Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Novo "ranking" de torcidas Lance!/Ibope


Dr.Thales

Posts Recomendados

Foda-se quantas pessoas entrevistam na pesquisa. O problema é entrevistarem 7005 e falar que a margem de erro é 1%. Impossível, pra ter 0,68% de erro que foi o que uma outra pesquisa propôs seria necessário 21700 pessoas aproximadamente.

E ainda assim isso não define a qualidade da pesquisa, os pesquisadores têm que definir o método perfeito pra situação e realizar ele com eficácia, o que duvido muito que tenha acontecido. Pra esse de torcida acredito que fosse melhor dividir o país em conglomerados de algumas características

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Destaco esses dois textos do Mauro:

http://espn.uol.com.br/post/429533_na-pesquisa-secreta-do-datafolha-flamengo-com-mais-torcida-que-o-corinthians

http://espn.uol.com.br/post/430119_pesquisa-de-torcidas-quase-metade-dos-entrevistados-e-de-sp-datafolha-diz-que-isso-nao-afeta-resultado

"Por isso, mesmo sabendo da seriedade dos institutos, não acredito totalmente, 100%, em nenhuma delas. Só teremos uma noção sobre qual o real tamanho de cada torcida se o IBGE acrescentar ao próximo Censo duas perguntas: "Você acompanha futebol, torce, de verdade, por um time?" Se a resposta for convicta e positiva, viria a segunda: "Qual o seu clube de coração?" E mesmo assim teremos distorções, claro."

"A pesquisa de 2012 também assustou ao apontar empate entre as torcidas de Fluminense e Portuguesa de Desportos, cada uma com 1% da preferência. Mais adiante você verá que isso também "mudou". É difícil entender tamanha disparidade entre as duas maiores torcidas do país, afinal, pelos índices de 2009 seriam mais de 8 milhões de flamenguistas em relação aos corintianos. Como uma diferença bem maior que o dobro da população do Uruguai desapareceria em cerca de mil dias?"

Não estou desmerecendo o Flamengo, longe disso, mas conheço muita gente, que não curte futebol, e quando perguntado sobre, diz torcer pro Flamengo, isso sim deveria ser separado.

Isso é completamente normal e serve para todos os times. A única diferença que o time com mais torcida obviamente vai ter o maior número de simpatizantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Destaco esses dois textos do Mauro:

http://espn.uol.com.br/post/429533_na-pesquisa-secreta-do-datafolha-flamengo-com-mais-torcida-que-o-corinthians

http://espn.uol.com.br/post/430119_pesquisa-de-torcidas-quase-metade-dos-entrevistados-e-de-sp-datafolha-diz-que-isso-nao-afeta-resultado

Isso é completamente normal e serve para todos os times. A única diferença que o time com mais torcida obviamente vai ter o maior número de simpatizantes.

Ridículo isso de qse metade dos entrevistados ser de São Paulo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o que eu acho indiscutível é que Flamengo e Corinthians tenham a maior torcida do país (algo entre 30 e 40% dos TORCEDORES [e não do total da população] no país).

Que São Paulo tenha a 3ª maior torcida, também acho difícil de contrariar...

Mas, a partir daí, a pesquisa praticamente "empata tecnicamente" as demais torcidas...

Então, qual a utilidade de uma pesquisa dessa?!

Se temos do 4º até o 12º todo mundo praticamente dentro da margem de erro e empatados tecnicamente, como vemos em várias pesquisas do gênero?!

É isso que não entendo...

Assim como não entendo gente que leva essas pesquisas a sério (ao pé da letra) e ainda fazem o cálculo dos números absolutos da torcida, diretamente ao total da população brasileira...

Aí, somos obrigados a ver mentiras (como da foto abaixo), e ainda ver a "grande mídia" comprando mentiras, como se fossem verdades...

:kidding:

4939347457_ba678d8bcd_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema dessa torcida é que pegou maiores de 10 anos (quando tradicionalmente as pesquisas são feitas com 15 ou 16). Além de todo mundo ter ficado embolado na margem de erro.

O resultado que eu mais vejo nessas pesquisas em geral é: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Santos, inter e Atlético-MG.

Grêmio e Cruzeiro também aparecem invertidos. E o mesmo acontece para a posição dos últimos 3 que varia também.

Eu já comentei aqui várias vezes que times do RJ e SP ainda tem torcida pelo país porque eram os jogos que passavam na televisão, sobretudo em lugares sem clubes representativos. Quando eu era criança meus colegas que não torciam para clubes do RS tinham 3 times: um do RJ, um de SP e Avaí ou Figueirense. Nessa nova geração com Avaí e Figueirense mais fortes eles não tem mais esse espaço. Até Grêmio e inter podem perder torcida no oeste se a Chapecoense se mantiver em alta.

Agora, é um erro definir qualquer torcida como "nacional" visto que nenhum clube de outro estado tem torcida minimamente representativa no Rio Grande do Sul. Não existe no Brasil nenhum clube com torcida minimamente representativa em todo o país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2-) O problema dessa torcida é que pegou maiores de 10 anos (quando tradicionalmente as pesquisas são feitas com 15 ou 16). Além de todo mundo ter ficado embolado na margem de erro.

O resultado que eu mais vejo nessas pesquisas em geral é: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Santos, inter e Atlético-MG.

Grêmio e Cruzeiro também aparecem invertidos. E o mesmo acontece para a posição dos últimos 3 que varia também.

Eu já comentei aqui várias vezes que times do RJ e SP ainda tem torcida pelo país porque eram os jogos que passavam na televisão, sobretudo em lugares sem clubes representativos. Quando eu era criança meus colegas que não torciam para clubes do RS tinham 3 times: um do RJ, um de SP e Avaí ou Figueirense. Nessa nova geração com Avaí e Figueirense mais fortes eles não tem mais esse espaço. Até Grêmio e inter podem perder torcida no oeste se a Chapecoense se mantiver em alta.

1-) Agora, é um erro definir qualquer torcida como "nacional" visto que nenhum clube de outro estado tem torcida minimamente representativa no Rio Grande do Sul. Não existe no Brasil nenhum clube com torcida minimamente representativa em todo o país.

1-) A minha definição específica pra "torcida nacional", explicada anteriormente, é baseada em uma outra pesquisa (mais abrangente que essa, mas ainda um tanto quanto inútil) de que os clubes que citei, tinham porcentagem significativa de torcida, dentro da pesquisa, em todas as regiões do Brasil (e não Estados).

Mas, direito seu discordar dessa definição.

2-) É o que falei ali em cima...do 4º até o 10º/12º nas pesquisas, todo mundo tá tão embolado, que não é raro eles todos estarem com empates técnicos...

Tem pesquisa que o Grêmio aparece em 6º, tem outras que aparece em 8º. Nessa aí, então, a maior diferença foi o quanto o Galo subiu...

Aí, tem outras, que meu Santos aparece em 6º, o grêmio em 7º e o Cruzeiro em 8º...

Disso, só posso concluir que o tamanho das torcidas destes times é bem próxima, não tendo valores nominais ou absolutos significantemente diferentes...

Acho que só tende a embolar mais ainda isso tudo, considerando que os que normalmente aparecem em 4º e 5º colocados estão em fases péssimas há mais de uma década.

Eu, particularmente, não vejo como dizer qual torcida é maior: Cruzeiro, Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio, Santos. E consigo imaginar uma ligeira diferença pra mais pra Palmeiras e Vasco (com tendências a diminuir essa diferença, se continuarem nessa draga que andam nos últimos 10/15 anos).

São apenas minhas conclusões com os números desta, e de outras pesquisas de tamanho de torcida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MG tem torcida de todo o país, e RS é o estado mais fechado a times de fora

Pesquisa do Ibope com o Lance! mostra que 2,8 milhões dos mineiros apoiam pelo menos 15 clubes de outros estados, enquanto 92% do futebol gaúcho é só Gre-Nal

Atleticanos, cruzeirenses e, por que não, corintianos, flamenguistas, vascaínos, são-paulinos, gremistas...? Dos 26 estados do Brasil, Minas Gerais é o que conta com a maior diversidade de torcidas, e o Rio Grande do Sul é o mais fechado a times de fora de seu território, segundo levantamento feito pelo Ibope em parceria com o Lance!. A pesquisa entrevistou ao todo 730 pessoas em MG e 402 no RS, de diferentes classes de renda, escolaridade e idade.

Enquanto 12,1 milhões de mineiros são torcedores do Atlético-MG (31,3%) e do Cruzeiro (27,4%) - o América-MG, por somar menos que 1% a nível nacional, foi incluído a "outros clubes" -, outros 2,8 milhões (13%) apoiam pelo menos 15 clubes de outras regiões do país, sendo a maior força de paulistas e cariocas: Corinthians (4,4%); Flamengo (2,9%); Vasco (1,4%) e São Paulo (1,1%). Também são fortes os torcedores do Bahia (0,5%) - estado que faz divisa com Minas -, Grêmio (0,4%) e Atlético-PR (0,3%), por exemplo. A região se mostra diversificada mesmo com 5 milhões de mineiros indiferentes por futebol ou que não torcem por nenhum clube, número que representa quase 1/4 de todo o território mineiro.

Na contramão de Minas Gerais, o Rio Grande do Sul é o estado mais isolado do país em termos de torcida. Juntos, Internacional e Grêmio têm 8,8 milhões (79%) da população gaúcha. Resultado que fica ainda mais forte se comparada à parcela que não torce por nenhum time (14%), o que deixa 92% do futebol da região resumido ao Gre-Nal. Fora a dupla, Corinthians (1%) e Ceará (0,2%) representam o maior número na pequena parte restante dos torcedores locais. Clubes como São Paulo, Flamengo e Fluminense, que tinham 0,2% na mesma pesquisa feita em 2010, desta vez sequer apareceram na região.

Além de monopolizar o futebol gaúcho, Internacional e Grêmio travam uma disputa acirrada pelo posto de maior torcida do estado. No último levantamento feito, há quatro anos, o Tricolor estava em vantagem com 53% contra 35% do Colorado. Mas agora existe um empate técnico entre os rivais, que possuem aproximadamente 4,4 milhões de torcedores cada um no estado - 40% do Inter contra 39,6% do Grêmio, só 0,4 ponto percentual de diferença.

Eixo Rio-São Paulo forte em outros estados

Flamengo, Corinthians São Paulo e Palmeiras seguem fortes em termos de torcida na Bahia, Ceará, Paraná e Pernambuco. O Rubro-Negro (20,1%), inclusive, chega a ter maior número que os fãs do Vozão (16,8%) dentro do território cearense - o Fortaleza, por somar menos que 1% a nível nacional, foi incluído a "outros clubes" -; enquanto o Timão (14,4%) tem mais adeptos em solo paranaense do que Coritiba e Paraná, que junto a outros clubes somam 10,3% - os paulistas ficam atrás só do Atlético-PR (20,1%). Nos dois estados, Palmeiras e São Paulo também são tão grandes quanto às equipes locais. O Verdão aparece com 5,7% no CE e 4,6% no PR; já o São Paulo, com 5,4% e 4,6%, respectivamente.

Já na Bahia e em Pernambuco, dois dos maiores times do estado lideram o ranking local das torcidas: Bahia (22,4%) e Vitória (17,8%), e Sport (26,3%) e Santa Cruz (24%) - o Náutico, por somar menos que 1% a nível nacional, foi incluído a "outros clubes". Mas clubes cariocas e paulistas aparecem logo atrás. Em solo baiano, os maiores torcedores de outros estados são 12,4% Flamengo, 7,4% Corinthians, 3,6% São Paulo, 2,6% Palmeiras, 1,4% Santos, 1,2% Vasco, 0,6% Botafogo e 0,4% Fluminense. E em território pernambucano, os maiores fãs forasteiros são 7,3% Corinthians, 4% São Paulo; 3,3% Palmeiras e 2,3% Flamengo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...