Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Portuguesa, Fluminense, Flamengo e o imbróglio no STJD

Eduh-RJ

Posts Recomendados

Postado

Não vai ser tão simples salvar o Fluminense. O regulamento é bastante ambíguo.

Capaz até de torcedores da Portuguesa entrarem na Justiça Comum, se rebaixarem o clube.

Isso vai acabar na justiça comum feito aconteceu com o Treze...

É só a lusa contratar os advogados que defenderam o Treze e ganharam da CBF umas 10 vezes... mais fácil o campeonato de 2014 ter 21 clubes, se brincar até o Icasa pode querer brigar por uma quinta vaga, como o Treze fez no caso com o Rio Branco/AC na C.

A única certeza que eu tenho é que vai ser uma longa briga na justiça.

Esta é a unica certeza que eu tenho, com certeza se alguem perder pontos, vai dar merda na justiça comum e teremos um caso igual 99, acho que isso vai ser fato consumado daqui a algum tempo.

E o campeonato será uma bagunça no ano da copa do mundo, parabens CBF.

Podiam fazer um catado aí e voltar com o mata-mata de uma vez, a rede Bobo iria amar.

• Respostas 1.3k
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Pois é, eu também sou leigo, curto o assunto só para esses debates de ocasião mesmo rs.

Eu também não vi muito sentido, pensei exatamente nisso, afinal um eventual recurso interposto pode se tornar totalmente ineficaz.

Do jeito que a situação vem se desenrolando, ao meu ver, não tem jeito pra Lusa, a não ser que "criem" um jeito.

Pior que eu nem tenha visto esse artigo 42 que você citou. Para mim ele finaliza a discussão completamente.

"Atos relacionados ao processo desportivo". Atos lato sensu! Como pode haver outra interpretação? São atos das partes, do juiz, dos serventuários. Restringir a interpretação a um ato meramente da parte, a um prazo recursal apenas é absurdo, ao meu ver.

Prazo recursal para mim é como se encontra no art. 508 do CPC, "o prazo para interpor e responder é de...". Há uma redação clara nesse sentido de sorte a caraterizar e restringir o tipo de prazo.

Mas enfim,o STJD pelo visto distorce o que eu entendo de Direito e tem uma outra interpretação. Coisa de maluco. Só me convence mais que o direito desportivo é uma bela bagunça e um ramo sem muita técnica, com todo o respeito aos profissionais que militam lá dentro.

Eu até sai da discussão do Facebook, porque já chegou um outro advogado da área de voadora em mim. Nego não pode ouvir uma tese contrária que já leva pro lado pessoal.

Só quero ver se o cara do Última Instância vai responder. Se ele postar algo trago para aqui.

Postado

Agora era uma boa hora de o Fabio ta por aqui pra nos ajudar, hehehe

Postado

Pior que eu nem tenha visto esse artigo 42 que você citou. Para mim ele finaliza a discussão completamente.

"Atos relacionados ao processo desportivo". Atos lato sensu! Como pode haver outra interpretação? São atos das partes, do juiz, dos serventuários. Restringir a interpretação a um ato meramente da parte, a um prazo recursal apenas é absurdo, ao meu ver.

Prazo recursal para mim é como se encontra no art. 508 do CPC, "o prazo para interpor e responder é de...". Há uma redação clara nesse sentido de sorte a caraterizar e restringir o tipo de prazo.

Mas enfim,o STJD pelo visto distorce o que eu entendo de Direito e tem uma outra interpretação. Coisa de maluco. Só me convence mais que o direito desportivo é uma bela bagunça e um ramo sem muita técnica, com todo o respeito aos profissionais que militam lá dentro.

Eu até sai da discussão do Facebook, porque já chegou um outro advogado da área de voadora em mim. Nego não pode ouvir uma tese contrária que já leva pro lado pessoal.

Só quero ver se o cara do Última Instância vai responder. Se ele postar algo trago para aqui.

Ao que me parece, ele é o que dá lastro para esse entendimento do STJD, apesar disso.

Só vai dar pra saber na hora do julgamento mesmo.

Postado

To muito puto pelo fato do Fluminense não cair, PQP que time sujo na moral.

Postado

To muito puto pelo fato do Fluminense não cair, PQP que time sujo na moral.

Time sujo ? Leia primeiro antes de falar asneiras , quem procurou isso não foi o fluminense .

http://www.espn.com.br/video/375757_pvc-explica-antigos-casos-de-tapetao-e-mauro-cezar-analisa-flu-esta-entrando-de-carona-de-novo

Postado

A única saída da Lusa é o que aconteceu em 86. Eurico chutou ela da segunda fase do brasileiro e os times de SP boicotaram o campeonato. Daí a CBF incluiu Vasco e Lusa. hehehehehe.

Porra eu queria mesmo que o Flamengo caísse para a Globo surtar e STJD refugar.

Postado

Falando em justiça comum... tem uns vascaínos se articulando na internet pra acioná-la caso o julgamento do STJD seja desfavorável. Não sei se esses caras vão levar a fundo, mas depois de ver o que fizeram com o projeto Vasco Dívida Zero, não dá pra duvidar.

Cada minuto que passa, piora a situação. Que zona!

nao intendi muito bem oque vc quis dizer sobre os torcedores do vasco entrando na justiça comum

pode explicar?

Postado

Tava tentando lembrar qual era o artigo do CPC que era nítido ao tratar somente dos prazos recursais antes de ler aqui e vi que tu matou a questão.

Dei uma olhada nos artigos do CBJD e penso a mesma coisa, é um absurdo restringir a interpretação desse artigo a "tão-somente" atos processuais em sentido estrito (prazos recursais). Ridículo.

Na boa... dá um processo desses ao pessoal da Assistência Jurídica de uma Faculdade de Direito e nego vai rebater isso, por favor, não é possível que venham com essa putaria jurídica.

Não é interpretação ampliativa, extensiva, o que for, é o que está escrito.

"Atos relacionados ao processo desportivo" são todos os atos ora, que porra é essa?

Que várzea.

Por isso, como tu bem disseste, o ramo do Direito Esportivo é tão "á parte" do resto do direito.

Postado

Imagina, o Coxa ganhando, o Fluminense sendo rebaixado e de repente a Portuguesa vai lá e coloca uma cara impedido de jogar aos 32 do segundo tempo.

será que o eterno devedor da série b não está metido nisso? ( ) sim ( ) com certeza

Vou te quotar lá de trás.

Velho, o Flu pode ter armado isso. Claro que pode. Mas te garanto que se armou, Flu e Vasco estão juntos nisso. Não teria como saber quem iria se beneficiar disso. E se o Flu perde do Bahia e o Vasco termina a frente do Fluminense? Quem seria beneficiado com isso é o Vasco e duvido que tu ia postar isso.

Então pensa um pouco antes de sair falando merda.

Será que a diretoria do Flu seria tão burra pra dar um tiro no escuro, podendo salvar o Vasco? Logo o time que meio que "dividiu" o rebaixamento com a gente.

Postado

nao intendi muito bem oque vc quis dizer sobre os torcedores do vasco entrando na justiça comum

pode explicar?

Seriam torcedores entrando em nome do Vasco para contestar eventual decisão do STJD. A Constituição determina que as instituições desportivas só podem se valer da justiça comum após o esgotamento da via recursal dentro da justiça desportiva.

Para mim isso não existe. Só quem pode demandar é o clube. Torcedores não são parte legítima para compor o pólo ativo.

Ou o Vasco apela para a justiça comum, ou ninguém apela.

Postado

pode explicar?

Tá ligado o fórum do NetVasco? Criaram um tópico lá pra se organizarem para entrar na justiça comum contra o rebaixamento do Vasco, caso o STJD não dê ganho de causa para o Club nesse pedido dos pontos do jogo contra o CAP.

Postado

Tá ligado o fórum do NetVasco? Criaram um tópico lá pra se organizarem para entrar na justiça comum contra o rebaixamento do Vasco, caso o STJD não dê ganho de causa para o Club nesse pedido dos pontos do jogo contra o CAP.

conheço o NetVasco sim, obrigado pela explicaçao

acha que tem aguma chance de se entrarem conseguir ganhar os 3pts?

Postado

Seriam torcedores entrando em nome do Vasco para contestar eventual decisão do STJD. A Constituição determina que as instituições desportivas só podem se valer da justiça comum após o esgotamento da via recursal dentro da justiça desportiva.

Para mim isso não existe. Só quem pode demandar é o clube. Torcedores não são parte legítima para compor o pólo ativo.

Ou o Vasco apela para a justiça comum, ou ninguém apela.

Li por aí que torcedores do Gama e do Betim entraram na justiça comum e ganharam. Não lembro dos episódios, nem confio na fonte. Você sabe algo sobre isso?

Postado

Li por aí que torcedores do Gama e do Betim entraram na justiça comum e ganharam. Não lembro dos episódios, nem confio na fonte. Você sabe algo sobre isso?

Não.

O que eu encontrei foi de um torcedor em 2005 que entrou pelo Inter, mas que depois desistiu da ação.

Se ele desistiu, dentro da tecnicidade do direito, significa que não houve sentença, porque a desistência não pode ser efetuada após a decisão do magistrado.

Mas a matéria é escrita por um leigo, o que significa que ele pode ter usado desistir como um termo genérico - ou seja, pode ter sim havido uma sentença no processo (aí no caso na verdade ele teria renunciado ao direito).

Eu acho bem problemático se justificar a legitimidade dos torcedores, para ser sincero.

Postado

Alguém sabe se tem maneira legal do campeonato de 2014 começar com a Portuguesa com -4 pontos negativos?

Postado

Corrupção ? Advogado que “defendeu” Lusa, e salvou Fluminense, foi indicado – e pago – pela CBF

Dr. Osvaldo Sestário (foto), conhecido como “porta de STJD”, segundo a Portuguesa, o advogado que teria se “enganado” ao passar ao clube a suspensão de apenas uma partida do jogador Heverton – na verdade eram duas – foi indicado ao clube – e pago – pela CBF.

A ação, sabe-se lá se apenas “equivocada”, deve salvar, nas próximas horas, o Fluminense da degola.

Resta saber se realmente houve a maracutaia e quem nela, além da CBF, poderia estar envolvido.

Seja por ação, omissão ou até, quem sabe, muito dinheiro.

Certo é que o Fluminense, dias antes, havia se oferecido a quitar os salários atrasados do Náutico – quatro meses – para que o clube de pernambuco vencesse o rival Vasco da Gama – resultado que não aconteceu, demonstrando o desespero não apenas de seus dirigentes, mas também de sua “complicada” patrocinadora.

A Lusa, que teve, recentemente seu próprio mandatário, Manoel da Lupa, dando patrimônio do clube como garantia de empréstimo pessoal de R$ 30 milhões, não tem lá também dirigentes que demonstrem amor à instituição.

E a CBF, que pagou o advogado, dificilmente gostaria de ter duas grandes equipes do Rio de Janeiro disputando a sua Série B do Brasileirão.

Muitos se enquadram no perfil de suspeição, mas, até o momento, a escolha do advogado, que a CBF indicava somente aos clubes das Séries B, C e D, para uma equipe de Série A, é realmente uma ação das mais suspeitas.

Embora Sestário defenda a Lusa, sempre “patrocinado” pela entidade que rege o futebol brasileiro, pelo menos, desde a última participação do clube na segunda divisão nacional.

Além disso tudo, é claro o conflito de interesses em se ter um profissional trabalhando para diversas agremiações, num mesmo torneio, com informações privilegiadas dos clubes que, se utilizadas, em tese, com má-fé, podem gerar negócios milionários, porém, não necessariamente lícitos.

Confira abaixo matéria que o Blog do Paulinho publicou em 09 de setembro, denunciando o “esquema” entre CBF e Sestário

http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/12/04/fluminense-ofereceu-dinheiro-para-quitar-salarios-atrasados-do-nautico/

http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/05/30/manoel-da-lupa-quer-entregar-a-portuguesa-para-o-banif/

http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/09/09/cbf-e-o-esquema-com-o-advogado-osvaldo-sestario/

Postado

Nada ver esse teu post aê, como falou o Gilson. Isso é pra economizar e tem uma grana destinada aos clubes menores pra pagar os advogados, não só esse daí em questão. Só ler a matéria da ESPN.

Postado

Advogado diz que informou Lusa por telefone da suspensão de Héverton Oswaldo Sestário disse que conversou com departamento jurídico da Portuguesa e comenta: 'Não sei se houve alguma confusão'

O advogado Osvaldo Sestário disse que informou a Portuguesa sobre a suspensão de Héverton por dois jogos no mesmo dia do julgamento - a última sexta-feira, dia 6 de dezembro. Em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM, Sestário disse que trocou telefonemas com o advogado Valdir Rocha, do departamento jurídico (que ele chamou de "Dr. Valdir") e contou ter mencionado o caso de Héverton no meio de informações sobre Gilberto.

- Na sexta-feira, eu fiz o julgamento do Héverton, mas também estava tentando fazer a conversão da pena do Gilberto, que tinha sido julgado na segunda-feira pelo mesmo motivo, ofensa ao árbitro. Então o pessoal da Portuguesa estava me ligando para saber sobre o pedido que a gente tinha feito sobre o Gilberto. Em uma dessas ligações, havia acabado de acabar o julgamento do Héverton. Eu tenho as anotações, levo, faço, uma estagiária estava comigo. E eu falei: 'O Héverton pegou dois jogos, teve a desclassificação para o 258, mas acabou não pegando a pena mínima mesmo sendo réu primário, pegou dois jogos'. Então não sei se houve alguma confusão na hora de repassar isso porque falei que desclassificou para um artigo mais brando.

Sestário acrescentou que não fez comunicação oficial por escrito:

- São nove anos de relacionamento. É uma coisa meio automatica. Ligaram sobre o Gilberto e falei também sobre o Heverton. É um costume. Geralmente no outro dia faço um comunicado oficial, mas acabou não acontecendo porque falei por telefone.

Na boa, ser rebaixado por um erro desses... se realmente foi um erro.. é mais que Amadorismo!
Postado

aham falou certinho... sei :yest:

nota do mengo

O pingo de esperança:

Tendo em vista as notícias publicadas pela imprensa a respeito da escalação do nosso atleta André Santos no jogo contra o Cruzeiro, o Clube de Regatas do Flamengo manifesta sua absoluta tranquilidade em relação ao caso, respaldando sua posição nos diversos artigos que regem a lei esportiva e nas resoluções da Confederação Brasileira de Futebol.

Caso o Flamengo venha a ser instado a apresentar sua defesa, assim o fará, de forma embasada, clara e totalmente transparente.

Na realidade, a única preocupação que temos quanto a esta notícia é o fato de vermos a tentativa de se usar ações na Justiça para se sobrepor aos resultados esportivos conseguidos nos gramados.

O campeonato brasileiro de 2013 foi composto por 380 jogos. Cada time esteve em campo 38 vezes, disputando partidas de muita emoção. A classificação final de cada agremiação foi conseguida por seus méritos e problemas. Mudar esta realidade será um desserviço ao futebol e uma afronta ao torcedor brasileiro.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...