Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

O que motiva torcedores a frequentar estádios no Brasil?


Rafael Branco

Posts Recomendados

Fala, galera!

Tranquilo?

Nós brasileiros normalmente dizemos ser apaixonados por futebol e por nossos times. Somos o país do futebol, cinco vezes campeões do mundo, terra de grandes jogadores. Porém, muitas vezes vemos estádios vazios na televisão durante partidas do Brasileirão.

Em 2013, a média de assentos ocupados por jogo na série A foi de 38,6%, muito menos da metade da capacidade de um estádio. Em outras palavras, clubes deixaram de vender 9 milhões de ingressos e de ganhar R$ 486 milhões com bliheteria.

Criei este tópico para saber o que leva a galera do FM Manager Brasil a frequentar um estádio no Brasil. O que te motiva e o que serve de obstáculo para isso? Sei que no FM todos nós somos fanáticos, agora quero saber nos campeonatos da vida real!

Eu, por exemplo, vou pouco a estádios muito por conta da distância e do preço dos ingressos.

Aproveito para divulgar uma pesquisa que estou fazendo sobre o assunto. Menos de 5 minutos é o suficiente pra completar a pesquisa: goo.gl/forms/PXORYpmiOz.

Um abraço!

Rafael.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também prefiro jogos decisivos a partidas fáceis! É certo que a segurança em estádios deve bloquear muita gente :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou a quase todos os jogos do meu time, acho muito importante apoiar o time. O problema é que o estádio é muito longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia em quase todo jogo no Morumbi quando eu morava em SP. Fui assaltado diversas vezes no caminho de volta (especialmente quando era jogo de meio de semana e eu tinha que voltar a noite).

A unica motivacao e' a paixao do cara com o seu clube. O futebol (e o esporte como um todo) no Brasil e' tratado de forma precaria para com o torcedor. Nao vou nem entrar na questao de seguranca e transporte publico, pois essas sao questoes mais abrangentes, o foda e' que mesmo DENTRO dos estadios o torcedor e' tratado como lixo. No Morumbi, por exemplo, NUNCA eu consegui sentar no assento determinado pelo meu ingresso apesar de ter tentado algumas vezes. Voce mal pode ir mijar durante o jogo por nao ter seu assento garantido (sem falar nas condicoes precarias dos banheiros).

Isso e' uma coisa que a gente tinha que se espelhar nos EUA (a Europa esta a anos luz de nos, mas ainda coloco os EUA na frente nesse quesito). Ja fui ver jogos de basquete e Hockey aqui nos EUA/Canada, cara o espetaculo e' 100% focado no torcedor, entreterimento a TODO o momento, e um comforto absoluto pra quem paga ingresso.

Sao pouquissimos os times (se e' que existe algum aqui no Brasil) cujo os torcedores irao lotar o estadio independente do momento do clube, e isso comprova que os times tem que focar no comforto e entreterimento do torcedor e nao so' explorar a paixao deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, não, o Brasil definitivamente NÃO é o país do futebol.

Em segundo lugar, como o amigo acima falou, a única coisa que motiva um torcedor a frequentar estádios no Brasil é a paixão pelo clube. O futebol é tratado de uma maneira totalmente amadora, a CBF só pensa em roubar dinheiro para si e coisas do tipo.

Os preços dos ingressos são caros, o transporte público e as vias que levam até o estádio normalmente são ruins, os horários dos jogos são péssimos (futebol comandado por uma emissora de TV), os clubes normalmente deixam a desejar na interação com o torcedor, e sequer pode-se beber cerveja dentro dos estádios.

Se o Brasil fosse um país mais sério, eles aprenderiam um pouco com alguns esportes americanos e faturariam muito mais dinheiro com o esporte, favorecendo o clube, que por consequência poderia tratar melhor seus torcedores e incentivá-los a frequentar os estádios.

Sou sócio e vou aos jogos do meu time pois amo o clube e o futebol. Mas é realmente complicado aqui no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me motiva a ir a um estádio é porque eu amo meu time e o jogo, é por isso até que eu vou em jogos não só do meu time. Porque todo o resto é desmotivador, tudo te faz querer não ir.

E discordo do amigo aí em cima. O Brasil é o país do Futebol, de maneira até nociva. Simplesmente porque o único esporte que o brasileiro médio tem um contato constante é o futebol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A discussão sobre o Brasil ser realmente o país do futebol ou não é boa. Depende sempre do ponto de vista no qual nos apoiamos. Em relação à organização, somos amadores e, portanto, não podemos ser o país do futebol. Por outro lado, em relação à paixão e à qualidade de jogadores, acredito que podemos sim ser considerados o país do futebol.

Pelo que posso ver, a motivação da galera para ir ao estádio é mais voltada à paixão ao futebol e à beleza do jogo em si, certo?

Minha outra pergunta é: Em relação ao preço dos ingressos e ao da consumação dentro do estádio mesmo, o que vocês acham? Vocês deixam de ir ao estádio por causa de preço alto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou sócio desde 2007, vou aos jogos de maneira regular. O que é um problema para ir aos jogos: condições climáticas, horário e condição financeira.

No Beira-Rio em específico, não só o ingresso geralmente é caro, mas lá dentro também pra consumir alguma coisa, tem de estar quase morrendo de fome/sede. Os preços são absurdos e restringem o acesso ao estádio para as elites.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde 2008 mais ou menos que eu percebo que o preço subiu pra caralho, de qualquer coisa que você compre no estádio. Já nos Aflitos tinha vendedor que fazia R$4,00, absurdo. Pipoca, amendoim, etc. também eram bem caros. Quando passou a jogar na Arena, os preços continuaram altos pra caralho, e outro problema é a distância. A Arena fica em São Lourenço da Mata, em dia com muito trânsito eu posso levar até 2h pra chegar lá, isso porque eu vou de carro. Quem vai de transporte coletivo fica impossibilitado de ir a jogos de 21h porque quando a partida termina não tem mais nenhuma opção de volta, exceto carro.

Eu nunca tive muitos problemas com violência, mesmo Recife tendo torcidas organizadas muito violentas, vou a quase todos os clássicos, inclusive fora de casa. Teve uma vez que eu fui andando da UPE até o visitante da Ilha do Retiro com a camisa do Náutico, e obviamente eu ouvi vários xingamentos e provocações, mas fiquei calmo e continuei meu caminho como se nada estivesse acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho bem maneira a discussão. Até agora, o maior motivador que vi é o fato de o futebol ser um esporte apaixonante por si só. Mesmo cheios de problemas, ainda vamos ao estádio porque somos apaixonados pelo jogo.

Galera, lembrando que eu estou fazendo uma pesquisa sobre isso. Se quiserem me ajudar, é só responder esse questionário: http://goo.gl/forms/PXORYpmiOz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha motivação é a paixão mesmo, mas a dificuldade é a distância.

Eu vou pouco ao estádio por que moro a 500km de Porto Alegre. Quando apareço por POA, sempre dou um jeitinho de ir a algum jogo.

Mesmo morando longe, sou sócio há 2 anos. E raramente perco uma partida do clube pela TV.

--------------------

Quanto à pesquisa, eu achei algumas perguntas meio redundantes, como por exemplo:

- ... eu sou fã do meu time. e ... eu sou um verdadeiro fã do meu time.

Entre outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha motivação é a paixão mesmo, mas a dificuldade é a distância.

Eu vou pouco ao estádio por que moro a 500km de Porto Alegre. Quando apareço por POA, sempre dou um jeitinho de ir a algum jogo.

Mesmo morando longe, sou sócio há 2 anos. E raramente perco uma partida do clube pela TV.

--------------------

Quanto à pesquisa, eu achei algumas perguntas meio redundantes, como por exemplo:

- ... eu sou fã do meu time. e ... eu sou um verdadeiro fã do meu time.

Entre outras.

Isso é de propósito. É meio que pra "confirmar" sua opinião.

Eu respondi o questionário lá. É rapidinho, tranquilo. Boa sorte no seu trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é de propósito. É meio que pra "confirmar" sua opinião.

Eu respondi o questionário lá. É rapidinho, tranquilo. Boa sorte no seu trabalho.

Ah bom. Como a minha formação não exigiu absolutamente nada de pesquisa, eu não entendo coisa nenhuma do assunto, hahahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que motiva é o esporte.

O que desmotiva é locomoção, preço, horário, conforto.

Orra, hahahahaha. Aqui em SC vou sempre pra arquibancada e mesmo quando é partida de casa cheia e nego lota a organizada é bem confortável, rs.

Fui ao Maracanã esse mês e o conforto lá é de outro planeta. Isso dentro do estádio, claro, seu desconforto pode ser em outros pontos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Motiva: amor pelo time e pelo esporte.

Desmotiva: horários, muita fila pra ir ao estadio e voltar do estadio, qualidade dos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acompanho todos os jogos do São Bento em sorocaba no estádio e alguns fora

o que motiva é o amor pelo clube, futebol do interior é totalmente diferente do que a maioria está acostumado, e é muito melhor, aqui é garra e não firula, aqui não tem chinelinho até pq nem pode ter, já que ganham pouco

já fui em vários estadios do interior de SP

o que motiva é o amor pelo clube

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só amor explica mesmo, pq todo mundo faz o torcedor de trouxa: o clube, o sócio-torcedor de merda, a cbf, a globo, os jogadores...

E o burro aqui ainda vai no estádio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre a pesquisa, a única coisa que queria comentar é que apesar de às vezes não ter companhia pra ir no jogo, seja amigos ou parentes e eventualmente deixar de ir em alguns jogos por conta disso, eu não deixo de ir pro estádio.

já fui em jogo sozinho mais de uma vez e foi bem interessante, iria de novo. mas não é o caso sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...

Eu acompanho todos os jogos do São Bento em sorocaba no estádio e alguns fora

o que motiva é o amor pelo clube, futebol do interior é totalmente diferente do que a maioria está acostumado, e é muito melhor, aqui é garra e não firula, aqui não tem chinelinho até pq nem pode ter, já que ganham pouco

já fui em vários estadios do interior de SP

o que motiva é o amor pelo clube

Sei como é, ja joguei em club amador e nas divisoes inferiores jogador firulento é evaporado na marra

sobre a pesquisa, a única coisa que queria comentar é que apesar de às vezes não ter companhia pra ir no jogo, seja amigos ou parentes e eventualmente deixar de ir em alguns jogos por conta disso, eu não deixo de ir pro estádio.

já fui em jogo sozinho mais de uma vez e foi bem interessante, iria de novo. mas não é o caso sempre.

Eu nao me importo de ir sozinho, pq eu vou pra ver futebol, pra torcer pro meu time. Companhia? O cara que ta do teu lado e veste a mesma camisa que voce será o seu melhor amigo durante as duas horas de jogo. Isso me basta

Motivação: paixão pelo clube e pelo esporte

Frustração: Preço. Se nao fosse esse absurdo eu faria meu fds nos estádios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nao me importo de ir sozinho, pq eu vou pra ver futebol, pra torcer pro meu time. Companhia? O cara que ta do teu lado e veste a mesma camisa que voce será o seu melhor amigo durante as duas horas de jogo. Isso me basta

Motivação: paixão pelo clube e pelo esporte

Frustração: Preço. Se nao fosse esse absurdo eu faria meu fds nos estádios

sim, entendo. ontem mesmo estava sozinho no setor que fiquei. troquei ideia com todo mundo em volta. mas é muito mais legal estar junto com os conhecidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a questão de ir sozinho não tem muito a ver... Como disseram ai em cima, o cara que tá do seu lado apoiando seu time, vai ser seu melhor amigo durante o jogo. E não tem graça maior do que isso, você abraçar um desconhecido por emoção e felicidade. São coisas que só o futebol conseguem trazer.

Só a paixão mesmo pra continuar indo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...