Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Vice-Presidente
Postado

pingosnosis.jpg

Introdução

O FManager Brasil trará na série "Botando os pingos nos is" uma quantidade enorme de dissecação dos diversos aspectos do FM, do macromanagement, como construção de tática, administração de elenco, lidar com a psicologia do jogo passando pelo micromanagement, como modificar as instruções ao seu favor, coletivas de imprensa e muitos outros detalhes que sejam vitais para um melhor entendimento do jogo e sua dinâmica.

Inicialmente iremos fazer uma passagem pelas instruções de equipe, depois passaremos para as instruções individuais. Iremos dividir em partes toda a análise das instruções, para que tudo possa ficar claro e fácil de ser absorvido.

Para iniciar a série, iremos falar das instruções de passe.

Rápido e Direto - A Ligação direta

A descrição em nosso idioma do FM para essa instrução é: "Diz aos jogadores para levarem a bola para o ataque com urgência". Isso faz você pensar que eles vão sair tocando a bola em disparada e sair todo mundo correndo para a frente, mas não é bem assim que funciona.

Essa instrução imita a famosa e famigerada Ligação Direta, que é quando a defesa tenta ligar diretamente com o ataque todas as jogadas ofensivas da equipe. Essa instrução busca esquecer que existe um meio-campo e geralmente é usada para as horas de desespero, porque você está buscando velocidade e objetividade. Mas dentro de campo não é assim que essa instrução funciona, o que vai acontecer é que seus zagueiros vão armar o jogo, ou seja, se sua defesa recupera a bola, dá-lhe bicão para a frente em busca de algum atacante.

Nos últimos anos, o Atlético-MG foi campeão da Libertadores usando esse estilo de jogo dentro de seu estádio, o Independência. Como é um gramado curto, os zagueiros da equipe batiam a bola para frente, o centroavante fixo, no caso o Jô, ajeitava a bola para quem chegasse de trás e a equipe chegava rapidamente a área adversária, aproveitando totalmente do mando de campo.

Esse estilo de jogo é recomendado para quem está recuado e precisando de um milagre lá no ataque. Um exemplo, você está com aquele time da 5ª divisão inglesa e te sorteiam para jogar com o Chelsea na Copa da Inglaterra. Seu primeiro instinto é botar todo mundo perto da área e rezar por um milagre lá na frente. E é geralmente assim que a maioria das equipes que utilizam da ligação direta fazem, o caso do Atlético-MG é uma das raras exceções de que essa instrução fosse para buscar o ataque e acuar o adversário.

Ou seja, tá precisando segurar um resultado em determinado jogo ou quer evitar um massacre e rezar por um milagre, esse é o caminho.

Mais passes diretos - La Décima

Essa instrução é descrita da seguinte maneira: "Incentiva os jogadores a adotarem um estilo de jogo baseado em transições ofensivas mais rápidas, com a bola correndo longas distâncias mais rapidamente".

Isso significa que a equipe usará passes rápidos e de média a longa distância para a criação de tática. É recomendada para jogadores sem paciência ou que querem uma definição rápida da jogada. Já que quem estiver com a bola vai ignorar, teoricamente, qualquer jogador que estiver ao seu lado e sempre vai buscar quem estiver livre a frente.

As pessoas tendem a confundir essa instrução com a ligação direta, não é o caso, já que não vai ser sua equipe que vai armar o jogo. Basicamente, essa instrução serve para favorecer quem usa esquemas baseados no 4-4-2 britânico, ou seja, quem utiliza-se da velocidades de seus pontas para aumentar a infiltração no campo adversário. O que vai acontecer é que seu zagueiro vai pegar a bola, ao invés de tocar para um zagueiro ou volante, ou outro jogador que estiver na sua frente, ele vai olhar para a frente e tentar descolar um passe para que algum jogador possa iniciar uma descida rápida para o ataque.

Neste ano, o Real Madrid destroçou o Bayern de Munique na Champions League com esse estilo de jogo. Eram poucos toques na bola até ela chegar em jogadores que tivessem condições de arrancar em direção ao jogo e criar uma jogada de perigo.

É falsamente associada com a qualidade de passes dos jogadores, que interfere em qualquer das instruções que você usar, um jogador com péssimo passe pode errar de passes curtos até passes longos.

É ideal para quem tem pontas rápidos e perigosos ou não quer uma estrutura de armação baseada em um único jogador ou na paciência do Tiki-Taka, costuma ser a instrução ideal para quem joga nos contra-ataques, já que a equipe adversária deixará bastante espaços.

Passes mais curtos - O Tiki-Taka

A descrição da instrução no jogo é: "pede aos jogadores que adotem um estilo de mais toques e maior controle de bola"

Ou seja, vamos ter calma, vamos ter paciência, que de toque em toque chegamos até a área adversária e evitamos que os jogadores tenham a bola e possam nos oferecer perigo.

Paciência, bola de um lado para o outro, sem pressa de chutar ao gol. Esse é o comportamento que sua equipe vai adotar com essa instrução, imitando o tiki-taka consagrado pelo Barcelona e pela Espanha.

É uma instrução que não tem segredo nem mistério, já que todo mundo associa ela ao estilo de jogo das equipes mencionadas acima. É ideal para quem tem defesas fracas e não tem pressa para definir um jogo, já que ela busca sempre abrir espaços em detrimento de definir as jogadas.

Nota: A intenção é realmente que sejam pequenos textos que deem uma breve ideia de como funciona na vida real e no jogo, para que você seja capaz de aplicar esses estilos de jogo dentro da sua equipe.

Nessa primeira edição falamos de como sua equipe toca a bola em essência, no próximo tópico vamos discutir o que sua equipe faz quando tem a bola em seus pés. Vamos falar de Manter a Posse da Bola, Passar à Frente, Levar a Bola até a Área, Jogar a Partir da Defesa, Chuveirinho, Chutar na Primeira Oportunidade.

Postado

Parabéns pelo texto, muito bom mesmo.

Postado

Valeu pelo texto, como a tradução do jogo é um pouco falha, não dá pra entender direito, deu pra dar uma esclarecida. (:

Postado

Meus parabéns pelo belíssimo texto. Deveras esclarecedor.

Postado

Bacana, muito bom texto esclareceu algumas dúvidas...

Postado

Muito bom, ótimo esclarecimentos de fato. Eu só joguei em divisões inferiores por enquanto, sempre usando o "rápido e direto". (sem me dar conta que era de fato a famosa ligaçao direta). Assisto apenas os momentos "chave" dos jogos, e acreditava que o excesso de chutões era apenas por excesso de ruindade dos defensores, mas agora estou vendo que não era bem assim.

Postado

Muito bom! Eu confundia as duas primeiras opções.

Eu gosto mais de passes curtos. Não pelo tiki-taka, mas penso que mantendo a posse de bola (uma instrução que vejo muito associada a esse tipo de passe), por si só já diminui as chances do adversário. Na minha concepção, jogadores de divisões mais baixas precisam ter mais calma pra criar uma chance decente, com boas chances de gols. Mas talvez pontas imprevisíveis e um atacante esperto possam fazer um bom estrago com passes diretos.

Aguardo por saber mais dos passes em instruções individuais. Pensando agora, superficialmente, talvez um falso nove seja bom estar associado a passes mais curtos para quem tá chegando de trás e um atacante recuado pode causar algum estrago com passes mais diretos, não sei...

Postado (editado)

Acompanhando desde de já e esperando as explicações para duas instruções que não intendo direito até hoje "Enfrentar Defesa " e "Procurar Sobreposições"

Editado por Noubys
Postado

Acompanhando desde de já e esperando as explicações para duas instruções que não intendo direto até hoje "Enfrentar Defesa " e "Procurar Sobreposições"

Rasteiramente falando:

Enfrentar defesa pede pros caras preferencialmente optarem pelo drible pra vencer a defesa adversária (é bom para provocar bola parada a favor do seu time tb).

Procurar sobreposições (uma das minha favoritas) pede para o jogador que está sem a bola, preferencialmente passe correndo pelo espaço vazio deixado a frente da linha da bola, afim de dar opção de passe mais avançado ao jogador que está com a bola.

Postado

Rasteiramente falando:

Enfrentar defesa pede pros caras preferencialmente optarem pelo drible pra vencer a defesa adversária (é bom para provocar bola parada a favor do seu time tb).

Procurar sobreposições (uma das minha favoritas) pede para o jogador que está sem a bola, preferencialmente passe correndo pelo espaço vazio deixado a frente da linha da bola, afim de dar opção de passe mais avançado ao jogador que está com a bola.

Nossa! Nunca tinha parado pra pensar que forçar o drible poderia ajudar provocando bolas paradas. :heh:

É uma boa observação. Eu gostava da opção apenas por pensar que o drible pode colocar um pouco de imprevisibilidade nas jogadas ofensivas.

Procurar sobreposições é interessante, mas não gosto tanto. Geralmente quem passa é o lateral, e o ponta fica segurando a bola. É uma boa para quem quer laterais e alas ajudando no ataque. Especialmente se forem melhores nos cruzamentos do que os pontas. Porém deixa a defesa mais desguarnecida, eu penso.

• Vice-Presidente
Postado

Rasteiramente falando:

Essa instrução só serve para jogadores laterais. Ou seja, você quer que seu lateral ultrapasse seu meia, você usa ela. Pelo menos, praticamente é assim.

Postado

Essa instrução só serve para jogadores laterais. Ou seja, você quer que seu lateral ultrapasse seu meia, você usa ela. Pelo menos, praticamente é assim.

Na pressa não especifiquei, mas é isso sim. Valeu Henrique.

Postado (editado)

Rasteiramente falando:

Estava usando as duas instruções de modo totalmente erradas,achava que esse enfrentar defesa seria algo como pedir para os jogadores avançarem mais no campo do time adversário e a própria explicação da instrução no jogo induz a pensar isso

Alias valeu pela explicação

Editado por Noubys
Postado

Eu adoto um sistema de passes curtos, manter a posse, linha defensiva avançada e desarme agressivo e estou tendo ótimos resultados, porém continuo sendo inferior na posse de bola, eu realmente não sei como está dando tão certo, o que pode ser?

Postado

Eu adoto um sistema de passes curtos, manter a posse, linha defensiva avançada e desarme agressivo e estou tendo ótimos resultados, porém continuo sendo inferior na posse de bola, eu realmente não sei como está dando tão certo, o que pode ser?

Seu time pode não ter qualidade suficiente para mantê-la. Você pode diminuir a temporização, a expressividade ou mesmo alterar a fluidez da equipe como forma de tentar reverter essa situação.

Começar a "jogar a partir da defesa" é uma instrução que sempre acabo por adotar nesse estilo, uma vez que seu time começa a tocar desde o goleiro. Mas talvez ela desacelere o processo até o gol. Então seria bom aumentar a temporização.

Outra opção seria trabalhar a bola na área pra segurar a bola lá na frente e trocar mais passes. Mas tem q ver se vai valer a pena manter a posse, acuar o time adversário e forçá-los a jogar no contra-ataque com essa sua defesa alta.

• 2 semanas atrás...
Postado (editado)

Show de bola, Henrique M.,

Os textos do jogo nunca são claros e sempre criam confusão na cabeça da galera. Eu já tinha uma noção melhor porque já lí uns materiais teóricos na época do FM14, mas gostei do seu modelo de apresentação, utilizando uns exemplos reais, ajuda a esclarecer ainda mais, parabéns!

Eu tenho dificuldade em perceber o efeito destas escolhas de passes (e demais configurações) no jogo. Mesmo sempre assistindo os jogos no modo completo e numa velocidade legal. Até já tentei utilizar as outras opções e observar, mas na maioria das vezes resulta em passes errados e eu volto pra minha "bola de segurança", que são os passes curtos.

Talvez me falte paciência pra esperar resultados mais concretos ou não esteja armando corretamente a estratégia, pois acredito que as configurações são vinculadas e precisam ser combinadas corretamente para funcionarem, por exemplo: jogar com passes curtos combina com manter formação mais fechada, caso contrários os passes serão interceptados pelo adversário e tal...

Acredito também que alguns outros fatores influenciem, como atributos dos jogadores, familiaridade com a tática e instruções, estilo de jogo do adversário, momento do jogo, etc. Enfim, essas coisas que fazem do FM um jogo complexo e fascinante.

Mas minha dúvida é a seguinte: ao não optar por nenhum estilo de passe específico, o que acontece?? Estilo de passe misto? Fica por conta do estilo de passe preferido de cada jogador? O armador define o ritmo? Devemos sempre optar por um estilo ou deixar em "branco" também é uma opção estratégica?

Como eu já disse, costumo jogar com passes curtos e levar a bola até a área, mas em algumas situações em que não conseguia marcar o gol, optei por deixar em branco e consegui vencer a partida com base na "decisão dos jogadores".

Valeu!

Editado por Jorudess
Postado (editado)

Buenas, aproveitando a excelente proposta de debate deixo outra questão para discutirmos, nos exemplos citados, usam rigidez ou fluidez?

Arrisco a opinar que tanto Real como Barça são Fluidos ou Muito Fluidos.

Essa questão está diretamente ligada ao estilo de passes, concordam?

Jorudess, aqui estou sempre tentando ter uma tática standard, sem opções, até familiarizar completamente, depois vou mudando sem muita loucura, até Pq o entrosamento nesse FM é fundamental.

Editado por Uhtred
  • Perissé destacou este tópico

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...