Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

E aí pessoal,

Dia desses alguém linkou este texto e pediu que fosse traduzido.

Achei muito interessante, apesar de discordar de diversos pequenos pontos do texto do autor, pois conflitam com algumas convicções que tenho.

Me fez recordar e rever alguns conceitos então achei muito válido repassar para todos.

Espero que aproveitem.

=-=-=

Guia tático do FM 2015 : Como criar uma tática

Por Darren Smith

Olá pessoal. Este Guia Tático do FM 2015 foi criado para ensiná-los como criar uma tática no FM 2015.

O FM15 introduziu novidades que farão com que tenhamos que readaptar a forma como fazemos e abordamos as táticas. Temos agora mais detalhes sobre a adequação do jogador nas posições, o posicionamento está representado graficamente de forma melhor e temos agora uma maneira totalmente nova para escolher o jogador certo para o papel certo. Esse último é algo alertado por Miles Jacobson da Sports Interactive há anos.

Como mencionado, a SI deu uma ênfase muito maior a adequação dos jogadores neste FM15, o que me leva a acreditar que finalmente teremos que definir os nossos sistemas de jogo em torno de nossos jogadores.

Minhas 7 dicas principais

1 - Dê uma boa olhada na sua equipe antes de pensar no formato da sua tática ou no estilo de jogo. Apenas comece a criar quando você tiver um sentimento geral de onde estão as suas forças e fraquezas.

2 - Uma vez que você tenha certeza dos seus pontos fortes, coloque os jogadores chave em suas posições e escolha os papéis que melhor lhes couber. Agora crie sua tática ao redor dessa base.

3 - Se você gosta de usar um papel em especial, mas não tem um jogador adequado, evite a tentação e altere a função para algo que irá atender a sua tática e os jogadores à sua disposição.

4 - Criar uma boa tática é um ato de equilíbrio. Encontrar o equilíbrio certo entre a forma e funções, ter muitas lacunas e pouca conexão entre as posições farão com que o seu sistema desmorone.

5 - Defina a formação e os papéis dos jogadores antes de definir as "instruções da equipe”, “filosofia" e "mentalidade". É mais fácil para definir estes últimos quando você já tem uma formação bem definida.

6 - Limite as “instruções individuais do jogador”. Elas só irão desfazer a configuração padrão do papel que você escolheu anteriormente. Apenas ajuste ou adicione “instruções individuais” se você visualizar problemas com a sua tática no Match Engine que possam ser resolvido com essa alteração.

7 - Sempre esteja preparado para alterar o sistema e a forma de jogar. Nunca seja demasiado teimoso. Se seu melhor jogador está lesionado e a tática gira em torno dele para criar oportunidades, são grandes as chances de que o seu substituto não consiga fazer o mesmo trabalho, então todo o seu sistema irá desmoronar.

Utilizando suas forças

Colocar uma peça de um quebra cabeças é fácil, mas encontrar as peças certas para caber ao redor dela é onde começa o desafio.

Olhe através de seu plantel e localize quais são seus jogadores-chave. Uma vez que tenha identificado o melhor jogador do seu time, coloque-o em sua melhor posição e atribua-lhe o papel mais adequado como eu fiz abaixo. Para isso vamos usar Roma como um exemplo.

Eu selecionei Ljajic , De Rossi e Pjanic como meus principais pontos fortes. Ljajic é melhor como AML e Atacante Interior. De Rossi prefere jogar como DMC e com o papel de Recuperador de Bolas enquanto Pjanic se sente melhor atuando de MC e Armador Avançado.

FM-2015-tactics-guide-roma-stars-in-role

Encontrando o equilíbrio

Eu estou limitado de atacantes e prefiro um finalizador isolado sendo assim decidi colocar Destro no comando de ataque com o seu papel preferido de Atacante Avançado. Como nós já temos um AML e eu prefiro sistemas simétricos, colocar um AMR é plausível. Nós temos duas opções muito fortes para a posição, Gervinho e Iturbe. Gervinho prefere o papel de Ponta, o que faria para uma agradável mistura com o meu Atacante Interior pela ala oposta.

FM-2015-tactics-guide-front-3.png

Eu tenho um MC com uma função ofensiva, por isso preciso de alguém ao lado com capacidade de equilibrar as coisas. Todos os meus MCs restantes têm atributos para fazer um pouco de cada, atacar e defender, sendo assim decidi escolher um homem genérico com papel de Área a Área com a função de apoiar.

Agora sinto aquela sensação de que algo está faltando no meio-campo. Alguém que realmente possa tomar conta da bola e movê-la ao redor. E para isso a minha única opção é ajustar De Rossi de seu melhor papel de Recuperador de Bolas para o seu segundo melhor Armador Móvel. O Armador Móvel vai fazer de tudo, oferecer uma saída de bola para a defesa, opção de passe curto no meio-campo, quebrar os avanços adversários e também avançar com a bola, sendo o elo perfeito que nos falta entre a defesa e o ataque.

FM-2015-tactics-guide-middle-3.png

Agora a opção que me restou foi formar a linha defensiva com quatro jogadores. Eu sinto que meus pontas precisam de um pouco de apoio, mas também estou com receio de ter muitos jogadores pensando ofensivamente, sendo assim escolhi DR / DL como Laterais com a função de apoiar. E por fim, eu sempre tendo a escolher zagueiros centrais a menos que minhas opções de seleção estejam muito limitadas.

Dica - Sistemas com pouca largura poderiam utilizar Alas se você quiser bombardear o adversário com um grande apoio da sua intermediária ofensiva pra frente.

Isso é o que eu quero dizer com encontrar o equilíbrio. Tive que fazer isso no meio-campo para aproveitar o meu melhor MC que tem características ofensivas colocando outros dois jogadores em papéis secundários que são cautelosos com suas funções defensivas, sendo que um deles está plantado na frente da defesa como um escudo.

Você não poderá ter todos os jogadores em campo em uma posição perfeita e papel perfeito, isso raramente vai acontecer. Você só precisa saber identificar onde você pode fazer sacrifícios. Peça por peça, você deve visualizar a imagem tática e em cima dela começar a definir e ajustar, fazendo pequenas mudanças nas funções e deveres, tendo as vezes que voltar atrás em algumas escolhas a fim de manter um equilíbrio ao seu sistema.

Abaixo está a formação que montamos seguindo esta abordagem de estruturação.

FM-2015-tactics-guide-roma-formation.png

Dica - Você pode facilmente comparar todos os jogadores disponíveis para o papel designado, clicando ao lado do jogador atual em sua tática, como demonstrado abaixo .

FM-2015-tactics-guide-player-role-comp-c

Será exibida uma tela como a abaixo. Eu destaquei as barras circulares, onde a estrela no meio é colorida de forma a indicar o quão confortável cada jogador estaria na posição selecionada. Verde vibrante é considerado natural, em seguida a verde mais escura para efetivo, etc. O quanto a barra circular estiver preenchida ao redor da estrela demonstra o quanto o jogador selecionado está confortável na referida função. Seguindo essa lógica, para a defesa central meu melhor jogador é Alderweireld. Isto poderá ser muito útil se você não está familiarizado com a equipe e os jogadores.

FM-2015-tactics-guide-player-role-comp-8

Escolhendo instruções, mentalidade e filosofia

A sua nova tática e os jogadores dentro dela já devem clamar por um determinado conjunto de instruções. Utilize estas instruções para melhorar a sua formação, funções e pontos fortes.

Por exemplo, se você tem uma formação apertada com muitas conexões e uma equipe com boa técnica e habilidade, você pode querer manter a posse e finalizar de dentro da área. Da mesma forma, se você tem grandes lacunas no campo e um forte jogador alvo na frente que você pode querer usar o passe direto.

Sua formação afetará qual linha defensiva você deve definir. Se você tem um monte de jogadores da intermediária para frente e nenhum apoio para a sua defesa (lacuna entre defesa e ataque) você pode optar por adiantar mais a linha defensiva para fechar esse espaçamento entre defesa e ataque, porém com defensores lentos esta instrução pode ser desastrosa. Então de repente você tem que fazer uma escolha.

O que estou dizendo é que tudo parte de lógica e bom senso. Você precisa sentar e pesar todas as questões que envolvem os prós e contras da sua equipe em relação ao seu sistema até que você consiga determinar um equilíbrio perfeito para sua equipe.

Cada configuração causará uma onda através de sua tática. E precisam ser positivas e se moverem na mesma direção. Eu particularmente vejo as instruções da equipe em duas partes. Inicialmente existem opções que eu tenho que escolher, pois definem o meu estilo de jogo e geralmente consistem em escolher entre duas instruções, como podem ver abaixo:

FM-2015-tactics-guide-instructions.png

Assim defini a minha rota de ataque, meu estilo de passe e o ritmo em que quero jogar . Uma vez que eu tenha escolhido entre estas instruções vou então refinar meu estilo com instruções adicionais. Eu sinto que o resto pode ser deixado para o padrão. Você não precisa subir ou descer as linhas. Você pode apenas manter uma linha padrão, a menos que a formação ou seus jogadores ditem o contrário. O mesmo vale para pressionar o adversário, ser expressivo, etc. Abaixo estão as instruções que escolhi para a Roma, de forma que elas possam complementar a minha formação, papéis e jogadores.

FM-2015-tactics-guide-Roma-instructions.

Para mim, a "mentalidade" deve ser alterada com base no seu oponente. Como você irá fazer isso varia de sistema para sistema, mas com Roma eu utilizo o controle para jogos em casa fáceis e contra ataque para os jogos fora e jogos em casa muito difíceis. Mudar a mentalidade durante todo o jogo pode ser vital também. Sair na frente no placar pode justificar maior rigor e menos ambição, mas sair atrás no marcador ou perseguir um resultado exige uma reação mais agressiva. O quão agressivo você será irá variar pelo relógio. Acredito definir a estratégia correta e saber quando escolhê-la tornou-se muito, muito importante.

Por fim a filosofia é o quão livre os seus jogadores estão para sair do sistema. Você deve avaliar uma série de variáveis ​​antes de decidir qual escolher, como o quão imprevisível você quer ser, o quão organizado você quer ser e qual é a capacidade mental dos seus jogadores para tomar decisões por si só.

Instruções de jogador

Instruções do jogador pode ser o seu pior inimigo. Se forem colocadas muitas instruções, elas poderão mascarar possíveis problemas, tornando-se difícil atribuir a culpa quando você assistir o Match Engine.

Dica - Deixe instruções do jogador vazias para os dois ou três primeiros jogos. Não vai demorar muito tempo para ver falhas táticas ao assistir o Match Engine mesmo nos modos amplo ou estendido, no mínimo.

Quando o jogador chuta frequentemente de longa distância, quando vai pra marcação com muita força, quando está mal posicionado ou quando há muitos erros de passe são exemplos de quando é possível utilizar instruções individuais. Você pode observar também que nenhum jogador está tentando aquele passe final mais arriscado ou que estão optando por um jogo de passes muito seguro. Se você não quer que toda a equipe passe a tentar passes diretos, então o ideal é você escolher seus jogadores mais técnicos para tentar o passe direto e passes mais arriscados, escolhendo essa opção na instrução individual.

Se nada mudar, nada muda

Uma das minhas frases favoritas, se nada mudar, nada muda . Só porque você ganhou cinco jogos consecutivos e está se sentindo como um Guardiola, não significa que a tática não pode dar errado numa próxima vez. Talvez você tenha ido contra os adversários "certos" para o seu sistema e agora o "errado" está esperando por você logo na esquina.

Esteja sempre vigilante e verifique a formação do adversário, tentando detectar padrões em suas derrotas, marcá-los em um livro e tentar encontrar a razão para os erros. Pobres performances individuais podem ser o resultado de conversas ruins com o time. Por meio de análise você pode encontrar uma fraqueza em seu sistema contra equipes e sistemas em particulares.

A alteração mais importante pode ser resultado de uma lesão, suspensão ou fadiga. Se estas situações baterem em uma ou duas das suas estrelas principais você pode voltar à estaca zero. Lembre-se no início deste post que nós criamos o sistema em torno dessas estrelas principais, portanto, se eles estão faltando você deve avaliar se a tática ainda funciona ou então criar outra ou ainda ajustar a existente para se adequar. Aqui está um exemplo do meu jogo com a Roma:

Depois de uma boa sequência, sofri lesões de todos os meus três jogadores estrela, Ljajic, De Rossi e Pjanic . Enquanto as áreas centrais são facilmente cobertas pelos suplentes, eu também perdi Iturbe e Gervinho devido à fadiga e lesões. Meu sistema depende fortemente de jogadores abertos que produzem as oportunidades e minhas opções se reduziram ao Emanuelson, que eu não vejo como uma grande ameaça à meta rival. Com pouca opção me vi obrigado a mudar o meu foco e tive que ajustar tudo novamente.

Eu decidi que com os jogadores importantes de fora eu tinha que ser mais compacto e compensar a falta de qualidade com três zagueiros na parte de trás para nos galvanizar defensivamente. Dois alas trabalhando ofensivamente poderão nos fornecer a amplitude necessária. Depois utilizei um trio no meio campo, onde dois deles jogam mais adiantados. Destro manteve-se como Atacante Avançado, enquanto Totti ficou como Falso 9 para puxar a marcação dos zagueiros para a zona vazia do espaço do AM. Abaixo é a tática com algumas alterações de jogadores e de papéis relevantes.

Observe que os alas não estão confortáveis na posição em relação ao time, mas não tenho opções melhores para essas posições mais abertas.

Então como Instrução de Equipe pedi que se explore o meio para compensar o desentrosamento nas laterais.

FM-2015-tactics-guide-roma-formation-2.p

Isso levou a um desempenho muito apertado em que bati o Chievo em dois lances de contra ataque para vencer por 2-0 fora de casa. Não tenho dúvida de que o uso de jogadores de segunda classe em minha tática preferida não teria me dado um resultado satisfatório. As laterais não funcionariam de forma eficiente e a posse de bola seria perdida facilmente para o adversário.

Bem isso é tudo por agora, obrigado pela leitura. Lembre-se este é apenas como eu crio táticas, não estou afirmando ser um guru ou saber tudo que há para saber.

Postado

Li esse tutorial na Football Manager Story e poxa, eu fico feliz que alguém se dispôs a traduzir para o pessoal que não manja de inglês.

Parabéns pela iniciativa, Toggy!!!

Postado

Muito boa a iniciativa!

Tinha lido o tópico que você disse que traduziria e não tinha botado muita fé, ficou muito bom!

Só por curiosidade, quais pequenos pontos você discorda com o autor do artigo Toggy?

Postado

Muito boa a iniciativa!

Tinha lido o tópico que você disse que traduziria e não tinha botado muita fé, ficou muito bom!

Só por curiosidade, quais pequenos pontos você discorda com o autor do artigo Toggy?

Bom, um dos pontos é que eu não sou muito adepto da utilização das funções como unidades fixas.

Por exemplo, o autor utilizou na primeira tática a opção de "Atacar" no MAC, pontas e atacante.

Eu utilizo isso somente em caso de extrema necessidade de marcar um gol, mesmo assim correndo um risco enorme de tomar um gol porque abro mão de ter um pouco de combate na linha intermediária e saída de bola da defesa adversária.

Normalmente utilizo os pontas como apoiar para que eles subam mas também voltem para auxiliar na defesa.

Costumo ir alterando isso manualmente conforme o andar do jogo, lado do campo que me parece mais exposto ou por onde vejo melhores oportunidades de atacar, como quando identifico um jogador adversário que está errando muitos desarmes, por exemplo.

Postado

Muito bom!

Eu me lembro lá nos primórdios do FM 05 e outros dessa época em que o raciocínio lógico era:

Cara ruim/zagueiros pernetas e afins = passes diretos

Caras bons = passes curtos

O pensamento era, se o cara não tem qualidade, chuta pra longe de uma vez.

Hoje já pensamos o contrário: se o cara é ruim, melhor tocar pra quem tá perto, mais difícil de errar. E quem é bom pode dar passe longo, arriscar mais que tem mais chance de acertar hahaha. A mentalidade tática do pessoal também se aprimorou com o jogo.

Postado

[...]

Hoje já pensamos o contrário: se o cara é ruim, melhor tocar pra quem tá perto, mais difícil de errar. E quem é bom pode dar passe longo, arriscar mais que tem mais chance de acertar hahaha. A mentalidade tática do pessoal também se aprimorou com o jogo.

:lol2:

Nunca tinha parado pra pensar nisso, mas é a mais pura verdade. Viemos evoluindo junto com o FM tb.

Postado

Valeu Toggy, foi eu quem pediu para alguma boa alma traduzir, obrigado pela iniciativa. E importante saber do que vc discorda do texto, tudo ajuda a galera a conhecer mais do jogo.

Postado

Valeu Toggy, foi eu quem pediu para alguma boa alma traduzir, obrigado pela iniciativa. E importante saber do que vc discorda do texto, tudo ajuda a galera a conhecer mais do jogo.

Eu que agradeço. Gosto muito desse tipo de material.

Aliás, vi outro produzido pela mesma pessoa sobre os gritos à beira do campo que achei interessante e já estou trabalhando nele.

Em breve tô liberando ele por aqui.

Postado

Muito bom realmente, hoje começo a jogar o FM 2015 e espero me acertar na parte tactica.

  • Vice-Presidente
Postado

É um excelente guia e eu já fazia isso tem muito tempo, mas eu acho esse processo dele pouco dinâmico. Não sei porque é em forma de tutorial ou se é impressão minha. E acho que ficaria melhor se ele tivesse feito uma abordagem junto com a administração do elenco, ele basicamente deu a sorte de mudar a tática por causa disso e vencer, já que sabemos o tanto que o time fica ruim hoje em dia numa tática não treinada no jogo.

Postado

Excelente tópico!

Amanhã estou comprando o FM 15 na Steam, não vejo a hora! HAHAHAHA

Postado

Muito bom!

Eu me lembro lá nos primórdios do FM 05 e outros dessa época em que o raciocínio lógico era:

Cara ruim/zagueiros pernetas e afins = passes diretos

Caras bons = passes curtos

O pensamento era, se o cara não tem qualidade, chuta pra longe de uma vez.

Hoje já pensamos o contrário: se o cara é ruim, melhor tocar pra quem tá perto, mais difícil de errar. E quem é bom pode dar passe longo, arriscar mais que tem mais chance de acertar hahaha. A mentalidade tática do pessoal também se aprimorou com o jogo.

:lol2:

Nunca tinha parado pra pensar nisso, mas é a mais pura verdade. Viemos evoluindo junto com o FM tb.

Eu acho que a gente apenas se adaptou ao motor de jogo. Antes os passes curtos eram interceptados, hoje são os passes longos que podem virar contra-ataques fulminantes. Além disso os atributos mentais ganharam muita importância de lá pra cá, então o peso maior fica em Decisões e Compostura no caso da hora de isolar a bola ou sair jogando, depende menos da instrução individual.

Postado

É um excelente guia e eu já fazia isso tem muito tempo, mas eu acho esse processo dele pouco dinâmico. Não sei porque é em forma de tutorial ou se é impressão minha. E acho que ficaria melhor se ele tivesse feito uma abordagem junto com a administração do elenco, ele basicamente deu a sorte de mudar a tática por causa disso e vencer, já que sabemos o tanto que o time fica ruim hoje em dia numa tática não treinada no jogo.

Eu não me lembro mais da última vez que baixei uma tática pronta. Gosto de fazer a tática pra cada time que pego, mais ou menos nos moldes do autor desse tutorial (na verdade agora estou testando as funções específicas nas posições e como interagem entre elas, pois como costumo jogar LLM, acabava que nos FMs anteriores as melhores funções eram as default da tática por conta da incapacidade tecnica dos jogadores dos times pequenos).

Acaba que fico limitado a uma tática e vario apenas a forma de jogar nas instruções individuais, e deixo para modificar a segunda e terceira formação em função das lesões que vão ocorrendo (muitas graves nesse FM15 infelizmente, mas não testei o último patch ainda).

Dá uma quebrada na familiaridade tática, mas nesse FM15 não está tão grosseira como nos anteriores, pelo que percebi por enquanto.

Eu acho que a gente apenas se adaptou ao motor de jogo. Antes os passes curtos eram interceptados, hoje são os passes longos que podem virar contra-ataques fulminantes. Além disso os atributos mentais ganharam muita importância de lá pra cá, então o peso maior fica em Decisões e Compostura no caso da hora de isolar a bola ou sair jogando, depende menos da instrução individual.

Com certeza! Eu levo muito em conta Concentração, Decisões e Trabalho em Equipe nas minhas contratações. Nos primórdios os atributos mentais funcionavam mais como um bônus. Me recordo que no CM 99/00 até o CM01/02 o atributo que fazia com que qualquer atacante fizesse um caminhão de gols se chamava Instinto.

Era só comprar um cara com Instinto de 18 pra cima que era certo dele fazer muitos gols, mesmo que tivesse Finalização 5.

Postado

Com certeza! Eu levo muito em conta Concentração, Decisões e Trabalho em Equipe nas minhas contratações. Nos primórdios os atributos mentais funcionavam mais como um bônus. Me recordo que no CM 99/00 até o CM01/02 o atributo que fazia com que qualquer atacante fizesse um caminhão de gols se chamava Instinto.

Era só comprar um cara com Instinto de 18 pra cima que era certo dele fazer muitos gols, mesmo que tivesse Finalização 5.

Até muito recentemente (FM08 ou por aí), os jogadores velozes invariavelmente acabavam marcando muitos gols. Acho que nessa época a EPL deve ter pesado a mão dos desenvolvedores e a correria muitas vezes superava a técnica. Depois foi velocidade+força. Agora eu acho que estamos chegando numa coisa mais balanceada, com várias opções que podem levar ao sucesso, como deveria ser mesmo.

E os atributos mentais eram mais pra medir o comportamento do jogador fora de campo e o ânimo (duração de boa/má fase), mas dentro de campo influenciava pouco. Por isso a gente tomou um susto quando ganharam mais importância, acho que por volta do FM11.

  • 2 semanas atrás...
Postado (editado)

Estou desistindo de jogar ja, simplesmente nenhuma tatica funciona sou dominado em casa contra times inferiores ta muito estressante

Editado por Ian Pablo
Postado

Estou desistindo de jogar ja, simplesmente nenhuma tatica funciona sou dominado em casa contra times inferiores ta muito estressante

Não sei se é o seu caso, mas a tendência que temos ao jogar em casa é a de jogar de maneira mais ofensiva do que o normal, e assim abrimos demasiados espaços para o adversário.

Se for esse o caso, procure jogar de uma forma um pouco mais conservadora, iniciando o jogo com a mentalidade normal e com dois zagueiros e um jogador de meio campo com funções defensivas. Coloque os demais jogadores como apoiadores e deixe apenas um atacante com função de ataque.

Dê menos flexibilidade ao seu time até a tática estar melhor absorvida e capriche nas combinações das funções táticas dos jogadores (Enganche, Atacante Sombra, Primeiro Volante, etc.).

Procure encontrar funções que eles desempenhem bem e que se correlacionem, pois com o time menos flexivel e mais estruturado, os jogadores procurarão fazer apenas o que vc está lhes pedindo nas funções, sem inventar.

Procure nesse primeiro momento não colocar ordens individuais aos jogadores. Tente fazer primeiro com que o esquema de jogo funcione e depois que estiver absorvido, refine nas ordens individuais.

E jogue um ou dois jogos no modo completo, acelerando um pouco a velocidade do jogo se achar que está demorando muito. Vai dar pra vc perceber bem se os jogadores estão fazendo o que você pediu.

Postado

Parabéns pelo tópico....show de bola mesmo


Estou desistindo de jogar ja, simplesmente nenhuma tatica funciona sou dominado em casa contra times inferiores ta muito estressante

Qual time está jogando Ian?

Postado

Muito bom o tutorial.

O FM 15 é muito mais dinâmico do que as versões anteriores no que se refere as táticas de jogo. Nos primeiros jogos eu sofri bastante pra me acostumar com essas mudanças e entendê-las. Mas de fato essas novas nuances deixaram o jogo ainda mais divertido!

Postado

Uma coisa que adoto em conjunto com o que é falado no texto é fazer táticas de diferentes estilos, independente do posicionamento.

Por exemplo: uma tática que preze pela posse de bola e passes mais lentos, num ritmo mais paciente. E outra com passes mais diretos e rápidos. Eu tenho pra mim que os dois estilos vão estar sendo treinados e, embora meu 4-2-3-1 preze pela posse de bola e meu 4-1-2-2-1 e meu 4-4-2 joguem mais direto, acho que se eu precisar fazer uns ajustes pro meu 4-2-3-1 jogar de forma mais direta e/ou apressada, os jogadores vão ter uma competência maior.

Nesse caso eles se acostumam a jogar com 1 e com 2 atacantes. E penso que o mesmo vale para 2 e 3 zagueiros. Penso que evita erros de posicionamento e bateção de cabeça.

Postado

Uma coisa que adoto em conjunto com o que é falado no texto é fazer táticas de diferentes estilos, independente do posicionamento.

Por exemplo: uma tática que preze pela posse de bola e passes mais lentos, num ritmo mais paciente. E outra com passes mais diretos e rápidos. Eu tenho pra mim que os dois estilos vão estar sendo treinados e, embora meu 4-2-3-1 preze pela posse de bola e meu 4-1-2-2-1 e meu 4-4-2 joguem mais direto, acho que se eu precisar fazer uns ajustes pro meu 4-2-3-1 jogar de forma mais direta e/ou apressada, os jogadores vão ter uma competência maior.

Nesse caso eles se acostumam a jogar com 1 e com 2 atacantes. E penso que o mesmo vale para 2 e 3 zagueiros. Penso que evita erros de posicionamento e bateção de cabeça.

Já li teorias sobre isso e adotei esse estilo no FM14 e funcionou.

Mas agora eu ando testando jogar com tudo no normal e só ir dando os gritos para mudar o que eu quero de fato.

Deixando tudo no default (instruções de equipe) não limito o time a uma opção de jogo apenas.

E como jogo no modo completo tenho tempo de sobra para identificar falhas e oportunidades e ir ajustando conforme o andamento da partida.

O próximo passo é quando fechar o primeiro mês do campeonato começar a setar posicionamentos por jogador. Por exemplo, se identifiquei que o jogador X joga melhor de enganche quando está de MAC, coloco ele apenas com isso e deixo o MAC com a função default.

Postado

Já li teorias sobre isso e adotei esse estilo no FM14 e funcionou.

Mas agora eu ando testando jogar com tudo no normal e só ir dando os gritos para mudar o que eu quero de fato.

Deixando tudo no default (instruções de equipe) não limito o time a uma opção de jogo apenas.

E como jogo no modo completo tenho tempo de sobra para identificar falhas e oportunidades e ir ajustando conforme o andamento da partida.

O próximo passo é quando fechar o primeiro mês do campeonato começar a setar posicionamentos por jogador. Por exemplo, se identifiquei que o jogador X joga melhor de enganche quando está de MAC, coloco ele apenas com isso e deixo o MAC com a função default.

O modo completo te dá muito mais chances de sucesso se você tiver o mínimo de percepção. Quando jogo é mais acelerado, segunda ou terceira velocidade mais rápida, mas ainda sim demanda tempo. Geralmente faço isso na pré-temporada, pra conhecer mais o time e jogos importantes é legal fazer também.

Postado

Parabéns pela iniciativa de traduzir para o pessoal Toggy! Valeu mesmo !!

  • 4 semanas atrás...
Postado

Não sei se é o seu caso, mas a tendência que temos ao jogar em casa é a de jogar de maneira mais ofensiva do que o normal, e assim abrimos demasiados espaços para o adversário.

Se for esse o caso, procure jogar de uma forma um pouco mais conservadora, iniciando o jogo com a mentalidade normal e com dois zagueiros e um jogador de meio campo com funções defensivas. Coloque os demais jogadores como apoiadores e deixe apenas um atacante com função de ataque.

Dê menos flexibilidade ao seu time até a tática estar melhor absorvida e capriche nas combinações das funções táticas dos jogadores (Enganche, Atacante Sombra, Primeiro Volante, etc.).

Procure encontrar funções que eles desempenhem bem e que se correlacionem, pois com o time menos flexivel e mais estruturado, os jogadores procurarão fazer apenas o que vc está lhes pedindo nas funções, sem inventar.

Procure nesse primeiro momento não colocar ordens individuais aos jogadores. Tente fazer primeiro com que o esquema de jogo funcione e depois que estiver absorvido, refine nas ordens individuais.

E jogue um ou dois jogos no modo completo, acelerando um pouco a velocidade do jogo se achar que está demorando muito. Vai dar pra vc perceber bem se os jogadores estão fazendo o que você pediu.

Estou com o mesmo problema do Ian. Em nenhum FM estive com tantas dificuldades.

Comecei com o Joinville, onde fui vice-campeão do catarinense com um time razoavelmente forte, porém, na final, perdi de 6x1 para o figueirense.

Quando começou o brasileirão, simplesmente perdi todas as partidas. Posso chutar 50 vezes, o goleiro adversário pega tudo, ou bate na trave. Basta um chute do adversário que é gol, e olha que minha defesa é considerada boa.

Tentei mudar táticas, contratei jogadores chaves para o elenco (e que tinham características psicológicas semelhantes ao resto do time).

Não adiantou de nada, acabei me demitindo e assumindo em seguida o Corinthians.

Com o time paulista não foi muito diferente, tentei de tudo, desde novas táticas, treinos, conversas, aumento de salário, mas nada adianta, mais uma crise e estou prestes a ser demitido.

Como o Ian disse acima, o jogo está muito frustrante.

Postado

Valeu pela tradução, Toggy81!

Criei uma nova tática e fui seguindo o passo a passo do tutorial, e para minha surpresa, o resultado final foi parecido com uma tática que já tinha montado antes.

Minha equipe tem jogado bem, mas ainda tô no começo do campeonato estadual e sei que vou precisar fazer uns ajustes. Mas o que tem que me deixado com bastante dúvida é o seguinte: frequentemente durante os jogos o meu auxiliar técnico informa que estamos sendo atropelados no meio campo e sugere alterações táticas. Pelo que pude perceber, ele se refere ao número de jogadores do time adversário, que é superior ao meu (exemplo: adversário jogando com 4-5-1 e eu jogando com 4-1-2-2-3 Volante com pontas). O que vocês fazem nestes casos? alteram suas formações para proporcionar um combate numérico com o meio campo adversário ou mantém sua formação original?

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...