Ariel' Postado 3 de Outubro 2014 Denunciar Postado 3 de Outubro 2014 Da glória ao fracasso: São Caetano cai para Série D e revolta torcida e ídolos Campeão paulista e vice da Libertadores no início dos anos 2000, Azulão se afunda com novo rebaixamento. Diretoria se cala, enquanto fãs não encontram explicação As centenas de fotos, recortes de jornais e pôsteres espalhados pelas paredes de uma salinha, situada embaixo da numerada do Anacleto Campanella, remetem a um tempo de glórias do São Caetano. Lembranças que Agostinho Folco, de 80 anos, fundador e presidente da famosa Bengala Azul, mostra com orgulho na sede da torcida. Mas um orgulho ferido, que nos últimos tempos tem se transformado em tristeza. Quando o Azulão entrar em campo neste sábado, às 16h, fora de casa, contra o Duque de Caxias, fará sua última partida na Série C do Campeonato Brasileiro. O time já está rebaixado para a Série D. Sim, o clube – que no começo dos anos 2000 foi vice da Taça Libertadores, duas vezes do Brasileirão e campeão paulista – em 2015 jogará a Série A-2 do Paulistão – também caiu este ano – e a Quarta Divisão nacional. Agostinho acompanhou de perto os grandes momentos do São Caetano. Viajou, comemorou e até ficou famoso por conta da torcida, formada apenas por idosos. Mas nos últimos anos isso deu lugar a um sofrimento, motivado por quedas e vexames, por enquanto sem fim. As alegrias estão só nas recordações. E as palavras dele não escondem isso. Com olhar saudoso, Agostinho observa lembranças de uma época vitoriosa do Azulão (Foto: Fabrício Crepaldi) – Sentimos muito, não é brincadeira o que estamos recebendo. Saíamos na rua com o orgulho de usar a camiseta do São Caetano, as pessoas perguntavam sobre o clube. Hoje temos que baixar a cabeça, porque em qualquer esquina que passamos somos criticados e humilhados. Mudamos do vinho para a água. Não tem como continuar dessa maneira – contou, indignado. "A situação é precária. É lamentável o clube que tem essa história, que há 12 anos era uma atração no mundo todo, estar nessa situação" Agostinho Folco, torcedor-símbolo do Azulao A Bengala Azul também não é mais a mesma. Apesar de ter mais de 600 associados, que ajudam a realizar festas e eventos na cidade, apenas 20 ou 30 costumam comparecer aos jogos. Mesmo assim, Agostinho garante que ela não acabará e nunca deixará de dar apoio ao Azulão. O que, no entanto, não diminuiu a revolta pela decadência do clube. Uma decadência para a qual ele não consegue encontrar motivos. – A situação é precária. A cidade está sofrendo um trauma muito esquisito com esses rebaixamentos. O clube está abalando toda a estrutura da cidade. O povo quer que cheguemos novamente. É lamentável o clube que tem essa história, que há 12 anos era uma atração no mundo todo, estar nessa situação. Muitas vezes eu também me pergunto como isso está acontecendo – disse ele. Agostinho e a memorabília do São Caetano: troféus, faixas de campeão, pôsteres e mais (Foto: Fabrício Crepaldi) Agostinho Folco tem nos anos de glória a esperança para dias melhores no Azulão, como o vice da Libertadores de 2002 e o título paulista de 2004, considerados por ele os momentos mais inesquecíveis do clube. E por mais no buraco que o time esteja, ele afirma: nunca vai deixar de acreditar que um dia voltará a receber alegrias do clube de coração. – A revolta nós sentimos porque temos um passado que nos consola. Nós tínhamos tudo aquilo, por que hoje não temos nada? Eu também não sei. Todo clube tem sua fase ruim, e nós estamos passando por ela. Creio que está acontecendo pela fase gloriosa que tivemos anos atrás. Eu penso "poxa vida, o clube foi tudo isso? Agora vamos castigar um pouco para nos reerguer". E vamos conseguir. Não vou perder a esperança – finalizou. "Tragédia" e descaso Se a torcida não consegue encontrar explicações para a situação do São Caetano, um ex-jogador que ajudou muito a construir a história positiva do Azulão é mais incisivo nas críticas. Morador da cidade e lateral-direito campeão paulista pelo clube em 2004, Anderson Lima vê a diretoria como responsável pelo momento que ele define como trágico. – É culpa de má administração, falta de planejamento, uma coisa puxa a outra. Se a administração não é boa, o restante não rende. Quando as pessoas começaram a pensar no próprio umbigo, começou a cair. E eu fico muito triste com isso. Todos nós estamos abalados, porque chegou numa situação que no futuro pode até mudar, mas vai ser muito difícil. Para mim é muito triste. Ver um clube como o São Caetano, que conquistou tudo aquilo, nessa situação é uma tragédia – lamenta ele. Hoje auxiliar na Chapecoense, Anderson Lima culpa diretoria por decadência do São Caetano (Foto: Fabricio Crepaldi) Anderson é o único dos ex-jogadores de sucesso do Azulão que mora na cidade. Ele continua trabalhando com o futebol e é auxiliar do técnico Jorginho na Chapecoense. Mas poderia estar no próprio São Caetano, se a diretoria tivesse aceitado um projeto de "ajuda" dele e de outros ex-companheiros de clube. A reportagem do GloboEsporte.com tentou contato com o presidente Nairo Ferreira – o mesmo da época de títulos – e outros dirigentes, mas foi informada que nenhum deles falaria. "É culpa de má administração, falta de planejamento, uma coisa puxa a outra (...). Se a administração não é boa, o restante não rende" Anderson Lima, ex-jogador e ídolo – A cidade é como os ex-atletas: não tem muita abertura para ajudar o clube. Eu e outros atletas que passamos por lá tentamos várias vezes ajudar de uma forma ou de outra, porque para você fazer um trabalho bom precisa profissionalizar o futebol. E o São Caetano não fez isso, não tem pessoas capacitadas para tocar o futebol. Tentamos trabalhar no futebol, ajudar a planejar um pouco mais, porque tivemos a experiência de ter vestido a camisa do São Caetano e soubemos tudo o que se passa lá dentro. Poderíamos ajudar trabalhando lá dentro – explica. Mesmo com a negativa, Anderson Lima garante: nunca vai recusar uma ajuda ao Azulão. E acredita que um dia vai voltar a ver no clube aquilo que vivenciou dentro de campo. – Sou identificado com o clube. Sempre quero ajudar. Mas infelizmente não temos essa chance. Esperamos um dia voltar e ajudar. Dá saudade em mim e em todos. As pessoas deixam de ver o São Caetano jogar para acompanhar o (esporte) amador de São Caetano. Se pessoas capacitadas trabalharem num futebol profissionalizado, é possível voltar a ser um clube sério e com profissionais que querem ajudar – completou. O futuro já começou O Azulão nem terminou a participação na Série C do Brasileiro, mas já apresentou o técnico para a próxima temporada: será Luis Carlos Martins, que ganhou o apelido de Rei do Acesso por ter subido de divisão mais de dez times na carreira. Ele já trabalhou no clube, em 1999, e assumirá de fato no fim deste mês. "O São Caetano tem força, tradição, camisa, torcida, um grupo de apoio bom (...), mas por algum motivo as coisas não andaram bem em campo" Luis Carlos Martins, técnico O objetivo do novo comandante é justamente esse. O primeiro passo será recolocar a equipe na Série A-1 do Paulistão, e Martins se mostra empolgado e esperançoso em reerguer o São Caetano. – Nos últimos anos as coisas não foram bem aqui. Mas agora vamos pensar para frente, pensar em fazer as coisas bem para o São Caetano. Vamos virar essa página e pensar que tudo vai dar certo. Vamos fazer o possível, vou tentar tirar o máximo e montar um grupo vencedor. Para isso temos de estar unidos e respeitar a cidade – analisou. Luis Carlos Martins, o Rei do Acesso: técnico é uma esperança na luta pelo reerguimento (Foto: Fabricio Crepaldi) E a grande aposta do novo técnico é naquilo que foi construído nos tempos de vitórias, mas esquecido nos últimos anos. – O São Caetano tem força, camisa, tradição, cidade, torcida, diretoria capacitada, um grupo de apoio bom. O time tem isso, mas por algum motivo as coisas não andaram bem em campo. Agora, com tudo isso, vamos fazer o que pudermos pelo clube para recolocá-lo em seu lugar – completou. É o que esperam a Bengala Azul, Anderson Lima e todos aqueles que se acostumaram a ver o São Caetano brilhando entre os grandes do futebol brasileiro e até internacional. GE
Gustavo M. Postado 3 de Outubro 2014 Denunciar Postado 3 de Outubro 2014 Sdds Silvio Luiz, Ademar, César :/ Foi um time muito legal de se ver jogar em 2000, 2001, 2002.
ZMB Postado 3 de Outubro 2014 Denunciar Postado 3 de Outubro 2014 Lembro que bombava quando comecei a acompanhar o futebol. Uma pena. :/
LikeaBoss Postado 3 de Outubro 2014 Denunciar Postado 3 de Outubro 2014 Pra mim fuderam o São Caetano quando tiraram 24 pontos pela morte do Serginho, ali eles caíram e nunca mais foram os mesmos. A Lusa ta indo pro mesmo caminho, injustiçada ano passado, agora tá com tudo rumo a Série C.
tod Postado 3 de Outubro 2014 Denunciar Postado 3 de Outubro 2014 Time escroto, ainda bem que não ganhou nada, só um paulista. sem torcida, time de empresario.
Cesarrock9 Postado 3 de Outubro 2014 Denunciar Postado 3 de Outubro 2014 Não faz falta alguma! Ainda faltam outros clubes de empresário sumirem do mapa! Ex. Guaratinguetá!
Leonardo Castello Postado 3 de Outubro 2014 Denunciar Postado 3 de Outubro 2014 Um grande time, e como Fortaleza e Juventude mereciam estar na Série A .
M1to 100ni Postado 4 de Outubro 2014 Denunciar Postado 4 de Outubro 2014 Um grande time, e como Fortaleza e Juventude mereciam estar na Série A . Ta de sacanagem com a minha cara né? São Caetano é um time que merece estar onde está, time que vai desaparecer do mesmo jeito que explodiu, sem ninguém lembrar que existe Hoje até o meu São Bento está melhor que essa bosta, subimos pra primeira divisão do paulista, e na A2 eles brigaram pra não cair Não tenho dó dos caras pelo que aconteceu com o Serginho, pagaram o que tiveram que pagar e depois veio administrações ruins E outra, time sem torcida ninguém sente falta
phoulis Postado 4 de Outubro 2014 Denunciar Postado 4 de Outubro 2014 Time escroto, ainda bem que não ganhou nada, só um paulista. sem torcida, time de empresario. Concordo. Time que nunca foi nada, deu uma "sorte" de ter empresarios que souberam se aproveitar da Lei Pele' e tiveram um pico de audiencia por 2-3 anos. Nunca foram nada antes ou depois disso, estao nessa situacao por culpa unica e exclusivamente deles.
Zé. Postado 4 de Outubro 2014 Denunciar Postado 4 de Outubro 2014 Grafite matou o Serginho (comunidade lendária do orkut) e o Serginho matou o São Caetano. São Caetano era um dos times mais chatos de se bater no Paulistão.
Masca Postado 4 de Outubro 2014 Denunciar Postado 4 de Outubro 2014 Silvio Luiz, Japinha, Serginho, Claudecir(ou era Claudemir), Adãozinho, César, Adhemar, Esquerdinha...esse time era foda. Só!
Diretor Geral Leho. Postado 4 de Outubro 2014 Diretor Geral Denunciar Postado 4 de Outubro 2014 Esse time era uma pedra no sapato CHATÍSSIMA pro SP, principalmente nos campeonatos Paulistas da vida. O retrospecto do SP no Anacleto Campanella deve ser uma bela merda, quase nunca batíamos eles lá, algo tipo o Furacão na Arena da Baixada. O mais legal dessa história do São Caetano foi aquela final de Liberta, aquele time jogava uma bola bem redondinha. Agora, futebol é assim: engole os mais fracos e só sobra quem realmente tá aguentando pagar a conta. Acho que a situação é daí pra falência mesmo... e o Guarani que não se cuide não, que pode acabar igual.
Kernex Postado 5 de Outubro 2014 Denunciar Postado 5 de Outubro 2014 Hauha caralho, comparar o São Caetano com o Fortaleza é foda.
Pereira™ Postado 8 de Outubro 2014 Denunciar Postado 8 de Outubro 2014 São Caetano faz tanta falta que se não fosse essa matéria eu nem lembraria que um dia essa porra existiu. Faz tanta falta quanto o Bangu, America-MG/RJ...
cdcccccc Postado 8 de Outubro 2014 Denunciar Postado 8 de Outubro 2014 Silvio Luiz, Japinha, Serginho, Claudecir(ou era Claudemir), Adãozinho, César, Adhemar, Esquerdinha...esse time era foda. Só! O da libertadores também tinha uns nomes legais: Marcos Senna, Dininho...
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.