Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Kemel Demir: Entre Dois Mundos - de 2013/14 a 2027/28

GG.

Posts Recomendados

Postado

banner-E2M.png

Temporada 2022/23

Uma questão incômoda

Contrato: permanência ameaçada

Quando a diretoria do Goztepe propôs a extensão do contrato de Kemel Demir até junho de 2024 e ele aceitou, minha intenção era cumpri-lo em sua totalidade, pois desde que assumiu o comando da equipe principal, a relação com a diretoria do clube tem sido a melhor possível, algo que Demir não teve com as diretorias do Çankirispor e do Karabukspor.

Contudo, na atual temporada, Keme Demir tem recebido muitas ofertas para entrevistas. Até o momento foram sete entrevistas de quatro países: Inglaterra (Liverpool, Norwich, Reading e Sunderland), Itália (Internazionale), Espanha (Valencia) e Alemanha (Borussia Mönchengladbach).

Ele não foi à nenhuma entrevista pela ligação com o Goztepe e pela vontade de cumprir o contrato e também porque em nenhuma delas, ele aparecia com um dos favoritos ao cargo de treinador e como um “outsider”, Demir preferiu não criar um clima ruim com a diretoria com uma possível mudança de clube.

Acontece que tudo isso tem me balançado e se as ofertas de entrevistas continuarem se avolumando ficará complicado não participar de algumas delas, afinal uma transferência para um clube de outro país europeu é uma oportunidade que raramente aparece para um treinador turco e no atual momento do save, todos os treinadores turcos estão empregados na Turquia, exceto dois que estão em clubes alemães de divisões inferiores. Além de Kemel Demier, o único treinador que parece ensaiar uma carreira internacional é o treinador do Galatasaray, Hamza Hamzaoglu, que acumula quatro Super Lig, três Türkiye Kupası (Copa da Turquia) e quatro Süper Kupa (Supercopa da Turquia) com o Galatasaray e uma 1.Lig com o Akhisar.

Janeiro: classificação encaminhada na Copa da Turquia

Com a participação do Goztepe na fase de grupos da Copa da Turquia, as partidas oficiais começaram mais cedo, antes da metade de janeiro. Nosso grupo tinha, além do Goztepe, duas equipes da Super Lig, o Manisaspor e o Sivasspor, enquanto na outra chave, apenas o Besiktas era da principal divisão do futebol turco.

As três primeiras partidas do mês foram pela Copa da Turquia e com três vitórias demos uma excelente arrancada para a classificação para a semifinal da competição.

Nas outras três partidas do mês enfrentamos adversários pela Super Lig. Goleamos o Adana por 4 a 0, mas perdemos para o Trabzonspor, sem jogar bem, por 1 a 0. Contudo, fechamos o mês com vitória, em casa, sobre o Istambul BBSK.

trabzonspor-02.png

Fevereiro: vantagem de cinco pontos com duas partidas a menos

No início de fevereiro realizamos as outras três rodadas da Copa da Turquia. Empatamos em casa com o Boluspor, mas garantimos a vaga para a fase seguinte e nas outras duas rodadas confirmamos a liderança do grupo com duas vitórias. A nota ruim foi a perda de Angloma por três meses com um tornozelo quebrado na partida contra o Manisaspor.

Foi contra o mesmo Manisaspor que o mês teve sequência, mas com rodadas pela Super Lig. Depois de outra vitória sobre esse adversário tivemos que enfrentar uma pedra no sapato do Goztpe: o Çaikur Rizespor. Depois de três empates seguidos, voltamos a vencê-los por 2 a 0 com gols marcados nos 10 minutos iniciais da partida.

caikur-02.png

Na sequência, duas vitórias por 2 a 1, uma delas contra o arquirrival Karsiyaka. Contudo, a grande vitória foi contra o Anakaraspor, equipe que vem em 4º lugar no campeonato, mesmo tendo perdido seu artilheiro negociado com o Fenerbahçe.

Na casa do adversário, a partida foi muito complicada. Desde o início, o Anakaraspor assumiu a maior posse de bola e dominou as ações do 1º tempo chegando ao gol aos 30 minutos. A reação do Goztepe só começou aos 67, quando queimamos as duas últimas substituições e passamos do 4-3-3 para o 4-4-2 inglês.

Conseguimos equilibrar a posse de bola, eles perderam força no ataque, enquanto passamos a criar chances de gol. Aos 77, empatamos e aos 80 viramos. E aos 90, fizemos mais um e definimos o placar em 3 a 1, com destaque especial para o jovem tunisino Hammami, escolhido o melhor em campo com um gol e uma assistência. A nota ruim foi a perda de outro atacante contundido: Karakus ficará três semanas sem jogar com um tornozelo torcido.

ankaraspor-02.png

24-partidas.png

Na Copa da Turquia cumprimos o nosso papel e classificamos em 1º lugar, mas no grupo B, o Besiktas decepcionou e por conta disso será nosso adversário na semifinal, o que aumenta nossa dificuldade para alcançar a final que terá o outro adversário saindo do confronto entre o Manisaspor e o Bursaspor, que liderada a 1.Lig com boa vantagem de pontos e deve voltar à Super Lig na próxima temporada.

tabela-06.png

A campanha do Goztepe continua sendo muito boa e temos grandes possibilidades de conquistar o bicampeonato, pois temos cinco pontos de vantagem, mas com duas partidas a menos. Temos a melhor defesa e o 4º melhor ataque do campeonato. Também temos a melhor campanha em casa e a 2ª melhor fora dela. No entanto, será preciso jogar muito bem, pois além confrontos contra os três grandes e teremos, pelo menos, a semifinal da Copa da Turquia.

tabela-24.png

Finanças

O saldo financeiro do clube têm se mantido estável nesta temporada. Se na temporada anterior convivemos com um déficit que variava por volta de 8 milhões, na atual, o saldo está positivo por volta dessa mesma cifra, o que sugere que ao término dela teremos um saldo ainda maior.

financas-23mar2023.png

Transferências, elenco e estatísticas

Minha intenção não era contratar ninguém em janeiro, mas mudei de opinião e resolvi buscar mais dois meio-campistas para tentar melhorar a qualidade do setor. Para isso trouxe dois veteranos, um por empréstimo e outro em definitivo. Fellaini veio do Manchester United e Mads Albaeck do Viktoria Plzen, da República Tcheca.

fellaini.png

Outro contratado é uma aposta é o jovem tunisino, Amine Hammami, Com 20 jogos pela seleção da Tunísia, ele estreou como o melhor em campo na partida contra o Ankaraspor. Ele tem 2,5 estrelas da CA e 4,5 de CP.

transferencias-janeiro.png

Tenho tido algumas boas surpresas com o elenco neste temporada. Como ocorreu nos dois clubes pelo quais passou, alguns jogadores se tornaram internacionais pelas suas respectivas seleções em 2023. Esse foi o caso de Aytaç Dinçel, que estreou pela seleção turca e de Fathi Sen, que estreou pela Áustria.

Quem continua se destacando na equipe é Angloma. O atacante francês, que foi escolhido o jogador do ano pelos torcedores, mudou de posição com a contratação de outros dois atacantes (Tasdelen e Karakus) e tem jogado mais como ponta direita do que como atacante e continua efetivo com 11 gols, nove assistências, seis vezes melhor em campo e 7,23 de média. Infelizmente, ele se contundiu na partida contra o Manisaspor e provavelmente não jogará mais na temporada.

O outro atacante da equipe, Artun Akçakin, contratado por 3,1 milhões de euros pelo diretor de futebol e que na temporada passada fez poucos gols, mas pelo menos contribuiu com várias assistências, agora desencantou e tem sido muito importante para o Goztepe. Com 18 gols, 10 assistências, seis vezes melhor em campo e média 7,31 tem mostrado que o investimento do diretor de futebol não estava errado.

Os outros dois atacantes, Tasdele e Karakus também tem ido bem no ataque. Infelizmente, Karakus se contundiu e se conseguir voltar será para as últimas rodadas da Super Lig.

Abaixo as estatísticas do elenco:

estatistica-marco.png

Você sabia?

A Copa da Turquia é disputada desde a temporada 1962/63. Ao contrário da Super Lig na qual Galatasaray e Fenerbahçe disputam quem é o clube com mais títulos, na seguda competição mais importante da Turquia a liderança é o Galatasaray com 15 títulos contra nove do Besiktas. O Fenerbahçe tem apenas seis conquistas e está atrás do Trabzonspor com oito.

• Respostas 831
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Boa temporada até agora.

Com essas chamadas para entrevistas são tentadoras, mas como você não é o favorito pode ser que seja roubada, arriscar perder a boa convivência com a diretoria é complicado

Postado

Vamos lá, uma ótima sequência, exorcizou definitivamente o fantasma da Liga dos Campeões – se é que ainda existia alguma parte dele. Na Copa, fez uma campanha irretocável e passou com muita propriedade, mas enfrentará um adversário bem forte na semi final e é uma partida onde tudo pode acontecer, espero uma exibição madura do time de Kemel Demir. Já no campeonato, continua voando, mantendo a estabilidade da defesa e tendo um ataque decisivo e operante, embora tenha sido prejudicado com algumas lesões. O Patito e o Dinçel não estão decisivos como na última temporada, mas continuam ajudando muito com gols e muitas assistências. Nem falo do Angloma, que é homem gol do time, mas agora parece que o Artun se adaptou após uma temporada turbulenta e já está valendo todo o investimento. Além deles, o Tasdelen também não decepciona e, por isso, o Goztepe joga bonito, para frente e acumula vantagem. No campeonato, acredito que não vacilando nos jogos contra os 3 pontos, o título está muito bem encaminhado, ainda mais por causa dos jogos atrasados. Acredito que o fim de ano do Goztepe pode se encaminhar para um mágica dobradinha. Já sobre os reforços, gostei muito das 3 contratações. Um jovem de ótimo potencial e que já chegou ajudando e dois veteranos que levam experiência e tem ótima qualidade. O Fellaini ao menos aumentou a venda de camisas do clube ou a exigente torcida do Goztepe ignorou a chegada de um jogador da EPL? Sobre as finanças, é um alívio ver que o clube se recuperou é, muito pela ótima campanha da UCL, caminha para um grande lucro e pode dar um salto maior na próxima temporada, ainda mais se confirmada uma nova presença na Liga dos Campeões. Já sobre as propostas de Demir, finalmente ele começou a ser reconhecido. Já era hora, ein!? Gostei da decisão de permanecer no Goztepe, até porque as próximas temporadas prometem serem muito boas para a carreira internacional de Kemel, mas receber propostas da Inter e do Liverpool balançam qualquer um. Não ficou nem com uma vontade de comparecer a entrevista? Será que o ciclo de Kemel no futebol turco está se encerrando?

Postado

Campanha de campeão, acho que vai levar ambos, digo acho porque essas perdas aí de jogadores importantes na linha de frente podem atrapalhar no mata mata, no campeonato acho que o BI é certo. Se fosse você só cogitaria sair depois dessa temporada, vc ganhando a copa e a liga vai se valorizar ainda mais.

Gostei dos reforços, veteranos que ainda dão um bom caldo. O Jovem da Tunisia parece ser realmente um bom jogador.

Time está ótimo GG, parabéns!

Postado

Boa temporada até agora.

Com essas chamadas para entrevistas são tentadoras, mas como você não é o favorito pode ser que seja roubada, arriscar perder a boa convivência com a diretoria é complicado

Esse é meu receio, por isso as evitei.

Vamos lá, uma ótima sequência, exorcizou definitivamente o fantasma da Liga dos Campeões – se é que ainda existia alguma parte dele. Na Copa, fez uma campanha irretocável e passou com muita propriedade, mas enfrentará um adversário bem forte na semi final e é uma partida onde tudo pode acontecer, espero uma exibição madura do time de Kemel Demir. Já no campeonato, continua voando, mantendo a estabilidade da defesa e tendo um ataque decisivo e operante, embora tenha sido prejudicado com algumas lesões. O Patito e o Dinçel não estão decisivos como na última temporada, mas continuam ajudando muito com gols e muitas assistências. Nem falo do Angloma, que é homem gol do time, mas agora parece que o Artun se adaptou após uma temporada turbulenta e já está valendo todo o investimento. Além deles, o Tasdelen também não decepciona e, por isso, o Goztepe joga bonito, para frente e acumula vantagem. No campeonato, acredito que não vacilando nos jogos contra os 3 pontos, o título está muito bem encaminhado, ainda mais por causa dos jogos atrasados. Acredito que o fim de ano do Goztepe pode se encaminhar para um mágica dobradinha. Já sobre os reforços, gostei muito das 3 contratações. Um jovem de ótimo potencial e que já chegou ajudando e dois veteranos que levam experiência e tem ótima qualidade. O Fellaini ao menos aumentou a venda de camisas do clube ou a exigente torcida do Goztepe ignorou a chegada de um jogador da EPL? Sobre as finanças, é um alívio ver que o clube se recuperou é, muito pela ótima campanha da UCL, caminha para um grande lucro e pode dar um salto maior na próxima temporada, ainda mais se confirmada uma nova presença na Liga dos Campeões. Já sobre as propostas de Demir, finalmente ele começou a ser reconhecido. Já era hora, ein!? Gostei da decisão de permanecer no Goztepe, até porque as próximas temporadas prometem serem muito boas para a carreira internacional de Kemel, mas receber propostas da Inter e do Liverpool balançam qualquer um. Não ficou nem com uma vontade de comparecer a entrevista? Será que o ciclo de Kemel no futebol turco está se encerrando?

Não tinha nenhum fantasma da UCL não. Sempre achei que seria difícil.

Contra o Besiktas vai ser dureza e se passarmos penso que pegaremos o Bursaspor que apesar de rebaixado, chegará com força.

Pois é, o Patito foi uma surpresa naquela temporada, mas o Dinçel não está tão bem. Acho que ficou mascarado depois que foi para a seleção turca.

A surpresa é Artun. Está arrebentando e se tinha algo contra ele, não tenho mais. :)

Acho que o Fellaini por ser emprestado não causou tanto impacto. A torcida não fez nenhuma graça.

Fiquei bastante feliz em ver o Demir sendo chamado para entrevistas. Pena que ele não apareceu como favorito ou cotado em nenhum delas. Fiquei sim, mas quando via a situação e os concorrentes, desanimava na hora.

Veja nos próximos capítulos.

Campanha de campeão, acho que vai levar ambos, digo acho porque essas perdas aí de jogadores importantes na linha de frente podem atrapalhar no mata mata, no campeonato acho que o BI é certo. Se fosse você só cogitaria sair depois dessa temporada, vc ganhando a copa e a liga vai se valorizar ainda mais.

Gostei dos reforços, veteranos que ainda dão um bom caldo. O Jovem da Tunisia parece ser realmente um bom jogador.

Time está ótimo GG, parabéns!

Um deles eu acho que dá para levar, pois com as contusões terei mais problemas no ataque e isso pode pesar.

Agora não há hipótese nenhuma de saída. Não valeria a pena. A questão retornará ao término da temporada.

Torcer para eles desempenharem um bom papel até o fim, né?

Postado

Após uma excelente arrancada pelo título na temporada passada, está numa situação mais tranquila na temporada atual e deve conquistar o bi. Terá um grande teste contra o Besiktas na Copa e com um time reforçado tem mais chances de vencer eles.

Como anda a base do seu time? Alguma promessa em vista?

Postado

Após uma excelente arrancada pelo título na temporada passada, está numa situação mais tranquila na temporada atual e deve conquistar o bi. Terá um grande teste contra o Besiktas na Copa e com um time reforçado tem mais chances de vencer eles.

Como anda a base do seu time? Alguma promessa em vista?

O título está bem encaminhando mesmo, a última sequência determinará se conseguiremos ou não. Mas tenho confiança no bi.

Na Copa será mais complicado.

Nenhum grande promessa que eu queira destacar.

Postado

Está indo muito bem, sinto o cheiro de bi-campeonato, hahahaha.

E se continuar assim, pode acumular uma gordurinha e focar na Copa pra tentar uma dobradinha.

Gostei da contratação do Fellaini, mesmo veterano. Ele está indo bem?

Me enganei mesmo sobre o Tasdelen. Não tinha prestado atenção de que ele era um dos contratados para essa temporada. :heh:

Postado

Estou com pouco tempo para postar, mas já joguei.

Não vou adiantar nada.

O Fellaini não está fazendo a diferença. Uma pena.

Postado

O time está voando no futebol nacional. Cumpriu o que era esperado na Copa e na Liga está com uma ótima vantagem, que deve ser ainda maior quando realizar os jogos atrasados. Como você analisa a campanha atual com relação ao ano anterior? O time está mais maduro e com cara de campeão?

Uma dúvida que me surgiu agora. Kemel Demir sempre trabalha para melhorar as condições das equipes por onde passa, tanto dentro como fora de campo. Sabendo que esse é um save carreira, onde irá trocar de clubes, como você trabalha essa parte de investir em jovens jogadores? E tem mais alguma coisa que você faria num save com apenas um clube e não faz nesse?

Postado

O time está voando no futebol nacional. Cumpriu o que era esperado na Copa e na Liga está com uma ótima vantagem, que deve ser ainda maior quando realizar os jogos atrasados. Como você analisa a campanha atual com relação ao ano anterior? O time está mais maduro e com cara de campeão?

Uma dúvida que me surgiu agora. Kemel Demir sempre trabalha para melhorar as condições das equipes por onde passa, tanto dentro como fora de campo. Sabendo que esse é um save carreira, onde irá trocar de clubes, como você trabalha essa parte de investir em jovens jogadores? E tem mais alguma coisa que você faria num save com apenas um clube e não faz nesse?

O time está melhor, mas ainda vejo que está abaixo dos três grandes, mas tem melhorado pois já tenho conseguido enfrentar os três grandes de igual para igual em algumas oportunidades. A campanha está melhor sim. A defesa e o ataque têm sido melhores, mas é preciso melhorar mais, principalmente o setor de meio-campo, por isso trouxe os dois jogadores para tentar qualificar o setor.

Eu tenho tentado não usar os clubes apenas com trampolim para a carreira do Kemel, por isso tenho tirado dinheiro que poderia ser utilizado em contratações em troca de evoluir a estrutura dos clubes, como consegui fazer com o Karabukspor (2 melhorias) e agora com o Goztepe. Isso pode até retardar a conquista de títulos, mas pelo menos deixarei o clube em melhor situação quando o Kemel sair.

A parte de evolução de jogadores dos clubes eu tenho deixado a desejar, mas isso não quer dizer que não use jovens. Quem acompanha o save pode ver que já usei vários vindos de outros clubes e quando existem opções internas e oportunidades também tenho usado. No Goztepe tem sido mais complicado.

Eu quero fazer, como já lhe disse, um save para trabalhar a base de um clube, como você tem feito com o seu. Se haverá tempo para ser no FM14 ou somente no FM15, eu não sei, mas tenho desejo de fazer isso. Acho que eu aprenderia bastante com esse enfoque.

Postado

banner-E2M.png

Temporada 2022/23

A tripla em disputa

Abril: maratona futebolística

Mesmo cinco pontos de vantagem para o Galatasaray e duas partidas ainda por fazer, o mês de abril prometia ser muito complicado, principalmente porque jogaríamos nove partidas em 30 dias, uma verdadeira maratona.

O começo foi a vitória contra o Gençlebirligi, mas minha atenção estava voltada para a partida de ida da semifinal da Copa da Turquia. Jogamos fora de casa e fizemos uma partida boa contra o Besiktas, mas faltaram chances claras de gol, mesmo com três bolas na trave. Contudo, vencemos por 1 a 0 com um gol de cabeça em um escanteio.

besiktas-01.png

A partida de volta foi jogada depois da derrota por 2 a 1 para o Galatasaray em uma partida muito equilibrada, na qual não merecíamos o resultado negativo. Precisando vencer, o Besiktas foi melhor durante todo o 1º tempo e igualou a eliminatória aos 20. No 2º tempo era precisa buscar o empate e fomos ao ataque, mesmo arriscando sofrer outro gol. Não tivemos muitas chances e o tempo normal terminou em 1 a 0.

Na prorrogação sofremos um golpe inesperado: a contusão de Tasdelen quando jogávamos no 4-4-2 inglês. Sem substituições por fazer, passamos para o 4-4-1 com meio-campo em losango que uso quanto jogo com 10 em campo e foi ele quem nos garantiu o gol do empate que levou o Goztpe para a primeira final da Copa da Turquia desde a temporada 1969/70.

besiktas-02.png

Ainda tínhamos mais cinco partidas no mês e a sequência cansativa continuou com um empate em 0 a 0 contra o Sivasspor. Nas duas partidas seguintes, a equipe não jogou bem e por sorte não saiu derrotada nas duas partidas, mas conseguimos uma vitória contra o Kayserispor e um empate contra o Akhisar.

kayserispor-02.png

Nas duas últimas partidas do mês tivemos dois empates. Contra o Karabukspor, jogamos bem e merecíamos vencer, mas quase saímos derrotados e contra o Besiktas, o jogo foi equilibrado e não saiu do 0 a 0.

karabukspor-02.png

Maio: hora da verdade

Apesar de todos as dificuldades entramos em maio com a mesma vantagem que tínhamos no início de abril: cinco pontos. Continuávamos dependendo apenas de nós mesmos, enquanto o Galatasaray não podia errar e tinha que torcer por tropeços do Goztepe.

Antes da últimas rodadas da Super Lig, a decisão da Copa da Turquia. O Burspaspor, que havia sido rebaixado na Super Lig na temporada passada, fazia uma boa temporada e estava perto de ser promovido com o título da 1.Lig.

A partida começou com o Bursaspor melhor, mas depois se equilibrou. O empate seguiu para o 2º tempo, quando em uma falta cobrada por Patito, Emeka chutou para marcar na 2ª trave. A partida seguiu indefinida, mas aos 78, marcamos novamente. Tasdeles cruzou, a bola bateu no travessão e com o goleiro caído, Patito fez o seu. O Bursaspor diminuiu dois minutos depois, mas seguramos a vantagem e conquistamos o título, o segundo da temporada.

bursaspor-copa.png

A tripla (Supercopa, Copa da Turquia e Super Lig) não demorou a sair. Contra a pior equipe do campeonato, o Gaziantep, fizemos 4 a 0, com um hat-trick de Tasdelen e comemoramos o título diante de nossa torcida com a derrota do Galatasaray, em casa, para o Karabukspor por 3 a 2. Depois cumprimos tabela nas últimas rodadas.

34-partidas.png

Terminamos com seis pontos de vantagem para o vice-campeão Galatasaray. Em casa tivemos a melhor campanha e terminamos invictos, com o Galatasaray em 2º. Fora de casa, ficamos em 2º lugar, atrás do Galatasaray. Tivemos a melhor defesa, com o Galatasaray logo atrás. Ficamos com o 5º ataque mais positivo e o Galatasaray em 1º lugar.

tabela-34.png

A temporada termina de forma excelente para o Goztepe. O único ponto negativo foi a participação ridícula na UCL, onde foi eliminado sem nenhum ponto. Das equipes do grupo do Goztepe, O PSG acabou conquistando o tão sonhado título da Liga dos Campeões e também o pentacampeonato da Ligue 1 e o bicampeonato da Copa da França. O Stuttgart foi eliminado pelo Barcelona nas oitavas-de-final da UCL, mas conquistou a Bundesliga. O Spartak Moscou foi eliminado nos 1/16-de-final da Liga Europa, mas conquistou o título Premer Liga da Rússia.

Estatísticas

Os premiados do Goztepe na temporada são os seguintes e são apenas três:

Abaixo as estatísticas completas do elenco:

estatistica-final.png

Finanças

A temporada termina muito bem para o Goztepe. Dobramos as receitas de uma temporada para outra e mesmo com o crescimento das despesas temos um saldo superior a 11 milhões de euros e um saldo acima de 20 milhões de euros.

financas-06jun2023.png

Com esse bom desempenho econômico a diretoria deu andamento a dois pedidos de Kemel Demir: a melhoria da academia de jovens e a ampliação do estádio que inicialmente passaria a ter pouco mais de 17 mil lugares e passará a ter mais de 22 mil lugares.

É importante registrar que pulamos de uma média de público, que era recorde do Goztepe, de 13.270 pessoas para 17.665, conseguida com o fato do clube mandar suas partidas continentais no estádio İzmir Atatürk com capacidade de 51 mil espectadores. Na Super Lig a média foi de 15.158, a 7ª maior da liga, mas a maior taxa de ocupação, com 96,32%.

Você sabia?

Apenas três clubes turcos conquistaram a tripla (Supercopa, Copa da Turquia e Super Lig) na Turquia: o Fenerbahçe em 1967/68, o Trabzonspor em 1976/77 e o Galatasaray em 1992/93.

Postado

Atualizei a leitura, muito legal ter conseguido títulos com o Gotzepe e agora a tripla, além do notável crescimento do clube. Falta ainda uma champions para coroar o belo trabalho, o que deverá ser o objetivo maior das próximas temporadas assim como a manutenção dos títulos já conquistados. Depois disto, quais seriam os demais objetivos? Visto que ainda temos 3 meses até o lançamento do FM2015, pensa em seleção? Treinar o Fenerbahce já que o personagem é torcedor?

Postado

Atualizei a leitura, muito legal ter conseguido títulos com o Gotzepe e agora a tripla, além do notável crescimento do clube. Falta ainda uma champions para coroar o belo trabalho, o que deverá ser o objetivo maior das próximas temporadas assim como a manutenção dos títulos já conquistados. Depois disto, quais seriam os demais objetivos? Visto que ainda temos 3 meses até o lançamento do FM2015, pensa em seleção? Treinar o Fenerbahce já que o personagem é torcedor?

Eu não ficarei no Goztepe até conseguir esse objetivo. Se eu estivesse em um clube saído da 2ª divisão da Inglaterra, Espanha, Alemanha ou Itália, por experiência própria e de outros jogadores, eu levaria de 7 a 8 temporadas para conquistar a UCL. Levando-se em conta que estou na Turquia e tenho as travas para contratações, levaria muito mais tempo para atingir esse feito, já que terminei a 4ª temporada no Goztepe. Na verdade nem sei se sigo no Goztepe por mais uma temporada. Na realidade os objetivos do save dizem mais respeito a mudar de clubes e evoluir na carreira, do que a conquista de determinados títulos com o clube A ou B. A seleção turca está na lista, o Fener mais ainda, mas vai depender do que o save apresentará. O FM15 vai ficar na prateleira comigo. Minha intenção não é jogá-lo tão cedo. Cansei dos bugs que atrapalham os saves e acho que vou esperar tudo ficar em ordem antes de jogá-lo.

Postado

Muito legal essa temporada do Goztepe, serviu para afirmação do momento que o clube passa e do nome de Demir como um futuro grande treinador turco, destinado a grandes feitos. Talvez um dos motivos do sucesso nessa temporada, conquistando tudo dentro do país tenha sido a não participação do clube na Liga Europa, congestionando menos o calendário (por mais entulhado que já estivesse, poderia ser pior).

gg, consideras as "meias oportunidades" como grandes chances de gol ou apenas as "oportunidades claras"? Ou ambas? É que tem um jogo no penúltimo post que tu citas 7 chances claras de gol sende que foram 7 meias oportunidades. Por isso a minha dúvida. Ah, outra: tens jogado no modo 3D?

Agora chega de Goztepe. Quero ver o Demir num grande turco, na seleção turca ou até mesmo fora do país (passando trabalho em qualquer um dos três, lógico :heh: ).

Postado

Muito legal essa temporada do Goztepe, serviu para afirmação do momento que o clube passa e do nome de Demir como um futuro grande treinador turco, destinado a grandes feitos. Talvez um dos motivos do sucesso nessa temporada, conquistando tudo dentro do país tenha sido a não participação do clube na Liga Europa, congestionando menos o calendário (por mais entulhado que já estivesse, poderia ser pior).

gg, consideras as "meias oportunidades" como grandes chances de gol ou apenas as "oportunidades claras"? Ou ambas? É que tem um jogo no penúltimo post que tu citas 7 chances claras de gol sende que foram 7 meias oportunidades. Por isso a minha dúvida. Ah, outra: tens jogado no modo 3D?

Agora chega de Goztepe. Quero ver o Demir num grande turco, na seleção turca ou até mesmo fora do país (passando trabalho em qualquer um dos três, lógico :heh: ).

Pois é, agora Demir tem reputação continental e aí as entrevistas vão pipocar por todos os lados.

Você tem razão. Se tivesse mais uma competição agora ficaria complicada e fatalmente dançaríamos em algumas delas.

Aquilo foi um erro. Obrigado pelo alerta. Jogo no 3D desde quando foi lançado.

Não posso lhe garantir isso. Essa é minha dúvida do momento: ficar ou não Goztepe por mais um temporada e cumpir o contrato.

Postado

Parabéns e avante Demir!

Ansioso pelos próximos passos e pela decisão de permanecer ou não no Goztepe, se permanecer, espero que consiga uma boa atuação na UCL para fixar de vez o nome de Demir e do Goztepe como um dos ascendentes a melhor time turco (se já não for)!

Parabéns pelas conquistas e vamos que vamos, acompanhar mais conquistas deste save :D

Postado

as finanças estão muito bem, to impressionado.

será que da pra você contratar alguem de nome da atualidade pra reforçar o time?

Postado

Parabéns e avante Demir!

Ansioso pelos próximos passos e pela decisão de permanecer ou não no Goztepe, se permanecer, espero que consiga uma boa atuação na UCL para fixar de vez o nome de Demir e do Goztepe como um dos ascendentes a melhor time turco (se já não for)!

Parabéns pelas conquistas e vamos que vamos, acompanhar mais conquistas deste save :D

Não vou negar que estou bem indeciso, mas estou mais próximo da decisão.

Minha expectativa é que ao deixar o Goztepe, ele possa andar sozinho. Gostaria muito se isso acontecesse.

Valeu pela força.

as finanças estão muito bem, to impressionado.

será que da pra você contratar alguem de nome da atualidade pra reforçar o time?

É um crescimento natural para quem nunca gastou muito. Espero que o Goztepe siga assim sem o Demir.

Como dependo dos olheiros, eles precisam localizar esses jogadores para que possa contratá-los. Vamos ver o que acontece.

Postado

banner-E2M.png

Temporada 2022/23

Uma alternativa para jogar com 10 em campo

Ainda não defini o destino de Kemel Demir no save. Enquanto essa decisão não é tomada, resolvi compartilhar a explicação da formação tática que utilizo quando tenho um jogado a menos que o adversário. Quem está acompanhado o save deve ter observado que em algumas partidas joguei com 10 jogadores em campo e mesmo assim consegui marcar gols que me deram a vitória ou evitaram a derrota.

A mais recente partida que joguei com um a menos foi diante do Besiktas pela semifinal da Copa da Turquia. Depois de ganhar a partida de ida por 1 a 0, perdi pelo mesmo placar a partida de volta, obrigando a uma prorrogação. Aos 102 minutos, um jogador de minha equipe saiu lesionado e sem substituições por fazer fui obrigado a jogar com 10 em campo.

Para esses momentos, eu adoto o 4-4-1 com meio-campo em losango desde o FM13, uma formação tática que me dá segurança de que poderei resistir aos ataques adversários e que terei força para atacar e marcar gols. A distribuição das tarefas segue o desenho abaixo.

4-4-1.png

Geralmente, o que acontece quando temos um jogador a menos é ver o adversário partir para pressionar nossa equipe em busca do gol. Em vez de recuar e esperar fazer o tempo passar, uso uma formação que garante a defesa, mas cria chances de gol.

Como minha equipe está em inferioridade numérica, prefiro manter os quatro defensores apenas com preocupações defensivas. Não quero que os laterais se aventurem ao ataque e deixem espaços em suas costas. Quero que a linha defensiva se mantenha formada.

O meio-campo em losango será responsável por centralizar as jogadas que levarão a equipe ao ataque. O objetivo é trocar bola entre si e concluir a gol. É importante que esses jogadores não segurem a bola e não fiquem trocando bola entre si por muito tempo, pois isso resultará a perda da posse de bola diante da pressão e do maior número de jogadores adversários.

No vértice inferior do losango tenho um volante (defender), no vértice superior um meia-atacante (atacar), nos vértices laterais terei um meia central (apoiar) e um meia central (atacar) que podem trocar de vértices. Com essa estrutura, terei o volante ajudando na proteção à defesa, dois jogadores (meia-atacante e um meia central) pensando no ataque e outro em uma atitude de apoio.

O último integrante dessa formação é o atacante recuado (apoiar) que terá como função desorganizar a linha defensiva do adversário atraindo os zagueiros ao recuar para a intermediária e também fornecer o último passe. Secundariamente, ele vai marcar gols.

O que mais gosto dessa formação é a integração do atacante com os meio-campistas. Ao recuar, o atacante consegue deixar um espaço para dois jogadores do meio-campo se infiltrarem, sem estarem em impedimento, e receberem um passe de frente para o gol.

Adoto alguns gritos para facilitar o trabalho da equipe nessa formação, quero que a equipe privilegie o jogo pelo centro do gramado, que evite chutes de longa distância e que os passes em profundidade sejam mais frequentes. Essas instruções são fundamentais, mas posso usar outras se julgar necessário, desde que não atrapalhem o objetivo de chegar ao gol pelo meio-de-campo com troca de passes entre os meio-campistas e o atacante e com passe em profundidade para quem chega de trás. Nada que retarde a fluidez da troca de passes deve ser usado. Um detalhe importante é que geralmente eu uso a mentalidade controlar nesse momento.

A seguir mostro imagens de dois gols e mais adiante os vídeos com toda a joga do gol.

00.png

O losango do meio-campo era formado por Harun Dag (volante/defender), Aytaç Dinçel (meia central/apoiar), Hikmet Kutlu (meia-central/atacar), Aytaç Kara (meia-atacante/atacar). Como atacante (circulado em amarelo) tinha Artun Akçakin (atacante recuado/apoiar).

01.png

Na imagem acima, a bola havia sido recuperada pela defesa e passada para Dinçel, que havia passado para Kara, no vértice superior do losango. Observe que um dos zagueiros adversários (circulado em vermelho) opta por deixar a linha defensiva e combater Kara.

02.png

Na sequência do lance houve um choque involuntário entre Kara e Dinçel e a bola acabou sobrando para Dag que passa adiante para Akçakin, que nesse momento havia feito um movimento duplo: recuou em relação ao último homem da defesa do Besiktas e correu para a posição onde o outro zagueiro adversário (circulado em vermelho) deveria estar.

03.png

Akçakin prefere não seguir adiante com a bola e faz uma parada e um passe para dentro, onde ele tinha duas opções, Kara e Kutlu. Esses dois jogadores fazem um troca de posições: Kutlu (circulado em amerelo) corre para o meio para receber o passe, enquanto Kara passará por trás dele e se projeta adiante.

04.png

A linhas de defesa do Besiktas já está novamente formada, mas desalinhada e nesse momento, Kara está alguns passos antes do último homem dessa linha defensiva. Kara está de costas para o gol, esperando um passe para depois passar adiante para um jogador que infiltrasse, mas em vez disso, ele recebe um passe em profundidade de Kutlu. Ele vira e parte para receber o passe.

05.png

Ao receber o passe, vemos algumas situações:

• O goleiro deixa sua meta para interceptar Kara, que está de frente para gol.
  • A linha defensiva, que estava praticamente formada, se desmontou pois o lateral direito que acompanhava Akçakin deixou de marcá-lo.
  • Akçakin segue pelo lado esquerdo do ataque completamente desmarcado.
O final dessa jogada poderia ter sido o gol de Kara, mas ele prefere dar um passe para Akçakin, que marcará o gol. Sugiro que você veja o gol no You Tube em tela cheia.

http://youtu.be/ySavt6TEbiw

O segundo e último lance que mostro foi na temporada 2021/22 pela partida de volta da 1ª fase de qualificação da Liga Europa. Na partida de ida, jogada na Turquia, perdemos por 1 a 0 para o Twente. Na partida de volta, na Holanda, conseguimos vencer no tempo normal por 1 a 0. Desde o 75º minuto, jogávamos com um a menos por conta de um expulsão. Com a eliminatória igualada, a partida foi a prorrogação e levamos a partida até o minuto final, quando o 4-4-1 funcionou e marcamos o gol da classificação.

a.png

O gol nasce de um tiro de meta. O goleiro chuta para frente. O losango do meio-campo era formado por Gokay Dinçakman (volante/defender), Harun Dag (meia central/apoiar), Deniz Saraç (meia-central/atacar) e Gurol Tekin (meia-atacante/atacar). Como atacante (circulado em amarelo) tinha Angloma (atacante recuado/apoiar).

Na imagem, Angloma salta para disputar a bola com um zagueiro. Ele ganha a disputa e a bola vai para Tekin (meia-atacante/atacar).

b.png

Na imagem seguinte, Tekin está com a bola. O zagueiro Cánova que saltou com Angloma, ficou para trás na jogada, enquanto o outro zagueiro (circulado em vermelho) parte para combater Tekin.

c.png

Nessa sequência do lance, o mais importante a ser observado é que os dois meias centrais de minha equipe, Dag e Saraç, se projetam ao ataque.

d.png

Mais adiante, Tekin passa para Dag, que recebe pressão de um zagueiro do adversário (circulado em vermelho), mas com um toque passa para Angloma (na imagem anterior estava atrás de Tekin) que corre totalmente desmarcado pelo meio. Cánova (também circulado em vermelho) corre para tentar se recuperar na jogada.

e.png

Na imagem final, Angloma que estava pronto para receber a bola, mas sofreu um carrinho legal de Cánova, que tentava impedir a conclusão da jogada. No entanto, Cánova acabou fazendo o que Angloma provavelmente faria, ou seja, o passe para Saraç, que desde o início da jogada corria em direção ao gol, acompanhando a jogada. É importante observar a desorganização da defesa do Twente. Três defensores (lateral esquerdo e dois zagueiros) correm de frente para seu próprio gol, em um sinal claro que foram superados pelo ataque do Goztepe, perderam o posicionamento e estão tentado evitar o pior: o gol de minha equipe.

http://youtu.be/_v-7KXxFTzE

Você sabia?

O primeiro treinador brasileiro a trabalhar na Turquia foi Didi, ex-jogador do Botafogo e Fluminense e campeão mundial em 1958 na Suécia com a seleção brasileira. Na Turquia, ele dirigiu o Fenerbahçe entre 1972 e 1975, tendo conquistado duas Super Lig, uma Türkiye Kupası e duas TFF Süper Kupa.

Postado

Parabéns pela conquista da triplete, foi um feito histórico dentro da Turquia. Acha que agora é hora de fazer as malas para outro país?

Postado

acho que demir merece algo melhor, não que o atual seja ruim, mas aventuras estrangeiras poderiam ser bom pro curriculum e pra experiência rs

Postado

Temporada inesquecível para os torcedores do Goztepe e para o Demir. Vamos ver o que reserva o futuro para o treinador, acho que pode surgir um Besiktas no caminho depois desta temporada fraca deles, mas ainda aposto em mais uma temporada no Goztepe.

Sobre o post tático, sempre uma aula.

Interessante vc optar por losango neste momento, eu sempre escolho o 4-4-1, duas linhas de quatro, e por isso foi bom conhecer uma alternativa bem eficaz qto aos ataques, a minha funcionava bem para segurar um jogo, mas dificilmente para arrancar um resultado nestas condições. Mas lógico que nem tanto pela formação, mais pelas mentalidades, hj consigo ver que elas fazem muita diferença.

Postado

Após finalmente conseguir ler toda a sua "saga", parabéns pelo constante progresso! Essa última tríplice coroa foi simplesmente fantástica! Sobre essa abordagem tática com um a menos, ela parece ser muito boa! Nunca experimentei ela, até porque tive poucos jogadores expulsos até agora (e geralmente quando tenho alguém expulso o outro time também tem um a menos). Geralmente utilizo duas linhas de quatro e um atacante recuado, utilizando os lados do campo pra puxar contra-ataques rápidos e passes mais diretos procurando o atacante no mano a mano com a zaga. Geralmente dá certo também... Mas pode ter certeza que vou usar esse seu sistema assim que possível! =D
Boa sorte na saga e siga assim que vai longe! Abraço

Postado

Parabéns pela conquista da triplete, foi um feito histórico dentro da Turquia. Acha que agora é hora de fazer as malas para outro país?

Quem sabe, Johann, quem sabe...

acho que demir merece algo melhor, não que o atual seja ruim, mas aventuras estrangeiras poderiam ser bom pro curriculum e pra experiência rs

Você tem razão, mas se Demir permanecer na Turquia não me deixaria triste, afinal, é quase inexistente a presença de treinadores turcos fora da Turquia.

Temporada inesquecível para os torcedores do Goztepe e para o Demir. Vamos ver o que reserva o futuro para o treinador, acho que pode surgir um Besiktas no caminho depois desta temporada fraca deles, mas ainda aposto em mais uma temporada no Goztepe.

Sobre o post tático, sempre uma aula.

Interessante vc optar por losango neste momento, eu sempre escolho o 4-4-1, duas linhas de quatro, e por isso foi bom conhecer uma alternativa bem eficaz qto aos ataques, a minha funcionava bem para segurar um jogo, mas dificilmente para arrancar um resultado nestas condições. Mas lógico que nem tanto pela formação, mais pelas mentalidades, hj consigo ver que elas fazem muita diferença.

Mesmo sem um título continental, tenho que ver a temporada como inesquecível, pois não é todo dia que um clube conquista da tripla.

Eu resolvi partilhar essa formação tática justamente por eu conseguir bons resultados com ela. Hoje, quando jogo com 10, não fico nem um pouco preocupado, pois sei que chegarei ao ataque e com força.

Após finalmente conseguir ler toda a sua "saga", parabéns pelo constante progresso! Essa última tríplice coroa foi simplesmente fantástica! Sobre essa abordagem tática com um a menos, ela parece ser muito boa! Nunca experimentei ela, até porque tive poucos jogadores expulsos até agora (e geralmente quando tenho alguém expulso o outro time também tem um a menos). Geralmente utilizo duas linhas de quatro e um atacante recuado, utilizando os lados do campo pra puxar contra-ataques rápidos e passes mais diretos procurando o atacante no mano a mano com a zaga. Geralmente dá certo também... Mas pode ter certeza que vou usar esse seu sistema assim que possível! =D

Boa sorte na saga e siga assim que vai longe! Abraço

Valeu pela força.

Fiquei feliz de ver que o Goztepe conquistou algo que eu não planejava.

Pois é, fica mais uma opção.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...