Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Solskjaer, o treinador que aprendeu tudo com o Football Manager


Gourcuff

Posts Recomendados

logo.png

Solskjaer, o treinador que aprendeu tudo com o Football Manager

Solskjaer.png

Para Ole Gunnar Solskjaer a fronteira entre a realidade e a ficção é extremamente fina. Talvez por isso o antigo internacional norueguês não tenha problemas em assumir publicamente que o seu espantoso sucesso como treinador se deve, entre outras coisas, à sua quase obsessão pelo popular videojogo de estratégia Football Manager.

O poder real da ficção

A 26 de Maio de 1999 Solskjaer acordou num mundo real e adormeceu numa realidade paralela, quase imaginária. Quando despertou na manhã seguinte não conseguia distinguir entre o real e o ficcional. Aquele golo, no derradeiro suspiro do jogo, tinha acontecido realmente? Teria ele, o quarto avançado do Manchester United, sido o responsável pela mais espantosa e memorável reviravolta na história do futebol europeu? Poderia realmente a realidade ser um mundo paralelo?

Seguramente que essas questões se passearam pela cabeça de um internacional norueguês transformado, da noite para o dia, no protagonista principal da mais memorável das gestas. E no entanto ao Baby Face Killer essa realidade não lhe era estranha. Tantas e tantas vezes golos de última hora o tinham salvo de perder, de despedir-se de títulos e de ser despedido. Sim, despedido. Mas num mundo paralelo, um mundo só possível nos videojogos. Até à noite de Barcelona.

Mentalidade de treinador

Solskjaer pertence a uma geração de futebolistas que cresceu com o boom dos jogos de estratégia dedicados ao futebol na década de noventa. É um dos mais reconhecidos seguidores célebres da saga Championship Manager, hoje transformada no império Football Manager.

O norueguês, recrutado desde tenra idade para o Manchester United, passava horas nas concentrações a tentar emular o seu técnico, Alex Ferguson, orientando os Red Devils durante largas temporadas. Nessas aventuras virtuais, muitas vezes se imaginou a ganhar um troféu europeu no derradeiro suspiro. O que talvez não pensasse foi que isso se tornasse realidade. Quando anos depois, Ole Gunnar abandonou finalmente os relvados, tinha perfeitamente assumido que queria seguir uma carreira de treinador. Mais de dez anos no mundo virtual tinham-lhe dado vontade de sentar-se nos bancos.

A sério. E depois de um longo e fructifero estágio nas camadas jovens do clube que o celebrizou, Solskjaer voltou a casa, ao seu Molde, para disputar a hegemonia nacional ao Rosenborg. Com uma preciosa ajuda.

As lições do Football Manager

Em 2011 o Molde sagrou-se campeão nacional pela primeira vez nos seus mais de cem anos de história. Um ano depois, repetiu o feito com uma autoridade asfixiante que permitiram ao norueguês colocar-se inesperadamente na lista dos possíveis sucessores de Alex Ferguson em Old Trafford. De todos os antigos jogadores que passaram pelas mãos do escocês, Solskjaer já é o mais bem sucedido. Pelo menos localmente.

Se o contacto directo com um dos mais bem sucedidos treinadores da história ajudou a cimentar o conhecimento do jogo ao norueguês, Solskjaer não tem problemas em admitir publicamente que a maioria das suas decisões técnicas e tácticas advêm da sua experiência como treinador virtual. O actual técnico do Molde reconhece que procura sempre no jogo testar modelos, esquemas tácticos que depois coloca em prática nos treinos. Também utiliza a plataforma virtual para estudar os rivais e descobrir jogadores, principalmente no mercado escandinavo. De tal forma que o próprio treinador recomenda aos seus jogadores que procurem desfrutar do seu tempo livre em concentrações jogando e aprofundando os seus conhecimentos sobre os rivais em lugar de ver filmes. Talvez no futuro, um dos seus jogadores consiga reproduzir o seu inesperado sucesso como treinador com base a horas e horas de viagens entre a realidade e a ficção.

O lado bom de ter ido pro Cardiff é que ele tem um presidente sugardaddy. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ir para um clube onde seu dono é imprevisível, um tanto até irresponsável, essa mudança do Solskjaer para a Inglaterra é só lucro na visão profissional.
Prometeram a ele 40-50 milhões para transferências entre agora e julho. Mesmo se fizer um trabalho ruim - estamos falando do Cardiff, o que significa ser rebaixado somente. O resto é lucro - ele já coloca o pé na porta para conseguir um clube onde as coisas são menos a ferro e fogo, seja na Premier League ou até na Championship.

Eu acho que ele tem tudo para dar certo na Inglaterra, talvez não de cara. Sinto que ele ter um perfil feito o do Roberto Martínez. E embasado em FM ainda, já conta com minha torcida haha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que foda. E aquele jogo da Final, mesmo não torcendo para o Manchester, não tinha como não se emocionar, foi foda d+.

Tomara que dê certo no Cardiff...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a reportagem (que acho até que já é um pouco antiga, não?). E pensar que estou seguindo o mesmo caminho dele (tirando a parte de ter sido um baita jogador na vida real)...

Se tivesse um programa de formação de treinadores aqui no Brasil, eu com certeza iria querer fazer parte dele.

Tem a faculdade. E cursos da CBF e tal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a reportagem (que acho até que já é um pouco antiga, não?). E pensar que estou seguindo o mesmo caminho dele (tirando a parte de ter sido um baita jogador na vida real)...

Tem a faculdade. E cursos da CBF e tal...

Até tem, mas ainda acho essa área no país bem precária. Não temos um curso especializado, nada decente. Na verdade, acho que é mais pela cultura de que para ser um técnico no Brasil tu tenha que ter sido um jogador famoso e ir empurrando com a barriga até chegar a algum clube que você se destacou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é bem isso. Mas os cursos da CBF, por incrível que possa parecer, são bons, pelo que ouço falar.

E faculdade tá aí pra isso. Obviamente precisa de algo mais que isso - cursos - mas é um bom pontapé e te dá uma base e te insere no meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no Rio de Janeiro está rolando um curso da ABTF(Associação brasileira de Treinadores de Futebol) duram em média 20 dias e após a conclusão do primeiro módulo você já fica habilitado a treinar times de categoria de base(Até sub-17) e 3ª divisão estadual.

Após o 2º módulo você já consegue treinar times de juniores e segunda divisão dos estaduais.

1.3k cada módulo, mas não sei se vale mesmo a pena, não conheço ninguém que tenha feito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

historia muito interessante, o cara alem de ter sido jogador, tem a base do FM e foi treinado por Alex Ferguson, tem tudo pra dar certo

Sim, é bem isso. Mas os cursos da CBF, por incrível que possa parecer, são bons, pelo que ouço falar.

E faculdade tá aí pra isso. Obviamente precisa de algo mais que isso - cursos - mas é um bom pontapé e te dá uma base e te insere no meio.

que faculdade voce diz? educação fisica?

Aqui no Rio de Janeiro está rolando um curso da ABTF(Associação brasileira de Treinadores de Futebol) duram em média 20 dias e após a conclusão do primeiro módulo você já fica habilitado a treinar times de categoria de base(Até sub-17) e 3ª divisão estadual.

Após o 2º módulo você já consegue treinar times de juniores e segunda divisão dos estaduais.

1.3k cada módulo, mas não sei se vale mesmo a pena, não conheço ninguém que tenha feito...

interessante em cara, muito interessante! se eu morasse ai no RJ faria com certeza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

historia muito interessante, o cara alem de ter sido jogador, tem a base do FM e foi treinado por Alex Ferguson, tem tudo pra dar certo

que faculdade voce diz? educação fisica?

interessante em cara, muito interessante! se eu morasse ai no RJ faria com certeza!

Achei interessante também. Eu tenho muita vontade de estudar melhor futebol, porém com a vida que tenho hoje, não tenho condições de dar devida atenção a esse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no Rio de Janeiro está rolando um curso da ABTF(Associação brasileira de Treinadores de Futebol) duram em média 20 dias e após a conclusão do primeiro módulo você já fica habilitado a treinar times de categoria de base(Até sub-17) e 3ª divisão estadual.

Após o 2º módulo você já consegue treinar times de juniores e segunda divisão dos estaduais.

1.3k cada módulo, mas não sei se vale mesmo a pena, não conheço ninguém que tenha feito...

Não conheço muito da ABTF. Depois vou tentar me informar pra saber sobre qualidade, se vale a pena e tal...

historia muito interessante, o cara alem de ter sido jogador, tem a base do FM e foi treinado por Alex Ferguson, tem tudo pra dar certo

que faculdade voce diz? educação fisica?

interessante em cara, muito interessante! se eu morasse ai no RJ faria com certeza!

Também. Mas não só. Aqui no Brasil, no geral, se presta Educação Física, mas tem pelo menos duas faculdades (são as únicas que já ouvi falar que funciona assim) que tem uma divisão. A UEL (Estadual de Londrina) e a USP.

Eu presto Bacharelado em Esporte, na USP. Hoje, essa divisão tá um pouco diferente. Quando você presta Fuvest, presta pra 'Educação Física e Esporte' (antes prestava ou pra Ed. Física ou pra Esporte), e aí no fim do 2º ano, escolhe seu caminho. Isso acontece muito pelo fato de que a base das duas é a mesma (Bioquímica, Fisiologia, Anatomia, etc) e só a partir do terceiro ano (na grade da USP, não sei como é a grade da UEL, por exemplo) que os rumos são diferentes. Esporte foca mais no alto rendimento (disciplinas como as de modalidade, treinamento, marketing) e Ed. Física em disciplinas como infância, terceira idade, etc... E o Esporte, na real, é uma área bem ampla. Você pode tanto partir mais pra parte "de campo" (treinador e prep. físico, por exemplo) como pro administrativo (marketing, administração, economia). Claro que o ideal seria fazer uma especialização também, mas lá você já é introduzido a esses temas (fora que tem as instituições - a Empresa Júnior, por exemplo, é bem forte lá na minha faculdade e dá uma base MUITO BOA pra quem faz parte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei interessante também. Eu tenho muita vontade de estudar melhor futebol, porém com a vida que tenho hoje, não tenho condições de dar devida atenção a esse assunto.

a minha vida tambem é complicada pra tentar algo, casado e com uma filha pra criar, não da pra largar meu emprego e ir atras do sonho :c

Não conheço muito da ABTF. Depois vou tentar me informar pra saber sobre qualidade, se vale a pena e tal...

Também. Mas não só. Aqui no Brasil, no geral, se presta Educação Física, mas tem pelo menos duas faculdades (são as únicas que já ouvi falar que funciona assim) que tem uma divisão. A UEL (Estadual de Londrina) e a USP.

Eu presto Bacharelado em Esporte, na USP. Hoje, essa divisão tá um pouco diferente. Quando você presta Fuvest, presta pra 'Educação Física e Esporte' (antes prestava ou pra Ed. Física ou pra Esporte), e aí no fim do 2º ano, escolhe seu caminho. Isso acontece muito pelo fato de que a base das duas é a mesma (Bioquímica, Fisiologia, Anatomia, etc) e só a partir do terceiro ano (na grade da USP, não sei como é a grade da UEL, por exemplo) que os rumos são diferentes. Esporte foca mais no alto rendimento (disciplinas como as de modalidade, treinamento, marketing) e Ed. Física em disciplinas como infância, terceira idade, etc... E o Esporte, na real, é uma área bem ampla. Você pode tanto partir mais pra parte "de campo" (treinador e prep. físico, por exemplo) como pro administrativo (marketing, administração, economia). Claro que o ideal seria fazer uma especialização também, mas lá você já é introduzido a esses temas (fora que tem as instituições - a Empresa Júnior, por exemplo, é bem forte lá na minha faculdade e dá uma base MUITO BOA pra quem faz parte).

ah sim interessante, parece que na UNICAMP tambem tem este curso, mas é muito dificil pra entrar na USP nesse curso? voce se matou ou foi de boa?

com certeza essa faculdade de esporte é muito mais interessante que educação fisica para o caso de se tornar tecnico de futebol, mas pra mim é muito mais viavel fazer um curso na ABTF que dura 20 dias corridos, do que sair da minha faculdade e fazer outra que é inviavel pra mim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha vida tambem é complicada pra tentar algo, casado e com uma filha pra criar, não da pra largar meu emprego e ir atras do sonho :c

ah sim interessante, parece que na UNICAMP tambem tem este curso, mas é muito dificil pra entrar na USP nesse curso? voce se matou ou foi de boa?

com certeza essa faculdade de esporte é muito mais interessante que educação fisica para o caso de se tornar tecnico de futebol, mas pra mim é muito mais viavel fazer um curso na ABTF que dura 20 dias corridos, do que sair da minha faculdade e fazer outra que é inviavel pra mim

Então, eu sei que na EACH (USP Leste) tem um curso de Ciência do Esporte, ou algo assim, e se não estou enganado é esse mesmo curso na Unicamp. Mas não cheguei a ir atrás pra ver grade e essas coisas pra saber a diferença pro meu curso.

E olha, não é muito difícil não. A nota de corte é relativamente baixa. Mesmo depois que juntaram os dois cursos, como falei, ela não aumentou tanto assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu sei que na EACH (USP Leste) tem um curso de Ciência do Esporte, ou algo assim, e se não estou enganado é esse mesmo curso na Unicamp. Mas não cheguei a ir atrás pra ver grade e essas coisas pra saber a diferença pro meu curso.

E olha, não é muito difícil não. A nota de corta é relativamente baixa. Mesmo depois que juntaram os dois cursos, como falei, ela não aumentou tanto assim.

realmente parece bom mas nao sei se a faculdade seria a melhor pra mim, e na realidade seria impossivel, trabalho em horario revezado, e as faculdades sao tudo só de manha ou só a noite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante a matéria. Lembro que há um tempo tinha uma matéria falando dos jogadores da vida real que jogavam FM, o norueguês estava nela hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ele ainda tem a velha mania do CM 01/02 de garimpar o mercado escandinavo atrás de jóias raras. HAHAHAHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

E ele ainda tem a velha mania do CM 01/02 de garimpar o mercado escandinavo atrás de jóias raras. HAHAHAHA

Deve ser porque ele treinava um time escandinavo até ser chamado pelo Cardiff, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser porque ele treinava um time escandinavo até ser chamado pelo Cardiff, não?

Pode ser.

Mas ele é adepto da época do CM ainda. E quem jogou CM 01/02 sabe que um dos grandes trunfos do jogo era buscar jogadores nesse mercado desconhecido (para nós brasileiros).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...