Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Novo "ranking" de torcidas Lance!/Ibope

Dr.Thales

Posts Recomendados

Postado

"A pesquisa foi realizada em todos os estados brasileiros, entrevistando 7.005 pessoas."

:comeon:

Postado

Não vou nem comentar o fato de que pegam o percentual da pesquisa, e fazem o cálculo do tamanho da torcida em cima de 201 milhões de habitantes que temos no Brasil...

Desconsiderando pesquisas que também mostram que mais de 40% da população brasileira não torce pra time algum (bebês, crianças, mulheres, homens, idosos que não gostam de futebol).

Tô pra conhecer mentira maior que essa dessas pesquisas.

• Vice-Presidente
Postado

Cruzeiro passou de 8 milhões para 6 milhões e o Galaum passou de 4 milhões para 7. Tá serto.

Postado

Galo não tem mais torcida que o grêmio e o vasco tem muito mais torcida que o Galo.

• Vice-Presidente
Postado

O negócio dessas pesquisas, é que duvido muito que eles entrevistam pelo menos uma quantidade razoável de pessoas em cada estado, se fizessem isso, a amostragem seria coerente e o resultado estatístico seria bem próximo da realidade.

Se eles pegassem essas 7000 pessoas em cada estado, provavelmente a amostra seria muito próxima da realidade. É igual Flamengo e Corinthians terem mais de 50 milhões de torcedores e o Flu ser o maior clube entre os que tem maior escolaridade, não tem como, provavelmente a proporção de gente escolarizada nessas torcidas deve ser maior que toda a torcida do Flu.

Postado

Grêmio e Inter na frente do Santos. Vc ainda pergunta se é pra levar a sério essas pesquisas?????????????????????????????????

Postado

Grêmio e Inter na frente do Santos. Vc ainda pergunta se é pra levar a sério essas pesquisas?????????????????????????????????

O caso do Santos é mais específico, Filipe.

O Santos é o único entre os considerados 12 grandes, que não é de uma capital...e sua maior concentração de torcida, está na baixada santista, que tem mais moradores que Porto Alegre, por exemplo...

E essas pesquisas nunca são feitas por lá. É como se fizesse uma pesquisa de torcidas, e desconsiderasse Porto Alegre, por exemplo...dá pra imaginar o reflexo disso nos índices dos clubes Inter e Grêmio, né?!

Mas, nem coloquei na balança esse caso específico do nosso time, pois a pesquisa como um todo, é uma grande furada, afinal, do 5º até o 10º colocado, há um empate técnico, logo, não serve pra muita coisa...

E a parte principal, é a que escrevi acima: pegam o índice da pesquisa, e calculam sobre o total da população brasileira, pra chegar naqueles números marketeiros de 30 milhões, 40 milhões...

Sendo que, na realidade, mais de 40% da população brasileira não torce pra time algum. E isso é apenas um dos erros dessas pesquisas, e das notícias veiculadas por ai.

Mas! Sabe como é...uma mentira contada várias vezes...

Postado

Com esse numero de entrevistados,da quase media de UM entrevistado por município no pais. Não da pra levar a serio um negocio desse.

Postado

Surpreendente mesmo é o Santos ter mais torcida que Botafogo e Bahia.

Postado

Numa outra pesquisa, de uns 3 ou 4 anos atrás, bem mais abrangente que essa que postei aqui, fizeram além do ranking nacional, o ranking regional.

Os únicos clubes que tiveram valores significativos em todas as regiões, foram Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Santos.

Todas as demais torcidas, em uma ou mais regiões, não tiveram resultados de torcida que indicasse algum índice.

Acho que isso explica. Né?

Diferença entre torcidas regionais, e torcidas verdadeiramente nacionais, ou seja, que tenham representação em TODAS as regiões.

Mas, não vou falar nada, pra não levar esse tópico ainda mais pro clubismo...

A intenção quando criei, era discutir a pesquisa como um todo, não os achismos e clubismos de cada um.

Postado

Vai chorar? kkkkkkkkkkkkk

O Santos é o único entre os considerados 12 grandes, que não é de uma capital...e sua maior concentração de torcida, está na baixada santista, que tem mais moradores que Porto Alegre, por exemplo...

E essas pesquisas nunca são feitas por lá. É como se fizesse uma pesquisa de torcidas, e desconsiderasse Porto Alegre, por exemplo...dá pra imaginar o reflexo disso nos índices dos clubes Inter e Grêmio, né?!

Mas, nem coloquei na balança esse caso específico do nosso time, pois a pesquisa como um todo, é uma grande furada, afinal, do 5º até o 10º colocado, há um empate técnico, logo, não serve pra muita coisa...

E a parte principal, é a que escrevi acima: pegam o índice da pesquisa, e calculam sobre o total da população brasileira, pra chegar naqueles números marketeiros de 30 milhões, 40 milhões...

Sendo que, na realidade, mais de 40% da população brasileira não torce pra time algum. E isso é apenas um dos erros dessas pesquisas, e das notícias veiculadas por ai.

Nunca tinha visto por esse lado, grande pensamento o teu. Realmente isso ocorre!

Postado

Exemplo furado.

Grêmio aparece com 6 milhões de torcedores.

Porto Alegre tem, aproximadamente, 1.5M de habitantes.

Coloca que desse total, 55% seja gremista, dá 800 e poucos mil, o que não representa nem 15% do total, sendo evidente que o reflexo não é tão grande assim.

Ah, se estás considerando "baixada santista", deves considerar também região metropolitana de porto alegre, que tem muito mais habitantes que a baixada santista...

Postado

Oeste de SC/PR e sul do Mato Grosso do Sul, a dupla gre-nal é muito forte, e DUVIDO que tenham feito pesquisa nesses locais.

Postado

Exemplo furado.

Grêmio aparece com 6 milhões de torcedores.

Porto Alegre tem, aproximadamente, 1.5M de habitantes.

Coloca que desse total, 55% seja gremista, dá 800 e poucos mil, o que não representa nem 15% do total, sendo evidente que o reflexo não é tão grande assim.

Ah, se estás considerando "baixada santista", deves considerar também região metropolitana de porto alegre, que tem muito mais habitantes que a baixada santista...

Olha, Thiago, eu não tô querendo dizer que a torcida de Grêmio e Inter são pequenas, não confunda as coisas.

O que tô dizendo, que quando as pesquisas são feitas em determinadas cidades, e pegam estes índices e transferem pro todo nacional, dá uma discrepância sim.

Quando entrevistam pessoas de POA, e não entrevistam pessoas da baixada santista, estatisticamente, haverá um problema nos resultados, não concorda?!

Entendeu agora?!

Oeste de SC/PR e sul do Mato Grosso do Sul, a dupla gre-nal é muito forte, e DUVIDO que tenham feito pesquisa nesses locais.

Também duvido.

Assim como duvido que tenha alguma amostra significativa do Norte do Paraná, baixada santista, leste e nordeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde tem bastante santistas (só como exemplo, não é por clubismo, é só porque eu conheço melhor a realidade do meu time...o mesmo se aplica a todas as demais agremiações, tornando estas pesquisas uma furada).

Postado

O Datafolha diz outra coisa.

Desse meio do ano ainda.

BwDuKgUIgAAylOa.png

2013

BwDuDHfIgAAa8HR.png

Postado

Santos talvez até tenha tenha torcida em todos os locais...mas é coadjuvante em todos...

Inter e Gremio dividem sozinhos o RS, tem grandes torcidas no Oeste de SC/PR e torcidas grandes no centro-oeste e rondonia...

Santos não deve mandar nem em Santos... =x

• Diretor Geral
Postado

Óbvio que existem vários "poréns" em pesquisas desse tipo, dá pra questionar várias coisas, mas como já dizia o outro: "é o que tá tendo" hahahah. Acho legal ver essas comparações de tempos em tempos (mesmo com os poréns), não imaginava que a torcida do SP fosse reduzir tanto assim. Mas se formos considerar o ano de 2013 como o ano mais negro da história do clube, dá pra compreender hahahahaha!

Vai ficar bacana quando o IBGE incluir em seu relatório a pergunta sobre futebol: você torce/gosta de futebol? Se sim, qual seu time de preferência?

Aí acho que dá pra reduzirmos o número de "poréns" em cima do resultado final.

Postado

Santos talvez até tenha tenha torcida em todos os locais...mas é coadjuvante em todos...

Inter e Gremio dividem sozinhos o RS, tem grandes torcidas no Oeste de SC/PR e torcidas grandes no centro-oeste e rondonia...

Santos não deve mandar nem em Santos... =x

Só quero que me diga, Vaz, onde disse que a torcida do Grêmio ou Inter são pequenas ou menores do que apontam ali.

:kidding:

É óbvio e ululante que elas tem praticamente 80/85% dos quase 12 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul (se for pra pegar toda a população existente, como insistem em fazer com as pesquisas).

Não sei pra que essa mania, de achar que pra eu falar bem do meu time, tenho que diminuir o dos outros (e acharem que todo mundo se comporta assim).

Óbvio que existem vários "poréns" em pesquisas desse tipo, dá pra questionar várias coisas, mas como já dizia o outro: "é o que tá tendo" hahahah. Acho legal ver essas comparações de tempos em tempos (mesmo com os poréns), não imaginava que a torcida do SP fosse reduzir tanto assim. Mas se formos considerar o ano de 2013 como o ano mais negro da história do clube, dá pra compreender hahahahaha!

Vai ficar bacana quando o IBGE incluir em seu relatório a pergunta sobre futebol: você torce/gosta de futebol? Se sim, qual seu time de preferência?

Aí acho que dá pra reduzirmos o número de "poréns" em cima do resultado final.

Eu imagino que o resultado percentual, não vá ser muito diferente, DENTRO DA POPULAÇÃO QUE TORCE POR ALGUM TIME.

Com Flamengo em primeiro, Corinthians em segundo, São Paulo em terceiro, e a partir do quarto, virar um bolo de Palmeiras, Vasco, Santos, Internacional, Grêmio e Cruzeiro, todos bastante próximos.

Mas, considerando que assim, a parte da população que não torce pra ninguém será considerada, os números absolutos (esses números aí, de 32 milhões, 27 milhões, etc) reduzirão em uns 40%. Chutando, com base em outra pesquisa (mais abrangente que essa) que indicava que pouco mais que 40% da população não acompanhava e/ou gostava de futebol.

• Vice-Presidente
Postado

Só quero que me diga, Vaz, onde disse que a torcida do Grêmio ou Inter são pequenas ou menores do que apontam ali.

:kidding:

É óbvio e ululante que elas tem praticamente 80/85% dos quase 12 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul (se for pra pegar toda a população existente, como insistem em fazer com as pesquisas).

Não sei pra que essa mania, de achar que pra eu falar bem do meu time, tenho que diminuir o dos outros (e acharem que todo mundo se comporta assim).

Eu imagino que o resultado percentual, não vá ser muito diferente, DENTRO DA POPULAÇÃO QUE TORCE POR ALGUM TIME.

Com Flamengo em primeiro, Corinthians em segundo, São Paulo em terceiro, e a partir do quarto, virar um bolo de Palmeiras, Vasco, Santos, Internacional, Grêmio e Cruzeiro, todos bastante próximos.

Mas, considerando que assim, a parte da população que não torce pra ninguém será considerada, os números absolutos (esses números aí, de 32 milhões, 27 milhões, etc) reduzirão em uns 40%. Chutando, com base em outra pesquisa (mais abrangente que essa) que indicava que pouco mais que 40% da população não acompanhava e/ou gostava de futebol.

Cara, 40% de 200 milhões são 80 milhões, ainda sobram 120 milhões de torcedores no país, não acho impossível Corinthians e Flamengo dividirem metade desse contingente.

Postado

Cara, 40% de 200 milhões são 80 milhões, ainda sobram 120 milhões de torcedores no país, não acho impossível Corinthians e Flamengo dividirem metade desse contingente.

Só usar os dois índices dos dois, aproximado, nessas pesquisas aí mesmo, que dá pra ver que os dois, juntos, não tem 50% do total de torcedores...

Postado

Não estou desmerecendo o Flamengo, longe disso, mas conheço muita gente, que não curte futebol, e quando perguntado sobre, diz torcer pro Flamengo, isso sim deveria ser separado.

• Vice-Presidente
Postado

Só usar os dois índices dos dois, aproximado, nessas pesquisas aí mesmo, que dá pra ver que os dois, juntos, não tem 50% do total de torcedores...

Não estou me baseando em índices, estou baseando na minha opinião mesmo. Não duvido que os dois sejam capazes de ter 50% dos torcedores.

Postado

Não estou me baseando em índices, estou baseando na minha opinião mesmo. Não duvido que os dois sejam capazes de ter 50% dos torcedores.

Ah, sim! Sendo assim, sim.

Discordo, mas... Se você acha, direito seu.

=D

Postado

Deviam incluir isso no Censo aeiuohaeoiaeuhaeo

NUNCA que o Vasco só tem 200 mil torcedores a mais que o CAM. 200 mil a mais em cada estado exceto MG, talvez.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...