Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Câmara decide divisão de dinheiro do futebol na TV

Vinicius Vaz / Gaúcho

Posts Recomendados

Postado

Tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados um projeto de lei que revê a distribuição dos recursos repassados ao times de futebol pela transmissão de jogos na televisão.

Pelo projeto de lei do deputado federal Raul Henry (PMDB-PE), 50% da receita serão divididos igualmente entre os times de futebol, 25% serão distribuídos de acordo com a classificação da equipe na última temporada do campeonato em questão e 25% serão repassados proporcionalmente à média do número de jogos transmitidos no ano anterior.

Desde 2012, os contratos entre clubes e emissoras de TV envolvendo transmissão de jogos como os do Campeonato Brasileiro são negociados livremente.

Os repasses da TV para os clubes dependem do desempenho e da fama dos times e do tamanho de suas torcidas, o que reflete em audiência nos jogos. Para o autor do projeto, o modelo atual beneficia times grandes, incentivando um ciclo vicioso.

Clubes como Corinthians, São Paulo, Flamengo e Palmeiras chegaram a ganhar cotas de mais de R$ 70 milhões cada, entre 2012 e 2015, com direitos de transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro.

Times menores, como Goiás, Coritiba, Vitória, e Bahia não bateram a casa dos R$ 35 milhões com direitos de transmissão.

http://outrocanal.blogfolha.uol.com.br/2014/12/13/camara-decide-divisao-de-dinheiro-do-futebol-na-tv/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

No link abaixo tem outra matéria, será que isso teria validade? E será que teria chances de passar? Pra mim seria DE LONGE, a divisão mais justa!!! E se isso acontecer pode inverter totalmente a lógica do futebol brasileiro e dar nova vida aos clubes nordestinos principalmente!! Outro clube que certamente seria MUITO BENEFICIADO COM ISSO seria o Goiás! Uma equipe que sem recursos já faz o que eles fazem, imagina com recursos!

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ESPORTES/479312-PROPOSTA-DETERMINA-QUE-CLUBES-ESPORTIVOS-DIVIDAM-IGUALMENTE-50-DA-COTA-DE-TV.html

• Respostas 73
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Mas a FIFA não proíbe intervenção estatal? Até concordo com a proposta, é um passo pra melhorar o nível do nosso campeonato, mas... tem essa.

Postado

Excelente, parece ser a forma mais justa mesmo. Vou dar uma lida no "pôjéto"

Postado

Acho que o estado não deveria interferir, independente dos valores estarem desequilibrados.

Os campeonatos de futebol e seus direitos de TV são assunto privado, não é como se o governo estivesse pagando estes valores ele mesmo.

Guest João Gilberto
Postado

Se virar lei, TEM que cumprir, não existe debate, nem choro, nem vela... espero que avance!

PROJETO

Postado

Mas a FIFA não proíbe intervenção estatal? Até concordo com a proposta, é um passo pra melhorar o nível do nosso campeonato, mas... tem essa.

Ela proibe intervenção politica na federação... isso eh outro assunto...

Acho que o estado não deveria interferir, independente dos valores estarem desequilibrados.

Os campeonatos de futebol e seus direitos de TV são assunto privado, não é como se o governo estivesse pagando estes valores ele mesmo.

Eu até concordaria...mas acredito que essa eh uma medida necessária pro bem do futebol brasileiro...

Tomara que a lei ande!!

Postado

Pois é. Ta bom de acabar com a autonomia privada logo. Nem mais um contrato uma pessoa pode fazer, o Estado que vai dizer como o contrato deve ser feito. Que beleza. É cada absurdo.

Postado

Pois é. Ta bom de acabar com a autonomia privada logo. Nem mais um contrato uma pessoa pode fazer, o Estado que vai dizer como o contrato deve ser feito. Que beleza. É cada absurdo.

É, é por estas e outras que o Brasil nunca vai conseguir ser um país desenvolvido...Intervenção estatal via de regra causa mais prejuízo que benefício.

Ela proibe intervenção politica na federação... isso eh outro assunto...

Eu até concordaria...mas acredito que essa eh uma medida necessária pro bem do futebol brasileiro...

Tomara que a lei ande!!

Não é função do Estado definir o que é o 'bem do futebol brasileiro', são os clubes que tem que decidir se estão satisfeitos com a situação atual ou não e trabalhar para mudar a situação.

Postado

Não é função do Estado definir o que é o 'bem do futebol brasileiro', são os clubes que tem que decidir se estão satisfeitos com a situação atual ou não e trabalhar para mudar a situação.

Não é função do Estado, mas não é só por ideologia. Mas também por corrupção. O problema é que os clubes também são corruptos!

Por isso que neguinho tem mais é que virar sócio-torcedor mesmo, pra acabar com as mamatas no voto.

Postado

Eu só fiquei curioso na parte que diz: "25% serão repassados proporcionalmente à média do número de jogos transmitidos no ano anterior."

Se for do que eu estou pensando, vai ter cada vez mais jogos de Corinthians e Flamengo na TV.

Mas de resto é bem bacana a ideia. Vamos ver o andamento.

Postado

Eu quero ver nego que é contra isso ai e não for corintiano ou flamenguista não chorar depois da próxima negociação dos contratos, quando esses dois clubes vão ganhar 50%, 60% a mais que qualquer outro clube.

O fato é que os clubes pequenos ganham muito pouco e existe uma divisão medonha na parte de cima e completamente irreal. Por enquanto, dá pra competir porque a ruindade da direção anterior do Flamengo deixou, mas o Corinthians já levantou caneco

Antes que digam que é mimimi e eu sou anti esse ou aquele time, eu sou totalmente contra esse campeonato virar um campeonato espanhol. A diferença do clube com mais e menos torcedores tem que aparecer no estádio e num estudo muito bem feito do PPV. De resto, tem que haver isonomia sim, senhor. E o pior é tu ver que vai ter 25% pra quem tiver mais jogos na TV quando todo ano passa pro sul, onde certamente teria mais audiência a dupla ou mesmo Cruzeiro e Atlético, só passa jogo do eixo (principalmente do Corinthians).

Dito tudo isso, pra mim o Estado não tem mérito nenhum pra regular um esporte que hoje é mais privatizado, impossível. Futebol hoje tá na mão de uma empresa corrupta e de clubes imbecis, que aceitam certas coisas que chegam a dar vergonha. Sonho ver algo parecido com o que aconteceu na PL. Só isso pra reerguer o futebol brasileiro.

Postado

Dito tudo isso, pra mim o Estado não tem mérito nenhum pra regular um esporte que hoje é mais privatizado, impossível. Futebol hoje tá na mão de uma empresa corrupta e de clubes imbecis, que aceitam certas coisas que chegam a dar vergonha. Sonho ver algo parecido com o que aconteceu na PL. Só isso pra reerguer o futebol brasileiro.

Essa prposta é mt similar a da PL...

Mas a diferença é que lá os clubes se uniram pra desenvolver a liga, aqui eles se afastaram, em uma manobra, pra agigantar 2 clubes...

E se essa lei passar, acabou, não tem chora, lei se cumpre... =]

Postado

Essa prposta é mt similar a da PL...

Mas a diferença é que lá os clubes se uniram pra desenvolver a liga, aqui eles se afastaram, em uma manobra, pra agigantar 2 clubes...

E se essa lei passar, acabou, não tem chora, lei se cumpre... =]

Então você está falando que os times se uniram em prol de se fuderem e Flamengo e Corinthians se darem bem ? haeuieahouiehuioea

Super de acordo com essa divisão, mas contra ela ser uma lei. Tem é que os times tomarem vergonha na cara e irem atrás dos seus direitos

Postado

Não, to dizendo que ele se afastaram, e essa manobra, articulada pelo Andrés, teve como consequencia o grande benefício a 2 clubes...

A legislação não tem como objetivo pautar a justiça? Acredito que é isso que querem fazer...simples assim =]

Postado

Não é manobra,é falta de competência mesmo. E má vontade de se unir com "adversários".

Postado

Aos Flamenguistas do tópico que são contra a "intervenção estatal no futebol": digam-me se foram contra a Lei Pelé por esse argumento banal seus? É uma lei diferente que tenta resguardar o direito do trabalhador, mas mesmo assim: não é uma intervenção estatal?

Eu prefiro que o estado seja mínimo, que intervenha no mercado somente em questões de saúde, educação, enfim, em geral para resguardar o direito do cidadão. Mas o estado enorme atual não faz isso. Não é o caso no Brasil, principalmente para o atual governo e o do Lula, extremamente aparelhado, tentando meter o bedelho em tudo. Portanto, sem julgar mérito de valor, é somente mais uma ação, que faz parte de uma filosofia governamental.

Eu já acho que o motivo é outro, não estão nem aí se o estado interfere ou não no futebol. Pouco se vê alguém se manifestando contra esse estado enorme, mas quando alguém tenta mexer no clube dos caras... hahahaha. Eu duvido que esses clubistas seriam contra se beneficiasse o time deles.

Postado

A questão é bem maior que intervenção é bom ou ruim, isso é um absurdo. Diferente do PMFL, não acho que toda intervenção estatal via de regra é ruim, mas você querer se meter em algo básico como um contrato de direitos de TV de clubes de futebol é muito perigoso. Seria a mesma cosia que invalidar um contrato de compra e venda sem sinais de fraude por discordar do preço e fazer uma lei fixando o preço em que deve ser vendido tal produto.

Aliás, essa porra não é completamente inconstitucional? Qual a mínima base legal pra querer interferir dessa maneira em acordos celebrados por partes privadas, de interesse unicamente delas, eu quero saber porque os direitos de TV dos clubes de futebol são de interesse público. Aliás, ele tem a justificativa:

O futebol, no Brasil, é mais que um mero esporte. É patrimônio cultural do povo. Depois da língua portuguesa, é o principal traço da identidade nacional. Por isso, merece uma regulação justa, equilibrada, que garanta o princípio da competitividade e, ao mesmo tempo, do mérito esportivo e da representatividade das torcidas. Além disso, essa proposta se justifica pelo caráter de concessão pública que têm as transmissões de TV no país. Por tudo isso, esse é um assunto de inquestionável interesse público.

Alguém realmente concorda com isso, com essa piada?

Postado

A ideia do projeto não é ruim, mas a intervenção do estado que fode tudo

Agora esses 25% dos direitos repartidos pela quantidade de transmissões, não vai dar elas por elas, pq corinthians e flamengo vão continuar recebendo mais que os outros

Postado

Vou manifestar minha utópica opinião sobre o assunto.

Na minha opinião, a primeira coisa que deveria acontecer seria a criação de uma liga de clubes, independente da CBF, que cuidaria somente da logística da coisa. Os negócios passariam ao largo da Confederação.

Com a fundação da liga, viria a segunda atitude, que é ACABAR COM O MONOPÓLIO da TV. Eu dividiria os direitos de transmissão em blocos de times, com base na classificação do ano anterior:

BLOCO A:
Cruzeiro
São Paulo
Internacional

Corinthians

BLOCO B:
Galo

Fluminense

Grêmio

Atlético-PR

...

BLOCO E:
Joinville
Ponte
Vasco
Avaí

5 blocos de 4, totalizando 20 clubes. Cada TV só pode comprar um bloco, e cada bloco dá direito (à TV que o adquirir) à transmissão de, somente, 10 jogos de cada time que compõe o bloco. Digamos, por exemplo, que a Globo compre o Bloco A. Só vai poder transmitir 10 jogos do Corinthians no campeonato 2015. Os demais jogos serão distribuídos para os times de seu bloco. Dessa forma, a Globo pode transmitir 38 jogos no campeonato (descartando dois que sejam de seu interesse).

A mesma regra valeria para quem adquirir os direitos dos blocos de baixo.

OBJEÇÕES:

1. "Ah, mas o dinheiro continuará sendo mal distribuído."

Não, não vai. A distribuição da grana estaria diretamente atrelada à performance no ano anterior, e não na subjetividade de torcida.

2. "Ah, mas se Corinthians terminar em quinto e Flamengo em sexto, a Globo vai querer comprar o Bloco B."

Vai querer, sim. Mas o valor seria fixo - e não com base em leilão, que estimularia a concentração de renda. Desta forma, supondo que o valor dos blocos fosse:

A = R$ 80 Milhões
B = R$ 60 Milhões
C = R$ 40 Milhões
D = R$ 20 Milhões
E = R$ 10 Milhões

Assim, caso a Globo apresente proposta de comprar o Bloco B e o SBT, também, haveria o que é justo acontecer: um sorteio. Se a Globo pegasse o B, estaria automaticamente impedida de pegar outro.

3. "Ah, mas pode acontecer de a Globo escolher transmitir, numa rodada, São Paulo (bloco A) x Joinville (bloco E). Como fica quem comprou o Bloco E?"

Escolhe outro jogo para transmitir, dos 3 que sobraram. A preferência é de quem paga mais.

4. "Ah, os blocos de cima pegaram todos os jogos dos times do meu bloco nessa rodada!"

A dona do Bloco E teria direito de escolher entre QUALQUER JOGO DE QUALQUER TIME NAQUELA RODADA, expediente que pode ser usado sempre que tomar esse prejuízo.

...

Ou seja, teríamos um sistema baseado em MERITOCRACIA, e não em subjetividades. Teríamos jogos de todos os times, em vários canais, sem esse monopólio absurdo que corrói o futebol brasileiro como um todo.

O problema é o monopólio (e o dinheiro decorrente dele, compreendam isso)! E não é ação estatal alguma que vai resolver essa merda, pelo contrário vai é piorar!

Postado

Mano vcs tao ficando maluco velho. Por mais injusta que a divisao atual seja, ter uma intervencao estatal em como a Globo tem que dividir seu dinhero é ABSURDO.

Postado

E já que é pra garantir a paridade, vamos tirar o Ricardo Goulart do Cruzeiro, porque ele junto com o Everton Ribeiro é sacanagem. Esse time do Cruzeiro bem montadinho do jeito que tá prejudica a paridade no campeonato, botem ele no Joinville.

Postado

Eu não defendi intervenção estatal. Só que a Globo não pode ser dona do futebol no Brasil. E doido é quem pensa diferente disso.

Postado

E já que é pra garantir a paridade, vamos tirar o Ricardo Goulart do Cruzeiro, porque ele junto com o Everton Ribeiro é sacanagem. Esse time do Cruzeiro bem montadinho do jeito que tá prejudica a paridade no campeonato, botem ele no Joinville.

Pick 1 do draft! rsrs

Postado

Com uma distribuição mais equilibrada nas cotas, talvez o Joinvile tenha condições de fazer essa contratação caso queira...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...