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Categorias de base: Planejando o futuro


Henrique M.

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  • Vice-Presidente

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Eu descobri recentemente que é muito importante olhar para as categorias de base como um todo, e como uma parte importante de constantes mudanças e evoluções de um clube. Muitos jogadores apreciam o desafio de desenvolver suas equipes através das categorias de base mas também pode ser muito tentador focar no curto-prazo, mesmo sendo tão contraditório como parece, e ignorar o que acontece no futuro.

Quando se trata das categorias de base, eu percebi que eu normalmente desenvolvia os jogadores como eles já estavam moldados para ser, poupando tempo e fazendo eles preparados para a equipe principal o mais rápido possível. Mas descobri recentemente que essa não é a melhor maneira de se lidar com eles e assim eu troquei minha estratégia para permitir futuras mudanças nas minhas táticas. Muitos times, na medida que crescem, vão desenvolver suas táticas drasticamente com o passar do tempo, muitas vezes a cada temporada se você deseja melhorar rapidamente.

Ao mudar uma tática, os atributos que o treinador precisa em seus jogadores muda. No começo de uma carreira, um simples 4-4-2 geralmente é a melhor opção porque necessita de poucos especialistas e pode se obter sucesso com dois meias decentes com resistência para atacar e defender, tal qual Keane/Vieira e dois rápidos pontas clássicos. Nessa tática, não há necessidade para altos níveis de técnica, criatividade, decisões, antecipação e outros atributos altamente cobiçados, por isso é tão popular em divisões mais baixas e países taticamente atrasados (Inglaterra, estamos falando de você). O que quero deixar claro é que quando você assume uma equipe que está muito longe do topo, você busca por atributos totalmente diferentes de quando você está lutando por títulos nacionais e continentais cinco anos depois. No planejamento comercial, existe um conceito similar, chamado planejamento da mão de obra, no qual um negócio vai tentar descobrir onde ele está agora e onde estará no futuro, e quantos e qual tipo de trabalhadores eles vão precisar para cumprir o que o negócio necessita através do tempo. Isso permite que eles lentamente mudem o tipo de trabalhador que não se encaixa nos planos futuros, enquanto, eles treinam e buscam pessoas que se adequam as necessidades. Atualmente eu faço algo parecido com minhas categorias de base, meu principal objetivo é me preparar taticamente ao longo prazo e não olhar apenas para o presente.

Geralmente existem duas filosofias que cercam as categorias de base, devo desenvolver jogadores para vender ou para usar? Para decidir qual é a melhor, olhe para o seguinte: seu clube tem projeções financeiras boas para o próximo ano ou você tem dívidas que sugam todo seu esforço? Se for a primeira, opte por usá-la, se não, pode ser mais interessante produzir jogadores para outras equipes, criando jogadores que eles necessitem e que possam pagar uma montanha de dinheiro por eles. Alguns jogadores, como Paul Pogba, são tão bons que podem se encaixar em ambos os casos (veja que os Devils de Fergie ano passado e o de Moyes atualmente choram a perda do jogador, que seria uma importante peça no atual time vermelho) e você tem a flexibilidade de decidir o que deseja fazer com ele. Mas se você desejar desenvolver esse tipo de jogador, pode acabar ficando desapontado com os resultados

Eu sei como é fácil entrar num planejamento a curto-prazo porque recentemente eu estava fazendo isso. Em um save meu com o Schalke, o mais duradouro desse ano, eu percebi que estava desenvolvendo 4 ou 5 zagueiros de maneira similar:

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Eu tinha tantos "Zagueiros Limitados" na mesma faixa etária que eu tinha um problema com o que fazer com eles e com o que eu faria taticamente. Quando todos eles chegaram ao clube, entre a primeira e a segunda temporada, minha equipe principal estava necessitando de zagueiros fortes, bravos que poderiam receber pancadas e devolver ela com três vezes mais força, tipo Vidic. Naquela época eu tinha três defensores que "jogavam com a Bola", eram extremamente calmos com a posse de bola, mas pecavam nas disputas físicas para proteger e manter a estabilidade no nosso estilo de jogo, o contra-ataque. Todos os cinco chegaram com o potencial para serem grandes e durões "Zagueiros Limitados" e eu deixei eles continuarem seu desenvolvimento sem me preocupar com o futuro, apenas me preocupando em prepará-los o mais rápido possível para a equipe principal.

Grande erro. Por que eu iria querer cinco jogadores no meu time que tivesse as mesma características e a mesma faixa de idade? Foi uma coisa ridícula a se fazer e agora eu tenho cinco zagueiros para uma posição e eu provavelmente só vou precisar de um ou dois deles. Um bom plano seria dividi-los em dois grupos, assim um substituiria Clark/Lucas Zen como "Defensor que joga com a Bola" - já que nenhum deles era tão ruim assim com a bola - ou melhor ainda, podia ter contratado apenas metade deles e investido em outros que pudessem suprir minha outra necessidade.

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Agora eu estou com muitos zagueiros que valem pouco porque eles competiram entre si, mesmo sem nenhuma experiência na equipe principal e ironicamente, para remediar a situação eu vou ter que gastar dinheiro num jovem "Defensor que joga com a Bola" de um clube que planejou para o futuro e produziu o que queria. E eu ainda tenho que pagar £500.000 por esse prazer.

---

Link para o post original: http://www.pushthemwide.co.uk/youthdevelopment-planning/
Autor: Jad
Tradução: Henrique M.
Banner: _Matheus_

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  • Vice-Presidente

Um bom tópico.

Seria aplicável apenas para times grandes ou você acha possível usá-lo em times pequenos?

A diretriz dele é voltada para qualquer tipo de time, mas provavelmente a filosofia desenvolvida leva em conta o crescimento de um time, então, com certeza dá para ser aplicada em times pequenos.

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A diretriz dele é voltada para qualquer tipo de time, mas provavelmente a filosofia desenvolvida leva em conta o crescimento de um time, então, com certeza dá para ser aplicada em times pequenos.

Entendo. Pergunto porque gosto de jogar tipo LLM, mas com o staff reduzido e a fraca estrutura, eu não consigo tirar o melhor proveito das minhas categorias de base.

No meu save atual por exemplo, todos os meus jogadores estão insatisfeitos com os treinos, independente do que eu faça. Tenho apenas dois treinadores péssimos e a estrutura é meia estrela. hehe.

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  • Vice-Presidente

Entendo. Pergunto porque gosto de jogar tipo LLM, mas com o staff reduzido e a fraca estrutura, eu não consigo tirar o melhor proveito das minhas categorias de base.

No meu save atual por exemplo, todos os meus jogadores estão insatisfeitos com os treinos, independente do que eu faça. Tenho apenas dois treinadores péssimos e a estrutura é meia estrela. hehe.

Mas jogadores das categorias de base de equipes pequenas quando vem num nível aceitável, você consegue usá-los por até 2 subidas de divisões. Talvez seja sua chance de treinar uma política de categorias de base sustentável.

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Mas jogadores das categorias de base de equipes pequenas quando vem num nível aceitável, você consegue usá-los por até 2 subidas de divisões. Talvez seja sua chance de treinar uma política de categorias de base sustentável.

Vou tentar. Estava muito preocupado no imediato que era tirar o time da última posição.

Outro problema é que todos os jogadores sub-21 estão em cinza, e a divisão é amadora.

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  • Vice-Presidente

Vou tentar. Estava muito preocupado no imediato que era tirar o time da última posição.

Outro problema é que todos os jogadores sub-21 estão em cinza, e a divisão é amadora.

Com o tempo melhora. Ainda mais você que decidiu jogar LLM. Mas você tá jogando LLM com as diretrizes e regras ou só começando da última divisão mesmo?

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Com o tempo melhora. Ainda mais você que decidiu jogar LLM. Mas você tá jogando LLM com as diretrizes e regras ou só começando da última divisão mesmo?

O que eu sigo é o seguinte: reputação amadora, carrego as menores ligas dos principais campeonatos europeus e começo desempregado.

Só contrato jogadores que meus olheiros indiquem. Se algum jogador jogar bem contra mim peço para os olheiros observarem. Ou peço para observarem jogadores que tenham se destacado nas estatísticas do campeonato.

Sempre peço para a diretoria tratar das negociações, apenas indico os jogadores que me interessam. Deixo a diretoria livre para buscar jogadores também, mas apenas entram na equipe com o meu aval.

As saídas de jogadores também só ocorrem com o meu aval.

Não contrato jogadores com dinheiro que eu não tenha, pq de nada adianta arrebentar o time financeiramente.

E meu foco é ser o melhor técnico possível, portanto, analiso propostas e mudo de time afim de estar sempre em uma equipe competitiva para ganhar campeonatos.

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  • 2 semanas depois...

Ainda não tinha lido. Mas gostei bastante.

Mas e nos casos em que os zagueiros possuem um estilo mais limitado, será que dá pra reverter e ensinar algo mais a eles? Porque em times pequenos surgem muitos zagueiros limitados, por exemplo.

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  • Vice-Presidente

Ainda não tinha lido. Mas gostei bastante.

Mas e nos casos em que os zagueiros possuem um estilo mais limitado, será que dá pra reverter e ensinar algo mais a eles? Porque em times pequenos surgem muitos zagueiros limitados, por exemplo.

Você vai ter que tutoriá-lo usando um zagueiro mais técnico.

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Você vai ter que tutoriá-lo usando um zagueiro mais técnico.

Tô ligado, pô. Mas surte efeito suficiente? Digo, um zagueiro limitado pode se tornar um zagueiro de primeira linha que saiba jogar com a bola ou só consegue ser competente na função?

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  • Vice-Presidente

Tô ligado, pô. Mas surte efeito suficiente? Digo, um zagueiro limitado pode se tornar um zagueiro de primeira linha que saiba jogar com a bola ou só consegue ser competente na função?

Pode ser que sim, depende dele desenvolver os atributos, por isso tutoriar com um jogador técnico ajuda. Ele pode aprender e melhorar os atributos para essa posição.

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Bacana o Tópico Henrique, eu to com a Juventus e vendi vários jogadores do time principal e fiquei com a maioria sub20 uns eu trouxe da base e outros aproveitei o co-propretario.

Vendi o Pogba por 40M pro City, me ofereceram e eu aceitei, vucinic, lorient, e outro vendi tudo e deixei apenas uns, (Vidal,Machisco,Bufon,Chilline,Bonucci,asamowa,tevez,giovinco) e trouxe jogadores da base e outros Italianos de 20 anos. Depois de 6 jogos no começo da temporada sem nenhuma derrota a diretoria me chamou e me perguntou o que tava havendo e eu respondi, tenha um pouco de paciência coloquei vários jogadores novo e com grande potencial no time. A resposta da diretoria foi não estamos convencidos que esses jogadores serão grande jogadores, esperamos que vc resolva isso logo.

O foda é que a diretoria não tem paciência nesse FM, parece que estamos jogando no brasil de hj o técnico não perde e ainda é mandado em bora.

Fim do 1° turno meu time com um elenco de guris esta em 2° da serie A e caminha pra brigar pelo titulo.

Tem um AT, MC e um ZC que se destacaram muito.

OBS; coloquei 6 guri sendo tutoreados e todos ele ganharam Determinação

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Boa tarde pessoal, tenho uma dúvida que é a seguinte, qual a diferença entre as duas opções de tutoria conforme imagem abaixo:

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Comigo eu consigo resultado em melhorar seu jogo, a unica coisa q vejo que melhora é a determinação se o dutor tiver maior determinação que o guri.

Passar toda a sua experiencia ate agora não tive sorte com isso, fala que aprendeu mas nos atributos não vi nada.

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  • 6 meses depois...

Fala galera, queria perguntar pra algum de vocês que tentou implantar esse sistema, como conseguiam, por exemplo, mudar um defensor limitado para um que joga com a bola?

Se consegue isso só trinando os atributos específicos?

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Comigo eu consigo resultado em melhorar seu jogo, a unica coisa q vejo que melhora é a determinação se o dutor tiver maior determinação que o guri.

Passar toda a sua experiencia ate agora não tive sorte com isso, fala que aprendeu mas nos atributos não vi nada.

Melhorar seu jogo melhora os atributos tecnicos.

Com Passar sua experiencia o jovem aprende os movimentos preferidos do tutor.

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  • 2 semanas depois...

Galera, tô investindo na minha base aqui e botando geral pra tutorar (que palavra feia, tá certo?) alguém. Enfim. Tem uns 3 caras promissores na minha base (América-MG). Mas ainda estão com seus 15-16 anos. Minha staff sempre recomenda emprestá-los. Eu nunca fui contra, mas acho que tá valendo mais a pena serem mantidos no clube, que tem estrutura razoável e gente pra tutorá-los do que mandar pra um time da terceira ou pra jogar estaduais de titular em time capenga. Não vão ter estrutura de treino, não vai ter gente pra cuidar das lesões e ainda vão jogar um futebol muito truncado e violento que pode acabar com a carreira dos caras. Sem falar que estão com muitos atributos melhorados.

E vocês, time que tá ganhando se mexe?

Melhorar seu jogo melhora os atributos tecnicos.

Com Passar sua experiencia o jovem aprende os movimentos preferidos do tutor.

Certeza? Eu sempre achei que dá tudo na mesma. Sempre coloco a primeira opção. :heh:

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[...]

Certeza? Eu sempre achei que dá tudo na mesma. Sempre coloco a primeira opção. :heh:

:lol2:

É isso mesmo.

Eu tb acabo sempre escolhendo a primeira.

Escolhi a segunda uma vez apenas e o cara não aprendeu nada! :lol2:

Em relação a emprestar, sempre prefiro ficar com eles na casa pra ter mais controle. Por outro lado, se o jogador está fazendo questão de tempo de jogo, o melhor caminho é emprestar, senão ele vai ficar criando insatisfações no plantel.

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:lol2:

É isso mesmo.

Eu tb acabo sempre escolhendo a primeira.

Escolhi a segunda uma vez apenas e o cara não aprendeu nada! :lol2:

Em relação a emprestar, sempre prefiro ficar com eles na casa pra ter mais controle. Por outro lado, se o jogador está fazendo questão de tempo de jogo, o melhor caminho é emprestar, senão ele vai ficar criando insatisfações no plantel.

Jogador de 24 anos eu nem ligo de emprestar. Mas de 15 acho bobagem.

Sobre insatisfação: uma coisa que me aconteceu, um cara de 23-24 anos queria titularidade e não tinha rendimento pra isso. Ficou com insatisfação no mais alto grau. Fui colocando ele de titular seguidamente e era só passe ou gol. Começou a ficar satisfeito e caiu de rendimento. :heh:

Antes queria ser vendido, agora quer ser emprestado.

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  • 4 semanas depois...

Eu sigo algumas estratégias principais para desenvolvimento de categorias de base.

1ª - Sempre procuro jogadores jovens de preços acessíves para inserí-los nas s-18. Dessa forma os jogadores sempre vão se desenvolvendo pois a competitividade da base aumenta. Em saves do Brasil fazer isso dá muito certo.

2ª - Recindo contratos da maioria dos jovens 2 estrelas azuis ou menos. Eles produzem muito pouco e é muito fácil contratar bons jovens de 3,4 estrelas azuis para compor a base.

3ª - Dou eventuais chances para os melhores da base no time principal. Algum jogador prospecto de cinco ou quatro estrelas e meia sempre deve ter chance no time principal mesmo que em jogos menos importantes.

4ª - Tento manter também um nível mínimo no time de reservas, principalmente no time do Brasil. Vencer as categorias menores sempre ajuda no recrutamento do time e no desenvolvimento dos jogadores a medida que eles avançam de idade.

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    • Danut
      Por Danut
      Introdução
      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
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      Pois a ideia desse canal é justamente trabalhar os diversos fatores do jogo de forma isolada, a fim de identificar o impacto que cada um deles tem na mecânica do Football Manager, e fazer isso com base em resultados estatísticos comprovados, e não apenas na experiência de jogo e achismo de cada um. 
      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
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      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
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      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • Leho.
      Por Leho.
      Começa hoje o torneio mais famoso de futebol de base do país. Sem o Pacaembu, ainda está indefinido o estádio que abrigará a final no dia 25, dia do aniversário da cidade de SP também como já é tradição.
       
      🔹Grupos:
       
      🔹Transmissão:

       
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