Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Só com previdência, Lei rebaixaria 18 dos 20 times da Série A


Guest João Gilberto

Posts Recomendados

Guest João Gilberto

Só com previdência, Lei rebaixaria 18 dos 20 times da Série A

622_fadcb7eb-0ec5-3e41-ba10-51a2e6079b64

A Lei de Responsabilidade Fiscal dos clubes, que pode ser votada hoje na Câmara dos Deputados, em Brasília, prevê rebaixamento para os times que não apresentem as Certidões Negativas de Débido (CNDs), que são documentos emitidos pelo governo para atestar que pessoas jurídicas (caso dos clubes) não são devedoras de impostos.

Se a lei já estivesse aprovada, 18 dos 20 times da primeira divisão do Brasileiro estariam rebaixados. E isso contando apenas a situação das equipes com a Previdência Social.

No site da Receita Federal, basta ter o CNPJ de uma instituição para emitir a Certidão Negativa de Débito de "débitos relativos às contribuições previdenciárias". Na manhã desta terça-feira, o ESPN.com.br consultou a situação dos 20 clubes da Série A do Brasileiro.

E nada menos do que 18 clubes não tinha a situação regularizada: o site da receita não explica o motivo nem o valor da dívida. A resposta padrão é que "a emissão automática da certidão não foi possível em razão da existência de pendências nos sistemas".

d4765fd7-23f7-3287-ab75-b9cf566459ad.jpg

Certidão negativa de débitos do Sport junto ao Ministério da Fazenda

A reportagem conseguiu emitir a CDN de apenas dois clubes, e eles não fazem parte do clube de gigantes do país. Para a Receita Federal, Chapecoense e Sport não "tinham pendências". Os dois clubes podem, no entanto, ter outros débitos relativos a impostos, o que também rebaixaria a dupla para a segunda divisão.

Difícil seria escolher substitutos para os rebaixados. Praticamente todos os times da segunda divisão também não conseguiriam emitir a CND hoje relativo à previdência social.

ESPN

A parte que negritei, respondo: não há! TODAS as dívidas do Sport estão negociadas e previstas para acabar em poucos anos, algumas até poderiam ser pagas de imediato, mas não tem pra quê saná-las e deixar o clube sem recursos emergenciais.

Daí, lhes pergunto retoricamente: como é que estes clubes conseguiram tão fácil o patrocínio da CAIXA, quando precisamos (Sport) de mais de 1 ano para conseguir toda a documentação?! Ficamos TODO o ano de 2013 e metade deste sem patrocínio master por causa deste imbróglio.

PS: Ver vídeos na fonte da matéria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Pergunta!

O Santa está penando para acertar os últimos detalhes do patrocínio com a Caixa por causa dessas certidões (ainda não tem todas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Daí, lhes pergunto retoricamente: como é que estes clubes conseguiram tão fácil o patrocínio da CAIXA, quando precisamos (Sport) de mais de 1 ano para conseguir toda a documentação?! Ficamos TODO o ano de 2013 e metade deste sem patrocínio master por causa deste imbróglio."

O Vasco sofreu muito com isso tb, mas... o prefeito do Rio é Vasco, o ex-governador do Rio é Vasco, o ex-presidente Lula é Vasco (em parte), o presidente da Câmara dos Deputados é Vasco. Logo, CORRUPÇÃO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Flamengo passou 2013 quase todo e até o meio do ano de 2014 praticamente com a CND, feito inédito na vida recente do clube. O problema que ocorreu a alguns meses foi uma dívida dos anos 90 (Kleber Leite) com o BACEN, envolvendo a venda de alguns jogadores, o que fez com que o Flamengo perdesse a CND e tivesse a verba da Caixa bloqueada. Mas, ao que tudo indica, até o fim do mês o Flamengo deve ter condições de emitir a CND novamente.

O pior é você vê no jornal a seguinte declaração do Márcio Braga que disse que a atual gestão do Flamengo deveria entender que o negócio "é ganhar título. Pagar conta... só se sobrar dinheiro". Ou então o Presidente do Botafogo que disse no Bola da Vez que deixou de pagar 8 meses de imposto na esperança que o Proforte saísse. Aí você olha pro Vasco e ao que tudo indica o Eurico Miranda vai voltar. Já em relação ao Corinthians, meses atrás saiu uma notícia dizendo que a gestão do Andrés Sanchez simplesmente resolveu parar de pagar imposto de renda e contribuições previdenciárias. É um pior que o outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ia se lindo todo mundo rebaixado nessa porra, uma serie A com uns times ridículos.

O problema é que não existe ninguém pirocudo ao ponto de fazer acontecer, mas seria a melhor coisa pro futebol brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

Essa do Assunção eu vi a entrevista. Fiquei de cara como ele assumiu na cara dura que deixou de pagar imposto na esperança da lei sair, e a parte que ele disse que achava perfeitamente legal a manobra que fez pra furar o Ato Trabalhista. Ele sabe que no fim do ano tá caindo fora e quem vai pegar o Botafogo em estado falimentar não é ele, perdeu a vergonha na cara mesmo. Vai querer voltar daqui a alguns anos dizendo que foi o cara que devolveu o time pra Libertadores, que o outro(que vai pegar um clube falido e sem condições de fazer nada) colocou o clube na merda...Só lembrar como ele pegou a casa mais ou menos arrumada pelo Bebeto e saiu gastando o que não podia.

Quanto ao Flamengo...Bom, o cara que falou que ganha título depois paga conta tava pedindo o cara que fez a dívida que bloqueou a CND do clube de volta no futebol, não surpreende. Triste é que é bem capaz dessas sanguessugas voltarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...