Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

[FM12] Pride of Anglia: The 3-4-3 Project - de 2011/12 a 2017/18

GG.

Posts Recomendados

A evolução defensiva do time na Premier League se deve ao fato de ter achado um jeito de anular a passagem dos jogadores adversários pelos flancos, certo?

Você combina o posicionamento defensivo na preparação de jogo para dar uma melhorada no desempenho da defesa ou ela não teve influência nessa evolução?

Renato, vou ser bastante sincero: não sei.

Olhe só. Como não jogo com um time grande, com muitos jogadores de qualidade não sei se o crescimento da equipe é apenas por conta disso. Na temporada passada, foquei durante toda a temporada o trabalho defensivo na preparação para o jogo. Paralelamente a isso, leve em conta que minha equipe foi reforçada e que também como é um time jovem, a cada ano que passa a tendência é que eles fiquem melhores até atingir o topo.

São tantas as variáveis que não fico pensando se foi isso ou aquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GG:

Você chegou a testar a opção Jogo Largo: Jogar pelos flancos para o DCD e DCE?

Essa opção não. Eu usei Jogar colocado à linha e não vi mudança.

Muito bom seu post, ficou bem explicado como você consegue anular as jogadas dos flancos do adversário.

Valeu.

Link para o comentário

ipfc.png

crescimento-ou-estagnacao.png

A cada temporada do save tenho dado um passo a mais para transformar o Ipswich em um grande clube. Mesmo com o crescimento financeiro e esportivo, cheguei a um ponto onde talvez o clube estacione antes de novamente avançar, isso por conta da reputação do Ipswich.

No final da temporada passada fiz uma análise bastante séria do meu elenco e ficou claro para mim que ele precisa de reforços para mudar de patamar. Infelizmente, mesmo eu tendo alcançado a reputação continental com o título da FA Cup, o clube continua com a reputação nacional e isso limitou as opções de jogadores que eu poderia contratar para a atual temporada.

reputacao.png

Na análise que fiz, constatei a necessidade de reforços para quase todas as posições, mas para não trocar seis por meia-dúzia optei por manter vários jogadores, que em minha opinião deveriam ser negociados para a contração de outros mais qualificados. Como disputarei a Liga dos Campeões, uma competição muito mais forte do que a Europa League, sei que terei dificuldades para manter uma equipe forte nela e na Premier League.

Por conta dessa impossibilidade, a prioridade será a Premier League, pois nela teremos a chance de conquistar novamente a vaga para a Liga dos Campeões. Não falo em título na Premier League porque para conquistá-la precisaremos ter um aproveitamento maior do que os 73% que tivemos na temporada passada, além de derrotar o Manchester United e o Arsenal, os dois únicos clubes que não perderam para o Ipswich na Premier League.

A Liga dos Campeões virá como segundo objetivo da temporada, pois tenho certeza que não temos como disputar o título sem descuidar da Premier League. Sendo assim, tentaremos avançar para a fase do mata-mata, o que marcaria um bom retorno do Ipswich à competição. Se não der para passar da fase de grupos, a vaga para a Liga Europa será bem-vinda também.

Infelizmente, a FA Cup e a Copa da Liga receberão pouca atenção. Usarei as duas competições nacionais para dar rodagem aos jovens do clube, mas não espero títulos, que provavelmente nessa temporada não virão.

financas.png

A temporada passada fechou positivamente como eu havia anunciado. Os números finais do balanço de 2014/15 ficaram em 27,3 milhões de euros, algo bem diferente dos 23,1 milhões de balanço negativo que tivemos na temporada 2013/14.

financas-13-jun-2015.png

O balanço total também ficou maior do que era no início da temporada passada, quando tínhamos apenas 2,4 milhões. Para a atual temporada começamos com 19,3 milhões de balanço. Há uma grande possibilidade que esse balanço aumente, pois teremos os recursos da Liga dos Campeões e teremos uma temporada inteira para jogar com o Portman Road com a capacidade máxima, algo que não conseguimos na temporada passada por conta das obras de ampliação que ele recebeu.

A situação financeira mais confortável fez com que a Diretoria disponibilizasse um bom orçamento para contratações, que inicialmente foi de 41,3 milhões de euros.

Em matéria de salários, o orçamento de 3,7 milhões nos permitiria pagar uma média de 148 mil euros por mês para cada um dos 25 jogadores do elenco. Entretanto, mesmo com a elevação dos gastos com a folha salarial, ainda temos uma folha salarial abaixo da média de 100 mil euros mensais (média de 99.700), o que nos mantêm com uma folha salarial de um clube pequeno na Inglaterra.

media-salarial.png

transferencias.png

Com as carências identificadas e pouca possiblidade de reforçar a equipe adequadamente, resolvi investir em poucos nomes. Os maiores investimentos foram em dois zagueiros, que vieram para ocupar as vagas de Al-Kamali e Santacroce, que foram negociados respectivamente por 8,75 e 4,4 milhões.

Para contratar o inglês Ryan Shawcross, do rebaixado Stoke City, e o irlandês Ciaran Clark, tive que gastar 12 milhões em cada um deles. Um investimento pesado, que espero ter retorno com a melhoria da qualidade de minha defesa.

Com 27 anos, o inglês Shawcross assumiu a titularidade da seleção inglesa ao lado de John Terry na zaga na Copa de 2014. Com os principais atributos para um zagueiro, Shawcross com 1,96 m é muito forte no jogo aéreo e ainda possui um razoável passe e um boa velocidade.

shawcross.png

O outro zagueiro contratado é o irlandês Ciaran Clark. Com 45 internacionalizações, Clark joga na seleção irlandesa como lateral-esquerdo, mas originalmente é zagueiro. Possui bons atributos para um zagueiro, mas se destaca principalmente por sua velocidade e boa técnica com a bola, algo não muito comum entre os zagueiros.

ciaran-clark.png

Se o investimento em zagueiros foi pesado, para o gol contratei, sem custos, o francês Stéphane Ruffier. Ele deixou o Saint-Étienne depois de quatro temporadas e será o companheiro Ben Foster, já que David Stockdale foi vendido por 5 milhões ao Wigan. Tecnicamente, Ruffier se equivale a Ben Foster, mas supera levemente o goleiro inglês em atributos mentais e físicos.

ruffier.png

O último reforço para o elenco é o francês Magaye Gueye que pertencia ao Everton e esteve emprestado nas últimas duas temporadas para o Palermo e Basel. Foi contratado por apenas 1,7 milhão e vem para ser reserva de Hlousek.

gueye.png

São apenas quatro contratações para o elenco principal para a temporada. Os demais contratados são jovens, que receberão maior atenção no próximo post que farei onde abordarei as camadas de base do Ipswich.

transferencias-01set2015.png

elenco.png

Com apenas três saídas (Al-Kamali, Santacroce e Stockdale), o elenco é praticamente o mesmo para a temporada 2015/16. Ao todo são 28 jogadores, sendo que cinco deles têm menos de 20 anos e terão mais oportunidades para se desenvolverem na temporada.

elenco-principal.png

Dentre esses jovens, um que já está integrado ao elenco principal é Julien Perret. Os outros quatro jovens que receberão oportunidade para jogar no elenco principal são os portugueses Tiago Tavares e Delfim Costa, o argentino Bruno Vázquez e o mexicano Miguel Ángel Corral.

Minha expectativa é que o elenco, que pela 3ª vez consecutiva é o mais jovem da Premier League, com média de 24,33 anos, (o mais velho é do Tottenham com 28,91) suba de produção, já que a cada ano fica mais maduro.

Link para o comentário

Achei que contratou bem, muito porém bem, e era o que o time precisava, e agora tem 2 zagueiros muito bons. Também acho que essa temporada deveria ser focada na Premier League. Boa sorte!

Link para o comentário

nao valeria a pena conquistar a Fa Cup denovo já que dá uma boa reputação? :P

quero só ver esse time na premier e na UCL, quero ver o Ipswich surpreendendo os gigantes!

shawcross é um ótimo zagueiro, já o clark nao conheço, mas parece ser bom pra combater os ataques pelas laterais e dar qualidade a saida de bola.. no mais, acho que fez certo em esperar para investir pesado em reforços, nao vale a pena gastar em jogadores medianos.

Link para o comentário

Achei que contratou bem, muito porém bem, e era o que o time precisava, e agora tem 2 zagueiros muito bons. Também acho que essa temporada deveria ser focada na Premier League. Boa sorte!

Valeu pelo apoio.

nao valeria a pena conquistar a Fa Cup denovo já que dá uma boa reputação? :P

quero só ver esse time na premier e na UCL, quero ver o Ipswich surpreendendo os gigantes!

shawcross é um ótimo zagueiro, já o clark nao conheço, mas parece ser bom pra combater os ataques pelas laterais e dar qualidade a saida de bola.. no mais, acho que fez certo em esperar para investir pesado em reforços, nao vale a pena gastar em jogadores medianos.

Augusto, ela não será um objetivo, mas se as coisas se encaminharem nesse sentido ela entra em jogo, como foi na temporada passada.

Vamos ver se consigo surpreender.

Então terá oportunidade de ver o Clark em jogo.

Link para o comentário

Excelentes reforços para a defesa, muito interessante você decidir abrir os cofres, agora tem uma defesa top de linha, e o resto vai melhorando aos poucos. Ruffier é basco, ponto pra você, haha.

Link para o comentário

Gostei dos reforços sua zaga ficou top.

Também concordo que deve priorizar a PL e a UC, esta temporada é a hora do Ipswich dar um passo na sua evolução.

Link para o comentário

Trouxe bons nomes, dentro do que a reputação do Ipswich permite. Acho que nessa temporada deve focar na EPL mesmo. Boa sorte.

Valeu.

Excelentes reforços para a defesa, muito interessante você decidir abrir os cofres, agora tem uma defesa top de linha, e o resto vai melhorando aos poucos. Ruffier é basco, ponto pra você, haha.

Sabia que você gostaria da contratação do Ruffier.

Gostei dos reforços sua zaga ficou top.

Também concordo que deve priorizar a PL e a UC, esta temporada é a hora do Ipswich dar um passo na sua evolução.

Espero que ela se mostre mais confiável.

Não posso perder esse bonde, né?

Link para o comentário

Não creio que o time possa ter uma estagnação,creio q a estagnação só vem se o time não melhora e não tenta buscar alternativas para melhorar,você melhorou o time trouxe Shawcroos,gueye entre outros e então deu um passo para crescer mais ainda.

Link para o comentário

Me atualizando.

Bem uma pena que a reputação não permita um maior crescimento do clube, mas isso deve ser resolvido nessa temporada.

Gostaria de um print do zagueiro brasileiro nenê, sempre gostei dele e ele sempre se mostrou um jogador consistente desde a sua chegada ... ele tem chance de ser titular ao lado da dupla contratada.

Alias vc atacou justamente no seu problema na temporada (nas temporadas alias) que foi o alto numero de gols, acho que foi pelo caminho certo e dentro do que sua reputaçào permitiu.

Se possivel gostaria de ver os prints dos jovens que vc já subiu para o elenco principal (se vc for postar na parte dos jovens desconsidere) os que vc citou no ultimo post.

Estou na torcida para um grupo molezinha que de pra passar de boa sem se descuidar na PL.

Abraço e boa sorte.

Link para o comentário

Pensava que iria trazer mais reforços de peso para a equipe, mas parece que vai confiar na base que montou até agora.

O legal é que contratação de jovens se torna um fator mais importante ainda nessas horas.

Link para o comentário

Depois de 1 mês sem internet e bem por fora do mundo virtual, voltei pra casa e coloquei a leitura em dia.

Excelente crescimento do time, tática bem encaixada, ataque fulminante e defesa sólida.

Gostei mto da análise tática, tenho ctz que esclareceu mtas coisas para nós, foi uma ótima análise.

Essa temporada será a divisora de águas. UCL e a chance de firmar de vez o Ipswich na Premier, tentando desbancar os Devils.

Boa temporada Gilson!

Link para o comentário

Não creio que o time possa ter uma estagnação,creio q a estagnação só vem se o time não melhora e não tenta buscar alternativas para melhorar,você melhorou o time trouxe Shawcroos,gueye entre outros e então deu um passo para crescer mais ainda.

Agora é esperar para ver se conseguiremos fazer uma temporada melhor que a passada.

Me atualizando.

Bem uma pena que a reputação não permita um maior crescimento do clube, mas isso deve ser resolvido nessa temporada.

Gostaria de um print do zagueiro brasileiro nenê, sempre gostei dele e ele sempre se mostrou um jogador consistente desde a sua chegada ... ele tem chance de ser titular ao lado da dupla contratada.

Alias vc atacou justamente no seu problema na temporada (nas temporadas alias) que foi o alto numero de gols, acho que foi pelo caminho certo e dentro do que sua reputaçào permitiu.

Se possivel gostaria de ver os prints dos jovens que vc já subiu para o elenco principal (se vc for postar na parte dos jovens desconsidere) os que vc citou no ultimo post.

Estou na torcida para um grupo molezinha que de pra passar de boa sem se descuidar na PL.

Abraço e boa sorte.

Fiquei bem frustrado com essa questão da reputação.

Vou colocar o SS no post que estou acabando de fazer sobre os jovens da equipe e o Nenê aparecerá. Eu tenho confiança nele. Eu quero pelo menos seis zagueiros nos quais eu confie para jogar em qualquer partida.

Apesar de vir diminuindo os gols sofridos a cada temporada, julguei que seria o momento de trazer mais qualidade para o setor defensivo. Não dá para sonhar em ser campeão sofrendo muitos gols, não é mesmo?

Valeu pela força.

Pensava que iria trazer mais reforços de peso para a equipe, mas parece que vai confiar na base que montou até agora.

O legal é que contratação de jovens se torna um fator mais importante ainda nessas horas.

Não deu renato. A reputação atrapalha e aí preferi ficar com os que já conhecia. Eu também fiquei frustrado.

Tenho que ter mais jovens para passar a ter mais jogadores formados no clube.

Depois de 1 mês sem internet e bem por fora do mundo virtual, voltei pra casa e coloquei a leitura em dia.

Excelente crescimento do time, tática bem encaixada, ataque fulminante e defesa sólida.

Gostei mto da análise tática, tenho ctz que esclareceu mtas coisas para nós, foi uma ótima análise.

Essa temporada será a divisora de águas. UCL e a chance de firmar de vez o Ipswich na Premier, tentando desbancar os Devils.

Boa temporada Gilson!

Bem-vindo, então.

Gostaria de dar um passo adiante na melhoria tática, mas sem jogadores melhores ficará mais difícil, apesar de achar que os jogadores que estão no clube melhorarão, pois estão um ano mais velhos.

Vou fazer outros posts táticos mais adiante.

Tenho que repetir pelo menos o desempenho na Premier para ir para a próxima UCL. Sem isso não haverá como se firmar.

Link para o comentário

ipfc.png

esperanca-no-futuro.png

elenco.png

Esse post do tópico é mais um daqueles no qual eu cumpro algum compromisso assumido anteriormente. Depois de voltar com os posts táticos é o momento de falar um pouco mais sobre as camadas de base do Ipswich.

Quem lê o save e não apenas vê as imagens das partidas, classificação e contratações sabe que desde a temporada 2013/14 (3ª temporada) venho investindo em jovens para fortalecer as camadas de base do clube. Esse investimento ocorre principalmente pelo fato do Ipswich não ter jogadores formados no clube na quantidade mínima exigida pela UEFA para suas competições, ou seja, cinco jogadores.

Desde então, eu já contratei 30 jovens. Aos poucos eles vão tendo algumas oportunidades e vão aparecendo no save. Enquanto os melhores serão vistos no Ipswich, alguns servirão apenas para gerar riquezas para o clube por meio de empréstimos ou até sendo negociados com outros clubes, como foi o caso de Francisco González. Contratado sem custos ao Tristan Suárez (Argentina) foi negociado a Roma por 925 mil euros e mais 45% da próxima transferência.

Para não ser totalmente injusto e dizer que não havia nenhum jovem com potencial no Ipswich quando comecei o save, existia um jogador com bom potencial. Ele é inglês Danny Johnson (19 anos), que na temporada passada fez algumas partidas na equipe principal e na atual temporada foi emprestado ao MK Dons, clube-satélite do Ipswich que está no Championship (2ª divisão).

E por falar em clubes satélites, o Ipswich tem três clubes-satélites. Todas essas parcerias firmadas no save. Na Inglaterra, temos o MK Dons. Na Bélgica temos o STVV, clube que serve como receptor de jogadores contratados pelo Ipswich e que não conseguem a licença de trabalho para jogar na Inglaterra. Na Bélgica, depois de três anos eles podem requerer o passaporte europeu. Na atual temporada, fizemos outra parceria que segue o mesmo estilo da parceria com o STVV, mas o clube é croata, onde o prazo mínimo para se requerer o passaporte europeu é de apenas dois anos. O clube que aceitou a parceria foi o Osijek.

Antes de falar dos atletas é bom lembrar que no momento atual o Ipswich tem 16 olheiros, que estão espalhados pelas principais ligas do mundo e algumas outras localidades onde podem surgir alguns bons jogadores para serem contratados. É com base nesses relatórios dos olheiros e no que observo do jogador que tomo a decisão de contratar os jovens.

Falando especificamente dos atletas, eu não apresentarei todos os 30 jogadores que contratei, apenas os mais bem avaliados pelos meus treinadores/olheiros. Nesse caso serão 15 jogadores qualificados com 4,5 e 4 estrelas de capacidade potencial.

Um jogador que não aparecerá nessa lista porque já passou dos 20 anos é o zagueiro Nenê. Contratado ao Figueirense em junho de 2013 por 625 mil euros, o jogador fez 49(4) partidas pelo clube. Como ele já passou dos 20 anos e está no elenco principal, resolvi fazer uma nova face para ele, no estilo panini. Nenê é o primeiro newgen que atou no elenco principal do Ipswich neste save e pelo jeito, ainda jogará muitas partidas pelo clube.

nene.png

Newgens com 4,5 estrelas de capacidade potencial

Danny Jonhsson: único jogador inglês e formado no clube. Ele começou no Ipswich.

danny-45.png

Julien Perret: contratado ao Lyon (França) por 4 milhões.

perret-45.png

Aboubacar Soumah: contratado por 5,75 milhões ao Lens (França).

soumah-45.png

Tiago Tavares: contratado por 3,4 milhões ao Porto (Portugal) e 50% do valor da próxima transferência ao Porto.

tiago-45.png

Delfim Costa: contratado por 1,7 milhão ao Porto (Portugal) e 40% do valor da próxima transferência ao Porto.

delfim-45.png

Bruno Vázquez: contratado por 2 milhões ao Instituto Córdoba (Argentina) e 15% do valor da próxima transferência ao Instituto.

vazquez-45.png

Fernando Carvalho: contratado ao Belenenses (Portugal) por 2,6 milhões e um amistoso.

fernando-45.png

Ramiro Fredes: contratado sem custos ao Colón (Argentina).

fredes-45.png

Jiri Kaderabek: contratado ao Bohemians de Praga (Rep. Tcheca) por 400 mil e 15% do valor da próxima transferência ao Bohemians.

kaderabek-45.png

Alexandre Gaillard: contratado ao Rennes (França) por 1,6 milhão e 30% do valor da próxima transferência ao Rennes.

gaillard-45.png

Newgens com 4 estrelas de capacidade potencial

Miguel Ángel Corral: contratado ao Pumas (México) por 1,4 milhão.

corral-4.png

Ondrej Stepanovsky: contratado ao Banik Ostrava (Rep. Tcheca) por 400 mil, 20% do valor da próxima transferência ao Banik e um amistoso.

stepanovski-4.png

Titus Hassan: contratado ao Toulouse (França) por 975 mil e 20% do valor da próxima transferência ao Toulouse.

hassan-4.png

Mohamed Mostafa: contratado ao Petrojet (Egito) por 400 mil e 20% do valor da próxima transferência ao Petrojet.

mostafa-4.png

Abdou Karim Berthé: contratado sem custos. Estava sem clube.

berthe-4.png

Link para o comentário

post muito interessante, nene é um craque hein :P

gostei bastante de alguns jovens, principalmente o frances soumah que parece ter muito potencial :P

desses jovens, quais tu pretende por pra jogar nessa temporada??

Link para o comentário

Caramba, Gilson!! 16 olheiros!! Investiu realmente pesado na base, e parece ter dado retorno.

Gostei da garotada que tem nas mãos! Logo, logo os frutos serão colhidos!

Como peguei o bonde andando desde que retornei ao fórum, fui lendo aos poucos o seu save, desde o início, para assim poder acompanhar da forma que este save merece.

Está tudo muito interessante, a forma de postagem, o desenrolar das temporadas, principalmente, quanto à adaptação do 3-4-3, etc, etc.

Está de parabéns pela idéia bem original e pelos resultados alcançados até aqui!!

Abraço!

Link para o comentário

post muito interessante, nene é um craque hein :P

gostei bastante de alguns jovens, principalmente o frances soumah que parece ter muito potencial :P

desses jovens, quais tu pretende por pra jogar nessa temporada??

O Nenê já apareceu na lista de convocados da seleção brasileira, mas ainda não estreou.

O Soumah também boto fé, por isso isso paguei tudo aquilo por ele. Ele é bem cotado pelos meus olheiros.

Eu tinha falado anteriormente, mas acho que ficou meio escondido no outro post. Além do Nenê, temos o Julien Perret, Tiago Tavares, Delfim Costa, Bruno Vázquez e Miguel Ángel Corral. Outros podem jogar, mas isso só verei no decorrer da temporada.

Caramba, Gilson!! 16 olheiros!! Investiu realmente pesado na base, e parece ter dado retorno.

Gostei da garotada que tem nas mãos! Logo, logo os frutos serão colhidos!

Como peguei o bonde andando desde que retornei ao fórum, fui lendo aos poucos o seu save, desde o início, para assim poder acompanhar da forma que este save merece.

Está tudo muito interessante, a forma de postagem, o desenrolar das temporadas, principalmente, quanto à adaptação do 3-4-3, etc, etc.

Está de parabéns pela idéia bem original e pelos resultados alcançados até aqui!!

Abraço!

Creio que nunca dei tanta atenção aos jovens como neste save. Ainda tenho direito a contratar mais um, mas estou esperando um olheiro 20/20.

Eu continuo fazendo pesquisas para trazer mais, só quero ver como administrarei isso financeiramente e principalmente esportivamente, afinal fazer subir os meninos no momento certo e não queimá-los é uma arte.

Obrigado pela paciência em começar a lê-lo aos poucos até chegar aqui. A coisa só tá no começo. :thumbsup:

Link para o comentário

que absurdo esse zagueiro newgen ehuehue

os jovens do seu time são muito bons e com certeza darão muito futuro pro seu time

O melhor é que ele vem jogando na equipe desde jovem e com boas médias. Na primeira temporada, aos 18 anos, jogou com média 7,13.

Fez um belo investimento no staff e principalmente na base e os frutos estão sendo colhidos com esses newgens muito promissores. Subir eles na época correta demandará trabalho.

Minha maior preocupação é essa. Subir na hora certe e vender bem os que não serão aproveitados.

Esse Nenê é mito demais hahha.

Acho que em breve terá alguns desses jovem no seu time titular, sua base tem tido bons resultados nos campeonatos?

Na temporada passada foi o primeiro ano que fomos bem. Falei disso no post final da temporada passada.

Geralmente passo batido por esse tipo de informação, mas minha equipe sub-18 conquistou o título do Grupo 3 e muitos desses jogadores, atuando na equipe reserva foram vice-campeões do Grupo 1 atrás do Arsenal.

Outra alegria que tive foi com um dos nossos clubes-satélites, usado por mim para que alguns jogadores possam adquirir o passaporte europeu. Na Bélgica, o STVV recebeu sete jogadores do Ipswich e começou bem a temporada e esteve entre os cinco melhores até a 10ª rodada, quando iniciou uma queda e terminou a temporada regular em 10º lugar. Por conta do regulamento da liga belga, o STVV teve direito a disputar uma vaga para a Europa League. Disputou seis partidas e ficou em 1º lugar em seu grupo. Depois na semifinal enfrentou o Roselare e avançou para a final. Na decisão enfrentou o Mechelen e conseguiu a vaga para a Europa League.

O outro satélite é o MK Dons. É bem verdade que não foi muito ajudado pelo Ipswich, mas conseguiu ser promovido e disputará o Championship na próxima temporada. Pretendo ajudá-los mais.

Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...