Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Renovação de Iniesta faz Barcelona garantir base com Neymar e Messi até 2018

Guest João Gilberto

Posts Recomendados

Guest João Gilberto
Postado

Renovação de Iniesta faz Barcelona garantir base com Neymar e Messi até 2018

622_03fc5d90-2d31-36f6-96d7-66c831c4c224

O Barcelona já tem 'meio time' garantido até 2018. Nesta segunda-feira, o clube anunciou a renovação de contrato de Iniesta por mais cinco temporadas. Assim, o meia espanhol se une a Neymar, Messi, Busquets e Tello como os jogadores que seguem na Catalunha pelo menos mais cinco anos. Ou seja, o Barça do futuro já tem muito do presente. E, claro, também do passado.

LEIA MAIS
Até lá, Iniesta será o vovô do quinteto. O jogador, um dos mais relevantes do futebol espanhol nos últimos tempos e autor do gol que deu o título à Fúria na Copa do Mundo de 2010, chegará em 2018 com 35 anos, contra 31 de Messi. Busquets completará 30, e Tello, 27. Neymar será o garotão da turma, com 26.
Pensando nas características do time, mesmo sabendo que talvez nenhum cumpra o contrato até o fim, faz sentido manter os cinco jogadores. A trinca marcação forte no meio campo (Busquets, Iniesta), saída de bola rápida e com precisão (Iniesta) e movimentação total no ataque (Messi, Neymar e Tello) já está contemplada, independentemente do técnico que estará no comando. Ou seja, a receita tem tudo para ser mantida.
ir15rc.png
Se levar em conta os contratos que acabam em 2017, Tata Martino - ou o Tata Martino da vez - quase não terá problema para escalar a equipe. Os compromissos dos laterais Jordi Alba (28 anos em 2017) e Adriano (33), do curinga Alex Song (30) e da promessa Deulofeu (23), emprestado até 30 de Junho de 2014 ao Everton, tem mais três anos de duração.
Assim, o time de 2017 já é mais encorpado e até parecido com o atual, especialmente por causa dos laterais. Em um exercício de futurologia, Song e Busquets poderiam fazer as vezes de zagueiros, enquanto a "pérola" Deulofeu, mais experiente, teria a função de "novo Xavi" da equipe daqui duas quatro temporadas.
Habilidoso, rápido, driblador e bom nas finalizações, Deulofeu já foi comparado a Messi e Raúl. Realmente, as características do jogador, hoje emprestado ao Everton, assemelham-se mais aos homens de frente do que os do meio, como Xavi. Mas, se a ideia de "futebol total" blaugrana for seguida, nada impede que o garoto brilhe atuando mais recuado.
nps2t3.png
Se a cara do Barça já é bem clara para 2017, para 2016, então, o elenco é quase o mesmo do atual. Reforços importantes estão garantidos, como Mascherano, Puyol, Xavi, Fàbregas e Pedro. Os capitão e os meias, por exemplo, são titulares absolutos de Tata e fundamentais no esquema tático da equipe, assim como eram com Pep Guardiola, Tito Vilanova e Jordi Roura.
Se a "escola de 2016" prima pela excelência, o que pode pesar é a idade. Xavi, o motorzinho do Barcelona, chegará ao fim de seu acordo com 36 anos. Puyol, por sua vez, já vem sofrendo com uma série de lesões e não tem a certeza que cumprirá os últimos anos de acordo. Se chegar até lá, o zagueirão, que carrega as cores da Catalunha na tarja de capitão, terá 38 anos.
5p4co8.png
Enfim, a situação de 2015 mostra quem está mais perto de sair do clube. Afellay, Cuenca, Bojan e Jonathan dos Santos, com pouco espaço no elenco, devem ser negociados.
Dos titulares de Tata Martino, as situações mais 'urgentes' são as de Piqué e Dani Alves, ambos com compromissos até 2015 e indiscutíveis nas últimas temporadas. Com eles, a tendência é a mesma de Iniesta: renovação de contrato.
4j8ile.png
Claro que o planejamento tem seus lados duvidosos. Os contratos do lateral direito Martín Montoya, do zagueiro Marc Bartra e do atacante Jean Marie Dongou, por exemplo, acabam no próximo ano. As situações ainda não foram definidas, mas o clube deve optar pela permanência, especialmente de Dongou, garoto de 18 anos com potencial gigantesco.
A outra dúvida é no gol. Victor Valdés já anunciou que deixa o clube ao fim da temporada, em junho de 2014. Na mesma época, chega ao fim o contrato de José Manuel Pinto, primeiro reserva da posição. Hoje aos 38 anos, o veterano deve se aposentar. Sobra, então, Olazábal. Aos 24 anos, ele está no Barcelona desde os 16 e fez apenas uma partida no time principal.
Contratos à parte, planejamento de lado, o clube catalão dá a entender que já tem a receita para o sucesso: apostar no futebol do presente para construir o Barcelona do futuro. A espinha dorsal, de fato, já está garantida.
espn.png
Postado

Acho que vai acabar mudando sim pros próximos anos, principalmente se a especulação da saída do Tata se concretizar.

o Barça precisa de renovação em algumas posições.

de qualquer forma, manter um jogador como o Iniesta seria importantíssimo pra qualquer clube.

• Diretor Geral
Postado

Puro cenário especulativo.

Colocar o Tello como parte integrante da base pra 2018 é, por hora, uma sacanagem: o garoto mal se firmou ainda, poxa, vamos com calma. A julgar pela matéria, tem outra coisa também: falta sustentação defensiva pra 2018. Só o Busquets carregando o piano pra Messi, Neymar e Iniesta não vai dar não. Ou seja, falta ainda mais uma peça defensiva nessa espinha dorsal pros próximos 5 anos -- que pode ser justamente o Piqué.

O Barça precisa se mexer mais defensivamente do que qualquer coisa. Pensar no substituto do Valdés, investir na formação de uma boa zaga, estimular a revelação de bons volantes e laterais, enfim. Messi, Neymar e Iniesta seguram a bronca lá na frente, mas precisam de quem segure o piano aqui atrás também...

p.s: nunca que o Deulofeu é substituto do Xavi.

Postado

A grande diferença desse time vai ser a saída do Xavi. Ele muda completamente o modo de jogo do Barcelona.

Tello eu acho sacanagem nego comparar.

Um jogador que eu aposto demais é o Deulofeu. Pensei que fosse bom só no FM, mas o cara joga uma bola redondassa. É muito liso e tem ótima visão de jogo. Acho que pode tá surgindo um jogador muito promissor.

Daqui 5 anos imagino um Barça assim:

Goleiro, Lateral Direito, Piqué, Zagueiro, Alba; Busquets, Iniesta, Deulofeu/Fàbregas, Neymar, Messi e Pedro/Ponta.

Tem jogadores muito promissores, como Sergi Roberto, Rafinha, Cuenca, Tello, mas acho que nenhum desses vai ser um Iniesta/Xavi/Messi/Neymar da vida.

Vão precisar mudar bastante é a parte de trás. Vão precisar de goleiro, zagueiro e lateral. E vão ter que apostar bastante em mais uns dois meias dentre os que citei, se for pensar na base.

Postado

Ano que vem muitos jogadores do Barça B devem ser integrados no elenco principal, alguns muitos promissores, Dongou acho que já vai subir na próxima temporada nessa já está passando pela fase de transição que o Barça tem de colocar alguns minutos nos jogos ele é um atacante mais de área que o Barça tanto precisa às vezes, outros como Sergi Samper e Denis Suarez (que veio do City) deve ser integrados nas próximas temporadas e tem tudo para evoluírem.

Alguns devem deixar o Barça ano que vem para abrir espaço também como o Jonathan dos Santos deve ser emprestado ou vendido, o Afellay deve ser vendido e o Cuenca deve ser emprestado ou vendido também, isso vai abrir espaço pro Deulofeu e pro Rafinha que devem ser integrados no próximo ano.

• Diretor Geral
Postado

A grande diferença desse time vai ser a saída do Xavi. Ele muda completamente o modo de jogo do Barcelona.

[...]

Concordo, Xavi é uma peça ímpar desse elenco. Mas ao mesmo tempo que considero o Xavi um puta craque, acho que pra função que ele faz no time -- transição defesa/ataque -- dá pra se encontrar bons jogadores que a executem bem. Não com o mesmo brilhantismo do espanhol claro, mas acho mais fácil achar alguém que faça bem essa transição do que achar alguém imprevisível como o Messi ou o Neymar, por exemplo.

Deulofeu tem bastante potencial mesmo, gosto dele, mas acho que é jogador pra jogar mais avançado, flutuando da ponta pro meio, perto do gol. E não no lugar do Xavi, mais recuado, sofrendo com marcação de meias e volantes.

Postado

substituto do Xavi era o Thiago. perderam.

Precisam investir fortemente em um zagueiro top e em um bom lateral direito, já que o Daniel Alves não dá mais pro gasto. Um goleiro é urgente, já que o Valdés vai sair, mas parece que já se acertaram com o Ter Stegen (não faço ideia se é bom, nunca vi jogar).

• Vice-Presidente
Postado

substituto do Xavi era o Thiago. perderam.

Precisam investir fortemente em um zagueiro top e em um bom lateral direito, já que o Daniel Alves não dá mais pro gasto. Um goleiro é urgente, já que o Valdés vai sair, mas parece que já se acertaram com o Ter Stegen (não faço ideia se é bom, nunca vi jogar).

Na Itália dizem que já acertou com a Juventus.

Postado

Na Itália dizem que já acertou com a Juventus.

Alves, Stegen ou o Valdés?

• Vice-Presidente
Postado

Alves, Stegen ou o Valdés?

Stegen.

Postado

sub do xavi é o sergi

thiago via mto mais como substitulo do iniesta

renovando com montoya (otimo lateral) e bartra (bom reserva), eles já tem uma boa base para os proximos anos. só precisa de um goleiro fodao...

Postado

Iniesta joga mais avançado que o Thiago

Postado

thiago joga de meia ofensivo tambem, tanto q foi um dos pqs guardiola levou ele pro bayern. falou q ele joga em praticamente todas do meio campo.

• Diretor Geral
Postado

[...] falou q ele joga em praticamente todas do meio campo.

É o que me parece também. O Thiago tem uma qualidade de passe mt acima da média, além da técnica. A partir daí, o posicionamento tático é quem vai definir se ele avança mais, avança menos, e numa dessas pode ser adaptado em várias posições do meio-campo.

Eu, particularmente, gosto de vê-lo mais avançado, como o Iniesta, próximo da grande área adversária. Acho-o mais produtivo ali.

Postado

É o que me parece também. O Thiago tem uma qualidade de passe mt acima da média, além da técnica. A partir daí, o posicionamento tático é quem vai definir se ele avança mais, avança menos, e numa dessas pode ser adaptado em várias posições do meio-campo.

Eu, particularmente, gosto de vê-lo mais avançado, como o Iniesta, próximo da grande área adversária. Acho-o mais produtivo ali.

tbm acho... terceiro homem de meio campo, tipico armador... pra jogar na do xavi ele só precisaria passar, o q ele faz com maestria tambem, mas acho q sub aproveita seu futebol

Postado

então, eu já acho que ele tem um passe muito preciso exatamente pra fazer essa distribuição. ele é inteligente o suficiente pra isso também.

o grande diferencial dele com relação ao Xavi, é que é muito mais habilidoso, plasticamente falando, com a bola. sabe driblar muito mais.

acho que uma posição completa a outra. se o Thiago souber subir e chegar na área, vai ser um jogador estupendo.

Sempre criticaram o Xavi porque ele finalizava pouco e sempre procurava a assistência.

Se o Thiago lidar melhor com isso, vai cansar de fazer gol.

Nos jogos que assisti do Bayern até agora, ele tem jogado na linha do Schweinsteiger, Kroos. Ou vindo buscar a bola na defesa, igualzinho o Xavi faz. Ou também na posição do Lahm, quando este é posicionado como lateral.

Os meias ofensivos lá são Robben e Ribery, né. Esses jogam bem mais pra frente.

• Diretor Geral
Postado

[...]

Mas a questão de se fazer a função do Xavi não tem só a ver com a distribuição de jogo né, Camilo? O Xavi claramente auxilia na combatividade do meio-campo do Barça, ajuda a fechar espaços, de vez em quando faz marcação individual (não com tanta força e eficiência, mas faz), ou seja, ele tem o componente defensivo nessa função em campo.

Será que o Thiago também conseguiria desempenhar mais essa função? Não seria um desperdício colocá-lo pra fechar espaços do meio pra trás com tanta habilidade pra decidir perto da grande área?

• Vice-Presidente
Postado

Mas a questão de se fazer a função do Xavi não tem só a ver com a distribuição de jogo né, Camilo? O Xavi claramente auxilia na combatividade do meio-campo do Barça, ajuda a fechar espaços, de vez em quando faz marcação individual (não com tanta força e eficiência, mas faz), ou seja, ele tem o componente defensivo nessa função em campo.

Será que o Thiago também conseguiria desempenhar mais essa função? Não seria um desperdício colocá-lo pra fechar espaços do meio pra trás com tanta habilidade pra decidir perto da grande área?

Ele está jogando muitas vezes na posição do Busquets no Bayern do Guardiola.

Postado

O Bayern tem muita rotação entre esses 3 jogadores de meio, a não ser quando joga o Müller por dentro. Dependendo da movimentação, tu tem o Thiago ao lado do Lahm, com o Thiago fazendo EXATAMENTE o que o Xavi faz. Às vezes tem o Javí como primeiro volante e Kroos e Thiago saindo pelos lados. Às vezes tem o Kroos e o Thiago trocando de posição quando jogam com triângulo de base baixa. O único que menos muda a posição é o Lahm, que sempre é aquele jogador mais polivalente.

O Thiago me parece ter a combatividade do Xavi, até mesmo pelo fato de ele ser novo. O Xavi é que tá deixando mais esse lado combativo por falta de perna. A idade chega, não tem jeito. O Thiago joga desde a saída de bola até o meia cerebral. Só falta ele ganhar mais experiência de jogo. Pra mim, tem sido dos principais jogadores do Bayern essa temporada.

• Diretor Geral
Postado

Ele está jogando muitas vezes na posição do Busquets no Bayern do Guardiola.

Mas tá roubando bola, tá marcando meia-atacante adversário em cima, tá ajudando no sistema defensivo com eficiência? Porque aí pode acontecer como o Silveira falou: rotatividade entre as peças, e o Thiago sendo mais útil pra passar do que pra marcar nesse sistema.

Pra ficar claro: óbvio que ele tem capacidade pra atuar como o Xavi, o que eu disse é que EU PREFIRO ele como meia-atacante, próximo dos jogadores de frente.

Postado

Quando ele joga de 1 volante, ele não joga tipo o Busquets, joga tipo o Pirlo armando o jogo lá de trás.

Postado

então, mas nessa hora eles estão sem a bola, né?

então acho que não tem muita coisa pq todo mundo do meio campo no Barcelona sempre ajudou a marcar. E ele tem um passe muito bom pra meter a bola assim que consegue recuperá-la. Aí entra a questão de se ele gosta/quer fazer isso.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...