andrefraga Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 (editado) Eu de novo! Não vejo muitos saves jogo a jogo por aqui. Existe alguma rejeição por parte dos leitores ? Ou é mais uma questão de disponibilidade mesmo ? Sinto que fazer o relato em um período de tempo muito longo peca em alguns bons aspectos do game, como scouting, táticas e moral. Acho que pode ser interessante passar por esses fatores e compartilhar com os leitores. É válido ? Ou posso desistir já de cara? Editado 25 de Janeiro 2017 por andrefraga Citar
GG. Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 26 minutos atrás, andrefraga disse: Eu de novo! Não vejo muitos saves jogo a jogo por aqui. Existe alguma rejeição por parte dos leitores ? Ou é mais uma questão de disponibilidade mesmo ? Sinto que fazer o relato em um período de tempo muito longo peca em alguns bons aspectos do game, como scouting, táticas e moral. Acho que pode ser interessante passar por esses fatores e compartilhar com os leitores. É válido ? Ou posso desistir já de cara? André, É mais uma questão de cultura da área. Enquanto existem fóruns onde esse estilo é mais comum, aqui caminhou-se para outro estilo. Já tivemos alguns saves jogo a jogo, mas foram poucos. Se você quiser levar adiante essa proposta de jogo a jogo fique à vontade, não tenha receio, mas como todo save que é compartilhado aqui, não há como garantir leitores de antemão. ;) Citar
#Vini Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 24 minutos atrás, andrefraga disse: Eu de novo! Não vejo muitos saves jogo a jogo por aqui. Existe alguma rejeição por parte dos leitores ? Ou é mais uma questão de disponibilidade mesmo ? Sinto que fazer o relato em um período de tempo muito longo peca em alguns bons aspectos do game, como scouting, táticas e moral. Acho que pode ser interessante passar por esses fatores e compartilhar com os leitores. É válido ? Ou posso desistir já de cara? Não existe um modelo padrão. Já tentaram fazer jogo a jogo aqui, mas o principal obstáculo é a dificuldade de manter um save assim por muito tempo. Por isso é que você mais outros formatos por aqui. Então, se você estiver a fim de fazer vá em frente, faça o que te agrada mais. Mas pense nessa questão da continuidade. Quanto a rejeição, acho que vai mais pela forma como você conduz a história (cuidados na escrita e apresentação). Mesmo assim não foque nisso, primeiro preocupe-se em se divertir contando sua história aqui. Se você estiver curtindo os leitores aparecem. Citar
AllMight Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 39 minutos atrás, andrefraga disse: Eu de novo! Não vejo muitos saves jogo a jogo por aqui. Existe alguma rejeição por parte dos leitores ? Ou é mais uma questão de disponibilidade mesmo ? Sinto que fazer o relato em um período de tempo muito longo peca em alguns bons aspectos do game, como scouting, táticas e moral. Acho que pode ser interessante passar por esses fatores e compartilhar com os leitores. É válido ? Ou posso desistir já de cara? Cara eu particularmente gosto de acompanhar saves assim e até gostaria fazer um save neste formato mas a falta de tempo me complica. Citar
Luiz A. Borel Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 Fui um dos que tentou trazer o estilo J-a-J aqui para a área, de uma maneira muito aprofundada, que, consequentemente, dava muito mais trabalho que um save contado por períodos maiores, mas não obtive o "retorno" esperado e o save acabou sendo mais lido por "boots" do que por membros propriamente ditos. Gosto muito desse método e uso o FMSite para contar nesse estilo, mas aqui acho difícil alguém manter por muito tempo, principalmente porque não agrada grande parte dos membros. Citar
andrefraga Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 57 minutos atrás, Sagittarius no Sisyphus disse: Cara eu particularmente gosto de acompanhar saves assim e até gostaria fazer um save neste formato mas a falta de tempo me complica. Pois é cara, eu estou matutando essa ideia, inclusive já tenho uns esboços... vamos ver no que dá. Tô ciente do trabalho, para tal a galera teria que acompanhar com força, o que não sei se rola. 37 minutos atrás, Luiz A. Borel Gonçalves disse: Fui um dos que tentou trazer o estilo J-a-J aqui para a área, de uma maneira muito aprofundada, que, consequentemente, dava muito mais trabalho que um save contado por períodos maiores, mas não obtive o "retorno" esperado e o save acabou sendo mais lido por "boots" do que por membros propriamente ditos. Gosto muito desse método e uso o FMSite para contar nesse estilo, mas aqui acho difícil alguém manter por muito tempo, principalmente porque não agrada grande parte dos membros. Desanimador ler isso =/ Balde de água fria. Citar
guigasparotto Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 @andrefraga, é preciso entender que o fórum não é uma rede social, onde os membros ficam conectados 24 horas por dia. Muitos membros só conseguem acessar o forum num horário específico do dia ou da semana e a sua proposta é de atualizar o tópico mais de uma vez por dia. Postando jogo a jogo, você não terá cinco, seis ou sete comentários a cada atualização, pois quem fica o dia inteiro no fórum para comentar a cada atualização? Ninguém! Criar um tópico apenas para ter comentários não é o melhor caminho. Os comentários precisam ser um combustível e não o principal motivo de compartilhar uma história. Você certamente receberá comentários, talvez a mesma quantidade que outros membros, mas não espere que alguém vai mudar sua programação do dia para ficar comentando a cada atualização. Você precisa pensar no que você quer fazer e não no que os outros querem que você faça. Citar
GG. Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 Obrigado pela palavras, @Jirimias. Você sabe como foi importante sua entrada na moderação naquele momento difícil que a área vivia. E com você na moderação foi possível colocar em prática todas as mudanças que estavam programadas e não eram levadas adiante por uma série de motivos. E para além delas, fizemos uma reforma completa do PM. Agora ele seguirá em boas mãos, como você bem disse. ;) Citar
andrefraga Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 (editado) @guigasparotto o tópico não será atualizado várias vezes ao dia. A ideia era cobrir jogo a jogo, porém vários jogos em uma postagem só. Inicialmente pensei em a cada postagem cobrir uma semana dentro do jogo.. Entendo que os membros não teriam tempo de acompanhar e muito menos eu teria tempo de atualizar, caso fossem várias atualizações diárias.. E eu realmente não quero fazer o save para ser popular, ganhar fãs e seguidores, mas escrever para não ter apoio, pois como o colega disse "o formato não agrada", é complicado. Não quero iniciar algo para logo depois ter que abandonar (a história, não o save). @Sagittarius no Sisyphus, @Luiz A. Borel Gonçalves e @guigasparotto obrigado pelo feedback! Editado 25 de Janeiro 2017 por andrefraga Citar
Luiz A. Borel Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 43 minutos atrás, andrefraga disse: @guigasparotto o tópico não será atualizado várias vezes ao dia. A ideia era cobrir jogo a jogo, porém vários jogos em uma postagem só. Inicialmente pensei em a cada postagem cobrir uma semana dentro do jogo.. Entendo que os membros não teriam tempo de acompanhar e muito menos eu teria tempo de atualizar, caso fossem várias atualizações diárias.. E eu realmente não quero fazer o save para ser popular, ganhar fãs e seguidores, mas escrever para não ter apoio, pois como o colega disse o formato não agrada é complicado. Não quero iniciar algo para logo depois ter que abandonar (a história, não o save). @Sagittarius no Sisyphus, @Luiz A. Borel Gonçalves e @guigasparotto obrigado pelo feedback! Justamente. Eu mesmo seguia uma linha de tempo real para atualizar, com posts de jogos nas quartas e domingos, pré-jogos nas terças e sábados, mas mesmo assim não obtive o apoio que justificasse tanto trabalho. Se com duas partidas por semana era assim, com menos creio que a tendência é que o contador desanime mesmo, porque ninguém quer escrever para as paredes. Fora isso, tem o tema facilidade. Aqui a preferência do pessoal é ver a gente perder, então muitas vezes julgam que o save tal está fácil, mesmo que você demore duas ou três temporadas para conquistar um acesso, enquanto outros tópicos têm leitores mesmo chegando às instâncias decisivas de competições continentais nas primeiras participações com equipes pequenas. Mas é você quem tem que colocar na balança se vale a pena ou não. Eu acompanharia por gostar do estilo, mas, como disse, são poucos, talvez eu e o outro membro que comentou aqui (Jio, esse seu nick é muito difícil) sejamos adeptos dele. Citar
LC Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 59 minutos atrás, andrefraga disse: @guigasparotto o tópico não será atualizado várias vezes ao dia. A ideia era cobrir jogo a jogo, porém vários jogos em uma postagem só. Inicialmente pensei em a cada postagem cobrir uma semana dentro do jogo.. Entendo que os membros não teriam tempo de acompanhar e muito menos eu teria tempo de atualizar, caso fossem várias atualizações diárias.. E eu realmente não quero fazer o save para ser popular, ganhar fãs e seguidores, mas escrever para não ter apoio, pois como o colega disse o formato não agrada é complicado. Não quero iniciar algo para logo depois ter que abandonar (a história, não o save). @Sagittarius no Sisyphus, @Luiz A. Borel Gonçalves e @guigasparotto obrigado pelo feedback! Não vejo problema em você atualizar dessa forma. Fez 10 jogos e quer postar um resumo de cada jogo, tipo comentários e estatística não vejo problema. Eu faço dá seguinte forma, comento o primeiro jogo, uso um pouco de ficção,mesmo no jogo texto e depois atualizo com jogos importantes ou diretamente no final de turno com informações sobre alguns jogos. Outras vezes conto uma estória de um treinador/personagem. A turma pode até demorar um pouco, mas aos poucos começa a comentar. A partir do momento que vc está se divertindo e consegue passar isso a turma comenta.Espero que comece um save na área. Acho que depois de tantos anos jogando(jogo desde o FM 2005, passando pelo FFA MANAGER, Elifoot, Brasfoot,etc) que mesmo começando na vigésima terceira divisão chega um momento que o jogo fica fácil, justamente por entender bastante do jogo. Boa sorte e aguardo o save. Citar
GG. Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 3 horas atrás, andrefraga disse: @guigasparotto o tópico não será atualizado várias vezes ao dia. A ideia era cobrir jogo a jogo, porém vários jogos em uma postagem só. Inicialmente pensei em a cada postagem cobrir uma semana dentro do jogo.. Entendo que os membros não teriam tempo de acompanhar e muito menos eu teria tempo de atualizar, caso fossem várias atualizações diárias.. E eu realmente não quero fazer o save para ser popular, ganhar fãs e seguidores, mas escrever para não ter apoio, pois como o colega disse "o formato não agrada", é complicado. Não quero iniciar algo para logo depois ter que abandonar (a história, não o save). @Sagittarius no Sisyphus, @Luiz A. Borel Gonçalves e @guigasparotto obrigado pelo feedback! Mesmo achando que não há nenhum problema em postar um save jogo a jogo, ou seja, uma partida por post, é como eu disse anteriormente para você, não é algo que faça parte da "cultura" da área. Foram poucos saves jogo a jogo por aqui e geralmente não vingaram. Isso é fato. O mais recente "jogo a jogo" que eu lembro de ter acompanhado foi o save "Destino FM 2016", do Toggy, que fazia análises táticas e passava dicas interessantes. Era um save diferente de apenas relatar jogo a jogo. Pena que durou pouco, mas ele atraiu a atenção dos frequentadores daqui e conseguiu ser o 3º colocado no Save do Mês de dezembro de 2015, o que mostra, de certa forma, como ele conseguiu se destacar, mesmo jogando "jogo a jogo". Mesmo assim, por ser um risco fazer um save jogo a jogo, talvez seja melhor você optar por relatar um período maior de partidas. De qualquer maneira não há como garantir se terá ou não leitores, pois não dá para saber se as pessoas gostarão ou não de ler o seu tópico. Há sempre o risco de não agradar, não é mesmo? De certa forma postar um save se assemelha muito com os diretores e seus filmes. Tem diretores que só fazem blockbusters, outros lançam filmes que atraem muitas pessoas para assisti-los, mas não são blockbusters, já outros não conseguem atrair muito público e terão que se contentar com menos pessoas e existem ainda os diretores novatos que terão que mostrar qualidade, antes de terem um público mais fiel. Independentemente disso, estou com o que @vinny_dp escreveu para você anteriormente: "primeiro preocupe-se em se divertir contando sua história aqui. Se você estiver curtindo os leitores aparecem." E como disse o @LC: Boa sorte e aguardo o save. ;) Citar
andrefraga Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 23 minutos atrás, ggpofm disse: que fazia análises táticas e passava dicas interessantes. Esse é exatamente o ponto que quero tocar. Eu jogo FM exatamente como um simulador tático em que cada mínima decisão influencia em alguma ponto do jogo. É como eu me divirto jogando e é como eu vou tentar passar pra vocês. Obrigado pelas dicas e sugestões @vinny_dp @ggpofm @guigasparotto @Sagittarius no Sisyphus @Luiz A. Borel Gonçalves @LC. Vou dar uma estudada na parte gráfica antes de prosseguir. Pretendo em breve estar postando já algum conteúdo. Citar
andrefraga Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 Obrigado @Luiz A. Borel Gonçalves ! Vou precisar de ajuda na parte gráfica com certeza! Me manda o link do seu post, bom que dou uma olhada e vejo em que posso me basear. Citar
AllMight Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 @andrefraga gostei da sua ideia e sinceramente acho que você deveria tentar trazê-la para cá. Mas sinceramente se a tua única motivação para seguir for os comentários talvez seja melhor você acompanhar os outros saves daqui por um tempo para entender melhor a dinâmica da área e tentar se adaptar a ela. Vou te dar uma opinião pessoal de como eu enxergo que a área funciona, o que não quer dizer que é assim mesmo mas eu vejo o seguinte, a maioria dos membros não tem muito tempo para ficarem acompanhando todos os dias um mesmo tópico ou ficarem respondendo de forma minuciosa cada atualização sua, provavelmente você fará um post explicando o por que de 3 volantes e receberá um "boa vitória" e nada mais, outra coisa é que boa parte dos membros dão preferência a quem acompanha suas histórias então ter uma participação nos saves dos outros membros é fundamental. Meu save não é dos mais bem escritos e nem dos mais bonitos e ganhei o Save do Mês de Dezembro, acredito que o fato de eu comentar em quase todos os saves daqui chamou muitos leitores de diferentes saves para irem e olhar o meu, com isso consegui uma boa quantidade de leitores que comentam e que gostaram do que eu estava fazendo. Eu acho que é crucial ter isso em mente, muita gente não tem tempo de ver todos os saves então acaba indo no do pessoal que mais interage com eles. Pense nisso como fazer uma camaradagem a um cara que perde o tempo dele lendo minha história. Sobre o formato do save, cara se trazer jogo a jogo é bem legal e gosto, mas acho que se você trazer a cada 3 jogos ou um pouco mais, ou até mesmo pinçar algumas partidas para uma análise mais profunda pode deixar seu save mais acessível a quem tem menos tempo. Citar
andrefraga Postado 25 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 25 de Janeiro 2017 53 minutos atrás, Sagittarius no Sisyphus disse: @andrefraga gostei da sua ideia e sinceramente acho que você deveria tentar trazê-la para cá. Mas sinceramente se a tua única motivação para seguir for os comentários talvez seja melhor você acompanhar os outros saves daqui por um tempo para entender melhor a dinâmica da área e tentar se adaptar a ela. Vou te dar uma opinião pessoal de como eu enxergo que a área funciona, o que não quer dizer que é assim mesmo mas eu vejo o seguinte, a maioria dos membros não tem muito tempo para ficarem acompanhando todos os dias um mesmo tópico ou ficarem respondendo de forma minuciosa cada atualização sua, provavelmente você fará um post explicando o por que de 3 volantes e receberá um "boa vitória" e nada mais, outra coisa é que boa parte dos membros dão preferência a quem acompanha suas histórias então ter uma participação nos saves dos outros membros é fundamental. Meu save não é dos mais bem escritos e nem dos mais bonitos e ganhei o Save do Mês de Dezembro, acredito que o fato de eu comentar em quase todos os saves daqui chamou muitos leitores de diferentes saves para irem e olhar o meu, com isso consegui uma boa quantidade de leitores que comentam e que gostaram do que eu estava fazendo. Eu acho que é crucial ter isso em mente, muita gente não tem tempo de ver todos os saves então acaba indo no do pessoal que mais interage com eles. Pense nisso como fazer uma camaradagem a um cara que perde o tempo dele lendo minha história. Sobre o formato do save, cara se trazer jogo a jogo é bem legal e gosto, mas acho que se você trazer a cada 3 jogos ou um pouco mais, ou até mesmo pinçar algumas partidas para uma análise mais profunda pode deixar seu save mais acessível a quem tem menos tempo. Obrigado pelo retorno @Sagittarius no Sisyphus! Estou estruturando a forma como vai ser ainda, tenho um tempo pra penar até chegar lá. De qualquer forma obrigado, realmente o "networking" é fundamental, inclusive aqui no Football Manager. Vou acompanhar mais de perto alguns saves. Até breve! Citar
Ademare Postado 26 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 26 de Janeiro 2017 @ggpofm assim, só por curiosidade, quantos anos tens? Citar
Ademare Postado 26 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 26 de Janeiro 2017 3 horas atrás, ggpofm disse: Sou de 1969 e faço 48 em julho e 18 de FManager em dezembro. Você poderá encontrar essa informação no perfil dos participantes do fórum se eles preencheram todos os dados do perfil. ;) Abri seu perfil mas passou em branco, Obrigado. Citar
GG. Postado 26 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 26 de Janeiro 2017 8 horas atrás, Ademar Tavares disse: Abri seu perfil mas passou em branco, Obrigado. Errei. Não serão 18 de FManager. Serão 13 anos em dezembro. Citar
Yagamiiori Postado 26 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 26 de Janeiro 2017 E eu achando que aqui só tinha marmanjo na casa dos 20 no máximo nos 30 ... Tem gente que joga o FM desde antes de se tornar FM e meu colega pergunta como eu ainda tenho paciência pra jogar ... #CuriosidadesdoPM Citar
AllMight Postado 26 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 26 de Janeiro 2017 3 horas atrás, Yagamiiori disse: E eu achando que aqui só tinha marmanjo na casa dos 20 no máximo nos 30 ... Tem gente que joga o FM desde antes de se tornar FM e meu colega pergunta como eu ainda tenho paciência pra jogar ... #CuriosidadesdoPM Pois é né, estou na casa dos 20 ainda mas já joguei de tudo quanto é manager, a idade do @ggpofm me surpreendeu um pouco, mas positivamente. E mostra como o Futebol e o FM são fantásticos, tive o prazer de acompanhar desde o início o save "Um clube, um troféu e outras histórias" e me diverti demais, e aprendi muita coisa ali no modo de jogar FM, nas táticas e principalmente nas histórias. O ponto que quero chegar é que geralmente associamos "mais velho" com "mais ultrapassado", principalmente pelos treinadores profissionais no nosso futebol brasileiro e este save foi tudo menos ultrapassado, pegou uma proposta tática dos primórdios do futebol e transformou um time pequeno em campeão de tudo com ideias que eu sinceramente nunca teria pensado em usar. Antes de eu ser participativo na área eu jogava FM meio que no automático, pegava o Ajax ou Leverkusen e ia até ganhar tudo a cada versão nova do FM, e quando cheguei aqui meu cérebro praticamente explodiu com tantas maneiras diferentes jogar FM e minha paixão aflorou de tal maneira que hoje passo quase que o dia inteiro pensando em futebol, tanto no FM quanto na vida real. Não vou citar aqui nomes para não cometer injustiça com ninguém já que sou bem esquecido, mas muitos membros tiveram influência nesta mudança minha. Citar
Maiiron_ Postado 26 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 26 de Janeiro 2017 Gente, com licença. Eu queria começar a postar no "Profissão: Manager" e tô sem gráficos. Alguém poderia entrar em contato por MP pra trocar alguma ideia comigo? Desde já, obrigado. Citar
Yagamiiori Postado 26 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 26 de Janeiro 2017 Lembro que quando encontrei o Fórum, o primeiro save que li foi o do @ggpofm e de cara me assustei com tamanha facilidade em levar um save adiante, desenvolvimento tático e como construir um elenco. Falei da idade porque conheço o FM desde 2011 eu acho, um amigo me apresentou o jogo e eu simplesmente me apaixonei de cara. Acostumado com o Elifoot e Brasfoot, quando vi a quantidade absurda de informações e detalhes no jogo, foi amor à primeira vista! Mesmo que até o FM 14 eu jogasse meio no automático, quando conheci o Fórum ainda jogando o FM14, passei a prestar mais atenção no jogo e aprendi muito aqui no PM e no Fórum em geral. Tem muitos Managers excepcionais aqui, como tem também uns novatos que passam, fracassam no primeiro save e não voltam mais! Meu amigo que apresentou o FM hoje não joga mais por falta de paciência, segundo ele, mas joga Ragnarok e fica 8hrs pra pegar um level. Eu tenho paciência pra jogar e estudar mais o FM e não consigo mais ver MMORPG na minha frente ... Enfim, ver um cara na casa dos 40, jogando FM com tamanho conhecimento e desenvoltura no decorrer dos saves é gratificante. Ver saves dos demais membros como o Jio ... ops, aquele do nome difícil, vi alguns saves do Lucho (na época era assim que ele era chamado), que eram saves otimos por sinal alguns eram meus favoritos, vi saves do LC, Jiri, Duwe ... vi muito save de muito cara bom. Um cara que eu li alguns tutoriais de treino, tática se eu não me engano e gestão de elenco, foi o @Seo Beraldo ... cheguei aqui inclusive através de um tutorial de desenvolvimento de newgens em meados de 2013 se eu não estiver enganado. Entre as minhas idas e vindas, pude acompanhar muita gente boa aqui e tive a oportunidade de aprender muito. E minha mãe ainda diz que eu fico perdendo tempo vendo besteira na internet, mal sabe ela que meu TCC vai ser sobre FM ... Citar
Yagamiiori Postado 26 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 26 de Janeiro 2017 11 minutos atrás, Maiiron_ disse: Gente, com licença. Eu queria começar a postar no "Profissão: Manager" e tô sem gráficos. Alguém poderia entrar em contato por MP pra trocar alguma ideia comigo? Desde já, obrigado. Boa Noite carinha! Chegou a ver se tem algum que te agrade na Galeria de Gráficos? Lá tem muita coisa boa, dá uma conferida lá! Citar
Maiiron_ Postado 26 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 26 de Janeiro 2017 Agora, Yagamiiori disse: Boa Noite carinha! Chegou a ver se tem algum que te agrade na Galeria de Gráficos? Lá tem muita coisa boa, dá uma conferida lá! Verei! Mas se quiser alguns específicos, eu peço por lá? Não sei mexer em nenhum programa de edição, isso dificulta um pouco. Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.