Dr.Thales Postado 19 de Setembro 2014 Denunciar Postado 19 de Setembro 2014 Essa ideia de compensação, visando o que ocorreu antigamente, é terrível. As políticas de igualdade tem que ser sociais, e não por destinação de cor. Aí sim entra esse papo de tratar os iguais como iguais, e os desiguais como desiguais, na medida de suas desigualdades. Por isso que sou contra cotas raciais, por exemplo, e não contra cotas sociais. De qualquer forma, acho que o Aranha está um pouco perdido. Colocaram o cara no topo, como exemplo pra tudo, aí ele incorporou isso como se fosse virar um herói.. Concordo plenamente, com tudo. Não mudo uma vírgula.
Guest João Gilberto Postado 19 de Setembro 2014 Denunciar Postado 19 de Setembro 2014 E a postura da torcida do Grêmio ontem vai de encontro a tudo o que os torcedores daqui falaram sobre a minoria racista não representar a maioria, visto que manter o foco de pressão, vaias e xingamentos irônicos do tipo "branca de neve", etc etc no Aranha, embora argumentem se tratar de "situação de jogo", ratifica sim apoio indireto aos cânticos e uma crítica direta ao direito dele se sentir ofendido e denunciar. EU achei vergonhoso!
SilveiraGOD. Postado 19 de Setembro 2014 Denunciar Postado 19 de Setembro 2014 E a postura da torcida do Grêmio ontem vai de encontro a tudo o que os torcedores daqui falaram sobre a minoria racista não representar a maioria, visto que manter o foco de pressão, vaias e xingamentos irônicos do tipo "branca de neve", etc etc no Aranha, embora argumentem se tratar de "situação de jogo", ratifica sim apoio indireto aos cânticos e uma crítica direta ao direito dele se sentir ofendido e denunciar. EU achei vergonhoso! Porra, JG, pelo amor de deus. O cara queria que a gente mandasse flores e em coro dissesse um "ME DESCULPA ARANHA!". Ele não se queimou na partida contra o Santos, se queimou MUITO nas entrevistas depois do jogo. O cara vem me dizer que "jogar lá é assim mesmo", fala que o RS é racista e depois quer que a gente passe a mão na cabeça? Esse filho da puta que se foda. Pega as entrevistas dele e tu vai ver que tá se achando um ser acima de todos os outros. JAMAIS vou respeitar, querer o bem ou pedir perdão de alguém que reclama de discriminação e acaba discriminando. Eu espero tudo de ruim na vida dele e espero que alguém da imprensa perceba que ele se perdeu. O dia que não puder vaiar no estádio, o mundo tá acabado, já disse. Eu TÔ COMPLETAMENTE ORGULHOSO DA POSTURA DA TORCIDA GREMISTA NO JOGO DE ONTEM. COMPLETAMENTE. Eu espero que sempre que o Aranha vá jogar lá seja como ontem e que ele dê piti. Quanto mais der, mais razão vai perder. A torcida errou no jogo anterior? Sim. Hoje é outro dia. Se a gente pagou por o que fizemos no jogo, ele tem que pagar MUITO MAIS por ter sido preconceituoso com todo o nosso estado. Espero que se foda.
Léo R. Postado 19 de Setembro 2014 Denunciar Postado 19 de Setembro 2014 E a postura da torcida do Grêmio ontem vai de encontro a tudo o que os torcedores daqui falaram sobre a minoria racista não representar a maioria, visto que manter o foco de pressão, vaias e xingamentos irônicos do tipo "branca de neve", etc etc no Aranha, embora argumentem se tratar de "situação de jogo", ratifica sim apoio indireto aos cânticos e uma crítica direta ao direito dele se sentir ofendido e denunciar. EU achei vergonhoso! Ah tá, e ele ter recusado entrar com a dita cuja faixa? Ter criticado a instituição grêmio em todo momento? ter se recusado a tudo que o grêmio tentou fazer por causa desse caso? O Damião e o Enderson também foram MUITO vaiados, então foram racistas contra eles também?
Guest João Gilberto Postado 19 de Setembro 2014 Denunciar Postado 19 de Setembro 2014 O Damião e o Enderson também foram MUITO vaiados, então foram racistas contra eles também? Não precisa distorcer minhas palavras, eu apenas critiquei a postura da torcida, que na minha opinião poderia se expressar sem as ironias que eram obviamente ligadas aos cânticos. De qualquer forma é apenas a minha opinião, você vai encontrar várias pessoas que concordam, que discordam e nunca teremos consenso neste assunto.
Léo R. Postado 19 de Setembro 2014 Denunciar Postado 19 de Setembro 2014 Não precisa distorcer minhas palavras, eu apenas critiquei a postura da torcida, que na minha opinião poderia se expressar sem as ironias que eram obviamente ligadas aos cânticos. De qualquer forma é apenas a minha opinião, você vai encontrar várias pessoas que concordam, que discordam e nunca teremos consenso neste assunto. Ok JG, mas você não concorda que está exagerado demais isso?
Roman Postado 19 de Setembro 2014 Denunciar Postado 19 de Setembro 2014 É impressionante o clamor nacional por algumas palavras clichês e sem valor do Aranha, pra que todos deixem esse tal de racismo pra lá (problema pequeno, né!?), assim poderemos finalmente chamar ele pra tomar café na Ana Maria Braga, finalmente conseguiremos postar uma foto dele com a bandeira do Grêmio e do Santos abraçada com a menina que se fudeu lá, entre outras babaquices que os branquinhos imploram para o sentimento de culpa parar de bater lá no fundo da alma. Tá certo ele, que continue de cara fechada e posição forte pra esse bando de babaca, mesmo que continuem tentando transformar essa posição correta em arrogância.
Douglas. Postado 19 de Setembro 2014 Denunciar Postado 19 de Setembro 2014 Não custava nada ter ignorado o cara... Acabaram dando cobertura pra alguns xingamentos velados como aquele cara que passou agora no JN.
Salvador. Postado 19 de Setembro 2014 Denunciar Postado 19 de Setembro 2014 É impressionante o clamor nacional por algumas palavras clichês e sem valor do Aranha, pra que todos deixem esse tal de racismo pra lá (problema pequeno, né!?), assim poderemos finalmente chamar ele pra tomar café na Ana Maria Braga, finalmente conseguiremos postar uma foto dele com a bandeira do Grêmio e do Santos abraçada com a menina que se fudeu lá, entre outras babaquices que os branquinhos imploram para o sentimento de culpa parar de bater lá no fundo da alma. Tá certo ele, que continue de cara fechada e posição forte pra esse bando de babaca, mesmo que continuem tentando transformar essa posição correta em arrogância. Ele faz o que ele quiser. E a torcida reagiu da forma que quis/achou que deveriam. Vaiou e xingou, como fazem em todos os jogos.
Roman Postado 19 de Setembro 2014 Denunciar Postado 19 de Setembro 2014 Ele faz o que ele quiser. E a torcida reagiu da forma que quis/achou que deveriam. Vaiou e xingou, como fazem em todos os jogos. E o quote em mim é por quê? Não estou discutindo a ação de ninguém dentro do estádio, essa opinião vou guardar pra mim porque não quero notificações da brigada gremista.
SilveiraGOD. Postado 19 de Setembro 2014 Denunciar Postado 19 de Setembro 2014 Não custava nada ter ignorado o cara... Acabaram dando cobertura pra alguns xingamentos velados como aquele cara que passou agora no JN. Imagina se nego fala mal pra caralho do teu estado, chama ele de racista e ainda por cima pede uma punição pesada pro teu clube? Tua torcida receberia ele com flores e abraços?
Lusitano99 Postado 20 de Setembro 2014 Denunciar Postado 20 de Setembro 2014 Sem querer opinar sobre a postura da CBF face ao caso, a penalização ou a postura dos adeptos devido à minha óbvia ignorância face aos regulamentos brasileiros ou á forma como as claques brasileiras se comportam; dou aqui um pequeno exemplo: Praticamente em todos os jogos fora que o Porto jogava, pricipalmente nas deslocações aos rivais o Hulk era xingado o tempo todo; insultado de macaco, gorila, gritavam "HU, HU, HU" constantemente, jogavam cachos de bananas quando ele ia á linha, etc... Então quando ia no campo do Benfica ou do Sporting era um exagero. Não vi uma única vez o cara ir ter com o árbitro reclamar, ele dava a resposta em campo! Muitas vezes assisti os adeptos rivais que xingavam ele de macaco começarem a parar porque viam que isso fazia pior, fazia o cara jogar com mais fúria, vontade e abnegação... Um dos jogos que mais recordo pois estava lá, foi num Porto x Benfica em que a claque do benfica quando ele tocava na bola gritava em uníssono "HU, HU, HU"... Esse jogo acabou 5x0 com Hulk passeando em cima do David Luiz... Não estou dizendo que devemos mostrar indiferença perante esses actos, nem que os jogadores devem ignorar, mas ás vezes tem que se perceber também o contexto, não é como se o goleiro do Santos tivesse acabado de entrar em campo e começasse logo a ser xingado de macaco; pelo que vi foi após vários episódios com ele a queimar tempo (acho q vcs falam, fazer cera). Creio que também tem muito a ver com a reação e a personalidade do cara que "nesse momento" é vítima desses xingamentos, é só...
Guest João Gilberto Postado 20 de Setembro 2014 Denunciar Postado 20 de Setembro 2014 O comentário do Bertozzi NESTE VÍDEO resume bem o que eu quis dizer: "Não somos idiotas e não foi uma vaia qualquer." E ainda bem que não teremos mais jogos entre os times este ano.
Salvador. Postado 20 de Setembro 2014 Denunciar Postado 20 de Setembro 2014 O que é uma vaia normal? Uma vaia dada a todos os jogadores? Se for, realmente não foi normal. Foi uma vaia mais forte porque a torcida desaprovou a espetacularização em cima do ocorrido, a torcida desaprovou o que ele fez, a torcida desaprovou a estúpida decisão do STJD... Assim como o Damião levou um vaia mais forte por ter jogado no inter. O Enderson levou uma vaia mais forte pelo trabalho de merda que fez aqui. Sem falar em outros casos como as vaias e xingamentos ao Ronaldinho que eram muito mais pesados que os usados nesse jogo. Ou os xingamentos ao Fabiano Cachaça... O cara se sentiu ofendido? Faz o BO, resolve na justiça e pronto. Ou cria um superdimensionamento de algo como um xingamento no estádio e depois aguenta as vaias de quem desaprovar isso. O cara não é um mártir, não é um símbolo contra o racismo (até porque injúria racial e racismo são coisas bem diferentes). É alguém que foi xingado e se sentiu ofendido. Como qualquer pessoa poderia se sentir ofendida com qualquer xingamento. O cara não foi mais prejudicado por esse xingamento do que qualquer outro indivíduo xingado. E o quote em mim é por quê? Não estou discutindo a ação de ninguém dentro do estádio, essa opinião vou guardar pra mim porque não quero notificações da brigada gremista. Hahaha, eu não faço parte de qualquer brigada não.
Deod Postado 20 de Setembro 2014 Autor Denunciar Postado 20 de Setembro 2014 Só passando pra lembrar que a menina que foi pega como bode expiatório perdeu o emprego,teve a casa apedrejada,a casa incendiada,contas em redes sociais deletadas,e ameaças de morte. E o Aranha continua ai recebendo o bom salário dele,e sem maiores problemas. Não custava nada o cara ter se manifestado repudiando o que foi e está sendo feito com a garota,mas ele não se importou minimamente. Tá errado em punir? Claro que não,mas são coisas que poderiam ser facilmente evitadas com ação do dito goleiro. Ai o que o cara faz no intervalo do jogo? Coloca mais lenha na fogueira. Boa.
JunioR - AC Postado 20 de Setembro 2014 Denunciar Postado 20 de Setembro 2014 Essa mídia pela internet da Globo está cada dia mais ridícula. Os caras ficaram fiscalizando intensamente a torcida gremista e depois de dois dias analisando imagens acharam um elemento que chamou o Aranha de "fedorento" e "relaxado".
Pedro C. Postado 20 de Setembro 2014 Denunciar Postado 20 de Setembro 2014 O Jornal Nacional foi sensacionalista demais! UHAEUHIEAUEAEHE Vaias e xingamentos ao goleiro Aranha: E me aparece um bagual chamando o cara de relaxado! IUHAEUHEAHIAUIUEAH
SilveiraGOD. Postado 20 de Setembro 2014 Denunciar Postado 20 de Setembro 2014 Que seja como foi ontem em todos os jogos contra ele. Só isso. Duvido o STJD encontrar algum modo de lesar ainda mais o Grêmio depois do jogo de quinta. E que ele se exploda.
Léo R. Postado 20 de Setembro 2014 Denunciar Postado 20 de Setembro 2014 A ESPN é a que mais tá forçando a barra nisso, não entendo o porquê, será que é uma tentativa de vingança por causa da história do ano passado com o "jornalista" lá?
Douglas. Postado 20 de Setembro 2014 Denunciar Postado 20 de Setembro 2014 Imagina se nego fala mal pra caralho do teu estado, chama ele de racista e ainda por cima pede uma punição pesada pro teu clube? Tua torcida receberia ele com flores e abraços? Claro que não. Só que estava falando da cobertura. A vaia encobriria qualquer outro xingamento pelo tamanho da torcida e do estádio. As referências passadas mais recentes são do vôlei. http://blog.chicomaia.com.br/2011/04/06/a-polemica-michael-cruzeiro-e-justica/ http://esportes.estadao.com.br/noticias/volei,sadacruzeiro-minimiza-homofobia-contra-michael-e-ataca-o-volei-futuro,702520 http://www.meionorte.com/esportes/volei-insulto-a-jogador-gay-da-multa-de-r-50-mil-ao-cruzeiro-128368 http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2012/03/01/vilao-no-caso-michael-cruzeiro-pede-a-cbv-apuracao-de-racismo-a-wallace-minas-nao-cre-em-punicao.jhtm Principalmente no primeiro caso, até por se tratar de uma fase decisiva, os próximos jogos tiveram muita atenção, assim como aconteceu nesse. Em ambos os casos não me lembro de terem tratado o atleta envolvido na polêmica diferente dos demais nessa sequência mas, se tivessem, teria criado o mesmo problema, ainda que numa quadra fosse mais fácil discernir do que num estádio de futebol. É desculpável, pra mim, que uma pessoa que tenha sofrido um abuso se exalte e acabe falando pelos cotovelos. Não é desculpável que quem se sinta ofendido com essa reação implicitamente seja cúmplice desse abuso - afinal, se "quem cala, consente" e quem acha ruim da parte ofendida se manifestar? Uma reação é no calor do momento e/ou da experiência traumática, a outra é feita em perfeito juízo. Ou alguém aí ficou abalado pela insinuação de que o racismo é mais comum no Sul?
Léo R. Postado 20 de Setembro 2014 Denunciar Postado 20 de Setembro 2014 Claro que não. Só que estava falando da cobertura. A vaia encobriria qualquer outro xingamento pelo tamanho da torcida e do estádio. As referências passadas mais recentes são do vôlei. http://blog.chicomaia.com.br/2011/04/06/a-polemica-michael-cruzeiro-e-justica/ http://esportes.estadao.com.br/noticias/volei,sadacruzeiro-minimiza-homofobia-contra-michael-e-ataca-o-volei-futuro,702520 http://www.meionorte.com/esportes/volei-insulto-a-jogador-gay-da-multa-de-r-50-mil-ao-cruzeiro-128368 http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2012/03/01/vilao-no-caso-michael-cruzeiro-pede-a-cbv-apuracao-de-racismo-a-wallace-minas-nao-cre-em-punicao.jhtm Principalmente no primeiro caso, até por se tratar de uma fase decisiva, os próximos jogos tiveram muita atenção, assim como aconteceu nesse. Em ambos os casos não me lembro de terem tratado o atleta envolvido na polêmica diferente dos demais nessa sequência mas, se tivessem, teria criado o mesmo problema, ainda que numa quadra fosse mais fácil discernir do que num estádio de futebol. É desculpável, pra mim, que uma pessoa que tenha sofrido um abuso se exalte e acabe falando pelos cotovelos. Não é desculpável que quem se sinta ofendido com essa reação implicitamente seja cúmplice desse abuso - afinal, se "quem cala, consente" e quem acha ruim da parte ofendida se manifestar? Uma reação é no calor do momento e/ou da experiência traumática, a outra é feita em perfeito juízo. Ou alguém aí ficou abalado pela insinuação de que o racismo é mais comum no Sul? Infelizmente eu acho que é comum em todo lugar, ou você acha que em São Paulo por exemplo, o empresário pra contratar um funcionário, não vai preferir um branco a um negro? Aliás, isso sim é racismo. É só fazer o teste do pescoço, e vai ver que a sociedade/sistema é TODO racista.
Douglas. Postado 20 de Setembro 2014 Denunciar Postado 20 de Setembro 2014 Infelizmente eu acho que é comum em todo lugar, ou você acha que em São Paulo por exemplo, o empresário pra contratar um funcionário, não vai preferir um branco a um negro? Aliás, isso sim é racismo. É só fazer o teste do pescoço, e vai ver que a sociedade/sistema é TODO racista. Depende. Se o empresário for realmente burro a ponto de colocar isso acima da capacidade em exercer a função, melhor pra quem não se prender a isso e contratar os melhores. Em TI a gente não costuma lidar com clientes então talvez isso tenha um peso diferente mas nunca vi ninguém ser preterido por cor da pele, sexo ou por morar longe (que também é algo que a gente ouve), então minhas experiências são positivas quanto a isso. Mas ao mesmo tempo sei que as histórias citadas geralmente são verdadeiras, então só posso esperar que isso esteja mudando.
Léo R. Postado 20 de Setembro 2014 Denunciar Postado 20 de Setembro 2014 Depende. Se o empresário for realmente burro a ponto de colocar isso acima da capacidade em exercer a função, melhor pra quem não se prender a isso e contratar os melhores. Em TI a gente não costuma lidar com clientes então talvez isso tenha um peso diferente mas nunca vi ninguém ser preterido por cor da pele, sexo ou por morar longe (que também é algo que a gente ouve), então minhas experiências são positivas quanto a isso. Mas ao mesmo tempo sei que as histórias citadas geralmente são verdadeiras, então só posso esperar que isso esteja mudando. Pra atendimento ao público em geral, é bem mais complicado. Isso é triste.
Lewiks Postado 21 de Setembro 2014 Denunciar Postado 21 de Setembro 2014 Infelizmente eu acho que é comum em todo lugar, ou você acha que em São Paulo por exemplo, o empresário pra contratar um funcionário, não vai preferir um branco a um negro? Aliás, isso sim é racismo. É só fazer o teste do pescoço, e vai ver que a sociedade/sistema é TODO racista. Com esse comentário você só demonstrou o que você faria se fosse um empresário e tivesse que contratar algum funcionário. O racismo ainda é muito forte e impregnado na cultura da sociedade brasileira sim, mas por favor, não generalize e inclua todos nos seus pensamentos. Mesmo com medo da resposta eu vou perguntar, o que seria esse teste do pescoço?
Lusquerinhas do Amaral Postado 21 de Setembro 2014 Denunciar Postado 21 de Setembro 2014 Com esse comentário você só demonstrou o que você faria se fosse um empresário e tivesse que contratar algum funcionário. O racismo ainda é muito forte e impregnado na cultura da sociedade brasileira sim, mas por favor, não generalize e inclua todos nos seus pensamentos. Mesmo com medo da resposta eu vou perguntar, o que seria esse teste do pescoço? Deve ser isso http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/07/teste-do-pescoco-revela-racismo-no-brasil.html
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.