Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

STJ diz que decisão a favor do Sport sobre Flamengo por 1987 tem "efeito pedagógico"


Guest João Gilberto

Posts Recomendados

Guest João Gilberto
Postado

STJ diz que decisão a favor do Sport sobre Flamengo por 1987 tem 'efeito pedagógico'

622_2e51f406-81f0-3c7a-870c-002931043e8c

A decisão de anular a resolução da CBF e estabelecer o Sport Recife e não o Flamengo como único campeão do Brasileiro de 1987 carrega, segundo o STJ (Superior Tribunal de Justiça), "um efeito pedagógico para toda a sociedade". A briga entre os dois clubes pelo campeonato se arrastava há anos e teve o seu desfecho anunciado em 8 de abril, porém, somente na última terça-feira, 30 de setembro, foi publicado acordão do caso.
A audiência que pôs fim a uma das maiores novelas do futebol nacional se encerrou na ocasião com 4 votos a 1 a favor dos pernambucanos e anulou qualquer possibilidade de a CBF voltar a declarar os cariocas como campeões daquele ano.
Foram, ao todo, 175 dias no aguardo da divulgação do texto que decretou o Sport detentor do título da Copa União.
No documento, sobrou uma crítica até mesmo à CBF pela sua postura na condução do caso que se desenrolou ao longo dos últimos 27 anos praticamente até que o STJ determinasse a equipe da Ilha do Retiro como vencedora.
"Diante da coisa julgada material, em processo judicial da Justiça Comum, declarando clube Campeão Brasileiro de Futebol Profissional, inadmissível a revisão ulteriormente, muitos anos após, do resultado, por Resolução da entidade patrocinadora do Campeonato, no caso a Confederação Brasileira de Futebol, declarando dois campeões de aludido certame", diz um dos cinco pontos listados pela terceira turma do tribunal para explicar a decisão.
No voto que confirmou o Sport como campeão, o ministro Sidnei Benetti já havia criticado a entidade.
"No caso presente estava constituída a certeza jurídica pelo julgamento da Justiça Federal do Recife e essa certeza não podia desfazer-se por ato unilateral, ao sabor da própria parte vencida, no caso a Confederação Brasileira de Futebol. Se nem o poder judiciário - salvo se julgando ação rescisória, nem os poderes Legislativo e Executivo, aos quais se impõe constitucionalmente (Constituição Federal, Artigo 5º, XXXVI), é permitido descumprir a coisa julgada, como permitir a prática de ato contrário à coisa julgada por entidade realizadora de campeonato desportivo?", contestou ainda em abril.
A disputa entre Sport e Flamengo começou com a decisão do rubro-negro carioca de entrar em campo em um quadrangular em 1987 que contaria ainda com Guarani e Internacional. Com a decisão do STJ, ficou reconhecido também o São Paulo como o primeiro pentacampeão brasileiro (1997, 1986, 1991, 2006 e 2007) - ele ainda conquistaria o hexa em 2008. O time tricolor bateria, assim, o Fla em outra briga paralela, pela Taça das Bolinhas.
295886a5-89b6-3772-88a8-3e2b56104458.png

ESPN

E POR FAVOR, NÃO SE FALA MAIS NISSO!!!

Postado

A unica coisa que isso prova e que o sport foi vitorioso no processo, nada mais.

Postado

Fala-se sim. Vocês são uma piada e o Brasil inteiro sabe que o título é do Flamengo. São como crianças fazendo pirraça enquanto os pais só viram a cara.

Postado

Sabe o que faz?

Dá o título pros dois e pronto.

Não vi ninguém reclamando dos dois títulos do Palmeiras em 1967, fazer o mesmo com algo de 20 anos depois não deve ter problema algum.

As circunstâncias são quase as mesmas.

Guest João Gilberto
Postado

Sabe o que faz?

Dá o título pros dois e pronto.

Leu a reportagem? Nem isso é possível mais, como a CBF e o Flamengo queriam nessa última cartada, acabou a discussão. Já não era possível discutir o campeão, agora ficou decidido que também não se discute divisão.

Postado

370px-TimeFlamengo1987a.jpg

Verdadeiros campeões brasileiros! :1st:

Postado

É ridículo o Sport querer tratar um título da Série B como um título de campeão brasileiro. Eu teria vergonha disso se fosse torcedor.

Postado

Qualquer pessoa de bom-senso sabe que 87 foi uma bagunça, que não tem mocinho em nenhum dos lados, que o Eurico Miranda entregou o clube dos 13 e que tanto Flamengo quanto Sport tem o direito de se achar campeões. A discussão legal ou jurídica da coisa é perda de tempo completa pra quem não é advogado.

Postado

POXA, AGORA SIM ME CONVENCEU !!

PARABÉNS SPORT !!

ehuiheauioheauieahuieahuaehu, num fode cara, que se foda o que esse Juiz ai decidiu, cada um já tem o que considera certo e pronto!

Do mesmo jeito que não considero nenhum desses titulos que veio via fax (os anteriores a 71), não vai ser uma decisão judicial ou um reconhecimento da Fifa/CBF que vai mudar isso

Postado

Essa confusão toma um porte maior porque é a nível nacional mas tem vários campeonatos por aí com coisa parecida ou pior. Não vejo ninguém desmerecendo título "dado" por juiz que não sabe contar ou por tribunal dividindo título depois de W.O.

Mas quero saber é se acaba com o famigerado '*'.

Postado

Esses tribunais dizerem que fazem pedagogia? hehehhee. Gostei da piada.

Um geneticista diz que a vida acontece na concepção aí os tribunais daqui dizem que se pode manipular embriões porque aí não há vida.

Lula é suspeito de fazer parte do mensalão. O relator é Joaquim Barbosa, daí ele é eleito presidente do STJ e.....

O povo faz protestos contra o governo do PT e agora quem lidera as pesquisas no primeiro turno é...

Um estudante não pode fazer uma matrícula na universidade se não tiver em dia com a justiça eleitoral.

Um criminoso (que tem o título suspenso) pode fazer um curso superior pois em algumas universidades existem programas de universidade para presos. é...

Um time ganha um título de série B sem ter jogado contra qualquer time de grande expressão e é declarado campeão brasileiro.

Tem razão, não fala mais nisso....

Postado
Postado
Postado

O que é + ou - o inverso? Que não há vida no embrião ? ou que os tribunais não aprovaram a manipulação com embriões?

Os órgãos médicos e os tribunais concordam com as pesquisas. E na maior parte do mundo (ou do mundo "ocidental"). Os grupos ligados a religiões que tentam fazer os tribunais mudarem isso a contragosto dos órgãos médicos.

Postado

Os tratados de Embriologia Humana afirmam que o início da vida humana se dá na concepção, ou seja, no exato momento da junção dos gametas feminino e masculino, fato já descrito pelo Pai da Embriologia Moderna, Karl Ernst vom Baer, em 1827. Recentemente, em setembro de 2006, no Congresso em Roma “Steam Cells: what future for terapy”, mais de 300 cientistas de todo o mundo se posicionaram pelo respeito ao ser humano desde a concepção.

"STEM CELLS: WHAT FUTURE FOR THERAPY?" ORGANIZED BY THE PONTIFICAL ACADEMY FOR LIFE

http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/speeches/2006/september/documents/hf_ben-xvi_spe_20060916_pav_en.html

Se em algum lugar tivesse uma lista desses 300 cientistas poderíamos ir além e investigar o quanto são relevantes. Mas duvido que seja muito.

Mas o pior é no próprio link. Falácias a torto e a direita, pior que qualquer blog de política.

Alguém poderia objetar que a lei em discussão no STF prevê que os embriões liberados para a pesquisa seriam aqueles que estivessem congelados há pelo menos três anos e que tenham até 14 dias, fase conhecida como blastocisto -quando não há resquício de sistema nervoso no embrião. Portanto não seriam humanos ainda. Mas esse argumento de que esses embriões não são humanos porque não detêm células do tecido nervoso não convence, porque o sistema nervoso humano – que lá já estava embrionariamente, senão não se desenvolveria depois – realmente só se completa anos depois do nascimento, e nem por isso eliminamos nossos bebês recém-nascidos.

Strawman e apelo à emoção. "Não há resquício de sistema nervoso" não é equivalente a "sistema nervoso completo", então não dá pra equacionar um embrião com um bebê.

E assumir que todo e qualquer embrião geraria um bebê também é falso.

O cientista Oliver Smithies, prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2007, objeta que se uma célula tronco embrionária é usada para terapia, aquele embrião não é morto, pois daria vida a outra pessoa.

Um verdadeiro absurdo ético e filosófico. Se assim fosse, poderíamos arrancar órgãos essenciais de pessoas vivas com saúde com a mesma desculpa de que continuarão vivas em outra pessoa.

Strawman.

O que dirão, diante dessas crianças, os nossos juízes do Supremo Tribunal Federal de cuja consciência depende a sentença de vida ou morte sobre embriões semelhantes a eles, que poderão ser futuros bebês ou futuro material descartável de experiência de laboratório? Deus, que julgará os juízes, ilumine a consciência deles.

Apelo à emoção.

Postado

Como o tópico é sobre a justiça ter dado um título de série B como título de série A ao Sport, então eu fico por aqui. Se quiser, abra um tópico para a gente discutir em outro lugar. Concluindo, você disse que as pesquisas concordavam com os tribunais o que não é verdade. 300 cientistas apresentam pesquisas em contrário. Se são relevantes ou não isso não tem relevância (desculpe o trocadilho). O que você vai argumentar é que algumas pesquisas são favoráveis, entretanto o fato é que outras não são. Fato: as pesquisas não concordam com os tribunais.

Postado

Categoria: Moral Católica

Resumindo: transformam em uma questão religiosa e querem impôr sua visão a todos.

Se os católicos acreditam que "a vida começa na concepção" que os católicos não façam abortos. É simples.

Postado

Graças aos católicos você pode pensar diferente e expor aqui. Ah você é um grande guerreiro! Numa sociedade indígena a gente te mataria, te queimaria e comeria tuas cinzas! Ou seria melhor numa sociedade bárbara? ou numa sociedade islâmica? Como é bom fazer parte de uma sociedade que te permite criticar essa mesma sociedade!

PS: Eu sou a favor do aborto desde que todos que fossem a favor não tivessem nascido ainda.

Postado

O assunto no fórum tá tão batido que fizeram o favor de mudar o tema para aborto.

Obrigado, galera.

Postado
Caros amigos, a necessidade de renovação processual nos obriga à análise das condições financeiras e administrativas exigidas. Percebemos, cada vez mais, que a complexidade dos estudos efetuados cumpre um papel essencial na formulação das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. Assim mesmo, o surgimento do comércio virtual auxilia a preparação e a composição dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. No mundo atual, a estrutura atual da organização oferece uma interessante oportunidade para verificação do levantamento das variáveis envolvidas.
Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a contínua expansão de nossa atividade deve passar por modificações independentemente do processo de comunicação como um todo. A prática cotidiana prova que a competitividade nas transações comerciais assume importantes posições no estabelecimento de todos os recursos funcionais envolvidos. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a mobilidade dos capitais internacionais maximiza as possibilidades por conta dos níveis de motivação departamental. Todavia, o novo modelo estrutural aqui preconizado obstaculiza a apreciação da importância do fluxo de informações. No entanto, não podemos esquecer que a adoção de políticas descentralizadoras afeta positivamente a correta previsão dos índices pretendidos.
Postado

O assunto no fórum tá tão batido que fizeram o favor de mudar o tema para aborto.

Obrigado, galera.

Que por sinal é um tema tão batido quanto hahaha...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...