Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Globo perde exclusividade na Libertadores


jonnyjones81

Posts Recomendados

Postado

Golpe no fígado da Globo

A Fox Sports exigiu e transmitirá dois jogos exclusivos do Corinthians na Libertadores. Contra o Danubio e San Lorenzo. A brincadeira acabou!

A César o que é de César. Os executivos da Globo são espertos demais para terem desprezado a audiência de Corinthians e Danubio do Uruguai, marcado para a próxima terça-feira, dia 17, no Uruguai. E às 19h30. Enfrentando duas novelas e o Jornal Nacional.

O time do Parque São Jorge é o mais popular de São Paulo, o estado que mais interessa financeiramente à emissora e seus patrocinadores. Ambev, Itaú, Johnson&Johnson, Vivo, Volkswagen e Magazine Luiza bancam R$ 1,3 bilhão neste ano de 2015. E quanto mais audiência, melhor, evidente.

O Corinthians tem 12 participações: 1977, 1991, 1996, 1999, 2000, 2003, 2006, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015. São raríssimos os jogos que a Globo não mostrou ao vivo da equipe. Com excelente contato com a Conmebol, a emissora carioca usava a força da CBF para renovar quase que automaticamente os contratos.

Até que a festa terminou em 2011. Quando a poderosa Fox do bilionário Rupert Murdoch resolveu invadir o mercado sul-americano. E, claro, o mais poderoso, o brasileiro. E foi logo comprando com exclusividade os direitos da principal

competição, a Libertadores da América. E também da Copa Sul-Americana.

Como nos planos da Fox não incluía tevê aberta, a Globo pôde continuar mostrando suas partidas às quartas-feiras. O Sportv seria prejudicado. Perderia os jogos. Seria um baque enorme. Executivos globais tiveram de ceder. E ofereceram a Copa do Brasil e o Brasileiro para os canais de Murdoch. Tiveram de volta o direito de mostrar a Libertadores e a Sul Americana.

Tudo estava muito bom. Até que o Corinthians se classificou outra vez para a Libertadores. Desta vez para a competição de 2015. Foi quando os executivos da Fox resolveram se impor. Parar de ceder o crème de la crème ou seja, o melhor que tinha nas mãos. E bancaram uma briga homérica.

Na confecção da tabela da Libertadores, a Fox fez valer seu direito de proprietária da competição. E exigiu não um só jogo do Corinthians com exclusividade. Mas dois! Na fase de classificação, no Grupo da Morte.

Os globais ficaram irritadíssimos. Tentaram de todas as maneiras evitar que isso acontecesse. Mas não houve como. Os direitos são da empresa norte-americana e ponto final. Tiveram de engolir a seco. Corinthians e Danubio será daqui oito dias no Uruguai, o que já é um golpe poderoso. Só a Fox Sports mostra essa partida ao vivo. As câmeras da Sportv também ficarão distantes.

Se este jogo já é importantíssimo para a classificação, como classificar Corinthians e San Lorenzo, dia 16 de abril, o penúltimo confronto do Grupo 2 no Itaquerão? A partida pode confirmar a classificação antecipada da equipe de Tite para os mata-matas. Ou os argentinos travarem a caminhada do São Paulo na competição. Encontro fundamental.

E que foi marcado para quinta-feira de propósito. Porque será novamente só da Fox Sports. Dentro da emissora há enorme expectativa de quebra de recorde de audiência. Na quarta-feira, dia 14 de abril, o Danubio recebe o São Paulo. Este jogo, a Globo mostra. E serve como aperitivo para o do dia seguinte, quinta-feira, 16 de abril. Mas sem exclusividade. A Fox Sports também transmitirá a partida.

A situação é absurda. Desde 1977, a emissora carioca estava acostumada a festejar recorde de audiência com o Corinthians. Agora é obrigada a abrir mão do seu melhor produto, depois da Copa do Mundo.

Tudo ainda pode piorar para a dona do monopólio do futebol no Brasil. Nos Estados Unidos, no ano passado, a Fox Sports e a ESPN, concorrentes históricas, resolveram se juntar. E compraram com exclusividade o Campeonato Inglês. Desbancaram a poderosa NBC Sports. Os reflexos dessa aliança pode chegar por aqui, ameaçando Globo e Sportv.

Para por um fim no amadorismo brasileiro nas transmissões, a Turner Broadcasting System, empresa da bilionária Time Warner se associou ao Esporte Interativo. E já assegurou a Champions League. A partir de 2015 até 2018. Há uma batalha campal para que o EI passe a ser mostrado nas principais operadores de canal a cabo: a Net e a Sky. Como aconteceu com a Fox Sports, há uma grande resistência silenciosa, que favoreceria a Sportv e a ESPN.

Nesta briga de gigantes, a Turner poderia ameaçar tirar destas operadoras canais importantíssimos como a CNN e o Cartoon Network. Seria uma manobra para que a Sky e a Net coloquem o Esporte Interativo na sua grade para que os brasileiros possam acompanhar a Champions League.

A Globo percebeu. Seu monopólio não atinge mais a América do Sul. Diminuiu. Apenas para o Brasil, com o Brasileiro, Copa do Brasil e os falidos estaduais.

Quem na emissora carioca quiser acompanhar lances de Corinthians e Danubio e Corinthians e San Lorenzo no Itaquerão, pela Libertadores, não terá outra saída. A não ser sintonizar o Fox Sports. Assim como qualquer pessoa que more neste país. Acabou a brincadeira. A emissora de Rupert Murdoch decidiu fazer valer seus direitos. Usar de verdade o que comprou...

Fonte: R7

Postado

Achei um pouco forçado, aí vi que é do R7, acho pouco provável alguém querer derrubar o monopólio da globo.

Postado

Valeu pela formatação.

Pois é, também achei pouco provável. Ainda assim é possível. Mas a força da globo é muito forte para, em tão pouco tempo, tirar tanto dela.

  • Vice-Presidente
Postado

O Murdoch e a Fox são muito maiores que a Globo. Se ele quiser, a Globo não tem chance. O negócio é que a Globo força a renovação automática do Brasileiro porque os clubes devem a ela e a CBF, na hora que articularem para sair fora, ela já era.

Postado

Cara, a Fox vai vir com tudo eu acho...

E eles vao mostrar algum jogo do Brasileiro?

Postado

Um dos meus sonhos é a Fox engolir a grade da globo na questão de futebol. Tudinho.

Postado

Bom lembrar que o Grupo Globo tem participação minoritária (não sei quanto) na Sky e na Net; e que Globo e Fox tem parcerias, como os canais Telecine. Grandes conglomerados de imprensa são uma zorra e tem vários interesses misturados.

O Murdoch e a Fox são muito maiores que a Globo. Se ele quiser, a Globo não tem chance. O negócio é que a Globo força a renovação automática do Brasileiro porque os clubes devem a ela e a CBF, na hora que articularem para sair fora, ela já era.

São maiores que a Globo, mas tem muitos outros focos. A Globo só tem o Brasil pra se preocupar, e é uma gigante.

  • Vice-Presidente
Postado

Bom lembrar que o Grupo Globo tem participação minoritária (não sei quanto) na Sky e na Net; e que Globo e Fox tem parcerias, como os canais Telecine. Grandes conglomerados de imprensa são uma zorra e tem vários interesses misturados.

São maiores que a Globo, mas tem muitos outros focos. A Globo só tem o Brasil pra se preocupar, e é uma gigante.

Por isso que eu disse se ele quiser.

Postado

Cara, a Fox vai vir com tudo eu acho...

E eles vao mostrar algum jogo do Brasileiro?

Apenas melhores momentos!

  • Diretor Geral
Postado

Acho que aí não é nem questão de "querer derrubar a Globo", mas sim fazer valer a grana investida nos direitos da competição. A Fox tá simplesmente fazendo o que é melhor pra ela, assim como a Globo CANSA DE FAZER nos jogos do Brasileirão, Estaduais e etc, etc.

Simples.

Mas seria lindo ver a Globo tomando no cu com a Fox, hahahahahaha!

Postado

A Fox Sports tem direito de passar VTs do Brasileiro.

Eu gostaria que a lei fosse mudada para acabar com o sistema de concessões (os canais aí seria 100% donos de si mesmos, sem precisar de 'concessão' do governo) e eu gostaria que não tivesse restrição aos investimentos estrangeiros.

Todo mundo critica a Globo, mas o problema da TV brasileira (incluindo cabo e esportes) é que só existe uma Globo, o ideal seria existir umas três ou quatro companhias tão poderosas como a Globo, como acontece nos EUA.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...