Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Bom Senso sugere calendário com Série E e Copas Estaduais


F J

Posts Recomendados

Eu não sei qual a viabilidade financeira, mas, em questão de calendário, é interessante pra todo mundo. Pra quem manja mais de economia (especialmente quando ligada ao futebol), quais as possibilidades de organização, na questão orçamentária, pros clubes menores? Quero dizer, qual pode ser a saída pra que isso seja viável?

Somente cotas televisivas não me parecem grande coisa, ninguém vai querer ver a Série E, e nenhuma TV pagará um valor suficiente, mesmo a nível de uma possível Série E.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 133
  • Criado
  • Última resposta
Guest João Gilberto

...caras, entendam que não precisa os times menores ganharem fortunas para montar times. Basta que eles usem a filosofia de revelar jogadores e já vai ser um ganho enorme para o futebol brasileiro como um todo. Não precisa ficarmos pensando em cotas de TV, renda de ingressos, etc etc... se os empresários tiverem visão e aposto que vão ter, muitos destes clubes vão acabar sendo formados com vários atletas emprestados por investidores, além de que grandes clubes terão também uma rede muito maior para emprestar seus jovens talentos para que os mesmos se desenvolvam com a certeza de que estarão em atividade durante todo o ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo, o futebol do interior paulista é muito fraco.

Não é exatamente isso, futebol do interior paulista tem times tradicionais que revelam bons jogadores, mas muito longe dos da capital em visibilidade, estrutura, dinheiro, etc.

Essa afirmação de que o futebol paulista "domina" as divisões inferiores é uma falácia, é totalmente ao contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é exatamente isso, futebol do interior paulista tem times tradicionais que revelam bons jogadores, mas muito longe dos da capital em visibilidade, estrutura, dinheiro, etc.

Essa afirmação de que o futebol paulista "domina" as divisões inferiores é uma falácia, é totalmente ao contrário.

Também acho , a realidade é que aqui há uma exposição maior e a midia está mais em cima...mais ta longe de dominar algo.

Série C (desde a implementação do atual formato)

2012: 2 times paulistas no grupo B

1 rebaixado e o outro terminou em 4º lugar e acabou sendo campeão.

2013: 3 times paulistas no grupo B

1 rebaixado e os outros 2 não conseguiram passar para a 2ª fase.

Série D

2009: 3 times paulistas

2 não passaram da 1ª fase de grupos, o outro foi eliminado na fase seguinte.

2010: 2 times paulistas

Os 2 foram últimos colocados do grupo e eliminados na 1ª fase.

2011: 2 times paulistas

Os 2 se enfrentaram nas quartas-de-final, o que passou subiu de divisão mas foi eliminado nas semi.

2012: 3 times paulistas

2 foram eliminados na fase de grupos, o outro foi eliminado na semi e subiu de divisão.

2013: 2 times paulistas

1 eliminado na fase de grupos, o outro eliminado na fase seguinte (oitavas).

__________

Resumindo, o futebol do interior paulista é muito fraco.

Falar que é muito fraco já é sacanagem , que time do interior vence copa do brasil ? santo andré e paulista... ano passado na serie A haviam 5 paulistas e na serie B tambem 5 ou seja dos 40 melhores times brasileiros 10 eram do estado de sp é muita coisa comparado com os demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito top.

Agora vcs acham q a CBF vai aceitar?

Se não aceitar, o q o Bom Senso FC vai fazer?

Sentar no campo por 30 segundos, ou ficar tocando bola de lado por 1 minuto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que estejam contando com patrocínios melhores pra cobrirem os gastos maiores.

Já é dificil arrumar patrocinios pequenos, imagina patrocinios maiores...Arrumar dinheiro pra fazer futebol é mt complicado, em muitos casos são alguns abnegados que tiram do proprio bolso pra tocar o clube...

cara mas é essa regionalização que vai ajudar a desenvolver o futebol dos lugares mais fracos, se for assim no final vai ter uma C toda Paulista ai sim vai ficar chatão

Bobagem Celso, o que ajuda a desenvolver futebol não é regionalização, o que ajuda a desenvolver futebol é ORGANIZAÇÃO...Rondônia ganha uma vaga na série D e na Copa do Brasil todo ano, mas segue sendo uma bagunça e nunca vão avançar, premiar um time desses com vaga na série C só vai baixar o nível do campeonato...

...o que não dá meu velho, é deixar como está. Tudo está interligado. Se o dinheiro não chega em todas as regiões é porque, como eu já disse: elas não tem visibilidade. Claro que não adianta apenas mexer no calendário, mas é um primeiro passo razoável. Com mais datas, mais jogos, mais bilheteria, etc etc... não vejo como isso pode ser negativo, simplesmente não vejo. Porque mesmo que estes clubes não venham a chegar nunca em uma primeira divisão brasileira, no mínimo, creio que vão acabar revelando bons valores para os médios e grandes.

O dinheiro não chega muito mais por questões economicas do que futebolisticas...Por que uma empresa de SP vai patrocinar um time no Piaui se ela quase não vende lá? O dinheiro fica em SP por que é o mercado consumidor...

Tu acha que é barato fazer futebol??

Vamos as contas então...

Tu pra fazer uma temporada de 10 meses por PIOR QUE SEJA O TIME não gasta menos de 1milhão de reais...

Entre viagens, arbitragem, alimentação, moradia...

Cada viagem nossa na segundona do RS saia no minimo 5mil reais...

Eram 4 viagens por mes, 20mil reais...Mais 50mil de folha(folha baixa pra caralho)

Os jogos em casa davam prejuizo...Menos de 300 pagantes se quer paga as despesas do jogo...

Ae tu pega mais moradia, se todo mundo morar numa mesma casa grande, vai pagar uns 4/5mil de aluguel, mais contas, e se morar em apartamentos sai mt mais caro...

Alimentação não custa menos de 10mil reais/mes

Fora outros gastos...

Ou seja, futebol é mto caro, quantos clubes tu acha que vão desistir de participar dum campeonato tão caro assim?? Só se tiver muito patrocnio acertado, mas isso vão ser poucos times que vão fazer, ainda mais se acabarem com os estaduais que é o que mais da renda pra eles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Se não aceitar, o q o Bom Senso FC vai fazer?

Greve dos jogadores.

[...]

O impressionante é que você mete o pau em tudo o que é sugerido, mas SUGERIR SOLUÇÕES nada né, Vaz? Pelo jeito então tá bom pra você do jeito que tá, né? Essa puta bagunça do caralho, a CBF engordando mais e mais sua conta bancária e nosso futebol entregue as traças.

Sugira algo útil aí vai, ao invés de ficar só "mimimizando" em quotes.

Calendário do Bom Senso custará R$ 94 milhões por ano. Vai pagar como?

Por Camila Mattoso, do ESPN.com.br

Gazeta Press
622_64561a42-4a9e-34e3-bda1-6b699ebf6d8c
Roberto, Fernando Prass e Dida durante apresentação dos planos do Bom Senso FC em São Paulo

A proposta de calendário do Bom Senso FC, apresentada nesta segunda-feira, custará R$ 94 milhões por ano. Quem vai bancar? Esse pode ser o maior obstáculo do movimento para conseguir levar adiante seu projeto de melhorias para o futebol. De acordo com um levantamento interno, o valor é três vezes maior do que o desembolsado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualmente.

LEIA MAIS:

BBC: Bom Senso vai propor quinta divisão nacional com 430 clubes e estaduais por um mês

Proposta de 'jogo limpo' do Bom Senso vai custar cerca de R$ 3 milhões por ano

Bom Senso F.C. quer padronização de balanço dos clubes

Para valorizar Brasileirão, Bom Senso aposta em jogos apenas de fim de semana

O aumento das contas é explicado pelo maior número de jogos previstos no estudo elaborado pelos jogadores. Com a criação da Série E com 430 clubes, a expectativa é de que haja pelo menos mais 5 mil jogos no ano, os quais terão despesas de viagens, arbitragem e hospedagem.

O Bom Senso FC tenta buscar soluções para sustentar as competições idealizadas. Uma das possibilidades seria um investimento do Governo Federal.

"Fica em torno de R$ 94 milhões com o aumento dos jogos. Mas a gente tem algumas alternativas para custear esses gastos. Se você pensar que o fair play financeiro pode ajudar o Governo Federal a arrecadar cerca de R$ 130 milhões por ano, a gente pode negociar que esse dinheiro volte como investimento para o futebol, para manter os clubes e os empregos dos jogadores", afirmou Eduardo Tega, consultor do movimento, para o ESPN.com.br.

"Tem a CBF também, que tem uma receita líquida considerável e poderia ajudar. Tem também os próprios clubes. Talvez os grandes tenham que entender que terão de ajudar a viabilizar as outras competições. Vale lembrar que na nossa expectativa eles já estarão arrecadando mais, por ter um campeonato mais valorizado, com cotas maiores da televisão", completou.

A proposta dos atletas foi pensada para arrumar um buraco importante da modalidade: os clubes pequenos disputam por ano entre 15 e 49 partidas, não mais do que isso - os times maiores jogam em média 68 vezes.

Por causa disso, muitos jogadores ficam desempregados durante vários meses da temporada, a espera do início do próximo campeonato, para fazer contratos temporários com outras equipes.

Segundo o último balanço apresentado pela CBF, referente ao ano de 2012, o lucro obtido na gestão de José Maria Marin foi de R$ 55 milhões, quase R$ 20 milhões a menos do que no período anterior, ainda sob o comando de Ricardo Teixeira.

Fair play financeiro

Outra proposta apresentada pelo movimento nesta segunda-feira, a ideia é que exista uma entidade reguladora para controlar as finanças dos clubes, impedindo grandes dívidas, atrasos de salários e não cumprimento de contratos. A implementação do órgão, que será independente e contará com diversos segmentos da sociedade, custará cerca de R$ 3,2 milhões por ano.

O plano é que as agremiações não possam exceder o déficit em 10% nos dois primeiros anos. No terceiro e no quarto, 5%. A partir do quinto, não poderá haver nenhum déficit. A sugestão também prevê que os dirigentes sejam responsabilizados durante seu período de gestão.

Estou gostando bastante das sugestões do Bom Senso. Parece que realmente se prepararam e se cercaram de profissionais de várias áreas pra poderem sentar, discutir e elaborar algo realmente prático, objetivo e com bom respaldo.

O calendário sugerido pra mim é ótimo, e converge com várias outras sugestões que li aqui e pela internet afora. "Fair play financeiro" é mais do que necessário, e responsabilizar os cartolas é imprescindível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo

50% dos clubes profissionais vão fechar as portas nos próximos 10 anos se esse calendário for aplicado...

Eu não acho o calendário horrível, ele foi apertado com a Copa do Mundo

Faz as séries A e B com 18 clubes invés de 20 e tu diminui em mais 1 mês o calendário

Viu, como é fácil resolver esse problema...

O futebol brasileiro é forte mt em função de empregar mta gente em mts clubes...Se metade dos clubes fecharem, como que fica a revelação de atletas? E o descobrimento de jogadores em locais distantes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Só isso? Só diminuir de 20 pra 18 clubes nas duas principais divisões e pronto, resolveremos nossos problemas? Caralho Vaz, manda logo um e-mail pra CBF e pro Bom Senso então, ensinando-lhes essa mágica tão simples... pfvr.

:comeon:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho , a realidade é que aqui há uma exposição maior e a midia está mais em cima...mais ta longe de dominar algo.

Falar que é muito fraco já é sacanagem , que time do interior vence copa do brasil ? santo andré e paulista... ano passado na serie A haviam 5 paulistas e na serie B tambem 5 ou seja dos 40 melhores times brasileiros 10 eram do estado de sp é muita coisa comparado com os demais.

Desses 10, 4 foram rebaixados e 1 subiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu acha que é barato fazer futebol??

Na boa, se dá tanto prejuízo assim, pra que manter aberto?

A verdade é que muito clube pequeno vai ter de fechar mesmo, ou cair no amadorismo. É sonho achar que é sustentável economicamente uma quantidade tão grandes de clubes de futebol no Brasil. Se um time leva 300 pessoas por jogo, devia estar disputando várzea, não campeonato profissional.

A não ser que a CBF e os grandes se proponham a subsidiar os campeonatos e os clubes(o que eu acho o ideal, ainda que numa proporção menor), de maneira direta vai ter que fechar. E se vai desempregar profissional medíocre por aí, paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Economiza 1 mes de pré-temporada Léo

Não é isso que eles mais reclamam??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não posso opinar em relação a esses clubes que disputaram a Série C e D nos últimos anos, pois não sei o investimento que fizerem

No interior de São Paulo existem 2 partes do ano, a que se investe pesado para o paulistão, e o 2º semestre, que muitos se mantém em qualquer campeonato pq a federação obriga, e como já não tem a cota alta, o patrocinio, acaba virando zona

E as outras equipes de são paulo, que disputam a A3, elas vão pra série E, vai comportar todos os times? porque pelo visto só vai ter essa tal 'copa' e os nacionais/copa do brasil, mas que time vai sobreviver disputando a 2ª divisão que vai levar pra uma copa e talz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa, se dá tanto prejuízo assim, pra que manter aberto?

A verdade é que muito clube pequeno vai ter de fechar mesmo, ou cair no amadorismo. É sonho achar que é sustentável economicamente uma quantidade tão grandes de clubes de futebol no Brasil. Se um time leva 300 pessoas por jogo, devia estar disputando várzea, não campeonato profissional.

A não ser que a CBF e os grandes se proponham a subsidiar os campeonatos e os clubes(o que eu acho o ideal, ainda que numa proporção menor), de maneira direta vai ter que fechar. E se vai desempregar profissional medíocre por aí, paciência.

Deve fechar?

Muito clube pequeno que leva 300 pessoas pro estádio alimenta dezenas de famílias e revela jogadores

Rildo e Lucas Lima do Santos sairam de clubes assim, Leandro Damião idem

No Inter eu tiro mais uma meia dúzia na mesma situação...

O Luan, destaque do Grêmio, surgiu no Tanabi, da 4ª divisão paulista...

Olha o tanto de gente que não vai ter espaço, tem gente que não se dá conta que não fossem os pequenos, acabava tudo...Eles são a base, aqui é grande demais...

Se 2/3 dos times do gauchão fecharem, pode ter ctz que as competições de base no estado morrem...E isso é efeito em cadeia, apenas os grandes vão manter base...muito time paga os investimentos na base com o dinheiro que sobra do profissional...se fecharem o profissional acaba tudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Economiza 1 mês de pré-temporada Léo. Não é isso que eles mais reclamam?

Mas não é SÓ ESSE o nosso problema né, Vaz, porra. E eles não reclamam só disso.

[...]

Então como melhorar a situação desses times pequenos? Você ainda não me respondeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve fechar?

Muito clube pequeno que leva 300 pessoas pro estádio alimenta dezenas de famílias e revela jogadores

Rildo e Lucas Lima do Santos sairam de clubes assim, Leandro Damião idem

No Inter eu tiro mais uma meia dúzia na mesma situação...

O Luan, destaque do Grêmio, surgiu no Tanabi, da 4ª divisão paulista...

Olha o tanto de gente que não vai ter espaço, tem gente que não se dá conta que não fossem os pequenos, acabava tudo...Eles são a base, aqui é grande demais...

Se 2/3 dos times do gauchão fecharem, pode ter ctz que as competições de base no estado morrem...E isso é efeito em cadeia, apenas os grandes vão manter base...muito time paga os investimentos na base com o dinheiro que sobra do profissional...se fecharem o profissional acaba tudo...

Porque revelou um jogador tem que ficar aberto? se vive dando calote e preju tem mais é que fechar mesmo.

Jogadores vao continuar sendo revelados, e o bom que isso vai acontecer em clubes economicamente saudáveis.

Sua sugestão para melhorar o futebol brasileiro (o Bom Senso quer isso e nao apenas arrumar o calendário) é patetica, o problema do calendário nao é apenas a alta quantidade de jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve fechar?

Muito clube pequeno que leva 300 pessoas pro estádio alimenta dezenas de famílias e revela jogadores

Rildo e Lucas Lima do Santos sairam de clubes assim, Leandro Damião idem

No Inter eu tiro mais uma meia dúzia na mesma situação...

O Luan, destaque do Grêmio, surgiu no Tanabi, da 4ª divisão paulista...

Olha o tanto de gente que não vai ter espaço, tem gente que não se dá conta que não fossem os pequenos, acabava tudo...Eles são a base, aqui é grande demais...

Se 2/3 dos times do gauchão fecharem, pode ter ctz que as competições de base no estado morrem...E isso é efeito em cadeia, apenas os grandes vão manter base...muito time paga os investimentos na base com o dinheiro que sobra do profissional...se fecharem o profissional acaba tudo...

Vaz, sinceramente esse é o tipo de coisa que tem de ser estudada com muito cuidado. Eu sei da importância dos clubes do interior na hora de revelar jogadores. Mas eu me pergunto se alguns moleques assim não são tão bons que surgiriam de qualquer maneira. Se não aonde surgiram, em outro lugar. Não to falando que vão ficar só uns 100 clubes profissionais no Brasil. Mas hoje tem 684, me parece que é um pouco demais. Será que o futebol vai sofrer tanto se fecharem uma parte desse clubes?

Eu falei do que eu sou mais a favor. Que se subsidie diretamente os clubes, deem dinheiro mesmo. Tira um pouco dos grandes(coloca uma taxa de 500 mil de inscrição pro Brasileiro por exemplo, dá 10 milhões) e passa para ajudar o financiamento das séries menores. A CBF ao invés de lucrar 55 milhões todo ano, que lucre 10 e invista os outros 45 nos torneios menores e na base. Ao invés de só lucrar nos patrocínios da seleção, podia começar a usá-la pra ajudar no desenvolvimento(ex: faz um patrocínio com uma rede de hotéis e parte do pagamento fica como hospedagem para os atletas das séries menores) Os grandes vão trabalhar em paz, com jogos decentes e seus calendários, e os pequenos vão ter dinheiro para se manter. Mas isso é quase impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest João Gilberto

...e como já se falou, não precisam ser todos profissionais. Não há a mínima necessidade disso! Se a questão é organizar Vaz, que se organizem campeonatos de acesso amadores, o que pode ser feito nessa Série E sem problema algum e reduzir bastante os possíveis custos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

[...]

A CBF ao invés de lucrar 55 milhões todo ano, que lucre 10 e invista os outros 45 nos torneios menores e na base. Ao invés de só lucrar nos patrocínios da seleção, podia começar a usá-la pra ajudar no desenvolvimento (ex: faz um patrocínio com uma rede de hotéis e parte do pagamento fica como hospedagem para os atletas das séries menores). Os grandes vão trabalhar em paz, com jogos decentes e seus calendários, e os pequenos vão ter dinheiro para se manter. Mas isso é quase impossível.

Pra mim 90% dessa verba da CBF deveria ser destinada ao subsídio e ao desenvolvimento do futebol nas áreas que mais carecem desse dinheiro. Não precisa querer montar um campeonato estadual foda em cada estado, mas que pelo menos cada federação tenha 3-5 clubes sendo fomentados no cenário nacional, já estaria de bom tamanho pra começar a se pensar num bom desenvolvimento do esporte a nível continental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é outro ponto, a CBF lucra quase 300 milhões por ano enquanto os clubes passam fome.

Pra onde vai esse lucro da CBF ?

teixeira_ricardo.jpg

JoseMariaMarin_CBF_AlexSilva_Estadao_280

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vaz voce lembra de alguns outros topicos que eu era um dos mais ceticos e pessimistas ao bom senso mas olhe

Uma Serie E regionalizada dessa forma vai ser menos "viajante" q muitos estaduais, provavelmente estados como SP, RJ,RS vão ter 2,3 grupos só com times de dentro do estado e proximo, numa A3 da vida voce viaja SP inteiro, num grupo de 12 vai viajar menos.

Um time da quarta divisão paulista que é a divisão mais baixa do Brasil SE subir ja joga em torno de 30 jogos (pressumindo-se que, voce entre num campeonato para subir voce TEM que estar preparado pra jogar os 30 jogos), aqui em SC por exemplo a Inter de Lages jogou uns 26 jogos ano passado na 3a divisão, se voce pegar o Galicia outro exemplo na Bahia jogou a segudona, a Copa Governador e agora a 1a divisão ta chegando a 40 jogos em 8 meses (tendo jogado 1 vez com bahia e outra com vitoria)

Os times gastam demais principalmente os da primeira divisão estadual porque SE OBRIGAM, pq sabe que se não gastarem vai la outro e gasta e voce cai e vai ficar a cota da tv do ano que vem... ai vira ciclo vicioso.

Imagino que o fair play financeiro va ajudar os times a nao fazer loucuras, e tambem o fato de jogarem apenas contra times mais nivelados ninguem vai precisar se estourar o orçamento pra não fazer vexame.

Enfim, eu gostei desse modelo eu acho que pode dar certo, se o seu time não se aguentar é paciencia e tem que fechar mesmo, acho que haverá muito time fechando sim mas bem menos do que eu imaginava quando vi as ideias iniciais.

E esse negocio da Copa Estadual tambem achei bem bolado e vai possibilitar os times enfrentarem os grandes, imagino que a cota de tv nao vai ser tão gorda mas vai abrigar mais times (ja que teoricamente SP, RJ e RS teriam uma copa com 32 times).

Essa ideia pra mim é muito melhor do que o calendario atual e não mataria os campeonatos estaduais que era o que eu temia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já é dificil arrumar patrocinios pequenos, imagina patrocinios maiores...Arrumar dinheiro pra fazer futebol é mt complicado, em muitos casos são alguns abnegados que tiram do proprio bolso pra tocar o clube...

O modelo tem que mudar. Os patrocínios atuais são em função dos jogos pra TV e considerando os jogos maiores. Tem que voltar a ser os empresários da região apoiando os clubes e levando o nome da empresa junto ao nome dos times.

Outra coisa que poderia mudar seria a relação com a TV. Pra essas divisões inferiores seria muito mais interessante um modelo de venda dos direitos em conjunto mas sem exclusividade (o que por si só já reduziria o custo), pra abrir a possibilidade de várias emissoras menores poderem transmitir os jogos de clubes da cidade/região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu pra fazer uma temporada de 10 meses por PIOR QUE SEJA O TIME não gasta menos de 1milhão de reais...

Entre viagens, arbitragem, alimentação, moradia...

Cada viagem nossa na segundona do RS saia no minimo 5mil reais...

Eram 4 viagens por mes, 20mil reais...Mais 50mil de folha(folha baixa pra caralho)

Os jogos em casa davam prejuizo...Menos de 300 pagantes se quer paga as despesas do jogo...

Ae tu pega mais moradia, se todo mundo morar numa mesma casa grande, vai pagar uns 4/5mil de aluguel, mais contas, e se morar em apartamentos sai mt mais caro...

Alimentação não custa menos de 10mil reais/mes

Fora outros gastos...

Ou seja, futebol é mto caro, quantos clubes tu acha que vão desistir de participar dum campeonato tão caro assim?? Só se tiver muito patrocnio acertado, mas isso vão ser poucos times que vão fazer, ainda mais se acabarem com os estaduais que é o que mais da renda pra eles...

E é justamente ai que entra o modelo de clube-empresa que todos adoram criticar, eu lembro da entrevista de um dos donos da Traffic falando sobre o Estoril, que na segundona Portuguesa tinham um orçamento que era a metade do que o da primeira e um lucro 10 vezes menor que o da primeira, é justamente um investimento, você cobrir os gastos excessivos no início pra começar a ter lucro depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...