Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Vice-Presidente
Postado
pingosnosis.jpg

Introdução

Esse foi um projeto que tivemos com o FM 2015, de dissecar os aspectos do FM, para maiores informações dos objetivos e para ver o que falamos sobre Passe, clique aqui. Houve um pequeno hiato, mas estamos tentando retomar, contamos com o apoio de vocês.

O que seria Ações com Bola?

Foi o melhor termo que encontrei para descrever a série de ações que as instruções, sejam individuais, sejam coletivas em uma equipe, serão tomadas a partir do momento que sua equipe tiver a posse de bola. Ou seja:

Manter a Posse de Bola - Tiki-Taka

Essa instrução não traz muito segredo, ela é a essência do Tiki-Taka espanhol, ao utilizar, seu time irá usar de paciência e calma para manter a bola em domínio da equipe e assim, as jogadas serem construídas a partir do momento em que elas são retomadas, limitando as ações de jogo do seu adversário, fazendo com que sua equipe corra menos, tenha volume de jogo e impeça o adversário de jogar. Funciona melhor se utilizada com Passes Mais Curtos, Levar a bola até a área e Jogar a Partir da Defesa.

Passar à frente - Aproveitando Brechas

É uma forma de jogo unidirecional, aonde o jogador que estiver com a bola, irá procurar aquele que está melhor posicionado para receber a bola e irá tentar encaixar bolas nos espaços deixados pelo adversário, aliada com um contra-ataque rápido e veloz, equipes ofensivas podem ser desmanteladas com apenas um lançamento. Funciona muito bem Rápido e Direto e Mais Passes Diretos.

Levar a bola até a área - Paciência

Mais uma instrução que incorpora a escola de Aragonés, paciência e o uso da posse de bola para derrotar os adversários. Com ela, sua equipe irá trocar passes com calma, segurando a bola quando necessário, sempre esperando a hora exata de finalizar ao gol. Muitas vezes a equipe pode trocar oportunidades que você julga perfeitas para uma finalização para um passe lateral para um jogador com menos marcação. Se você procura dizimar os adversários pelo cansaço, essa é sua arma perfeita. Perfeita para ser usada junto com Passes Mais Curtos, Manter a Posse de Bola e Jogar a Partir da Defesa.

Jogar a Partir da Defesa - Zagueiros também jogam

Essa é uma questão de como você quer que sua equipe participe do jogo, com ela, zagueiros vão evitar dar chutões e procurar tocar a bola, sendo eles também construtores imediatos de jogo, podendo, ocasionalmente, serem literalmente armadores. Aliado a Manter a Posse de Bola, Passes mais curtos e Levar a bola até a área, sua equipe terá a essência de jogo do Tiki-Taka entranhada no seu futebol.

Chuveirinho - Alma inglesa

Nada mais inglês do que jogar a bola para a área de qualquer maneira, esperando que algum atacante grandalhão ache uma cabeçada e busque a vitória e mude os rumos da partida. É ideal para quando você precisa bombardear o inimigo atrás de um gol e fazer a bola entrar de qualquer maneira, pois assim, seus jogadores sempre tentaram cruzamentos e lançamentos de longa distância para dentro da área, procurando alguém capaz de empurrar a bola para dentro das redes. Cai bem nos momentos de desespero ou contra retrancas duras de derrubar.

Jogar pelas laterais - 4-4-corre

Apesar de indicar uma coisa com seu nome, a sua função dentro do jogo é completamente diferente, isso apenas significa que seus jogadores, vão procurar como primeira opção, jogadores mais abertos no campo, geralmente pontas. Mas também serve para vocês que vivem passando raiva com aquele zagueiro que dá bicão para o meio-campo e devolve a bola para o adversário, pois a instrução não é somente para construir os jogos usando seus pontas, serve também para que seus zagueiros procurem afastar a bola para a lateral, ao invés do centro do campo. Ideal para quem está contra-atacando ou se retracando.

Incentivar Cruzamentos - Tirando os lançamentos do chuveirinho

Essa função é muito parecida com Chuveirinho, com a diferença que apenas afeta seus jogadores que estiverem na lateral de campo, jogadores no meio-campo pararam de tentar alçar a bola na área e tentar utilizar jogadores abertos para a função, fazendo assim que você bombardeie lateralmente a área do adversário, botando um pouco de estratégia no chuveirinho.

Cruzamentos Altos - Busca o Cone

Você odeia que sua equipe fique cruzando bolas rasteiras? Com essa instrução, os cruzamentos a serem efetuadas devem ser mais altos e buscando geralmente o segundo pau, dando tempo para que seu centroavante se posicione melhor para o cabeceio.

Cruzamentos Tensos

Faz com que os jogadores busquem cruzamentos na diagonal, cruzando a bola antes mesmo de chegar na área. Isso provoca um maior desmembramento da defesa adversário, que terá que ficar correndo atrás da bola numa direção oposta aqui está postada.

Cruzamentos Baixos - Gol de Videogame

Seus jogadores procuraram chegar na linha de fundo e rolar a bola para trás, pegando assim, um jogador que vem de trás, provavelmente pegando o gol de frente e com espaço para conseguir uma finalização longe do alcance da zaga e do goleiro ou então para pegar a zaga desprevenida com jogadores rápidos, deixando o assim, livre de marcação, bem próximo da pequena área. Ideal para que usa atacantes velozes e baixos.

Enfrentar a Defesa - Vai pra cima deles, Neymar

Com essa instrução, todos os seus jogadores criaram coragem para se aventurar no campo de defesa, criando infiltrações e mais jogadores para tocar a bola. É bom para abrir espaços na defesa, mas pode ser muito perigosa contra equipes que souberem explorar o contra-ataque, pois até seus zagueiros vão querer dar uma de David Luiz e se mandar para o ataque.

Chutar na Primeira Oportunidade - Chuta, meu filho

Tá difícil achar espaço? Ninguém chuta? Essa instrução incentiva todos seus jogadores a ficarem com o pé no gatilho, para que assim que surgir um buraco, meterem a bicuda em direção ao gol. Ideal para táticas que exploram velocidade, contra-ataque e para quem está com pressa para bombardear a meta do time adversário.

Postado

Belo guia, Henrique!

Postado

Excelente definições. E bons nomes os alternativos, principalmente "gol de videogame". hahaha

• Vice-Presidente
Postado

Excelente definições. E bons nomes os alternativos, principalmente "gol de videogame". hahaha

Fica mais fácil lembrar o que faz se você tiver a noção do que aquilo faz na vida real. hahaha

Muito bom, mas a tática do Neymar não seria "se joga no chão meu filho!"?..... :yao:

Mas o "Vai pra Cima Deles, Neymar" é by Galvão

Postado

me ajudar a aclarar algumas coisas. Me deu mais opções pra melhorar minha tatica. Agradecido :) :yeah2:

Postado

Esse guia está demais, Henrique. Continue postando esses guias estão me ajudando pakas.

• Vice-Presidente
Postado

Esse guia está demais, Henrique. Continue postando esses guias estão me ajudando pakas.

Vão vir muito mais nos próximos dias.

Postado

Vão vir muito mais nos próximos dias.

Se eu quiser posso criar um guia meu um dia?

• Vice-Presidente
Postado

Se eu quiser posso criar um guia meu um dia?

Lógico que pode, sinta-se à vontade.

• _Matheus_ destacou este tópico
  • 4 semanas atrás...
Postado

No grito "Enfrentar Defesa" se eu der uma instrução aos meus zagueiros para não saírem do lugar, eles ainda vão tentar chegar mais na frente ?

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...