Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Sport Club Corinthians Paulista


JhGimenes

Posts Recomendados

30 minutos atrás, Douglas. disse:

Ué, mas foi o que eu falei, até pouco tempo atrás ninguém daria espaço pra isso ser discutido. Só virou notícia porque setores da própria torcida se manifestaram, gente ligada ao time feminino se manifestou, outros jogadores do clube tentaram blindar o treinador, isso tudo é notícia relevante além de serem fatos novos.

A manifestação de torcida e time feminino é outra coisa que eu não entrei no mérito. Sim, fato novo. O que eu discordo é apenas o fato de você ter dito que um crime de estupro era tratado diferente pela imprensa em tempos atrás. Eu vi sempre como a imprensa sempre tratou como um crime bárbaro e a sociedade assim também pensava.

Citar

Você deve ter visto todos os canais, sites, rádio e podcasts que abordaram a história todos os dias e ficou com essa impressão, porque nem no GE a história teve esse espaço todo até surgir o advogado pra desmentir o Cuca, e isso foi só no dia 25, 4 dias depois da contratação e dos primeiros protestos. E aí, novamente, como a pressão inicial forçou o assunto a ser abordado em entrevista pro Cuca mentir com todas as palavras, você não pode dizer que isso não é digno de notícia de destaque.

Espera aí. Você está dizendo que a imprensa não focou nesse assunto fortemente, como se viesse à tona tempo depois?

Editado por Zicogalinho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahahahahahaha, cara, vou ter que te dizer que eu ri alto aqui com a estruturação do seu texto, usando terceira pessoa e tudo, como se estivesse falando diante de uma plateia ou júri, fazendo uma apresentação diante de uma plateia imaginária. 

Mas retomando a conversa:

12 horas atrás, Zicogalinho disse:

O que você está fazendo as pessoas se confundirem aqui é sobre tratamento de informações e não relevância das notícias da atualidade. Se a sociedade não via ou parte da imprensa não via um estupro de menor com a mesma gravidade que a sociedade hoje o tratamento deve e deverá ser feito com a gravidade que necessita. O que você interpola e eu repito mais uma vez é querer tornar um fato que ocorreu no passado ter a mesma relevância que o mesmo fato que ocorre no presente. É como se Cuca está condenado a nunca mais assumir um time de futebol porque cometeu esse crime em 1987 como se ele tivesse o cometido em 2023. Isso cabe aos torcedores e clube pensarem. Cabe à imprensa divulgar as informações e comentar as implicações. O público tem que ser soberano na decisão final.

O que a imprensa está fazendo é buscar e divulgar as informações, comentar as implicações e os jornalistas podem dar suas opiniões. Quem decide se o Cuca fica ou se o Cuca sai é ele próprio ou o clube, até porque, do ponto de vista jurídico, o crime já está prescrito. O que vimos nesse caso foi que a contratação dele gerou uma tremenda reação negativa de torcedores e jogadores do time feminino, o que levou a que se buscasse esclarecimentos sobre um caso que nunca foi adequadamente tratado. O público é soberano na decisão final .

As novidades surgiram exatamente no âmbito esportivo: contratação por um novo clube, protesto de torcedores, entrevista coletiva do treinador, nova declaração do advogado, manifestação de jogadoras do time feminino e, agora, pedido de demissão. Tudo isso é tratado no âmbito da editoria de esportes, já que as repercussões são basicamente esportivas (como dito anteriormente, o fato criminal está prescrito e não haverá punição nesse âmbito). E, é bom lembrar, fatos humanos não são se enquadram em caixinhas pré-determinadas: crimes envolvendo jogadores, dirigentes ou clubes serão tratados tanto no aspecto de suas repercussões criminais (sob a editoria de crimes) quanto de seus aspectos esportivos (na editoria de esportes), havendo uma interseção aqui.

12 horas atrás, Zicogalinho disse:

Então,  vamos voltar lá atrás: Como a mídia tem poder. A palmatória do mundo.Aqui é que discordamos. Você acha que a imprensa tem que falar o suficiente para ele ser demitido ou deixa isso implícito, pois "não tocaram" entendo que você esteja se referindo aos jornalistas. Você acha que os jornalistas devem falar disso para as instituições tomarem uma posição, quando eu acho que o público deve decidir, o que pode levar a uma série de coisas absurdas, mas é a sociedade que temos e que tem que evoluir. Bom, por mais que a imprensa brasileira tenha atacado os atos racistas contra Vini jr, isso não moldou a sociedade espanhola e nem mesmo a imprensa relevou como deveria relevar tal tema. Isso implica duas coisas: 1 - que não existe sociedade nem melhor e nem pior; 2 - que são passos que a sociedade deve tomar pelos próprios pés, com a imprensa contribuindo e não CONTROLANDO como as coisas devem ser.

Aqui é você quem está distorcendo ou vendo do jeito que quer. O que eu estou dizendo é que a imprensa tem de repercutir o caso e buscar esclarecer tudo o que ficou em aberto e não dito desde que ele ocorreu. Quem está dizendo que tem que ser falado "até ele ser demitido" é você, para tentar colar sua tese de que a imprensa está falando do caso em "repetição ininterrupta" e que tem esse poder. Não é o jornalista que demite, por mais que possa influenciar. O próprio Corinthians não demitiu. Quem se demitiu, diante dos questionamentos e da repercussão do caso, foi o Cuca, que poderia, ao contrário, ter dado entrevistas melhores, detalhado o caso, enfim, demonstrado a inocência que ele tanto afirma (e nesse caso não dá pra simplesmente presumi-lo inocente já que ele tem uma condenação transitada em julgado contra ele).

A imprensa deve contribuir informando, analisando e eventualmente opinando (faz parte do direito à imprensa livre o direito à opinião). A opinião da imprensa não é "a verdade" (até porque "imprensa" não é um bloco monolítico e jornalistas de diferentes veículos ou até do mesmo podem eventualmente divergir - e basta pegar dois veículos diferentes e ver que isso acontece bastante) e ela não "controla", embora possa influenciar bastante, para o bem ou para o mal. 

No caso do Vinicius Junior, que você citou, só mostra como o poder da imprensa está longe de ser absoluto. A imprensa brasileira bateu, e os casos continuam acontecendo na Espanha (e óbvio que no Brasil há muitos e muitos episódios de racismo, mas estamos falando do Vinicius Jr), e parte deles na própria imprensa esportiva espanhola. 

E tem outra: você disse que a imprensa tem seus próprios problemas e errou ao não tratar do caso adequadamente (e nisso nós concordamos desde o princípio), e taí a autocrítica que era necessária que fosse feita:

https://www.lance.com.br/fora-de-campo/eric-faria-se-desculpa-por-postura-da-imprensa-no-caso-cuca-errei-como-jornalista.html

https://www.pragmatismopolitico.com.br/2023/04/jornalista-faz-autocritica-sobre-caso-cuca-a-imprensa-falhou-demais-e-me-incluo-nisso.html

https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/2023/04/27/rizek-defende-ana-thais-apos-roger-guedes-reclamar-de-ataques-a-cuca.htm (o título dessa dá a entender que é só o Rizek defendendo a Ana Thaís, mas ele fala dos erros da imprensa também).

É suficiente? Acho que deveria ser mais, deveria vir, inclusive, das próprias direções institucionais (afinal, não é o Rizek, nem o MCP, nem o Eric Faria ou jornalistas individuais que resolvem contratar o comentarista). Mas nisso nunca nem discordamos.

12 horas atrás, Zicogalinho disse:

Vamos ver quem é o sexista: Você afirma categoricamente que um estupro de uma menina de menor é assunto de maior repercussão (percebam como ele distorce as minhas palavras. Eu me referi apenas aos jornalistas e ele agora acrescenta "público") para jornalistas mulheres do que para jornalistas homens?

Aqui vem a terceira pessoa que eu achei engraçadíssimo hahahahaha. 

O que eu disse, de forma bem clara, é que ter jornalistas mulheres (e também vale para a participação de mulheres nas torcidas e no público esportivo em geral) ajuda a que esses casos tenham maior visibilidade, atenção e que não sejam minimizados.

É bem claro que a realidade subjetiva de cada um (sua vivência em termos de raça, gênero, condição social, nacionalidade etc) faz com que se tenha experiências distintas e com perspectivas diversas sobre as coisas, e isso vale para o jornalismo, como para qualquer profissão. E é justamente um dos motivos pelo qual se fala em questões de representatividade e diversidade.

Por que você acha que nas Delegacias de Atendimento à Mulher o atendimento é feito por delegadas? Pela sua lógica, crime é crime e seria indiferente o gênero do delegado responsável, mas o que vemos na prática não é assim.

Logo, priorizar delegadas nas DEAMs é sexismo ou apenas o reconhecimento de que, como mulher, as experiências subjetivas da responsável pelo caso serão diferentes e mais próximas da realidade da vítima?

A mesma coisa vale para o jornalismo. Ter mais jornalistas mulheres aproximam a cobertura da perspectiva da vítima (potencial ou real) em casos assim e contribuem para uma diferente percepção sobre o caso, inclusive quanto à sua importância.

EDIT: um adendo - isso não significa que essas profissionais não possam errar, afinal, são seres humanos, são jornalistas que, como quaisquer outros, podem falhar, seja eventualmente dando informações erradas, fazendo análises equivocadas ou emitindo opiniões criticáveis. Só significa que ter profissionais de diferentes backgrounds traz diferentes visões, não só sobre esse caso mas sobre outras coisas, e isso tem um impacto relevante.

Você quer a prova? Basta ver como o caso foi tratado na época, quando basicamente jornalistas e/ou colunistas homens escreveram para um público majoritariamente masculino sobre um tema de violência contra a mulher e ver as "pérolas" que saíram, descredibilizando a vítima, focando no sofrimento dos atletas presos, ignorando as informações que eram publicadas na imprensa estrangeira e confiando apenas na palavra dos próprios jogadores: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2023/04/27/como-a-imprensa-cobriu-o-episodio-de-estupro-envolvendo-cuca-na-suica.htm

12 horas atrás, Zicogalinho disse:

And last but not least é a frase de quem se perdeu no que eu disse. Não sabe distinguir relevância de grande relevância ou maior relevância. Além disso, é frívolo na argumentação quando diz que que quero minimizar o caso. Com isso ele afirma peremptoriamente que eu disse que o estupro que Cuca cometeu deve ser minimizado. Típico caso de ataques ad hominem. já estou acostumado com isso aqui. Observe os posts lá atrás fio e saiba distinguir a hipocrisia da imprensa com o próprio fato em si.

Oh, coitado, o perseguido hahahaha. Já estou acostumado com isso aqui também hahahaha.

O simples fato: a hipocrisia da imprensa, lá atrás ou hoje, não altera a relevância que o fato tem. Você tá aí choramingando que a imprensa tem feito "repetição ininterrupta", que "não há fatos novos que justifiquem essa cobertura toda", que "o papel da imprensa é informar e não julgar", e depois reclama quando, no fundo, você está reclamando que a imprensa esportiva está falando demais de um caso antigo, e você pode torcer, distorcer, alegar perseguição e o que for, pois esse é o seu ponto desde o princípio. 

E, bem, eu já frisei os pontos que eu queria frisar, já estou me repetindo e você também, o Cuca já saiu do Corinthians e eu vou parar de encher o tópico aqui para o pessoal poder comentar sobre o clube.

Editado por fabioaraujo89
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

12 horas atrás, Zicogalinho disse:

A manifestação de torcida e time feminino é outra coisa que eu não entrei no mérito. Sim, fato novo. O que eu discordo é apenas o fato de você ter dito que um crime de estupro era tratado diferente pela imprensa em tempos atrás. Eu vi sempre como a imprensa sempre tratou como um crime bárbaro e a sociedade assim também pensava.

Você se contradiz. Lembra de ter citado como não foi dada atenção ao caso antes? "O que eu não vejo compreensível é dar tamanha relevância um caso que aconteceu anos lá atrás ter esse reflexo no trabalho da imprensa quando até bem pouco tempo, em termos históricos, não tinha. Ninguém lembrou isso em 2016."

Então, vendo a repercussão nas contratações anteriores você vai ver que realmente não tratavam dessa forma, porque a mídia esportiva nunca foi de fazer investigações muito minuciosas se não for pra descobrir uma contratação ou algo do tipo.

 

12 horas atrás, Zicogalinho disse:

Espera aí. Você está dizendo que a imprensa não focou nesse assunto fortemente, como se viesse à tona tempo depois?

Inicialmente a repercussão foi a mesma de quando foi contratado pelo SP e Atl.MG, "houveram protestos... anyway, o primeiro jogo será..."

Como houveram manifestações de outros setores e a notícia sobreviveu por mais de 24h, não tinha como o Cuca não se pronunciar e a história foi rendendo com os desdobramentos, principalmente, como vimos, por ter sido tratada como fato jornalístico pela primeira vez após anos, a ponto de agora termos vários fatos novos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Porra Aleef, é que nem falei lá atrás, se for para jogar nome aleatório que eu quero fica fácil. Tu realmente acha que vem Rueda ou Alfaro? Aí fica difícil conversar.

Eu vou facilitar pra ti. Conhecendo o teu perfil o nome viável que você quer é o Luxemburgo, né? Eu acho uma merda pelos motivos que citei no meu post, mas ok, entendo o teu ponto (apesar de não concordar, longe disso, hahaha)

 

Bom, atualizando. Tite rejeitou. Nome da vez: Mano Menezes. Acho que não sai do Inter, mas vamos ver. 

 

Citei técnicos que se encaixam no perfil que a diretoria quer e não a que eu quero. 

E não são nomes aleatórios, citei os estrangeiros que estavam dispostos a treinar o clube e com conhecimento da liga brasileira e que se encaixam no que a diretoria quer. 

Pq brasileiro tem quem ? 

Tanto que nem foram atrás do Dorival pq não é o perfil que a diretoria deseja. 

Editado por Aleef
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei que iam acabar chegando no Roger, previsível demais.

7 horas atrás, Aleef disse:

Citei técnicos que se encaixam no perfil que a diretoria quer e não a que eu quero. 

E não são nomes aleatórios, citei os estrangeiros que estavam dispostos a treinar o clube e com conhecimento da liga brasileira e que se encaixam no que a diretoria quer. 

Pq brasileiro tem quem ? 

Tanto que nem foram atrás do Dorival pq não é o perfil que a diretoria deseja. 

Rueda e Alfaro nunca foram nomes sequer minimamente levantados, Aleef, tu sabe disso. Vontade de fórum de torcida não é necessariamente o perfil da diretoria, apesar que tua escolha seria muito mais interessante que essa merda de diretoria consegue chegar. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nada a ver com o meu clube, etc, mas pela reação que ando vendo na mídia, parece que a diretoria do Corinthians tá sendo pautado pela mídia esquerdista de SP nessa contratação do Roger, meio perigoso isso aí. Se instrumentalizarem o clube, já era. Se o Corinthians acabar virando um clube da militância política, as decisões vão se tornar mais políticas do que esportivas.

Fico pensando até que ponto esse processo se dará nos outros clubes. Antigamente, a mídia esportiva era mais dependente do futebol e das relações das pessoas envolvidas, se essa politização aumentar, a mídia vai tentar pautar o futebol brasileiro no grito.

Se bem que eu não sei até que ponto isso já acontecia ou não nos clubes, nunca tinha visto isso antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Sunday disse:

Não tem nada a ver com o meu clube, etc, mas pela reação que ando vendo na mídia, parece que a diretoria do Corinthians tá sendo pautado pela mídia esquerdista de SP nessa contratação do Roger, meio perigoso isso aí. Se instrumentalizarem o clube, já era. Se o Corinthians acabar virando um clube da militância política, as decisões vão se tornar mais políticas do que esportivas.

Fico pensando até que ponto esse processo se dará nos outros clubes. Antigamente, a mídia esportiva era mais dependente do futebol e das relações das pessoas envolvidas, se essa politização aumentar, a mídia vai tentar pautar o futebol brasileiro no grito.

Se bem que eu não sei até que ponto isso já acontecia ou não nos clubes, nunca tinha visto isso antes.

Indicação do Tite. 

Tentaram o Pekerman, mas ele quer ficar na Argentina. 

Roger não vai aguentar esse rojão. Ele já tá chegando com rejeição nível Sylvinho. A diferença é que Sylvinho chega sem disputar campeonatos, apenas o Brasileiro, Roger já chega com obrigação de ir longe na Liberta, Copa do Brasil e classificar pra libertadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Aleef disse:

Indicação do Tite. 

Tentaram o Pekerman, mas ele quer ficar na Argentina. 

Roger não vai aguentar esse rojão. Ele já tá chegando com rejeição nível Sylvinho. A diferença é que Sylvinho chega sem disputar campeonatos, apenas o Brasileiro, Roger já chega com obrigação de ir longe na Liberta, Copa do Brasil e classificar pra libertadores.

óbvio que não irá.

mas que pelo menos no brasileiro garanta uma vaga da prox. liberta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Eu já fui bastante condescendente com o Roger, mas depois de seguidos insucessos em seus trabalhos ele entrou na minha lista dos que precisam dar uma bela volta por cima pra voltar a se provar como bom treineiro brasileiro. Isso posto, acho arriscadíssima a aposta, maaaas... futebol é futebol. Vai que.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Sunday disse:

Não tem nada a ver com o meu clube, etc, mas pela reação que ando vendo na mídia, parece que a diretoria do Corinthians tá sendo pautado pela mídia esquerdista de SP nessa contratação do Roger, meio perigoso isso aí. Se instrumentalizarem o clube, já era. Se o Corinthians acabar virando um clube da militância política, as decisões vão se tornar mais políticas do que esportivas.

Fico pensando até que ponto esse processo se dará nos outros clubes. Antigamente, a mídia esportiva era mais dependente do futebol e das relações das pessoas envolvidas, se essa politização aumentar, a mídia vai tentar pautar o futebol brasileiro no grito.

Se bem que eu não sei até que ponto isso já acontecia ou não nos clubes, nunca tinha visto isso antes.

Também acho, mas só em levantar essa possibilidade alguns canhotos daqui vão se doer pra caralho. Ai de mim falar que o Roger é o técnico perfeito para acalmar os militantes corintianos da impresa e afins, visto que o próprio Roger é um cara bem engajado e com uma canhota afiadíssima, literal e figurativamente rs

Já torci muito pelo Roger ter mais sucesso, mas não adianta, ele ta sempre se sabotando. As ideias de jogo e o discurso dele são animadores, mas na prática a teoria é outra. Isso pra não falar de algumas entrevistas onde ele  fala demais e tem que ficar se justificando depois. Enfim. Tem tudo pra dar errado, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Sanchez lutou tanto para tirar o ditador e no fim das contas se tornou um. 

A música do Cazuza nunca fez tanto sentido. 

Eu vi repetir o passado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem o que fazer, chegamos ao nível Vasco. 

12 minutos atrás, Aleef disse:

 

 

Sanchez lutou tanto para tirar o ditador e no fim das contas se tornou um. 

A música do Cazuza nunca fez tanto sentido. 

Eu vi repetir o passado. 

Não tem o que fazer, chegamos ao nível Vasco (talvez até pior, pq o Vasco ainda tinha uma briguinha entre oposições). Vamos ter que implodir esse pessoal daí de dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral


Bom, pelo jeito o Duílio vai acabar abrindo uma enquete no Twitter e tirando o nome do novo treinador dali porque... hahahahahahaha. MEU PAI AMADO.

Isso é que é confiança no que faz.

 

 

(Fico mt triste com tudo isso. Espero que piore.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Leho. disse:

Bom, pelo jeito o Duílio vai acabar abrindo uma enquete no Twitter e tirando o nome do novo treinador dali porque... hahahahahahaha. MEU PAI AMADO.

A verdadeira democracia corintiana!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Agora, raskor disse:

A verdadeira democracia corintiana!!!

AIUEOHAIOEHIOAEHIUAHEOIUAHEOUIAOEHOIAEUH! Pauta esquerdista, não pode. Clubes aparelhados claramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tão dizendo que o Luxa tá crescendo entre os conselheiros, mas os dois não querem. 

 

Edit

 

 

Ate o Marcelinho carioca tá apoiando. O Marcelinho...

 

 

Editado por Aleef
Add
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Aleef disse:

Tão dizendo que o Luxa tá crescendo entre os conselheiros, mas os dois não querem. 

 

Edit

 

 

Ate o Marcelinho carioca tá apoiando. O Marcelinho...

 

 

Foi você quem fez essa postagem, só pode, hahaha. Passa no Instagram do Corinthians e olhe a opinião do pessoal quando ventilaram o Luxemburgo. 

E que outros nomes foram ventilados? Roger Machado e Rogério Ceni. Até o Sylvinho deve ter uma rejeição menor que Rogério Ceni. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Foi você quem fez essa postagem, só pode, hahaha. Passa no Instagram do Corinthians e olhe a opinião do pessoal quando ventilaram o Luxemburgo. 

E que outros nomes foram ventilados? Roger Machado e Rogério Ceni. Até o Sylvinho deve ter uma rejeição menor que Rogério Ceni. 

Rogério não assume o Corinthians. 

Nem ele quer e nem a diretoria seria louca de tentar. Roger tá com uma rejeição pior que a do Luxemburgo. 

NA verdade, entre os dois, as pesquisas mostram que a torcida prefere o Luxemburgo. 

Agora surgiu o Geraldo Martino (não sei a fonte original). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...