Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Portuguesa, Fluminense, Flamengo e o imbróglio no STJD

Eduh-RJ

Posts Recomendados

Postado

O mesmo Michel Assef que praticamente assumiu a culpa nesses e-mails que vazaram?

Cara...

Primeiro que, se houve culpa, não era dele, afinal ele não foi consultado. Segundo que os emails não são prova, não fazem parte do julgamento, etc., então não implicam em nada a não ser tentar enfraquecer o argumento que os auditores não conseguiram.

• Respostas 1.3k
  • Criado
  • Última resposta
Postado

O mesmo Michel Assef que praticamente assumiu a culpa nesses e-mails que vazaram?

Você ta com uma visão muito simplista das coisas para tentar justificar a permanência do Fluminense. Já foram mostrado inúmeros argumentos jurídicos para justificar a permanência do Flamengo e da Portuguesa, inclusive nesse tópico.

Não é possível que você concorde com permanência do Fluminense. Não reclame se no próximo ano seu time for campeão e o STJD um dia depois retirar o título por sabe lá deus o quê.

Postado

Você ta com uma visão muito simplista das coisas para tentar justificar a permanência do Fluminense. Já foram mostrado inúmeros argumentos jurídicos para justificar a permanência do Flamengo e da Portuguesa, inclusive nesse tópico.

Não é possível que você concorde com permanência do Fluminense. Não reclame se no próximo ano seu time for campeão e o STJD um dia depois retirar o título por sabe lá deus o quê.

Mas agora não estamos mais discutindo a permanência do Flu. EU pelo menos não estou mais, já disse o que tinha pra dizer. Tamô falando do Fla e não tem nada a ver do Flu (até que a Lusa seja inocentada ou não)

Só fiquei curioso com o cara ali que falou que tem várias interpretações do caso do Fla. Porra, pode até ser que o Fla seja inocentado, que arranjem um coelho da cartola e o caralho. Mas o advogado do FLAMENGO deu a entender que o FLAMENGO é culpado. Ah menos que nego aqui seja melhor que ele, não sei que interpretações

Resumindo o que eu penso: independente do Fla ser ou não culpado, o fato do advogado admitir que o Fla não devia ter escalado o jogador, já é suficiente pra mim.

@Douglas

Assumiu a culpa do Fla, Douglas. Do Fla. Não se faça de bobo.

Postado

Reviravolta: artigo que condenou a Lusa é ilegal

Blog do Juca

Trecho do texto

Postei, lá

Não sei até que ponto isso tudo aí tá certo (até agora me pareceu bem coerente, enquanto não tiver visto argumentos contrários), mas se tiver tudo OK, não tem discussão mais.

Postado

Não sei até que ponto isso tudo aí tá certo (até agora me pareceu bem coerente, enquanto não tiver visto argumentos contrários), mas se tiver tudo OK, não tem discussão mais.

Advogado do Flu:

É a décima quinta tese para tentar justificar a escalação de dois jogadores de forma irregular. Como advogado, devo respeitar a opinião dos colegas de profissão, mas a meu sentir a tese defendida confunde intimação com publicidade. Podemos quem sabe começar tudo do zero anulando todas as punições ocorridas desde 2003 e refazendo todos os campeonatos. Seria bem interessante. Não acha?

Mas entendo ser a construção da tese um direito de quem a escreveu, apesar de achar pouco ou nenhum fundamento nela. Aliás, quando o Estatuto do Torcedor fala em publicidade, não se refere a publicação e sim ao fato das sessões serem públicas sem segredo de justiça, e, vou além, mesmo que se entenda que ela fala de publicação, não se confunde com os efeitos da decisão porque o próprio artigo 133 é expresso que a decisão produz efeitos independente de publicação.”

Por fim , partindo da premissa de que a tese tivesse acolhida, o que não acredito, todos os advogados de clubes de futebol do Brasil e todos os auditores de todos os Tribunais Desportivos estariam errados. Será?”

Mário Bittencourt

Advogado do Fluminense

Postado

Fica Flu, desce Fla. Vem ver a Série A aqui de fora Mengão.

Postado

Advogado do Flu:

É a décima quinta tese para tentar justificar a escalação de dois jogadores de forma irregular. Como advogado, devo respeitar a opinião dos colegas de profissão, mas a meu sentir a tese defendida confunde intimação com publicidade. Podemos quem sabe começar tudo do zero anulando todas as punições ocorridas desde 2003 e refazendo todos os campeonatos. Seria bem interessante. Não acha?

Mas entendo ser a construção da tese um direito de quem a escreveu, apesar de achar pouco ou nenhum fundamento nela. Aliás, quando o Estatuto do Torcedor fala em publicidade, não se refere a publicação e sim ao fato das sessões serem públicas sem segredo de justiça, e, vou além, mesmo que se entenda que ela fala de publicação, não se confunde com os efeitos da decisão porque o próprio artigo 133 é expresso que a decisão produz efeitos independente de publicação.”

Por fim , partindo da premissa de que a tese tivesse acolhida, o que não acredito, todos os advogados de clubes de futebol do Brasil e todos os auditores de todos os Tribunais Desportivos estariam errados. Será?”

Mário Bittencourt

Advogado do Fluminense

Nossa.

Que advogado ruim, meu deus do céu.

O "parecer" dele já beirava o ridículo antes disso, mas quando ele falou que o art. 35 se refere ao fato das sessões serem públicas, ultrapassou qualquer nível desse ridículo.

É isso que diz o artigo:

CAPÍTULO X

DA RELAÇÃO COM A JUSTIÇA DESPORTIVA

Art. 35. As decisões proferidas pelos órgãos da Justiça Desportiva devem ser, em qualquer hipótese, motivadas e ter a mesma publicidade que as decisões dos tribunais federais.

Ou seja, nada a ver com a "tese" desse advogado. O art. fala mesmo na publicidade das decisões.

Postado

Talvez o advogado do Flu tenha razão. Talvez o que ele quis dizer é que a decisão deve ser tornada pública. Mas o que se julgou foi o efeito imediato. Pelo que entendi a punição seria imediata, mesmo que depois seja publicada a decisão.

Postado

e o globoesporte ignorou sumariamente a nova brecha achada pela lusa e tá falando sobre o raja com as blanca na sua capa. a midia não tem lado :rolleyes:

Postado

e o globoesporte ignorou sumariamente a nova brecha achada pela lusa e tá falando sobre o raja com as blanca na sua capa. a midia não tem lado :rolleyes:

Isso não é novidade.

Postado

Se fosse o MP do Rio Grande do Sul o STJD ia se dar mal, mas esse de SP...

Vamos ver se alguém lá do sul faz denúncia.

É impressão ou " O Lancenet" está mudando de lado?

hehehehe

Postado

Mas agora não estamos mais discutindo a permanência do Flu. EU pelo menos não estou mais, já disse o que tinha pra dizer. Tamô falando do Fla e não tem nada a ver do Flu (até que a Lusa seja inocentada ou não)

Só fiquei curioso com o cara ali que falou que tem várias interpretações do caso do Fla. Porra, pode até ser que o Fla seja inocentado, que arranjem um coelho da cartola e o caralho. Mas o advogado do FLAMENGO deu a entender que o FLAMENGO é culpado. Ah menos que nego aqui seja melhor que ele, não sei que interpretações

Resumindo o que eu penso: independente do Fla ser ou não culpado, o fato do advogado admitir que o Fla não devia ter escalado o jogador, já é suficiente pra mim.

@Douglas

Assumiu a culpa do Fla, Douglas. Do Fla. Não se faça de bobo.

Você que não foi claro. Por "ele assumiu a culpa" deu a entender que ele assumiu que ele era culpado, afinal ele é o advogado do clube.

O resto ainda vale. Ele analisou pelo aspecto legal, que na dúvida era melhor não arriscar. Só que se for sempre por essa, toda rodada vai haver desfalque por medo do jogador não ter condições.

Legalmente, realmente faz sentido se resguardar e evitar todas as possibilidades mas desportivamente a história não tem nada a ver com isso.

Postado

Cara, sem querer ser ofensivo, mas vc consegue interpretar?

O Michel Assef, no e-mail, disse que não deveria ter escalado o André Santos por PRECAUÇÃO. Isto por ter divergências de interpretação dos artigos que é uma bagunça.

Aliás, ele não assumiu culpa alguma, haja vista que ele está "indignado" por não ter sido consultado.

Sinceramente, a defesa que vcs, tricolores, estão fazendo (tentando jogar a culpa no Flamengo) só vai ser pior para vcs. Hj estou acreditando que a Lusa vai se salvar pq não vão ter peito para rebaixar o Flamengo. Logo o Flu vai voltar para seu lugar na tabela.

Na ordem de grandeza do futebol brasileiro, a Lusa está para o Fluminense assim como o Fluminense está para o Flamengo.

:yeah2:

E outra Bikas, vc sempre joga uma defesa do ADVOGADO DO FLUMINENSE para rebater argumentos aqui postados. Po, o advogado dos flores sempre vai falar alguma coisa a favor do Flu, mesmo que seja bobagem.

Art. 35. As decisões proferidas pelos órgãos da Justiça Desportiva devem ser, em qualquer hipótese, motivadas e ter a mesma publicidade que as decisões dos tribunais federais.

Publicidade aqui é tornar pública a decisão. Ou seja, não é sobre a intimação das partes, como alguns erroneamente acreditam, haja vista que, o fim deste artigo é deixar o consumidor/torcedor sabendo do fato.

Tipo, imagina que eu quero ir ao jogo da seleção brasileira para ver o Neymar. Eu, como consumidor, tenho que saber que ele está ou não apto a jogar, pois sou eu que to bancando aquele espetáculo. logo, para que eu saiba, tem que tá exposto em algum lugar. Não é o clube saber, mas sim o CONSUMIDOR.

Pelo menos é essa a minha interpretação.

Postado

Aliás, levando em conta o Estatuto, vão acabar tendo que mudar isso das punições pra terem que respeitar um prazo, que nem a perda de mando de campo, afinal hoje a maioria dos clubes vende ingressos até com semanas de antecedência.

Postado

Aliás, levando em conta o Estatuto, vão acabar tendo que mudar isso das punições pra terem que respeitar um prazo, que nem a perda de mando de campo, afinal hoje a maioria dos clubes vende ingressos até com semanas de antecedência.

Se quer que a punição gere efeito no final de semana, que se julgue na quarta, quinta e não sexta à noite. Nego brinca tb de judiciário nesse STJD. Querem dar uma de juízes e só falam/fazem merda.

Postado

lá vamos nós :yao:

CBF também considerou que André Santos cumpriu a suspensão Sistema da confederação foi consultado pelo Flamengo antes de partida contra o Cruzeiro, igualmente ao caso da Portuguesa com Héverton, indicando que não havia irregularidade
  • Compartilhe:
  • Link:

David Nascimento - 20/12/2013 - 16:20 Rio de Janeiro (RJ)

BID-Foto-Reproducao_LANIMA20131220_0075_
'BID da Suspensão' indicou que André Santos estava apto a jogar contra o Cruzeiro

O "BID da Suspensão" da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que a Portuguesa consultou no caso Héverton e que constava que o jogador havia cumprido a suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), também foi conferido pelo Flamengo para a escalação de André Santos na partida contra o Cruzeiro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. E no caso do Rubro-Negro, a situação não foi diferente: o sistema da CBF também apontou que o lateral-esquerdo já havia cumprido a suspensão imposta pelo Tribunal no processo 172 (veja imagem acima).

O Flamengo vai querer se valer deste argumento no julgamento do recurso impetrado no Pleno do STJD, marcado para o dia 27 deste mês, caso a Portuguesa tenha êxito na argumentação no mesmo Tribunal, quando tentará colocar a CBF como coautora do erro, visando recuperar os quatro pontos perdidos em primeira instância e se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro - colocando, assim, novamente o Fluminense na Série B.

No caso da Portuguesa, o qual o LANCE!Net revelou nesta semana, a CBF admitiu que o "BID da Suspensão" sofre com defasagem de atualização. E para se eximir de responsabilidade, a entidade se vale do parágrafo primeiro do artigo 57 do Regulamento Geral das Competições, o qual diz que o clube não pode depender da confederação para controlar a condição de jogo dos atletas. Por outro lado, um documento enviado pela Diretoria de Competições orienta os clubes a se informarem sobre advertências e punições do STJD por este sistema.

Vale lembrar que o “BID da Suspensão”, como é conhecido por advogados e dirigentes de clubes, foi implementado pela CBF em 1° de setembro, sem divulgação – apenas os clubes filiados têm direito de entrar no sistema, acessado com login e senha. Com um comunicado na época, a entidade orientou os clubes a se atualizarem por este sistema, que mostra quais jogadores estão suspensos por cartão ou punição do STJD.

No entanto, como argumenta a entidade, o sistema de consulta não tem valor jurídico, legal ou oficial para dar ou tirar condição de jogo aos atletas, sendo apenas uma ferramenta de consulta para auxiliar o controle dos clubes, que, segundo o regulamento geral de competições, têm a responsabilidade pela contagem de cartões.

Processo-STJD-Foto-Reproducao_LANIMA2013
Processo 172 condenou André Santos para a suspensão de uma partida (Foto: Reprodução)

E MAIS:
> Em litígio com o Fla, Luiz Antonio não comparece a jogo beneficente
> Flamengo gasta R$ 200 mil em defesa na primeira instância no STJD
> VÍDEO Assaf: Ação judicial contra o Flamengo pode ter sido precipitada

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/BID-Suspensao-CBF-Andre-Santos_0_1051094993.html#ixzz2o3VEmqf2
© 1997-2013 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Postado

E outra Bikas, vc sempre joga uma defesa do ADVOGADO DO FLUMINENSE para rebater argumentos aqui postados. Po, o advogado dos flores sempre vai falar alguma coisa a favor do Flu, mesmo que seja bobagem.

Não estava rebatendo argumentos nenhum e em nenhum momento eu disse que concordava ou que a defesa do advogado do Flu era pica das galáxias. Só estava contribuindo com o debate porque o EUCKS disse não ter visto argumentos contrários ainda. Além do mais, como você mesmo disse, o advogado do Flu sempre vai falar coisas favoráveis ao Flu. Queria saber o quanto do que ele falou é plausível (que como você pôde ver,o Guiga postou logo em seguida a opinião dele). Acho que quem tá precisando interpretar é você.

E no fim das contas, o que importa é a defesa dele, não? Porque não adianta alguém postar aqui 1000 argumentos de Flu,Fla,Lusa se os que realmente importam serão os usados no julgamento.

Nós, tricolores estamos fazendo o quê? Não generalize. Em nenhum momento culpei o Flamengo. Alguns tricolores sim (e não só tricolores). Do mesmo jeito que o Belê (ele e muitos outros) estão discutindo os dois julgamentos, eu não posso?

Mesmo que eu tenha a interpretação errada sobre o que o Assef falou, de que não deveriam escalar o AS puramente por cautela. O fato de haver cautela para escalar o jogador, não implica que eles conhecessem o risco de escalação? Ou ao menos tivessem dúvida sobre a regularidade do mesmo? Um jogador vai ser poupado por cautela, pra não se machucar, não implica que há um risco conhecido de que ele possa sofrer uma lesão?

Postado

Não estava rebatendo argumentos nenhum e em nenhum momento eu disse que concordava ou que a defesa do advogado do Flu era pica das galáxias. Só estava contribuindo com o debate porque o EUCKS disse não ter visto argumentos contrários ainda. Além do mais, como você mesmo disse, o advogado do Flu sempre vai falar coisas favoráveis ao Flu. Queria saber o quanto do que ele falou é plausível (que como você pôde ver,o Guiga postou logo em seguida a opinião dele). Acho que quem tá precisando interpretar é você.

E no fim das contas, o que importa é a defesa dele, não? Porque não adianta alguém postar aqui 1000 argumentos de Flu,Fla,Lusa se os que realmente importam serão os usados no julgamento.

Nós, tricolores estamos fazendo o quê? Não generalize. Em nenhum momento culpei o Flamengo. Alguns tricolores sim (e não só tricolores). Do mesmo jeito que o Belê (ele e muitos outros) estão discutindo os dois julgamentos, eu não posso?

Mesmo que eu tenha a interpretação errada sobre o que o Assef falou, de que não deveriam escalar o AS puramente por cautela. O fato de haver cautela para escalar o jogador, não implica que eles conhecessem o risco de escalação? Ou ao menos tivessem dúvida sobre a regularidade do mesmo? Um jogador vai ser poupado por cautela, pra não se machucar, não implica que há um risco conhecido de que ele possa sofrer uma lesão?

Ok, man, entendi.

Quando falo dos tricolores, falo em geral, não de vc especificamente.

Quando colou o texto do advogado tricolor, achei que tava rebatendo. Mas tranquilo.

Sobre o e-mail, acho que demonstra que o Flamengo estava perdidão na hora da escalação e tb a CBF informou que atleta já tinha cumprido suspensão. Incorreu o Flamengo em erro.

Essa porra não vai dar em nada. Acho que Flu que vai cair.

Postado

Só que aí você está ignorando o restrospecto. Se eles tomaram a decisão de escalar, provavelmente já passaram por isso outras vezes e/ou estavam seguros de que a situação era perfeitamente normal.

Se levarmos em conta essa justificativa de que confiavam no "BID de suspensões". O sistema está no ar desde Setembro. Vêm usando ele desde lá. Se funcionou bem até ali, seria mais sensato imaginar que daria algum problema agora, no fim do campeonato, ou que o retrospecto se manteria?

Postado

Só que aí você está ignorando o restrospecto. Se eles tomaram a decisão de escalar, provavelmente já passaram por isso outras vezes e/ou estavam seguros de que a situação era perfeitamente normal.

Se levarmos em conta essa justificativa de que confiavam no "BID de suspensões". O sistema está no ar desde Setembro. Vêm usando ele desde lá. Se funcionou bem até ali, seria mais sensato imaginar que daria algum problema agora, no fim do campeonato, ou que o retrospecto se manteria?

Sim, é uma boa justificativa. É aquilo que o Digo postou ali atrás, né?

Enfim, vamos ver o que vai dar. Parece que o MP de SP vai investigar o caso da Lusa.

Imaginem só, se por algum milagre o Fla seja punido, a Lusa se safe. Iríamos ter 3 cariocas rebaixados. Apesar de que, na minha opinião, o Fla só será punido se a Lusa também o for.

Postado

Sim, é uma boa justificativa. É aquilo que o Digo postou ali atrás, né?

Enfim, vamos ver o que vai dar. Parece que o MP de SP vai investigar o caso da Lusa.

Imaginem só, se por algum milagre o Fla seja punido, a Lusa se safe. Iríamos ter 3 cariocas rebaixados. Apesar de que, na minha opinião, o Fla só será punido se a Lusa também o for.

3 cariocas? Se o Fla for punido o Flu escapa, não?

E é por isso que eu defendo que o julgamento do Fla seja realizado ANTES da Lusa

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/12/em-1927-flu-devolveu-titulo-por-escalar-atacante-de-forma-irregular.html

Postado

MORADORES DE ÁREA DE RISCO ESTAO COLOCANDO BANDEIRA DO FLU NA FAIXADA DE SUAS CASAS PARA EVITAREM QUE AS MESMAS CAIAM

1482747_718154228196256_932714486_n.jpg

genial hehehehehe

3 cariocas? Se o Fla for punido o Flu escapa, não?

E é por isso que eu defendo que o julgamento do Fla seja realizado ANTES da Lusa

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/12/em-1927-flu-devolveu-titulo-por-escalar-atacante-de-forma-irregular.html

vai dar no mesmo! Na 39ª rodada, mesmo os auditores se enrolando e dizendo que o caso do Fla era subjetivo, cabia outras interpretações, tiraram os 4 pontos mesmo assim! Era como se dissessem, foda-se seus argumentos, temos que tirar os 4 pontos e pronto!

E time grande é sempre favorecido! Duvido que irão rebaixar apenas o Flamengo. Ainda mais nesse caso específico onde além da falta de dolo, teve erro da CBF!

Espero que isso sirva pra deixar as coisas mais claras pro ano que vem! Isso se não paralisarem o campeonato! Não duvido o ver o Flu entrando na justiça comum cobrando os seus "direitos".

Postado

Anotem Fla e Lusa recuperarão os pontos e eu acho que vai dar merda mesmo assim, porque o Bananamite já falou que vai entrar na justiça comum e, provavelmente, a galera do fluminense perdendo esta questão vai fazer o mesmo, ou seja, quem perder não vai aceitar a derrota e vai dar merda de qualquer jeito.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...