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Como jogar FM: um guia de 12 passos


twitch.tvstayheavy87

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Fala galera! A nossa equipe traz para vocês, mais um guia traduzido. Dessa vez, o guia é o How to Play FM14: A Twelve Step Guide, do famoso user, wwfan.

Um Guia em 12 passos

1- Entenda com profundidade os conceitos estratégicos:

Filosofia/Liberdade: A filosofia/liberdade é a estrutura de mentalidade e liberdade criativa. Elas vão desde um jogo muito estruturado com baixa liberdade criativa, até pouco estruturados com alta liberdade criativa. Segue uma descrição prática:

  • Muito Estruturado: Cada jogador recebe uma responsabilidade/função específica e se espera que obedeça a ela (geralmente um time possui 5 ou mais funções diferentes);
  • Estruturado: A cada jogador é designado uma função que contribui de uma forma específica ao jogo (defesa, defesa e transição, transição e ataque e ataque);
  • Flexível: Os jogadores focarão sua função específica (defesa, suporte ou ataque);
  • Fluído: Os jogadores se focarão em defender ou atacar;
  • Muito Fluído: Os jogadores contribuem em todas as funções.

Como visto, cada filosofia reduz o nível de especialização. No "Muito Estruturado" você tem cinco diferentes tipos de funções, no "Estruturado" quatro responsabilidades, no "Flexível" três, no "Fluído" dois e na opção 'Muito Fluído" apenas uma. Na filosofia "Muito Estruturada" você espera que cada jogador obedeça a sua descrição de responsabilidades, então você poderá selecionar várias funções específicas. Na filosofia "Muito Fluída", você espera que todos os jogadores façam um pouco de tudo, o que torna as marcações de funções redundantes.

Eu considero o seguinte como funções especializadas:

  • Jogador Alvo;
  • Oportunista;
  • Centroavante;
  • Falso 9;
  • Enganche;
  • Armador Avançado;
  • Armador Recuado;
  • Regista;
  • Meio-campista Recuperador de Bolas;
  • Volante;
  • Líbero.

Essas quatro funções podem se encaixar em qualquer campo, dependendo da sua interpretação:

  • Atacante Completo;
  • Atacante Defensivo;
  • Atacante Sombra;
  • Camisa 10;
  • Lateral Limitado;
  • Meio-campista Área-Área;
  • Ala Completo;
  • Defensor com bola.

E considero as seguintes, funções genéricas:

  • Atacante Recuado;
  • Meia Atacante;
  • Segundo Atacante;
  • Ponta;
  • Meio-campista Central;
  • Meio-campista Lateral;
  • Meia Defensivo;
  • Terceiro Zagueiro;
  • Lateral;
  • Líbero;
  • Zagueiro;
  • Defensor Limitado;
  • Goleiro Líbero.

Eu geralmente sugiro a seguinte regra:

  • Muito Estruturado: 4-5 funções especializadas
  • Estruturado: 3-4 funções especializadas
  • Flexível: 2-3 funções especializadas
  • Fluido: 1-2 funções especializadas
  • Muito Fluido: 0-1 funções especializadas

2- Adaptar as funções para os jogadores:

Você vai perceber que muitas funções não se encaixam perfeitamente nos pontos fortes e fracos de um jogador. Use as instruções individuais para ajustar as habilidades de um jogador com a as exigências da função. Se você achar que está ajustando muita coisa, pode ser que o jogador escolhido possa não realizar a função desejada e outro jogador seja mais adequado. Não confie cegamente no seu assistente. Dê uma conferida. Como a função do jogador fica com o jogador, você pode ter um meia-atacante pelos lados definido como Ponta, com função de Ataque, mas um outro jogador com um conjunto de habilidades mais adequadas, com bom passe como Armador Avançado/Apoiar. Você não está mais preso a ter as mesmas funções para todos os jogadores sem fazer mudanças complicadas.

3- Tenha em mente que os nomes das mentalidades são mais complicados do que parecem:

A mentalidade defensiva ainda usa o contra-ataque, enquanto que a mentalidade ofensiva pode ter uma defesa sólida. Os dois extremos (Contenção e Sobrecarregar) são tanto ofensiva, quando defensiva. Uma boa regra é que, se você quiser jogar com vários meias recuados e um jogo de passes curtos, escolha uma mentalidade menos ofensiva, enquanto que se você quiser ter pontas eficientes e um estilo direto, escolha uma mentalidade mais ofensiva.

4- Concentre-se nas funções e deveres e suas combinações:

Certifique-se que você tem uma função de Ataque na defesa, geralmente, mas não necessariamente combinada uma função de Apoio, uma função de Ataque e uma de Defesa no meio de campo e uma de Apoio (Camisa 10, Falso 9) no ataque. Esse tipo de estrutura incentiva o movimento entre as linhas, o que é vital para uma tática dinâmica, que cria diversas oportunidades. Ele também garante um sistema defensivo mais fechado, em que a equipe defende em blocos ao invés de linhas desconectadas. Se você jogar com uma formação que tenha um atacante solitário, garanta que ele recue um pouco, dando-lhe função de apoio (Camisa 10 ou Falso 9), pois com outros papéis, corre o risco de isolá-lo, resultando na incapacidade de criar/participar das jogadas. A exceção é quando há um Armador Avançado atrás dele. Nessas formações, você vai querer que seu atacante permaneça na faixa alta em toda linha ofensiva, abrindo espaços para o Armador se movimentar. Certifique-se que você tenha pelo menos uma função de Meio-Campista automática, para quebrar as jogadas e ter posse de bola. Se você quiser usar um armador, pense na melhor posição para que ele crie jogadas, ou então, ele ficará isolado.

5- Olhe para a página de comparações da equipe para determinar quanto forte/fraca sua equipe é na divisão:

Considere usar os ajustes táticos para aproveitar isso (por exemplo, se você tem uma equipe lenta, pressione menos, ao passo que, se a equipe é veloz e trabalhadora, pressione mais). Embora isso se torne menos importante com o moldar da equipe ao seu estilo, as vantagens adquiridas com a compreensão de como sua equipe está, comparada com as demais da divisão, pode ser vital ao assumir um novo clube.

6- Use as instruções da equipe para desenvolver e salvar um estilo de jogo preferido:

Tais instruções devem se adequar aos pontos fortes e fracos da equipe. Por exemplo, uma equipe altamente técnica pode jogar de forma mais profunda, mantendo a posse de bola, passando para o espaço a frente, correndo para cima da defesa, utilizando estratégia de contra ataque, pode valer a pena. Uma equipe menos técnica, porem mais forte fisicamente, pode se impor de forma diferente, então considere utilizar passes mais diretos, cruzamentos rápidos, utilizando uma estratégia ofensiva. Há diferentes modos de construir um estilo de jogo. Às vezes, você terá uma equipe boa o suficiente para moldar um estilo de jogo, outras vezes, o estilo de jogo pode ser forçado. Você pode querer alterar um estilo em uma partida, com base em outras partidas. Não há nenhuma regra geral. Somente tente ser lógico em suas combinações.

7- Antes de cada partida, considere olhar as condições climáticas e a formação da equipe adversária para determinar sua estratégia de jogo:

Pode ser muito difícil de contra atacar em um gramado pesado e encharcado, então você pode ter que abandonar seu estilo de jogo preferido e optar por um mais feio. Você pode querer expor uma formação aberta do seu oponente, explorando os flancos e procurando sobreposições. Você pode obter êxito com sua estratégia inicial. Embora seja pessoal o quanto você gostaria de adaptar as coisas, em tais circunstâncias, esteja ciente de que a falta de flexibilidade pode custar caro.

8- Olhe a formação da equipe adversária e as condições/habilidades dos jogadores e considere usar as Instruções Sobre o Adversário para combatê-los:

Você pode utilizar as Instruções Sobre o Adversário para combater alguns jogadores perigosos, ou impedir os cruzamentos de chegarem, direcionando para jogadores lentos ou menos corajosos. Seja cuidadoso ao definir essas Instruções, uma vez que você pode prejudicar a estrutura geral do seu time.

9- Jogue a partida de forma dinâmica:

Durante o jogo, não tenha medo de mudar as coisas através de gritos e estratégias se as coisas não estiverem funcionando. Faça de forma lógica, e não apenas fazer por fazer. Por exemplo, pode ser uma má ideia jogar mais ofensivamente para fazer mais gols, principalmente se o adversário está jogando mais recuado e fechando o último terço do campo com jogadores defensivos. Se você observar esse padrão, você pode preferir jogar de forma mais profunda e o contra ataque possa produzir mais chances do que ser mais agressivo, pois assim você irá trazer o adversário um pouco mais. Uma vez que você marcou, decida se você quer fazer mais gols ou segurar a vantagem, mudando ou mantendo a mesma postura. Com o tempo, você vai confiar nas suas decisões em jogo e desenvolver um sistema que funcione. Você vai saber quando mudar, o que mudar e quando confiar na sua equipe para avançar.

10- Perceba que as preleções são contextuais:

Elas não se relacionam com o placar, o placar é contra a qualidade/reputação do adversário e o modo que você joga. Às vezes, você pode estar satisfeito com um 0x0, às vezes, você escapou com um 2x0 contra uma equipe bem inferior, nesse caso, alertar a equipe contra a complacência é necessário. Reaja ao que você acha que deveria ter acontecido e não ao placar. É importante notar que, embora as preleções e interações com a mídia geralmente não têm grande influência em como um jogo se desenrola, às vezes podem fazer a diferença. Pode ser que uma boa estratégia motivacional resulte em um jogador que vá jogar “a partida de sua vida”. Consequentemente, vale a pena considerar a sua estratégia motivacional antes de um “jogo-chave”, que pode ter uma diferença sutil, mas vital durante a partida.

11- Nunca pare de aprender:

Eu comecei a trabalhar quando minha estratégia de passar para o espaço vazio não funcionou com uma estratégia ofensiva. Observando o jogo após um doloroso 0x0, ficou óbvio para mim que todos estavam correndo muito à frente dos meus principais criadores, Lateral – Apoiar e Meio-campista Recuperador de Bolas. Não era o ideal. No entanto, com uma estratégia menos agressiva, meus principais criadores eram o Armador Avançado e os Pontas – Apoiar, que era o que eu queria. Por isso, abandonei a estratégia ofensiva e adotei a estratégia padrão, mudando nos gritos se eu decidisse jogar de forma mais agressiva (geralmente devido às condições climáticas do gramado). Se as coisas não estão funcionando como esperado, há sempre “pistas” no jogo, se você observar cuidadosamente.

12-  Por fim, se você não progredir e ficar frustrado, visite o fórum de táticas e explique seu problema. Contando que você seja claro e detalhado, as chances de nós não sermos capazes de te ajudar, são pequenas.

Tópico Oficial: https://community.sigames.com/topic/297428-how-to-play-fm14-a-twelve-step-guide/

Autor: wwfan

Tradução: @Stay Heavy

Banner: @_Matheus_

Postado

Mais um baita post, obrigado pela tradução!

Postado

Muito bom!

Parabéns e obrigado por compartilhar!

Postado

Show de bola cara, valeu!

Postado

Grande trabalho! Obrigado pela contribuição Stay Heavy

Postado

Post traduzido. Já gostei, bora ler. Esse FM tá "muita treta" táticamente.

Postado

Muito obrigado!

Postado

Monstro de post!

Me ajudou a entende e resumidamente o que eu estou meio que apanhando para aprender!

  • 2 semanas atrás...
Postado

Stay Heavy,

Sua divulgação é realmente importante, porém ainda assim tenho muitas dúvidas.

Vamos às considerações:

Muito Rígido: Cada jogador recebe uma responsabilidade/função específica e se espera que obedeça a ela (geralmente um time possui 5 ou mais funções diferentes).

Obs.: Acho meio lógico cada jogador obedecer a sua função (tem que obedecer). O que seriam estas funções diferentes?

Rígido: A cada jogador é designado uma função que contribui de uma forma específica ao jogo (defesa, defesa e transição, transição e ataque e ataque).

Obs.: Não consegui entender absolutamente nada dessa explicação. É até difícil elaborar uma questão sobre ela.

Balanceado: Os jogadores focarão sua função específica (defesa, suporte ou ataque).

Obs.: O verbo focar, me permite entender que os jogadores serão como robôs programados em atuar especificamente naquela tarefa conforme dito acima (defesa, apoio ou ataque). Mas isso não seria uma filosofia individual "Muito Rígida" ao invés de "Balanceada"?

Fluído: Os jogadores se focarão em defender ou atacar.

Obs.: Aqui a explicação faz algum sentido. Se é fluida, pode-se atuar defensivamente ou ofensivamente.

Muito Fluído: Os jogadores contribuem em todas as funções.

Obs.: Seguindo a minha observação acima, esta aqui é perfeita. Logicamente se há muita fluidez, há liberdade para deslocamentos constantes em todo campo.

Assim como este tópico, as próprias explicações dentro do jogo para cada função específica (usando a nomenclatura do autor), são confusas e pouco diretas no meu entendimento. Algumas até parecem iguais a outras e o mais importante: durante o jogo não se vê muitas diferenças entre elas.

Claro que muitos viciados em FM entendem estas explicações, mas existem muitos outros com as mesmas dúvidas que as minhas.

Outro fato importante é a combinação entre as funções. Se vc vai usar pontas, teoricamente os laterais não podem ser alas, pois segundo diversas explicações, o ala não joga com apoio do ponta e isso seria conflitante. Se for usar alas, o melhor seria usar um Terceiro Zagueiro para liberá-los com frequência. Acredito que um Médio Recuperador de Bolas e um Médio Área a Área são importantes para todo time.

Se eu for escrever todas as minhas dúvidas, irei fazer uma redação aqui, porém vale mencionar as minhas maiores dúvidas com relação a análise e entendimento das "funções específicas":

Num 4-2-3-1 (Assim como Real Madrid ou Dortmund), qual a melhor função a atribuir para o homem de ligação (Isco, por exemplo)? E o Centroavante (Benzema)?

Ou melhor sugira uma escalação do Real Madrid por completo por favor.

Funções do Xabi Alonso, Modric, Marcelo, Ronaldo, Bale, etc...

Cara, jogo Manager desde o CM 97/98 e cada vez fica mais bonito visualmente, porém a complexidade e dificuldade de entendimento afasta a sequência de jogos. Lembro que naquela época ficava dias jogando sem parar, usando fórmulas simples e coerentes.

Hoje, até quando vc está bem no campeonato ganhando do Barcelona, Valencia e times mais cascudos, perde para Almeria, Getafe, entre outros usando as mesmas táticas e posicionamento dos jogadores.

Em suma, me ajudem!

Postado

Muito Rígido: Cada jogador recebe uma responsabilidade/função específica e se espera que obedeça a ela (geralmente um time possui 5 ou mais funções diferentes).

Obs.: Acho meio lógico cada jogador obedecer a sua função (tem que obedecer). O que seriam estas funções diferentes?

Funções diferentes seriam posições que o jogador seria obrigado a ter mais liberdade

Ex: Falso 9 e Número 10

Essas funções o jogador é obrigado a fazer 2 ou mais funções como Armar o Jogo e Finalizar

Rígido: A cada jogador é designado uma função que contribui de uma forma específica ao jogo (defesa, defesa e transição, transição e ataque e ataque).

Obs.: Não consegui entender absolutamente nada dessa explicação. É até difícil elaborar uma questão sobre ela.

Pensa assim no Muito Rígido cada jogador desempenha apenas uma função sendo os defensores responsável pela fase defensiva os meio campistas pela transição e os atantes pela fase ofensiva; No Rígido os jogadores tem mais liberdade sendo os zagueiros responsáveis pela parte defensiva os laterais mais ofensivos sendo responsáveis pela defesa e transição os meio campo mais ofensivos sendo responsáveis pela transição e ataque e os atacantes sendo responsáveis pelo ataque.

Balanceado: Os jogadores focarão sua função específica (defesa, suporte ou ataque).

Obs.: O verbo focar, me permite entender que os jogadores serão como robôs programados em atuar especificamente naquela tarefa conforme dito acima (defesa, apoio ou ataque). Mas isso não seria uma filosofia individual "Muito Rígida" ao invés de "Balanceada"?

Acho que nessa filosofia ficou mal explicada, equilibrada seria os zagueiros e meio campo defensivos ficar com a parte de defesa e de transição os laterais ofensivos e meio campo ofensivo pela transição e ataque e os atacantes pelo ataque .

Outro fato importante é a combinação entre as funções. Se vc vai usar pontas, teoricamente os laterais não podem ser alas, pois segundo diversas explicações, o ala não joga com apoio do ponta e isso seria conflitante.

Se for usar alas, o melhor seria usar um Terceiro Zagueiro para liberá-los com frequência. Acredito que um Médio Recuperador e um Médio Área a Área são importantes para todo time.

Sim você pode usar Alas com Pontas juntos, mesmo o jogador sendo ordenado para jogador aberto ele não vai fazer isso se já tem um jogador la então automaticamente ele joga mais por dentro mesma coisa pro ponta se ele vê que o ala esta aberto na posição dele ele ira jogar mais afunilado.

Sobre o Terceiro Zagueiro se você não usar um Terceiro Zagueiro os Alas vão subir normalmente unica coisa é que eles vão jogar mais a frente que o normal porque na transição da defesa pro meio campo ira ter uma linha de 3 atrás e o Ala não vai precisar ficar ajudando na transição.

Num 4-2-3-1 (Assim como Real Madrid ou Dortmund), qual a melhor função a atribuir para o homem de ligação (Isco, por exemplo)? E o Centroavante (Benzema)?

Ou melhor sugira uma escalação do Real Madrid por completo por favor. Funções do Xabi Alonso, Modric, Marcelo, Ronaldo, Bale, etc...

Não vou poder te ajudar nessa por que não uso muito essa formação mais você pode perguntar no Clube Tático: http://forum.fmanager.com.br/topic/115510-clube-tatico/page-19

Postado

Muito bom o tópico, Condições climática nada de ficar segurando bola e dando passe curtos é passe longo rs...

Eu já tinha colocado isso em pratica a um tempo atras e posso dizer que funciona bem, qualquer time que eu pego e uso a filosofia rígida meu time se dá bem.

Meu salve HJ é a Juventus com filosofia rígida e estrategia sobrecarga, atacar e controlar.

Colocando em pratica o que o quia ensinou ficou assim:

Goleiro - Líbero apoio

ZE - Defender

ZC - Limitado/Bloqueador

ZD - Defender/Cobrir

AE - automático

AD - Ataque

MCE - automático

MC - Org. Recuado/apoio

MCD - Recuperador de bola/ Defensivo

ATD - Av. Completo/Apoio

ATE - Número 10

Melhor ataque da Serie A com mais de 10 gols a frente do segundo.

Segunda melhor defesa, com diferença de 3 gols.

4 funções específicas:

Apoio - MC e ATe

Ataque - ATd e ALd

Defesa - ZE,ZC,ZD e MCD

Automático - ALD e MCD

Obs: o que eu entendi não é o numero de jogadores com funções especificas é o conjunto da obra.

Filosofia Fluida - 1 ou 2 especificações:

ZC - defesa

Atacante - ataque

O resto fica automático, repare que os atacante e zagueiros não tem em suas opções a opção automático.

Então se vc colocar estrategia ataque vai fazer com que todos automáticos fiquem ataque, tornado assim 2 especificações apenas.

  • Diretor Geral
Postado

Muito Rígido: Cada jogador recebe uma responsabilidade/função específica e se espera que obedeça a ela (geralmente um time possui 5 ou mais funções diferentes).

Obs.: Acho meio lógico cada jogador obedecer a sua função (tem que obedecer). O que seriam estas funções diferentes?

Fala Tavares, meu mito hahaha! Não sou nenhum guru das táticas, mas vou tentar te ajudar. Primeiro que eu compartilho dessas suas dúvidas, aliás, quero dizer achei que o texto bem dúbio sim (nessa parte das filosofias) e só consegui compreender porque já li mt coisa sobre filosofias e aspectos táticos do jogo desde versões anteriores, então essas digamos, info's extras me ajudaram a entender o que o autor do artigo quis dizer no fim das contas.

Começando pelo quote acima: as "funções diferentes" a qual se refere o autor nessa filosofia "muito rígida" seriam como jogadores especialistas em suas funções. Por exemplo: digamos que você tenha esboçado sua tática e definido as funções de cada jogador, sendo dois alas completos, um meia recuperador de bolas, um armador recuado, outro armador avançado, um matador e um Camisa 10. Concorda comigo que cada função dessas aí pede jogadores extremamente "especiais", com atributos extremamente específicos? É como se você estivesse montando um cavalo e encurtasse ao máximo seu cabresto, pra que ele só siga exatamente naquela direção em específico, não desviando do caminho ou tomando atitudes por si próprio.

O matador por exemplo, precisa ser veloz, bom finalizador, com ótima noção da linha de impedimento, bastante frieza na cara do gol e boa técnica, entre outros atributos. Ou seja, não é simplesmente um atacante "comum", com instruções mais gerais, é um cara extremamente pronto pra fazer ESSA função de matador. Colocá-lo como atacante recuado por exemplo, não extrairá o que ele pode te dar de melhor... e é aí é que entra o conceito da filosofia "muito rígida": ela restringirá a liberdade desse jogador em fazer o que quiser (o cabresto curto no caso, hehe), "forçando-o" digamos assim a se focar somente na sua função de matador (que é a de furar a defesa adversária explorando 'linhas burras' de impedimento, ou mesmo zagueiros lentos). Assim, se você tiver os jogadores certos pra essas determinadas funções específicas, nessa filosofia você pode ter certeza de que eles estarão programados a render o melhor que podem, isso em termos táticos (não entra aí o fator motivação por exemplo, que também influi, entre outros).

Rígido: A cada jogador é designado uma função que contribui de uma forma específica ao jogo (defesa, defesa e transição, transição e ataque e ataque).

Obs.: Não consegui entender absolutamente nada dessa explicação. É até difícil elaborar uma questão sobre ela.

Bom, levando em conta o que eu expliquei sobre a filosofia "muito rígida" acima, nessa daqui o cabresto do jogador será afrouxado um pouquinho mais, digamos assim hahaha, no sentido dele desempenhar sua função específica (o nosso matador do exemplo) mas também colaborar um pouco com outra função em campo. Repare que eu destaquei o "um pouco" ali, porque os jogadores continuarão focados em suas específicas funções, mas poderão contribuir em outros aspectos táticos do time dentro de campo.

Peguemos dessa vez como exemplo o meia recuperador de bolas. Nessa filosofia, ele, claro, ficará focado em sua função especial (pressionar o adversário a todo momento a fim de desarmá-lo e recuperar a bola, passando-a para seu companheiro mais próximo na sequência) mas também poderá subir ao ataque de vez em quando (beeeem de vez em quando no caso, hahaha), dando suporte aos meias mais avançados no controle da bola. Percebe que aqui ele não está restrito única e exclusivamente à sua função? Pois é, é o cabresto sendo afrouxado mais um pouco, como já disse hahaha.

Balanceado: Os jogadores focarão sua função específica (defesa, suporte ou ataque).

Obs.: O verbo focar, me permite entender que os jogadores serão como robôs programados em atuar especificamente naquela tarefa conforme dito acima (defesa, apoio ou ataque). Mas isso não seria uma filosofia individual "Muito Rígida" ao invés de "Balanceada"?

Essa definição foi a mais confusa de todas, hahahaha. Continue no fio da meada, que estou seguindo lá de cima: o cabresto sendo afrouxado. Nessa daqui haverá um equilíbrio entra a função que você estipulou ao jogador e as funções que ele pode desempenhar, dependendo de seu posicionamento dentro de campo.

Exemplo: nessa filosofia, um volante (com função de volante mesmo) auxiliará tanto na defesa quanto no suporte ao meio-campo. Um lateral idem. Um meia atacante pode auxiliar tanto o ataque quanto a recomposição de seu meio-campo, ajudando a marcar, e por aí vai. Tudo com EQUILÍBRIO entre essas "duplas funções"... o volante será primordialmente um jogador defensivo, mas sairá pra dar o suporte ao meio, e assim por diante.

A partir disso, as duas últimas filosofias -- fluida e muito fluida -- só vão afrouxando ainda mais o cabresto dos jogadores, aumentando suas funções dentro de campo. Na "muito fluida" por exemplo, é como se a defesa ajudasse tanto na marcação, quanto no suporte e também na construção do ataque (iniciando, claro, lá de trás), o meio idem e o ataque idem. Formam como se fossem blocos de defesa e de ataque, atuando com funções mais "liberais", sem se focar somente em uma em específico.

Outro fato importante é a combinação entre as funções. Se vc vai usar pontas, teoricamente os laterais não podem ser alas, pois segundo diversas explicações, o ala não joga com apoio do ponta e isso seria conflitante. Se for usar alas, o melhor seria usar um Terceiro Zagueiro para liberá-los com frequência. Acredito que um Médio Recuperador de Bolas e um Médio Área a Área são importantes para todo time.

A combinação entre as funções vai depender, primeiro: da qualidade e das características de seu elenco e, segundo: do bom senso. Não dá pra escalar alas completos com um meio-campo cheio de armador, quem vai segurar a bronca lá atrás junto dos zagueiros?

Pontas e alas podem sim atuar juntos. Acontece que como eles vão atuar numa mesma faixa do campo, ora um irá centralizar, ora o outro irá pra linha lateral. O importante é haver sincronia e entrosamento entre eles, pra haver tabelas e ultrapassagens que possibilitem cruzamentos da linha de fundo, por exemplo.

Num 4-2-3-1 (Assim como Real Madrid ou Dortmund), qual a melhor função a atribuir para o homem de ligação (Isco, por exemplo)? E o Centroavante (Benzema)?

Não tô com o FM aberto, mas falando assim por cima, o Isco acredito que possa desempenhar bem o papel de armador avançado, com o Benzema de atacante completo ou mesmo jogador alvo.

Postado

Excelente explicação Léo.

Eu já li muitos materiais que explicam dessa forma mesmo. E como diz no material acima, dependendo da quantidade de especialistas, existe a mentalidade ideal.

Mas não uso muito isso ao pé da letra, prefiro mudar pelo momento do jogo.

  • 8 meses depois...
Postado

Excelente tradução! Mais um baita post traduzido...

Estou com uma dúvida: Como vê as condições climáticas antes de começar a partida?

  • 5 meses depois...
Postado

Isso se aplica também ao 15,ou já mudou tudo novamente?

Postado

Isso se aplica também ao 15,ou já mudou tudo novamente?

A idéia é a mesma, nessa versão porém tem como ser mais cirúrgico nos aspectos táticos e em relação plantel/técnico.

Postado

Desculpa a minha burrice, mas não entendi! rs

 

A idéia é a mesma, nessa versão porém tem como ser mais cirúrgico nos aspectos táticos e em relação plantel/técnico.

Postado

Desculpa a minha burrice, mas não entendi! rs

Foram introduzidas algumas funções novas e agora a interação com os jogadores é maior, se pode ver muitos jogadores criado problemas com treinador, fazendo "grupinho" entre eles, etc.

Há a possibilidade de mudar a mentalidade (motivar,desmotivar,aumentar a concentração) da equipe via gritos durante a partida, entre outros.

  • 1 mês depois...
Postado

Boa Tarde Galera,

 

 Ótimo post mesmo!! Vi em algum lugar lá em cima ele falando sobre preleção. Há algum botão para fazer preleção antes do jogo??

  • 3 semanas atrás...
Postado

Gostaria de perguntar pra vocês: Já jogou com um Libero na esquema? 

 

 

Estou aqui estudando as táticas e estou pensando em implementar 2-3-2-3, 2-4-3-1 e 3-2-4-1 em meu time, por causa do meu jogador promissor que tem Libero como posição natural...

  • 3 meses depois...
Postado

Olha só, surgiu uma dúvida sobre esses estilos rígidos, balanceados, etc.

Se eu quero que meus jogadores de frente ( eu tenho 4, um falso nove, meia-armador avançado e dois pontas) marquem, façam pressão, eu tenho que mudar meu estilo, então, para fluído ? E como fica a zaga se eu quero que ela faça suas funções específicas ?

Postado

Olha só, surgiu uma dúvida sobre esses estilos rígidos, balanceados, etc.

Se eu quero que meus jogadores de frente ( eu tenho 4, um falso nove, meia-armador avançado e dois pontas) marquem, façam pressão, eu tenho que mudar meu estilo, então, para fluído ? E como fica a zaga se eu quero que ela faça suas funções específicas ?

A Fluidez do time é um problema interpretativo na tradução para o português que se arrasta a tempos no FM.

Fluidez significa o quanto um jogador tem liberdade para participar de outras funções no campo de jogo, que não aquelas que você determinou para ele. 

Ou seja, se eu coloco um jogador de volante (defender) e ambos os laterais como lateral (defender) e a estrutura é Muito Rígida, esses jogadores só irão fazer aquilo que está predeterminado para eles. Não passarão do meio campo e não abandonarão em nenhum momento suas posturas defensivas.

Mas se a estrutura for Muito Fluida esses mesmos jogadores jogarão preferencialmente nas funções e posições pré determinadas, mas havendo a brecha para avançar ou tomar qualquer outra decisão tática em determinado momentos dos jogos, eles farão isso.

Depende muito da capacidade de tomada de decisão dos jogadores e de suas capacidades técnicas para que eles não errem muito tomando decisões erradas..

A rigidez serve para quando você precisa que o time joga de uma forma padronizada e que os jogadores não fujam do seu plano de jogo. Com jogadores melhores tecnicamente e com bons atributos psicológicos e técnicos a fluidez dá liberdade para que eles tomem algumas decisões diferentes das pré determinadas no plano de jogo inicial.

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