Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Sport Club Corinthians Paulista


JhGimenes

Posts Recomendados

Agora, Leho. disse:

Pelo que eu me lembre essa questão sempre foi levantada nas suas admissões em seus novos trabalhos recentes, a diferença é o contexto e a repercussão que se cria em cada um deles, né? O Corinthians tem toda uma construção histórica de defender a democracia, os direitos de todos, o mantra do "time do povo" e etc, etc... é óbvio que ali o contexto seria AMPLAMENTE desfavorável à essa mancha escrota e ridícula no currículo do cara.

Interessante, só tem um ponto, como tu explica então a torcida ter passado pano pro zagueiro Henrique nos anos 90? Eu juro que tento entender a torcida corintiana querer pagar de "politicamente correto" e simplesmente faz vista grossa para o próprio passado, até agora eu não vi nenhum jornalista comentar sobre o fato a não ser o Mauro Beting e até ele foi malhado, pelo visto não é só a história da prisão que merece ser revista...

Sobre o Cuca em si, ao meu ver um simples detalhe dava credito para ele trabalhar durante todos esses anos sem nenhum clube questionar o assunto, provavelmente ele deveria ter algum documento escrito que "livrava" a barra dele com relação ao assunto, como ele não cumpriu a pena lá e os jornais da época aqui no Brasil puxaram a questão pro lado dos jogadores, foi fácil sustentar a narrativa durante todos esses anos, já que ninguém tinha interesse de ir até a Suíça tirar isso a limpo.

Agora a torcida corintiana que tanto preza por justiça, olhem pro passado porque não adianta nada fazer justiça agora (por mais correta que ela seja) sem olhar pro passado e fazer sua "mea culpa" também, o mesmo vale para os jornalistas corintianos que viveram a época.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um erro não justifica o outro, mas se te incomoda tanto esse acontecido, levanta essa pauta nas redes afora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

E lá vamos nós de novo rs.

Primeiro, um trecho bem direto do que eu escrevi:

Ou seja, tá ali, bem claro, que as empresas de mídia tem várias coisas a tratar dentro de suas casas, inclusive quanto a essas questões. 

Agora, e isso deveria ser apenas óbvio, nada disso invalida os argumentos expostos antes (e aqui incluo o que o Leho falou de questões pertinentes ao clube também como fator de interesse), pois o caso Cuca é de extrema relevância jornalística atual sim, e tem que forçar muito a barra com outras associações para chamar de "repetição ininterrupta" -a cobertura, por programas esportivos e jornalísticos que nada tem a ver com o Globoplay, de um caso que voltou à tona tem menos de uma semana (e que teve vários fatos novos no período, como a coletiva do treinador, a nova declaração do advogado da vítima, os protestos de torcedores, o manifesto do time feminino etc).

E se você se deu ao trabalho de ler, eu falei de vários fatores que influenciam, inclusive dois deles acontecidos apenas em 2022 (Robinho e Dani Alves). Ou seja, tem a questão da representatividade (que aumentou sim desde 2018) além dos outros citados aqui e que foram ignorados. 

E lá vamos nós aqui também. Eu não afirmei a ideia de que houve uma teoria conspiratória contra o Cuca. Se você observar o meu primeiro texto e daí tirar as conclusões certas, baseadas inclusive no que você postou, vai entender que há muito pano sujo dentro de casa para bater um martelo sobre quem é culpado e pode trabalhar em um ambiente de trabalho e quem não pode. Se você prestasse a atenção no que eu disse perceberia que não me opus a manifestação de torcedores e do clube:

Em 27/04/2023 em 15:01, Zicogalinho disse:

Isso aí tá perfeito pelo clube, não pela imprensa.

O caso da Xuxa tem muita relevância jornalística, mas há um silêncio... né? Então para deixar claro a minha opinião:

1 - Se Cuca foi condenado pela justiça na Suíça, ele precisa, deve, pode se responsabilizar por isso, com todas as causas implicadas. Isto significa que ele pode tentar recorrer, pagar a pena e etc. Isso é problema da própria justiça com ele;

2 - A manifestação de torcedores e clubes é livre sobre a contratação dele;

3 -  A imprensa teve um papel hipócrita quando levou à tona um caso, que no passado quando ele tinha muito mais relevância, não sublinhou;

4 - Não é a participação de mulheres que torna o crime mais ou menos importante. Ele é importante por ter sido um crime de qualquer forma;

5 - Baseado no item 3, a forma como foi tratado o caso AGORA me leva a concluir que nunca discordei que o assunto não teria relevância, mas colocaram, na imprensa, relevância demais para um assunto de temporalidade distante.

6- Os casos expostos acima [como fotos] expõem que há uma seletividade na relevância desses assuntos - Onde estavam as comentaristas, repórteres, apresentadoras do SporTV em 2018? Vão dizer que ele vivia isolado lá? Onde estão os protestos por Xuxa ainda estar trabalhando para o Globoplay?

Editado por Zicogalinho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Respeita Meu Manto disse:

Interessante, só tem um ponto, como tu explica então a torcida ter passado pano pro zagueiro Henrique nos anos 90? Eu juro que tento entender a torcida corintiana querer pagar de "politicamente correto" e simplesmente faz vista grossa para o próprio passado, até agora eu não vi nenhum jornalista comentar sobre o fato a não ser o Mauro Beting e até ele foi malhado, pelo visto não é só a história da prisão que merece ser revista...

Sobre o Cuca em si, ao meu ver um simples detalhe dava credito para ele trabalhar durante todos esses anos sem nenhum clube questionar o assunto, provavelmente ele deveria ter algum documento escrito que "livrava" a barra dele com relação ao assunto, como ele não cumpriu a pena lá e os jornais da época aqui no Brasil puxaram a questão pro lado dos jogadores, foi fácil sustentar a narrativa durante todos esses anos, já que ninguém tinha interesse de ir até a Suíça tirar isso a limpo.

Agora a torcida corintiana que tanto preza por justiça, olhem pro passado porque não adianta nada fazer justiça agora (por mais correta que ela seja) sem olhar pro passado e fazer sua "mea culpa" também, o mesmo vale para os jornalistas corintianos que viveram a época.

Cara, não é questão de "passar pano no passado". A real é que 1) ninguém nem lembrava desse maluco aí até agora e 2) a torcida da época, certo ou errado, tinha uma visão diferente do caso. É só ver como a torcida do Grêmio recebeu os três jogadores (os "doces devassos") pós prisão. Outros tempos, outras cabeças, e graças a Deus evoluímos. O argumento utilizado por parte da torcida dessa questão desse Henrique aí é só para ter algum contraponto. Mas todo mundo sabe que é um argumento muito mal encaixado. 

A verdade é que politizaram essa merda. Eu chuto que, 70% dos ditos corintianos que estão lá brigando por conta desse assunto não conseguem citar três jogadores que estão no time hoje. Se falar "Sócrates e Rivelino" vão puxar uma aula de história. 

História merda ou passado sombrio todo clube tem aqui no Brasil. TODOS. Pq foram, hora ou outra, comandados por pessoas merdas, pessoas ruins, bandidos. Chega num corintiano que tenha o mínimo de entendimento do clube e pergunta se ele concorda com a manutenção do Duílio e dessa chapa Renovação e Transparência. O cara vai chorar de desgosto pra ti. Ou chega num flamenguista e pergunta se ele, a frente do clube, não teria feito um sistema de prevenção de incêndio ou uma estrutura mínima adequada, que, se muito, deveria custar aí 10% do que se pagava de salário ao Vitinho, para evitar a tragédia no Ninho e manchar a história do Flamengo. Mas é dureza, hoje a torcida só serve de massa de manobra para esses malandros, infelizmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corinthians oferece contrato longo a Tite e tem ajuda de Andrés para tentar convencer o treinador | corinthians | ge (globo.com)

 

O reflexo do desespero após um fracasso desesperado, hahaha. Mas vem Adenor, vem pra casa. É isso ou assumir um Villareal, Sassuolo ou Nottingham Forest da vida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Merecimento voltando 

Escalação dos medalhões, palestrinhas pós jogo, base não tendo oportunidade e renovação automática de todos que a torcida tem raiva de ver por merecimento e gratidão. 

Clube tá na merda e tem motivo pra isso. 

 

 

Vai pra Europa realizar seu sonho Tite. 

 

Editado por Aleef
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Zicogalinho disse:

E lá vamos nós aqui também. Eu não afirmei a ideia de que houve uma teoria conspiratória contra o Cuca. Se você observar o meu primeiro texto e daí tirar as conclusões certas, baseadas inclusive no que você postou, vai entender que há muito pano sujo dentro de casa para bater um martelo sobre quem é culpado e pode trabalhar em um ambiente de trabalho e quem não pode. Se você prestasse a atenção no que eu disse perceberia que não me opus a manifestação de torcedores e do clube:

O caso da Xuxa tem muita relevância jornalística, mas há um silêncio... né? Então para deixar claro a minha opinião:

1 - Se Cuca foi condenado pela justiça na Suíça, ele precisa, deve, pode se responsabilizar por isso, com todas as causas implicadas. Isto significa que ele pode tentar recorrer, pagar a pena e etc. Isso é problema da própria justiça com ele;

2 - A manifestação de torcedores e clubes é livre sobre a contratação dele;

3 -  A imprensa teve um papel hipócrita quando levou à tona um caso, que no passado quando ele tinha muito mais relevância, não sublinhou;

4 - Não é a participação de mulheres que torna o crime mais ou menos importante. Ele é importante por ter sido um crime de qualquer forma;

5 - Baseado no item 3, a forma como foi tratado o caso AGORA me leva a concluir que nunca discordei que o assunto não teria relevância, mas colocaram, na imprensa, relevância demais para um assunto de temporalidade distante.

6- Os casos expostos acima [como fotos] expõem que há uma seletividade na relevância desses assuntos - Onde estavam as comentaristas, repórteres, apresentadoras do SporTV em 201? Vão dizer que ele vivia isolado lá? Onde estão os protestos por Xuxa ainda estar trabalhando para o Globoplay?

Eu não disse que você se opôs à manifestação de torcedores. Aliás, a questão envolveu aqui, desde o começo, a cobertura do tema pela imprensa. 

Então, para estruturar o raciocínio: o caso Cuca tem alta relevância jornalística por quatro motivos:

1 - o tema é relevante: questões de abuso/assédio/violência sexual estão cada vez mais em evidência nos últimos anos, como inúmeros exemplos recentes, no Brasil e no exterior.

2 - o sujeito envolvido é uma pessoa pública: treinador conhecido, que treinou 10 dos 12 maiores clubes do país e conquistou vários títulos relevantes e continua em atividade;

3 - há fatos novos: a contratação do Cuca por um novo clube gerou protestos de torcedores, gerou declarações dele na coletiva, declarações que foram rebatidas pelo advogado da vítima, houve um manifesto do time feminino do Corinthians - talvez o de maior investimento do país na modalidade - e por aí vai. 

4 - ele se relaciona a fatos recentes de grande interesse público, pois há dois casos novos de jogadores de futebol largamente conhecidos e envolvidos em matéria de abuso/assédio/violência sexual, um deles com condenação no exterior, tornando-o um caso análogo.

O caso de Berna pode ter acontecido numa temporalidade distante, o que não significa que não haja relevância elevada atual, considerando que ele jamais esclareceu o caso em público, estava vivendo a vida normalmente sem jamais ter sido efetivamente questionado por esses fatos e temos fatos novos e relacionados sobre o tema e assumiu um novo clube grande e foi objeto de protestos e questionamentos.

P.ex, se o goleiro Bruno for contratado por um novo clube, mesmo que o crime por ele cometido tenha mais de 10 anos, se voltará a falar do tema. Se o Zé Mayer for contratado por alguma emissora para voltar a fazer novela, se voltará a falar do caso dele. Se o Harvey Weinstein fundar uma nova produtora e bancar um filme grande, idem. E assim sucessivamente.

A participação de mulheres na imprensa não torna o crime mais ou menos grave, mas pode pode dar mais destaque ao fato, basta ver como diversas colunistas, repórteres e outras atuaram para debater um caso que talvez muitos homens deixassem para lá, já que é um tema mais caro a muitas delas.

"Ah, mas há uma seletividade, porque a Xuxa, porque o Globoplay, porque em 2018, porque em 1982, porque antes em 1967, porque Fulano de Tal, mimimi popopo..." isso é o famoso whataboutism: tudo isso pode ser relevante ou não, e podemos ficar semanas discutindo outros casos, a seletividade, a hipocrisia, os interesses da imprensa, mas em nada afeta a relevância do caso Cuca na atualidade.

Editado por fabioaraujo89
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Dan_Cunha disse:

Corinthians oferece contrato longo a Tite e tem ajuda de Andrés para tentar convencer o treinador | corinthians | ge (globo.com)

 

O reflexo do desespero após um fracasso desesperado, hahaha. Mas vem Adenor, vem pra casa. É isso ou assumir um Villareal, Sassuolo ou Nottingham Forest da vida. 

Se ele realmente quiser trabalhar na Europa, é nesse nível de clube mesmo que ele vai ter que começar. Ele tá iludido se acha que vai chegar numa grande liga europeia já em um clube grande com condições de disputar títulos. SE for do interesse dele fazer carreira lá no Velho Mundo, ele vai ter que ser uma espécie de pioneiro em um mercado bem fechado para treinadores brasileiros hoje, vai ter que desbravar e ir se provando e subindo aos poucos. Eu fico realmente curioso pra saber se ele conseguiria. 

Agora, se ele desistir dessa ideia, vocês se dão bem, porque seria realmente um ótimo nome para qualquer clube aqui e aí ainda mais pela identificação que ele já tem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, fabioaraujo89 disse:

Se ele realmente quiser trabalhar na Europa, é nesse nível de clube mesmo que ele vai ter que começar. Ele tá iludido se acha que vai chegar numa grande liga europeia já em um clube grande com condições de disputar títulos. SE for do interesse dele fazer carreira lá no Velho Mundo, ele vai ter que ser uma espécie de pioneiro em um mercado bem fechado para treinadores brasileiros hoje, vai ter que desbravar e ir se provando e subindo aos poucos. Eu fico realmente curioso pra saber se ele conseguiria. 

Agora, se ele desistir dessa ideia, vocês se dão bem, porque seria realmente um ótimo nome para qualquer clube aqui e aí ainda mais pela identificação que ele já tem. 

Muito do que o Corinthians passa e está financeiramente tem dedo do Tite. A chegada do Tite fortalece o grupo político do Andres. 

Não tem condições da volta do Tite mesmo tendo marcado a história do clube. 

Como o candidato a oposição disse em uma entrevista recente. Meio do ano, eles iriam tentar essa carta e tão tentando. 

 

Edit: Corinthians quer anunciar o técnico hoje. O problema que o Gilmar Veloz disse que o posicionamento do Tite só a partir do dia 15 de maio em decorrência de negociação com um clube europeu 

Editado por Aleef
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, fabioaraujo89 disse:

Se ele realmente quiser trabalhar na Europa, é nesse nível de clube mesmo que ele vai ter que começar. Ele tá iludido se acha que vai chegar numa grande liga europeia já em um clube grande com condições de disputar títulos. SE for do interesse dele fazer carreira lá no Velho Mundo, ele vai ter que ser uma espécie de pioneiro em um mercado bem fechado para treinadores brasileiros hoje, vai ter que desbravar e ir se provando e subindo aos poucos. Eu fico realmente curioso pra saber se ele conseguiria. 

Agora, se ele desistir dessa ideia, vocês se dão bem, porque seria realmente um ótimo nome para qualquer clube aqui e aí ainda mais pela identificação que ele já tem. 

Eu sei, eu sei. Tô botando pilha só por botar mesmo, hahaha

30 minutos atrás, Aleef disse:

Muito do que o Corinthians passa e está financeiramente tem dedo do Tite. A chegada do Tite fortalece o grupo político do Andres. 

Não tem condições da volta do Tite mesmo tendo marcado a história do clube. 

Como o candidato a oposição disse em uma entrevista recente. Meio do ano, eles iriam tentar essa carta e tão tentando. 

Cara, vamos lá. Quem, HOJE, na realidade que a gente tem hoje, você traria? Não é quem você queria, quem você acha que seria a solução no início do ano ou quem você acha que seria a solução caso a ReT não estivesse lá. Pq falar nome a vera é fácil, eu quero o Naggelsmann, por exemplo. 

Pq aí fica mais fácil entender tua linha de pensamento. 

E se a ideia é pensar na parte política e saída da ReT é torcer pelo rebaixamento. Você e eu sabemos que eles não vão largar o osso já roído fácil assim. 

 

PS: Um adendo. Vou aproveitar e explicar o pq da minha "preferência" no momento pelo Tite.

1) Primeiro as exclusões.

1.1.) Não dá para trazer uma aposta (como o tal técnico do Água Santa ou São Bernardo) pq o elenco do Corinthians muito provavemente iria engolir o cara. Pq quem entrar vai ter que ter peito para achar soluções para o mal rendimento de alguns medalhões, como Fábio e Gil. Só que esses caras são líderes de elenco. Até que ponto a queda de braços vai valer? "Ah, mas a diretoria e torcida bancam". Bancam porra nenhuma, diretoria tá mais perdida que cego em tiroteio e torcedor médio quer resultado (fora a dificuldade em ter paciência com uma nova aposta pós Lázaro);

1.2.) Um estrangeiro seria legal, mas teria que ser alguém tarimbado. Mas olhando a realidade do clube, dificilmente o Duílio irá atrás de um estrangeiro, PÓS trauma com VP. Conflito com elenco, dificuldade de assimilação de ideias, dificuldade em aceitar e assimilar a realidade do clube. TALVEZ algum estrangeiro que já trabalhou um tempo maior no Brasil e adaptaria melhor no retorno, como Aguirre. Mas o risco ainda é alto;

1.3.) Treinadores medalhões como Luxemburgo, Abel e Felipão dificilmente virão (ou se vier, vem pela falta de opção). Estão ultrapassados, sem trabalhos recentes e principalmente, a maioria está fora do mercado por recentes trabalhos ruins. "Ah, mas em 2018 com time x, em 2014 com time y". Papo de 8, 10 anos atrás. Me parece a mesma história dessa recente onda de contratações de ídolos passados que aconteceu recentemente.

Nessa, temos duas opções. Buscar uma opção brasileira mais ou menos razoável ou buscar um estrangeiro já adaptado com potencial. Vojvoda não vem, Coudet não vem, Sampaoli não vem. Diniz não vem, Mano não vem, Renato não vem. Aí temos, de cabeça: Roger Machado, Aguirre, Gordiola, Luxemburgo, Carrille, Tite. Carrille é brigado com a Ret e parte do elenco. Luxemburgo foi descartado. Entre Roger, Gordiola, Aguirre e Tite, o Adenor é a melhor opção, não tem jeito. Tarimbado, (gostem ou não) tem uma inteligência tática e técnica acima dos outros nomes, gestão de jogadores ok e principalmente, teria TEMPO E TRANQUILIDADE para trabalhar, sem pressão exacerbada de torcida, mídia ou o caralho a quatro. Pode dar errado? Claro. Mas não dá para não tentar o cara. 

Editado por Dan_Cunha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Eu sei, eu sei. Tô botando pilha só por botar mesmo, hahaha

Cara, vamos lá. Quem, HOJE, na realidade que a gente tem hoje, você traria? Não é quem você queria, quem você acha que seria a solução no início do ano ou quem você acha que seria a solução caso a ReT não estivesse lá. Pq falar nome a vera é fácil, eu quero o Naggelsmann, por exemplo. 

Pq aí fica mais fácil entender tua linha de pensamento. 

E se a ideia é pensar na parte política e saída da ReT é torcer pelo rebaixamento. Você e eu sabemos que eles não vão largar o osso já roído fácil assim. 

 

PS: Um adendo. Vou aproveitar e explicar o pq da minha "preferência" no momento pelo Tite.

1) Primeiro as exclusões.

1.1.) Não dá para trazer uma aposta (como o tal técnico do Água Santa ou São Bernardo) pq o elenco do Corinthians muito provavemente iria engolir o cara. Pq quem entrar vai ter que ter peito para achar soluções para o mal rendimento de alguns medalhões, como Fábio e Gil. Só que esses caras são líderes de elenco. Até que ponto a queda de braços vai valer? "Ah, mas a diretoria e torcida bancam". Bancam porra nenhuma, diretoria tá mais perdida que cego em tiroteio e torcedor médio quer resultado (fora a dificuldade em ter paciência com uma nova aposta pós Lázaro);

1.2.) Um estrangeiro seria legal, mas teria que ser alguém tarimbado. Mas olhando a realidade do clube, dificilmente o Duílio irá atrás de um estrangeiro, PÓS trauma com VP. Conflito com elenco, dificuldade de assimilação de ideias, dificuldade em aceitar e assimilar a realidade do clube. TALVEZ algum estrangeiro que já trabalhou um tempo maior no Brasil e adaptaria melhor no retorno, como Aguirre. Mas o risco ainda é alto;

1.3.) Treinadores medalhões como Luxemburgo, Abel e Felipão dificilmente virão (ou se vier, vem pela falta de opção). Estão ultrapassados, sem trabalhos recentes e principalmente, a maioria está fora do mercado por recentes trabalhos ruins. "Ah, mas em 2018 com time x, em 2014 com time y". Papo de 8, 10 anos atrás. Me parece a mesma história dessa recente onda de contratações de ídolos passados que aconteceu recentemente.

Nessa, temos duas opções. Buscar uma opção brasileira mais ou menos razoável ou buscar um estrangeiro já adaptado com potencial. Vojvoda não vem, Coudet não vem, Sampaoli não vem. Diniz não vem, Mano não vem, Renato não vem. Aí temos, de cabeça: Roger Machado, Aguirre, Gordiola, Luxemburgo, Carrille, Tite. Carrille é brigado com a Ret e parte do elenco. Luxemburgo foi descartado. Entre Roger, Gordiola, Aguirre e Tite, o Adenor é a melhor opção, não tem jeito. Tarimbado, (gostem ou não) tem uma inteligência tática e técnica acima dos outros nomes, gestão de jogadores ok e principalmente, teria TEMPO E TRANQUILIDADE para trabalhar, sem pressão exacerbada de torcida, mídia ou o caralho a quatro. Pode dar errado? Claro. Mas não dá para não tentar o cara. 

 

Não tem e nem por isso quero o Tite. Só há dois nomes no mercado que topariam o Corinthians e tem casca para aguentar isso e olhe lá. Reinaldo Rueda e Gustavo Alfaro. Mas só aceitam receber em dólar e com a economia do Brasil patinando o custo é oneroso. Mas é esse o custo para salvar o mandato do Duilio que facilmente é um dos piores mandatos da história da instituição. 

Chega a ser comico como anda a situação do mercado. Só temos três técnicos tarimbados estrangeiros que topariam chegar no Brasil agora. 

  • Paulo Bento
  • Reinaldo Rueda
  • Gustavo Alfaro

O resto não tem e ainda é bem arriscado esses três nomes. Duilio tem 8 meses de mandato. Qual técnico da prateleira de cima vai aceitar trabalhar em um clube que vive uma crise institucional, um elenco envelhecido e cheio de cobra e por oito meses sem segurança alguma? O próprio Cuca tinha pressão para bater de frente com os cobrões. O próximo técnico já chega com essa pressão. Vai colocar o Tite que abraça os cobrões?

Sobre ser ou não ultrapassado, isso é conversa. O problema do Luxemburgo sempre foi vestiário. Felipão está no Athletico PR e o levou para uma final de Libertadores ano passado, mas também se aposentou, Abel Braga se aposentou e perdeu o gosto por treinos.

No mais:

 

A volta do Tite é a possibilidade de queimar um dos ídolos do clube.

Nem Tite e nem Mano merecem isso.

 

 

 

De acordo com o GE, o Tite rejeitou a proposta. O Samir disse que caso houvesse uma negativa iriam atrás do Mano e o Lance diz que estrangeiro não é prioridade. Com o Andrés Sanchez por trás, vamos acordar com o Vagner Mancini de novo. 

 

Editado por Aleef
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Técnico ideal seria o Dorival, porém o SP foi mais rápido. Fora isso iria em algum brasileiro que faça o feijão com o arroz e que faça o time sobreviver e vá melhorando sua situação financeira. Quem? Difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Eu não disse que você se opôs à manifestação de torcedores. Aliás, a questão envolveu aqui, desde o começo, a cobertura do tema pela imprensa. 

Então, para estruturar o raciocínio: o caso Cuca tem alta relevância jornalística por quatro motivos:

1 - o tema é relevante: questões de abuso/assédio/violência sexual estão cada vez mais em evidência nos últimos anos, como inúmeros exemplos recentes, no Brasil e no exterior.

2 - o sujeito envolvido é uma pessoa pública: treinador conhecido, que treinou 10 dos 12 maiores clubes do país e conquistou vários títulos relevantes e continua em atividade;

3 - há fatos novos: a contratação do Cuca por um novo clube gerou protestos de torcedores, gerou declarações dele na coletiva, declarações que foram rebatidas pelo advogado da vítima, houve um manifesto do time feminino do Corinthians - talvez o de maior investimento do país na modalidade - e por aí vai. 

4 - ele se relaciona a fatos recentes de grande interesse público, pois há dois casos novos de jogadores de futebol largamente conhecidos e envolvidos em matéria de abuso/assédio/violência sexual, um deles com condenação no exterior, tornando-o um caso análogo.

O caso de Berna pode ter acontecido numa temporalidade distante, o que não significa que não haja relevância elevada atual, considerando que ele jamais esclareceu o caso em público, estava vivendo a vida normalmente sem jamais ter sido efetivamente questionado por esses fatos e temos fatos novos e relacionados sobre o tema e assumiu um novo clube grande e foi objeto de protestos e questionamentos.

P.ex, se o goleiro Bruno for contratado por um novo clube, mesmo que o crime por ele cometido tenha mais de 10 anos, se voltará a falar do tema. Se o Zé Mayer for contratado por alguma emissora para voltar a fazer novela, se voltará a falar do caso dele. Se o Harvey Weinstein fundar uma nova produtora e bancar um filme grande, idem. E assim sucessivamente.

A participação de mulheres na imprensa não torna o crime mais ou menos grave, mas pode pode dar mais destaque ao fato, basta ver como diversas colunistas, repórteres e outras atuaram para debater um caso que talvez muitos homens deixassem para lá, já que é um tema mais caro a muitas delas.

"Ah, mas há uma seletividade, porque a Xuxa, porque o Globoplay, porque em 2018, porque em 1982, porque antes em 1967, porque Fulano de Tal, mimimi popopo..." isso é o famoso whataboutism: tudo isso pode ser relevante ou não, e podemos ficar semanas discutindo outros casos, a seletividade, a hipocrisia, os interesses da imprensa, mas em nada afeta a relevância do caso Cuca na atualidade.

1 - Discordo pelos motivos argumentados inclusive você apresenta interpolações, pois o tema é relevante. Você esqueceu de colocar se esse tema no passado lá atrás deveria ter tanta relevância agora como não teve antes; Tem relevância jornalística, mas a questão é que para mim poderia somente ser necessário mencionar o caso e não ficar debatendo ad infinitum o caso;

2 - Por isso mesmo que o tema deveria ter sido relevado ANTES e não com a mesma potência AGORA que é caso passado e por mais que tenha certa relevância jornalística, o papel do jornalismo é informar e não JULGAR nem mesmo se deveria ou não trabalhar em tal e tal clube. Quando ele já trabalhou diversas vezes no passado, inclusve ano passado pelo CAM;

3 - Declarações do Cuca só foram feitas porque ganhou a potência descomunal pela imprensa, quando, na verdade, os mesmos protestos aconteceram ano passado e houve um silêncio indevido da imprensa;

4 - Cada caso é um caso, estando até mesmo sem maiores novidades na situação de Robinho e Dani Alves. Estes últimos e que deveriam ter a relevância maior do que o caso passado e não se lembrado quando foi esquecido como se tivesse no mesmo espaço-tempo. News é novidade e notícia tem uma temporalidade. Já não era notícia, mas foi comentado de que ganhou uma relevância maior do que a necessária para o caso.

Citar

temos fatos novos

Que fato novo, meu  chapa? Não tem fato novo, só fato velho requentado. Não surgiram novidades. Cuca está condenado pela justiça de Berna e ele não pagou pela sua condenação. FATO. A novidade está que a imprensa está dando relevância ao FATO VELHO quando não quis dar antes. E isso é também FATO.

Citar

P.ex, se o goleiro Bruno for contratado por um novo clube, mesmo que o crime por ele cometido tenha mais de 10 anos, se voltará a falar do tema. Se o Zé Mayer for contratado por alguma emissora para voltar a fazer novela, se voltará a falar do caso dele. Se o Harvey Weinstein fundar uma nova produtora e bancar um filme grande, idem. E assim sucessivamente.

Aí que está a diferença, já que o goleiro Bruno ainda não teria assumido nenhum clube ou o Zé Mayer for contratado mimimi and bullshit. Terá relevância porque seria o PRIMEIRO  e não o último clube assumido após o crime. Cuca já havia assumido 500 mil clubes após a sua condenação e comentado ao SporTV 500 vezes. SEM QUALQUER manifestação de relevância. 

Citar

A participação de mulheres na imprensa não torna o crime mais ou menos grave, mas pode pode dar mais destaque ao fato, basta ver como diversas colunistas, repórteres e outras atuaram para debater um caso que talvez muitos homens deixassem para lá, já que é um tema mais caro a muitas delas.

Esse é um texto totalmente sexista desprovido de qualquer conhecimento sobre jornalismo, já que o fato de quem é JORNALISTA não importa o gênero faz  a informação/fato se tornar mais caro ao profissional. Essa lógica é tão desprovida de fundamento que é como um juiz que fosse condenar um criminoso e fosse homem ou mulher para tornar mais caro, sendo que um crime é crime previsto em lei. Ou como um juiz que devesse ser parente de uma vítima para tomar um crime mais caro ao seu julgamento. Um FATO é um FATO para quem é jornalista independente do sexo. Porém, nada impede de uma jornalista expor temas que foram relegados por empresas jornalística, por exemplo, o valor do salário para homens e mulheres no mesmo cargo. Isso em nada tem a ver com a notoriedade de um fato quer seja o gênero do jornalista.

Citar

"Ah, mas há uma seletividade, porque a Xuxa, porque o Globoplay, porque em 2018, porque em 1982, porque antes em 1967, porque Fulano de Tal, mimimi popopo..." isso é o famoso whataboutism: tudo isso pode ser relevante ou não, e podemos ficar semanas discutindo outros casos, a seletividade, a hipocrisia, os interesses da imprensa, mas em nada afeta a relevância do caso Cuca na atualidade.

Se você quer ser feliz pensando dessa forma...

Editado por Zicogalinho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Zicogalinho disse:

2 - Por isso mesmo que o tema deveria ter sido relevado ANTES e não com a mesma potência AGORA que é caso passado e por mais que tenha certa relevância jornalística, o papel do jornalismo é informar e não JULGAR nem mesmo se deveria ou não trabalhar em tal e tal clube. Quando ele já trabalhou diversas vezes no passado, inclusve ano passado pelo CAM;

Que poderia ou deveria ter sido melhor apurado antes sempre vai ser verdade num caso assim, então por isso que parece um argumento pra tentar diminuir. Esse tipo de crime era tratado de forma totalmente diferente até pouco tempo atrás, então a mudança no comportamento da sociedade ter reflexo no trabalho da imprensa é algo natural.

Agora, a parte grifada é sacanagem. Toda contratação é escrutinizada por vários motivos que sejam, a única coisa diferente no caso aqui era ser uma discussão sobre comportamento fora de campo de algo pouco conhecido, mas quantas vezes você viu isso sendo discutido quando eram jogadores como Edílson, Adriano, Ronaldinho, Carlos Alberto, Renato Gaucho... No jornalismo esportivo informar sempre foi apenas uma parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Zicogalinho disse:

1 - Discordo pelos motivos argumentados inclusive você apresenta interpolações, pois o tema é relevante. Você esqueceu de colocar se esse tema no passado lá atrás deveria ter tanta relevância agora como não teve antes; Tem relevância jornalística, mas a questão é que para mim poderia somente ser necessário mencionar o caso e não ficar debantendo ad infinitum o caso;

2 - Por isso mesmo que o tema deveria ter sido relevado ANTES e não com a mesma potência AGORA que é caso passado e por mais que tenha certa relevância jornalística, o papel do jornalismo é informar e não JULGAR nem mesmo se deveria ou não trabalhar em tal e tal clube. Quando ele já trabalhou diversas vezes no passado, inclusve ano passado pelo CAM;

3 - Declarações do Cuca só foram feitas porque ganhou a potência descomunal pela imprensa, quando, na verdade, os mesmos protestos aconteceram ano passado e houve um silêncio indevido da imprensa;

4 - Cada caso é um caso, estando até mesmo sem maiores novidades na situação de Robinho e Dani Alves. Estes últimos e que deveriam ter a relevância maior do que o caso passado e não se lembrado quando foi esquecido como se tivesse no mesmo espaço-tempo. News é novidade e notícia tem uma temporalidade. Já não era notícia, mas foi comentado de que ganhou uma relevância maior do que a necessária para o caso.

Como já disse o @Douglas, o fato de que o tema não teve/tinha/deveria ter o mesmo tratamento no passado não determina sobre como deve se tratado no presente. Isso seria assumir compromisso com o erro. 

E basta ver que boa parte do que conhecemos sobre o caso vem de matérias de jornais da época - já que o envolvido nunca esclarece o caso em detalhes e que o processo está protegido por leis de confidencialidade estrangeira - para saber que a imprensa tratou do caso quando ocorreu, ainda que possamos questionar o destaque que deram ou deixaram de dar e o enquadramento dos fatos. 

45 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Que fato novo, meu  chapa? Não tem fato novo, só fato velho requentado. Não surgiram novidades. Cuca está condenado pela justiça de Berna e ele não pagou pela sua condenação. FATO. A novidade está que a imprensa está dando relevância ao FATO VELHO quando não quis dar antes. E isso é também FATO.

A novidade está em que ele foi contratado por um novo clube e novos protestos surgiram sobre o tema. Se o protesto da torcida do Galo foi um fato que ocorreu no ano passado, os protestos da torcida do Corinthians aconteceram agora. Esses protestos fizeram com que ele fosse questionado em uma nova coletiva sobre o tema, deu uma nova declaração (de que a vítima não o reconheceu) e essa declaração foi rebatida, agora, pelo advogado. Diversos episódios novos - mostrando o quanto ainda falta esclarecer, ainda que a história de fundo seja antiga. 

55 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Aí que está a diferença, já que o goleiro Bruno ainda não teria assumido nenhum clube ou o Zé Mayer for contratado mimimi and bullshit. Terá relevância porque seria o PRIMEIRO  e não o último clube assumido após o crime. Cuca já havia assumido 500 mil clubes após a sua condenação e comentado ao SporTV 500 vezes. SEM QUALQUER manifestação de relevância. 

Ou seja, segundo a sua argumentação, se não tocaram nessa tema no passado, então nunca mais devem falar disso a fundo, o que, para mim, não faz sentido. 

O Cuca assumiu 500 clubes em parte porque não falaram disso o suficiente. Do mesmo modo, o Robinho possivelmente seria recontratado, se não falassem mais do assunto. E, se não repercutissem, o Bruno provavelmente arrumaria um clube disposto a empregá-lo (já apareceram alguns, que desistiram pela repercussão). 

48 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Esse é um texto totalmente sexista desprovido de qualquer conhecimento sobre jornalismo, já que o fato de quem é JORNALISTA não importa o gênero faz  a informação/fato se tornar mais caro ao profissional. Essa lógica é tão desprovida de fundamento que é como um juiz que fosse condenar um criminoso e fosse homem ou mulher para tornar mais caro, sendo que um crime é crime previsto em lei. Ou como um juiz que devesse ser parente de uma vítima para tomar um crime mais caro ao seu julgamento. Um FATO é um FATO para quem é jornalista independente do sexo. Porém, nada impede de uma jornalista expor temas que foram relegados por empresas jornalística, por exemplo, o valor do salário para homens e mulheres no mesmo cargo. Isso em nada tem a ver com a notoriedade de um fato quer seja o gênero do jornalista.

 

Sexista é a sua afirmação de que caso envolvendo abuso/assédio/violência sexual de mulheres não tem maior repercussão junto ao público e profissionais femininos, que ignora que a composição e a diversidade (ou falta dela) em uma redação (tanto em termos de gênero, raça, origem social, nacionalidade) possam impactar o conteúdo de um veículo. Pois todo mundo tem seu background e isso não deixa de influenciar direta ou indiretamente no trabalho de qualquer profissão. Pergunte para qualquer advogado criminalista se, num caso desses, ele preferiria, se pudesse escolher (o que não pode) se o caso fosse julgado por um juiz ou por uma juíza.  Ou, como ocorre nos tribunais de júri, se, na hora de vetos na composição do júri, se eles preferem que o júri seja majoritariamente masculino ou feminino. O resto das suas afirmações são simplesmente equivalências desprovidas de qualquer sentido. 

51 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Se você quer se feliz pensando dessa forma...

Se você quer ser feliz minimizando um caso relevante com base em dizer que é "já é antigo" e "nunca falaram disso antes"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Douglas. disse:

Que poderia ou deveria ter sido melhor apurado antes sempre vai ser verdade num caso assim, então por isso que parece um argumento pra tentar diminuir. Esse tipo de crime era tratado de forma totalmente diferente até pouco tempo atrás, então a mudança no comportamento da sociedade ter reflexo no trabalho da imprensa é algo natural.

Agora, a parte grifada é sacanagem. Toda contratação é escrutinizada por vários motivos que sejam, a única coisa diferente no caso aqui era ser uma discussão sobre comportamento fora de campo de algo pouco conhecido, mas quantas vezes você viu isso sendo discutido quando eram jogadores como Edílson, Adriano, Ronaldinho, Carlos Alberto, Renato Gaucho... No jornalismo esportivo informar sempre foi apenas uma parte.

Perfeito. Se o papel do jornalismo - esportivo, mas também em geral - fosse "só" informar e não analisar, bastaria programar um bot que dê as notícias. Para dizer apenas "Cuca é o novo técnico do Corinthians", o ChatGPT pode fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
16 horas atrás, Respeita Meu Manto disse:

Interessante, só tem um ponto, como tu explica então a torcida ter passado pano pro zagueiro Henrique nos anos 90? Eu juro que tento entender a torcida corintiana querer pagar de "politicamente correto" e simplesmente faz vista grossa para o próprio passado, [...]

Eu não tenho de explicar nada hahahaha, esse tipo de manifestação e cobrança ocorre dentro de seus próprios contextos históricos, pelas mais variadas motivações políticas e de outras naturezas, enfim... a gente vai ficar dias e dias aqui pinçando casos do passado e tentando "julgá-los" com a ótica do presente. Eu tenho a mesma visão do @fabioaraujo89 nesse caso do Cuca no Corinthians, não tem porque ficar repetindo aqui os mesmos argumentos. O contexto e o timing acabaram pressionando-o demais com relação à sua condenação do passado, o resto é história.

 

 

edit//


Em pleno 2023 apostar em Luxemburgo é de cair o cu da bunda, hein? Meu Deus hahahahahaha. Realmente as opções estavam muuuuuuuuito escassas, acho um movimento de desespero total. Ainda bem que numa dessas o SPFC agiu rápido com o Dorival.

Editado por Leho.
Adicionando tweet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Respeita Meu Manto disse:

Interessante, só tem um ponto, como tu explica então a torcida ter passado pano pro zagueiro Henrique nos anos 90? Eu juro que tento entender a torcida corintiana querer pagar de "politicamente correto" e simplesmente faz vista grossa para o próprio passado, até agora eu não vi nenhum jornalista comentar sobre o fato a não ser o Mauro Beting e até ele foi malhado, pelo visto não é só a história da prisão que merece ser revista...

A imprensa como um todo comprou a versão dos jogadores. No artigo que eu tinha postado antes têm as passagens de jornais e citações de programas esportivos mostrando como a história foi contada aqui a ponto dos jogadores serem recebidos como heróis e a história ter ficado dormente.

 

Citar

“Os jogadores do Grêmio não assimilaram a mudança do fuso horário. Levaram um choque de costumes… Agora é só torcer – no que acredito – que a justiça suíça faça justiça. Isto é, que ela encare o fato como realmente foi uma travessura irresponsável e de total imprevidência dos seus autores quanto a sua ilicitude e consequências”.
– Paulo Santana, Zero Hora, 08/08/87.

 

Citar

Não faltou sequer um teste de escolha múltipla: “Pense e responda: a) Uma garota que esta sendo estuprada não grita? b) se grita ninguém ouve, mesmo estando num hotel? c)havendo violência, a vitima não reage a ponto de ferir-se?”
– Wianey Carlet, Correio do Povo, 08/87.

 

Citar

E o que dizer quando o estupro passa a ser um “deslize sexual” menos grave que o justo?
“alguns pecaram mais que outros, se é que houve pecado… O fato ocorrido no hotel de Berna é normal em quase todas as excursões, fora ou dentro do país… Se os jogadores tivessem furtado praticado desordem séria ou outra atitude demasiadamente desabonatória, eu aconselharia sua eliminação do clube. Mas um deslize de ordem sexual em que, visivelmente, colaborou para sua consumação uma conduta, no mínimo, quase conivente da chamada vitima, não deve servir de amparo a uma decisão drástica”.
-Paulo Santana, Zero Hora, 29/09/87

 

Citar

Violência? Claro que não. Ficou mais do que claro, pelo menos para mim, que não houve violência no ap.204 do hotel metrópole. Pode-se questionar, isto sim, o bom gosto dos envolvidos… Mas corres e sabores não se discute, resta dar as boas vindas aos nossos doces devassos”.
-Wianey Carlet, Correio do Povo, 29/08/87

 

Citar

Segundo a logica machista, culpados são os que não estupram mulheres, as “bichas”: “Na semana que vem chega o Internacional. Parece que estou vendo a cena no aeroporto Salgado Filho: Terezinha Morango (torcedora-símbolo) e a torcida Fico em coro para os jogadores colorados: “bicha” “bicha”, “bicha”.
-Paulo Santana, ZH, 20/08/87.
As fotos publicadas de Sandra foram mais um estimulo á imaginação: “…quem achar que a Sandrinha é bagulho que atire a primeira pedra’.
-Lauro Qudaros, ZH, 18/08/87

 

Citar

“…a moça Sandra, que seduziu ou foi seduzida pelos jogadores do Grêmio…E que moça bonita a Sandra. Uma mocetona. Nem parece que tem só 13 anos. Uma mulher com aquela beleza sempre causa complicação. Até mesmo para quem casa com ela”
-Lauro Quadros, ZH,31/08/87.

 

Citar

“…uma foto vale mais que mil palavras, basta comparar a que mostra a esfuziante Sandrinha, na festa dos Young Boys, com a que revela a cara abatida dos jogadores saindo da prisão, para confirmar que, lei a parte, sofrimento moral só os quatro jogadores tiveram”.
-Paulo Santana, ZH, 18/08/87.

 

Citar

Como se tornar Amélia ou as receitas dos cronistas gaúchos de Cuca: “Esta é a hora de Rejane. Se, consideradas as circunstancias, ela revelar sensibilidade e compreensão, é porque se trata de uma Grande Mulher. Já imaginaram o Cuca conseguir o que conseguiu, telefonar, e levar outra paulada na cabeça? Não, isto não vai acontecer.’
-lauro Quadros, ZH, 28/08/87.

 

Citar

“O juiz suíço é o mais cruel de todos que já vi. Equipara-se a um ditador sanguinário. Pois além de manter Cuca incomunicável, a única brecha que abre para o presidiário é justamente a da tortura de explicar para sua esposa o que houve naquele apartamento de hotel… teremos que mandar para lá o Jair Kriscke dos Direitos Humanos… O Cuca tinha uma única vantagem em estar incomunicável e atirado no catre da cela: não ter que explicar a mulher o acontecido com a garota”.
-Paulo Santana, ZH, 23/08/87.

https://navi.ufsc.br/?p=2362

 

 

---

 

Mas pouco foi comentado mesmo que a imprensa teve seu papel em deixar isso de lado: https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2023/04/28/demissao-de-cuca-por-que-o-tecnico-do-corinthians-sofreu-pressao-apenas-30-anos-apos-a-condenacao-por-estupro.ghtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Aleef disse:

 

Não tem e nem por isso quero o Tite. Só há dois nomes no mercado que topariam o Corinthians e tem casca para aguentar isso e olhe lá. Reinaldo Rueda e Gustavo Alfaro. Mas só aceitam receber em dólar e com a economia do Brasil patinando o custo é oneroso. Mas é esse o custo para salvar o mandato do Duilio que facilmente é um dos piores mandatos da história da instituição. 

Chega a ser comico como anda a situação do mercado. Só temos três técnicos tarimbados estrangeiros que topariam chegar no Brasil agora. 

  • Paulo Bento
  • Reinaldo Rueda
  • Gustavo Alfaro

O resto não tem e ainda é bem arriscado esses três nomes. Duilio tem 8 meses de mandato. Qual técnico da prateleira de cima vai aceitar trabalhar em um clube que vive uma crise institucional, um elenco envelhecido e cheio de cobra e por oito meses sem segurança alguma? O próprio Cuca tinha pressão para bater de frente com os cobrões. O próximo técnico já chega com essa pressão. Vai colocar o Tite que abraça os cobrões?

Sobre ser ou não ultrapassado, isso é conversa. O problema do Luxemburgo sempre foi vestiário. Felipão está no Athletico PR e o levou para uma final de Libertadores ano passado, mas também se aposentou, Abel Braga se aposentou e perdeu o gosto por treinos.

No mais:

 

A volta do Tite é a possibilidade de queimar um dos ídolos do clube.

Nem Tite e nem Mano merecem isso.

 

 

 

De acordo com o GE, o Tite rejeitou a proposta. O Samir disse que caso houvesse uma negativa iriam atrás do Mano e o Lance diz que estrangeiro não é prioridade. Com o Andrés Sanchez por trás, vamos acordar com o Vagner Mancini de novo. 

 

Porra Aleef, é que nem falei lá atrás, se for para jogar nome aleatório que eu quero fica fácil. Tu realmente acha que vem Rueda ou Alfaro? Aí fica difícil conversar.

Eu vou facilitar pra ti. Conhecendo o teu perfil o nome viável que você quer é o Luxemburgo, né? Eu acho uma merda pelos motivos que citei no meu post, mas ok, entendo o teu ponto (apesar de não concordar, longe disso, hahaha)

 

Bom, atualizando. Tite rejeitou. Nome da vez: Mano Menezes. Acho que não sai do Inter, mas vamos ver. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

Eu não tenho de explicar nada hahahaha, esse tipo de manifestação e cobrança ocorre dentro de seus próprios contextos históricos, pelas mais variadas motivações políticas e de outras naturezas, enfim... a gente vai ficar dias e dias aqui pinçando casos do passado e tentando "julgá-los" com a ótica do presente. Eu tenho a mesma visão do @fabioaraujo89 nesse caso do Cuca no Corinthians, não tem porque ficar repetindo aqui os mesmos argumentos. O contexto e o timing acabaram pressionando-o demais com relação à sua condenação do passado, o resto é história.

 

 

edit//


Em pleno 2023 apostar em Luxemburgo é de cair o cu da bunda, hein? Meu Deus hahahahahaha. Realmente as opções estavam muuuuuuuuito escassas, acho um movimento de desespero total. Ainda bem que numa dessas o SPFC agiu rápido com o Dorival.

a questão é, não tentar levar pra julgamento, mas evitar que ficasse treinando o time ou mesmo outros.

até porque se tem um pessoal oportunista que usa esses fatos como política ou alavancar alguma carreira ou marca envolvida nessas causas difere das vítimas que sofreram com isso, e aí sim fatos assim são julgados mais rápidos e com a devida importância.

mas acredito que com o tempo outras tantas vão tendo a devida atenção.

//

sobre o luxa, já deu né.

renovação decente não teremos, diretoria confiável pro ano que vem menos.

vai ser osso.

pelo menos o luxa não é retranqueiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Douglas. disse:

Isso realmente é algo que deve ser debatido e discutido, mas é aquilo que estamos falando, não pode ser usado como argumento para não tratar ou dar uma importância reduzida ao caso no presente.

//

Pofexô Luxa em 2023...complicaaaaaado. Para cumprir um papel limitado de carregar o time em segurança até o ano que vem pode até ser que sirva, para almejar vôos maiores é preciso contar com uma virada de tendência na carreira que parece extremamente improvável a essa altura. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Douglas. disse:

Que poderia ou deveria ter sido melhor apurado antes sempre vai ser verdade num caso assim, então por isso que parece um argumento pra tentar diminuir. Esse tipo de crime era tratado de forma totalmente diferente até pouco tempo atrás, então a mudança no comportamento da sociedade ter reflexo no trabalho da imprensa é algo natural.

Pelo amor de Deus, pelo amor de Deus. Onde um crime de estupro foi tratado totalmente diferente? A cobertura jornalística para a época e os comentários é que foram obnubilados. O que você está confuso é o seguinte: O reflexo do trabalho na imprensa agora sobre esse tipo de crime ser reflexo na sociedade tem total compreensão. O que eu não vejo compreensível é dar tamanha relevância um caso que aconteceu anos lá atrás ter esse reflexo no trabalho da imprensa quando até bem pouco tempo, em termos históricos, não tinha. Ninguém lembrou isso em 2016. Para ficar bem claro, se ele cometeu um crime e foi condenado e ainda tem que pagar por isso, assunto com a sociedade brasileira, suíça, etc. De isso ter a relevância enorme que deram nos dias de hoje acho hipocrisia.

 

4 horas atrás, Douglas. disse:

Agora, a parte grifada é sacanagem. Toda contratação é escrutinizada por vários motivos que sejam, a única coisa diferente no caso aqui era ser uma discussão sobre comportamento fora de campo de algo pouco conhecido, mas quantas vezes você viu isso sendo discutido quando eram jogadores como Edílson, Adriano, Ronaldinho, Carlos Alberto, Renato Gaucho... No jornalismo esportivo informar sempre foi apenas uma parte.

Acho que não há dúvidas sobre o que eu disse e não é sacanagem. 

 

5 horas atrás, Zicogalinho disse:

Tem relevância jornalística, mas a questão é que para mim poderia somente ser necessário mencionar o caso e não ficar debantendo ad infinitum o caso;

Isso significa dizer que se poderia mencionar o caso- informação, depois se debater o caso, mas não vir a reboque sempre e sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Pelo amor de Deus, pelo amor de Deus. Onde um crime de estupro foi tratado totalmente diferente? A cobertura jornalística para a época e os comentários é que foram obnubilados. O que você está confuso é o seguinte: O reflexo do trabalho na imprensa agora sobre esse tipo de crime ser reflexo na sociedade tem total compreensão. O que eu não vejo compreensível é dar tamanha relevância um caso que aconteceu anos lá atrás ter esse reflexo no trabalho da imprensa quando até bem pouco tempo, em termos históricos, não tinha. Ninguém lembrou isso em 2016. Para ficar bem claro, se ele cometeu um crime e foi condenado e ainda tem que pagar por isso, assunto com a sociedade brasileira, suíça, etc. De isso ter a relevância enorme que deram nos dias de hoje acho hipocrisia.

Ué, mas foi o que eu falei, até pouco tempo atrás ninguém daria espaço pra isso ser discutido. Só virou notícia porque setores da própria torcida se manifestaram, gente ligada ao time feminino se manifestou, outros jogadores do clube tentaram blindar o treinador, isso tudo é notícia relevante além de serem fatos novos.

 

6 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Isso significa dizer que se poderia mencionar o caso- informação, depois se debater o caso, mas não vir a reboque sempre e sempre.

Você deve ter visto todos os canais, sites, rádio e podcasts que abordaram a história todos os dias e ficou com essa impressão, porque nem no GE a história teve esse espaço todo até surgir o advogado pra desmentir o Cuca, e isso foi só no dia 25, 4 dias depois da contratação e dos primeiros protestos. E aí, novamente, como a pressão inicial forçou o assunto a ser abordado em entrevista pro Cuca mentir com todas as palavras, você não pode dizer que isso não é digno de notícia de destaque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Como já disse o @Douglas, o fato de que o tema não teve/tinha/deveria ter o mesmo tratamento no passado não determina sobre como deve se tratado no presente. Isso seria assumir compromisso com o erro. 

E basta ver que boa parte do que conhecemos sobre o caso vem de matérias de jornais da época - já que o envolvido nunca esclarece o caso em detalhes e que o processo está protegido por leis de confidencialidade estrangeira - para saber que a imprensa tratou do caso quando ocorreu, ainda que possamos questionar o destaque que deram ou deixaram de dar e o enquadramento dos fatos. 

O que você está fazendo as pessoas se confundirem aqui é sobre tratamento de informações e não relevância das notícias da atualidade. Se a sociedade não via ou parte da imprensa não via um estupro de menor com a mesma gravidade que a sociedade hoje o tratamento deve e deverá ser feito com a gravidade que necessita. O que você interpola e eu repito mais uma vez é querer tornar um fato que ocorreu no passado ter a mesma relevância que o mesmo fato que ocorre no presente. É como se Cuca está condenado a nunca mais assumir um time de futebol porque cometeu esse crime em 1987 como se ele tivesse o cometido em 2023. Isso cabe aos torcedores e clube pensarem. Cabe à imprensa divulgar as informações e comentar as implicações. O público tem que ser soberano na decisão final.

 

5 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

A novidade está em que ele foi contratado por um novo clube e novos protestos surgiram sobre o tema. Se o protesto da torcida do Galo foi um fato que ocorreu no ano passado, os protestos da torcida do Corinthians aconteceram agora. Esses protestos fizeram com que ele fosse questionado em uma nova coletiva sobre o tema, deu uma nova declaração (de que a vítima não o reconheceu) e essa declaração foi rebatida, agora, pelo advogado. Diversos episódios novos - mostrando o quanto ainda falta esclarecer, ainda que a história de fundo seja antiga. 

Não surgiram novidades. Cuca está condenado pela justiça suíça. Qualquer coisa que ele fale e alegue só terá serventia para os jogadores ou público que decidirão acreditar ou não. Isso é um fato novo do ponto jornalístico para a parte policial. Esportivamente os jornalistas "esportivos" nada acrescentariam de importante, exceto fazer mais comentários de cancelamento.

 

5 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Ou seja, segundo a sua argumentação, se não tocaram nessa tema no passado, então nunca mais devem falar disso a fundo, o que, para mim, não faz sentido. 

O Cuca assumiu 500 clubes em parte porque não falaram disso o suficiente. Do mesmo modo, o Robinho possivelmente seria recontratado, se não falassem mais do assunto. E, se não repercutissem, o Bruno provavelmente arrumaria um clube disposto a empregá-lo (já apareceram alguns, que desistiram pela repercussão).

Então,  vamos voltar lá atrás: Como a mídia tem poder. A palmatória do mundo.Aqui é que discordamos. Você acha que a imprensa tem que falar o suficiente para ele ser demitido ou deixa isso implícito, pois "não tocaram" entendo que você esteja se referindo aos jornalistas. Você acha que os jornalistas devem falar disso para as instituições tomarem uma posição, quando eu acho que o público deve decidir, o que pode levar a uma série de coisas absurdas, mas é a sociedade que temos e que tem que evoluir. Bom, por mais que a imprensa brasileira tenha atacado os atos racistas contra Vini jr, isso não moldou a sociedade espanhola e nem mesmo a imprensa relevou como deveria relevar tal tema. Isso implica duas coisas: 1 - que não existe sociedade nem melhor e nem pior; 2 - que são passos que a sociedade deve tomar pelos próprios pés, com a imprensa contribuindo e não CONTROLANDO como as coisas devem ser.

Citar

Sexista é a sua afirmação de que caso envolvendo abuso/assédio/violência sexual de mulheres não tem maior repercussão junto ao público e profissionais femininos, que ignora que a composição e a diversidade (ou falta dela) em uma redação (tanto em termos de gênero, raça, origem social, nacionalidade) possam impactar o conteúdo de um veículo. Pois todo mundo tem seu background e isso não deixa de influenciar direta ou indiretamente no trabalho de qualquer profissão. Pergunte para qualquer advogado criminalista se, num caso desses, ele preferiria, se pudesse escolher (o que não pode) se o caso fosse julgado por um juiz ou por uma juíza.  Ou, como ocorre nos tribunais de júri, se, na hora de vetos na composição do júri, se eles preferem que o júri seja majoritariamente masculino ou feminino. O resto das suas afirmações são simplesmente equivalências desprovidas de qualquer sentido. 

Vamos ver quem é o sexista: Você afirma categoricamente que um estupro de uma menina de menor é assunto de maior repercussão (percebam como ele distorce as minhas palavras. Eu me referi apenas aos jornalistas e ele agora acrescenta "público") para jornalistas mulheres do que para jornalistas homens?

Citar

Se você quer ser feliz minimizando um caso relevante com base em dizer que é "já é antigo" e "nunca falaram disso antes"...

And last but not least é a frase de quem se perdeu no que eu disse. Não sabe distinguir relevância de grande relevância ou maior relevância. Além disso, é frívolo na argumentação quando diz que que quero minimizar o caso. Com isso ele afirma peremptoriamente que eu disse que o estupro que Cuca cometeu deve ser minimizado. Típico caso de ataques ad hominem. já estou acostumado com isso aqui. Observe os posts lá atrás fio e saiba distinguir a hipocrisia da imprensa com o próprio fato em si.

Editado por Zicogalinho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...