Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Relação endividamento vs. faturamento dos clubes da Série A

Leho.

Posts Recomendados

Postado

Acabei de achar o balanço aqui na Internet. Sim, já tinha procurado no inicio desse ano e não tinha achado.

No mais, só de bater o olho no balanço do Galo eu já consigo ver que há "lucro" na comparação de prejuízo vs valorização do passe de jogadores pertencentes ao Galo.

Ah, e olha a mudança no faturamento de 2011 até 2014 em relação ao crescimento da divida. A diferença entre faturamento vs divida caiu absurdamente até 2013. Infelizmente voltou a crescer ano passado por causa da grana bloqueada.

Detalhe: No proximo balanço a divida tributaria com o estado já deve vir quase 80 milhões a menos por causa do acordo, ou seja... O Mauro Cezar vai divulgar com sensacionalismo e dizer que é milagre financeiro? Aposto que não, nesse caso ele mantem o "bom senso" e fala o que é o obvio.

Enfim, o triste é que os jornalistas esportivos SÓ olham o crescimento da divida pra fazer alarde em cima dos presidentes dos times. Infelizmente a divida SOZINHA gera mais dividas... E bem, nem todo time recebe 100 milhões de cotas de TV, além é claro de ter o estado enfiando dinheiro seletivamente. Te garanto que se o Kalil/Nepomuceno recebesse essa grana que a diretoria do Flamengo recebe, o Galo se manteria financeiramente saudável e não passaria vergonha em campo, como o Flamengo anda passando.

Alias, cade o Estado pra ajudar o São Paulo/Cruzeiro que estão sem patrocínio até hoje? Não quer? Porque? Enfim... Chega a ser bizarro NINGUÉM comentar sobre isso.

O Galo se endividou, isso é um fato (pelo menos pelos números mostrados), só que é verdade que fez isso com a compra de alguns jogadores que podem ser vendidos, isso também é um fato. Se ele ganha títulos (Brasileiro esse ano, por exemplo), valoriza os jogadores e consegue reduzir o passivo criado nos últimos anos, ótimo. Agora, se ele não consegue isso ele vai fazer o que 90% dos clubes fazem, que é se endividar e não ganhar porra nenhuma. O problema é que a gente vive nesse ciclo vicioso de gastar mais do que tem. Aí um ou outro clube consegue ter sucesso com isso, enquanto os outros todos se fodem. Aí no próximo ano a situação se inverte e o que se deu bem se dá mal. É só olhar que nenhum clube conseguiu se manter no topo.

Eu acho triste os jornalistas NUNCA fazerem nenhum tipo de pressão em relação ao endividamento, se ele ta fazendo errado que o presidente do Galo venha e explique. O presidente do Flamengo cansa de vir a imprensa corrigir as informações erradas do clube e da uma resposta pro torcedor. Um dos problemas do futebol brasileiro claramente passa pela imprensa que ta pouco se fudendo se o time ta se endividando ou não, é a conversinha do "Inadmissível o Flamengo com o time desse". Inadmissível por quê? Inadmissível é contratar e não pagar, coisa que era praxe no Flamengo e é praxe em outros clubes. E, bem, quanto a comparação da diretoria do futebol do Galo com a do Flamengo, no futebol essa gestão do Flamengo sempre foi criticada, mas ela gasta BEM menos do que todas as outras, então ainda há uma certa paciência.

E não queria fazer esse tópico de um Flamengo x Atlético, apenas apontei que o post do Mauro se baseia em um dado fornecido pelo próprio Atlético. Mas achar que o Flamengo ta se restruturando por causa das cotas é demais. As cotas de televisão representam uma significativa parte da receita do Flamengo, mas em % da receita total é uma das menores do Brasil. Flamengo já tem uma das maiores receitas de STs (Só perde pra Inter e Palmeiras, acho), a camisa foi pra 80 milhões, bilheteria pulou de 6 pra mais de 40 milhões etc.

Quanto a Caixa, uma pergunta simples: O Atlético tem CND? Se sim, a Caixa já disse por que não patrocina o Atlético?

Isso que vc colocou não é o endividamento líquido, somente uma observação sobre algo que é feito diferente para ele ser contabilizado. Endividamento líquido existe, o que eu questionei foi que ele não serve muito sozinho para medir a capacidade do clube de arcar com suas obrigações, entendeu? E é isso que a matéria fala.

O problema do MCP é que ele não tem a menor ideia do que tá falando. Só lembrando: isso não é uma defesa ao time do Galo. Só estou constatando um fato.

Pois é, não sou contador. O que eu entendi é que é uma praxe adiantar cotas de televisão, sendo que o correto é você colocar essa praxe para de alguma forma aparecer no balanço. A solução que alguns clubes recorrem é colocar como despesa, aí ele utiliza esse termo endividamento líquido pra calcular a dívida sem esse adiantamento. Se é o termo correto, não sei.

E, verdade, ele não tem a menor ideia do que ta falando. Mas é um absurdo NENHUM jornalista falar de MP nem do endividamento dos clubes, pelo menos ele faz questão de bater nesse ponto. É uma voz isolada, mas é alguma coisa. Enquanto isso a maioria prefere discutir Guerrero, Teo Gutierrez, por que o Dunga fez isso ou aquilo etc. E o nosso futebol continua a mesma merda.

Postado

O Galo se endividou, isso é um fato (pelo menos pelos números mostrados), só que é verdade que fez isso com a compra de alguns jogadores que podem ser vendidos, isso também é um fato. Se ele ganha títulos (Brasileiro esse ano, por exemplo), valoriza os jogadores e consegue reduzir o passivo criado nos últimos anos, ótimo. Agora, se ele não consegue isso ele vai fazer o que 90% dos clubes fazem, que é se endividar e não ganhar porra nenhuma. O problema é que a gente vive nesse ciclo vicioso de gastar mais do que tem. Aí um ou outro clube consegue ter sucesso com isso, enquanto os outros todos se fodem. Aí no próximo ano a situação se inverte e o que se deu bem se dá mal. É só olhar que nenhum clube conseguiu se manter no topo.

Eu acho triste os jornalistas NUNCA fazerem nenhum tipo de pressão em relação ao endividamento, se ele ta fazendo errado que o presidente do Galo venha e explique. O presidente do Flamengo cansa de vir a imprensa corrigir as informações erradas do clube e da uma resposta pro torcedor. Um dos problemas do futebol brasileiro claramente passa pela imprensa que ta pouco se fudendo se o time ta se endividando ou não, é a conversinha do "Inadmissível o Flamengo com o time desse". Inadmissível por quê? Inadmissível é contratar e não pagar, coisa que era praxe no Flamengo e é praxe em outros clubes. E, bem, quanto a comparação da diretoria do futebol do Galo com a do Flamengo, no futebol essa gestão do Flamengo sempre foi criticada, mas ela gasta BEM menos do que todas as outras, então ainda há uma certa paciência.

E não queria fazer esse tópico de um Flamengo x Atlético, apenas apontei que o post do Mauro se baseia em um dado fornecido pelo próprio Atlético. Mas achar que o Flamengo ta se restruturando por causa das cotas é demais. As cotas de televisão representam uma significativa parte da receita do Flamengo, mas em % da receita total é uma das menores do Brasil. Flamengo já tem uma das maiores receitas de STs (Só perde pra Inter e Palmeiras, acho), a camisa foi pra 80 milhões, bilheteria pulou de 6 pra mais de 40 milhões etc.

Quanto a Caixa, uma pergunta simples: O Atlético tem CND? Se sim, a Caixa já disse por que não patrocina o Atlético?

De novo, mostra desconhecimento de causa em relação ao Galo.

O time do Galo atual, tem MUITOS jogadores formados na base (Uilson, Marcos Rocha, Jemerson, Jesiel, Eduardo, Lucas Candido, Giovanni Augusto, Carlos e Dodô), além de ter vários jogadores que chegaram ao clube sem custos/custos baixos (Tiago Pagnussat, Leonardo Silva, Luan, Danilo Pires, Thiago Ribeiro, Edcarlos e Pedro Botelho). Basicamente, no elenco atual tivemos 3 jogadores relativamente caros: Guilherme (2011), Pratto (Investidor), Cardenas (emprestimo de 500 mil dolares) e Rafael Carioca (50% do passe, provavelmente investidor).

Simplesmente NÃO HÁ loucura no futebol do Galo. O Mauro Cezar foi insano de comparar um cara que recebe menos de 400 mil reais com outro que recebe 900 mil (inclusive, ele recebe mais que o Ronaldinho RECEBEU no Galo). Detalhe: O Pratto tem 27 anos, 4 anos de contrato e grandes chances de ser revendido. Já o Guerreiro...

E sim, tanto o Galo e o Cruzeiro tem todos os pré-requisitos para ser patrocinados pela Caixa, mas o mistério continua...

Detalhe: O Flamengo gasta menos no futebol, será? De 2012 até hoje o Galo teve 3 tecnicos apenas (Cuca, Autuori e o Levir), já o Flamengo... O Galo de 2012 até hoje, teve VENDAS de jogadores significativas (e poderia ter tido mais, se não fosse o erro de avaliação do Kalil ao rejeitar proposta pelo Jô antes da Copa), já o Flamengo...

Só deixo uma ultima pergunta: Se pagamento de divida é TÃO fundamental como o Mauro Lunatico Cezar prega, porque grandes times europeus possuem dividas MAIORES que as dos clubes brasileiros? Eu sei a resposta, provavelmente o Mauro Cezar também sabe, mas ele se omite porque complicaria o piti dele em relação as diretorias.

Ah, só mais um detalhe: Se a situação financeira do Galo fosse tão grave, a torcida seria a primeira a saber (só jornalista retardado do eixo que acha que não existe contato entre diretoria-torcida, tem muito torcedor com "fonte" dentro do clube). Alias, só nessa janela o Galo teve proposta por grande parte do elenco, que É valorizado. Mas o Nepomuceno decidiu segurar a maior parte para lutar pelo titulo.

Ultimo detalhe: Quando o Kalil assumiu, o patrocinio master não chegava a 8mi de reais. Esse ano assinamos com a MRV por 23milhões, Tenco por 900mil mensais no short (dono atleticano, provavelmente vai querer entrar na briga pela concessão do Diamond no futuro... Ou seja, deve ser mais um parceiro), além da Vilma e da Cemil.

Administrações passadas endividaram o Galo. O que vemos hoje é o serviço da divida trabalhando. Queremos ter time forte e lutar por títulos, então, investimentos foram feitos NÃO SÓ em jogadores, pode ter certeza que no meu time nenhum jogador é carregado por carrinho de obra. Não é atoa que temos o melhor CT do país.

Postado

Olha, não quero ser escroto, mas vcs dois não tem capacidade pra conseguir fazer uma análise de um balanço contábil de um clube de futebol. Não conseguem ver o balanço e saber se o clube tem capacidade de pagar suas dívidas, se o resultado de um ano para o outro foi melhor ou pior em quais sentidos, se houve evolução financeira ou não. Quando eu não entendo do assunto, eu até opino, mas afirmar com tanta certeza que o Galo vai mal ou bem das pernas? Eu não faria, simplesmente pq não é tão simples assim.

Tô vendo o balanço de 2014 aqui e o clube teve uma queda acentuada nas suas receitas operacionais, tornou-se ainda mais insolvente, precisa ainda mais de capital de terceiros para conseguir financiar suas inversões. Mesmo contando com os depósitos judiciais bloqueados neste exercício analisado no balanço, o ativo circulante do clube diminuiu 36,08%. A receita operacional bruta passou de 227.863.037 para 178.942.529, retraindo-se em aproximados 21%. Galo teve prejuízo líquido de 22 milhões em 2013, e esse valor subiu aproximadas duas vezes. Mas se comparado a 2008, vários índices tiveram uma melhora enorme. A receita operacional bruta era de 58 milhões em 2008. O clube melhorou bastante em 2013, mas ainda sim, está longe de ter uma situação favorável. Se vc visse esses resultados de performance e liquidez em uma empresa comum, pode saber: ela estaria quebrando. 

Ainda sim, é comum ver estes mesmos resultados em outros clubes de futebol. A margem líquida do cruzeiro também negativa, registrando um prejuízo de 25 milhões em média, nos dois últimos anos. O Cruzeiro também é insolvente em todas as análises de liquidez. Alias, aumento demais sua insolvência de 2012 pra 2013. O que quero mostrar com isso é que o Atlético não é nenhuma abominação. Está com as contas muito parecidas com as do Cruzeiro. E os dois são parecidos com a média Brasileira. E a média Brasileira é péssima. 

Postado

Olha, não quero ser escroto, mas vcs dois não tem capacidade pra conseguir fazer uma análise de um balanço contábil de um clube de futebol. Não conseguem ver o balanço e saber se o clube tem capacidade de pagar suas dívidas, se o resultado de um ano para o outro foi melhor ou pior em quais sentidos, se houve evolução financeira ou não. Quando eu não entendo do assunto, eu até opino, mas afirmar com tanta certeza que o Galo vai mal ou bem das pernas? Eu não faria, simplesmente pq não é tão simples assim.

Eu tento fugir do papo de contabilidade. Vendo meus últimos posts, percebe-se que tento falar de coisas mais próximas ao campo (como salario de jogador, patrocínio das camisas... enfim).

E sim, eu não entendo MERDA NENHUMA de balanço financeiro, assim como Mauro Cezar Pereira, mas o problema é que o debiloide tem voz ativa na mídia e falando merda ele acaba prejudicando a imagem do clube.

Enfim, como você mesmo disse: O Galo tá na mesma situação que os outros clubes brasileiros. O Flamengo começa a pagar dividas (e mesmo assim ainda deve mais que o Galo) e seus torcedores se acham donos da razão na questão financeira, só que esquecem que pra lutar por um futebol "mais profissional", temos que acabar com outras mamatas que o próprio Flamengo utiliza. Cotas de TV mais justas e fim do patrocínio estatal nos clubes (ou que o estado patrocine todos né?)

Postado

Tô vendo o balanço de 2014 aqui e o clube teve uma queda acentuada nas suas receitas operacionais, tornou-se ainda mais insolvente, precisa ainda mais de capital de terceiros para conseguir financiar suas inversões. Mesmo contando com os depósitos judiciais bloqueados neste exercício analisado no balanço, o ativo circulante do clube diminuiu 36,08%. A receita operacional bruta passou de 227.863.037 para 178.942.529, retraindo-se em aproximados 21%. Galo teve prejuízo líquido de 22 milhões em 2013, e esse valor subiu aproximadas duas vezes. Mas se comparado a 2008, vários índices tiveram uma melhora enorme. A receita operacional bruta era de 58 milhões em 2008. O clube melhorou bastante em 2013, mas ainda sim, está longe de ter uma situação favorável. Se vc visse esses resultados de performance e liquidez em uma empresa comum, pode saber: ela estaria quebrando. 

Ainda sim, é comum ver estes mesmos resultados em outros clubes de futebol. A margem líquida do cruzeiro também negativa, registrando um prejuízo de 25 milhões em média, nos dois últimos anos. O Cruzeiro também é insolvente em todas as análises de liquidez. Alias, aumento demais sua insolvência de 2012 pra 2013. O que quero mostrar com isso é que o Atlético não é nenhuma abominação. Está com as contas muito parecidas com as do Cruzeiro. E os dois são parecidos com a média Brasileira. E a média Brasileira é péssima. 

Amigo, deixei claro que não era contador e nem que tinha pretensão de analisar a situação do Galo. Também não afirmei nada sobre a situação financeira do Galo em si. Meu único ponto era que essa história de que o MCP não tem condições de falar sobre a situação do Galo é balela, já que a análise foi feito em cima do balanço do Galo.

Além disso, como o próprio balanço do Galo indica, houve um endividamento significativo ano passado. Se isso se repercutir em títulos e futuras vendas de jogadores valorizados pra pagar esse passivo, ótimo. Caso contrário isso pode gerar um problema futuro. Isso aconteceu com vários outros times, inclusive o Flamengo. O correto era ter times bons e não se endividar, ou pelo menos não se endividar muito, porém nenhum clube brasileiro ainda conseguiu juntar austeridade + competência no futebol.

De novo, mostra desconhecimento de causa em relação ao Galo.

O time do Galo atual, tem MUITOS jogadores formados na base (Uilson, Marcos Rocha, Jemerson, Jesiel, Eduardo, Lucas Candido, Giovanni Augusto, Carlos e Dodô), além de ter vários jogadores que chegaram ao clube sem custos/custos baixos (Tiago Pagnussat, Leonardo Silva, Luan, Danilo Pires, Thiago Ribeiro, Edcarlos e Pedro Botelho). Basicamente, no elenco atual tivemos 3 jogadores relativamente caros: Guilherme (2011), Pratto (Investidor), Cardenas (emprestimo de 500 mil dolares) e Rafael Carioca (50% do passe, provavelmente investidor).

Simplesmente NÃO HÁ loucura no futebol do Galo. O Mauro Cezar foi insano de comparar um cara que recebe menos de 400 mil reais com outro que recebe 900 mil (inclusive, ele recebe mais que o Ronaldinho RECEBEU no Galo). Detalhe: O Pratto tem 27 anos, 4 anos de contrato e grandes chances de ser revendido. Já o Guerreiro...

E sim, tanto o Galo e o Cruzeiro tem todos os pré-requisitos para ser patrocinados pela Caixa, mas o mistério continua...

Detalhe: O Flamengo gasta menos no futebol, será? De 2012 até hoje o Galo teve 3 tecnicos apenas (Cuca, Autuori e o Levir), já o Flamengo... O Galo de 2012 até hoje, teve VENDAS de jogadores significativas (e poderia ter tido mais, se não fosse o erro de avaliação do Kalil ao rejeitar proposta pelo Jô antes da Copa), já o Flamengo...

Só deixo uma ultima pergunta: Se pagamento de divida é TÃO fundamental como o Mauro Lunatico Cezar prega, porque grandes times europeus possuem dividas MAIORES que as dos clubes brasileiros? Eu sei a resposta, provavelmente o Mauro Cezar também sabe, mas ele se omite porque complicaria o piti dele em relação as diretorias.

Ah, só mais um detalhe: Se a situação financeira do Galo fosse tão grave, a torcida seria a primeira a saber (só jornalista retardado do eixo que acha que não existe contato entre diretoria-torcida, tem muito torcedor com "fonte" dentro do clube). Alias, só nessa janela o Galo teve proposta por grande parte do elenco, que É valorizado. Mas o Nepomuceno decidiu segurar a maior parte para lutar pelo titulo.

Ultimo detalhe: Quando o Kalil assumiu, o patrocinio master não chegava a 8mi de reais. Esse ano assinamos com a MRV por 23milhões, Tenco por 900mil mensais no short (dono atleticano, provavelmente vai querer entrar na briga pela concessão do Diamond no futuro... Ou seja, deve ser mais um parceiro), além da Vilma e da Cemil.

Administrações passadas endividaram o Galo. O que vemos hoje é o serviço da divida trabalhando. Queremos ter time forte e lutar por títulos, então, investimentos foram feitos NÃO SÓ em jogadores, pode ter certeza que no meu time nenhum jogador é carregado por carrinho de obra. Não é atoa que temos o melhor CT do país.

Não vou entrar nessa discussão Galo x Flamengo, acho que não era esse propósito do tópico. Além disso, você ta incrivelmente na defensiva pra ter uma discussão normal. Só um comentário quanto a situação do Guerrero e Pratto: é muito parecida sim, já tive essa discussão com você. Pratto (13 milhões + 450 mil de salários, provavelmente sem encargo) e Guerrero (12 milhões + 500 mil de salários, totalizando algo em torno de 900 mil por mês com encargos). Um pode ter custado mais outro menos, a questão que uma contratação foi colocada com um absurdo dentro da realidade brasileira, enquanto a outra foi colocada com uma ótima contratação a época. O fato que o MCP aponta é a desproporção com que a mídia tratou a negociação do Guerrero em relação as demais, fazendo um verdadeiro sensacionalismo.

Postado

O Mauro Cézar demonstrou falta de conhecimento e talvez a critica tenha sido motivada por interesses duvidosos sim, mas sinceramente, não consigo achar de todo ruim essa pressão por mais austeridade dos clubes na forma de gerir o futebol.

A gestão Kalil realmente foi boa, mas no GERAL. FINANCEIRAMENTE, foi extremamente irresponsavel. Não critico essa irresponsabilidade porque foi ela que trouxe o gás que o clube precisava pra ontem (times bons, titulos), o aumento no valor da marca, fidelização ainda maior da torcida e etc e tal. Porém, tá muito claro que se o Daniel continuar na mesma linha, ele destrói o clube (precisa explicar pq? e não, não entendo nada de contabilidade). Não dá mais pra por o futebol como prioridade máxima, temos sim que dar toda a atençao possivel pra saúde financeira do clube. E é aí que essa pressão da imprensa pode ser benefica (desde que as criticas sejam justas e iguais pra todos, vale ressaltar - o que não foi o caso). O proprio Kalil só deu a devida atençao que o assunto merece porque mexeram no nosso bolso confiscando a grana do Bernard. De outra forma, nem fodendo que ele ia tocar nessa questão (e enquanto isso, a bola de neve crescendo...)

E gente, esqueçam o Shopping, duvido muito que o Atlético vença essa queda de braço. Isso é assunto pra daqui a 10, 20, anos. Até lá, pode ser que isso mude sim.... mas não é bom colocar todas as fichas nisso. A unica certeza é que a merda vai ser gigantesca.

Postado

Piffero tá tentando arrumar a casa

No primeiro trimestre de 2015 o Inter gastou 10milhões a menos q no mesmo periodo de 2014 e teve 7milhoes a mais em receitas...

Espero que o quadro se mantenha até dezembro... Acertar as contas é fundamental...

Postado

Financeiramente falando, eu tô extremamente satisfeito com a atual gestão. Tão cortando de tudo quanto é lado e conseguiram um time que não vai cair, vindo de uma gestão que foi avassaladoramente ruim no que diz respeito a resultados e finanças. 

Grêmio começou bem. Se o futebol for regulado e os times forem punidos pelas merdas que fazem mesmo, vai ser lindo ver uma porrada de time se foder.

Postado

E gente, esqueçam o Shopping, duvido muito que o Atlético vença essa queda de braço. Isso é assunto pra daqui a 10, 20, anos. Até lá, pode ser que isso mude sim.... mas não é bom colocar todas as fichas nisso. A unica certeza é que a merda vai ser gigantesca.

Que queda de braço? Não existe queda de braço.

Se o contrato não for renovado ao termino dele, o Shopping volta para as mãos do Galo. Entretanto, como o próprio Kalil disse, o clube não vai poder brincar de administrador de shopping... Acho mais provável que o Galo renove o contrato de uma forma bem mais lucrativa.

No mais, discordo de você no quesito irresponsabilidade do Kalil. Quando ele assumiu, a situação já tava TÃO FUDIDA, que se ele fosse focar só no financeiro do clube, estaríamos na segunda divisão ou até pior. O que ele fez foi ressuscitar o clube, aumentar os gastos? Sim! Mas também aumentar bastante o valor da marca e da arrecadação.

Depois da gestão do Kalil, está MUITO mais fácil pensar na saúde financeira do Galo. Na minha visão, falta o ultimo passo: Estadio próprio (fico mais tranquilo da diretoria estar usando o Gremio e o Corinthians de exemplos de como NÃO FAZER o contrato do estadio). Tomara que o Nepomuceno esteja certo e que em três meses finalmente tenhamos boas noticias.

Postado

Meu único ponto era que essa história de que o MCP não tem condições de falar sobre a situação do Galo é balela, já que a análise foi feito em cima do balanço do Galo.

Além disso, como o próprio balanço do Galo indica, houve um endividamento significativo ano passado.

E o meu ponto é que você, como você mesmo falou, não tem capacidade técnica pra saber se a análise do MCP está certa ou errada. Então esse sua defesa à análise do MCP está errada.

Amigo, deixei claro que não era contador e nem que tinha pretensão de analisar a situação do Galo.

----------------

Além disso, como o próprio balanço do Galo indica, houve um endividamento significativo ano passado.

Você primeiro fala que não é contador e que não tem pretensão em analisar a situação do Galo. Depois faz um diagnóstico do balanço do Galo. Decida-se. 

Eu já falei aqui, mas esse endividamento líquido por si só não quer dizer absolutamente nada. Se uma empresa aumenta o capital de terceiros que financia sua atividade, não dá pra dizer absolutamente nada a partir disso. Aliás, geralmente é bom, pois como eu já disse, geralmente isso leva à uma alavancagem financeira. Por isso que eu falei que não adianta vc ou o MCP ficarem analisando balanço de clube, não vão conseguir dizer nada. Você acha que só de olhar pra um balanço vai conseguir estes dados para informações úteis? Não vai. Nem você e nem o MCP.

Postado

E o meu ponto é que você, como você mesmo falou, não tem capacidade técnica pra saber se a análise do MCP está certa ou errada. Então esse sua defesa à análise do MCP está errada.

Você primeiro fala que não é contador e que não tem pretensão em analisar a situação do Galo. Depois faz um diagnóstico do balanço do Galo. Decida-se. 

Eu já falei aqui, mas esse endividamento líquido por si só não quer dizer absolutamente nada. Se uma empresa aumenta o capital de terceiros que financia sua atividade, não dá pra dizer absolutamente nada a partir disso. Aliás, geralmente é bom, pois como eu já disse, geralmente isso leva à uma alavancagem financeira. Por isso que eu falei que não adianta vc ou o MCP ficarem analisando balanço de clube, não vão conseguir dizer nada. Você acha que só de olhar pra um balanço vai conseguir estes dados para informações úteis? Não vai. Nem você e nem o MCP.

É sério isso, diagnóstico? Uma pessoa que entende do assunto fez diversos gráficos pra explicar de formas simples para leigos (como eu e a maioria das pessoas) qual a real situação dos clubes brasileiros. Com base nisso, eu, o Mauro e qualquer pessoa tem plena condições de falar o que quiser com base em números, e você ou qualquer outra pessoa tem condições de refutar. O Galo se endividou, isso está no balanço e foi a única coisa que eu falei nesse tópico. Isso (até que provem o contrário) é um fato. Agora, eu não disse que isso era necessariamente ruim, não disse que o Galo tava falindo, não emiti nenhuma opinião elaborada e detalhista sobre a situação do Galo. Não comparei gestões nem nada do tipo.

Se você parte do pressuposto de que se eu não sou formado eu não posso falar o óbvio aí não tem como discutir nada na vida. O que eu disse que não tenho condições de fazer é ANALISAR qual a real situação do Galo, o que esse endividamento pode representar, qual a relação com os anos anteriores etc. Mas se alguém faz esse trabalho por mim e mostra de forma simples para que torcedores comuns possam entender, não há problema. Se você acha que o rapaz que fez os gráficos e o MCP está errado, refute esses pontos ou ache alguma matéria que faça isso.

Em suma, o que eu e o MCP não podemos fazer é dizer o que isso pode representar pro futuro do Galo (até podemos, mas aí vai de você levar isso em consideração ou não). Mas apontar esses números qualquer pessoa pode fazer. Agora, convenhamos, é senso comum que aumentar o endividamento não é algo bom, principalmente quando ta na casa dos 50 milhões e quando nenhum outro clube brasileiro (salvo raras exceções) consegue apresentar superávit, por menor que seja. 

Postado

Que queda de braço? Não existe queda de braço.

Se o contrato não for renovado ao termino dele, o Shopping volta para as mãos do Galo. Entretanto, como o próprio Kalil disse, o clube não vai poder brincar de administrador de shopping... Acho mais provável que o Galo renove o contrato de uma forma bem mais lucrativa.

No mais, discordo de você no quesito irresponsabilidade do Kalil. Quando ele assumiu, a situação já tava TÃO FUDIDA, que se ele fosse focar só no financeiro do clube, estaríamos na segunda divisão ou até pior. O que ele fez foi ressuscitar o clube, aumentar os gastos? Sim! Mas também aumentar bastante o valor da marca e da arrecadação.

Depois da gestão do Kalil, está MUITO mais fácil pensar na saúde financeira do Galo. Na minha visão, falta o ultimo passo: Estadio próprio (fico mais tranquilo da diretoria estar usando o Gremio e o Corinthians de exemplos de como NÃO FAZER o contrato do estadio). Tomara que o Nepomuceno esteja certo e que em três meses finalmente tenhamos boas noticias.

Ingenuo voce. Quem dera se fosse uma simples questão de esperar o contrato acabar e o shopping é nosso. Aí sim nossos problemas estariam completamente resolvidos, seria só uma questão de controlar a divida até lá. Não vou me adentrar muito, mas nem se compara a força que tem o grupo que administra o Diamond com o Atlético, cara. O que deve acontecer é isso mesmo que vc falou, o Galo ficar com uma fatia maior desse bolo. Talvez uma fatia justa que realmente seja alguma coisa, mas também talvez seja uma fatia que continue sendo tão insignificante quanto a de hoje... obviamente, é isso o que os caras querem. e eles vão fazer de tudo pra que isso aconteça. Mas como eu disse, muita coisa pode mudar até lá (uma cosa que ajudaria bastante seria justamente o Galo ter uma condição financeira sólida, senão acabamos refens dos caras de todo jeito), então não dá pra prever nada.

Voce nao discorda em nada de mim sobre o Kalil, nossa opiniao é exatamente a mesma. O que eu falei sobre irresponsabilidade, é algo que vc nao pode negar: ele usou um dinheiro que não tinhamos (e que agora precisamos nos virar pra pagar). Pouca gente lembra disso, mas o Galo do Kalil sempre pagou bichos e premiações absurdas pros jogadores. Pra não cair em 2010 e 2011 foi embora MUITA grana. Não to criticando ele não, se ele não paga, aí sim o time cairia e seria pior ainda, aqueles elencos eram safados e mercenarios, principalmente o de 2010. Nao tinhamos grana pra contratar o Victor nem o Tardelli, mesmo assim ele foi lá e contratou. O que seria do Galo hoje se ele não tivesse feito isso? A premiação da libertadores, que foi a mais absurda de todas... que outro jeito teria de manter aquele grupo focado senão assim? E por aí vai. Entende o que estou dizendo? A maioria das loucuras nos beneficiou muito, mas elas tem que acabar imediatamente, porque o rombo já é alto PRA CARALHO. Temos muito folego pra colocar a ordem na casa graças a essas loucuras, vc está coberto de razão em dizer que o Kalil """facilitou""" muito pro Daniel (quanta ironia em uma unica frase, rs). Agora, "colocar a ordem na casa", na esmagadora maioria das vezes significa ter times mediocres. Nossa folha diminuiu muito sim, mas ainda é alta. Ela não se sustenta. Pra ilustrar: vendemos o Tardelli pra cobrir os buracos e ainda sim continua um malabarismo do caralho todo mes. Um Jo e um André (que ainda mama uns 40%) a menos não sao nada pra um clube que atrasa salarios frequentemente, tem que diminuir muito ainda. Não sei se o Daniel vai ter culhão pra isso (já é certo que a mesma linha do Kalil ele não segue, pelo menos, mas na boa, isso é pouco ainda), e é aí que toda pressão que entre pra que isso aconteça é bem vinda.

edt: perdão pelo texto confuso, escrevi correndo e to sem tempo pra corrigir bonitinho.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...