a ver com futebol.

Eu disse que estádio era ruim alguma vez? Eu disse que estádio não é extremamente necessário pro clube no momento, e os dois clubes que você citou já têm CT, que é a prioridade. Nunca que estádio pode ser mais importante que um bom CT, pra um clube de futebol.

A gente fala uma coisa e o cara leva pro lado pessoal, e depois ataca o time do outro de graça, pqp. E ainda fala bobagem.

Olha o Palmeiras e a nova Arena deles. Quis levar o assunto pra esse lado.

CT tem ligação com a base sim, mas em relação ao Vasco é um pouco mentiroso. Pega os últimos 10 anos e monta um time pra cada clube do Brasil só com jogadores revelados nesses respectivos times.

Alan Kardec, Alex Teixeira, Rômulo, Allan, Souza. Não são craques, mas tiveram/têm seus momentos de brilho.

E nesses últimos 10 anos poucos times daqui conseguiram.

Quanto a São Januário é bem mais complexo que isso. Estádio parou no tempo por diversos motivos, entre eles ser patrimônio do município. Reforma é um assunto muito delicado. 

Eu só citei o Vasco porque era o único exemplo de clube grande que ainda não tem CT. Não tem nada a ver com ser teu time. Treinar em estádio é atrasado demais.

Postado

Ter passado pela base é diferente de "ser revelado", né.

Todos eles não só "passaram" pela base do Santos até idade posterior, onde jogaram base toda infância e juventude, como a maioria jogou pelo profissional do Santos vindo da base.

Acho que a única exceção ali foram o Lucas (que aos 19 anos, antes de subir, o Figueirense comprou, onde ele estreou profissionalmente) o Carlos e o Nikão (que foram pro Galo antes de subirem pro profissional santista, quando tinham cerca de 18 anos).

Tanto é que eles renderão dinheiro ao Santos caso sejam vendidos.

Bom, se isso não é revelar pra você, então não sei o que é, amigo Masca.

Postado

Já fiz uns 3 posts enormes sobre essas análises suas aqui de "diretoria x está sendo competente/incompetente" baseadas em balanços publicados pelos clubes ou jornalista que não entende porra nenhuma de nada opinando. Não é tão simples assim. 

Balanço de empresa sem ação na bolsa geralmente tem o objetivo contábil de apresentar prejuízo. A empresa quer lucrar, obviamente. Mas no seu balanço, quer apresentar prejuízo. Isso por um motivo: vc paga imposto sobre seu lucro e ninguém quer pagar imposto. Então já não dá pra confiar que o resultado real de um clube é igual ao que tá no balanço. Alias, todos os clubes constroem seus balanços com métodos diferentes, pelo motivo anterior e por outros. Só aí fica difícil a comparação entre os clubes. 

Segundo, empresas se endividam estrategicamente, então divida crescer, mesmo em relação ao faturamento/resultado ou o que for, não quer dizer muito. Clubes compram jogadores. Montam novos times. Se lá na frente der resultado, ótimo. 

Terceiro, qual a composição dessas dividas nesses balanços? São dividas exigíveis a curto/longo prazo? É bancário? Fiscal? Trabalhista? Cada tipo de divida tem um impacto diferente no clube. Cada tipo de divida tem um custo financeiro diferente. Dividas fiscais, por exemplo, são quase sempre passíveis de renegociação. Então, se um clube deve 300 milhões pro governo hoje, talvez amanhã deva 200 milhões, parcelados em 1000 vezes. Dividas diferentes, custo financeiro e exigibilidade diferentes. 

Quarto, e esse eu já falei muito aqui: como vcs podem falar de endividamento sem estudar a liquidez dos clubes? Ah é, é pq a maioria não deve nem saber o que é isso. 

Vou exemplificar: se o Galo devia 300 milhões em 2015, sendo essas dividas 78% exigíveis a curto prazo, e em 2016 passa a dever 350, mas esta composição do endividamento se reverteu, e suas dividas de curto prazo agora representam somente 25% do total, da pra ver que apesar da divida ter aumentando esses 16% de um ano pro outro, a gestão dela foi ótima. Eu ficaria muito satisfeito se fosse um acionista de uma empresa com resultado parecido. Agora, se eu fosse ignorante nesse assunto, acharia, como a maioria de vocês acham que a divida simplesmente aumentou e que isso é ruim. 

Postado

Clube não é empresa e ta longe de ser reconhecido por ter gestões profissionais. Se endividar em um futebol dominado por gestões amadoras (em ambos os sentidos) não é bom sinal. E os balanços são auditados por empresas conhecidas, esse blog http://www.blogteoriadosjogos.com/2015/06/10/o-risco-dos-balancos/ faz um apanhado legal dos balanços que são confiáveis. Subjetivo, talvez, mas é alguma coisa. E discordo da parte "Se lá na frente der certo, ótimo". Claramente 99% das vezes da merda e é por isso que todos os clubes brasileiros devem até dizer chega.

Existem coisas que só quem é da área consegue discutir, de fato, mas existem coisas que não precisa ser gênio pra perceber que da merda. Sonegar imposto, se endividar demasiadamente com contratações estapafúrdias etc. não é certo, não importa como seja visto. Vários clubes atrasando salário, vários clubes sem CT, vários clubes com dificuldade de pagar seus estádios ou até mesmo sem estádios, vários clubes tendo que vender jogadores da base por uma mixaria etc.. Enfim, várias coisas não batem e muito, obviamente, passa pela péssima gestão dos clubes brasileiros. 

Postado

Claro, algumas coisas são fáceis de concluir, pois os clubes tiveram gestões ruins e o sucateamento do futebol brasileiro é em partes, consequência disso. O que eu disse é que a maioria aqui não tem qualificação pra ficar defendendo ou atacando certas diretorias, como fez, por exemplo, o batata alegando que a dívida do atlético aumentou x porcento, falando de deficit e sei lá mais, rebatendo os comentários do vaz atleticano, que também aparenta não ter conhecimento pra saber se a administração do atlético é boa ou não. A verdade é para o leigo como você ou o batata ou o dsm, somente será possível afimar que a gestão de algum presidente de algum clube foi benéfica ao clube ou não daqui há uns bons anos. 

E curioso, o próprio blog que você citou corrobora com o que eu falei. Nenhuma auditoria grande confecciona balanço de clube brasileiro justamente por eles serem extremamente "criativos". 

Postado

Claro, algumas coisas são fáceis de concluir, pois os clubes tiveram gestões ruins e o sucateamento do futebol brasileiro é em partes, consequência disso. O que eu disse é que a maioria aqui não tem qualificação pra ficar defendendo ou atacando certas diretorias, como fez, por exemplo, o batata alegando que a dívida do atlético aumentou x porcento, falando de deficit e sei lá mais, rebatendo os comentários do vaz atleticano, que também aparenta não ter conhecimento pra saber se a administração do atlético é boa ou não. A verdade é para o leigo como você ou o batata ou o dsm, somente será possível afimar que a gestão de algum presidente de algum clube foi benéfica ao clube ou não daqui há uns bons anos. 

E curioso, o próprio blog que você citou corrobora com o que eu falei. Nenhuma auditoria grande confecciona balanço de clube brasileiro justamente por eles serem extremamente "criativos". 

Com certeza. Quanto a segunda parte, corrobora também com o que eu disse sobre os clubes serem amadores. Endividamento pros clubes de futebol brasileiro 99% das vezes não é bom negócio, por isso que é preocupante o endividamento em massa dos clubes nos últimos anos. Como eu disse, não estamos falando de empresas em que há todo um planejamento estratégico por trás das dívidas que muitas vezes são necessárias, estamos falando de cartolas que muitas vezes conhecem tanto de contabilidade quanto qualquer um nesse fórum.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...