Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM13] Atacar. Pressionar. Protagonizar. - de 2012/13 a 2021/22

Posts Recomendados

Postado

banner-app2_zpscdcf9e64.png

Temporada 2018

Fase de reconhecimento

Elenco e transferências: Cid na Católica

Já disse em outra oportunidade, que o fator que mais desequilibra o FM a favor de um treinador humano são as contratações. Ao trazer vários jogadores para o clube em que estamos, rapidamente é possível transformar uma equipe ruim em uma equipe competitiva. Foi por isso, que no save existem algumas regras para dificultar que isso ocorra. As regras do save estão no segundo post do tópico.

Por conta das limitações do save e pelo desejo de conhecer melhor os jogadores, o elenco permaneceu praticamente inalterado. Apenas alguns jogadores foram contratados e alguns jovens foram promovidos. O elenco terá 29 jogadores e desses 18 são jogadores reais, enquanto os demais são newgens. Do elenco, apenas um jogou pela seleção chilena, Boris Sagredo. Os outros dois grandes do Chile também não estão em situação muito diferente. Possuem praticamente o mesmo número de jogadores reais, mas um número menor de newgens. No que diz respeito a jogadores internacionais, a Universidad de Chile tem dois e o Colo-Colo, quatro.

elenco-estrelas.png

As transferências foram poucas, apenas quatro, sendo que uma delas não havia sido feito por Godofredo. Dois dos contratados vieram do Palestino, o atacante José Francisco Cid (NG - Newgen) e o meia-atacante Sergio Yávar (NG). O outro jogador é um jovem, que foi um dos melhores zagueiros da temporada passada, Ricardo Jiménez (NG).

transferencias.png

Dos que estavam no elenco na temporada passada, os grandes destaques são o volante Braulio Águila (NG), que acabou estreando pela seleção chilena no decorrer do Apertura e o artilheiro da equipe na temporada passada, Andrés Cortés (NG).

No que diz respeito ao staff, Godofredo procurou reforçar a comissão técnica, enquanto a Diretoria se encarregou de contratar um Diretor de Futebol e um Diretor de Futebol Jovem. Mesmo com a chegada desses profissionais a atribuições de Godofredo González não foram alteradas. Com moral alta, ele pediu a ampliação das instalações do clube e a Diretoria aceitou os pedidos.

Fevereiro: o Palestino pela frente

A pré-temporada correu normal para a Universidad Católica sob o comando do novo treinador. O início não podia ser melhor nas duas primeiras rodadas do Apertura, duas goleadas contra Huachipato e Puerto Montt.

huachipato-apertura.png

Depois de vencer mais um adversário, Godofredo teve que enfrentar seu antigo clube. A Católica foi melhor, mas quem aproveitou suas chances foi o Palestino, que venceu por 1 a 0, com um gol em um escanteio.

palestino-apertura.png

Na rodada seguinte, o time vacilou contra o Audax Italiano e depois de fazer 2 a 0, tomou a virada e só conseguiu empatar com um pênalti nos acréscimos. Na última partida do mês, vitória sobre o Rangers.

audax-apertura.png

fevereiro.png

Março: procurando o melhor caminho

Em 3º lugar, Los Cruzados golearam o Deportes Concepción, mas dois empates seguidos, um contra o Everton e outro com o Colo-Colo, empurraram o clube para a 4ª colocação.

colo-apertura.png

Na 4ª rodada do mês, nova goleada, dessa vez contra o Ñublense. Quem surpreende é o Cobreloa, que assumiu a liderança na mais recente rodada, mas a Católica está bem colocada, podendo pegar um adversário menos qualificado no play-off.

marco.png

tabela-10-apertura.png

“Não estou de acordo com isso de separar, ganhar e jogar bem.

Não é justa a divisão da hierarquia dos recursos e da vitória com feitos independentes.

Não há caminho mais curto e agradável como a beleza do jogo.

Não me parece certo que uma abordagem tenha a tendência a separá-los.

Escuta-se muito a pergunta ganhar ou jogar bem.

Creio que deveria ser uma afirmação: jogar bem para ganhar, e não uma interrogação entre duas opções.”

Marcelo Bielsa

• Respostas 491
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

• GG.

183

• twitch.tvstayheavy87

32

• Henrique M.

26

• gq-tricolor

25

Postado

a campanha é muito boa, mas essa derrota pro palestino teve um gosto amargo hein...

Postado

Ótimas contratações, alem de serem jogadores jovens, pôde enfraquecer o palestino e fortalecer seu time com jogadores que conhece. O meio campo do seu time, pelos relatórios, tá bem forte. O Andrés Cortés voando, hein ? Pra um garoto de 20 anos, vai comandando bem o ataque do seu time. A parte de cima da tabela ta e deve continuar sendo equilibrada, por isso é bom conseguir vitórias nos confrontos diretos. Cobreloa vai dar trabalho.

Postado

A campanha tá boa. O lado "ruim" de ser ofensivo mostra-se no save quando acontecem essas coisas de estar vencendo por 2 x 0, o time adversário fazer um gol e você não poder "retrancar a equipe", faz parte.

É bom ver também que o Palestino tá conseguindo se manter entre os 8 primeiros sem Godofredo, prova que o técnico não conseguiu apenas "boas campanhas", mas melhorou toda a estrutura do clube.

Postado

Os faces dos newgens são tu que escolhe e coloca gg? Acho legal, torna mais real o jogo, mas eu como sou preguiçoso considero "muita mão" fazer. :heh:

Começo bom, tendo em vista que é difícil o "start" em um time. Mas como tu teve a pré-temporada pra trabalhar e conhecer os jogadores faz sentido.

Andrés vem muito bem, comandando o ataque. Esse atributo "primeiro toque" tem relação com domínio de bola e chutes/passes de primeira não é?

Força para La UC (gostei do apelido, foge bastante do usual né...).

Postado

Campanha boa até o momento. O time parece ser forte e as contratações foram boas.

OFF: Gilson, essas fotos dos newgens são geradas ou são reais, de pessoas aleatórias?

Postado

a campanha é muito boa, mas essa derrota pro palestino teve um gosto amargo hein...

Teve mesmo, ainda mais que ele pouco fez durante a partida para merecer a vitória.

Ótimas contratações, alem de serem jogadores jovens, pôde enfraquecer o palestino e fortalecer seu time com jogadores que conhece. O meio campo do seu time, pelos relatórios, tá bem forte. O Andrés Cortés voando, hein ? Pra um garoto de 20 anos, vai comandando bem o ataque do seu time. A parte de cima da tabela ta e deve continuar sendo equilibrada, por isso é bom conseguir vitórias nos confrontos diretos. Cobreloa vai dar trabalho.

Não contratei pensando em desfalcar o Palestino. Contratei porque achei que eles podem jogar bem na Católica.

O Cortés é uma boa surpresa. Vem bem mesmo.

Todos os times resolveram jogar bem nesse primeiro campeonato na Católica. Tá sendo duro.

A campanha tá boa. O lado "ruim" de ser ofensivo mostra-se no save quando acontecem essas coisas de estar vencendo por 2 x 0, o time adversário fazer um gol e você não poder "retrancar a equipe", faz parte.

É bom ver também que o Palestino tá conseguindo se manter entre os 8 primeiros sem Godofredo, prova que o técnico não conseguiu apenas "boas campanhas", mas melhorou toda a estrutura do clube.

Pois é, não dá para recuar e cozinhar as partidas, mas os gols naquela partida foram em boa parte, culpa de minha defesa. Não posso nem reclamar.

Acho que o Palestino não vai muito mais do que o meio de tabela. Vi que deixaram vários jogadores saírem, mas nesse caso não tenho mais nada a ver com isso.

No tempo que Godofredo ficou no Palestino não houve melhoramento de estrutura por falta de dinheiro.

Os faces dos newgens são tu que escolhe e coloca gg? Acho legal, torna mais real o jogo, mas eu como sou preguiçoso considero "muita mão" fazer. :heh:

Começo bom, tendo em vista que é difícil o "start" em um time. Mas como tu teve a pré-temporada pra trabalhar e conhecer os jogadores faz sentido.

Andrés vem muito bem, comandando o ataque. Esse atributo "primeiro toque" tem relação com domínio de bola e chutes/passes de primeira não é?

Força para La UC (gostei do apelido, foge bastante do usual né...).

Sim, eu que escolho. Com o novo patch voltou a ser possível alterar as imagens dos newgens com facepacks.

A Católica tem obrigação de ficar no topo e quero ver quem é quem no elenco, antes de sair contratando, sem contar que em alguns casos não posso dispensar jogadores por conta da duração do contratado.

Eu sempre achei que o primeiro toque fosse o que você disse, mas alguns dizem que tem apenas a ver com o domínio de bola.

Valeu pela força.

Campanha boa até o momento. O time parece ser forte e as contratações foram boas.

OFF: Gilson, essas fotos dos newgens são geradas ou são reais, de pessoas aleatórias?

Até agora está indo bem, espero melhorar mais.

As imagens com NG do lado superior direito são newgens que eu criei faces. As geradas são aquelas computadorizadas.

Postado

Boa Gilson!

Tá bem legal o save, não tem facilidade, Vamos ver se agora consegue dar um salto na sua carreira.

Só uma coisa que não gostei. Essa coisa de levar jogador do ex time pro time atual. Não gosto, mas admito que já fiz algumas vezes.

Boa sorte!

Postado

Muito bom save, mas perder pro Palestino hem, não foi bom resultado. Vaaaamos La U.

Postado

Muito bom save, mas perder pro Palestino hem, não foi bom resultado. Vaaaamos La U.

Foi dose mesmo.

Boa Gilson!

Tá bem legal o save, não tem facilidade, Vamos ver se agora consegue dar um salto na sua carreira.

Só uma coisa que não gostei. Essa coisa de levar jogador do ex time pro time atual. Não gosto, mas admito que já fiz algumas vezes.

Boa sorte!

Prefiro assim. De que adianta ganhar tudo sem ou com o mínimo esforço?

Eu também não sou muito fã de desmontar um clube quando saímos dele, mas é algo comum no futebol.

Valeu.

Postado

Gostei do equilíbrio do elenco em relação ao pedido da direção para utilizar jogadores provenientes da base - ainda que alguns jovens já foram garimpados de outros clubes. A perspectiva para o futuro se torna muito animadora tendo em conta que quase 50% do plantel deve ter entre 17-23 anos. Com isso, a tendência de ver novos jogadores da Católica na seleção chilena é grande e creio que dentro de pouco tempo o clube poderá ser a base da equipe nacional, ultrapassando os outros gigantes.

Analisando superficialmente o plantel, percebo a diferença dos tempos de Palestino. A carência nos setores é praticamente nula. Acredito que a parte mais "fraca" da equipe fica por conta do guarda-redes, entretanto o alto nível da sua proteção - defesa - compensa. Assim como o cão de guarda na frente da zaga, que é um dos melhores jogadores do time e começa a exemplificar sua qualidade ao vestir a camisa da seleção chilena pela primeira vez tendo apenas 21 anos de idade.

Gostei bastante das poucas contratações que concretizou: os dois "bruxos" dos tempos de Palestino e principalmente o zagueiro Jiménez, que foi a mais cara e de maior impacto. A qualidade do jogador é enorme e isto é provado ao chegar com status de melhor zagueiro da equipe, após trinta jogos pela seleção sub-20. Tenho certeza que, em breve, ele será um dos jovens convocados para a seleção principal. O lateral-direito José Fernandez parece ter bom potencial e pelo visto chega para assumir a titularidade, apesar de não ter recebido muito destaque no post.

Quanto as vendas, tive uma dúvida: todas as saídas foram geradas por Godofredo ou alguns negócios haviam sido concretizados antes da tua chegada?

O fato de o presidente aceitar os pedidos de ampliação das instalações é uma vitória na carreira de Godofredo e demonstra o respaldo que o treinador construiu durante todos estes anos. Também torna-se algo importante para a permanência do mesmo nas próximas temporadas, visto que terá uma estrutura ainda mais qualificada para trabalhar.

O primeiro bimestre de Godofredo no comando do clube mostrou-se muito interessante: os amistosos contra equipes brasileiras deram não somente ritmo de jogo, mas também a noção do nível atual do elenco para competições continentais. Já as duas vitórias arrasadoras no início do Apertura preparou o terreno contra uma derrota dolorosa contra o ex-clube - ainda mais em uma partida de ampla superioridade da Católica, onde as estatísticas apontam que não mereceu perder. Em março, novamente um tropeço acabou por ser o destaque e desta vez contra um adversário direto na disputa pelo título, o Colo-Colo. Los Cruzados, assim como contra o Palestino, jogaram melhor mas precisaram correr atrás do resultado e o empate acabou por ser de bom grado.

A liderança do Cobreloa não me surpreende tanto assim, pois nas últimas temporadas o clube mostrou ter um potencial para complicar a vida dos gigantes e principalmente de Godofredo - resta saber se aguentarão o namoro com a ponta até o final. Creio que no momento, a Católica enfrentaria nos playoffs mais uma surpresa da competição, o Rangers e digamos que não teria uma vida tão dura para passar de fase. Ainda assim, as rodadas restantes do Apertura podem mudar muita coisa e acredito que o trabalho de Godofredo tem muito o que evoluir ainda.

Boa sorte!

Postado

Acho que ainda não postei nesse tópico, pois o save está muito adiantado e eu prefiro acompanhar histórias desde o início.

Mas não podia deixar de fazer pelo menos um comentário num tópico que exalta tanto a relação da torcida do Newell's com o treinador Marcelo Bielsa. Muitos times possuem histórias e motivos muito maiores para exaltarem seus ídolos, mas poucos - muito poucos - fazem como a torcida do Newell's.

Muito mais do que colocar o nome no estádio, o Newell's colocou o dia do aniversário de Bielsa como o "Día del Amigo Leproso", onde a torcida sai pelas ruas de Rosário com suas camisetas, trapos e bandeiras para exaltar a paixão pelo clube como se tivesse vencido um campeonato.

Tu postou alguns vídeos muito bons na tua excelente introdução, mas na minha opinião faltou um vídeo. Um vídeo que mostra a torcida do Newell's indo até a casa de Marcelo Bielsa para pedir a volta do treinador ao clube, numa manifestação que reuniu muita gente e durou o dia inteiro. Se me permite, vou postar o vídeo abaixo:

Boa sorte nesse novo desafio num clube de ponta do futebol chileno. Mas espero que um dia tu siga para o futebol argentina e repita um pouco da passagem de Bielsa pelo Newell's.

Postado

Gostei do equilíbrio do elenco em relação ao pedido da direção para utilizar jogadores provenientes da base - ainda que alguns jovens já foram garimpados de outros clubes. A perspectiva para o futuro se torna muito animadora tendo em conta que quase 50% do plantel deve ter entre 17-23 anos. Com isso, a tendência de ver novos jogadores da Católica na seleção chilena é grande e creio que dentro de pouco tempo o clube poderá ser a base da equipe nacional, ultrapassando os outros gigantes.

Analisando superficialmente o plantel, percebo a diferença dos tempos de Palestino. A carência nos setores é praticamente nula. Acredito que a parte mais "fraca" da equipe fica por conta do guarda-redes, entretanto o alto nível da sua proteção - defesa - compensa. Assim como o cão de guarda na frente da zaga, que é um dos melhores jogadores do time e começa a exemplificar sua qualidade ao vestir a camisa da seleção chilena pela primeira vez tendo apenas 21 anos de idade.

Gostei bastante das poucas contratações que concretizou: os dois "bruxos" dos tempos de Palestino e principalmente o zagueiro Jiménez, que foi a mais cara e de maior impacto. A qualidade do jogador é enorme e isto é provado ao chegar com status de melhor zagueiro da equipe, após trinta jogos pela seleção sub-20. Tenho certeza que, em breve, ele será um dos jovens convocados para a seleção principal. O lateral-direito José Fernandez parece ter bom potencial e pelo visto chega para assumir a titularidade, apesar de não ter recebido muito destaque no post.

Quanto as vendas, tive uma dúvida: todas as saídas foram geradas por Godofredo ou alguns negócios haviam sido concretizados antes da tua chegada?

O fato de o presidente aceitar os pedidos de ampliação das instalações é uma vitória na carreira de Godofredo e demonstra o respaldo que o treinador construiu durante todos estes anos. Também torna-se algo importante para a permanência do mesmo nas próximas temporadas, visto que terá uma estrutura ainda mais qualificada para trabalhar.

O primeiro bimestre de Godofredo no comando do clube mostrou-se muito interessante: os amistosos contra equipes brasileiras deram não somente ritmo de jogo, mas também a noção do nível atual do elenco para competições continentais. Já as duas vitórias arrasadoras no início do Apertura preparou o terreno contra uma derrota dolorosa contra o ex-clube - ainda mais em uma partida de ampla superioridade da Católica, onde as estatísticas apontam que não mereceu perder. Em março, novamente um tropeço acabou por ser o destaque e desta vez contra um adversário direto na disputa pelo título, o Colo-Colo. Los Cruzados, assim como contra o Palestino, jogaram melhor mas precisaram correr atrás do resultado e o empate acabou por ser de bom grado.

A liderança do Cobreloa não me surpreende tanto assim, pois nas últimas temporadas o clube mostrou ter um potencial para complicar a vida dos gigantes e principalmente de Godofredo - resta saber se aguentarão o namoro com a ponta até o final. Creio que no momento, a Católica enfrentaria nos playoffs mais uma surpresa da competição, o Rangers e digamos que não teria uma vida tão dura para passar de fase. Ainda assim, as rodadas restantes do Apertura podem mudar muita coisa e acredito que o trabalho de Godofredo tem muito o que evoluir ainda.

Boa sorte!

Nessa história de privilegiar os jovens das categorias de base, não sei como isso funcionará no que diz respeito ao desejo de conquistar títulos e tirar o clube da fila. Muitas vezes isso ligação jovens/títulos se torna pouco frutífera, pelos motivos óbvios. Não sei se a Católica chegará a esse ponto de se tornar a base da seleção, afinal existem outros jovens em outros clubes. Veremos o que acontecerá.

Vou ser bem sincero, mesmo havendo menos carências, ainda estou conhecendo o elenco do time. Tenho preferido fazer isso com a bola rolando do que apenas olhando s atributos e relatórios dos jogadores. Tenho um 3º goleiro , que não apareceu no relatório de estrelas que tem um bom potencial.

O Águila, realmente é um jogador muito bom, o que me dá tranquilidade no que diz respeito à volância da equipe. A contratação cara do Jimenez foi pensando nisso mesmo. Acho que ele pode jogar na seleção chilena, mas se não conseguir, tem potencial para ser um grande zagueiro no clube. Queria trazer três jogadores do Palestino. Trouxe dois. O outro poderá vir no futuro, mas decidi não atacar mais o Palestino nesse começo de trabalho. Optei por destacar apenas alguns jogadores mesmo, por isso o Fernandez não apareceu.

As saídas foram geridas pelo Godofredo. Jogadores sem condições de atuar na equipe principal, saíram com o final de seus respectivos contratos. Os que foram vendidos entraram no último ano de contrato de assim puderam ser negociados, segundo uma das regras do save. Os empréstimos ou são de jogadores jovens ou de jogadores que não poderiam ser vendidos por não estarem em seu último ano de contrato.

Com dinheiro em caixa e moral ao chegar ao clube, Godofredo aproveitou para melhorar a infraestrutura, algo fundamental para todos os clubes, principalmente os maiores. Deu sorte de ter o pedido aceito.

As duas goleadas me deram uma falsa impressão do que poderia ser a equipe em campo e agora, Godofredo está tendo que trabalhar mais para fazer a equipe jogar bem. No entanto, como o que vale é o mata-mata, não há motivo para preocupação, desde que se use essa fase de classificação para melhorar a equipe. Ainda falta um bom número de rodadas. Se ficar entre os 3 primeiros facilita a vida no mata-mata, ficar em 4º ou 5º não muda praticamente nada.

No momento, a preocupação maior é com o que a equipe produz em campo e se consegue repetir as grandes partidas com mais frequência, pois no mata-mata tudo pode acontecer.

Acho que ainda não postei nesse tópico, pois o save está muito adiantado e eu prefiro acompanhar histórias desde o início.

Mas não podia deixar de fazer pelo menos um comentário num tópico que exalta tanto a relação da torcida do Newell's com o treinador Marcelo Bielsa. Muitos times possuem histórias e motivos muito maiores para exaltarem seus ídolos, mas poucos - muito poucos - fazem como a torcida do Newell's.

Muito mais do que colocar o nome no estádio, o Newell's colocou o dia do aniversário de Bielsa como o "Día del Amigo Leproso", onde a torcida sai pelas ruas de Rosário com suas camisetas, trapos e bandeiras para exaltar a paixão pelo clube como se tivesse vencido um campeonato.

Tu postou alguns vídeos muito bons na tua excelente introdução, mas na minha opinião faltou um vídeo. Um vídeo que mostra a torcida do Newell's indo até a casa de Marcelo Bielsa para pedir a volta do treinador ao clube, numa manifestação que reuniu muita gente e durou o dia inteiro. Se me permite, vou postar o vídeo abaixo:

Boa sorte nesse novo desafio num clube de ponta do futebol chileno. Mas espero que um dia tu siga para o futebol argentina e repita um pouco da passagem de Bielsa pelo Newell's.

Excelente vídeo, Gui. Gostei mesmo. Definitivamente, eles são loucos pelo Loco.

Um das músicas que els cantam é a "El Grito Sagrado". Ela é tem uma letra bem representativa da relação entre o Bielsa e Newell's

Para quem se interessar, aqui está a letra e aqui a

Quem não viu no 1º post, vale a pena.
Postado

Como sempre o time tendo o melhor ataque isolado do campeonato com mais de 10 gols de vantagem pro segundo, o número de gols sofridos pela Universidad Católica também diminuiu em relação ao Palestino por conta do time ter mais opções pra zaga. Qual você acha que será o próximo passo na carreira do Godo: ir pra uma equipe melhor no mesmo continente em outro país, como a Argentina ou até o Brasil, ou já ir pra Europa?

• Vice-Presidente
Postado

Achei que por ter perdido para o Palestino, a equipe estava num patamar diferente, mas deu para ver que ela se mantém um pouco abaixo de antes do sucesso de Godofredo, vai ser interessante acompanhar duelos da Católica e do antigo clube. No mais, tem um elenco cheio, mas pelo visto vai fazendo o esperado. Afinal, o campeonato só começa no mata-mata.

Postado

Como sempre o time tendo o melhor ataque isolado do campeonato com mais de 10 gols de vantagem pro segundo, o número de gols sofridos pela Universidad Católica também diminuiu em relação ao Palestino por conta do time ter mais opções pra zaga. Qual você acha que será o próximo passo na carreira do Godo: ir pra uma equipe melhor no mesmo continente em outro país, como a Argentina ou até o Brasil, ou já ir pra Europa?

A parte ofensiva da equipe funciona bem, mas é preciso funcionar sempre e em momentos importantes.

Não penso nesse passo agora, acho muito cedo para isso. Godo tem um contrato de 3 anos e disputará seis campeonatos chilenos. Estamos ainda no primeiro ou seja 1/6. É melhor aproveitar cada coisa em seu devido momento.

Achei que por ter perdido para o Palestino, a equipe estava num patamar diferente, mas deu para ver que ela se mantém um pouco abaixo de antes do sucesso de Godofredo, vai ser interessante acompanhar duelos da Católica e do antigo clube. No mais, tem um elenco cheio, mas pelo visto vai fazendo o esperado. Afinal, o campeonato só começa no mata-mata.

Também achei que pudessem cair, mas estão indo bem, apesar de alguns jogadores terem deixado o clube. Porém, outros chegaram. Vamos ver se eles conseguem manter um bom nível, mas tenho lá minhas dúvidas.

O campeonato de mata-mata é assim mesmo. Não adiante se preocupar muito com resultados na 1ª fase. Prefiro me concentrar na atuação da equipe.

Postado

banner-app2_zpscdcf9e64.png

Temporada 2018

Saindo da fila

Abril: Católica se perde em campo

Se nos primeiros meses do Apertura, Los Cruzados tinham ficado em uma posição dentro das possíveis para um dos maiores clubes do futebol chileno, em abril, a realidade se mostrou mais difícil e a queda na tabela foi inevitável.

Nas duas primeiras rodadas daquele mês, não passamos dos empates contra o O’Higgins e o Deportes Iquique. No entanto, a situação ficou mais complicada quando perdemos para o líder Cobreloa.

cobreloa-apertura.png

Mesmo com a goleada por 6 a 0 sobre a Unión La Calera terminamos o mês em 5º lugar no campeonato.

Março: sem recuperação

Faltavam três rodadas para tentar a recuperação e conseguir uma posição melhor para os play-offs, mas não foi isso o que aconteceu. Parecia que poderíamos reagir com a vitória sobre a Universidad Concepción, mas o empate com o Santiago Wanderers e Universidad de Chile na última rodada, manteve a Católica em 5º lugar.

la-u-apertura.png

Lamentei muito os dois últimos empates, o primeiro porque fizemos o dobro de arremates do que o Wanderers e o segundo, porque, além de jogarmos melhor que a La U em seu estádio, ainda tivemos um gol mal anulado pela arbitragem.

tabela-17-apertura.png

Com o 5º lugar, nosso adversário ficou definido como o Palestino.

Palestino nas quartas-de-final

O time não vinha bem com alguns jogadores considerados titulares não rendendo o esperado e jovens reclamando da reserva e para completar o adversário das quartas-de-final seria o Palestino, clube anterior de Godofredo González. Com receio da derrota sofrida na fase classificatória, pensei que a Católica poderia cair na eliminatória, ainda mais que não contaríamos com o artilheiro do campeonato, André Cortés, convocado para a seleção chilena que disputaria a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

Meus receios foram para bem longe quando a bola rolou. Cid não deixou por menos e mostrou compromisso com seu novo clube e com quatro gols, três na partida de ida e um na partida de volta, despachou o Palestino.

palestino-01-play-apertura.png

palestino-02-play-apertura.png

O favorito Cobreloa

O adversário das semifional seria o Cobreloa, equipe que fez a melhor campanha na fase de classificação, mas que havia passado com uma certa dificuldade pelo O’Higgins. Em nossa casa, fizemos uma partida na qual atacamos o adversário desde o início, mas um gol no início do 2º tempo definiu o placar favoravelmente ao Cobreloa.

cobreloa-01-play-apertura.png

Em desvantagem de um gol, a classificação só aconteceria se derrotássemos o Cobreloa por diferença de dois gols. Fora de casa, fizemos uma partida muito boa e depois de igualar a eliminatória no 1º tempo, fizemos o 2 a 0 nos 45 minutos finais e garantimos a vaga para final.

cobreloa-02-play-apertura.png

A decisão: dois clubes na fila

Como todos nós sabemos, o que vale em um campeonato de mata-mata é o mata-mata. De nada adianta conquistar vitórias e mais vitórias na fase de classificação, se na hora decisiva, quando as partidas eliminatórias começam, a equipe não consegue repeti-las. Foi assim que o Cobreloa e a Universidade de Chile, os primeiros colocados da fase de classificação, deram adeus ao título do Apertura.

Na final estavam o Colo-Colo e a Universidad Católica. Duas equipes em busca de um título que não conquistavam havia muito tempo. Nós tínhamos expectativa de conquistá-la, mas sabendo que o adversário não era qualquer um. Na partida de ida, abrimos o placar cedo, mas o Colo-Colo reagiu e a partida ficou no 1 a 1.

colo-01-play-apertura.png

A decisão seria na partida de volta, mas não demorou muito para o Colo-Colo mostar que estava melhor e em dia inspirado de Carlos Munõz, os Albos conseguiram se impor, marcaram três vezes e conquistaram o título da liga pela primeira vez desde 2009, quando conquistaram o Clausura 2009 e assim saíram da fila de quase 9 anos.

colo-02-paly-apertura.png

“Não permita que o fracasso deteriore sua autoestima.

Quando você ganha, a mensagem de admiração é tão confusa, estimula tanto o amor a si próprio e isso deforma muito.

E quando você perde sucede o contrário, há uma tendência mórbida a desprestigiá-lo, a ofendê-lo, só porque perdeste.

Em qualquer tarefa se pode ganhar ou perder.

O importante é a nobreza dos recursos utilizados, isso é o mais importante;

o importante é o percurso, a dignidade com que se faz o caminho na busca pelo objetivo.

O outro é uma história para vendermos uma realidade que não é assim.”

Marcelo Beilsa

• Vice-Presidente
Postado

Achei que você tinha saído da fila, mas não foi dessa vez, mas pelo menos o começo foi parecido com o seu no Palestino, isso significa que coisas boas estão por vir se seguir os acontecimentos anteriores.

Postado

Fortes emoções nesse campeonato, hein ? O time foi mal nos confrontos diretos contra Cobrelo e Universidad de Chile, mas se redimiu logo depois, no mata-mata despachando o forte Cobreloa e o Palestino. Infelizmente não pôde dar ao Catolica o titulo que tanto esperavam, mas venceu o melhor. Talvez aquele gol do colo-colo no empate 1 x 1 tenha dado confiança a equipe, o fato é que a noite Carlos Muñoz estava tão boa que ele se deu ao luxo de perder um pênalti e ficou "só" no hat-trick.

Talvez a equipe não estivesse preparada para o titulo, a colocação na fase de classificação mostra isso. O importante é tirar lições dos erros da equipe no campeonato e preparar a equipe para o estilo de jogo do Godofredo, já que esse periodo que passou na Católica foi mais para conhecer o elenco que tinha em mãos.

Postado

Confesso que quando li o título achei que quem tinha saído da fila era Católica, hahah.

Infelizmente o título não veio, mas é só o inicio de um trabalho e o time ainda tem que melhorar, a campanha na 1º fase mostrou isso.

Postado (editado)

Cara parabens pela a inteligencia no titulo do post, e pelo save

Editado por Moura Edu
Postado

Eu consideraria a primeira temporada boa, mesmo sendo um dos grandes do chile, o time teve que se adaptar a uma nova filosofia de trabalho com a chegada de um novo treinador e quando li o título também achei que a Universidad Católica tinha conquistado o Apertura.

Parece que o técnico deixou um legado no Palestino, mesmo com a saída de Godo o time conseguiu ficar em uma boa posição e se classificando para os Playoffs.

E como vai o Albion no campeonato Uruguaio?

Postado

Confesso que caí na pegadinha do título hehehe.

Uma pena a eliminação, mas no 2º jogo o "Lap Lap" estava com um jogador num dia mto inspirado.

Postado

Cara parabens pela a inteligencia no titulo do post, e pelo save

Valeu.

Eu consideraria a primeira temporada boa, mesmo sendo um dos grandes do chile, o time teve que se adaptar a uma nova filosofia de trabalho com a chegada de um novo treinador e quando li o título também achei que a Universidad Católica tinha conquistado o Apertura.

Parece que o técnico deixou um legado no Palestino, mesmo com a saída de Godo o time conseguiu ficar em uma boa posição e se classificando para os Playoffs.

E como vai o Albion no campeonato Uruguaio?

A temporada não terminou, ainda está na metade, falta o Clausura.

Se a Católica não estivesse tanto tempo sem ganhar um título, eu também consideraria boa, mas do jeito que tá, só prolonga a agonia.

O Palestino me surpreendeu.

O Albion caiu para a 3ª divisão, na temporada seguinte à saída de Godofredo. Na outra temporada, conquistou o título da 3ª e subiu e na mais recente temporada ficou em 11º lugar e disputará a 2ª div novamente.

Confesso que caí na pegadinha do título hehehe.

Uma pena a eliminação, mas no 2º jogo o "Lap Lap" estava com um jogador num dia mto inspirado.

hehehehe.

Eles mereceram.

Postado

Caí na pegadinha também. :heh: Uma pena que não levou esse caneco. Porém vai tornando o "sabor" de conquistar o título melhor, apesar de tudo.

Gostei muito dessa virada sobre o Cobreola. Acho legal quando essas viradas ocorrem, mostrando a força de uma boa dosagem entre psicológico pré-"decisão" e um time taticamente comprometido. Seria sacanagem também cair fora perdendo um jogo em casa pelo placar mínimo sendo que o adversário chutou só 2 vezes ao gol. Méritos deles, claro, mas ia ficar o gostinho amargo de eliminação injusta.

Vargas no Corinthians? Quem mais é estrela no coringão?

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...