Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Dunga é o novo técnico da Seleção Brasileira

Bodu ®

Posts Recomendados

Eu não fico nem tão triste pelo Dunga em si, porque acho o nível dos treinadores no Brasil "muito próximo".

Eu só fico com aquela sensação absurda de retrocesso ou estagnação ao menos.

Política. =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 117
  • Criado
  • Última resposta

A Espanha foi o Aragonés que implementou a força o Tiki-Taka porque não tinha mais esperança da imprensa, então qualquer coisa que viesse era lucro. Ele não forçou o tiki-taka em clubes, porque são poucas as equipes que efetivamente utilizam o Tiki-Taka, a questão é que o expoente máximo do Tiki-Taka é o Guardiola, sendo que o Guardiola reuniu o trabalho com o Aragonés num time que a vida inteira favoreceu esse time de jogo. Se o Guardiola tivesse começado em algum time minúsculo da Espanha, não seria o pai do Tiki-Taka como muitos julgam.

Não, o estilo já existia e ele apenas abandonou as estrelas que já não rendiam nada.

(...)

A sorte de Luis foi a chegada de Ronaldinho ao Barcelona, em 2003, um ano antes dele assumir o cargo. O Barcelona, de Rijkaard, Ronaldinho, Deco e Eto'o, já mostrava o futebol que daria o tom nos anos seguintes. Com qualidade, valorização da bola, predomínio da técnica sobre a força física. Xavi ganha espaço, aparece Iniesta, os baixinhos ganham protagonismo. E esse modo de jogar futebol começa a encantar o país, outros clubes procuram jogar de forma parecida.

Em 2006, quando chega a Copa, o Barcelona era campeão da Europa (após 14 anos de espera), mas a Espanha ainda tinha uma seleção em que predominavam as velhas vacas sagradas''. Os Raúls, Albeldas e Barajas da vida. Luis inova. Leva Marcos Senna, negro e nascido em outro país, para ser titular. Saca Raúl do time. Foi massacrado. Não há outro verbo. O que se via na imprensa era algo bastante mais duro, frequente e mais intenso do que vimos Felipão passar em 2002, com o caso Romário. Aragonés era massacrado em todos os jornais, todas as rádios, todos os debates de TV. Eram ataques pessoais, baixos, nojentos.

E ele amarelou na Alemanha, essa que é a verdade. Na hora do vamos ver daquela Copa, colocou o time que as pessoas queriam, não o que ele queria. Perdeu da França.

A surpresa foi gigantesca quando saiu o anúncio de sua renovação. E o divisor de águas foi uma derrota por 3 a 2 para a Irlanda do Norte, em 6 de setembro de 2006, eliminatórias da Eurocopa 2008. A partir dali, a partir daquele jogo, Aragonés definitivamente resolveu ser ele mesmo. Deu um murro na mesa. Desafiou o país inteiro. Deixou de convocar Raúl e colocou o projeto nas mãos de Casillas e Xavi. Novas lideranças de times rivais, mas amigos desde as seleções de base. Dois exemplos em qualquer aspecto que se queira levar em conta.

A Espanha passava a adotar o tiki taka, termo cunhado à época pelo já falecido narrador Andrés Montes. Um estilo mais Barça, sem influência do futebol praticado pelo Real Madrid.

(...)

http://forum.fmanager.com.br/topic/116923-aragones-foi-o-homem-que-mudou-os-rumos-da-espanha/?hl=aragon%E9s

Link para o comentário

http://espn.uol.com.br/post/426756_eles-sempre-tremem-diante-da-amarelinha

Normalmente eu sempre acabo divergindo sobe alguma coisa num texto, mas o do Gustavo é perfeito. Estagnação, retrocesso, politicagem. Pode até levantar título, mas o futebol vai continuar sendo nojento, tanto da seleção quanto do Brasil. E quem se fode somos nós, torcedores, que financiamos essa porra toda pra ver jogos lixos.

Eles sempre tremem diante da amarelinha

Admito que senti o golpe.

Como um gancho bem aplicado no fígado.

E não me refiro ao 7 a 1, mas sim aos dias seguintes.

Primeiro a permanência de José Maria Marin e o futuro com Marco Polo del Nero.

Depois o imediatismo de Gallo em sua apresentação, mostrando que o principal objetivo é a conquista da medalha de ouro olímpica.

Na sequência, o anúncio do ex-empresário de jogadores Gilmar Rinaldi como novo Coordenador das Seleções Brasileiras.

Por fim, o soco melhor aplicado: Dunga está de volta.

Falávamos em renovação, novas ideias, revolução, novas táticas. Recorremos ao passado.

Reinicia-se agora uma discussão de quatro anos atrás. Estamos analisando se Dunga fez ou não fez um bom trabalho no comando do escrete canarinho e se merecia outra oportunidade.

Não é esse o ponto. Não é essa a discussão. Não era esse o caminho.

Divulgação
1e97f786-2e34-356b-a260-1712d0aaf615.jpg
Escrevi isso no dia da queda de Felipão

Dunga fez um bom trabalho, com um desfecho terrível por conta de suas próprias escolhas na formação do elenco. Ponto. Acabou. É passado.

Depois do que fez a Alemanha na Copa, o Brasil precisava de algo novo. Mentalidade nova, ideias diferentes. Todo um trabalho novo.

Revolução é o termo que prefiro nesse momento. Passando pelas federações estaduais e pela base dos clubes. Avançando pela estrutura do futebol brasileiro. A Seleção seria consequência.

Temos pessoas capacitadas, mas estas não são "amigas" da CBF. Existem ideias colocadas na mesa, como a democratização da CBF, já bem explicada pelo Bom Senso. Nem de perto é cogitada pelos dirigentes.

Nada vai mudar. Tudo continuará como antes, ou até pior.

E o que mais me entristece é perceber que estamos, mais uma vez, perdendo o bonde da história.

Dunga e companhia podem conquistar tudo nos próximos quatro anos e ficarem com o hexa. Provavelmente teremos gritos de "essa é para vocês, seus traíras". A população sairá às ruas para comemorar. Não basta.

O possante treinador seguirá achando que os rivais sempre tremem diante da amarelinha. Que isso é o suficiente.

Precisávamos de mais. Muito mais. E isso não vai acontecer.

Em 2018, independentemente do resultado, falaremos novamente em mudanças, renovação...

Poucas vezes o abatimento tomou conta de mim como agora.

Link para o comentário

http://espn.uol.com.br/post/426756_eles-sempre-tremem-diante-da-amarelinha

Normalmente eu sempre acabo divergindo sobe alguma coisa num texto, mas o do Gustavo é perfeito. Estagnação, retrocesso, politicagem. Pode até levantar título, mas o futebol vai continuar sendo nojento, tanto da seleção quanto do Brasil. E quem se fode somos nós, torcedores, que financiamos essa porra toda pra ver jogos lixos.

O site da ESPN não abre aqui (não sei porque, acho que é por causa do AdBlock, mas já desabilitei e continua), você ou alguém poderia postar o texto, por favor?

Link para o comentário

Guest João Gilberto

O site da ESPN não abre aqui (não sei porque, acho que é por causa do AdBlock, mas já desabilitei e continua), você ou alguém poderia postar o texto, por favor?

Não é o AdBlock porque eu uso e abre.

Link para o comentário

Eu não li o que foi colocado aqui, mas vou colocar minhas opniões sobre a cagada que foi feita colocando Dunga novamente da seleção. Primeiro vamos aos motivos dos que vi defender até agora:

1 - Ele coloca os jogadores em regime militar, ninguém sai da concentração, não tem família, não tem festa, quase não tem folga, ninguém pode passar gelzinho diferente no cabelo nem acessar redes sociais. Isso dá a impressão de comprometimento, certo?

Quem disse? A Alemanha era só festa fora dos campos, Joaquim Low era amigo de todas as mulheres de jogadores, eles tinham folgas, faziam festa, aproveitaram o Brasil 100%. E quando entravam em campo jogavam bem, bem preparados no esquema tático. Essa historinha de regime militar do Dunga é conversa pra boi dormir. Pra mim, a unica coisa que se consegue com isso é deixar jogadores insatisfeitos, fora que ele vai implicar com o Neymar, que é o homem marketing mas foi sem dúvida o melhor jogador da seleção na Copa.

2 - Ele é contra a Globo.

Ta bom, a CBF contra a globo, por isso que os direitos do campeonato brasileiro estão na record, certo? E foi a Globo que fez o Brasil perder de 7 x 1. Que mania é essa de bolivarista de achar que tudo que dá errado é "culpa" da globo? Sim, a globo tem privilégios, assim como TAMBÉM teve na época do Dunga. O fato de ele ter xingado o Escobar não melhora isso. Todo mundo achou um A-B-S-U-R-D-O mandarem a Dilma tomar no cú no estádio, mas aplaudiram o Dunga ter xingado um repórter em REDE MUNDIAL em entrevista coletiva. Aí ele não foi mal educado né?

3 - Ele faz renovação.

Kleberson, Grafite, Josué, Gilberto, Julio Batista, Gilberto Silva? Gente, aquela seleção era tenebrosa. Os dois únicos valores que ele convocou e eram jovens foram o Ramires e o Thiago Silva. O resto ou era velho ou jogador meia boca.

4 - A seleção jogava bem, ganhou Copa América e Copa das Confederações.

GRANDE BOSTA. Só difere da seleção atual por ter ganho Copa América. Aí quando enfrenta europeus mais cascudos se peida tudo. É muito facil ficar aqui ganhando de todo mundo nas américas, enfrentar um unico europeu na confederações, aí vai pra Copa e não consegue ganhar de seleções europeias de topo.

5 - Ele vai arrumar a defesa, pra não tomarmos mais de 7.

Mesmo que ele consiga um sistema que seja confiável defensivamente, a seleção do Dunga usou O MESMO esquema durante 4 anos, coisa mais manjada do mundo. Não tinha uma única variação. Nenhuma novidade. Era mais do mesmo, um treinador que gritava a beira do campo e trazia em seu banco gênios do quilate de Julio Batista, Afonso Alves e Kleberson. A convocação do kleberson em 2010 só se justifica se ele for mestre no cavaquinho, nem o flamengo ele jogava bem. Se for pra arrumar a defesa então é melhor contratar o Tite, pelo menos ele já provou que sabe montar uma defesa foda com jogadores peladeiros do nível de alessandro, chicão, fábio santos e paulo andré.

6 - O Dunga não se vende, convoca quem ele quer, sem empresários.

Bom essa é fácil. Quem convidou ele mesmo? Ahh o Gilmar, que misteriosamente "cansou" de ganhar dinheiro como agente e resolveu "ajudar" a seleção.

E então, você acha que Dunga é um merda dá uma opção, seu merda:

Brasileiro: Marcelo Oliveira. É um treinador pouco midiático, não curte holofotes (alguém lembra do Dunga e suas camisas escandalosas? Os jogadores não podem ter cabelo loiro e arrepiado, mas ele pode chamar mais atenção do que a Carmen Miranda na beira do gramado?), tem várias variações táticas, desde o Coritiba. O Cruzeiro roda bem o elenco, tem laterais que defendem e atacam e joga com um centroavante mais técnico, sem postes como Luis Fabiano e Fred, centroavante que se mexe.

Estrangeiro: Não me venham com Guardiola. Ele não embarca em furada do Marin e do Del Nero. Eu acredito que uma boa oferta poderia trazer o Simeone, que ta vendo o Atlético de Madrid se desmanchar. Pellegrini seria outra aposta boa, apesar de ser difícil ele sair do city, Bielsa também é boa opção, além de Pekerman, de ótima campanha com a Colombia. Eu sinceramente não acho que um europeu daria jeito no Brasil. O modo de jogo é muito diferente, deveria ser um projeto mais a fundo pra dar algum resultado. O esquema seria apostar nos latinos sul-americanos.

Essas opções seriam melhores que o Dunga? Eu acho que sim. E mesmo que não fossem seriam uma forma de mudar o caminho para o qual estamos indo, de contar com a sorte sempre.

Nem sempre você precisa ter o craque da Copa, mas você sempre precisa ter o craque das táticas. Depois que o futebol se tornou mais nivelado fisicamente, com os brutamontes das seleções, a tática passou a valer muito mais que a técnica. Vejam quantos times médios, com jogadores medianos conseguiram bons resultados nas ultimas temporadas. É a tática vencendo a técnica. É Atlético de Madrid indo bem, é Liverpool voltando a jogar bem ( principal mudança tática do liverpool: gerrard de volante, se o ganso treinasse numa posição assim poderia ser uma boa).

Enfim, é preciso sair da mediocridade na preparação da seleção. Mas começaram errado com Gilmar e terminaram de cagar com Dunga.

E viva o Zangado nas coletivas.

Link para o comentário

Eu não entendo qndo falam q a globo vai meter o pau no dunga, sendo que o fantástico acabou de puxar o saco do cara falando que o aproveitamento dele foi melhor que o do Felipão, que ganhou tudo e etc...

Link para o comentário

Essa vai para os revolucionários do futebol brasileiro. CBF resolveu deixar bem claro quem manda.

E olha que gosto do Dunga. Gosto do estilo do trabalho dele. Mas esta escolha, hoje, não faz sentido para mim.

Quer dizer, faz. É um recado dado a todos que cobram uma revolução no futebol brasileiro. Não existirá. Ao menos não nos moldes que os românticos do futebol sonhavam.

E por um lado, foi bom a CBF dar este golpe logo. Não fazer o joguinho de engana. Está bem claro tudo para todos. Então ajustem logo suas expectativas.

Link para o comentário

O time do Dunga ganhou de todas as grandes seleções até o jogo contra a Holanda, lembro que destruímos a Itália.

Destruímos numa copa das confederações, 3x0... assim como no ano passado, 4x2 com sobras.. esses torneios que ele ganhou são muito enganadores... trabalho bem feito de cu é rola.

Link para o comentário

Guest João Gilberto

Com essa escolha, a CBF manda o seguinte recado para os demais treinadores:

Não adianta ganhar Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores, Mundial ou mesmo ser sondado por times europeus, porque seu currículo não vale de porra nenhuma e quem manda nessa bosta sou eu!

Link para o comentário

Destruímos numa copa das confederações, 3x0... assim como no ano passado, 4x2 com sobras.. esses torneios que ele ganhou são muito enganadores... trabalho bem feito de cu é rola.

Se fosse uma seleção da europa, como portugal em 2004 na euro, iria falar que tudo foi lindo e a derrota foi uma fatalidade.

Link para o comentário

Tele Santana, ficou no comando da Seleção em 2 copas seguidas, 82 e 86 ou estou enganado?

Depois dele, sempre tivemos mudanças de uma Copa para outra.

Na verdade, Telê foi embora após a Copa de 82, foi substituído por Parreira que não deu certo, depois Edu Coimbra (irmão de Zico) que também não deu certo, depois veio Evaristo de Macêdo que também não deu certo e Telê voltou em 1985 para levar a Seleção para a Copa.

Eu não li o que foi colocado aqui, mas vou colocar minhas opniões sobre a cagada que foi feita colocando Dunga novamente da seleção. Primeiro vamos aos motivos dos que vi defender até agora:

1 - Ele coloca os jogadores em regime militar, ninguém sai da concentração, não tem família, não tem festa, quase não tem folga, ninguém pode passar gelzinho diferente no cabelo nem acessar redes sociais. Isso dá a impressão de comprometimento, certo?

Quem disse? A Alemanha era só festa fora dos campos, Joaquim Low era amigo de todas as mulheres de jogadores, eles tinham folgas, faziam festa, aproveitaram o Brasil 100%. E quando entravam em campo jogavam bem, bem preparados no esquema tático. Essa historinha de regime militar do Dunga é conversa pra boi dormir. Pra mim, a unica coisa que se consegue com isso é deixar jogadores insatisfeitos, fora que ele vai implicar com o Neymar, que é o homem marketing mas foi sem dúvida o melhor jogador da seleção na Copa.

Folga mesmo, liberação para sair da concentração, os alemães só tiveram duas durante toda a Copa.

Link para o comentário

Se fosse uma seleção da europa, como portugal em 2004 na euro, iria falar que tudo foi lindo e a derrota foi uma fatalidade.

Claro que com Portugal ia ser lindo... Olha a disparidade de camisa e talento das duas seleções. Portugal chegar nas quartas de uma copa do mundo é o 3° melhor resultado deles em Copas.

E dar chocolate na Itália em 2009 não é grandes coisas não...Os caras estavam num momento péssimo, tanto que caíram na primeira fase da copa. Mesma coisa que ganhar da Argentina na casa deles nas eliminatórias, quando o time era aquela bagunça treinada pelo Maradona.

Trabalho do Dunga foi regular. Não foi ruim, mas não justifica chamar ele de volta.

Link para o comentário

Claro que com Portugal ia ser lindo... Olha a disparidade de camisa e talento das duas seleções. Portugal chegar nas quartas de uma copa do mundo é o 3° melhor resultado deles em Copas.

E dar chocolate na Itália em 2009 não é grandes coisas não...Os caras estavam num momento péssimo, tanto que caíram na primeira fase da copa. Mesma coisa que ganhar da Argentina na casa deles nas eliminatórias, quando o time era aquela bagunça treinada pelo Maradona.

Trabalho do Dunga foi regular. Não foi ruim, mas não justifica chamar ele de volta.

O time de portugal jogou em casa e perdeu a final pra poderosa Grécia .. Alemanha foi 3 em 2006 e o trabalho foi bom, Dunga pegou o time pós 2006 sem todos os pilares do time (goleiros, laterais, os 4 da frente).

A Itália não vivia um mal momento assim ano passado e rodou esse ano, tudo é relativo e sempre existem surpresas na copa.

Cara se o espirito for esse (se perdermos a culpa é toda nossa e se ganhamos é porque o adversário é uma bosta) ta foda, nunca um jogo contra a Argentina vai ser fácil, e o time B do Brasil ganhou uma copa América lá dentro.

Se eu fosse dar uma nota pro trabalho do Dunga, daria 7.

Link para o comentário

O time de portugal jogou em casa e perdeu a final pra poderosa Grécia .. Alemanha foi 3 em 2006 e o trabalho foi bom, Dunga pegou o time pós 2006 sem todos os pilares do time (goleiros, laterais, os 4 da frente).

A Itália não vivia um mal momento assim ano passado e rodou esse ano, tudo é relativo e sempre existem surpresas na copa.

Cara se o espirito for esse (se perdermos a culpa é toda nossa e se ganhamos é porque o adversário é uma bosta) ta foda, nunca um jogo contra a Argentina vai ser fácil, e o time B do Brasil ganhou uma copa América lá dentro.

Concordo plenamente, não troco uma vírgual, Ne0zera.

Link para o comentário

Mas essa Itália rodou num grupo com Uruguai, Inglaterra e Costa Rica. Aquela Itália não conseguiu ganhar da Nova Zelândia e perdeu pra Eslováquia. Era um time muito pior que esse de 2014, envelhecido, cheio de medalhão que não devia estar lá. O mito Gilardino comandando o ataque... A Itália tava numa fase péssima na época.

Não é se perdemos a culpa é nossa e se ganharmos é do outro. Mas a verdade é que o Dunga realmente deu um pouco de sorte com certas situações. Mas ele teve sim, bons resultados.

De novo, o trabalho dele não foi ruim. Só não vale querer voltar nele, principalmente quando se tem uma opção claramente melhor.

Link para o comentário

O aproveitamento do cara foi de quase 80%. Se tem alguém que já comandou a seleção e mereça uma nova chance, é ele.

Link para o comentário

O aproveitamento do cara foi de quase 80%. Se tem alguém que já comandou a seleção e mereça uma nova chance, é ele.

Felipão também teve aproveitamento assim...

Link para o comentário

Enquanto Marin, Del Nero e seus asseclas tiverem lá, não tem jeito.

Dunga é melhor que Felipão? É. Dunga fez um ótimo trabalho quando teve lá? Não. Dunga era melhor opção? Tite tá por aí, mas claro, os critérios agora são muito mais políticos que técnicos. O que é um absurdo.

Eu já não me importo com seleção brasileira como me importava antes. Fiquei mais surpreso que triste com o 7 a 1. E enquanto quem estiver no comando se importar muito mais com seus objetivos políticos e financeiros do que com o futebol brasileiro em si, não vejo porque me importar tanto também.

Exato, o que diabos credenciou o Dunga pra ser técnico novamente do Brasil? O cara só teve um trabalho (ruim) nos últimos 4 anos.

No mais, seleção do Dunga era tão frágil quanto essa do Felipão. Melhor ou pior, sinceramente não é tão importante. Ambos são trabalhos de mediano pra ruim. Parreira, Zagallo, Felipão, Dunga são todos técnicos ultrapassados. Espero que ele caia logo.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...