Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Técnicos envelhecem, e número de vovôs mais que dobra no Brasileiro


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Técnicos envelhecem, e número de 'vovôs' mais que dobra

Publicado em 30/07/2014, 09:24 / Atualizado em 30/07/2014, 09:47

Paulo Cobos, para o ESPN.com.br

ESPN.COM.BR

622_f37df741-4def-3ea9-9d7b-fe20e7986c4c

Abel (Inter), Oswaldo (Santos), Felipão (Grêmio), Levir (Atlético-MG) e Luxemburgo (Flamengo): os 'vovôs' do Brasileiro

Não é pela renovação dos treinadores no principal campeonato do país que o futebol brasileiro, abalado após o fiasco na Copa do Mundo, vai se reinventar.

Os atuais comandantes dos clubes do Campeonato Brasileiro (sem contar o Bahia, que está sem treinador) têm idade média de 53,2 anos. Um salto grande quando comparados com os que começaram o torneio de 2003, o primeiro sob as regras dos pontos corridos.

Naquele campeonato, que tinha 24 clubes, os técnicos da primeira rodada tinham, em média, 48,2 anos. Maior ainda é o salto de treinadores sexagenários. Em 2003, o Brasileiro começou com apenas dois nessa faixa: Pepe, que tinha 68 anos no Guarani, e Antônio Lopes, que comandava o Vasco aos 61 anos.

Agora, são cinco "vovôs", e todos em clubes grandes. O Flamengo mandou embora Ney Franco, de 48 anos, para resgatar Vanderlei Luxemburgo, 62. O Santos tem Oswaldo Oliveira, de 63 anos. O Inter aposta em Abel Braga, 61. O Atlético-MG trouxe de volta do Japão Levir Culpi, outro que tem 61.

Por fim, foi a vez do Grêmio trocar a juventude pela experiência. Mesmo mais perto da zona da Libertadores do que a área de degola, o clube dispensou Ederson Moreira, de 42 anos, para contratar Luiz Felipe Scolari, que aos 65 anos é agora o mais velho do Brasileiro.

Em 2003, o Brasileiro arrancou com sete treinadores que tinham, no máximo, 42 anos. Vários deles viraram profissionais de prestígio, como Tite, Cuca, Renato Gaúcho e Cristovão Borges. Agora, dois estão nessa faixa de idade: Doriva, que aos 42 anos começou muito bem no Atlético-PR, e Argel, que aos 39 acaba de assumir o Figueirense.

A velha e boa ciranda dos vovôs... e assim vamos. Só não sei pra onde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que idade represente que o sujeito é ultrapassado. Mas a falta de renovação é um problema mesmo. O pior é que os mais novos muitas vezes são tão ou até mais ultrapassados que os velhos.

E pontos pro Oswaldinho de Oliveira, que eu jurava que tava nos seus 50 e poucos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra não criar outro tópico porque não vale a pena, mas a entrevista que o Muricy tá dando agora na ESPN ao vivo, é ABSURDA. Eu não gosto muito do jeito dele e da forma como arma os times, mas o que ele tá falando agora é de se aplaudir, rapaz. Bateu na CBF, bateu nos "relatórios" do Felipão, deu a entender que o treinador brasileiro tem vergonha de aprender, que tá muito difícil pra trabalhar. Falou que nao dá pra mudar só dentro de campo se nao mudar todo o resto e por ai vai.

Mudei a minha visão quanto a ele com essa entrevista. Sensacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que idade represente que o sujeito é ultrapassado. Mas a falta de renovação é um problema mesmo. O pior é que os mais novos muitas vezes são tão ou até mais ultrapassados que os velhos.

E pontos pro Oswaldinho de Oliveira, que eu jurava que tava nos seus 50 e poucos.

Muita tintura no cabelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra não criar outro tópico porque não vale a pena, mas a entrevista que o Muricy tá dando agora na ESPN ao vivo, é ABSURDA. Eu não gosto muito do jeito dele e da forma como arma os times, mas o que ele tá falando agora é de se aplaudir, rapaz. Bateu na CBF, bateu nos "relatórios" do Felipão, deu a entender que o treinador brasileiro tem vergonha de aprender, que tá muito difícil pra trabalhar. Falou que nao dá pra mudar só dentro de campo se nao mudar todo o resto e por ai vai.

Mudei a minha visão quanto a ele com essa entrevista. Sensacional.

Vi essa entrevista também, ele matou a pau, falou sem papas na lingua o que queria. Pau na cara desses velhos arrogantes tipo Parreira e Luxa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

O Oswaldo nem parece que tem 60 mesmo, hahahaha velho tá inteirão.

[...]

Mudei a minha visão quanto a ele com essa entrevista. Sensacional.

Pois é, me surpreendeu também, foi ótima. Aliás, até eu que na passagem anterior pelo SP era um fervoroso corneta dele, dou o braço a torcer: ele mudou nesse meio tempo, de 2009 pra cá. O mau humor e a prepotência que marcavam suas entrevistas entre 2006 e 2008 deram espaço pra opiniões mais claras e objetivas sobre futebol e seus entornos.

É o tal negócio né: experiência amadurece o sujeito, pro bem e pro mal. Ele parece ter se beneficiado desse tempo longe do SP, com títulos e boas passagens em outros grandes clubes. Ainda continua com suas pardalzices, mas já é outro Muricy, e essa entrevista de hoje deixou isso bem claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior problema é, e acredito que a por serem mais velhos, os treinadores não buscam se renovar, não acham que isso irá surtir efeitos, pra quê mudar depois de tanto tempo!? Conheço pouco sobre o curso de treinadores da CBF e do pouco que sei nunca os treinadores das equipes principais estão, porque não começar a mudar a partir daí? E realmente, como o Muricy falou, se a renovação não começar pelas camadas mais altas também nada mudará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só faltava essa, dizerem que a Idade influi no estilo de futebol jogado ¬¬

O próprio Oswaldo é um dos técnicos menos conservadores e mais flexíveis taticamente no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...