Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Portuguesa, Fluminense, Flamengo e o imbróglio no STJD

Eduh-RJ

Posts Recomendados

Postado

Mas se até um tempo atrás tinha 24 times e agora reduziram para 20, qual seria o sentido em voltar para 24?

Salvar alguem ai?

• Respostas 1.3k
  • Criado
  • Última resposta
Postado
Dirigente teme que Vasco, Ponte Preta e Náutico tentem invalidar todos os rebaixamentos do Brasileirão de 2013

O ex-presidente do Corinthians é apontado como um provável concorrente à presidência da CBF e não poupou críticas ao atual mandatário no caso envolvendo Portuguesa, Flamengo, Fluminense e o último rebaixado no Campeonato Brasileiro.

Em duas instâncias no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Tricolor das Laranjeiras viu a Lusa e o Fla serem derrotados devido às escalações irregulares do meia Heverton e do lateral esquerdo André Santos, respectivamente, na última rodada da Série A de 2013. O Tribunal de Justiça de São Paulo, porém, exigiu na sexta-feira a devolução dos pontos dos clubes e reestabeleceu o rebaixamento do Flu.

"A Portuguesa errou, o advogado errou, a CBF errou mais que todo mundo. O grande problema é que atitudes tomadas após o jogo, que nunca foram normais no futebol nos últimos 100 anos, foram feitas. Infelizmente está essa bagunça e não vai terminar. Eu acredito que não vai cair ninguém e que vão jogar um campeonato com 24 times", palpitou Andrés em entrevista à rádio Jovem Pan.

O temor do dirigente é que Vasco da Gama, Ponte Preta e Náutico passem a buscar a Justiça Comum para encontrar um jeito de invalidar todos os rebaixamentos da última edição do Brasileirão. Dessa forma, a CBF seria obrigada a realizar um torneio com 24 equipes, já que não teria como cancelar o acesso de Palmeiras, Chapecoense, Sport e Figueirense.

A solução seria a criação de uma liga independente à CBF. "A liga não é uma bandeira minha. Acho que os clubes têm que ter mais mais autonomia para trabalhar nos campeonatos, mas tem que ter um consenso entre federações, clubes e CBF, para não ter uma revolução. Em dois, três ou cinco anos vai acontecer e, se não for negociado, vai ser duro para todo mundo", ressaltou.

http://esporte.ig.com.br/futebol/2014-01-11/andres-sanchez-preve-brasileiro-com-24-times-cbf-errou-mais-que-todo-mundo.html

Postado

futebol brasileiro é uma vergonha do caralho

se for pra lusinha não cair preferia q fosse assim mesmo... ai teria q mudar a formula de disputa, creio

Postado

Imbróglio judicial reforça esperança do Vasco de escapar da Série B

Os acontecimentos da última semana, em que ações indiretas de torcedores deram de volta a Flamengo e Portuguesa os pontos na Justiça comum, reforçaram a esperança do Vasco de escapar de jogar a Série B em 2014. Mesmo derrotado em todas as instâncias no STJD, o clube não abre mão de lutar em outras esferas para obter os pontos do jogo contra o Atlético-PR, na Arena Joinville, e permanecer na Primeira Divisão. Seja através de um novo entendimento nos tribunais ou, após todo imbróglio judicial, de a CBF, sem saída, decidir organizar um Campeonato Brasileiro com 24 clubes. (...)

Postado

Para mim se não mantiver os mesmos times que terminaram o campeonato e cair os que deveriam cair NO CAMPO, não adianta nada. Pelo contrário, A lusa serviu de testa de ferro para essa palhaçada.

Postado

Sobre o jogo com portões fechados, nisso consigo te assegurar que continua proibido. Mesmo um evento privado está sujeito a legislação federal. Se eu faço uma festa (evento privado) onde se comercia livremente drogas, por exemplo, é crime do mesmo jeito. O jogo poderia ser um 'amistoso', agora se a Conmebol usasse esse resultado de alguma maneira, a entidade já estaria violando a lei e o clube também ficaria encrencado, teria de responder por isso. Ou seja, o nó ficou muito bem amarrado pro Flamengo. Ou ela exclui o Brasil inteiro, ou nunca consegue homologar o resultado da competição, ou não exclui ninguém. O mesmo valeria para qualquer outro time.

São coisas bem diferentes. Se o regulamento do Campeonato Brasileiro não for cumprido, a culpa é da CBF e ela que tem que se resolver com o Flamengo por ter prometido algo que não poderá cumprir. O regulamento da CONMEBOL não está sujeito ao Estatuto e sim o produto. Não é a CONMEBOL que decide quem disputa e sim a CBF, eles só pegam os indicados por cada Federação e organizam o campeonato.

E o Estatuto defende o torcedor. Num jogo de portões fechados não tem torcedor. Se o Estatuto se aplicasse sempre criaria o paradoxo de, por exemplo, terem que vender ingressos para um jogo sem torcida.

Postado

São coisas bem diferentes. Se o regulamento do Campeonato Brasileiro não for cumprido, a culpa é da CBF e ela que tem que se resolver com o Flamengo por ter prometido algo que não poderá cumprir. O regulamento da CONMEBOL não está sujeito ao Estatuto e sim o produto. Não é a CONMEBOL que decide quem disputa e sim a CBF, eles só pegam os indicados por cada Federação e organizam o campeonato.

E o Estatuto defende o torcedor. Num jogo de portões fechados não tem torcedor. Se o Estatuto se aplicasse sempre criaria o paradoxo de, por exemplo, terem que vender ingressos para um jogo sem torcida.

Mas apartir do momento que sai a liminar definido a proibição da comercialização de um produto X no Brasil, foge do questionamento a razão. Para de ser defender o estatuto e vira cumprir-se a lei. Não seria infração ao estatuto essa partida de portões fechados, e sim a Lei, que por meio de uma das decisões da justiça - que apresentam força de lei - asseguraria que a competição não pode ser realizada, em solo nacional, sem a presença de um time Y. Então o estatuto fica fora dessa e, pasmem, caímos no mesmo caso anterior.

Postado

Mas apartir do momento que sai a liminar definido a proibição da comercialização de um produto X no Brasil, foge do questionamento a razão. Para de ser defender o estatuto e vira cumprir-se a lei. Não seria infração ao estatuto essa partida de portões fechados, e sim a Lei, que por meio de uma das decisões da justiça - que apresentam força de lei - asseguraria que a competição não pode ser realizada, em solo nacional, sem a presença de um time Y. Então o estatuto fica fora dessa e, pasmem, caímos no mesmo caso anterior.

Só que não existe essa liminar. E acho que nem existiria porque quem teria quebrado o regulamento seria a CBF, e só caberia a ela responder por isso. O produto não é dela e não foi o "dono" dele que prometeu nada.

Postado

Galera, não vai rolar de 24 clubes.

Mesmo contrário à queda do Fluminense, os caras da CBF já falaram que não tem possibilidades de mais de 20 clubes na Série A.

A questão é... o tanto de ações que estão movendo tá botando uma pressão no MP.

Agora vai ser ou Lusa ou Flor e ponto!

Postado

Se Fla e Lusa aceitarem os pontos devolvidos, serão excluídos do Campeonato Brasileiro
O Código Brasileiro de Justiça Desportiva é muito claro: se Flamengo e Portuguesa aceitarem os pontos "devolvidos" em decisão liminar pela Justiça Comum, serão excluídos do Campeonato Brasileiro. E esta punição ocorre independentemente de os clubes serem ou não responsáveis pelas ações na Justiça Comum. Confiram a redação do Artigo 231:
"Art. 231. Pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiar-se de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiro.
Pena: exclusão do campeonato ou torneio que estiver disputando e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais)."
A última instância da Justiça Desportiva é a Corte Arbitral do Esporte, órgão internacional, que não recebeu recurso de Flamengo e Portuguesa. Logo, os clubes não podem se beneficiar de decisões da Justiça Comum, sob pena de serem excluídos do certame em questão (novamente, mesmo que não tenham tido participação nas ações).
Portanto, se Flamengo e Portuguesa aceitarem os pontos "devolvidos", assim que o fizerem estarão excluídos do Campeonato Brasileiro. Nesse caso, o Vasco seria o maior beneficiado, saindo da zona de rebaixamento.
Vale lembrar que, conforme noticiei aqui ontem, o Flamengo também corre o risco de ser excluído da Copa Libertadores pela FIFA e pela CONMEBOL.

PCFilho

http://jornalheiros.blogspot.com.br/2014/01/se-fla-e-lusa-aceitarem-os-pontos-devolvidos-serao-excluidos-do-campeonato-brasileiro.html

Dissertem.

Postado

Mas as instancias na Justiça Desportiva foram esgotadas....

E outra coisa, os clubes não serão excluídos de torneio da CBF, pelo mesmo motivo que o Rio Branco e o Treze não foram...

A CBF não pode peitar a justiça, simples assim...Os clubes podem dizer, eu não aceito os pontos, de qlqr forma a decisão deve ser cumprida pela CBF...fácil assim...

Postado

Independe do Flamengo e Portuguesa querer os pontos. É a mesma coisa (analogia porca) de vc ser roubado na rua, o ladrão ser preso e depois vc falar que não quer o celular de volta. O cara vai ser preso do mesmo jeito, independente da sua vontade.

Neste caso, a CBF tem que devolver os pontos, independente do Flamengo ou Portuguesa quererem.

Sobre a Corte Arbitral do Esporte, como disseram acima, ela não faz parte da justiça desportiva brasileira. Isso é uma corte internacional. A Constituição não fala dessa corte, pois ela não é brasileira.

Logo, o Flamengo e a Portuguesa esgotaram na JD.

Outra coisa tb, já citei aqui um princípio constitucional (inafastabilidade do Poder Judiciário). O torcedor pode entrar quando quiser, independente de ter tido esgotado toda a justiça desportiva, isso pq o lesado é o torcedor e ele não pode entrar com ação na justiça desportiva. Somente no JUDICIÁRIO. Logo, ele entra quando quiser, inclusive durante o campeonato de 2014, se assim, alguém quiser.

O Flamengo não tem poder para "segurar" um torcedor e dizer para ele não ingressar com ações individuais, mesmo este sendo sócio. Sócio não é empregado. Não é subordinado ao clube.

Tem muito advogado e jornalista falando merda por aí, criando teorias para vender jornal e aparecer.

Postado

Estou adorando tudo isso. KKK
Se tiver mais de 20 clubes, temos tb que entrar com ação, pq o regulamento diz que caem 4. Tem que cair 4, de qualquer jeito. Se vai ter 21 clubes, então suba o Icasa.

Em sã consciência, sem maldade, vc acha mesmo que o Fluminense (17º) não tem nada a v com isso, mas sim o Flamengo (11º)?

Lembrando que pela lógica dos tricolores que estão esperneando, inventando demais, o jogo do Vasco ainda estava rolando e estava, se não me engano, 2x1 pro Atlético. Se o Vasco ganhasse, o Flamengo cairia mesmo com o Heverton em campo. Será que tb deu mala branca ao Atlético Paranaense.

Vou lembrar de outra coisa. O Flamengo deve estar nadando em dinheiro, pq o prejuízo da Lusa é mais de 20 milhões com o rebaixamento (estima-se).

Lembro tb que o Luis Antônio, meia do Fla, entrou com ação trabalhista por falta de pagamento de seus salários, algo em torno de 50 mil. KKKK O Fla tem 20 milhões para dar para a Lusa mas não tem 50 mil para pagar o Luis Antônio.

É muita viagem.

E olha que dizem que o Flamengo está falido...

Hahahahaha. Tu é escroto demais cara.

Tu fica zoando o Flu, contra - argumentando e o caralho e isso não tem mal nenhum mas TODOS argumentos que você usou nesse post eu já usei pra "defender' o Fluminense nesse tópico.

Já que tu adora falar pela LÓGICA, se o Fluminense não tivesse ganho do Bahia, o Vasco é quem subiria.

Já que tu gosta de falar dos salários atrasados do Flamengo, o Fluminense tá/tava com três meses de salários atrasados e ainda sim tu insinua que pagamos a Portuguesa, o STJD e até o CAP!

Por quê exatamente os mesmos argumentos que servem pra tu defender o Flamengo de ser o principal articulador da "virada" como o JG disse (que por sinal, eu não acredito), não servem para o Fluminense?

Postado

Hahahahaha. Tu é escroto demais cara.

Tu fica zoando o Flu, contra - argumentando e o caralho e isso não tem mal nenhum mas TODOS argumentos que você usou nesse post eu já usei pra "defender' o Fluminense nesse tópico.

Já que tu adora falar pela LÓGICA, se o Fluminense não tivesse ganho do Bahia, o Vasco é quem subiria.

Já que tu gosta de falar dos salários atrasados do Flamengo, o Fluminense tá/tava com três meses de salários atrasados e ainda sim tu insinua que pagamos a Portuguesa, o STJD e até o CAP!

Por quê exatamente os mesmos argumentos que servem pra tu defender o Flamengo de ser o principal articulador da "virada" como o JG disse (que por sinal, eu não acredito), não servem para o Fluminense?

Quais mesmos argumentos?

Nunca falei que vcs pagaram o Atlético PR. Pelo contrário. Falei que o Flamengo teria que ter dado mala branca, pois o resultado ainda não estava garantido.

Outra coisa. O Fluminense é o time mais quebrado do RJ, tanto que nem time tem direito. Alugou o espaço para a UNIMED jogar.

Mas a Unimed tem grana.

Além disso, quem estava na zona de rebaixamento era o Flu, não o Flamengo. Sócios do Flu pedindo para a diretoria agir nos bastidores e nego falando que o Flamengo que agiu nos bastidores. FALÁCIA!

Não to falando que o FLU pagou ninguém. To falando que o Flamengo não pagou, até por 2 motivos: 1º pq não tem grana mesmo. 2º pq não tinha interesse algum nos resultados.

O que sei é que a diretoria do clube foi amadora,não agiu com precaução ao escalar o André Santos, pois já estávamos matematicamente fora do rebaixamento e nada interferiria com aquela escalação (apesar que acho que ele tinha condição de jogo).

O Futebol do Flamengo é uma bagunça. Acha mesmo que teriam bolado este plano mega-master-foda que vcs, tricoletes andam insinuando? Os caras não conseguem nem administrar os jogadores da base.

E eu não fico zoando o FLU. O FLU é uma vergonha para todo o Brasil. Não é só flamenguista que fala isso. Nenhuma torcida está apoiando vcs. Vcs comemoram fuga de rebaixamento em porta de tribunal e eu que sou escroto?

Sem apelar, ok? Eu tb não estou dizendo que vc vibrou ou que vc acredita que o FLA ou FLU tem feito o esquemão que dizem por aí. Mas pelo que vejo nas redes sociais, os tricolores adoraram.

Postado

Quais mesmos argumentos?

Nunca falei que vcs pagaram o Atlético PR. Pelo contrário. Falei que o Flamengo teria que ter dado mala branca, pois o resultado ainda não estava garantido.

Outra coisa. O Fluminense é o time mais quebrado do RJ, tanto que nem time tem direito. Alugou o espaço para a UNIMED jogar.

Mas a Unimed tem grana.

Além disso, quem estava na zona de rebaixamento era o Flu, não o Flamengo. Sócios do Flu pedindo para a diretoria agir nos bastidores e nego falando que o Flamengo que agiu nos bastidores. FALÁCIA!

Não to falando que o FLU pagou ninguém. To falando que o Flamengo não pagou, até por 2 motivos: 1º pq não tem grana mesmo. 2º pq não tinha interesse algum nos resultados.

O que sei é que a diretoria do clube foi amadora,não agiu com precaução ao escalar o André Santos, pois já estávamos matematicamente fora do rebaixamento e nada interferiria com aquela escalação (apesar que acho que ele tinha condição de jogo).

O Futebol do Flamengo é uma bagunça. Acha mesmo que teriam bolado este plano mega-master-foda que vcs, tricoletes andam insinuando? Os caras não conseguem nem administrar os jogadores da base.

E eu não fico zoando o FLU. O FLU é uma vergonha para todo o Brasil. Não é só flamenguista que fala isso. Nenhuma torcida está apoiando vcs. Vcs comemoram fuga de rebaixamento em porta de tribunal e eu que sou escroto?

Sem apelar, ok? Eu tb não estou dizendo que vc vibrou ou que vc acredita que o FLA ou FLU tem feito o esquemão que dizem por aí. Mas pelo que vejo nas redes sociais, os tricolores adoraram.

O argumento de que o Fla tinha salários atrasados e de que não teria como ter certeza de que a armação do Fla daria certo porque se o Vasco ganhasse fuderia tudo. Substitua a palavra Fla por Flu.

Velho, eu concordo com teus argumentos. Eles são bons. Exatamente por eles que acredito que o Flamengo não fez essa maracutaia toda que (não só) outros tricolores dizem e que o Flu também não fez.

Apesar de não concordar com a insinuação do JG, suponhamos que realmente o Fla percebeu que escalou o AS irregular. A partir desse momento, ele teria interesse nos resultados.

Se o Fluminense é quebrado (e realmente é), por quê diabos jogaria 20 milhões no lixo comprando a Lusa, enquanto essa grana pagaria os salários atrasados e mais dois meses de salários? Isso sem contar que teríamos que comprar o CAP pra ter certeza que daria certo e mesmo assim o Vasco poderia ter ganho (quase impossível). Porque, como sabemos, se o Vasco ganhasse jogaríamos 20 milhões de um clube falido no lixo.

A Unimed tem dinheiro? Tem. Ouve-se por aí que está falindo. Mas o fato é que ano passado nossa maior contratação foi o Rhayner e que esse ano só trouxemos o Conca(que veio em fim de contrato). 20 milhões é o dobro do que está em contrato do Flu com a Unimed.

Sócios do Flu pedindo a diretoria pra agir? Não vi isso noticiado.

No final, a história do Fla são só suposições assim como a do Flu que teria pago o advogado, a Lusa e o caralho. Enfim, acredito que as variáveis eram muitas pra Fla-Flu armarem a parada.

Acho SIM, que a partir do momento que surgiu a conversa, na terça-feira, de que a Lusa escalou o cara errado, o Fluminense colocou pressão nos bastidores. Isso é óbvio, do mesmo jeito que o Fla e a Lusa (essa não tem força) com certeza colocaram pressão contra o Flu.

Eu já tinha até conformado com a queda. A primeira que eu vi. Preferia jogar a Segundona. Dava pra gastar menos dinheiro recebendo o mesmo da TV, dava pra colocar os moleques da base pra amadurecer, pagar umas dívidas etc. Sim, conheço tricolores que comemoraram e vi pessoas que não conheço no Face comemorando. Mas não pense que isso é exclusividade nossa, qualquer um que subisse em nosso lugar teria parte da torcida comemorando. Do mesmo jeito em que toda torcida tem os marginais, os analfabetos, os bambis.

Postado

Sim Bikas.

Como, se não me engano,vc mesmo já falou, o Flu tá pagando por 3 viradas de mesa que se favoreceu. Não é somente essa. O Botafogo já virou a mesa muito mais feio que essa agora do FLU. Tomou de 6x1 e ainda ganhou os pontos pq o cara tava com idade errada. Mas o raio tá caindo pela terceira vez no mesmo lugar, e o Fluminense sempre quando cai dá problema no campeonato, sacou? Ficou feio d+. mesmo que nessa não fosse armado, nas outras não tem jeito. A CBF deu uma ajudinha, igual na Copa JH que o Flu ficou no grupo dos times da série A, sendo que era para ficar no grupo dos da série B (que tinham menos chances de classificação).

Sobre os sócios:

http://www.espbr.com/noticias/grupo-socios-fluminense-exige-diretoria-aja-bastidores-para-vasco-coritiba-percam

Procure no google por flusocio agir bastidores que vai encontrar em outros lugares.

Não acho que a UNIMED possa ter pago 20 milhões, isso é suicídio finaneiro. Mas pode ter pago o advogado Sestário. Neste caso, o Flamengo não tem por que pagar, pois isso foi na sexta e o Flamengo não tinha feito a tal merda.

Eu acho que, SE teve mutreta, foi no esquema Sestário-dep. jurídico da Lusa. No mais, foi só pressão para CBF tocar pro STJD e outras coisas normais.

O Paulo Schimitt tb é tricolor roxo (bandeira do Flu na sala e tudo)! Cara entra em contradição quando é o Flu beneficiado ou prejudicado. Mas isso tb não tem importância no caso, pois não foi ele quem julgou.

O fato é que o STJD fez um julgamento político e não esperava a merda que tá dando. Talvez, se fosse hj, eles mudariam a opinião.

Com esse julgamento, o STJD perdeu a credibilidade totalmente, onde, se não reformularem este regulamento "injurídico" que seguem, vai ficar toda hora tendo seus "julgados" mudados na Justiça comum.

Postado

Concordo que, apesar do fato de que haveria margem para a Lusa ser punida, ficou muito na cara um julgamento político.

Na verdade, só não concordo em duas coisas que tu postou:

A fonte da parada é o NetVasco mas entendo como esses sites funcionam.

O STJD não perdeu a credibilidade. Ele nunca teve, principalmente pelos julgamentos de suspensões e tal.

Postado

Concordo que, apesar do fato de que haveria margem para a Lusa ser punida, ficou muito na cara um julgamento político.

Na verdade, só não concordo em duas coisas que tu postou:

A fonte da parada é o NetVasco mas entendo como esses sites funcionam.

O STJD não perdeu a credibilidade. Ele nunca teve, principalmente pelos julgamentos de suspensões e tal.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Exato!! Não se perde o que não se tem.

kkkkkkkkkkkk

Se tivessem pessoas de coragem no comando do Fluminense, seria mais simples de resolver isso.

Alguém para bater no peito e falar: "Deixa que jogamos essa porra de Série B e ano que vem estaremos de volta"

Mas isso é no mundo maravilhoso onde as pessoas tem dignidade, não aqui

Postado

Sobre o flusócio saiu em outros portais. Acho que até blog do Paulinho. Por isso falei apra vc pesquisar.

Sobre o STJD não ter credibilidade, sim. Nunca teve. O que eu quis dizer realmente é que agora ninguém vai nem acatar as suas decisões. Quando der, geral vai entrar com ações.

Postado

Pra mim é farinha do mesmo saco, time que subiu da série d pra c fora de campo e quer repetir a dose, já já ta na série a sem conquistar nada em campo =)

Postado

Não acredito que o Fluminense tenha armado. Acho que tudo começa com a CBF. Afinal de contas quem apresentou denúncia? De posse de quais dados? O Fluminense não teria como saber qual jogador estava irregular. Claro, aqui estamos especulando. Para mim, a CBF começou isso, mas com qual interesse?

Postado

Não fala do que não sabe, César... Tu um cara tão inteligente não deve deixar rivalidade regional ficar maior que a razão.

Postado

Não acredito que o Fluminense tenha armado. Acho que tudo começa com a CBF. Afinal de contas quem apresentou denúncia? De posse de quais dados? O Fluminense não teria como saber qual jogador estava irregular. Claro, aqui estamos especulando. Para mim, a CBF começou isso, mas com qual interesse?

O interesse é que a Portuguesa não dá o mesmo lucro que o Fluminense. FLAxFlu, Botaxflu, são paulo xflu, dá mais audiência que qualquer destes times contra a portuguesa.

Acho que tem muitos interesses por aí

Pra mim é farinha do mesmo saco, time que subiu da série d pra c fora de campo e quer repetir a dose, já já ta na série a sem conquistar nada em campo =)

Cara respeito demais o Santa Cruz, time de torcida muito bacana, fanática, com festa linda. Por mim, é o maior time do nordeste, depois dos times de salvador.

Vi a final da série D contra o Tupi-MG. Foi um jogo digno de série A. Azar do seu time, que pegou um time muito melhor, que era o Tupi.

Mas vê a força do Santa, que conseguiu melhorar mais ainda e subiu de novo. Vai chegar na A, pode ter certeza.

Depois disso tudo, tenho que reconhecer que essa rivalidade com o 13 não existe. larga essa. Se o 13 ganhou na justiça, é pq a CBF fez merda. Justo o 13 subir se forem colocar 21 times na série A. Se ele ficou em 5 na C, e vai ter que chamar mais 1, claro que tem que ser ele.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...