Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A união das torcidas turcas contra o autoritarismo do governo virou filme


guaipeca55

Posts Recomendados

Postado

Poucas torcidas no mundo são tão fanáticas quanto às de Istambul. Paixão que cria uma atmosfera incrível nos estádios da capital e que resulta também em rivalidades ferrenhas, com inúmeros episódios de violência protagonizados pelo trio de ferro. Mas se a inimizade impera entre os grandes clubes turcos no âmbito esportivo, eles já se uniram, em um dos episódios mais singulares do país. O Istambul United, surgido justamente para combater a opressão do governo durante os protestos na Praça Taksim, em 2013.

Ultras de Besiktas, Fenerbahçe e Galatasaray para enfrentar a repressão policial em Istambul, depois que o governo de Recep Erdogan ordenou o fechamento do Parque Gezi e abusou da violência para silenciar os seus opositores. A tática de guerra dos ultras seguia a mesma, mas desta vez para combater o autoritarismo do presidente e lutar por mais democracia. De certa maneira, o envolvimento dos torcedores acabou diminuindo a liberdade dentro dos próprios estádios, com a criação de sistemas de segurança mais rigorosos. As brigas de 2013 repercutem dois anos depois, com estádios esvaziados em contraposição à decisão do governo.

A história do Istambul United virou tema de documentário. E a excelente produção tem o seu trailer disponível no Youtube. Um vídeo que mostra tanto a paixão quanto o espírito de luta dos torcedores. A produção completa também está à venda no iTunes.

Fonte: Trivela

Bah caras, arrepiei pra CA RA LHO. Muito foda, pena ser em inglês/legendado em inglês. Mas acho que galera vai entender que passa a idéia geral de que perante um inimigo comum, as três maiores e talvez mais violentas torcidas da Europa se uniram pra lutar contra o governo fascista.

E a gente acha que fez algo em 2013...

Postado

Sobre o Beşiktaş e a Çarşı, torcida organizada deles: "[...] Para muitos na Turquia, o Besiktas tem a torcida organizada mais empolgante de todas. A Çarsi tem orientações anarquistas e desde que renunciou ao hooliganismo há alguns anos tem promovido espetáculos nas arquibancada e ações sociais longe delas. Por exemplo, no ano passado organizou campanhas para arrecadação de doações para vítimas de terremotos, além de manifestações contra o racismo."

"O McDonald's tem como cores predominantes o amarelo e o vermelho, que também pintam o escudo e uniformes do Galatasaray. [...] No caso do Besiktas, onde fica o estádio Inönü, a rede norte-americana foi "obrigada" por torcedores do time alvinegro a mudar sua fachada. Diante da pressão, o McDonald's abriu a exceção em seu padrão internacional de arquitetura das lojas e tirou o amarelo e o vermelho."

_46792678_carsi_get466x260.jpg

E aqui no Brasil as organizadas brigando pra entrar com bambu no estádio, fazer amizade com o jogador mais mala do time e servindo de massa de manobra pra presidente que ama o poder.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...