Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Grêmio articula com outros clubes a volta do mata-mata no Brasileirão

Illo

Posts Recomendados

Postado

Eu diminuiria o número de times que caem/sobem. Pra mim 3 Está bom

• Respostas 129
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Retrocesso é o meu pau.

Dirigente medíocre é nego que apoia a adoação de uma fórmula europeia num país gigante como o nosso.

Volta mata mata mesmo. Tem que dar uma chegada nos Estados Unidos e receber uma aula do povo de MLS/NFL/NBA. Quero ver se essa porra COM mata-mata não começa a dar dinheiro.

meu respeito ao grêmio

volta cap campeão, guarani campeão, bahia campeão, sao caetano finalista, cam campeão!

Postado

Eu curto Mata-mata com ontos corridos classificatórios, time campeão tem que ter culhão, sem esse nhenhe de "um dia ruim".

Postado

Depende do formato daí. Se classificassem digamos 8 times, tem bastante coisa em jogo entre pelo menos os 12 primeiros, seja brigando pra entrar no playoff, ou para, dentro dele, tentar um mando de campo ou pegar um adversário mais fraco.

O que eu lembro é que os 4 primeiros costumavam chegar nas últimas rodadas já definidos, então não tinha essa briga aí.

O pior é que a maioria que discute já vem com os mesmos vícios dos dirigentes, muitas vezes sendo nostálgicos. Se tem a vontade de mudar, será que só existem 2 opções? Parece as eleições de novo...

Postado

O futebol brasileiro tem outros problemas maiores pra resolver que não passam pela alteração da fórmula do campeonato, se ele quer melhorar o futebol brasileiro, precisa de mais visão e foco.

Não é alterando a fórmula que vai aumentar o interesse do público pela competição em geral (tem mais atenção na final, mas para os não participantes das fases finais, a queda de interesse tende a ser muito grande), logo a média de público não sofrerá grandes alterações, não vai melhorar a distribuição de renda entre os times, não vai mudar absolutamente p. nenhuma pros times que não estão na série A, o calendário vai continuar ruim, com muitos jogos para uns e poucos para outros.

Questão do formato, cada um tem seus prós e contras como já falaram por aqui, eu particularmente gosto dos pontos corridos, ainda mais que temos outras competições que usam o mata mata. O que mais me desagrada do mata mata é que de 20, 24, 26 ou seja lá quantos times participarem, na metade do campeonato, ele simplesmente termina pra maior parte deles. E quando sempre é cobrado profissionalismo dos clubes, como querer que eles se organizem, façam um planejamento se não da nem pra prever quando o ano termina, muito menos quantos jogos irão realizar.

Postado

esse texto do Erich Beting é muito bom (pra variar)

Pontos corridos ou mata-mata? Melhor ter um BrasilierÃO

O novo presidente do Grêmio lançou publicamente a campanha pela volta do mata-mata ao Campeonato Brasileiro. Disse que está conversando sobre o tema com outros dirigentes, com a Globo, etc. e tal. Tão logo ele vazou a informação, saíram diversas análises sobre qual fórmula é melhor, que as competições mais legais do mundo são nesse modelo, que os EUA usam essa fórmula nas suas bilionárias competições e tudo o mais.

Debater qual formato de disputa é a “solução'' para o futebol brasileiro é mais ou menos acreditar na tese do apagão para justificar os 7 a 1 da Alemanha de julho passado. A queda de interesse das pessoas para acompanhar o Campeonato Brasileiro deve-se muito menos ao formato de disputa da competição e muito mais à promoção e organização do campeonato em si.

O futebol brasileiro está estacionado dentro das quatro linhas, sem se preocupar para quem está fora dela. Para piorar, estamos ocupando a vaga do idoso nesse estacionamento. Mas com razão. Nosso futebol está envelhecido.

Esse é o primeiro ponto da história. Não temos um futebol vistoso. Lucas, do PSG, falou sobre isso recentemente. Disse que o futebol aqui é muito devagar. Seedorf, quando analisou o futebol de Paulo Henrique Ganso, meio que disse isso nas entrelinhas. “Ganso não tem velocidade e pegada para jogar na Europa''. Ou seja. O cara que aqui é um dos poucos iluminados ao tocar na bola não teria condições de jogar em alto nível no lugar onde se pratica o melhor futebol do mundo.

A falta de um futebol bonito relega ao fanático o interesse em acompanhar os jogos. Não é bonito ver um jogo. Ou melhor. São raros os jogos bonitos para se assistir. Assim, quem não é tão interessado em futebol não tem motivo para ligar a TV ou ir até o estádio. É preciso ter um futebol mais bonito, mais ofensivo, mais produtivo, menos bruto. Esse foi o primeiro ponto detectado pelos ingleses no começo dos anos 1990 e que começou a ser trabalhado para atrair mais gente para acompanhar o futebol por lá. Parece que deu certo, independentemente da fórmula de disputa da Premier League ou da FA Cup…

Aí entra o segundo ponto. Sem um futebol bonito, poderíamos pelo menos promovê-lo de alguma forma a ponto de atrair o interesse das pessoas. Mas não fazemos isso.

Não nos preocupamos em “contar histórias'' sobre nosso futebol para ampliar o interesse das pessoas por ele. Somos massacrados pela mídia o tempo todo. Só que de informações completamente inúteis, como qual jogador está saindo com quem, o que ele publicou no Instagram, qual a nova briga de bastidores dos dirigentes, etc. O futebol não se preocupa na forma como a mídia promove o seu produto. Pior. Os dirigentes alimentam o fanatismo e a segregação, quando deveriam ter interesse em mostrar que o ambiente do futebol é agradável para qualquer um, que ir a um jogo é uma experiência legal, que há coisas divertidas acontecendo. Os EUA sempre se preocuparam com isso. Em 20 anos, desde que a MLS foi criada, trabalharam a ponto de fazer o americano gostar do esporte e, mais ainda, se interessar em acompanhá-lo!

Chega-se então ao terceiro ponto. Sem um futebol bonito e sem promoção do esporte, porque mesmo alguém vai se interessar por ele?

Ah, sim! Os fanáticos!

Hoje, a população “comum'' não se interessa por futebol. Ou se interessa menos do que poderia. Por que eu trocaria um domingo de sol com a família ou os amigos para ver um jogo do Campeonato Brasileiro? Só o fanático é atraído por esse “programa'' nos dias de hoje. E os índices de audiência estão aí para provar isso. Hoje, a queda que a Globo tem quando sai da novela e vai para o futebol é muito maior do que era antes. Não, o problema não é o horário do jogo. É a qualidade dele. Jogo bom todo mundo para e quer ver!

Pontos corridos ou mata-mata não mudarão praticamente nada se o futebol brasileiro continuar estacionado na vaga de idoso que ele encontrou dentro do campo. Antes de pensar em qual formato de disputa é melhor para o Campeonato Brasileiro, é preciso primeiro se preocupar em transformar o torneio em um BrasileirÃO, com ÃO maiúsculo mesmo. E aí será tão legal que você nem vai precisar discutir qual modelo é melhor. O melhor é ver a bola rolando mesmo!

http://negociosdoesporte.blogosfera.uol.com.br/2015/01/08/pontos-corridos-ou-mata-mata-melhor-ter-um-brasilierao/

Postado

o atlético mineiro já foi vice campeão brasileiro invicto na edicação mata-mata. Voltar o mata-mata e retrocesso e punir as equipe que tem bom planejamento , que revela bons jogadores , que aumenta o nível técnico dos jogos , o pontos corridos proporcionado jogos infinitamente melhores tecnicamente . Sem falar que já temos sul-americana , copa do brasil , libertadores , recopa , fase finais dos estaduais como mata-mata , ficaria exessivo o mata-mata o melhor e ficar com ambos. Sem falar que os clubes com mata-mata perderiam uma grande parcela de dinheiro que e o dinheiro recebido do premier pois nem todos os times teriam jogos para vender até o final , e chegaria ao final do ano apenas 2 times disputando algo no campeonato todos os outros apenas assistindo. Acabamos de perder de 7x1 para a Alemanha precisamos de iniciativas que ajudem nosso futebol a se desenvolver como incentivar que um clube que tenha um bom planejamento tenha sucesso.Não podemos tomar medidas que nós farão retroceder.

Postado

O sistema de mata-mata cria heróis e santos... Você citou o vice-campeonato invicto do Galo, foi injusto? Sim. Mas foi histórico, tanto que até hoje é lembrado. O grande problema do mata-mata é que ele não beneficia o planejamento, seria um risco implanta-lo sem um estudo absurdo de qual seriam as consequências no nosso futebol.

Um fato, na minha opinião, é que a nossa geração de 90 foi uma das mais legais de ver. Todo mundo lembra dos jogos históricos daquela década.

Postado

Temos nossas formas de criar nossos mitos nosso calendário e repleto de mata-mata, você mesmo pode dizer com propriedade do '' São Victor ''.Podemos relembrar a final da penúltima copa do brasil entre flamengo e atlético pr foi um jogo fraquíssimo até mesmo por medo , pois o mata-mata premia não quem joga bem mais quem sabe fazer bom uso de sua fórmula . Gosto de competição mata-mata mas acho exagerado acrescentar mais uma competição mata-mata ao calendário nacional. E bom ter emoção aliada a técnica , acredito que pontos corridos proporciona jogos muito melhores tecnicamente. E da um upgrade na renda dos clubes no final do ano

Postado

Um fato, na minha opinião, é que a nossa geração de 90 foi uma das mais legais de ver. Todo mundo lembra dos jogos históricos daquela década.

Essa discussão sempre é carregada de nostalgia. O fato é que as coisas mudam. O campeonato italiano já foi o mais charmoso do mundo. Acabou isso sem mudar a fórmula.

Essas mudanças se dão sempre por vários fatores. É difícil separar correlação de causalidade mas uma coisa que é fácil de observar que existia naquela época e ajudava nesse aspecto eram os jogadores identificados com os clubes, até porque não era a maioria que tinha a oportunidade de ir pro exterior como é hoje. E, se é que a fórmula influencia aqui, é pra melhor já que os pontos corridos proporcionam maior segurança aos clubes pra se planejarem e, com isso, os salários maiores que estamos vendo.

• Vice-Presidente
Postado

A cartolagem brasileira é uma piada.

Postado

Resposta política. Não vai mudar nada. A gente tá discutindo mais sobre isso que a própria CBF.

Postado

Titulo da matéria sensacionalista demais. Quem leu a noticia inteira, percebe q o Del Nero diz q ouvirá proposta do Grêmio sobre o assunto, mas deixa claro q a tendência é continuar os pontos corridos.

Postado

Mata Mata tem que ser a porra dos estaduais... a Copa do Brasil... o Brasileiro não!

Acho o contrário, tinha é que tornar estaduais em pontos corridos e Brasileiro em mata-mata.

Estaduais em pontos corridos não faz diferença porque são poucos favoritos por estado, assim como são poucos favoritos nos países europeus.

Brasileiro sim tem que voltar aquele modelo de 2001-2002, pois se já tinha emoção sendo 24 clubes na divisão, imagina hoje que são só 20? A briga vai ficar muito maior. Fim de turno vai ser briga rebaixamento, classificação, colocação melhor pra decidir jogo em casa... Ou isso, ou até o modelo NFL que sugeriu pra nacionalizar mais a bagaça toda.

Esse negócio de justiça, a gente tem que exigir na política. No esporte, a gente tá falando de entretenimento. E pra gente que é torcedor, isso que deve importar mais!

Postado

Não vejo o futebol totalmente como entretenimento, mas sim também como uma indústria responsável por movimentar muito dinheiro, ser parte fundamental de muitas pessoas e gerar muitos empregos e renda, não só para atletas e relacionados, mas também para diversos funcionários de outras áreas, redes de serviço e até pro tiozinho que vende espeto de gato na saída do estádio.

Por isso que a fiscalização e cobrança por uma maior profissionalização e organização na gestão dos clubes são importantes, mas não tem como só cobrar dos clubes e não dar a eles uma situação favorável à organização e planejamento.

Postado

Justamente, futebol passa longe de ser um simples entretenimento...só em imposto ve quanto que isso gera...

Postado

Em tom político, Del Nero prometeu analisar as sugestões, mas deu a entender que o sistema por pontos corridos deve ser mantido.

- Está tudo bem com os formatos dos campeonatos. Temos o mata-mata na Copa do Brasil e pontos corridos no Brasileirão - disse o futuro presidente da CBF.

- Se os clubes quiserem mudar, vamos analisar, mas acho que ficam os pontos corridos - emendou Del Nero.

Maldito estagiário...

Postado

Mata mata muito mais maneiro e acho essa coisa de justiça nos pontos corridos muito nd a ver , salvo raros casos o que classificou lá em cima não ganhou , lembro do sp em 2002 e o santos que foi campeão se classificou na ultima rodada mais se você pegar os anos de 2002 , 2003 , 2004 o santos mostrou que era um time bem melhor que o são paulo...no final vence o melhor do mesmo jeito.

• 1 mês depois...
  • Diretor Geral
Postado

No último mata-mata no Brasileiro, 10 dos 12 grandes tiveram menos público, e por goleada, do que em 2014

Publicado em 05/03/2015, 09:18 / Atualizado em 05/03/2015, 10:47

Paulo Cobos, para o ESPN.com.br

Alguns clubes grandes, como Vasco e Grêmio, articulam a volta do sistema mata-mata ao Campeonato Brasileiro. Não deve ser pelo desejo de mais torcedores nos estádios.

A última vez em que o principal campeonato do país teve a fórmula desejada por gremistas, vascaínos e algumas federações, foi em 2002. Naquele ano, as finais foram emocionantes, com Corinthians e Santos decidindo o título em dois jogos com Morumbi lotado.

Mesmo assim, o Brasileiro daquele ano terminou com média de 12.886 torcedores por jogo, e ainda assim foi melhor do que as registradas em 2000 (11.546) e 2001 (11.400). No ano passado, com pontos corridos, o Nacional teve média de 16.555 pagantes por jogo, um crescimento de 28% em relação a 2002, o ano derradeiro do mata-mata.

Quem mais se beneficia dos pontos corridos são os times grandes. Além de mais mandos de campo (19 contra de 12 a 16 em 2002), 10 dos 12 clubes mais tradicionais do país viram suas médias de público disparar na comparação entre 2002 e 2014.

As exceções foram Atlético-MG e Santos. E ambos têm motivos para isso. O primeiro deixou de jogar no gigante Mineirão para atuar no acanhado Independência (onde sua média de ocupação é muito melhor). Já o time do litoral paulista foi o campeão em 2002 e fez campanha medíocre em 2014.

Para os outros dez, o crescimento foi bastante expressivo, indo dos 27% registrados pelo Corinthians até os 180% obtidos pelo Botafogo. Na média, o aumento de bilheteria nos jogos com mando dos grandes entre 2002 e 2014 foi de 49%, passando de 16.792 para 25.013, número já bem próximo do registrado no Espanhol e no Italiano.

Ironia é o que acontece com o Vasco, um dos líderes da volta do mata-mata. Em 2002, o clube teve média de 5.234 pagantes como mandante na primeira divisão do Brasileiro. No ano passado, estava na Série B, que também teve pontos corridos. E seu público médio foi de 12.989 pagantes por jogo, ou 148% maior do que no último ano com mata-mata.

ESPN.COM.BR

5927b2cc-6187-3bf2-b83a-e4ccbe3a3f5d.jpg

A variação da média de público dos grandes

Ééééé, pois é. Qual o novo "argumento chave" do mata-mata?

Postado

Mas Léo, tu nao sabe avaliar dados...

É obvio que antigamente tinha mto mais gente nos estádios...

No jogo do mata-mata...por que nos outros...

• Diretor Geral
Postado

Mas Léo, tu não sabe avaliar dados...

Então avalia pra mim aí, professor.

Me PROVE que antigamente tinha mais gente nos estádios. Senão confisco teu diploma de professor.

Postado

Então avalia pra mim aí, professor.

Me PROVE que antigamente tinha mais gente nos estádios. Senão confisco teu diploma de professor.

Pera ae...deixa eu explicar por que tem gente q tem dificuldade em perceber...

[/ironia]

Entendeu agora ou qr q eu desenhe? =x

Pintor de rodapé shaolin é foda... =x

• Diretor Geral
Postado

Pintor de rodapé shaolin é foda... =x

AOIUEHOIUAHEOIUHAOEUIHOAIEUHOIUAEO! Seu gaúcho viado da porra... ironia mais merda essa a sua, hahahaha!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...