Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Grêmio articula com outros clubes a volta do mata-mata no Brasileirão

Illo

Posts Recomendados

Postado
Grêmio articula com outros clubes a volta do mata-mata no Brasileirão

Presidente Romildo Bolzan Júnior lidera iniciativa que pode tomar forma nos próximos meses; dirigente também quer volta de venda de bebidas alcoólicas nos estádios

Além de buscar reforços para a temporada, o Grêmio também se movimenta nos bastidores para mudar a fórmula disputa do Brasileirão. A ideia do Tricolor gaúcho é promover reuniões com demais clubes da Série A para articular o retorno do mata-mata à competição, que, desde 2003, é disputada em pontos corridos.

De acordo com o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, a justificativa passa pelo equilíbrio que o retorno ao antigo modelo poderia trazer ao campeonato. O dirigente argumenta que seria uma forma de deixar a disputa mais justa, uma vez que há equipes que largam bem e outras que conseguem recuperação na reta final.

- O Grêmio tem essa posição, sim. A gente pode avançar isso nos próximos meses, estamos dispostos a nos reunir com outros clubes. A ideia é dar um equilíbrio técnico maior, com mais emoção no final - pondera Romildo, em contato com o GloboEsporte.com.

A fórmula de pontos corridos, semelhante ao modelo europeu, foi instaurada em 2003. Desde então, apenas paulistas e cariocas venceram o campeonato, à exceção do Cruzeiro, em três oportunidades. O Grêmio obteve seus dois títulos nacionais, em 1981 e 1996, nas fórmulas antigas, em que havia confrontos diretos entre os clubes mais bem colocados.

O presidente gremista ainda não se reuniu formalmente com demais mandatários, mas sinaliza que encontrou receptividade na sugestão, que só poderia ser posta em prática a parte de 2016. Outra ideia que Romildo pretende levar adiante é o retorno da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, proibida desde 2008.

Em 2013, o Grêmio encabeçou outro movimento que acarretou em mudanças no futebol brasileiro. Na ocasião, trabalhou para a ampliação do limite de estrangeiros nos clubes. Antes, apenas três gringos poderiam atuar simultaneamente por uma equipe. Agora, são cinco.

É incrível como tem dirigente medíocre no Brasil, quando o futebol brasileiro está em crise, precisando evoluir, vem um imbecil prestar um desserviço desse e ainda diz que mata-mata tem um equilíbrio técnico maior.

• Respostas 129
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Isso ae não cola...

Coisa de quem quer o retrocesso...os clubes cada dia mais se organizam e aumentam exponencialmente suas receitas...

Postado

É incrível como tem dirigente medíocre no Brasil, quando o futebol brasileiro está em crise, precisando evoluir, vem um imbecil prestar um desserviço desse e ainda diz que mata-mata tem um equilíbrio técnico maior.

É o complexo de seu barriga, milhares de "seus barrigas" mandam no mundo, monte de sapo gordo que nunca pensou em modernizar a maneira de pensar, só manter o status quo. Isso dae é refletido no futebol, cinema, literatura, jornalismo, onde quem manda nas grandes empresas são justamente esses seres caricatos que não perdem nada pra suas contrapartes de desenhos animados, parece que tiram suas idéias de uma caixa da ACME.

E olha que sou gremista e deveria tar defendendo esse presidente que foi o que eu "escolhi".

Postado

Puta merda hein?

Ao invés de se preocupar com o time, fica fazendo mimimi por causa de fórmula, é a mesma choradeira de muito gremista que conheço. O Grêmio faz ANOS que não ganha um mata-mata que seja, e ficam querendo mudar a fórmula como se isso fosse beneficiar a gente.

E olha que eu votei no Romildo, começo a me arrepender se caminhar pra esse lado.

Se quer brigar por algo com os outros dirigentes que seja pela divisão das cotas, de resto que vá trabalhar em prol do clube pra que consigamos ter um time minimamente competitivo.

To cansado desses dirigentes demagogos.

Postado

Vem cá, PORQUE DIABOS vocês são contra a volta do "mata-mata"?

Só tem nego dizendo que é ruim, mas dar argumento ninguém aqui deu ainda.

E convenhamos, não é nem um mata-mata puro: é um modelo MISTO com todos contra todos + eliminatórias.

Postado

Retrocesso é o meu pau.

Dirigente medíocre é nego que apoia a adoação de uma fórmula europeia num país gigante como o nosso.

Volta mata mata mesmo. Tem que dar uma chegada nos Estados Unidos e receber uma aula do povo de MLS/NFL/NBA. Quero ver se essa porra COM mata-mata não começa a dar dinheiro.

Postado

E convenhamos, não é nem um mata-mata puro: é um modelo MISTO com todos contra todos + eliminatórias.

Porque é injusto, porque você em 1 jornada ruim pode perder toda a campanha perfeita que fez até então, porque o campeonato termina antes, e muito time fica sem jogar, porque não dá 19 jogo em casa para TODOS os clubes, porque as cotas de TV tendem a ser menores, os times ficam menos expostos.

Postado

1 - Porque pontos corridos é uma fórmula mais justa, obriga os times a se planejarem melhor para disputar o campeonato.

2 - Já temos campeonato de mata-mata que é a Copa do Brasil, qual o sentido de ter uma "mini" Copa do Brasil?

3 - A arbitragem brasileira é caótica, no formato de pontos corridos os erros de arbitragem se diluem, num campeonato de mata-mata pode estragar o ano de um time, imagine o Coritiba joga as Quartas-de-finais contra o Flamengo, no primeiro jogo no Couto Pereira o Coritiba vence o Flamengo por 2x1, no jogo de volta no Maracanã o Coxa poderia até empatar, aos 30 minutos dos 2º tempo o juiz valida um gol impedido do Flamengo ou dá um pênalti inexistente (por causa do critério patético da bola na mão), o que acontece? O Flamengo se classifica e a temporada do Coritiba está estragada por causa de um erro de arbitragem.

4 - Porque mudar a fórmula do campeonato a essa altura?? Está prejudicando aos times de que maneira?? Os times tem que se unir é para discutir distribuição de cota de televisão de forma igualitária, isso sim está prejudicando.

Guest João Gilberto
Postado

Eu já fui muito a favor dos pontos corridos, mas após mais de 10 anos de experiência, não acredito que o modelo Europeu seja o mais adequado a nossa cultura e realidade, PRINCIPALMENTE, pela territorialidade continental que temos. Resumir a elite do Brasileiro em apenas 20 times e o que é pior, privilegiando uma pequena parte deles financeiramente de forma conveniente, não me parece nem um pouco razoável. Que não seja mata-mata, mas que ao menos se pense em desenvolver da forma mais justa possível a enormidade de clubes que possuímos em todas as regiões. 2015 está aí para mostrar no que pode vir a se transformar nosso suposto "Brasileirão": praticamente um Sul/Sudeste.

Postado

O Brasil não tem a menor condição de ter um campeonato de 20 equipes. Se for mata-mata ou não é outra conversa.

Postado

Já deram meus argumentos aqui, até acredito que pela cultura brasileira exista uma maior receptividade ao modelo mata-mata, mas pensando como empresa, ou deixa o mata-mata em um periodo curtissimo de tempo e espalha o brasileiro pelo ano, fazendo FINALMENTE um calendário anual, transformando os estaduais em algo pequeno e rápido, ou vai ter time grande sendo desclassificado e perdendo 30% do valor de patrocinio sem choro nem guspe. Sem contar os valores de patrocinio dos clubes pequenos que já são bem baixos e vão diminuir mais ainda. Tão querendo matar o futebol brasileiro de vez.

E o pior, sabe o que que é capaz de fazerem pra "compensar" isso? Aumentar os estaduais ou trazer de volta os regionais AHAHA Pelo amor de deus, é muito retrocesso. Ou se pensa uma formula totalmente nova, com campeonatos regionais menores ou sendo realmente importantes, com alguma remuneração maior ou um campeonato brasileiro girando em torno deles (como foi no tempo de Pelé). Tanto que vcs falam de NFL, NBA, mas lá eles tem conferências, quatro no caso da NFL. Então ou muda tudo ou vai ficar uma grande bosta.

Postado

Pra mim deveriam acabar os campeonatos estaduais e serem substituídos por divisões inferiores regionalizadas como acontece na Inglaterra ou Itália.

Postado

Pra mim deveriam acabar os campeonatos estaduais e serem substituídos por divisões inferiores regionalizadas como acontece na Inglaterra ou Itália.

Seria o Ideal mesmo, seria perfeito. O problema é que os dirigentes de federações JAMAIS aceitariam isso.

Não querem perder a teta.

Postado

Sou completamente a favor do mata-mata, apesar de também gostar dos pontos corridos. O que tiver, eu vou gostar.

Tem seus prós e contras, argumentos bons dos dois lados. O mata-mata traz uma certa imprevisibilidade que é impossível tu ter nos pontos corridos, como por exemplo, um time mais fraco vencer um mais forte e decidir um campeonato. Agora, os pontos corridos parece ter uma maior justiça ao longo do campeonato inteiro, além de fazer todo o mundo jogar a mesma quantidade de partidas, ou seja, não tem time parado.

Dito isso, essa porra não vai vingar nunca. Essa medida tá sendo tomada por 2 motivos, basicamente: dirigentes completamente sem competência (como os do meu time) pra fazerem uma boa gestão e tentar frear a muito possível espanholização a partir de 2016 ou 17 (novamente por causa da falta de competência de dirigentes do meu time, que foi um dos primeiros a aceitar os valores da Globo), que vai depender exclusivamente da competência de Corinthians e Flamengo.

Pra os que vão me criticar por causa do mata-mata: FODA-SE hahahaha! Na boa, pô hahah! Eu SEMPRE gostei de mata-mata, independente de time X ou Y ter 5 bilhões ou 1 real. Já disse que boa parte da merda que aconteceu tem a ver com o meu time e o fato de não ganharmos títulos é por culpa de péssimas direções. Mas eu sou apaixonado por mata-mata, o que não quer dizer que eu não sei reconhecer as falhas dele. Não acho que seja um modelo ultrapassado, mas sim que é desajustado e como disseram, já temos um mata-mata, que é a CdB. Acho bacana ter os dois tipos nos dois principais campeonatos do país.

Postado

Pessoal não para pra pensar mesmo.

Já tem reclamação de que vai pouca grana pros clubes pequenos/medios,ai resolve tirar os pontos corridos,onde o time recebe o valor integral das suas partidas,porque a TV sabe que todas elas serão jogadas independentemente do desempenho da equipe. Coloca um mata mata,e a renda vai se concentrar ainda mais nos maiores,e vai ter time parando de receber cota no meio do campeonato.

Os times no Brasil tem acesso a duas competições de mata mata,não tá bom não?

Postado

Tem Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana, Campeonato Estadual, Copa do Nordeste e Copa Verde. E ainda querem Brasileirão como mata-mata.

Depois vai cair que nem em 1991 e vai chorar as pitangas pelos pontos corridos de novo.

Postado

Sem contar outra coisa que ninguém ainda mencionou. Lembram como eram os públicos nos estádios na primeira fase? Só enchia em clássico e olhe lá...

A média de público na primeira fase ficaria mais pra média dos estaduais do que da atual.

Outra coisa - mas aí é mais projeção do que realidade. Abriria a possibilidade da TV fazer contratos ainda mais diferenciados, pagando X pra um clube caso chegue à fase tal, Y pra outro, Z pra outro. Aí ficaria legal mesmo. Chegar à final valeria R$200M pra Corinthians e Flamengo. R$100M pro pelotão do meio e R$30M pro Goiás.

Postado

Mata-mata é injusto, e ridículo, já temos vários torneios assim, Brasileiro tem que ser pontos corridos por priorizar o planejamento e aquele melhor preparado. O câncer do calendário brasileiro são os estaduais, time fica até abril-maio jogando contra equipes muito menores e depois tem que jogar um campeonato de 38 rodadas em pouco mais de um semestre em paralelo com outras competições.

Postado

Bertozzi e Mauro César mataram a pau no comentário hoje. Ideia de merda.

Postado

O texto é grande então o resto tá dentro do spoiler

logo-trivela-pequeno.png?v=2

Discussão mata-mata x pontos corridos é uma cortina de fumaça para a má gestão dos clubes

O ano é 2015, mas a discussão é antiga. O novo presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Junior, tenta apoio para uma proposta de mudança da fórmula do Campeonato Brasileiro. Ao invés dos pontos corridos estabelecidos desde 2003, a volta do mata-mata. São duas justificativas. A primeira é que o atual modelo deixa o campeonato, nas palavras do dirigente, “chocho”. A segunda é que esse é um modelo de campeonato que gera mais receita aos clubes. À parte a discussão sobre preferência sobre uma ou outra fórmula, o foco aqui é justamente as receitas. Há um grande problema quando achamos que é a fórmula de disputa do campeonato mais importante do país, e não a gestão que se faz do futebol, o problema das receitas no país...

É possível que o campeonato seja lucrativo tanto no mata-mata quanto nos pontos corridos. Há vantagens e desvantagens em ambos. As ligas americanas, como a NFL, MLB e NBA são altamente lucrativas em formato de mata-mata. A MLS também nasceu assim e embora ainda não seja tão lucrativa quanto as outras, tem conseguido crescer pouco a pouco nesse formato. A grande questão é a gestão que se faz. A começar pelo básico: há uma liga independente da federação do esporte. A US Soccer, a federação americana, nada tem a ver com a MLS. São interesses distintos. Por lá, os clubes são sócios da liga e, portanto, decidem juntos. Os direitos televisivos na NFL, por exemplo, são divididos de forma rigorosamente igual entre todos os times. A liga dura seis meses, sendo que o último deles é só playoffs. Além do mais, o calendário americano programa a NFL de agosto ao início de fevereiro, a MLB de março a outubro e a NBA vai de outubro a junho. Ou seja: as ligas não duram o ano todo.

Os clubes por aqui não se tratam como sócios de um mesmo esporte, o futebol. Não tratam de criar uma liga comum para seus interesses, deixando tudo nas mãos da CBF. Os clubes sequer querem que a Lei de Responsabilidade Fiscal seja aprovada nos moldes pedidos pelo Bom Senso, por exemplo, com teto salarial e Fair Play Financeiro como contrapartidas na renegociação das dívidas. Na NFL, há um rígido teto salarial. Há um controle fiscal grande das finanças dos clubes. A MLS recentemente extinguiu o Chivas USA por ser um fracasso de público.

Há uma noção que os clubes são parceiros fora de campo de um mesmo campeonato. Um tipo de mentalidade que se vê também na Europa, onde a fórmula de mata-mata existe só para as Copas nacionais e torneios continentais. Nas ligas, predominam os pontos corridos. Embora em um modelo diferente do americano, as grandes ligas do continente são altamente lucrativas. Na Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França, as cinco maiores, as ligas negociam direitos de transmissão no mundo todo. Exceto pela Espanha, todos os outros dividem de maneira bastante equilibrada esse dinheiro. E mesmo na Espanha, há conversas no caminho de equilibrar as coisas para não deixar Real Madrid e Barcelona nadarem de braçada.

As temporadas na Europa seguem o calendário fiscal e escolar: começam em julho e vão até junho. Os campeonatos propriamente ditos normalmente começam em agosto e vão até maio – junho é mês de férias e julho é de pré-temporada. Por aqui, o calendário é inchado por conta das disputas dos campeonatos estaduais e regionais. Embora o Brasil seja um país gigante, temos poucas divisões nacionais. Seria possível ter divisões regionalizadas que mantivessem os times em atividade o ano todo sem depender dos três meses do estadual. Esta é justamente uma das causas defendidas pelo Bom Senso Futebol Clube.

Por aqui, os clubes não só não pensam em uma gestão melhor e mais responsável como também aplicam aquele velho costume do “farinho pouca, meu pirão primeiro”. Ou seja: se eu tiver uma vantagem, quero mais é que os outros se explodam. Os clubes atuam não só como rivais em campo, mas fora dele. Disputam jogadores e atravessam negociações apenas pelo prazer de espezinhar ou tirar o jogador do rival. Fazem o que podem para detonar o adversário, sem perceber que detonam o próprio campeonato, a própria credibilidade. Se apegam a minúcias ridículas para tentar levar uma vantagem mínima que seja. Ou às vezes nem isso, só para atrapalhar o outro.

É claro que a rivalidade existe e os interesses dos clubes não são sempre exatamente os mesmos. Mas quando se faz parte de uma liga, é possível votar e tentar chegar a um consenso, ou o mais perto disso possível. Por exemplo, a Premier League e mais recentemente a Bundesliga, votaram a favor do uso da tecnologia na linha do gol para detectar se foi ou não gol, como na Copa do Mundo. O mesmo vale para aprovar mudanças no sistema de acesso ou descenso, na distribuição do dinheiro da TV ou mesmo a mudança do calendário. Todos precisam trabalhar juntos por isso.

É possível termos um campeonato no mata-mata que seja um sucesso, assim como no formato de pontos corridos. O que importa mesmo é a gestão e esse é o grande problema do futebol brasileiro. Temos clubes irresponsáveis, que pagam salários de R$ 300 mil para jogadores medianos e depois ficam quebrados – e esse é apenas um modo de falar, porque como os clubes não são cobrados como empresas e não prestam contas, têm dívidas milionárias e continuam em funcionamento sem qualquer problema, muitas vezes contratando mais jogadores por centenas de milhares de reais.

A reformulação do futebol brasileiro precisa passar pela gestão. Os clubes precisam se dar conta que são rivais só dentro de campo. Fora dele, são sócios nos campeonatos que participam, precisam defender seus interesses. Precisam de uma liga em comum para que isso aconteça, porque a CBF não fará isso. Os clubes também precisam de uma liga para enfrentar a TV, que manda e desmanda no futebol brasileiro por ser a principal financiadora. A TV só paga muito porque há a paixão dos clubes. Equilibrar o poder da TV é difícil em qualquer lugar do mundo, mas no modelo atual não há como dar certo. Não é preciso nem dividir igualmente os direitos de TV para tornar a questão melhor. Uma divisão aos moldes do Campeonato Inglês, por exemplo, faria bastante sentido no Brasil.

Os clubes precisam ser mais transparentes e mais cobrados. Enquanto os dirigentes pagam R$ 500 mil para um jogador que está encostado, como Kléber Gladiador no Grêmio, ou contratam um jogador como Cristian por cerca de R$ 400 mil, como fez o Corinthians, será difícil que o negócio futebol seja lucrativo. Mas os dirigentes seguem fazendo loucuras. Corinthians e São Paulo disputam freneticamente a contratação de Dudu, que certamente custará mais caro do que vale, por um salário acima do que ele é capaz de oferecer em campo. É uma disputa que não tem vencedor. Porque se um jogador que não é decisivo para o clube ganha R$ 200 mil, R$ 300 mil, R$ 400 mil, porque o craque do time não pedirá R$ 600 mil? Se o São Paulo pagará R$ 350 mil a Wesley, que não tem jogado nada a tempos, quanto Ganso poderia pedir, tendo sido tão importante para o time? R$ 1 milhão? E aí a conta nunca vai fechar.

Enquanto os dirigentes acharem que o vai gerar receita para os clubes é o formato de disputa do Campeonato Brasileiro, seja ele de pontos corridos ou mata-mata, estaremos perdidos. A arrecadação aumentou mais de 300% nos últimos anos e as dívidas não diminuíram. Os contratos de TV aumentaram, mas os clubes continuam incompetentes, pagando salários cada vez mais altos, mesmo sem aumentar as receitas na mesma proporção. Há boas formas de se ganhar dinheiro e ter uma liga forte e de alto nível nos dois formatos. Mas será preciso uma gestão muito melhor do que a que temos hoje. E isso é o que estamos mais distante de ter.

Postado

Eu queria saber porque o Mata-mata favorece tanto as más administrações. Se um clube for organizado ele ganha em qualquer regulamento.

Postado

Cara, pega os 4 primeiros e faz um mata-mata para dar emoção e deu. Não vai prejudicar nada.

Postado

Quem não gosta de mata mata tem medo, só pode.

Pontos corridos é uma merda escrota pra caralho, termina o campeonato 4 rodadas antes, na última todo mundo entrega o jogo, não tem emoção nenhuma.

Mata mata é a coisa mais foda que tem, estádio completamente lotado por mandante e visitante, nego suando antes de começar o jogo de nervosismo. Melhor que isso só a volta da cerveja, haha.

Essa merda de tirar a cerveja é um dos bagulhos mais escrotos que já fizeram no futebol brasileiro. Por exemplo, quem mora no interior e costuma ir nos jogos dos times da cidade deve ter percebido que isso ajudou a matar o público dos times pequenos. Vou nos jogos do Santa Cruz-RS desde pequeno, o público diminuiu muito depois dessa lei aí, alemoada se juntava na Copa pra tomar cerveja e assistir o jogo de lá mesmo hahaha.

Postado

Cara, pega os 4 primeiros e faz um mata-mata para dar emoção e deu. Não vai prejudicar nada.

Nem tem data pra isso direito com as atuais 38 rodadas.

Postado

Nem tem data pra isso direito com as atuais 38 rodadas.

Não tem 2 datas livres?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...