Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Deod

Posts Recomendados

Postado

Não penso que o Grêmio merecesse receber esta punição, mas se isso for acabar com o racismo no Brasil, que o Grêmio pague este preço - Fábio Koff

Faço desse senhor as minhas palavras

• Respostas 328
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Achei que tu tinhas desistido.

Mas toda vez que volto aqui tem um post teu cutucando gremistas.

Mas, vá lá, veja meu post e aponte o momento que eu digo que alguém chamou o Aranha de santo.

Tanto é que usei "santidade" Aranha em outra linha.

Usei o "santo" com a clara intenção de exagerar, de fazer um contraste, embasar o que eu estava dizendo.

:yeah2:

Você não disse, deixou implícito, é só ler seu post.

Mas tem nada a ver, como eu disse, a burrice de uns poucos não implica dizer que é fato de toda uma torcida.

E, 2, o Aranha não é santo, e, 3, todo torcedor tem todo o direito de ficar puto e possesso com jogadores de times adversários que ficam fazendo cera.

Só não podem dizer, e aqui concordo com o que você mesmo disse, que a cera justifica o que alguns seres fizeram naquela fatídica partida...

Pra começar cara, eu nem comentei nesse tópico por medo de gente que nem você, generalistas absurdos, comentarem aqui, esse foi meu primeiro comentário aqui e já me desanimei de continuar comentando aqui, belê?

Pra eu ser generalista absurdo, só na cabeça e opiniões de videntes como você, que por um post identifica tamanho traço em pessoas.

Me abstenho de comentar qualquer coisa nesse sentido.

Boa noite.

Postado

Bah cara, para de ser chato. Tu não é o único santista do mundo, e tua opinião não vale tanto quanto tu acha.

Se o cara diz que O PESSOAL DIZ X, não quer dizer que TU tá dizendo X.

Postado

Bah cara, para de ser chato. Tu não é o único santista do mundo, e tua opinião não vale tanto quanto tu acha.

Se o cara diz que O PESSOAL DIZ X, não quer dizer que TU tá dizendo X.

E minha pergunta foi, quem aqui tinha dito X.

Porque não vi ninguém falando X.

E nem me referi a mim mesmo.

Então, não entendi sua explicação...

Postado

Tá bom, Dr. Tá bom.

Existe vida além do fórum, sabia?

Postado

Tá bom, Dr. Tá bom.

Existe vida além do fórum, sabia?

1083.jpg?new=1

Postado

Exageraram muito com o Gremio e com esse caso no meu ponto de vista

1- Devia ser punido? Sim, dessa forma? Claro que não, ah foi reincidente? Sim, mas qualificaram o xingamento de macaco a coisa mais grave do que brigas e mortes, ou alguem acha que xingar de macaco é pior que aquela briga generalizada de Vasco e CAP ou até aquele caso da morte do torcedor boliviano?

2- A midia sempre exagera com Gauchos (Não gremio, com todos os gauchos) e sou de São Paulo

3- Claro que o racismo deve ser combatido, mas seu acabo tendo uma idéia semelhante ao do Pelé, combater da forma que o Aranha fez de parar o jogo e tudo, acaba se tornando ultra perigoso, porque a forma que foi incentiva mais ainda as pessoas a terem raiva do Aranha e acabar fazendo um crescimento no racismo. Joguem o Aranha no meio da torcida do Gremio por 5 minutos e veja se ele sai vivo de la. E podem ter certeza, por causa dessa historia do Aranha, muita gente soltou a frase: Tinha que ser preto. Ele devia ter esperado o jogo acabar.

4- Alguem duvida que aquela moça vai virar uma nova Geyse Arruda?

Bom não sei se conseguir explicar bem meu ponto de vista, sei que alguns vão discordar mas é um caso delicado, apesar de ser branco, eu ja tive problema de sofrer com isso, eu sempre fui chamado de lombriga amassada por ser muito branco, mas ao invés de reclamar, devolver xingamento, me calei, não demonstrei nenhum tipo de reação e simplesmente pararam de me chamar assim, porque eu não dava bola. Bom basicamente é que o racismo tem que ser combatido primeiro na sociedade e ter reflexo no futebol e não ao contrario.

Postado

Porra, peraí também, vamos deixar de hipocrisia: Branco reclamar de racismo é bravo né... Para né, não tem a mínima comparação a discriminação racial entre um branco e um negro...Eu espero não ter que ficar explicando a diferença entre os dois casos, acredito que ninguém aqui tem uma visão tão pequena de sociedade, história e do mundo para entendermos as diferenças...

Postado

Porra, peraí também, vamos deixar de hipocrisia: Branco reclamar de racismo é bravo né... Para né, não tem a mínima comparação a discriminação racial entre um branco e um negro...Eu espero não ter que ficar explicando a diferença entre os dois casos, acredito que ninguém aqui tem uma visão tão pequena de sociedade, história e do mundo para entendermos as diferenças...

Nunca duvide disso. Tem pessoas que dizem em alto bom tom que não vão mais deixar chamar de "alemão", "branquelo", etc. Ou que irão usar camisetas escrito "Força Branca", "100% branco", etc. É cada um que me aparece que não duvido de nada :lol:

Postado

Então os negros serão as eternas vítimas? Ou tem um tempo até zerar o débito? Me expliquem.

Bullshit.

Igualdade. De oportunidade, de tratamento, de vida. Isto é oq define a eliminação do racismo numa sociedade no meu ponto de vista. Se ficar colocando passado no meio da equação, nunca vai dar zero.

Postado

Não velho, ninguém falou isso, é claro que todos devem ser tratados igualmente. Mas igualar o racismo de um branco a um negro é forçar demais, pelo menos na minha opinião. Mas repito, isso não quer dizer que o negro atual, pelo passado de sofrimento, deva ser tratado de uma forma especial (minha opinião, pois sabemos que tem pessoas que pensam diferente).

Postado

Não velho, ninguém falou isso, é claro que todos devem ser tratados igualmente. Mas igualar o racismo de um branco a um negro é forçar demais, pelo menos na minha opinião. Mas repito, isso não quer dizer que o negro atual, pelo passado de sofrimento, deva ser tratado de uma forma especial (minha opinião, pois sabemos que tem pessoas que pensam diferente).

Entendo oq tu quer dizer. Mas novamente, tu está dando peso para o fator histórico ao comparar o racismo contra branco e contra negro. Aí, a balança sempre vai pender para um lado, não importa oq nós como sociedade façamos. Vamos viver o resto dos tempos vendo gente oportunista (muitas vezes brancos) aproveitando deste assunto para ganhar atenção, votos, processos, vagas na universidade, curtidas no facebook, etc.

O contexto é mais importante na minha opinião. Se o branco vive numa comunidade de maioria negra, por exemplo, ele pode estar se sentindo tão oprimido quanto um negro numa comunidade de maioria branca. E neste caso, não há diferença nenhuma. É racismo. Utilizado para diminuir, ferir, humilhar a pessoa por causa de sua raça. Não é pq os brancos não foram escravizados que o grau de racismo é menor. Ele está sendo discriminado por causa da raça e tem direito de reclamar tanto quanto o negro. Não existe meio racismo.

Postado

Eu entendo seu ponto de vista tbm, não quis dizer que são iguais, a maioria dos casos são com negros mas acontece com branco tbm.

Po eu sou quase albino cara e vivia ao meio de um monte de amigos negros, eu sempre era culpado por algo cara, é complicado.

Não vai existir a camisa 100% Força Branca, até porque a maioria dos casos são com negros, mas tem hora que a tal defesa contra o negro extrapola demais cara, isso acho errado.

Se é igualdade todo mundo merece tratamento igual, independente da historia e da porcentagem de casos. Por exemplo se um Negro me chamar de Gasparzinho, Lombriga ou afins ta beleza? e se eu revidar de Macaco uma só vez eu to errado e vou preso? Igualdade tem que ser justa simples assim.

A sociedade tem que continuar batalhando pra reduzir o racismo de branco com negros, que é maioria, mas respeitar e ajudar em casos inversos tambem, porque há e muito.

Postado

Minha impressão, ou estamos naquela discussão de isonomia?

Aquela história de tratar os iguais de formas iguais, e os desiguais na medida de suas desigualdades?

Postado

Minha impressão, ou estamos naquela discussão de isonomia?

Aquela história de tratar os iguais de formas iguais, e os desiguais na medida de suas desigualdades?

Não, o que to querendo dizer é tratar todos iguais e não melhorar para um grupo, amarrando o outro

Ter tratamentos verdadeiramente iguais, sem beneficiar e nem prejudicar ninguém, raça,credo,opção sexual... tudo mas lembrando, da mesma forma que A pode denigrir B, B pode denigrir A, ou seja combater todo e qualquer tipo de preconceito, independente de qualquer passado ou afins, preconceito é preconceito e acabou. Tem que combater do jeito certo.

Postado

Não adianta a galera discursar pela igualdade quando temos que hoje a maioria da população negra vive em favelas. Quando os empregos de maior porte são todos ocupados por brancos, quando quem se forma no Ensino Superior é de extrema maioria branca. Quando a maioria das pessoas que vivem a baixo da margem de pobreza são negros.

Isso ocorre porque se teoricamente eles tem a mesma capacidade que qualquer outra pessoa e apenas possuem mais melanina na pele?

Isso ocorre por uma condição histórica! Isso ocorre porque ainda não ultrapassamos a discriminação e o preconceito contra negros. Porque o fim da escravidão é muito recente no ponto de vista social. Não é questão de pagar dívida, mas sim de refletir sobre isso. É muito fácil desqualificar o preconceito contra negros e dizer que isso também ocorre pq fui chamado de "branquelo" por qualquer pessoa quando se vive numa sociedade onde a oportunidade é dada primeiro a quem é branco.

Links interessantes:

http://focagen.wordpress.com/2012/12/06/os-negros-tem-menos-chance-no-mercado-de-trabalho-por-falta-de-estudo-e-oportunidade/

http://www.mundonegro.inf.br/portal/2011/11/mercado-de-trabalho-e-oportunidades/

http://jornalggn.com.br/blog/rogeriobeier/ibge-negros-ganharam-57-do-salario-dos-brancos-em-2013

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/06/29/brancos-ganham-duas-vezes-mais-que-negros-e-dominam-ensino-superior-no-pais-mostra-censo-2010.htm

Postado

Não, o que to querendo dizer é tratar todos iguais e não melhorar para um grupo, amarrando o outro

Ter tratamentos verdadeiramente iguais, sem beneficiar e nem prejudicar ninguém, raça,credo,opção sexual... tudo mas lembrando, da mesma forma que A pode denigrir B, B pode denigrir A, ou seja combater todo e qualquer tipo de preconceito, independente de qualquer passado ou afins, preconceito é preconceito e acabou. Tem que combater do jeito certo.

Então a discussão é, sobre igualdade formal x igualdade material.

Cada pessoa tem direito a sua opinião, mas igualdade completa, pra mim, é bobeira.

Eu acompanho o raciocínio que ensinam por aí: tratar os iguais de forma igual e os desiguais na medida de suas desigualdades...

Postado

Não adianta a galera discursar pela igualdade quando temos que hoje a maioria da população negra vive em favelas. Quando os empregos de maior porte são todos ocupados por brancos, quando quem se forma no Ensino Superior é de extrema maioria branca. Quando a maioria das pessoas que vivem a baixo da margem de pobreza são negros.

Isso ocorre porque se teoricamente eles tem a mesma capacidade que qualquer outra pessoa e apenas possuem mais melanina na pele?

Isso ocorre por uma condição histórica! Isso ocorre porque ainda não ultrapassamos a discriminação e o preconceito contra negros. Porque o fim da escravidão é muito recente no ponto de vista social. Não é questão de pagar dívida, mas sim de refletir sobre isso. É muito fácil desqualificar o preconceito contra negros e dizer que isso também ocorre pq fui chamado de "branquelo" por qualquer pessoa quando se vive numa sociedade onde a oportunidade é dada primeiro a quem é branco.

Links interessantes:

http://focagen.wordpress.com/2012/12/06/os-negros-tem-menos-chance-no-mercado-de-trabalho-por-falta-de-estudo-e-oportunidade/

http://www.mundonegro.inf.br/portal/2011/11/mercado-de-trabalho-e-oportunidades/

http://jornalggn.com.br/blog/rogeriobeier/ibge-negros-ganharam-57-do-salario-dos-brancos-em-2013

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/06/29/brancos-ganham-duas-vezes-mais-que-negros-e-dominam-ensino-superior-no-pais-mostra-censo-2010.htm

Ai tu entra na questão social e histórica. Se tu desvincular isso da palavra racismo, eu aceito discutir. Oq não aceito é gente desqualificando o racismo, pq é um branco que está sofrendo. Quem faz isso não é contra o racismo, é contra o preconceito contra os negros apenas.

Ninguém nega que deve-se corrigir este problema histórico. E como se corrige? Igualdade. Fácil de escrever, difícil de colocar em prática. Mas no momento que houver igualdade de oportunidade e tratamento. A dívida histórica está paga. Não dá para ficar arrastando isso para o infinito. Pois exatamente como tu disse, a única diferença é a quantidade de melanina na pele. Então cada um andará de acordo com seus méritos.

Postado

Ai tu entra na questão social e histórica. Se tu desvincular isso da palavra racismo, eu aceito discutir. Oq não aceito é gente desqualificando o racismo, pq é um branco que está sofrendo. Quem faz isso não é contra o racismo, é contra o preconceito contra os negros apenas.

Ninguém nega que deve-se corrigir este problema histórico. E como se corrige? Igualdade. Fácil de escrever, difícil de colocar em prática. Mas no momento que houver igualdade de oportunidade e tratamento. A dívida histórica está paga. Não dá para ficar arrastando isso para o infinito. Pois exatamente como tu disse, a única diferença é a quantidade de melanina na pele. Então cada um andará de acordo com seus méritos.

Eu não entendo como você acha que devemos desvincular a questão social e histórica do racismo. É muito fácil ignorar isso e pensar em igualdade.

As bases de nossa estrutura estão dadas, estão cristalizada, mantendo as bases como elas se encontram e exigindo igualdade não vamos mudar realidades. Como vai exigir igualdade quando os ricos são, praticamente, só brancos e quem tá no Ensino Superior são em grande maioria só brancos? Tratar essas condições através da igualdade é desigual na minha ótica. Eu não acredito nessa igualdade que você diz quando vejo algumas estatísticas que apontei. Eu não acredito em igualdade quando até mesmo o nosso vocabulário é racista ou quando a Globo fala que linda aquela "mulata", sem nem pensar qual é a força história que essa palavra carrega.

Recomendo pra você "As veias históricas da américa latina" de Eduardo Galeano. Onde ele fala sobre porque hoje temos países desenvolvidos e subdesenvolvidos e como a história até hoje deixa suas "veias abertas". Sendo possível trazer isso pra questão do negro e do branco também.

Postado

Eu não entendo como você acha que devemos desvincular a questão social e histórica do racismo. É muito fácil ignorar isso e pensar em igualdade.

As bases de nossa estrutura estão dadas, estão cristalizada, mantendo as bases como elas se encontram e exigindo igualdade não vamos mudar realidades. Como vai exigir igualdade quando os ricos são, praticamente, só brancos e quem tá no Ensino Superior são em grande maioria só brancos? Tratar essas condições através da igualdade é desigual na minha ótica. Eu não acredito nessa igualdade que você diz quando vejo algumas estatísticas que apontei. Eu não acredito em igualdade quando até mesmo o nosso vocabulário é racista ou quando a Globo fala que linda aquela "mulata", sem nem pensar qual é a força história que essa palavra carrega.

Recomendo pra você "As veis históricas da américa latina" de Eduardo Galeano. Onde ele fala sobre porque hoje temos países desenvolvidos e subdesenvolvidos e como a história até hoje deixa suas "veias abertas". Sendo possível trazer isso pra questão do negro e do branco também.

E a solução para isso é tirar oportunidade de brancos e dar para negros? Ou seja, vamos fazer uma média aritmética para pararem de chorar. Foda-se, se o nro de pobres continua o mesmo. Oq importa é que agora 50% dos brancos são pobres e 50% dos negros são pobres. Tudo certo.

Eu discordo totalmente de basear algo em cor. Não deve existir distinção alguma. Passado é passado, deve ser lembrado e usado como exemplo. Repetir oq é bom, evitar oq é ruim. E pára por aí.

Enfim, meu ponto de vista é baseado num cenário onde há igualdade, de verdade. Onde independente da cor, a pessoa terá as mesmas oportunidades na vida. Mas para isso acontecer, é preciso uma mudança muito maior. Que não tem relação alguma com a cor das pessoas. O país precisa mudar, a mentalidade das pessoas precisa mudar. E sinceramente, nunca vai acontecer.

Postado

E a solução para isso é tirar oportunidade de brancos e dar para negros? Ou seja, vamos fazer uma média aritmética para pararem de chorar. Foda-se, se o nro de pobres continua o mesmo. Oq importa é que agora 50% dos brancos são pobres e 50% dos negros são pobres. Tudo certo.

Eu discordo totalmente de basear algo em cor. Não deve existir distinção alguma. Passado é passado, deve ser lembrado e usado como exemplo. Repetir oq é bom, evitar oq é ruim. E pára por aí.

Enfim, meu ponto de vista é baseado num cenário onde há igualdade, de verdade. Onde independente da cor, a pessoa terá as mesmas oportunidades na vida. Mas para isso acontecer, é preciso uma mudança muito maior. Que não tem relação alguma com a cor das pessoas. O país precisa mudar, a mentalidade das pessoas precisa mudar. E sinceramente, nunca vai acontecer.

Qual interesse dos detentores do poder político em buscar essa igualdade de oportunidades?!

Qual o interesse dos clientes do governo, o grande empresariado (lobbystas estatais), nisso?!

Ninguém enxerga que temos um Estado da esquerda, que se alinhou com os grandes empresariados (em troca de favores, regulamentações, protecionismos), e só fode todo mundo?!

Postado

Qual interesse dos detentores do poder político em buscar essa igualdade de oportunidades?!

Qual o interesse dos clientes do governo, o grande empresariado (lobbystas estatais), nisso?!

Ninguém enxerga que temos um Estado da esquerda, que se alinhou com os grandes empresariados (em troca de favores, regulamentações, protecionismos), e só fode todo mundo?!

Exato. Mas as pessoas preferem usar toda energia com o efeito, ao invés de focar na causa.

Postado

Igualdade de verdade num sistema que foi construído em desigualdade? E por isso essas desigualdades estão em nosso cotidiano. Isso pra mim é manter a desigualdade através de um discurso de igualdade que unicamente vai sustentar o que está aí.

Respeito seu ponto de vista, mas não concordo.

Postado

Essa ideia de compensação, visando o que ocorreu antigamente, é terrível.

As políticas de igualdade tem que ser sociais, e não por destinação de cor.

Aí sim entra esse papo de tratar os iguais como iguais, e os desiguais como desiguais, na medida de suas desigualdades.

Por isso que sou contra cotas raciais, por exemplo, e não contra cotas sociais.

De qualquer forma, acho que o Aranha está um pouco perdido. Colocaram o cara no topo, como exemplo pra tudo, aí ele incorporou isso como se fosse virar um herói..

Postado

Igualdade de verdade num sistema que foi construído em desigualdade? E por isso essas desigualdades estão em nosso cotidiano? Isso pra mim é manter a desigualdade através de um discurso de igualdade que unicamente vai sustentar o que está aí.

Mas não tem como mudar o passado cara. A base que temos é esta. Tem que trabalhar com ela.

Temos que corrigir o país, dar oportunidades iguais para todos e deixar esta injustiça causada pela história ir sumindo naturalmente com o tempo. Com o tempo teríamos negros e brancos com o mesmo nível de ensino. Com a mesma chance de entrar numa universidade e com a mesma competitividade no mercado de trabalho.

Forçar uma equalização, só para ter a mesma proporção de brancos e negros não ajuda muito o país ao meu ver.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...