Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Cristóvão Borges, do Fluminense, defende seu atacante: ‘Fizeram uma injustiça absurda com o Fred na Copa’

Ariel'

Posts Recomendados

Postado

Cristóvão Borges, do Fluminense, defende seu atacante: ‘Fizeram uma injustiça absurda com o Fred na Copa’

2014-707492147-2014-706938753-2014041650

Quase dois anos após ter deixado o Vasco, o então questionado técnico Cristóvão Borges deu a volta por cima e se estabeleceu: sob seu comando, em apenas quatro meses o Fluminense tornou-se uma das sensações do futebol brasileiro. Em entrevista ao Jogo Extra, Cristóvão defende Fred dos arranhões sofridos na Copa e aponta o dedo para a imprensa entre os responsáveis pelas mazelas do futebol nosso de cada dia.

Como conseguiu em pouco tempo dar padrão ao time?

Quando saí do Vasco, eu me preparei para realizar o que penso e sonho sobre o futebol. Recebi uma proposta melhor, mas aceitei a do Fluminense porque sabia o quanto o time era bom. Quando cheguei, vi que tudo seria melhor, pelo ótimo nível intelectual dos jogadores. Minhas ideias foram rapidamente absorvidas.

Quais são as peculiaridades que garantem o sucesso?

Meu time é compacto, joga com a defesa avançada, é técnico, inteligente e tem organização tática. Treinamos passe diariamente. Mas, no futebol brasileiro, a compactação não é boa e erra-se muito passe. A gente vê a evolução de outras escolas. Em 2011, o Universidad de Chile, do (Jorge) Sampaoli, já tinha um jogo de intensidade.

Viu novidades na Copa?

Novidade tática, eu não vi. Vi variações. A Alemanha tem boa movimentação e qualidade técnica, joga marcando sob pressão, roubando a bola no campo adversário.

O Flu é a Alemanha da Copa?

É semelhante, porque tem essas características, mas vamos ter cuidado. Há quem diga que a Alemanha nos inspirou, mas o Fluminense já está fazendo isso desde o começo do Brasileiro, antes da Copa. Não foi por causa da Alemanha. No meu primeiro jogo, contra o Horizonte, pela Copa do Brasil, o time deu 16 toques na bola antes de o Wagner marcar. No Brasileiro, a gente deu 17 toques até o Sóbis marcar. E, contra o Atlético-PR, Jean marcou após o time tocar 18 vezes sem que o adversário roubasse a bola.

Algum time inspirou você?

Minha inspiração é o resgate do futebol brasileiro, a valorização da qualidade técnica. Adoro o trabalho de um monte de gente: Bielsa, Guardiola, Mourinho, Ancelotti. Quando você vê o Cruzeiro jogar, poxa, aquilo é futebol brasileiro. O Fluminense joga futebol brasileiro.

Você hoje é melhor do que nos tempos de Vasco?

Sem a menor dúvida. Lá no Vasco, falavam que meu trabalho era bom. Mas vi que podia melhorar e fiquei sete meses estudando.

Como convenceu o Fred a ficar no banco contra o Goiás?

Olha, no Vasco, em todas as coletivas eu tinha que responder se o Juninho e o Felipe podiam jogar juntos. Aquilo me dava uma tristeza, pois parecia o assunto mais relevante, mesmo nas vezes em que o Vasco fez partidas maravilhosas. Agora, eu pensei que tinha me livrado disso, mas em todas as coletivas são seis ou sete perguntas sobre o Fred. Ele é o grande ídolo, mas as perguntas são de uma pobreza absurda. O Fred não jogou porque precisava se condicionar, ora.

Felipe não ficava emburrado? A imprensa estava errada?

Mas quem fomenta isso? Quem faz isso virar notícia? Quem faz enquete instigando a torcida? Metem o pau, dizem que estamos atrasados, mas a imprensa também precisa se preparar. Se a discussão não mudar, a gente vai continuar tomando de sete. No futebol, discute-se pouco as coisas essenciais. As não relevantes ocupam mais espaço. A gente só discute quando há uma tragédia como a da Copa do Mundo. Aí, todo mundo quer revolucionar tudo, e nada presta. A discussão é que está errada.

Fred já esqueceu a Copa?

Ele está ótimo. Fizeram uma injustiça absurda. Por que a Copa ficou na conta do Fred se, quando ele não jogou (contra a Holanda), o Brasil tomou de três? A pior coisa naquele Brasil x Alemanha ninguém falou. Eu e o Ricardo (Gomes) trocamos mensagens durante o jogo. Não vou dizer o que foi. Para quem é treinador, foi muito claro. Mas o que se dizia é que a culpa era do Fred e que ele era um poste... Mas ninguém culpou o Fred pelos 7 a 1...

O que dizem é que o Fred foi o grande problema do Brasil na Copa. Sempre tem que haver alguém para pagar o pato. Na quarta-feira, lá em Natal, quando o Fred pegava na bola, vaiavam ele. Mas a gente vai mudar isso. O Fluminense virou adversário de todo mundo. Mas isso vai mudar. Quem estava contra, agora está se encantando.

Aprova a escolha do Dunga?

Não quero falar sobre seleção. É um perigo. Sou um peixinho, um aprendiz.

EXTRA

Sou fã, o melhor da atualidade.

Postado

Cristóvão é um cara legal. E tá se saindo um bom técnico.

Postado

O trabalho que ele fez no Vasco foi sensacional. Porra, por muito pouco não ganhou tudo que disputou simultaneamente (CdB, Brasileirão e Sulamericana) na temporada... e o time não era nada bom. Agora com o Flu, se tiver o cargo mantido e com segurança, vai fazer um dos trabalhos a médio-longo prazo mais fodas dos últimos anos por aqui.

Postado

Muito bom técnico , mudou claramente o Fluminense . Inteligente demais , e veio preparado , espero que fique no Fluminense por longos anos !

Postado

O trabalho que ele fez no Vasco foi sensacional. Porra, por muito pouco não ganhou tudo que disputou simultaneamente (CdB, Brasileirão e Sulamericana) na temporada... e o time não era nada bom. Agora com o Flu, se tiver o cargo mantido e com segurança, vai fazer um dos trabalhos a médio-longo prazo mais fodas dos últimos anos por aqui.

Aham.

Prass; Fágner, Anderson Martins, Dedé, Ramon; Rômulo, Allan (Eduardo Costa/Fellipe Bastos/Jumar), Felipe, Diego Souza, Bernardo; Éder Luís, Alecsandro (Élton).

Time fechadinho e todo mundo voando baixo. Prass foi pro Palmeiras, Fágner pra Alemanha, Anderson Martins para oriente médio (opção), Dedé pro Cruzeiro (e seleção), Ramon (Flamengo/Corinthians), Rômulo pra Rússia, Allan foi pra Udinese, Felipe não encontrou mais futebol, Diego Souza nômade como sempre, Bernardo sumiu depois disso. Éder Luís não sei a quantas andou, Alecsandro fez uma graça no Atl-MG e Élton no Corinthians.

Ruim o time não era.

Postado

Pra esse aí podem fazer 80 matérias que não vai zicar.

• Vice-Presidente
Postado

Fico em dúvida se foi a matéria, seu post ou ele ter retrancado aos 20 minutos do segundo tempo jogando em casa.

Postado

Fdp, zicou haha

Postado

O pouco que acompanhei dele no Bahia, me parecia bom treinador, tirava leite de pedra.

Postado

Aham.

Prass; Fágner, Anderson Martins, Dedé, Ramon; Rômulo, Allan (Eduardo Costa/Fellipe Bastos/Jumar), Felipe, Diego Souza, Bernardo; Éder Luís, Alecsandro (Élton).

Time fechadinho e todo mundo voando baixo. Prass foi pro Palmeiras, Fágner pra Alemanha, Anderson Martins para oriente médio (opção), Dedé pro Cruzeiro (e seleção), Ramon (Flamengo/Corinthians), Rômulo pra Rússia, Allan foi pra Udinese, Felipe não encontrou mais futebol, Diego Souza nômade como sempre, Bernardo sumiu depois disso. Éder Luís não sei a quantas andou, Alecsandro fez uma graça no Atl-MG e Élton no Corinthians.

Ruim o time não era.

Um time que tem um ataque com Éder Luís e Alecsandro revezando com Élton pra mim não é nada bom o suficiente pra fazer a campanha que fez (chegar nas fases finais de 3 competições praticamente ao mesmo tempo). Não disse que era ruim, mas dizer que era bom... não era. Tirou leite de pedra no Vasco.

Mando pra ti a escalação do SPFC, por exemplo:

Rogério Ceni, Douglas, A. Carlos, Toloi, Alvaro Pereira, Rodrigo Caio, Souza, Ganso, Kaká, Luís Fabiano (Kardec), Osvaldo (Ademilson/ Pato)

Muito melhor do que essa formação que você me enviou e mesmo assim não vai ganhar nada esse ano.

É disso que eu to falando: o trabalho foi tão bem feito que o time pareceu ser pika das galáxias, o que não era. Tinha 4 ou 5 bons jogadores e o resto era medíocre (medíocre = médio no dicionário).

Postado

Um time que tem um ataque com Éder Luís e Alecsandro revezando com Élton pra mim não é nada bom o suficiente pra fazer a campanha que fez (chegar nas fases finais de 3 competições praticamente ao mesmo tempo). Não disse que era ruim, mas dizer que era bom... não era. Tirou leite de pedra no Vasco.

Mando pra ti a escalação do SPFC, por exemplo:

Rogério Ceni, Douglas, A. Carlos, Toloi, Alvaro Pereira, Rodrigo Caio, Souza, Ganso, Kaká, Luís Fabiano (Kardec), Osvaldo (Ademilson/ Pato)

Muito melhor do que essa formação que você me enviou e mesmo assim não vai ganhar nada esse ano.

É disso que eu to falando: o trabalho foi tão bem feito que o time pareceu ser pika das galáxias, o que não era. Tinha 4 ou 5 bons jogadores e o resto era medíocre (medíocre = médio no dicionário).

Mas não é mesmo. Principalmente se for considerar o que cada um está(va) rendendo em cada momento. Se for, só o Kardec desse SP joga naquele Vasco (que tá com 12 jogadores, então vai perder pontos no STJD e ser rebaixado :P), mesmo assim porque era Alecsandro/Elton.

O que ele fez é um desafio mais pela falta de organização dos clubes do que pelos adversários em cada um dos torneios. Copas são sempre difíceis mas nada impossíveis, vide Ponte Preta na Sulamericana e Palmeiras/Felipão na Copa do Brasil. E no Brasileiro o que faz mais diferença é o calendário longo, então cansaço e lesões são fatores importantes. O Botafogo ano passado também não tinha um time excelente e só saiu da briga à medida que foi perdendo jogadores.

Postado

É exatamente disso que eu to falando. Não é que os jogadores eram super fodas, mas estavam em alto nível por culpa do técnico. Time era muito bem treinado, triangulações e infilitrações bem feitas, e a dupla de zaga (que depois saiu o A. Martins) bem posicionada sempre e com o Dedé voando (pra mim era um dos melhores zagueiros do mundo na época, só depois das lesões é que passou a ser o zagueiro comum que é hoje).

Postado

Perde 2 jogos seguidos e o cara se torna o pior treinador do mundo.

• Vice-Presidente
Postado

Rapaz, essas matérias são poderosas mesmo.

Postado

HAHAHAHAHAHAHAHA

A zica das matérias continua.

Postado

ufa, o Fluminense agora tem uma eliminação mais ridícula que a do flamengo contra o outro America.

Postado

Por que não fizeram uma matéria dessas mais cedo pro Enderson? :(

• Vice-Presidente
Postado

AHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHU

Ninguém mandou mudar o time para encaixar o "injustiçado" Fred.

Postado

AHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHU

Ninguém mandou mudar o time para encaixar o "injustiçado" Fred.

O pior nem é isso. O pior é saber que ele não vai bancar o Fred no banco nunca, ou seja, um time que tem potencial pra pelo menos G4, não vai nem brigar por isso.

Postado

Mas se tirar o Fred vai colocar quem? O Walter não tá obeso de novo?

Postado

Perde 2 jogos seguidos e o cara se torna o pior treinador do mundo.

falei

Postado

Mas se tirar o Fred vai colocar quem? O Walter não tá obeso de novo?

Sóbis, velho. Se movimenta BEM mais, se encaixa melhor nesse esquema de posse de bola e o mais importante na minha opinião, tem mais disposição/físico pra pressionar a saída de bola. Estava dando MUITO certo com ele.

Postado

Sóbis, velho. Se movimenta BEM mais, se encaixa melhor nesse esquema de posse de bola e o mais importante na minha opinião, tem mais disposição/físico pra pressionar a saída de bola. Estava dando MUITO certo com ele.

Sóbis tá no banco? Achei que fosse titular absoluto.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...